• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: FECHAMENTO DE DIASTEMA EM DENTES ANTERIORES COM RESINA COMPOSTA: RELATO DE CASO CLÍNICO

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: ODONTOLOGIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): LAÍS BEZERRA DA SILVA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): VIVIAN COLUCCI ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): ANA FLÁVIA SIMÕES BARBOSA, CAROLINA ANDRADE DE LIMA CHAVES, MARIANA FIORIN JULIANI, THAÍS FANTINATO TRINDADE

(2)

1) Resumo

A presença de espaço entre elementos dentais anteriores influencia negativamente na harmonia do sorriso. Assim, o objetivo nesse estudo foi relatar um caso clínico para restabelecimento da estética dental através da confecção de restaurações diretas com resina composta em dentes anteriores superiores. Paciente, gênero feminino, 32 anos, compareceu à Clínica da Universidade de Ribeirão Preto com queixa do aspecto estético negativo do seu sorriso em função da presença de diastema entre os dentes 21 e 22. Após anamnese e exame clínico detalhado, optou-se pela confecção de restaurações de resina composta direta. Modelos de estudo foram obtidos para auxiliar na confecção do enceramento diagnóstico e anteparo de silicona. Após a seleção de cor, realizou‑se o isolamento absoluto e profilaxia dos elementos dentais 21 e 22 com pedra pomes e água. Foi realizado protocolo adesivo e a inserção incremental de resina composta de nanopartículas. Vinte e quatro horas após a confecção das restaurações foi realizado o acabamento e polimento das mesmas. Concluiu-se que a restauração direta com resina composta constitui-se uma opção simples, rápida e eficaz para a harmonização do sorriso com presença de diastema.

2) Introdução

Nos últimos anos, a busca pelo sorriso esteticamente perfeito, onde a forma e simetria dos dentes, lábios e gengivas estejam em equilíbrio tem aumentado consideravelmente (MOKHTAR et al., 2015). Condições referentes ao elemento dental como cor, textura, formato e tamanho da coroa clínica interferem na estética do sorriso (BERTOLINI et al., 2011). Além disso, a interrelação entre os elementos dentais, lábios e gengiva, a proporção e posicionamento dos dentes são determinantes para um sorriso esteticamente agradável (SABRI, 2005) e suas alterações podem levar a uma desarmonia e desalinhamento com a face (VALO et al., 1995).

Os diastemas dentais referem-se a intervalos, ou espaços, maiores que 0,5 milímetros entre as superfícies proximais de dentes adjacentes, resultado do fato de um dente da arcada dentária não estar em contato com o dente adjacente (BOUSHELL et al., 2009). Apresentam-se, notavelmente, como característica marcante nas dentições decídua e mista. Em condições de normalidade, tendem a diminuir com a erupção dos incisivos laterais superiores e fechar-se espontaneamente, ao final de dentadura mista, com a erupção dos caninos superiores permanentes (ALMEIDA, et al., 2004). Entretanto, em algumas situações clínicas permanecem presentes na dentição permanente.

Um sorriso uniforme, que cria sensação de unidade é considerado mais atraente (VAN DER GELD; VAN WAAS, 2003; VAN DER GELD et al,. 2007). Assim, alterações na condição de continuidade no contato entre os elementos dentais interferem negativamente

(3)

na estética. Ainda, em situações clínicas em que tais alterações dentais sejam assimétricas, o impacto na harmonia do sorriso e percepção por outras pessoas torna-se ainda mais intenso (KOKICH et al., 2006).

Visando o restabelecimento da estética do sorriso, várias possibilidades de tratamento para diastemas anteriores têm sido propostas. Dentre elas observa-se a realização de tratamento ortodôntico para correção do posicionamento dental, a confecção de restaurações indiretas como coroas ou facetas de cerâmica e a realização de restaurações diretas com resina compostas (DEMIRCI et al., 2015).

Avanços na área da Odontologia adesiva contemporânea tem aumentado a viabilidade de se executar procedimentos minimamente invasivos, que levam em consideração a necessidade, os danos e riscos envolvidos no procedimento clínico a ser realizado (STAEHLE, 1999). As propriedades das resinas compostas atuais permitem que se realizem acréscimos de material sobre a superfície de esmalte hígida, com o objetivo de se restituir a forma e o posicionamento dos dentes, sem a necessidade de remoção desnecessária de estrutura dental sadia (PEUMANS et al., 1998), sendo menos invasivo do que a técnica indireta (KIREMITCI et al., 2009). Além disso, restaurações diretas com resina composta empregadas para o fechamento de diastema apresentam ótima avaliação estética, funcional e biológica (WOLFF et al., 2010), baixo custo (KIREMITCI et al., 2009) além de longevidade clínica (WOLFF et al., 2010, KWON et al., 2014).

Entretanto, deve ser enfatizado que a qualidade e, consequentemente, a durabilidade deste tipo de restauração direta é influenciada principalmente pela execução da técnica clínica apropriada durante o procedimento (WOLFF et al., 2010). Assim, é essencial ao profissional possuir conhecimento sobre o protocolo clínico e seguir seus passos com critério durante a confecção de restaurações diretas de resina composta para o fechamento de diastemas.

3) Objetivo

Este trabalho tem como objetivo relatar o restabelecimento da harmonia do sorriso por meio de fechamento de diastema em dentes anteriores com resina composta direta.

4) Desenvolvimento

Paciente, gênero feminino, 32 anos, compareceu à clínica odontológica da Universidade de Ribeirão Preto com queixa estética em função da presença de diastema entre os dentes 21 e 22.

(4)

Após anamnese, exames clínico e radiográfico realizou-se o planejamento do caso. Inicialmente, foi realizada a profilaxia dos elementos dentais e registro da cor e modelos de estudo foram obtidos através da moldagem das arcadas superior e inferior.

No modelo superior obtido foram realizadas medições e acréscimos de resina para obtenção do guia de silicona (Perfil Denso, Vigodent / Coltene SA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil).

O procedimento restaurador foi realizado sob isolamento absoluto. Efetuou-se o condicionamento do esmalte com ácido fosfórico 37% durante 30 segundos, lavagem com água durante o mesmo tempo do condicionamento e secagem com jato de ar.

Depois disso, foi feita a aplicação do sistema adesivo – Adper Single Bond (3M, St. Paul, MN, EUA) em duas camadas, seguidas de jato de ar e fotoativação por 10 segundos com unidade fotopolimerizadora (Ultraled, Dabi Atlante, Ribeirão Preto, SP, Brasil).

Foi feito acréscimo inicial de resina composta (Filtek Z350 A1, 3M, St, Paul, MN, EUA) no guia de silicona e o mesmo foi levado em posição e fotoativado por 20 segundos.

Retirou-se o guia de silicone e, então, foram inseridos incrementos de resina composta, com auxílio de matriz de poliéster, para isolar o dente adjacente, e pincel de pelo de Marta para ajustar forma e textura.

A cada incremento, conduziu-se a fotoativação por 20 segundos, de acordo com as recomendações do fabricante. A anatomia dos incisivos foi reestabelecida com a devolução do contato proximal, harmonização e proporções estéticas. O procedimento restaurador foi repetido para o dente 21.

Finalizado o fechamento do diastema, o isolamento absoluto foi removido e checou-se a oclusão com papel carbono em movimentos excursivos e MIH.

Vinte e quatro horas após a confecção das restaurações, foi realizado o acabamento e polimento com discos abrasivos – Sof-Lex (3M, St. Paul, MN, EUA), borrachas abrasivas a fim de proporcionar lisura e brilho às restaurações.

Para finalizar o procedimento, discos de feltro impregnados com pasta diamantada foram aplicados na superfície das restaurações.

Após a realização do acabamento e polimento os dentes foram enxaguados e o procedimento finalizado.

5) Resultados

A resina composta direta possibilitou o fechamento do diastema.

(5)

Com base no resultado do presente estudo, pode-se concluir que a realização de restaurações diretas com resina composta proporciona resultado estético satisfatório para o restabelecimento da harmonia do sorriso com presença de diastema.

7) Fontes consultadas

ALMEIDA, R. R.; GABIB, D. G.; ALMEIDA PEDRIN, R. R.; ALMEIDA, M. R.; JUNQUEIRA, M. H. Z. Diastemas interincisivos centrais superiores: quando e como intervir?. Rev. Dental Press Ortod. Ortop. Facial., v. 9, n. 3 p. 137-156, 2004.

BERTOLINI, P. F. R.; BIONDI FILHO, O.; KIYAN, V. H.; SARACENI, C. H. C. Recuperação da estética do sorriso: cirurgia plástica periodontal e reabilitação protética. Rev. Ciênc. Méd., v. 20, n. 5-6, p. 137-143, 2011.

BOUSHELL, L. W. Diastema. J. Esthet. Rest. Dent., v. 21, n. 3, p. 209-210, 2009. KIREMITCI, A.; ALPASLAN, T.; SURGAN, S. Six years clinical evaluation of packable composite restorations. Oper. Dent., v. 34, n. 1, p. 11-17, 2009.

CURTIS, A. R.; PALIN, W. M.; FLEMING, G. J. P.; SHORTALL, A. C. C., MARQUIS, P. M. The mechanical properties of nanofilled resin-based composites: the impact of dry and wet cyclic pre-loading on bi-axial flexure strength. Dent. Mater., v. 25, n. 2, p. 188–197, 2009. DE MORAIS JF, DE FREITAS MR, DE FREITAS KM, JANSON G, CASTELLO BRANCO N. Postretention stability after orthodontic closure of maxillary interincisor diastemas. J. Appl. Oral Sci., v. 22, n. 5, p. 409-415, 2014.

DE MORAIS, J. F.; DE FREITAS, M. R.; DE FREITAS, K. M.; JANSON, G.; CASTELLO BRANCO, N. Postretention stability after orthodontic closure of maxillary interincisor diastemas. J. Appl. Oral Sci., v. 22, n. 5, p. 409-415, 2014.

DEMIRCI, M.; TUNCER, S.; ÖZTAŞ, E.; TEKÇE, N.; UYSAL, Ö. A 4-year clinical evaluation of direct composite build-ups for space closure after orthodontic treatment. Clin. Oral Investig., in press, 2015.

ERGÜCÜ, Z.; TÜRKÜN, L. S.; ADALAG, A. Color stability of nanocomposites polished with one-step systems. Oper. Dent., v. 33, n. 4, p. 413-420, 2008.

KNOW, S. R.; OYOYO, U.; LI, Y. Influence of application techniques on contact formation and voids in anterior resin composite restorations. Oper. Dent., v. 39, n. 2, p. 213-220, 2014. KOKICH, V. O.; KOKICH, V. G.; KIYAK, H. A. Perceptions of dental professionals and laypersons to altered dental esthetics: asymmetric and symmetric situations. Am. J. Orthod. Dentofacial Orthop., v. 130, n. 2, p. 141-151, 2006.

(6)

LOGUERCIO, A. D.; MOURA, S. K.; PELLIZZARO, A.; DAL-BIANCO, K.; PATZLAFF, R.

T.; GRANDE, R. H.; REIS, A.

Durability of enamel bonding using twostep selfetch systems on ground and unground enam el. Oper. Dent., v. 33, n. 1, p. 79-88, 2008.

MICHELON, C.; HWAS, A.; MARCHIORI, J. C.; SUSIN, A. H. Restaurações diretas de resina composta em dentes posteriores – considerações atuais e aplicação clínica. RFO, v. 14, n. 3, p. 256-261, 2009.

MOKHTAR, H. A.; ABULJADAYEL, L. W.; AL-ALI, R. M.; YOUSEF, M. The perception of smile attractiveness among Saudi population. Clin. Cosmet. Investig. Dent., v. 20, n. 7, p. 17-23, 2015.

MÜSSIG, E.; LUX, C. J.; STAEHLE, H. J.; STELLZIG-EISENHAUER, A.; KOMPOSCH, G. Applications for direct composite restorations in orthodontics. J. Orofac. Orthop., v. 65, n. 2, p. 164–179, 2004.

OKIDA, R. C.; FILHO, A. J.; BARAO, V. A.; DOS SANTOS, D. M.; GOIATO, M. C. The use of fragments of thin veneers as a restorative therapy for anterior teeth disharmony: a case report with 3 years of follow-up. J. Contemp. Dent. Pract., v. 13, n. 3, p. 416-420, 2012. PATIL, D.; SINGBAL, K. P.; KAMAT, S. Comparative evaluation of the enamel bond strength of 'etch-and-rinse' and 'all-in-one' bonding agents on cut and uncut enamel surfaces. J. Conserv. Dent., v. 14, n. 2, p. 147-50, 2011.

PEUMANS, M.; VAN MEERBEEK ,B.; LAMBRECHTS, P.; VANHERLE, G.; QUIRYNEN, M. The influence of direct composite additions for the correction of tooth form and/or position on periodontal health. A retrospective study. J. Periodontol. v. 69, n. 4, p. 422–427, 1998. SABRI, R. The eight components of a balanced smile. J. Clin. Orthod., v. 39, n. 3, p. 155-167, 2005.

SHARIF, M. O.; CATLEUGH, M.; MERRY, A.; TICKLE, M.; DUNNE, S. M.; BRUNTON, P.; AGGARWAL, V. R. Replacement versus repair of defective restorations in adults: resin composite. Cochrane Database Syst. Rev., v. 17, n. 2, p. CD005971, 2010. SHINCHI, M.J.; SOMA, K.; NAKABAYASHI, N. The effect of phosphoric acid concentration on resin tag length and bond strength of a photo-cured resin to acid-etched enamel. Dent. Mater., v. 16, n. 5, p. 324-329, 2000.

STAEHLE, H. J. Minimally invasive restorative treatment. J. Adhes. Dent., v. 1, n. 3, p. 267– 284, 1999.

(7)

VALO, T. S. Anterior esthetics and the visual arts: beauty, elements of composition, and their clinical application to dentistry. Curr. Opin. Cosmet. Dent., v. 1, p. 24-32, 1995.

VAN DER GELD, P. A.; VAN WAAS, M. A. The smile line, a literature search. Ned. Tijdschr. Tandheelkd., v. 110, n. 9, p. 350-354, 2003.

VAN DER GELD, P.; OOSTERVELD, P.; VAN HECK, G.; KUIJPERS-JAGTMAN. A. M. Smile attractiveness. Self-perception and influence on personality. Angle Orthod., v. 77, n. 5, p. 759-765, 2007.

VAN DIJKEN, J. W.; PALLESEN, U. Four-year clinical evaluation of Class II nano-hybrid resin composite restorations bonded with a one-step self-etch and a twostep etch-and-rinse adhesive. J. Dent., v. 39, n. 1, p. 16-25, 2011.

VAN MEERBEEK, B.; DE MUNCK, J.; YOSHIDA, Y.; INOUE, S.; VARGAS, M.; VIJAY, P.; VAN LANDUYT, K.; LAMBRECHTS, P.; VANHERLE, G. Buonocore memorial lecture. Adhesion to enamel and dentin: current status and future challenges. Oper. Dent., v. 28, n. 3, p. 215-235, 2003.

WANG, R.; ZHANG, M.; LIU, F.; BAO, S.; WU, T.; JIANG, X.; ZHANG, Q.; ZHU, M. Investigation on the physical-mechanical properties of dental resin composites reinforced with novel bimodal silica nanostructures. Mater. Sci. Eng. C. Mater. Biol., v. 50, p. 266-273, 2015.

WOLFF, D.; KRAUS, T.; SCHACH, C.; PRITSCH, M.; MENTE, J.; STAEHLE, H. J.; DING, P. Recontouring teeth and closing diastemas with direct composite buildups:

a clinical evaluation of survival and quality parameters. J. Dent., v. 38, n. 12, p. 1001-1009, 2010.

Referências

Documentos relacionados

A Assembleia Geral Ordinária realizar-se-á dentro dos quatro primeiros meses seguintes ao término do exercício social, em dia e hora previamente fixados, para: tomar as

There was no difference between the results of the bursting pressures of the groups undergoing pneumoperitoneum with carbon dioxide at pressures of 5 and 12 mmHg

Concurso Público para Docente do Magistério Superior Portaria Conjunta SAD/UPE nº36, 23 de abril de 2013. RESULTADO FINAL - APROVADOS

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

De tal forma, como proposto para esse texto, foi possível identificar como se revelam no estado da Paraíba as instituições que oferecem o curso de educação física, os grupos

Portanto, buscando um maior entendimento das questões estudadas pelo marketing de relacionamento dentro do mercado de educação superior, este estudo tem como

 Escolher o tema, de modo que o assunto não seja repetido por outro colega.  Utilizar transparências ou recursos de informática, contendo títulos, subtítulos,