• Nenhum resultado encontrado

SEMINARIOS INSTRUCOES_01_02_2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEMINARIOS INSTRUCOES_01_02_2012"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Seminários - Informações e programa de trabalho de

O principal objetivo do SEMINÁRIO é desenvolver técnicas para que o aluno do curso de Relações Internacionais e Comércio Exterior reuna condições satisfatórias para a apresentação formal da sua MONOGRAFIA – (TCC), no final do Curso. Para que as técnicas e métodos possam ser desenvolvidos de forma produtiva, o seminário tem caráter individual. O assunto deverá corresponder ao tema escolhido e que seja relevante em relação ao desenvolvimento da atualização do conhecimento sobre relações internacionais e/ou comércio exterior. Os temas serão apresentados ao professor, que avaliará sua importância e direcionamento.

METODOLOGIA.

A apresentação do seminário será de aproximadamente 25 minutos, com 15 minutos de debate entre os apresentadores e a platéia. A estrutura para a apresentação é a seguinte: Introdução (problemática), Objetivos, Justificativa, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências. É indispensável a utilização de recursos áudio visuais, para a apresentação. A estrutura e apresentação em PPP deverão respeitar as normas técnicas da ABNT. Na “Introdução”, deverá ser destacada a problemática relacionada com o tema do seminário, no Brasil e no mundo, justificando a elaboração do trabalho. Nos “Objetivos” deverão ser identificados quais são as principais metas do trabalho.

No item “Resultados e Discussão”, serão abordados os principais resultados obtidos com o estudo, incluindo pareceres, opiniões e outros estudos de autores, que podem contrariar ou confirmar os resultados obtidos com o trabalho apresentado. Nas “Conclusões”, baseado no próprio texto a principalmente nos resultados e discussão, o aluno apresentará o extrato dos pontos mais importantes apresentados em “Resultados e Discussão”. No elemento “Referências”, serão especificadas todas as obras e documentos consultados, destacando-se os elementos de identificação, como título da obra, autor, página, data, incluindo as fontes da Internet, quando for o caso, conforme as disposições das normas técnicas da ABNT. É importante observar que as fontes das referências devem ser de todos os tipos, como livros, revistas científicas, teses, monografias, dissertações e o material disponível na Internet. Um trabalho científico é considerado adequado, sob o aspecto das referências, quando contempla de forma equilibrada todas essas fontes. Na avaliação, serão considerados os seguintes quesitos: clareza e objetividade na apresentação das idéias; organização geral do trabalho; conteúdo, importância do tema em relação ao

(2)

panorama brasileiro e mundial, concordância gramatical, ortografia e fontes bibliográficas consultadas e as aplicações das normas técnicas. É importante lembrar que o seminário é obrigatório, sendo que o seu valor varia de 0 (zero) até 4,0 (quatro) pontos. A participação nos seminários dos colegas resultará em mais 4,0 (quatro) pontos, e o resultado será somado à nota da redação da prova final, que é de até 2,0 (dois) pontos. As principais recomendações para a apresentação do seminário são:

 Escolher o tema, de modo que o assunto não seja repetido por outro colega.

 Utilizar transparências ou recursos de informática, contendo títulos, subtítulos, tabelas, quadros e diagramas, evitando-se a inserção de textos. Montar os slides com a fonte de letras de tamanho adequado, possibilitando conforto visual para os espectadores.  A apresentação do seminário terá a duração de mínima de 15 e

máxima, de 25 minutos.

 Organizar a apresentação, com equipamentos e materiais, um pouco antes do início das aulas.

Algumas sugestões para a apresentação dos seminários.

Os comentários a seguir têm somente o objetivo de enriquecer as apresentações dos seminários, com o destaque de elementos que possam contribuir para a melhoria da qualidade das apresentações.

a) A estrutura recomendada para a apresentação é a seguinte:

Introdução (problemática), Objetivos, Justificativa, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.

b) Evitar montar transparências originadas de xerox ou fonte que apresenta qualidade inferior de imagem.

c) Evitar dirigir perguntas à platéia. Lembre-se que a platéia é formada pelos colegas e na apresentação da monografia, pela banca e alguns convidados. Não cabe, em hipótese alguma, comunicação com a platéia ou a banca, enquanto o trabalho está sendo apresentado. O debate – perguntas, respostas e considerações – têm início somente após a apresentação. A plateia quer informações e não estão preparados para pensar em perguntas e respostas, durante a apresentação. Evite sempre, a formulação de perguntas, em textos, títulos e em transparências.

d) Destacar de forma objetiva qual é o título sob o qual a exposição está sendo feita. Mostrar o título ou subtítulo de forma metódica.

(3)

e) Evitar aplicar muito tempo para apresentar o assunto referente a algum tópico específico. Procurar “distribuir” o tempo em todas as seções do seminário.

f) Utilizar a voz com a intensidade de som adequado à sala, pronunciando bem as palavras, evitando os vícios de linguagem.

g) Evitar “atropelar” a seqüência da apresentação. A correria dá a impressão de que não haveria tempo hábil para a exposição. No título “Conclusões”, o apresentador deverá fechar o trabalho, comentando, em linguagem telegráfica, a essência dos “Resultados”, utilizando no máximo uns três minutos.

h) Ao utilizar o soft Powerpoint, cuidado com o tipo da fonte. Em alguns, várias letras ficam apagadas. Teste-as sobre diversos fundos, variando as cores. Evitar a utilização de termos não técnicos para designar títulos ou subtítulos, como por exemplo, “ENFIM”. Estudar o tamanho das fontes das letras das transparências. Teste-as, projetando antes da apresentação. A técnica é semelhante a utilização de out-door, com aplicação do menor número de palavras possível. Textos, jamais!

i) A apresentação deve ser simples e objetiva. Evitar dúvidas sobre o conteúdo de cada título ou subtítulo. O relato deverá destacar o que de fato aconteceu evitando-se a projeções de alternativas sobre o “que deverá ser” ou o “que poderia ter acontecido”. Resultado é resultado e não cabem exames fora do contexto estudado.

j) A duração da exposição é de aproximadamente 25 minutos. Procure dividir o tempo de uma forma proporcional entre os títulos e subtítulos. Evitar, por exemplo, fazer um relato extenso sobre a “Introdução”. Apresentar o conteúdo, respectivamente aos títulos e subtítulos do trabalho. As tabelas, quadros e imagens devem ser numeradas.

k) É possível a exposição de peças e materiais no ambiente da apresentação. Caso o seu trabalho esteja envolvido com algum procedimento industrial e que necessite ser demonstrado, você poderá montar um “work shop” e fazer a demonstração. Por exemplo, um determinado autor fez um projeto sobre água mineral e no dia da apresentação demonstrou inúmeras embalagens e marcas de água. É possível e interessante a existência de “work-shop” quando da apresentação. É recomendável que essa atividade seja executada após completada a apresentação. A distribuição de algum material escrito, para a plateia (tabelas, fotos ou outro documento qualquer), deve ser implementada antes do início da apresentação.

l) A linguagem para apresentação é impessoal e no tempo adequado, como por exemplo, “Observa-se” ou ”observou-se” e não “observei” ou “observamos”.

(4)

m) Manter a serenidade do ambiente de exposição; não é possível dialogar com os presentes.

Recomendações gerais.

1 a) O tempo de exposição é de no mínimo 15 e no máximo 25 minutos; 2

b) Já expliquei porque os principais títulos devem ser: introdução, objetivos, justificativa, resultados e discussão, conclusões e referências. E, também as razões pelas quais você não deve aplicar muito tempo para um tópico específico. “Distribua” o tempo.

c) Cuidado com a linguagem. Evite vocabulário popular, como: “a grosso modo”, “e assim por diante”, “né”, “aààààaàààààà”, “ããããããããããã”, ”ééééééééééééé”, “bastante grande” (Você já imaginou utilizar essa combinação ao tratar sobre uma variável – o que seria isso?), “vamos cair matando sobre o problema”; “vamos com tudo prá cima do pobrema”; “vamos dizer assim” (ué, há outro jeito para dizer alguma coisa que não fosse desse jeito, isto é, com a utilização das palavras adequadas para exprimir uma idéia ou pensamento?). Evitar sempre a aplicação de cacoetes (manias) da linguagem.

d) Cuidado ao utilizar o apontador (mecânico, elétrico ou laser), para indicar uma posição na projeção.

e) Sobre a questão de ”comunicação visual”, ”troca de olhares” ou “flerte”, é indicado que o apresentador dirija-se a toda a plateia. f) Aplique sempre o corretor ortográfico no preparo de textos. É

simples e evita falhas. Evitar falhas ortográficas, como por exemplo – “DISCUÇÃO”.

g) A nomenclatura utilizada quando se trata da divisão de alguma variável sobre o número de habitantes, como é o exemplo da distribuição de renda, é “per capita” e não “percapta”.

h) A transparência ou slide deve funcionar como um out-door. Para propiciar a leitura e compreensão, deverá conter o mínimo de palavras ou imagens. Em geral, conterá o resumo de um assunto, evitando-se textos longos, muitas palavras ou várias figuras.

(5)

i) Quando estiver em condições de apresentar a sua monografia, faça alguns ensaios. Compareça em trajes adequados e com boa apresentação pessoal.

j) Tem sido observado como falha freqüente, a ausência de numeração das tabelas, quadros e figuras. Lembre-se que todas as informações utilizadas como suporte, fora do texto, são numeradas e remetidas para o índice respectivo.

O que você deverá fazer.

Recomendo que você leia algumas vezes este relatório, para familiarizar-se com as falhas geralmente apontadas em apresentações. Prepare uma boa apresentação. Faça ensaios com amigos e parentes.

Fontes de consultas.

Prepare o seu seminário, conforme a área de seu interesse. Para você ter uma idéia do assunto que deverá pesquisar, segundo seu potencial, entusiasmo, interesse e possibilidades, recomendo que investigue os seguintes sites:

a) http:// sici.unaerp.br b) www.simpep.feb.unesp.br

b) www.cgb.unesp.br (Procure em Atena)

c) www.usp.br/sibi (Procure em catálogo global) d) www.unicamp.br

e) www.probe.br (Procure em elsevice.search) f) www.scielo.br

g) www.fapesp.br

h) Ministério das Relações Exteriores; i) Ministério da Indústria e Comércio; j) Banco Central do Brasil;

k) Ministério da Fazenda, etc.

Não se estresse com problemas de dúvidas. Envie e-mail ou telefone. Procurarei atender o mais rápido possível. E-mail rulbanere@superig.com.br Telefones – 013 33981005.

Mais uma vez, obrigado pelo apoio e participação. Boa sorte!

Rubens C. Ulbanere

Referências

Documentos relacionados

regimento compõem-se de quatro capítulos com a vinculação institucional, finalidades, estrutura, coordenação e disposições transitórias, estando os mesmos de acordo com os

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

O objetivo do presente estudo foi avaliar se há diferença no número de linfonodos e em determi- nados parâmetros histopatológicos em peça cirúrgica de pacientes com câncer

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Controlador de alto nível (por ex.: PLC) Cabo da válvula Tubo de alimentação do ar de 4 mm Pr essão do fluido Regulador de pressão de precisão Regulador de pressão de

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição