• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: REVISTA MULHER EM FOCO - COPA DO MUNDO TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ÁREA:

SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): EDINELSON CRISTIANO PRAZER AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): PAULO CÉSAR D'ELBOUX ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): VIVIAN ELENA BARBONI COLABORADOR(ES):

(2)

Revista Mulher em Foco – Copa do Mundo

Edinelson Prazer

Paulo César D’Elboux - Orientador

1 RESUMO

No presente trabalho nós tivemos o desafio de desenvolver uma revista com o tema copa voltado para as mulheres, estudamos o mercado regional voltado para as revistas e revistas femininas e fizemos o estudo do comportamento do consumidor com um forte embasamento teórico sobre as teorias do Iceberg, Freud, Maslow e Skinner e fizemos a aplicação das teorias em nosso publico alvo. Elaboramos todo o planejamento da revista e seu projeto editorial e analisamos seus processos de comunicação. Decidimos como será sua estrutura, elaboramos seu boneco e desenvolvemos toda identidade visual e diagramamos assim como planejamos. PALAVRAS-CHAVE: comportamento; consumidor; copa; mulher; revista.

2 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é um Projeto Interdisciplinar apresentado como exigência do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Anhanguera de Santa Barbara, desenvolvido no decorrer do 3° semestre com orienta ção dos professores do curso, visando integrar as disciplinas deste semestre.

Rafael Sampaio (2003, P.99) cita que:

As revistas ficam com cerca de 10,5% do total do bolo das verbas publicitárias aplicadas em mídia e tem como principal características a extrema seletiva de publico consumidor, uma vez que existem centenas de títulos voltados para os mais diversos segmentos da população.

Fundamento, a revista é uma mídia nacional, devido à características de circulação da maioria dos títulos existentes. Revistas regionais e locais, no entanto, existem e representam boas opções de mídia nesse sentido.

No caso das maiores revistas nacionais, também são possíveis as veiculações de caráter regional, através de cadernos especiais e de encartes publicitários.

A identificação do leitor com a revista que lê é muito grande, já que as pessoas só compram as revistas que tratam de assuntos de seu interesse especifico. No caso das revistas técnicas e dirigidas, distribuídas gratuitamente, a identificação permanece, uma vez que seus editores as enviam aqui para pessoas que tem afinidade com o tema da publicação. Rafael Sampaio (2003, P.100) ainda cita que:

(3)

Dificilmente uma revista é lida por apenas uma pessoa. Por outro lado, é comum o mesmo leitor folhear e ler a revista mais de uma vez, durante certo tempo. Por isso, a audiência dos anúncios em revistas é sempre superior a sua circulação e sua permanência entre os consumidores é a maior de todos os meios de comunicação.

Tendo isso em mente iremos aprender a utilizar esse veículo e todo processo de desenvolvimento, esse ano o Brasil vai sediar a Copa, aproveitando que tudo está voltado para esse momento histórico, nosso trabalho trouxe essa temática, visando elaborar uma revista com o tema copa, porem voltado para mulheres.

Antigamente dizer que se faria uma revista com temática esportiva, ainda mais futebol como foco, voltada para as mulheres, seria tratado com preconceito, mas os tempos mudaram e as mulheres estão cada vez mais inseridas no mundo dos esportes.

Foi pensando nisso que através de pesquisas e analises, criamos a Revista Mulher em Foco, uma revista voltada só para o publico feminino, que devido da copa trará temas relacionados com a mesma, de forma descontraída e divertida, com assuntos variados, trazendo esse mundo dos esportes com um toque feminino.

3 OBJETIVOS

Este projeto tem como objetivo nos levar a elaborar uma revista com o tema copa voltado para mulheres, para que isso aconteça, devemos usar nossos conhecimento adquiridos ao longo do curso. Através de pesquisas obter um embasamento teórico que sirva de base para elaboração da revista. Planejar todo o projeto editorial da revista, fazer um mapa geral e um boneco da revista e assim colocar em pratica todo planejamento utilizando nossos conhecimentos adquiridos e desenvolvendo nosso senso critico analítico e criativo.

4 METODOLOGIA

Para desenvolver este projeto interdisciplinar utilizamos de pesquisas em sites e também utilizaram informações obtidas através dos livros textos das disciplinas e mais alguns títulos, através de discussões e análise dos dados colocamos em prática o que aprendemos com o conhecimento adquirido ao longo do curso.

(4)

Criamos a identidade visual compatível com o público alvo estudado, fizemos uma análise do mix de marketing e também segundo a abordagem empírica da comunicação. Elaboramos o projeto editorial e a estrutura da revista com base do que nos foi instruído em aula.

Giglio (2010, pág. 45) diz que:

Entre os autores mais importantes e estudados em Marketing, encontramos Skinner, com sua teoria do condicionamento. Em um de seus primeiros artigos (Skinner, 1950),o autor questionou o uso das teorias que colocavam conceitos não observáveis,como o de inteligência.Era uma crítica a inúmeros modelos e Psicologia que partiam de pontos indefensáveis nos paradigmas das ciências positivas.

Uma confusão muito frequente sobre o uso do conceito de condicionamento está na diferença entre os estimulos que são apresentados antes da compra e os que são apresentados depois dela. Os primeiros são estimulos eliciadores do comportamento, isto é,pretendem levar a pessoa a comprar (nem que seja uma vez só),enquanto os segundos são os condicionantes do comportamento ,isto é,estímulos que pretendem fazer com que as pessoas continuem a comprar após a primeira vez ou aumentem sua frequência de compra.

Com isso em mente pensamos em um produto que incentivasse a compra da revista e foi pensando nas matérias que decidimos por entregar uma maquiagem que pudesse ser utilizada para fazer o tutorial proposto na matéria da revista.

Através desses métodos pudemos realizar o Projeto Interdisciplinar com êxito

5 DESENVOLVIMENTO

Esse trabalho foi desenvolvido de forma a através de pesquisa e citações, explorar um conteúdo diversificado para uma revista voltada ao publico feminino, para chegar com êxito ao fim do projeto desenvolvemos pesquisas que conta desde a historia da mulher até os dias atuais.

1

coleta de dado

A coleta de dados através de sites e livros acadêmicos, fez com que o embasamento teórico contribuísse para enriquecer nosso trabalho, buscamos compreender e adaptar algumas teorias ao mundo delas. Como por exemplo, teoria de Maslow, Freud e a teoria do iceberg em conjunto com pesquisas do mercado econômico, saúde, estética entre outras gamas de assuntos femininos, procuramos entender o nosso publico alvo através de outras pesquisas como essa, por exemplo, que mostra o perfil de brasileiros que leem revistas no Brasil

Leitores de Revista 2011 2003 Leitura

(5)

Masculino 40% 44% 43% Feminino 60% 56% 57% AB 54% 46% 63% C 40% 35% 35% DE 6% 19% 2% 12-19 Anos 18% 23% 19% 20-24 Anos 11% 14% 13% 25-34 Anos 24% 23% 34% 35-44 Anos 21% 20% 19% 45-55 Anos 16% 13% 10% 55-64 Anos 10% 7% 5%

Figura 1 - Tabela de leitores de revistas

Em sua maioria o publico feminino são os que mais leem no Brasil, sendo assim a abertura com foco no publico feminino é muito interessante para revistas e editoras.

6 RESULTADOS

O resultado apresentado pela nossa pesquisa mostra quão importante é explorar um determinado publico alvo, para se ter benefícios em campanhas no nosso, caso em que desenvolvemos uma revista voltada para o publico feminino a pesquisa de detalhes do que a mulher gosta e procura em sua vida desde o intimo até o que se apresenta em sociedade faz com que tenhamos possibilidade de criarmos algo especifico para a mulher moderna.

Nome da publicação:

(6)

Objetivo:

A Revista Mulher em Foco tem como objetivo principal, atingir o público feminino regional de forma que seja reconhecida como uma revista de destaque entre as mulheres, apresentando conteúdo i

público-alvo.

Atração de empresas para veicular publicidade paga, de produtos e serviços específicos para o público

Público-alvo

:

Mulheres da Região do Pólo Têxtil (RPT) que compreende os Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, anos.

Editorias (ou seções):

Moda: "O manto delas", esta seção visa mostrar dicas de Looks para assistir os jogos, sejam nos estádios, bares, restaurantes ou a

Saúde: "Proteção não é só pra quem entra em campo" daremos dicas de Saúde e bem estar.

Beleza: "Maquiagem em verde e amarelo" dicas de maquiagem, e pinturas para unha.

Futebol: "Dicas de futebol para mulheres" em uma forma bem humorada explicaremos regras básicas do futebol.

Culinária: "E na hora do intervalo?” Dicas de comidas e bebidas para antes durante e depois do jogo, formas de decorar a comida com a temática da copa.

Celebridade: "Papo em dia" exploraremos o mundo dos famosos com pr fatos e curiosidades das celebridades no período da copa.

2 – Logo da revista

A Revista Mulher em Foco tem como objetivo principal, atingir o público feminino regional de forma que seja reconhecida como uma revista de destaque entre as mulheres, apresentando conteúdo inteligente e descontraído, com temas focados no

Atração de empresas para veicular publicidade paga, de produtos e serviços específicos para o público-alvo da revista.

Mulheres da Região do Pólo Têxtil (RPT) que compreende os Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré,

Moda: "O manto delas", esta seção visa mostrar dicas de Looks para assistir os jogos, sejam nos estádios, bares, restaurantes ou até mesmo em casa.

Saúde: "Proteção não é só pra quem entra em campo" daremos dicas de Saúde e

Beleza: "Maquiagem em verde e amarelo" dicas de maquiagem, e pinturas para

Futebol: "Dicas de futebol para mulheres" em uma forma bem humorada plicaremos regras básicas do futebol.

Culinária: "E na hora do intervalo?” Dicas de comidas e bebidas para antes durante e depois do jogo, formas de decorar a comida com a temática da copa.

Celebridade: "Papo em dia" exploraremos o mundo dos famosos com pr fatos e curiosidades das celebridades no período da copa.

Figura

A Revista Mulher em Foco tem como objetivo principal, atingir o público feminino regional de forma que seja reconhecida como uma revista de destaque entre as nteligente e descontraído, com temas focados no

Atração de empresas para veicular publicidade paga, de produtos e serviços

Mulheres da Região do Pólo Têxtil (RPT) que compreende os municípios de: Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, de 20 a 40

Moda: "O manto delas", esta seção visa mostrar dicas de Looks para assistir os té mesmo em casa.

Saúde: "Proteção não é só pra quem entra em campo" daremos dicas de Saúde e

Beleza: "Maquiagem em verde e amarelo" dicas de maquiagem, e pinturas para

Futebol: "Dicas de futebol para mulheres" em uma forma bem humorada

Culinária: "E na hora do intervalo?” Dicas de comidas e bebidas para antes durante e depois do jogo, formas de decorar a comida com a temática da copa.

(7)

Oportunidade: "Agora é a vez delas" daremos dicas de como aproveitar esse período da copa para investimentos.

Humor: Será feita uma charge bem humorada sobre o período da copa.

Análise do mix de marketing

Zeca (2010, pag. 12) cita que: “Faculdades de marketing ainda dão a mesma receita de bolo: marketing é o estudo dos 4P. Produto, Preço, Ponto-de-venda, Propaganda (ou Promoções como queiram)”.

Zeca (2010, pag. 12) também cita que: “Embora existam várias teorias a respeito (4A, 6P etc.), os 4P ainda são bastante úteis como ferramenta para ajudar no ordenamento do raciocínio do marqueteiro”.

Ou seja, é utilizando essa importante ferramenta que analisamos a revista, assim, organizamos as informações para uma melhor compreensão.

Produto – Uma revista moderna com linha editorial leve e minimalista. As Matérias são pensadas para atingir o público-alvo feminino e os temas favorecem a aceitação e identificação deste público.

Preço - R$ 10,90 por edição.

Praça - A revista será distribuída na Região do Pólo Têxtil (RPT) que compreende os municípios de: Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, e será vendida em bancas de revistas/jornais e supermercados em displays próximos aos caixas e produtos femininos.

Promoção - Brindes exclusivos, que acompanham a revista condizentes com cada tema mensal da Edição. Ex: Na Edição Especial preparada para a Copa 2014, será inserido um Mini-kit de maquiagem nas cores, Verde, Amarelo, Azul e Branco. Que farão link com a matéria “Maquiagem em verde e amarelo”, exibida na Revista.

(8)

Figura 3

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste processo de pesquisa entendemos melhor a história da revista e as teorias do consumidor, com ajuda dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e de nossas pesquisas, pudemos aplicar esses conhecimentos de acordo com o nosso tema e como resultado obtivemos um ótimo embasamento teórico com o qual construímos todo o projeto editorial

desenvolvemos nosso senso critico analítico e criativo.

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GIGLIO, Ernesto Michelangelo. Comportamento do Consumidor. 2º ed. São Paulo 2004. Livro 627

JAPIASSÚ, Marco Aurélio Moreno Sil

<http://monografias.brasilescola.com/administracao a-propaganda>. Acesso em: 28 set. 2013.

Figura 3 – ilustração da Estrutura da revista

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste processo de pesquisa entendemos melhor a história da revista e as teorias do com ajuda dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e de nossas pesquisas, pudemos aplicar esses conhecimentos de acordo com o nosso tema e como resultado obtivemos um ótimo embasamento teórico com o qual construímos todo o projeto editorial, identidade visual e diagramamos a revista

desenvolvemos nosso senso critico analítico e criativo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GIGLIO, Ernesto Michelangelo. Comportamento do Consumidor. 2º ed. São Paulo

JAPIASSÚ, Marco Aurélio Moreno Silva. História da Propaganda

<http://monografias.brasilescola.com/administracao-financas/resumohistori propaganda>. Acesso em: 28 set. 2013.

Neste processo de pesquisa entendemos melhor a história da revista e as teorias do com ajuda dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e de nossas pesquisas, pudemos aplicar esses conhecimentos de acordo com o nosso tema e como resultado obtivemos um ótimo embasamento teórico com o qual construímos e visual e diagramamos a revista. Assim,

GIGLIO, Ernesto Michelangelo. Comportamento do Consumidor. 2º ed. São Paulo

História da Propaganda. Disponível em: financas/resumohistori

(9)

KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: Como Criar, Conquistar E Dominar Mercados. Tradução: Bazám Tecnologia e Linguística: Cristina Bazám. 6º ed. São Paulo: Futura, 1999.

MARTINS, Zeca. Propaganda é isso ai!: Um guia para novos anunciantes e futuros publicitários. Edição Especial Anhanguera. São Paulo: Saraiva, 2010. PLT-297.

RAMALHO, José Antônio. Fotografia digital. 1ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2004

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z : como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 3ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2003.

RATE This. A história da revista placar, Literatura na arquibancada. Disponível em:<http://chutecolocado.wordpress.com/2014/02/04/a-historia-da-revista-placar/>. Acesso em 04 Fev. 2014-04

SAMARA, Beatriz Santos & MORSH, Marco Aurélio. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Pearson Prentice Hall – 2005.

UEPB – DECOM. História da Revista no Brasil e no Mundo. História da Comunicação. Acesso em 11/11/2011

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação de Massa. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Referências

Documentos relacionados

a) conflito de lei ou de ato normativo do poder público com a Constituição Federal, em matéria de competência do Tribunal. b) o parecer prévio relativo às Contas

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Como mencionado anteriormente, em Cuba a densidade de médicos por número de habitantes é de 6,72 para cada 1 mil habitantes, média considerada altíssima, tendo

Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

A Série MTM5000 oferece ao operador uma gama cada vez mais completa de opções de instalação, com múltiplas opções de cabeçote de expansão e controle, além das

Este trabalho consistiu na colheita de amostras de água superficial do rio Douro, com o objetivo de identificar a presença de espécies do género Staphylococcus, com perfis