• Nenhum resultado encontrado

roberto yuji kaneto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "roberto yuji kaneto"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

dos museus e outros atrativos culturais localizados no seu

entorno

The São Paulo Metro for transportation and propagation of museum and cultural centers located around the area

Roberto Yuji Kaneto betok1972@yahoo.com.br

Orientador: Glauber Eduardo de Oliveira Santos

RESUMO: O metrô é um dos principais meios de transporte público e turístico da cidade de São Paulo. Este artigo procurou verificar a importância do metrô no deslocamento das pessoas para os museus, contribuindo para o turismo cultural da cidade. A pesquisa mostrou também a necessidade de divulgação dos museus e centros culturais de São Paulo, por meio de um formulário aplicado junto aos visitantes em dois dos principais museus da cidade, por meio do qual foi constatado o pouco conhecimento dos entrevistados em relação aos atrativos culturais existentes no entorno do local visitado.

Palavras-chave: metrô, transporte, museu, turismo cultural, São Paulo

ABSTRACT: The subway is a major means of public transport and tourist city of Sao Paulo. This article aims at investigating the importance of the subway in the displacement of people to museums, contributing to cultural tourism in the city. The survey also showed the need for disclosure of museums and cultural centers of São Paulo, by means of a questionnaire applied to visitors along two major museums of the city, through which it was found the little knowledge of respondents in relation to cultural attractions existing around the place visited. Keywords: subway, transport, museum, cultural tourism, Sao Paulo

(2)

2

1 Introdução

São Paulo é a cidade mais populosa do país com cerca de 11 milhões de habitantes, onde reside uma grande quantidade de descendentes portugueses, italianos, africanos, árabes, alemães, espanhóis e japoneses entre outras nacionalidades. A cidade é considerada a mais cosmopolita da América do Sul, abrigando imigrantes de 70 diferentes nacionalidades, de acordo com o Governo do Estado de São Paulo.

A capital de São Paulo, por ser o principal centro econômico do Brasil, tornou-se um dos principais destinos para a realização do turismo de negócios, segundo o site oficial de turismo da cidade de São Paulo (SPTURIS), oferecendo também muitas opções de atrativos culturais, como museus, centros de artesanato, espaços para música e teatros.

O metrô de São Paulo atende a população no transporte para o trabalho, estudo ou lazer. De acordo com o a Companhia do Metropolitano de São Paulo, o metrô transporta milhões de passageiros diariamente, sendo importante não só como meio de transporte, mas também para a divulgação de diversos produtos.

A capital paulista apresenta uma grande variedade de museus e centros culturais, na sua maioria localizada próximo às linhas de metrô, como mostra o Anexo 1. Com isso, o metrô passa a ser importante no transporte aos atrativos culturais, utilizado para ir a esses destinos por facilitar o acesso, fazendo conexão com as linhas de trens e terminais de ônibus da cidade.

A ampliação e modernização do transporte coletivo não acompanham o crescimento da metrópole, apesar de poder ser observado a expansão das linhas do metrô de São Paulo, o que ainda é pouco para o tamanho da cidade. Atualmente existem 5 linhas, algumas delas em fase de construção de novas estações, melhorando o acesso da população em várias regiões, inclusive para alguns dos principais atrativos culturais da cidade. Alguns dos principais museus da cidade segundo o Portal do Governo do Estado de São Paulo estão ilustrada em um diagrama esquemático sobre os museus e metrô da cidade de São Paulo, no Anexo 2.

(3)

3 Este trabalho procurou analisar o grau de importância do metrô para o acesso aos museus da cidade, sendo utilizado por um grande fluxo de pessoas. Para realizar essa pesquisa, a metodologia aplicada foi descritiva, bibliográfica e quantitativa, procurando identificar o perfil dos visitantes aos museus em relação à acessibilidade e o conhecimento dos atrativos culturais localizados onde foram aplicados os questionários.

2 Turismo Urbano

O turismo urbano é uma maneira de apresentar os atrativos turísticos que a cidade oferece, tornando-se um segmento importante para o crescimento e desenvolvimento da localidade, desde que seja bem explorado. De acordo com Castrogiovanni (1999) é necessário realizar uma hierarquização dos atrativos turísticos, criando-se critérios para a avaliação dos recursos possíveis de aproveitamento turístico, com a realização de um planejamento para distinguir a oferta turística.

Como consequência do turismo urbano, pode-se observar um aumento na receita local e ao mesmo tempo a divulgação dos atrativos existentes, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da cidade. “O crescimento urbano gera mudanças como resultado do dinamismo social, econômico e cultural”. (TELES, 2006, p.48).

A capital paulista possui uma característica diferenciada em relação às outras metrópoles brasileiras, pois é constituída de pessoas provenientes das mais diversas culturas, não só do Brasil, como também de outros países. Essa diversidade promove a abertura de acervos e centros culturais de diferentes origens. Segundo Castogiovanni (1999) as pessoas que constituem o espaço urbano apresentam diferenças de temperamento, formação, ocupação profissional, origem étnica e diversidade social.

A prática do turismo em São Paulo vem se desenvolvendo com o passar dos anos, por meio de incentivos dos órgãos oficiais, como por exemplo, o Turismetrô promovido pela SPTURIS. São Paulo é reconhecido mundialmente como o principal centro financeiro do país e também da América do Sul, abrigando grandes empresas nacionais e multinacionais. Atualmente um dos

(4)

4 segmentos que mais cresce na metrópole é o turismo de negócios, movimentando paralelamente o setor de eventos e com isso, contribui diretamente para o aumento do fluxo de pessoas em diversas áreas do turismo, como hotelaria, companhias aéreas, gastronomia, compras e lazer, além de trazer melhorias à infraestrutura.

A cidade de São Paulo, como toda grande cidade, é apontada como destino preferencial para o Turismo Urbano, pois além dos atrativos que pode oferecer, tem no movimento de eventos e negócios o elemento chave para a identificação dessa modalidade, visto que são esses segmentos que contribuem para o fortalecimento da infra-estrutura que dá suporte a essa categoria. (TELES, 2006, p.47).

Os atrativos culturais abrangem um público onde em sua grande maioria é composto por pessoas que possuem um nível elevado de educação e consequentemente de melhor poder aquisitivo. “Em termos de público envolvido, as estatísticas revelam em geral, tratar-se de pessoas com um bom nível socioeducacional e cultural.” (GASTAL, 1999, p.41).

3 Turismo e Museus

São Paulo apresenta uma enorme variedade de atrativos para a realização do turismo em qualquer período do ano, dentre eles, o turismo cultural, abrigando diversos museus e centros culturais espalhados pela cidade, os quais representam um espaço destinado à educação e cultura para a sociedade. De acordo com Beni (2003) o turismo cultural tem como principal produto o legado histórico do homem em épocas distintas, sendo representado por meio do patrimônio e acervo cultural.

Os museus têm importância não só pelos seus acervos, mas também pelas suas características arquitetônicas, em alguns casos, mantidas com sua construção original. “Uma visita a um desses locais se justificaria, em termos turísticos, não só pelo conteúdo do acervo, mas também pelo valor de sua arquitetura”. (GOMES, 2003, p.29).

Para Vasconcellos (2006), o museu se apresenta em um espaço no qual deve atender a toda e qualquer categoria de público. Para tanto, é necessário um investimento por parte dos museus, com a finalidade de divulgação e promoção

(5)

5 desses espaços culturais, aumentando o número de turistas e com isso gerando recursos necessários para se manterem.

Na cruzada para atrair o turista, os museus mais importantes contam com exposições temporárias, constantemente renováveis; pessoal treinado para atender diferentes segmentos de público (crianças, idosos, grupos, deficientes etc.); ingressos promocionais; publicações impressas em vários idiomas; e divulgação das atividades por meio de campanhas publicitárias. (Gomes, 2003, p.27).

O Museu de Arte de São Paulo (MASP), próximo à estação Trianon-Masp do metrô na linha 2 verde e a Pinacoteca do Estado, próxima à estação da Luz na linha 1 azul são considerados museus importantes na cidade de São Paulo, realizando também exposições temporárias além de suas principais obras expostas.

O MASP, localizado na Avenida Paulista, é tido como o museu mais importante da América do Sul, sendo seu acervo tombado pelo IPHAN e o edifício tombado pelo CONDEPHAAT. A Pinacoteca do Estado está localizada no bairro do Bom Retiro, e é o museu mais antigo da capital paulista, fundado em 1905.

Além destes dois museus, estão entre os principais museus da cidade segundo o Portal do Governo do estado de São Paulo: Catavento Espaço Cultural da Ciência; Museu da Língua Portuguesa; Museu do Futebol; Museu de Arte Contemporânea (MAC); Museu de Arte Sacra; Museu Lasar Segall; Museu Paulista / Ipiranga; Museu de Arte Moderna (MAM).

4 Transporte em São Paulo

O transporte é necessário para levar as pessoas de um lugar a outro, seja de curta, média ou longa distância, tornado-se fundamental para a realização do turismo. “O transporte é responsável pelo deslocamento de viajantes dos núcleos emissores para os receptores e vice-versa, bem como pelo deslocamento destes últimos”. (PAOLILLO; REJOWSKI, 2002, p.7).

São Paulo possui um território ocupacional extenso, sendo necessária uma rede de transportes eficiente para facilitar o deslocamento da população. Segundo Palhares (2002) os transportes podem ser classificados como público

(6)

6 (acesso permitido a qualquer pessoa desde que pague pelo serviço) ou privado (restrito a uma determinada pessoa ou organização).

Na capital paulista um dos principais problemas relacionado ao transporte é o trânsito, agravando-se ainda mais quando se chove na cidade, podendo ser observado em boletins diários de congestionamento apresentados pelo CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Pelo fato dos transportes públicos não apresentarem uma eficiência para a população, com ônibus e metrôs frequentemente lotado, sobretudo em horário de pico, a utilização de automóveis é freqüente na metrópole paulista.

O meio de transporte a ser utilizado é determinado por diversos fatores que devem ser levados em consideração, sendo importante a relação entre o custo e benefício a ser adquirido pelo usuário:

O turista deve escolher o sistema de transporte que lhe ofereça o máximo em: economia (custo ou preço); rapidez ou tempo de viagem; acessibilidade ao meio de transporte, inclusive no local de destino; segurança; freqüência ou regularidade do serviço; conforto; continuidade na prestação do serviço. (DI RONÁ, 2002, p.8, p.9)

O transporte público em São Paulo vem evoluindo com o passar dos anos, podendo ser observado na expansão das linhas de metrô e trem, nos corredores criados para a circulação dos ônibus e até mesmo nas frotas de táxis mais confortáveis que antigamente. Foram criados também bilhetes de integração entre ônibus, metrô e trem (bilhete único), oferecendo aos seus passageiros desconto no valor cobrado pelo transporte.

A melhoria na qualidade desses serviços é possível com a evolução e o aperfeiçoamento da tecnologia, sendo importante não só para a população local, mas também para atender adequadamente a visita do turista. “O turismo, no padrão que atualmente é conhecido no mundo inteiro, só pôde ser alcançado graças ao desenvolvimento tecnológico dos meios de transporte”. (PALHARES, 2002, p.38).

(7)

7

5 Metrô de São Paulo

O principal motivo para a criação do metrô de São Paulo foi o crescimento e desenvolvimento da metrópole, obrigando a busca de soluções para que o transporte público pudesse atender o aumento da demanda. Com a saturação das ruas e avenidas pelos automóveis, ônibus e caminhões, resultando no aumento de trânsito na cidade, a opção foi à construção de vias subterrâneas para o transporte da população, nesse caso, o metrô de São Paulo.

A construção do metrô além de facilitar o deslocamento da população, foi responsável também pela modificação paisagística da capital paulista ao longo dos anos, mesclando o trajeto em linhas subterrâneas e na própria superfície da cidade. “Sendo sua implantação conseqüência das transformações, também é a linha do Metrô, um agente modificador da paisagem urbana”. (DANON; FRAGELLI, 1975, p.1).

A partir do surgimento do metrô na Europa, foi possível a sua construção em São Paulo, sendo feito estudos e aproveitando-se do avanço tecnológico mundial. De acordo com Fragelli e Danon (1975) a tecnologia foi fundamental para implantar o sistema de trem e de linha, de sinalização, de comunicação, de ventilação e demais aspectos mecânicos.

Segundo os dados oficiais da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, criada em 24 de abril de 1968, o primeiro trecho a ser operado comercialmente foi em 1974, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana na Linha Norte-Sul. Atualmente o Metrô possui 74,3 km de extensão distribuídas em 5 linhas e 64 estações: Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi); Linha 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena); Linha 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda); Linha 4-Amarela (Paulista - Butantã); Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze).

Hoje o Metrô passa por um processo de modernização em seus vagões, equipado com ar condicionado, porta mais larga e câmeras internas e externas, além de instalação de mais placas de sinalização nos terminais (inclusive em outras línguas). Oferece diversos serviços como achados e perdidos, bicicletários, acesso a pessoas deficientes, central de informações, sanitários públicos, estações com elevador e estacionamento de carro integrado.

(8)

8 Está em processo de expansão na Linha 4-Amarela entre os bairros de Vila Sônia e Luz e Linha 5-Lilás entre os bairros de Santo Amaro e Chácara Klabin, além do projeto da Linha 6-Laranja que ligará a estação São Joaquim ao bairro de Brasilândia. O sistema está interligado com estações de trem da CPTM (Luz, Palmeiras Barra Funda, Brás, Tatuapé e Santo Amaro), terminais de ônibus urbano e os principais terminais rodoviários intermunicipais e interestaduais da cidade (Tietê, Barra Funda e Jabaquara).

Atualmente o Metrô de São Paulo desenvolve diversos projetos para incentivar o aumento de interesse dos atrativos culturais da cidade: Turismetrô – roteiros a pé com acompanhamento de guia aos principais pontos turísticos no centro da cidade (Sé, Paulista, Luz e Teatro Municipal); Galeria Virtual através de seu site oficial: Exposições Linha da Cultura em algumas estações; Embarque na Leitura, com bibliotecas nas estações Paraíso, Santa Cecília, Tatuapé e Brás; Poesias no Metrô em todas as linhas – programa de leitura portuguesa em língua portuguesa.

6 Análise da utilização do metrô para a visitação aos museus

de São Paulo

6.1 Metodologia

Para poder analisar o perfil dos visitantes dos museus em São Paulo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, descritiva e quantitativa por meio de um questionário (Anexo 3) para 100 pessoas, composta por 18 questões fechadas e de múltipla escolha, e aplicados nos principais museus localizados próximos à estação do metrô, com o objetivo de verificar a freqüência e os motivos da escolha dos visitantes a usarem este meio de transporte. Os visitantes que responderam ao questionário foram escolhidos aleatoriamente, e as questões foram elaboradas para procurar identificar o meio de transporte utilizado pelos visitantes dos museus, o grau de conhecimento em relação aos atrativos culturais da região visitada, e a importância do metrô para a promoção desses atrativos.

(9)

9 6.2 Escolha do museu para a aplicação do questionário

A pesquisa foi realizada nos dois principais museus de acordo com o site do Grupo Abril: o Museu de Arte de São Paulo – MASP, onde foram aplicados 50 questionários no dia 13 de novembro de 2011, e a Pinacoteca do Estado com 50 questionários no dia 19 de novembro de 2011.

Levou-se em consideração a escolha de museus com grande fluxo de visitantes e próximos a uma estação de metrô, em linhas diferentes: o MASP (cerca de 600 mil visitantes por ano), próximo à estação Trianon-Masp na Linha 2-Verde, e a Pinacoteca do Estado (cerca de 500 mil visitantes por ano), próximo à estação da Luz na Linha 1-Azul. As datas escolhidas foram aos finais de semana por ter um fluxo maior de pessoas visitando os museus, e foi constatada também a presença de excursões provenientes de outras cidades do Brasil, além de alguns visitantes de outros países.

6.3 Análise dos resultados da pesquisa

As pessoas entrevistadas foram escolhidas aleatoriamente, desde que visitassem o museu. A amostra final obtida é composta por 58% de pessoas do sexo feminino, e cerca de 54% dos visitantes estavam pela primeira vez no museu onde foi realizada a pesquisa. Com relação à idade, 45% tinham entre 18 e 29 anos, 27% entre 30 e 39 anos, 8% entre 40 e 49 anos, 15% entre 50 e 59 anos e 5% mais de 60 anos.

Do total de visitantes entrevistados, 41% residem na capital paulista e 59% moram fora de São Paulo, podendo detectar que os museus atraem turistas de outras cidades do país além do público local, contribuindo para a atividade turística na capital paulista.

Nos museus onde foram realizados os questionários, 39% dos entrevistados visitaram pelo menos 1 museu nos últimos 12 meses da data da entrevista, 23% 2 vezes, 19% de 3 a 4 vezes, 12% de 5 a 8 vezes e 7% mais de 8 vezes no último ano. A maioria do público que vai aos museus não costuma freqüentar regularmente esse tipo de atrativo cultural, mas foi observado que os admiradores da arte que foram com mais frequencia costumam ir a museus de várias partes do mundo.

(10)

Gráfico 1: Número de visitas aos museus nos últimos 12 meses

Como principal motivo para a visita ao museu, 38% das

respondeu apreciação da arte ou história, 21% curiosidade, 21% acompanhar amigos ou familiares e 2

pessoas que costumam ir às exposições e com interesse ou conhecimento na obra do artista, sendo frequentado também

excursões vindas de outras cidades.

Segundo a pesquisa, 52% das pessoas entrevistadas que foram ao museu possuem automóvel privado. Para chegar ao museu, 38,8% dos entrevistados utilizaram metrô, 25% ônibus, 11,2% automóvel próprio, 9,5% taxi, 6% trem e 9,5% não utilizaram nenhu

parte dos visitantes utilizou transporte público para chegar ao museu, s que a maioria foi de metrô, independente de possuir carro próprio.

19% 12%

21%

20%

Gráfico 1: Número de visitas aos museus nos últimos 12 meses

Como principal motivo para a visita ao museu, 38% das pessoas entrevistadas apreciação da arte ou história, 21% curiosidade, 21% acompanhar amigos ou familiares e 20% estudo. O museu tem como principal público as pessoas que costumam ir às exposições e com interesse ou conhecimento na ra do artista, sendo frequentado também por grupos de escolas, ou excursões vindas de outras cidades.

Gráfico 2: Motivo da visita ao museu

Segundo a pesquisa, 52% das pessoas entrevistadas que foram ao museu possuem automóvel privado. Para chegar ao museu, 38,8% dos entrevistados utilizaram metrô, 25% ônibus, 11,2% automóvel próprio, 9,5% taxi, 6% trem e 9,5% não utilizaram nenhum meio de transporte. Foi constatada

parte dos visitantes utilizou transporte público para chegar ao museu, s que a maioria foi de metrô, independente de possuir carro próprio.

39% 23% 7% 1 vez 2 vezes 3 a 4 vezes 5 a 8 vezes Mais de 8 vezes 38% 21% 20% Arte/História Acompanhar Amigos Curiosidade Estudo 10 Gráfico 1: Número de visitas aos museus nos últimos 12 meses

pessoas entrevistadas apreciação da arte ou história, 21% curiosidade, 21% acompanhar 0% estudo. O museu tem como principal público as pessoas que costumam ir às exposições e com interesse ou conhecimento na upos de escolas, ou

Segundo a pesquisa, 52% das pessoas entrevistadas que foram ao museu possuem automóvel privado. Para chegar ao museu, 38,8% dos entrevistados utilizaram metrô, 25% ônibus, 11,2% automóvel próprio, 9,5% taxi, 6% trem e oi constatada que a maior parte dos visitantes utilizou transporte público para chegar ao museu, sendo que a maioria foi de metrô, independente de possuir carro próprio.

3 a 4 vezes 5 a 8 vezes Mais de 8 vezes Arte/História Acompanhar Curiosidade

(11)

Gráfico 3: Meio de transporte utilizado para ir ao museu

Verificou-se que do total

metrô frequentemente, 26% utilizam todos os dias, 50% de 4 a 6 dias, 19% de 2 a 3 dias e 5% 1 vez por semana. A

freqüência usam o transporte

importante no deslocamento para o trabalho, estudo ou lazer. O metrô é muito utilizado por ser mais rápido que outros meios de transporte (carro e ônibus) evitando também a perda de tempo no trânsito da cidade. Além disso, faz conexão com as linhas de trens e diversos terminais de ônibus urbano, inclusive com terminais rodoviários para outros estados do Brasil, facilitando deslocamento das pessoas

Gráfico 4: Distribuição percentual do uso do metrô semanalmente 45,0% Metrô Ônibus F re q u e n ci a 19%

Gráfico 3: Meio de transporte utilizado para ir ao museu

se que do total de entrevistados que residem em São Paulo e utiliza o metrô frequentemente, 26% utilizam todos os dias, 50% de 4 a 6 dias, 19% de 5% 1 vez por semana. As pessoas que utilizam o metrô com freqüência usam o transporte mais da metade da semana, tornando importante no deslocamento para o trabalho, estudo ou lazer. O metrô é muito utilizado por ser mais rápido que outros meios de transporte (carro e ônibus) evitando também a perda de tempo no trânsito da cidade. Além disso, faz conexão com as linhas de trens e diversos terminais de ônibus urbano, inclusive com terminais rodoviários para outros estados do Brasil, facilitando deslocamento das pessoas pela cidade.

Gráfico 4: Distribuição percentual do uso do metrô semanalmente 29%

7%

11,0% 13,0% 11,0%

Ônibus Trem Taxi Auto Privado Nenhum Meio de Transporte 26% 50% 19% 5% 7 dias 4 a 6 dias 2 a 3 dias 1 dia 11 entrevistados que residem em São Paulo e utiliza o metrô frequentemente, 26% utilizam todos os dias, 50% de 4 a 6 dias, 19% de s pessoas que utilizam o metrô com etade da semana, tornando-se importante no deslocamento para o trabalho, estudo ou lazer. O metrô é muito utilizado por ser mais rápido que outros meios de transporte (carro e ônibus) evitando também a perda de tempo no trânsito da cidade. Além disso, faz conexão com as linhas de trens e diversos terminais de ônibus urbano, inclusive com terminais rodoviários para outros estados do Brasil, facilitando o

Gráfico 4: Distribuição percentual do uso do metrô semanalmente 11,0% Nenhum 7 dias 4 a 6 dias 2 a 3 dias 1 dia

(12)

Do total de pessoas entrevistadas que utiliza o metrô frequen

como motivo para a sua utilização o lazer, 58% o trabalho, 45% o estudo e 18% a visita a amigos e parentes. Os dados mostram a importância do metrô para o turismo da cidade,

lazer da cidade, aumentando a visitação de atrativos localizados próximos às estações.

Para utilizar um meio de transporte, os aspectos mais importantes na escol foram a rapidez (68%) e segurança (51%),

conforto (53%) foram classificados como média importância para os entrevistados.

Gráfico 6: Relevância na escolha do meio de transporte

79% Lazer F re q u ê n ci a Rapidez 68% 23% 9% Muita Importância

o total de pessoas entrevistadas que utiliza o metrô frequentemente, 79% têm motivo para a sua utilização o lazer, 58% o trabalho, 45% o estudo e 18% a visita a amigos e parentes. Os dados mostram a importância do metrô para o turismo da cidade, utilizado pelas pessoas para chegarem aos locais de lazer da cidade, aumentando a visitação de atrativos localizados próximos às

Gráfico 5: Motivo do uso do metrô

Para utilizar um meio de transporte, os aspectos mais importantes na escol apidez (68%) e segurança (51%), sendo que o custo (63%) e o conforto (53%) foram classificados como média importância para os

Gráfico 6: Relevância na escolha do meio de transporte

58%

45%

18% Trabalho Estudo Visita

amigos/parentes Motivo

Custo Conforto Segurança

26% 38%

51%

63% 53%

41%

11% 9% 8%

Muita Importância Média Importância Pouca Importância

12 temente, 79% têm motivo para a sua utilização o lazer, 58% o trabalho, 45% o estudo e 18% a visita a amigos e parentes. Os dados mostram a importância do metrô zado pelas pessoas para chegarem aos locais de lazer da cidade, aumentando a visitação de atrativos localizados próximos às

Para utilizar um meio de transporte, os aspectos mais importantes na escolha sendo que o custo (63%) e o conforto (53%) foram classificados como média importância para os

18% Visita amigos/parentes

(13)

A maioria dos visitantes concordou plenamente que: a

museu foi um fator determinante para a visita (69%); quando estão em passeio preferem se locomover de transporte público (56%); e sentem falta de informações sobre os atrativos culturais na cidade de São Paulo (64%).

A localização do atrativo pode ser fundamental para atrair visitantes, quanto mais acessível, maior o fluxo de turistas.

Gráfico 7: Distribuição percentual de concordância nos aspectos de acesso, transporte público

Em relação ao conhecimento dos atrativos culturais na região onde foi realizada a pesquisa, 47% responderam que conheciam alguns atrativos, 36% não conheciam nenhum atrativo e 17% conheciam todos os atrativos do local. O resultado mostra a necessidade de divulgar os atr

de São Paulo, pois a maioria dos entrevistados possuía pouco ou nenhum conhecimento dos atrativos na região visitada. Apesar da enorme variedade de atrativos culturais oferecido pela cidade, o turista e a própria população local desconhece essa potencialidade.

Minha facilidade de acesso foi determinante para esta visita 69% 8% 23% Concordo Plenamente

A maioria dos visitantes concordou plenamente que: a facilidade de acesso ao museu foi um fator determinante para a visita (69%); quando estão em passeio preferem se locomover de transporte público (56%); e sentem falta de informações sobre os atrativos culturais na cidade de São Paulo (64%).

o atrativo pode ser fundamental para atrair visitantes, quanto mais acessível, maior o fluxo de turistas.

Gráfico 7: Distribuição percentual de concordância nos aspectos de acesso, transporte público e informações dos atrativos culturais

conhecimento dos atrativos culturais na região onde foi realizada a pesquisa, 47% responderam que conheciam alguns atrativos, 36% não conheciam nenhum atrativo e 17% conheciam todos os atrativos do local. O resultado mostra a necessidade de divulgar os atrativos culturais na cidade de São Paulo, pois a maioria dos entrevistados possuía pouco ou nenhum conhecimento dos atrativos na região visitada. Apesar da enorme variedade de atrativos culturais oferecido pela cidade, o turista e a própria população local desconhece essa potencialidade.

Minha facilidade de determinante para Quando estou passeando, prefiro me locomover em transporte público

Sinto falta de mais informações sobre os atrativos culturais em SP 56% 64% 13% 15% 31% 21%

Concordo Plenamente Concordo Parcialmente Discordo

13 facilidade de acesso ao museu foi um fator determinante para a visita (69%); quando estão em passeio preferem se locomover de transporte público (56%); e sentem falta de informações sobre os atrativos culturais na cidade de São Paulo (64%).

o atrativo pode ser fundamental para atrair visitantes, quanto

Gráfico 7: Distribuição percentual de concordância nos aspectos de acesso, transporte público

conhecimento dos atrativos culturais na região onde foi realizada a pesquisa, 47% responderam que conheciam alguns atrativos, 36% não conheciam nenhum atrativo e 17% conheciam todos os atrativos do local.

ativos culturais na cidade de São Paulo, pois a maioria dos entrevistados possuía pouco ou nenhum conhecimento dos atrativos na região visitada. Apesar da enorme variedade de atrativos culturais oferecido pela cidade, o turista e a própria população local

Sinto falta de mais informações sobre os atrativos culturais

(14)

Gráfico 8: Distribuição percentual do grau de conhecimento dos atrativos culturais da região

De acordo com a pesquisa, 97% do total de entrevistados gostariam que houvesse mapas nas saídas das estações do metrô i

atrações culturais do entorno. O metrô por ser muito utilizado pela população, inclusive no deslocamento para as atividades de lazer, pode ser importante para divulgar os atrativos culturais, principalmente os que estiverem localiza próximo às estações. Nas informações deve constar a localização, o horário de funcionamento e as características do atrativo, além de

idioma inglês para os turistas estrangeiros, e no caso de exposições temporárias, estarem sempre

7 Conclusão

A cidade de São Paulo abriga uma grande quantidade de atrativos culturais, atraindo pessoas de qualquer parte do mundo e contribuindo para o desenvolvimento turístico da capital paulista. O crescime

contribuiu para o aumento dos atrativos e evolução

importante a criação do metrô, pois faz integração com linhas de trem e terminais rodoviários, urbano e intermunicipal, facilitando o deslocamento dos paulistanos na cidade.

São Paulo possui uma gran

que a grande maioria está localizada no entorno ou em uma região com fácil acesso a uma estação do metrô. Os atrativos culturais recebem também os

36%

Gráfico 8: Distribuição percentual do grau de conhecimento dos atrativos culturais da região visitada

De acordo com a pesquisa, 97% do total de entrevistados gostariam que houvesse mapas nas saídas das estações do metrô informando as principais atrações culturais do entorno. O metrô por ser muito utilizado pela população, inclusive no deslocamento para as atividades de lazer, pode ser importante para divulgar os atrativos culturais, principalmente os que estiverem localiza próximo às estações. Nas informações deve constar a localização, o horário de funcionamento e as características do atrativo, além de ter escrito também em idioma inglês para os turistas estrangeiros, e no caso de exposições

sempre atualizadas.

A cidade de São Paulo abriga uma grande quantidade de atrativos culturais, atraindo pessoas de qualquer parte do mundo e contribuindo para o desenvolvimento turístico da capital paulista. O crescimento d

aumento dos atrativos e evolução dos transportes

importante a criação do metrô, pois faz integração com linhas de trem e terminais rodoviários, urbano e intermunicipal, facilitando o deslocamento dos

São Paulo possui uma grande variedade de museus e centros culturais, sendo que a grande maioria está localizada no entorno ou em uma região com fácil acesso a uma estação do metrô. Os atrativos culturais recebem também os

17% 47% Conheço todas Conheço algumas Não conheço nenhuma 14 Gráfico 8: Distribuição percentual do grau de conhecimento dos atrativos culturais da região

De acordo com a pesquisa, 97% do total de entrevistados gostariam que nformando as principais atrações culturais do entorno. O metrô por ser muito utilizado pela população, inclusive no deslocamento para as atividades de lazer, pode ser importante para divulgar os atrativos culturais, principalmente os que estiverem localizados próximo às estações. Nas informações deve constar a localização, o horário de er escrito também em idioma inglês para os turistas estrangeiros, e no caso de exposições

A cidade de São Paulo abriga uma grande quantidade de atrativos culturais, atraindo pessoas de qualquer parte do mundo e contribuindo para o nto da metrópole dos transportes, sendo importante a criação do metrô, pois faz integração com linhas de trem e terminais rodoviários, urbano e intermunicipal, facilitando o deslocamento dos

de variedade de museus e centros culturais, sendo que a grande maioria está localizada no entorno ou em uma região com fácil acesso a uma estação do metrô. Os atrativos culturais recebem também os

Conheço todas Conheço algumas

(15)

15 turistas que vem a cidade tendo outro motivo principal como visita, podendo ser negócio, compras, ou visita a amigos e parentes. As exposições temporárias são importantes para atrair a população local, pois a mudança periódica das obras expostas nos museus faz com que as pessoas que residem na cidade retornem para visitá-las novamente.

O metrô contribui para o crescimento de visitantes desses atrativos, principalmente dos que estão localizados no entorno das estações, em alguns casos, pelo fato do local visitado não oferecer estacionamento para automóveis. Além disso, a população prefere um meio de transporte rápido e seguro, condições que o metrô oferece, além de ter o custo mais baixo entre os meios de transportes públicos juntamente com a tarifa do ônibus, com o valor de R$3,00.

Atualmente o metrô de São Paulo está expandindo e modernizando as suas linhas, sendo utilizado por pessoas que possuem ou não automóvel próprio. É importante para a cidade, servindo não só para trabalho ou estudo, mas também nas horas de lazer do paulistano. Segundo a pesquisa realizada nos museus, a maioria dos visitantes prefere se deslocar em seus momentos de lazer com transporte público, desde que este ofereça condições satisfatórias aos seus usuários.

O metrô incentiva o crescimento do interesse na cultura para a população da cidade por meio de diversos projetos, mas pode ser mais atuante, se observado que a maior parte dos entrevistados nos museus sente falta de mais informações sobre os atrativos culturais em São Paulo, além de conhecerem pouco dos atrativos localizados no entorno. Foi constatada que a maioria das pessoas gostaria que houvesse nas estações do metrô mapas informativos sobre os atrativos culturais do entorno, não só com o endereço, mas também que oferecesse informações sobre o atrativo. A divulgação é importante pelo fato do metrô contar com um grande fluxo de usuários diariamente, os quais moram nas mais diversas localidades da cidade, e também por pessoas que não residem em São Paulo, principalmente aos finais de semana.

É importante o investimento no transporte público aumentando a frota e oferecendo serviço de qualidade, para facilitar o deslocamento das pessoas quando estão a lazer, diminuindo a quantidade de automóveis nas ruas e

(16)

16 consequentemente o trânsito na cidade. Os atrativos culturais precisam ter mais informações, tanto para as pessoas que moram na capital paulista quanto os turistas vindos de fora da cidade, por meio de hotéis, agência ou qualquer veículo de comunicação que possa ajudar a difundir o atrativo.

Em São Paulo o metrô tornou-se fundamental para a população como meio de transporte, utilizado também para o acesso aos atrativos, auxiliando no crescimento da atividade turística na cidade. Entre os meios de transporte é a melhor opção para evitar o trânsito constante na capital. A expansão de suas linhas é importante para que os turistas tenham mais facilidade de acesso, sobretudo em época de grandes eventos. A realização da abertura da Copa do Mundo em 2014 na capital paulista contribuirá para a divulgação de toda a cidade, inclusive dos museus e centros culturais, e neste contexto está inserido o metrô, que certamente será utilizado por uma grande quantidade de turistas provenientes de várias partes do mundo.

Em um grande evento como a Copa do Mundo de Futebol, a cidade será mostrada para diversos países, sendo importante que atenda satisfatoriamente o público visitante durante o evento. Para isso deve existir uma preparação adequada, com placas de sinalização em todas as estações em outros idiomas além do português, e também qualificar os funcionários para oferecer um adequado atendimento aos turistas estrangeiros, inclusive com algumas pessoas bilíngües.

Portanto um planejamento eficaz de divulgação dos museus e centros culturais realizado pelo metrô é importante para o crescimento da visitação aos atrativos culturais em São Paulo, pois além de servir como meio de transporte e facilitar o acesso, pode ser utilizado como veículo de comunicação, divulgando e incentivando as pessoas a visitar estes atrativos.

8 Referências

BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. 9 ed. São Paulo: Editora Senac, 2003.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Turismo e ordenação no espaço urbano. Porto Alegre: Edição dos Autores, 1999.

(17)

17 COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO. Website institucional. Disponível em: <http://www.metro.sp.gov.br>. Acesso em: 25 abr. 2011.

DANON, Diana Dorothea; FRAGELLI, Marcello. O Metrô de São Paulo. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 1975.

DI RONÁ, Ronaldo. Transportes no Turismo. São Paulo: Editora Manole, 2002.

GASTAL, Susana. O produto Cidade: caminhos de Cultura, caminhos de Turismo. Porto Alegre: Edição dos Autores, 1999.

GOMES, Denise Maria Cavalcanti. Turismo e museus: um potencial a explorar. In: FUNARI, Pedro Paulo; PINSKY, Jaime. Turismo e Patrimônio Cultural. São Paulo: Editora Contexto, 2003.

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO. Website institucional. Disponível em: <http://www.masp.art.br>. Acesso em: 25 abr. 2011.

PALHARES, Guilherme Lohmann. Transportes Turísticos. São Paulo: Editora Aleph, 2002.

PAOLILLO, André Milton; REJOWSKI, Mirian. Transportes. São Paulo: Editora Aleph, 2002.

PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Website institucional. Disponível em: <http://www.pinacoteca.org.br>. Acesso em: 25 abr. 2011. PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Website Institucional. Disponível em: <http://www.saopaulo.sp.gov.br>. Acesso em: 22 dez. 2011.

São Paulo Turismo. Website Institucional. Disponível em: <http://www.spturis.com>. Acesso em: 5 fev. 2012.

TELES, Reinaldo Miranda de Sá. Turismo urbano na cidade de São Paulo: o deslocamento do CBD e seus reflexos na hotelaria. São Paulo: 2006.

VASCONCELLOS, Camilo de Melo. Turismo e Museus. São Paulo: Aleph, 2006.

(18)

18

Anexo 1 – Atrativos Culturais em São Paulo

Museus e Centros Culturais Linha Estação

Arquivo do Estado 1 Azul Portuguesa-Tietê

Biblioteca de São Paulo 1 Azul Santana

Casa das Rosas 2 Verde Brigadeiro

Catavento Espaço Cultural da Ciência 3 Vermelha Dom Pedro II Centro Cultural Banco do Brasil 1 Azul São Bento

Centro Cultural de São Paulo 1 Azul Vergueiro Centro Cultural Jabaquara 1 Azul Jabaquara

Centro da Cultura Judaica 2 Verde Clínicas Centro de Exposições Imigrantes 1 Azul Jabaquara

Instituto Itaú Cultural 2 Verde Brigadeiro Instituto Tomie Ohtake 4 Amarela Faria Lima

Memorial da América Latina 3 Vermelha Palmeiras-Barra Funda

Memorial do Imigrante 3 Vermelha Brás

Museu da Imigração Japonesa 1 Azul Liberdade

Museu da Língua Portuguesa 1 Azul Luz

Museu de Arte de São Paulo (MASP) 2 Verde Trianon-Masp Museu de Arte Contemporânea (MAC) 4 Amarela Butantã

Museu de Arte Moderna (MAM) 1 Azul Ana Rosa

(19)

19

Museu do Futebol 2 Verde Clínicas

Museu Lasar Segall 1 Azul Vila Mariana

Museu Memória do Bixiga 2 Verde Tianon-Masp Museu Paulista / Ipiranga 2 Verde Alto do Ipiranga

Pátio do Colégio 3 Vermelha Sé

Pinacoteca do Estado 1 Azul Luz

(20)

20

Anexo 2 – Diagrama esquemático sobre os museus e o metrô da cidade de São Paulo

(21)

21

Anexo 3 - Questionário de pesquisa do perfil de visitantes

dos museus de SP

Nome do museu visitado: ______________________ Data: ___ / ___ / ______

1. Bairro de Residência: __________________________________ 2. Cidade: __________________________ 3. UF:______ 4. País:__________________ 5. Idade: _______ anos 6. Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino

7. É a primeira vez que você visita este museu? a. Sim

b. Não

8. Quantas vezes você visitou museus nos últimos 12 meses? a. 1

b. 2 c. 3 a 4 d. 5 a 8 e. Mais de 8

9. Qual o(s) meio(s) de transporte utilizado para chegar a este museu hoje? a. Metrô b. Ônibus c. Trem d. Bicicleta e. Taxi f. Automóvel privado g. Nenhum

(22)

22

10.Possui automóvel (carro ou moto)? a. Sim

b. Não

11.Qual o nível de importância de cada aspecto a seguir na escolha do meio de transporte para vir ao museu hoje?

Muita importância Média importância Pouca importância a. Rapidez b. Custo c. Conforto d. Segurança e. Outro. Qual:

12.Você utiliza o metrô frequentemente? a. Sim

b. Não

13.Se Sim, em média quantos dias por semana você usa o metrô? a. 7

b. 4 a 6 c. 2 a 3 d. 1

e. Menos de 1

14.Qual o motivo da utilização do metrô? (assinale todos os motivos) a. Lazer

b. Trabalho c. Estudo

d. Visita a amigos e parentes e. Outro. Qual:_______________

(23)

23

15.Indique seu grau de concordância com as afirmações a seguir: Concordo plenamente Concordo parcialmente Discor do a. Minha facilidade de acesso a este

museu foi um fator determinante para esta visita

b. Quando estou passeando, prefiro me locomover em transporte público

c. Sinto falta de mais informações sobre os atrativos culturais em SP

16.Qual o principal motivo desta sua visita ao museu? a. Apreciação a arte ou história

b. Acompanhar amigos ou familiares c. Curiosidade

d. Trabalho e. Estudo

f. Outro. Qual:_______________

17.Qual o seu grau de conhecimento sobre as atrações culturais desta região da cidade?

a. Conheço todas as atrações culturais b. Conheço algumas atrações culturais

c. Não conheço mais nenhuma atração cultural

18.Você gostaria que houvesse mapas informativos nas saídas das estações do metrô informando as principais atrações culturais no entorno?

a. Sim b. Não

Referências

Documentos relacionados

RESUMO: O presente artigo resulta de algumas reflexões desenvolvidas em torno do projeto “Resgatando a História da Comunidade Cerquinha, valorizando nossas raízes”, projeto

A Companhia não possuía, em 30 de junho de 2017, instrumentos financeiros derivativos em aberto (a Companhia reconheceu uma perda com hedge de câmbio para contratos de derivativos

As armas de fogo utilizadas pelos servidores das instituições serão de propriedade, responsabilidade e guarda das respectivas instituições, somente poden- do ser utilizadas quando

,... Por exemplo, na produção de parafusos de metal, um desvio usualmente é conseqüência do aumento de temperatura resultante da fricção na produção contínua dos parafusos. Assim,

Não há indicação na norma, da necessidade de o advogado cumprir período de quarentena para exercer sua profissão contra a empresa a qual estava vinculado, portanto, ao fim e ao

exclusivamente de caráter simbólico, com um grupo de considerável força política – e que certamente reverteria em capital político para o próprio movimento de luta pela terra (as

A partir da produção do grupo, dos dados obtidos no questionário e de nosso interesse a respeito da atuação do pedagogo em diferentes espaços, definimos como objeto de

Em relação ao tema abordado os objetivos dos estudos foram: analisar na literatura nacional as informações referentes às condutas do enfermeiro perante o