• Nenhum resultado encontrado

ODS: conscientização e práticas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ODS: conscientização e práticas"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ODS:CONSCIENTIZAÇÃO E PRÁTICAS Área temática: Direitos Humanos e Justiça

Coordenador da Ação: Nadir Radoll Cordeiro1

Autores: Ernesto Augusto Garbe2, Fernanda Hansch Beuren 3 , Nilson Modro4,

Vera Maria Marques Santos5,Brenda Levandoski6João Henrique Faes Batisti7

RESUMO: Os 193 países-membros das Nações Unidas adotaram oficialmente a nova agenda de desenvolvimento sustentável, intitulada “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, realizada na sede da ONU em Nova York, em setembro de 2015. Essa agenda contém 17 Objetivos Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos 15 anos, até 2030. É extremamente importante tornar esses objetivos conhecidos pela população em geral, pois se não forem conhecidos, de que forma os objetivos podem ser alcançados? Considerando a penetração do rádio, a proposta é da Rádio Udesc FM Joinville, por meio de sua programação, influenciar na mudança cultural e na propagação de ações que atendam os ODS. Além da proposta de conscientização, pela rádio, pretende-se atuar na cooperativa de materiais recicláveis de São Bento do Sul, através do projeto de coaching e com isso tornar a cooperativa mais produtiva, com melhor qualidade de vida para seus cooperados. Apoiando a ideia da reutilização e venda de materiais descartados, a Secretaria do Município de São Bento do Sul apoia o projeto e cede espaço para um stand na EXPOAMA – feira e exposição que acontece anualmente na cidade. Para a participação nessa feira, os cooperados serão capacitados tanto no quesito atendimento, quanto no quesito de produção dos produtos. A participação na feira também tem como objetivo contribuir para que a comunidade possa conhecer formas de reutilizar/reciclar materiais estimulando a diminuição de descarte de resíduos no aterro sanitário.

Palavras-chave: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Cooperativa, rádio educativa, coaching.

1. Mestre, UDESC-CEPLAN, nadir.cordeiro@udesc.br 2. Mestre, UDESC-CEPLAN, ernesto.garbe@udesc.br 3. Doutora, UDESC-CEPLAN, fernanda.beuren@udesc.br 4. Doutor, UDESC-CEPLAN, nilson.modro@udesc.br

5. Doutora, UDESC- CEAD, veramarquessantos@gmail.com

6.Graduanda, Eng. Produção UDESC –CEPLAN brenda.levandoski@hotmail.com 7.Graduando Ciências Computação – UDES-CCT. joaobattisti@gmail.com

(2)

1 INTRODUÇÃO

A preocupação em tornar conhecidos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para aumentar o engajamento de autoridades locais e da sociedade civil na implementação e acompanhamento dos ODS e de colocar em prática algumas ações, foi o que estimulou a criação do Programa de Extensão “ Ods: Conscientização e Práticas. ” Nesse programa de extensão três projetos estão vinculados: 1) Projeto Radiofônico - que tem como objetivo elaborar programas na Rádio UDESC FM divulgando ações de entidades que atuam no Comitê Local, para estimular novas adesões; além de notícias sobre os temas dos ODS; 2) Projeto Coaching para cooperados - que tem como objetivo apresentar o Coaching como ferramenta de desenvolvimento Organizacional. 3) Lixo que não é lixo – tem como objetivo capacitar os cooperados para limpar e/ou transformar em novos produtos os materiais que foram descartados para expor e vender na Expoama (festa que acontece na da cidade), demonstrando a importância da reutilização/reciclagem de materiais – para isso, os cooperados receberão treinamento para quantificar o preço dos produtos, organizar o stand e atendimento ao cliente.

2 DESENVOLVIMENTO

O projeto na Rádio UDESC iniciou com a busca de uma identidade para o programa radiofônico - com a criação do nome, vinheta de abertura e encerramento para o programa. Houve apoio do Professor Jonatas Prateat, do curso de Design da Univille de Joinville – que envolveu os alunos da disciplina para a criação de uma campanha para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Houve seis equipes que apresentaram suas ideias. Foi montado um comitê de avaliação para escolher a melhor campanha, com representantes do Movimento “ Nós Podemos Joinville”. A escolha do trabalho da campanha publicitária visual também foi utilizada para o nome do Programa Radiofônico – “Sustentabilize-se” – que quer trazer a responsabilidade da sustentabilidade para todas as pessoas e não apenas para o governo ou empresários. Com essa campanha, mais 32 alunos conheceram os ODS com mais profundidade. Foi criada vinheta de abertura e encerramento e algumas entrevistas renderam além de divulgação de boas práticas, a adesão ao Movimento;

(3)

como foi o caso dos Engenheiros sem fronteiras – entidade filantrópica de caráter assistencial, que foi convidado a participar do programa pela forma sustentável como atua e pela contribuição social na cidade.

O projeto utiliza a metodologia de uma pesquisa ação. A pesquisa-ação é um tipo de investigação-ação, que é um temo geral para qualquer processo que siga um ciclo no qual se aprimora a prática pela oscilação sistemática entre agir no campo da prática e investigar a respeito dela.

Thiollent (2005) afirma que o planejamento de uma pesquisa-ação é muito flexível, contrariamente a outros tipos de pesquisas e não segue uma serie de fases rigidamente ordenadas, pois considera que há sempre pequenas divergências entre as circunstâncias e a dinâmica dos pesquisadores no seu relacionamento com a situação investigada.

Segundo Miguel et al. (2001), a pesquisa ação é uma pesquisa social com base empírica com associação em uma ação ou resolução de um problema coletivo, no qual os pesquisadores e os participantes da situação estão envolvidos de modo cooperativo e participativo.

3 ANÁLISE E DISCUSSÃO

Durante todo o projeto serão pesquisadas publicações e ações de empresas sob o olhar dos objetivos do desenvolvimento sustentável para serem transformadas em pautas do programa. Além das inserções na programação da Rádio UDESC; a partir do mês de setembro haverá um espaço no Jornal Udesc Cidade para divulgação de notícias dos ODS.

O programa de coaching na cooperativa de material reciclado está organizado para iniciar em agosto/2017, portanto, na data em que este artigo está sendo submetido, ainda não temos nenhum resultado efetivo. A Expoama também acontece em setembro, portanto, também ainda não temos os resultados, mas os cooperados já estão separando materiais que serão colocados à venda.

Uma aluna da disciplina do curso de Engenharia de Produção – que trabalha com vendas, foi até a cooperativa e ministrou uma palestra falando sobre

(4)

atendimento a clientes. Os cooperados fizeram uma avaliação bastante favorável da palestra e demonstraram interesse e entusiasmo.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O grande aumento da produção de lixo urbano criou um novo problema social: o acúmulo de lixo acima da capacidade dos aterros sanitários. Reciclar é uma maneira de lidar com o lixo de forma a reduzir e reusar. Fazer produtos novos a partir de materiais usados, reduz o volume do lixo, economiza os materiais e a energia usada para fabricação de outros produtos. Além disso, muitas vezes as pessoas que trabalham com material reciclado são descriminadas, mas de que forma mudar isso?

Cabe a Universidade o papel estratégico de influenciar a sociedade a adotar metodologias que estimulem a construção do desenvolvimento sustentável e que apoie a igualdade entre as pessoas. Cabe também, aplicar a compreensão de que a natureza pública da universidade se confirma na proporção em que diferentes setores da população brasileira usufruam os resultados produzidos pela atividade acadêmica, o que não significa ter que, necessariamente, frequentar seus cursos regulares. Assim, a programação da Rádio UDESC FM Joinville contribui para que a população de maneira geral tenha acesso a informação sobre os ODS; além disso o programa de extensão, traz benefícios para a cooperativa, com a proximidade de alunos e professores e de capacitação para os mesmos e traz também uma experiência diferenciada aos alunos e bolsistas dos cursos de graduação do CEPLAN.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Direção de Extensão do CEPLAN que nos dá todo o apoio no Centro e a Pró-reitora de Extensão da UDESC que nos beneficia com as bolsas e recursos financeiros; agradecemos também a Sandra A. de Lima Carvalho Machado, atual presidente da cooperativa, e toda a equipe de cooperados que nos concedem espaço para desenvolver os trabalhos.

(5)

REFERÊNCIAS

a) Artigos de revistas:

COGO, Paulo Sérgio Fernandes. COACHING APRECIATIVO: UMA ABORDAGEM POSITIVA DO COMPORTAMENTO E DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO TRABALHO. Negócios e Talentos, v. 2, n. 10, p. 105-112, 2014. REZENDE, Maria José de. O que os Relatórios do Desenvolvimento Humano das Nações Unidas indicam em relação à interdependência de diversos indivíduos, instituições, organizações e países?. Revista Política Hoje, v. 20, n. 1, 2011. SANTOS, Edvanderson Ramalho et al. Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental. Revista de Educação Pública, v. 22, n. 48, p. 103-123, 2013. b) Livros:

BELL, Chauncey. Prefácio. In: FLAHERTY. James. Coahing: desenvolvendo excelência pessoal e profissional. /tradução:Celso Roberto Paschoa. Rio de Janeiro.

QualityMarck. 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Construção de Talentos: A s Novas Ferramentas de Gestão de Pessoas. 5. ed. São Paulo: Elsevier, 2005.

MIGUEL, P. A. C. Qualidade: Enfoque e Ferramentas. São Paulo. Artliber Editora, 2001

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2005 c) WWW (World Wide Web) e FTP (File Transfer Protocol):

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável disponível em

http://www.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/atlas-do-desenvolvimento-humano/entenda-o-atlas.html [acesso em 03 set 2016]

Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Disponível em http://www.atlasbrasil.org.br/2013/ [acesso em 03 de set 2016]

KAMPF, Cristiane. Manuel Marcos Formiga. ComCiência [online]. 2012, n.141, pp. 0-0. ISSN 1519-7654.

Movimento ODS Santa Catarina. Disponível em http://nospodemos-sc.org.br/institucional/quem-somos/ [acesso em 07 set 2016]

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil disponível em http://www.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/rankings/idhm-municipios-2010.html [acesso em 03 de set 2016].

Referências

Documentos relacionados

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS; Graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT; Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal)

Inale, coloque o pé direito entre as mãos, flexione a perna direita a 90  graus, firme os quadris e pressione o calcanhar e a parte de fora do pé de trás no chão enquanto eleva

As várias áreas de melhoria, têm definidos os respetivos objetivos e metas a serem alcançadas, as ações a desenvolver, as tarefas específicas a serem executadas em cada

Será feita por meio de flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo. Duração: sem limite de tempo. Posição inicial: apoio de frente sobre o solo, com

Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 e 11, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o objetivo desta pesquisa é analisar a

Figura 7: Ovos de obtidos a partir de infecções experimentais em Mus musculus infectados a partir de larva do tipo Anfistoma emergidas de exemplares de Biomphalaria straminea (a)

A abertura teve a presença do conselheiro Alexandre Saliba, presidente da Comissão de Sistema Prisional do CNMP e coordenador do workshop, da

Acompanhando a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: subsídios iniciais do Sistema das Nações Unidas no Brasil sobre a identificação de indicadores nacionais referentes