• Nenhum resultado encontrado

A RELAÇÃO INTERTEXTUAL ENTRE LUCÍOLA DE JOSÉ DE ALENCAR E A DAMA DAS CAMÉLIAS DE ALEXANDRE DUMAS (FILHO) RESUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A RELAÇÃO INTERTEXTUAL ENTRE LUCÍOLA DE JOSÉ DE ALENCAR E A DAMA DAS CAMÉLIAS DE ALEXANDRE DUMAS (FILHO) RESUMO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

A RELAÇÃO INTERTEXTUAL ENTRE “LUCÍOLA” DE JOSÉ DE ALENCAR E “A DAMA DAS CAMÉLIAS” DE ALEXANDRE DUMAS (FILHO)

Autor: BATISTA, Priscila Galdino da Silva. Orientador: CERTO, Denise Schetino Bastos.

RESUMO

Este trabalho apresenta a questão das relações intertextuais entre o romance urbano “Lucíola”, do autor brasileiro José de Alencar, e do romance do autor francês Alexandre Dumas Filho “A Dama das Camélias” (traduzido por Walcyr Carrasco). Procuramos mostrar as características dos textos que analisamos e como eles dialogam entre si. As coincidências em vários aspectos nas obras assinalam um diálogo inegável.Esta pesquisa tem como objetivo a tentativa de desvendar alguns tipos de intertextualidade e ressaltar que o conhecimento de mundo é fundamental para a compreensão de textos.

(2)

ACORDOS ORTOGRÁFICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autor: COELHO, Regina.

Orientador: SILVA, José Carlos da.

RESUMO

Este trabalho revisita os períodos históricos definidores da expressão gráfica da língua portuguesa e resenha os sucessivos documentos nos quais foram registradas as tentativas de unificação das regras de grafia da língua no Brasil e em Portugal. Informa sobre a participação das demais nações lusófonas no processo de uniformização ortográfica. Examina especificamente o acordo de 1990, sancionado pelos governos brasileiro e português, respectivamente, em 2008 e 2009. Destaca as bases desse documento, expõe as alterações nas regras da acentuação gráfica, sumariza o emprego do hífen e explicita as duplicidades que viabilizaram a concordância entre os dois países, com assentimento dos demais signatários.

Palavras-chave: língua portuguesa; acordo ortográfico; unificação da escrita; ortografia.

(3)

ANÁLISE DE METÁFORAS EM LETRAS DE MÚSICA DE CHICO BUARQUE DE HOLLANDA

Autor: NASCIMENTO, Cristine Bichara do. Orientador: GOUVÊA, Maria Aparecida Rocha.

RESUMO

O compositor Francisco Buarque de Hollanda é considerado um dos ícones da Música Popular Brasileira, pela habilidade lingüística de sua produção e pela riqueza de recursos apresentados nas composições, principalmente, pelas metáforas. Este trabalho se propõe a analisar as metáforas presentes nas letras de músicas de Chico Buarque no período da ditadura militar, considerando o contexto histórico dessa época. Foram analisadas músicas apoiadas nas teorias de Andrade, Fiorin, Gardner, Winner, Baker, Lakoff, Johnson, Valente e Almeida. Constatamos que as músicas daquela época continham muitas metáforas implícitas, devido ao contexto histórico. Esse recurso permitia a expressão de forma subentendida, uma vez que tudo era censurado naquela época.

(4)

ANÁLISE DOS INTERTEXTOS NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

Autor: MARIANE, Jéssica de Souza.

Orientador: GOUVÊA, Maria Aparecida Rocha.

RESUMO

Este trabalho monográfico assume como finalidade analisar os intertextos nos textos publicitários e classificá-los, observando sua função semântica e ideológica dentro do contexto de produção, de forma a revelar a importância desse principio lingüístico no texto, com valor persuasivo, quando vão ao encontro do conhecimento cultural e de mundo do leitor.

(5)

ANÁLISE DOS NEOLOGISMOS PRESENTES NAS LETRAS DE MÚSICA DE “FUNK”

Autor: DAMASCENO, Roberta da Silva.

Orientador: GOUVÊA, Maria Aparecida Rocha.

RESUMO

O acervo lexical de uma língua está sempre se renovando. Nesse acervo, constantemente, surgem palavras novas criadas pelos falantes da língua, denominados neologismos. Essas unidades léxicas possuem uma intenção particular de inovação. Sabemos que a todos os falantes da língua portuguesa é permitido criar outras palavras, podendo ser ou não aceitos pela comunidade lingüística. Nessas inovações, os jovens e os profissionais da comunicação são os que mais contribuem para o léxico da língua. Neste projeto pretende-se analisar as letras do ritmo funk, do Bonde do Tigrão, identificando os neologismos presentes nas letras, bem como seus valores semânticos, considerando o contexto de produção e uso desse objeto lingüístico. Observamos que os neologismos mais presentes nessas letras analisadas são os semânticos. Esses neologismos são utilizados pelos compositores das letras para exprimirem sua identidade cultural.

(6)

AS CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES AUTOMOBILÍSTICAS PARA O LÉXICO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autor: ROSA, Célia Aparecida. Orientador: SILVA, José Carlos da.

RESUMO

Este trabalho de conclusão de curso investiga as contribuições das atividades automobilísticas para a expansão do léxico do português brasileiro (PB), abordando aspectos relativos à formação de novos vocábulos seja por adaptações fonéticas, morfológicas ou gráficas, seja por ressignificação de itens pré-existentes. Apoia-se em pesquisa de campo envolvendo mecânicos e condutores de veículos na cidade de Volta Redonda - RJ. Sua fundamentação foi propiciada por textos de gramáticos e linguistas, especialistas no âmbito da morfologia da língua portuguesa praticada no Brasil.

(7)

CAIXA DE SURPRESA DE LEITURA: PROJETO PEDAGÓGICO PARA DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO PARA ALUNOS DO 6º ANO DO

ENSINO FUNDAMENTAL

Autor: GIFFONI, Josiane Belo Galdino.

Orientador: GOUVÊA, Maria Aparecida Rocha.

RESUMO

Considerando a leitura um elemento no processo de aprendizagem, organização e construção do conhecimento, buscou-se através do referencial teórico um apoio para esta proposta de trabalho. Este trabalho discute a relevância do conceito do letramento para o ensino e a aprendizagem. O trabalho argumenta contra a limitação dos estudos do letramento à prática de alfabetização, e tem-se como finalidade levar ao aluno a compreender melhor o processo de leitura (não decodificação de signos) e assim proporcionar a melhoria do desempenho e o gosto pela leitura, criando e despertando o interesse do mesmo. Procuramos subsídios para o professor levar o aluno a trilhar o seu próprio caminho no desenvolvimento do hábito de ler, pois sabemos que a leitura é de fundamental importância para o estudo. O trabalho finaliza com a proposta de um projeto pedagógico para alunos do 6º do ensino fundamental.

(8)

ENSINO DE ORTOGRAFIA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autor: SOUSA, Moniqueane da Cruz Gonçalves. Orientador: CERTO, Denise Schetino Bastos.

RESUMO

Este trabalho monográfico assume como finalidade estudar o modo como se dá a aquisição da ortografia da língua portuguesa. Com o objetivo de verificar como a ortografia é abordada nos livros didáticos do ensino fundamental e médio, se esse tipo de ensino proporciona ao aluno uma real aquisição do sistema ortográfico, ou trata a ortografia como um mero exercício de treino e memorização. Diante dessas análises nos dispomos a propor atividades para um ensino sistemático da ortografia proporcionando aos aprendizes um tipo de aprendizado que lhes permitirá escrever com segurança outras palavras com o mesmo tipo de dificuldade, além de reconhecer que em certos casos não há regras e que é preciso memorizar as formas das palavras através do convívio com materiais impressos.

(9)

MANUAIS DIDÁTICOS DE LINGUA ESPANHOLA:

ANÁLISE DOS EXERCÍCIOS DE LEITURA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor: SAMPAIO, Tais da Rocha.

Orientador: CASTILLO, José dos Santos. Coorientador: AMORIM, Marcel Alvaro de.

RESUMO

Este trabalho monográfico tem como finalidade analisar as atividades de leitura contidas nos manuais didáticos de Espanhol “Esencial” (2007) e “Inter Acción” (2007). Esta análise partiu da necessidade de verificar se as atividades de leitura propostas nestes manuais seguem as orientações que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Estrangeira propõem, já que se trata do documento que rege o ensino de LE a nível nacional. Para tanto, foi proposta uma pesquisa interpretativista, com base na análise documental e de conteúdos, a fim de levantar os paradigmas de linguagem, texto e leitura defendidos pelos materiais. Foi concluído que, dos dois livros analisados, apenas um, o manual “Esencial”, considera as orientações do PCN, trabalhando com uma concepção interacional de linguagem, texto e leitura.

(10)

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO LÉXICO EM AULA DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autor: GUIMARÃES, Haydée Teixeira. Orientador: CASTILLO, José dos Santos. Coorientador: AMORIM, Marcel Alvaro de.

RESUMO

Este trabalho aborda o ensino e a aprendizagem do léxico da língua espanhola em aulas para crianças de sete a doze anos, no ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano. Objetivando a aquisição do vocabulário da língua estrangeira pelos alunos, sugere procedimentos que os docentes podem aplicar no trabalho com o léxico da língua em aprendizagem. Demonstra que o conhecimento do léxico da língua estrangeira favorece a comunicação em língua materna. Destaca a importância de um adequado uso do dicionário em salas de aulas. Para tanto são analisados questionários respondidos por professores de cursos de idiomas e escolas regulares.

Palavras-chave: aulas de língua estrangeira; aquisição do léxico; dicionários em aulas.

(11)

OS ANTROPÔNIMOS EM DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS

Autor: ASSUNÇÃO, Roseli Bicudo. Orientador: SILVA, José Carlos da.

RESUMO

Este trabalho examina a hipótese da existência de vínculos entre os nomes dos indivíduos, seus comportamentos psicossociais e seus movimentos dentro dos grupos em que vivem. Para tanto, busca apoio teórico em estudos antroponímicos de base etimológica e extrai seu corpus do romance Dom casmurro, do escritor brasileiro Machado de Assis. Após informar a etimologia dos nomes das personagens, examina os comportamentos de Glória, Capitu, Ezequiel e Bento Santiago.

(12)

VALORES SEMÂNTICOS DA CONJUNÇÃO COORDENATIVA ADVERSATIVA MAS EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS

Autor: SILVA, Juliana Germana da. Orientador: SILVA, Cláudia Maria Gil.

RESUMO

Esta pesquisa pretende analisar os valores semânticos da conjunção coordenativa adversativa mas em textos publicitários, na medida em que se observam as diferenças semânticas deste conector nos discursos publicitários em que é utilizado. Dessa forma, busca-se a compreensão desses valores semânticos estabelecidos pelo operador argumentativo mas como elemento de conexão, salientando a sua interdependência semântica para configurar a argumentação mais forte: a tese.

Palavras-chave: valores semânticos; conjunção mas; operador argumentativo; interdependência semântica.

Referências

Documentos relacionados

As variedades linguísticas registradas no Atlas Linguístico da Mesorregião Sudeste de Mato Grosso evidenciam a influência da fala de outras regiões do Brasil, como ficou

limitações no uso do sistema de informação; isolamento do Serviço de Atenção Domiciliar em relação aos demais serviços da rede de saúde; limitações da Atenção Básica

Através do experimento in vivo, verificou-se que o pó nebulizado de nanocápsulas (Neb-NC) é efetivo na proteção da mucosa gastrintestinal frente à indometacina, enquanto que os

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

We approached this by (i) identifying gene expression profiles and enrichment terms, and by searching for transcription factors in the derived regulatory pathways; and (ii)