• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Doutorado em Psicologia Área de Concentração: Psicologia Social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Doutorado em Psicologia Área de Concentração: Psicologia Social"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

PRO GRAMA DE PÓS -GRADUAÇÃO STRICTO SE NSU E M PS ICOL O GIA Doutorado em Psi cologia

Área de Concen tração: Psi cologi a Soci al

EDITAL

EXAME DE SELE ÇÃO Ingresso em 2015/ 2

A Uni versi dade S al gado de Ol iveira, por interm édi o da R eitoria, faz s aber a todos os int eress ados que, nos t ermos do pres ente edi tal , fará reali zar o Exam e de S el eção para o Programa de Pós -Graduação em Psi cologi a (PP GP), Curso de Doutorado, Área de Concentração – Psi cologi a Soci al – (Homologado em Reuni ão Ordinári a do C NE de 6 a 8 de m arço de 2012, conform e P arecer nº. 133/2012), no perí odo de 13 a 15 de j ulho de 2015 , com iní cio das aulas previst o para 10 de agost o de 201 5 .

1. DAS DIS POSIÇÕ ES PREL IMINARE S

1.1. O processo de s eleção s erá regido por est e edit al e executado pel a Coordenação do Program a de P ós -Graduação em Psi cologi a da Uni versi dade S al gado de Olivei ra.

1.2. O present e edit al destina -se a candidat os para o preenchimento de vagas no curso de Dout orado do P rograma de P ós -Graduação em Psi col ogi a.

1.3. A concretização da ins cri ção subentende que o candidato est á de acordo com o present e edit al .

1.4. Todas as fas es do ex ame de sel eção serão realiz adas na Universidade Sal gado de Oli vei ra, C am pus Nit erói.

2. PÚBLI CO -AL VO

Port adores de diploma de M est re em Psicol ogi a e/ ou áreas afins , expedido por Curso de Pós-Graduação stricto-sensu reconhecido pela CAPES.

3. DAS INS CRIÇÕ ES

3.1. Prazo: As inscrições est arão abert as no período de 04 de mai o de 2015 a 1 0

de j ulho de 201 5 e deverão ser realiz adas de segunda a sexta, das 8h às 1 7h, no P rogram a de P ós-Graduação em Psicologia da Universi dade Sal gado de Olivei ra, situado à rua Marechal Deodoro 217, 2º andar, C entro, Nit erói, CEP 24030 -060. Maiores informações

(2)

poderão ser obti das na Secretari a do Program a , por mei o do t el efone (21) 2138 -4926 ou e-mail: pgpsi cologi a@nt.universo.edu.br .

Não s erão aceit as ins cri ções vi a fax e/ ou correi o eletrôni co.

3.2. Do Pagamen to: Os candidatos deverão efetuar a inscrição na Secretaria do Programa e

pagar o valor de R$ 100,00 (cem reais), relativo à mesma, em qualquer agência bancária. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do processo seletivo por conveniência da Coordenação do Programa.

3.3. Da op ção: No ato da i nscri ção o candidato deverá indi car a linha e t em áti ca

de pesqui sa as quais des eja vincular -s e. Inform ações det alhadas sobre as li nhas de pes quis a, t emáticas e respectivos profess ores ori ent adores encontram -s e no Anexo II.

3.4. Da docu men tação: O candi dat o dev erá anexar à ins crição os docum entos

abaixo di scrimi nados .

 Cópi a da C art eira de Ident idade.

 Cópi a do CP F.

 Um ret rato 3x4, recente.

 Cópia autenticada de diploma de curso superior de duração plena em Psicologia e/ou áreas afins, emitido por instituição reconhecida pelo MEC.

 Cópia autenticada do Diploma de Mestre em Psicologia e/ou áreas afins, expedido por Curso

de Pós-Graduação stricto-sensu reconhecido pela CAPES ou Declaração de Concl us ão de Curso de M est rado em Psicologi a e/ou áreas afi ns, expedido por Curso de Pós-Graduação stricto-sensu reconhecido pela CAPES (O candidato que apres ent ar Declaração de Conclus ão de C urs o terá o prazo de 1 (um) ano a parti r da m atrícula para apresent ar o Dipl om a, sob pena de cancel am ento da m at rí cul a).

 Cópia autenticada do Históri co Escol ar do Mes trado em Psi cologi a e/ou áreas afi ns, expedido por Curso de Pós-Graduação stricto-sensu reconhecido pela CAPES

 Três cópi as de currículo Lattes (http:/lattes.cnpq.br) atualizado, acompanhado dos docum entos comprobatórios , em um a vi a.

 Ant eproj eto de pes quisa de t es e, em t rês vias , conforme m odelo no Anexo I, o qual deverá estar vincul ado a um a das li nhas de pes quis a e temáti cas do curso.

Parágrafo Úni co : Toda a docum entação deverá s er entregue no ato da ins cri ção,

dentro de t rês en vel opes pardos , com o nom e do candidato, linha de pes quis a e tem áti ca pret endi da s, na Secret aria do PPGP . As informações prest adas são de intei ra responsabili dade do candi dat o, dis pondo a C oordenação do P rogram a d o di rei to de excl uir do processo seleti vo o candidat o que fornecer document ação incom pleta ou dados com provadament e inverídi cos.

3.5. Da ins cri ção por p rocuração: s erá admit ida a ins cri ção por t ercei ros

medi ant e procuração do interess ado, acom panhada de cópia l egível de document o de identidade do candi dat o e do procurador. Esses docum ent os s erão retidos. Não h á necessidade de reconhecim ent o de fi rm a da procuração.

O com provant e de inscri ção será entregue ao procurador, após efetuada a inscri ção.

O candidat o inscri to por procuração assum e total res pons abi lidade pel as inform ações prest adas por seu procurador, arcando com as conseqüênci as de event uai s

(3)

3

erros de seu repres entant e no preenchim ento do formul ário de ins crição e em sua entrega.

4. DA SEL EÇÃO

4.1. An ális e do an teprojeto de pesquisa de tese

Os ant eproj etos devem t er ent re 10 e 20 páginas e s erão aval iados pel os profess ores da li nha de pes quis a e t emát ica aos quai s se dest inam , levando em conta s ua qualidade teórico -m etodológica e adequação aos int eres ses de pesquis a dos eventuais profess ores orientadores.

4.2. Prova Es cri ta d e Conh eci mentos em Pesqui sa (S em consult a).

A P rova Es crita de Conhecimentos em P esquis a consisti rá no desenvolvim ent o de questões sobre M etodologia de P esquis a em Ps icologi a e Anál ise de Arti gos Cientí ficos.

O candi dat o som ent e poderá reti rar -s e do local de realiz ação da prova depois de decorridas duas horas de s eu iní cio.

4.3. Prova d e Lín gu a Ingl es a (Com cons ulta).

A P rova Es crita de Língua Inglesa constará de t radução de texto de conteúdo rel acionado às linhas de pesquis a e t em áti cas do Curso de Doutorado. O candidat o soment e poderá reti rar -s e do local de realização da prova após decorri das duas horas de seu iní cio.

4.4. Entrevis ta

A entrevi sta será realizada com banca de pelo m enos dois profess ores da linha de pes quis a na qual o candi dat o deseja desenvolver suas ativi dades e t erá por objetivo a argüi ção de seu ant eproj et o de t es e e de seu hi stóri co acadêm ico . Durant e a entrevist a, o candi dat o deverá i nici alm ent e expor brevem ent e s eu anteproj eto e sua traj etór ia acadêmi ca (10 minut os), enfatizando a pert inênci a de s eu projet o e de sua candi dat ura à linha de pesquis a e t em áti ca do Curso de Dout orado ao qual el e s e vincul a. Em s eguida, o candi dat o s erá argui do pel os m embros da banca .

Observação: Todas as et apas do proces s o sel etivo são de carát er eliminat óri o , com

exi gênci a de nota mí nim a i gual a 5,0 (ci nco), em cada uma das etapas e nota médi a mínim a de 7,0 (set e) para aprovação .

4.5. Cron ograma d o process o s el etivo

 Perí odo de Ins cri ção: 04/ 05/2015 a 10/07/201 5

 Prova Es cri ta de Lí ngua Ingl es a: 13/07/2015 às 09: 00 horas

 Prova Es cri ta de Conhecim ent os em P es quisa: 14/07/ 2015 às 09:00 horas

 Ent revist as: 15/ 07/2015

(4)

 Mat rí cul a dos sel eci onados: 20/07/ 2015 e 21/07/2015

 Reclassi ficação: 22/ 07/2015

 Reunião com novos alunos: 05/08/ 2015

 Iní cio das aul as : 10/ 08/2015

OBSER VAÇÃO:

Sob nenhum pret ext o haverá s egunda cham ada das provas e ent revist a, bem com o não s erá concedida vista ou revi são de prova, no process o de sel eção para o Doutorado.

5. DAS VAGAS

Serão fixadas em 10 o núm ero de vagas, est abel ecidas em função da disponibil idade de orient adores na ocasião do exam e, não havendo, cont udo, compromis so da instit ui ção de preenchê -las int egralm ente.

A cl as sificação s erá est abel ecida de acordo com a m édia geral das notas obt idas nas di ferent es etapas do processo s el etivo . Em cas o de empate, terá preferência o candi dat o que obtiver:

a) maior not a na prova de conhecim entos em pesquis a;

b) maior not a no ant epr ojet o, com o segundo cri t ério de des em pat e.

6. DAS MATRÍCUL AS

6.1. Os candidat os aprovados e cl assificados at é o limit e de vagas ofereci das t erão o di reito de s e m atricul ar obedecendo aos prazos e normas fixados pel a P ró -R ei tori a de Pós-Graduação e Pes quis a.

6.2. A matrí cul a s erá feit a conform e plano de est udos recom endado pelo program a.

7. DAS B OLSAS

8.1. O Programa de Doutorado poderá oferecer bolsas aos alunos aprovados no processo seletivo, de acordo com avaliação e critério da coordenação do curso. O gozo da bolsa está condicionado à avaliação semestral do bolsista no que diz respeito à disponibilidade horária e ao cumprimento das atividades exigidas pelo Programa.

8.2. Existe a possibilidade de obter bolsas da CAPES, sendo a modalidade da bolsa estabelecida conforme os candidatos tenham ou não vínculo empregatício.

8. DAS DIS POSIÇÕ ES GE RAIS

8.1. O present e exam e de seleção é válido somente para as mat rícul as efetuadas no segundo período l eti vo de 20 14 desta Uni versidade.

(5)

5

8.2. A Pró-R eit ori a de Pós -Graduação e P es quis a poderá baix ar i nst ruções com plem entares para a realização dess e exame de s el eção e para as m at rícul as, e decidi rá sobre os cas os omiss os.

8.3. Os alunos não cl assi fi cados deverão retirar a s ua document ação at é 30 di as após a realiz ação do exam e de sel eção.

9. I NFO RMAÇÕES ADI CIO NAIS

Os int eress ados poderão obt er m aiores inform ações junt o à Secret aria do Program a de P ós -Graduação em Psi cologia.

(6)

Anexo I

Modelo de Ant eproj eto de P esquis a de Tese

O candidato deverá apresentar por escrito, no momento da inscrição, um anteprojeto de pesquisa da tese que pretende realizar ao longo do curso. Este texto deve ter entre 10 e 20 páginas digitadas em folha A4,

incluindo referências bibliográficas, fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, e nele deverão constar:

1. Introdução

Na introdução do anteprojeto deverá se apresentado o tema escolhido para estudo e as razões que levaram a tal escolha, no que tange aos interesses e experiência profissional do candidato; a problemática de

investigação a ser abordada, no contexto do tema especificado, e sua relevância acadêmica e aplicada. 2. Fundamentação teórica

Descrição sucinta das principais linhas teóricas a serem consideradas para a fundamentação da problemática e dos objetivos de investigação apresentados no tópico anterior.

3. Objetivos

Apresentação das principais questões gerais e/ou específicas a serem respondidas por meio da pesquisa. 4. Metodologia

Descrição sucinta de como a investigação será desenvolvida, especialmente no que tange ao campo da pesquisa, as técnicas que se pretende adotar, os dados que se espera obter e a forma, ainda que inicial, de analisá-los.

5. Referências

Relação, em ordem alfabética, das obras efetivamente citadas no corpo do anteprojeto.

Observação: Na folha de rosto do anteprojeto, deverá vir indicada a linha de pesquisa e a temática para o qual ele está dirigido. É importante não esquecer que a adequação do anteprojeto aos interesses do professor escolhido terá peso relevante na avaliação do candidato.

(7)

7 Anexo II

Linha de Pesquis a I :

Desen volvi mento Sociocogniti vo, Relações Interpessoais e E ducação

Docen te: ADR IANA BENEV IDES S OAR ES

Temas d e Pesquisa: Ensino e Aprendi zagem; Adapt ação à Uni versi dade, Habi lidades

Soci ais; Treinamento em Habili dades S oci ais, Proces sos Sócio -cognitivos.

Docen te: MAR C IA MAR IA P ERUZZI E LIA DA MOTA

Temas de Pesqui s a: Des envolvimento Sócio -cognitivo e Li nguagem; Cont extos do

Desenvol vim ento e Habilidades M et alingüísti cas; P ráti cas de E nsi no e Al fabetização.

Docent e: R AFA EL MOUR A C OE LHO P EC LY WOLTER

Tem a s de P es quis a: Rel ações ent re pensament o e ação (es colas, empresas, uni versi dades ); Identi dade Soci al; R epresent ações Soci ai s; Pensam ento Soci al .

Docent e: VANESS A BAR BOS A R OM ER A LEME

Tem as de P esquis a: Habili dades Soci a i s; Proces sos de Sociabil ização na Es col a e na Famíli a; Vul nerabili dade e Resili ênci a; Transi ção da Adol es cênci a para a Vida Adulta.

Linha de Pesquis a I I

Cogni ção Soci al, O rganizações e T rab al ho.

Docen te: IONE VAS QUES -M ENEZES

Temas d e Pesqui sa: Aspectos O bjetivos e Subj etivos da R el ação Trabalho -Trabalhador;

Trabalho, Diversidade e Identi dade; Impli cações da Organização do Trabal ho na S aúde do Trabalhador; Trabal ho Inform al, Emprego-Desemprego; Ori ent ação para o Trabal ho e Desenvol vim ento de Carrei ra .

Docen te: LUC IA HELENA DE FRE ITAS P INHO FRANÇA

Temas d e Pesquis a: Envelhecim ent o : Atitudes; P reconcei t os ; Tem po Livre e Laz er;

Rel ações Famili ares , Soci ais e Afetivas; Programas Int ergeraci onais . Apos entadori a: Planej am ento, Decis ão e Bem -Estar, P rogram as de Preparação p ara Apos ent adori a - PPA e Segunda C arrei ra.

Docen te: LUC IANA MOUR ÃO CER QUE IRA E S ILVA

Temas d e Pesqui sa: Avaliação do R es ultado de Ações Educacionais em Organizações;

Desenvol vim ento Profis sional; Aval iação de Program as Soci ai s.

Docen te: MAR IA C R IST INA FERRE IR A

Temas d e Pesqui sa: Com portamento Organiz aci onal Positi vo; S aúde e Bem-Estar nas

Organizações; Engaj amento no Trabalho; Cultura Organizac ional; J usti ça nas

(8)

Referências

Documentos relacionados

Os critérios presentes na plataforma da Wikipédia (2018) apontam que “um tópico é presumido como notável se recebeu cobertura significativa de fontes reputadas e independentes

RESUMO – Este trabalho teve por objetivo estudar a seletividade dos inseticidas acefato, deltametrina, dimetoato, metamidofós, paratiom metílico e pirimicarbe a ninfas de último

Implantadas como alternativa para a formação de novos atletas para o futebol brasileiro, as escolinhas fizeram com que o futebol, que antes era jogado de forma aberta e espontânea

E para este tempo final, vejam vocês, assim como a Igreja do Senhor Jesus Cristo como grupo, e também cada indivíduo do Corpo Místico de Cristo com o mensageiro da Sua

E embora nós não devemos dar créditos a Stone pelo valor de face, ele sugere que houve dar créditos a Stone pelo valor de face, ele sugere que houve um culto do cogumelo no antigo

Com isso, o objetivo desde estudo foi avaliar o conforto térmico dos frangos de corte na fase inicial de criação, por meio da análise comportamental das aves, baseado em

Desde 2018, o Centro Brasil Design realiza, anualmente, o evento Design for a Better World que tem como propósito debater o papel do design frente aos

Chamomilla sobre a pele, as potencialidades desta espécie vegetal para o desenvolvimento de bioprodutos e a necessidade de métodos alternativos na terapêutica de