• Nenhum resultado encontrado

Relatório anual sobre as actividades do Comité Consultivo Relatório sobre o conjunto das actividades do Comité Consultivo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório anual sobre as actividades do Comité Consultivo Relatório sobre o conjunto das actividades do Comité Consultivo"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

(CONGRÈS–Doc 13) DDM.RAE 24.02.2012 Li.

U

P

POSTAL

UNIVERSAL

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 25º CONGRESSO

Relatório anual sobre as actividades do Comité Consultivo – Relatório sobre o conjunto das actividades do Comité Consultivo

Nota da Secretaria Internacional (Ponto 5b da ordem do dia)

1. Assunto

Apresentação ao Congresso do relatório sobre as actividades do Comité Consultivo durante o ciclo 2009–2012 e as recomendações deste último relativas às actividades a levar a cabo durante o ciclo 2013–2016.

Referências/parágrafos §§ 1 a 35

2. Decisão esperada

Tomar nota do presente relatório e aprovar as propostas do presente relatório e aprovar as propostas de ordem geral.

§ 36, anexo 1, Add 1 e Add 2

I. Introdução

1. O Comité Consultivo (CC) da UPU foi reconduzido pelo 24º Congresso da UPU. A base formal da sua constituição e do seu funcionamento está fixada pelo artigo 106 do Regulamento Geral.

2. O CC é uma das componentes cruciais do objectivo 4 (Favorecer o crescimento dos mercados e dos serviços postais) da Estratégia Postal de Nairobi (EPN) e em particular do programa 4.4 (Reforço da cooperação e da interacção entre todos os intervenientes do sector postal) deste objectivo.

II. Funcionamento do Comité Consultivo

A. Orientação estratégica

3. A UPU é uma organização intergovernamental cujos membros são países. A União reconhece três esferas de interesse dos membros à volta dos quais se estrutura, a saber; governo/regulação; operações; de acordo com os Actos da União e interesses do sector em sentido lato. Constituído para formalizar a «terceira esfera», o CC desempenha um papel de acompanhamento da abordagem contínua de abertura da União destinada a todos os intervenientes do sector postal e de adaptação às evoluções do contexto postal.

(2)

2

B. Objectivos

4. O CC tem como objectivo formulado representar os interesses do sector postal no seio da UPU e enquadrar um diálogo eficaz entre as partes interessadas. O CC desempenha um papel chave fazendo intervir o maior número possível de participantes nos trabalhos da UPU, conferindo maior valor à União junto do sector e aumentando a eficácia.

C. Composição

/

5. O CC é composto por organizações não-governamentais representando os clientes, os prestadores de serviços de distribuição, as organizações de trabalhadores, os fornecedores de bens e serviços que trabalham para o sector dos serviços postais e dos organismos similares que juntam particulares e empresas com interesse nos serviços postais internacionais. Se estas organizações estão registadas, devem estar num País-membro da União. O Conselho de Administração (CA) e o Conselho de Operações Postais (COP) designaram cada um, quatro membros para membros do CC. Os membros do CC para o período 2009–2012, as suas principais áreas de actividade e a sua cobertura geográfica estão listadas no anexo 1.

D. Meios financeiros

6. Os encargos de funcionamento do CC são divididos entre a União e os membros do CC, segundo as modalidades determinadas pelo CA. A fim de cobrir uma parte dos custos das reuniões e do funcionamento do CC e dos seus órgãos subsidiários, solicita-se a cada membro não-governamental do CC que pague uma quotização. O CC deve elaborar uma tabela diferenciada para as quotizações a fim de ter em conta as diversas capacidades financeiras dos seus membros.

7. Esta quotização estava fixada em 3000 CHF para o período 2009–2012. Uma organização membro depositou uma quotização de 2000 CHF devido à sua situação particular.

E. Gestão

8. Os trabalhos do CC são geridos pelo Presidente, Vice-Presidente e o Comité de Gestão do CC, em estreita colaboração com o Secretariado do CC na Secretaria Internacional.

F. Método de trabalho

9. O CC determinou a sua organização interna e modificou o seu próprio regulamento interno com a aprovação do CA.

10. Desde o 24º Congresso, o CC reúne duas vezes por ano na sede da União, ao mesmo tempo que o CA e o COP. Entre as reuniões, o Comité de Gestão do CC está encarregue de zelar pelo desenrolar dos trabalhos levados a cabo por este.

11. De acordo com o seu regulamento, o CC elaborou o seu próprio plano de actividades, implementado em 2009 para o período 2009/2010 e renovou para o período 2011/2012.

III. Actividades principais

G. Programas do Conselho de Administração e do Conselho de Operações Postais

12. Continuando o seu principal objectivo e tendo em conta a diversidade dos centros de interesse dos seus membros, o CC participou em muitos programas do CA e do COP.

13. O CC, que representa a terceira esfera no seio da UPU, promoveu um diálogo frutuoso entre as partes interessadas, incluindo os Países-membros da UPU. Para a cooperação entre as três esferas, foi alargada a participação dos intervenientes do CC nos programas e actividades do CA e do COP. Participando plenamente nesses programas, o CC contribuiu na elaboração de uma visão mais global das questões que dizem respeito ao sector postal e à distribuição e ao providenciar de indicações sobre a maneira como as decisões do CA e do COP incindem nas partes interessadas e nas suas actividades.

(3)

14. Os membros do CC interessaram-se e colaboraram nos trabalhos de vários grupos de projecto do CA e do COP em várias áreas de interesse. Estes trabalhos diziam respeito às seguintes áreas:

1o Reforma da União l

15. O CC tomou activamente parte nos trabalhos do Grupo de projecto «Reforma da União» participando em reuniões ordinárias e em consultas formais. Elaborou uma lista de princípios sobre o seu funcionamento futuro e informou periodicamente os membros do grupo de projecto das suas opiniões sobre as suas propostas. O CC considera que os seus membros sejam inteiramente integrados nas actividades do CA e do COP durante o ciclo 2013–2016 por razões de eficácia e de maior abertura da União aos intervenientes do sector postal alargado a diferentes níveis.

2o Estratégia postal de Doha

16. Durante o ciclo, o CC tomou parte nas reuniões e nas consultas da Comissão Mista 4 (Estratégia da União). Não apenas contribuiu na elaboração da Estratégia Postal de Doha (EPD) e dos seus indicadores de desempenho e prioridades, mas levou também a cabo um inquérito junto dos seus próprios membros sobre os seus interesses e prioridades para o período 2013–2016, integrando em seguida os resultados no processo de planificação.

3o Integração da cadeia de aprovisionamento

17. A participação dos actores externos nas questões relativas à cadeia de aprovisionamento continuou a ser um elemento de desenvolvimento nas áreas de actividade importantes: normas e endereçamento. A contribuição contínua dos membros do CC estabelece uma ligação essencial com os actores do sector postal alargado. Relativamente aos seus esforços sobre as normas S42 e S53, o CC continuou a interessar-se pelas normas e endereçamento.

4o Governança/questões transfronteiriças

18. O CC continuou a conceder uma atenção particular às questões relativas ao sector alargado e à relação com outras organizações (questões relativas às alfândegas, ao comércio e ao serviço universal) e mais recentemente, a inter-conectividade.

H. Projectos importantes (grupos de trabalho do Comité Consultivo)

19. O CC solicitou a todos os seus membros que formulem propostas relativas às actividades a levar a cabo como «grandes projectos», antes de mais para os fazer intervir nos seus trabalhos e nos do CA e do COP. Estes projectos, geridos pelos proponentes, na maior parte dos casos sem o apoio orçamental da UPU (excepção feita a alguns encargos administrativos), foram aprovados, pois estão alinhados com o mandato do CC e devem ajudar a UPU a atingir os seus objectivos.

Protecção da receita

20. A protecção da receita postal é considerada como uma grande realização do ciclo em curso. De acordo com a resolução C 19/2008 do 24o Congresso, o Grupo de Trabalho «Protecção da receita postal» do CC iniciou as suas actividades partindo de um livro branco sobre o assunto que circulou entre os membros da UPU e do CC. Além disso, em parceria com as Uniões Restritas e o Grupo «Segurança Postal» do COP, o grupo de trabalho ajudou os operadores designados – principalmente os dos países em desenvolvimento – a recensear, a seleccionar e a implementar técnicas eficazes e rentáveis em benefício da protecção da receita e contribuir assim para a viabilidade a longo prazo dos correios. O Grupo está apto a fazê-lo usando o conhecimento da Secretaria Internacional assim como os recursos em espécie dos membros do sector postal e do sector privado.

21. O grupo de trabalho:

– Chamou igualmente a atenção aos actores envolvidos nas questões ligadas à protecção da receita e às práticas exemplares:

• Organizando três ateliers regionais sobre a protecção da receita;

(4)

4

• Aconselhando o secretariado da PostEurop sobre a implantação de actividades regionais de protecção da receita na Europa;

• Apoiando a implementação de processos e de tecnologias de recuperação de receitas eficazes;

• Finalizando e difundindo um método da UPU de exame de procedimentos aplicados para a protecção da receita (com base em auditorias no terreno realizados nos correios da Tailândia e do Egipto);

• Definindo e elaborando (em cooperação com o secretariado do Fundo para a Melhoria da Qualidade de Serviço – FMQS) um modelo de projecto do FMQS e partilhando-o com os países;

• Organizando três ateliers regionais sobre a protecção da receita (Ásia/Pacifico, países Árabes e de África) assim como uma sessão sobre a protecção da receita por ocasião da POST-EXPO 2011.

22. O trabalho do grupo tornou possível pelo nível de apoio recebido dos membros do sector alargado ao longo do ciclo. As suas contribuições em espécie sob a forma de tempo precioso consagrado por especialistas foram a chave das realizações do grupo (grande inquérito, livro branco e ateliers regionais). 23. O CC preparou um projecto de proposta (Add 1) a fim de continuar as actividades da UPU de protecção da receita após o Congresso de Doha 2012, no âmbito dos objectivos da EPD.

Endereçamento

24. O CC participou nos trabalhos do Grupo «Endereçamento» e apoiou-os favorecendo o desenvolvimento e a implementação de normas de qualidade dos endereços e da limpeza de endereços no apoio às actividades de Direct Mail. Foi igualmente assegurada a coordenação com o Fórum para o desenvolvimento do Direct Mail relativa ao seu inquérito sobre os produtos e serviços de Direct Mail e em particular a possibilidade para os Países-membros da UPU em oferecer ou não serviços de alteração de endereços.

25. O CC continuou a apoiar a iniciativa da UPU «Um endereço para cada um – uma mensagem para o mundo» falando desta necessidade nas reuniões e conferências assim como dando conhecimento das informações de especialistas do ponto de vista dos actores postais. Trabalhou em estreita cooperação com o Grupo «Endereçamento» na elaboração de propostas relativas ao endereçamento a apresentar ao Congresso de Doha.

26. O CC organizou uma conferência sobre o endereçamento tendo com o alvo os intervenientes chave do sector alargado. Os assuntos abordados incluíam o desenvolvimento de dados de endereços e o acesso dos intervenientes a estes dados assim como o problema recorrente dos objectos que não podem ser distribuídos no endereço indicado.

Desenvolvimento sustentável

27. O Grupo de trabalho «Desenvolvimento sustentável» do CC aumentou o conhecimento da UPU relativamente a estas áreas da política e das práticas de desenvolvimento sustentável informando os grupos envolvidos do CA e do COP sobre as principais evoluções e práticas exemplares constadas actualmente ao nível de profissionais e das associações de trabalhadores. Recolheu também dados e integrou as experiências do sector privado dos trabalhadores e dos grupos de interesses especiais do CC nas actividades do Grupo de projecto «Desenvolvimento sustentável» do CA/COP. Começou a desenvolver uma rede de partilha de informações para recolha de dados relativamente a práticas exemplares e a levar a acabo actividades comuns a fim de promover o respeito do contexto e da responsabilidade social no seio dos correios e do sector da logística.

28. Estes esforços que visam abrir-se ao sector postal alargado, devem ser continuados por ocasião do próximo ciclo.

(5)

Aumento do número de membros

29. Sob orientação do seu Comité de Gestão e em colaboração com a Secretaria Internacional, o CC assegurou uma promoção eficaz, junto de potenciais membros, das vantagens que oferece a adesão concentrando-se nas áreas do sector postal sub-representadas na base de critérios geográficos, industriais e socioeconómicos. Durante a segunda parte do ciclo, o CC concentrou os seus esforços nos meios de ser mais representativo e eficaz e sobre a maior participação do sector nas actividades da UPU. Estes temas forma abordados no programa do Grupo de projecto «Reforma da União» e os resultados figuram nas propostas saídas dos trabalhos do grupo de projecto a apresentar ao Congresso.

IV. Avaliação

I. Segundo mandato do Comité Consultivo

30. O segundo mandato do CC representou um grande passo em direcção a uma maior abertura da UPU, sendo o CC uma via para melhor ter em conta as ideias, os interesses e as actividades dos intervenientes que participam nos trabalhos da União.

31. O CC continuou a oferecer à UPU a possibilidade de alargar o seu campo de influência no sector postal. Mesmo se na composição actual representa um grande leque de interesses, não conseguiu ainda envolver um número tão variado quanto possível de participantes. O CC considera que a sua manutenção é vital e que deve ser redinamizado oferecendo a possibilidade de a ele aferirem um maior número de intervenientes.

V. Papel e futuras actividades

J. Prioridades do Comité Consultivo para 2013–2016

32. São efectuados trabalhos importantes para elaborar e se acordar a futura EPD para 2013–2016, e o CC desempenhou um papel activo durante este processo. A fim de facilitar a sua participação, o CC obteve as opiniões dos seus membros sobre os programas estratégicos identificados pelo Grupo de projecto «Planificação da estratégia» na preparação da EPD, em particular a parte que apresenta o papel dos diferentes intervenientes da UPU na sua implementação.

33. A principal conclusão a reter das opiniões do CC sobre as prioridades futuras é que existe um largo consenso sobre o facto que a UPU deveria dar ênfase à melhoria da interoperabilidade das redes postais internacionais (uma vez que a interoperabilidade tem diversas facetas). Esta conclusão subentende que grandes quantidades de objectos são distribuídos fora da rede da UPU.

34. Além disso, o CC apoia fortemente as actividades de promoção de produtos e serviços inovadores, entre os quais o correi híbrido e os serviços de devolução e deseja adiantar no próximo ciclo a necessidade de chegar a um maior número de Países-membros e de grupos de intervenientes e seus trabalhadores a fim de recolher e partilhar melhor as práticas inovadoras e exemplares. Para isso foi preparado um projecto de proposta de ordem geral (Add 2)

35. Além disso, os membros gostariam que o CC desempenhasse um papel mais directo nos programas do COP e do CA relativamente à sensibilização sobre as questões ambientais e a responsabilidade social, as normas e o endereçamento assim como a inclusão do sector postal alargado na União e suas actividades.

VI. Conclusão

36. Solicita-se ao Congresso que tome nota do relatório e adopte as propostas XX e XX apresentadas pelo CA.

(6)

CA 2012.1–Doc 5b.Anexo 1.Rev 2 (CONGRÈS–Doc 13.Anexo 1)

U

P

U

UNIÃO

POSTAL

UNIVERSAL

Membros do Comité Consultivo para o período 2009–2012

Membro Implantação Cobertura geográfica

Principais áreas de actividade

1 Association for Postal Commerce (2009/2010) América (Estados Unidos) América (Estados Unidos) Questões postais nacionais

2 Digital Europe Europa Europa Tecnologias relativas ao

correio e tecnologias da informação e da

comunicação

3 Direct Marketing Association América (Estados Unidos) América (Estados Unidos) com filiações internacionais Marketing directo

4 European Multi-channel and Online Trade Association

Bélgica Europa Venda à distância/ por correspondência 5 Express Delivery and Logistics

Association (2009/2010) América (Estados Unidos) América (Estados Unidos) Serviços de correio expresso/de transporte de mensagens de logística 6 Federação Europeia de Direct

Marketing e Interactivo

Bélgica Europa Marketing directo 7 Global Envelope Alliance América

(Estados Unidos)

Internacional Comunicações em suporte papel 8 Global Express Association Suíça1 Internacional Serviços de correio

expresso/de transporte de mensagens

9 Associação Internacional dos Jornalistas Filatélicos

Europa Internacional Filatelia

10 Câmara de Comércio Internacional França Internacional Comércio internacional 11 Federação Internacional da

imprensa periódica

Grã-Bretanha Internacional Publicação de revistas

12 Federação Internacional das Câmaras Sindicais de Negociações em selos de correio

Europa Internacional Selos de correio

13 International Mailers Advisory Group América (Estados América (Estados Correio nacional e transfronteiriço 1

(7)

Unidos) Unidos)

14 Comité Internacional Olímpico Suíça Internacional Desporto (filatelia com a UPU) 15 International Publisher and Postal

Association (2010–2012)

Itália Europa Serviços postais nacionais e internacionais 16 Associação Internacional dos

Editores de Catálogos e Selos de correio

Europa Europa, África do Sul e Japão

Selos de correio e filatelia

17 Associação latino-americana dos operadores de correio expresso e dos operadores postais privados

Argentina América Latina Distribuição do correio

18 UNI Global Union Suíça1 Internacional Sindicatos/trabalhadores 19 União Mundial dos Cegos Variável Internacional Serviços para os cegos 20 Xplor International América

(Estados Unidos)

Internacional Sistemas de gestão de documentos electrónicos

Países-membros

21 Arábia saudita Representante do CA

22 Costa Rica Representante do CEP

23 Egipto Representante do CA

24 Espanha Representante do CEP

25 Grã-Bretanha Representante do CA

26 Japão Representante do CEP

27 Holanda Representante do CEP

28 Suécia Representante do CA

Nota: «Internacional» significa ter membros ou filiados em várias ou todas as regiões do mundo.

1

(8)

CA 2012.1–Doc 5b.Add 1 DDM 27.02.2012

U

P

U

UNIÃO

POSTAL

UNIVERSAL

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 25º CONGRESSO

Proposta de ordem geral

XX

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Resolução

Continuação dos trabalhos sobre a protecção da receita postal O Congresso,

tendo em conta

o relatório apresentado pelo Comité Consultivo sobre as actividades durante o período 2009–2012 (CONGRÈS−Doc 13),

considerando

que a protecção da receita faz parte integrante da segurança da cadeia logística global dos operadores designados e constitui uma prática comercial exemplar,

consciente

que as perdas de receitas de franquia, como demostrado pelos estudos da UPU, podem diminuir significativamente as receitas dos operadores designados provenientes do correio nacional e transfronteiriço, reduzindo assim a sua capacidade em atingir os seus objectivos financeiros, financiar as suas obrigações de serviço universal e responder às necessidades dos seus clientes,

igualmente consciente

que vários operadores designados chegaram a reduzir estes riscos identificando e medindo as perdas, introduzindo procedimentos, controlos, tecnologias e programas de formação eficazes e criando equipas especializadas na protecção da receita,

reconhecendo

que o desenvolvimento de tecnologias de identificação, de acompanhamento e de divisão dos objectos individuais, como o correio inteligente, ajuda os operadores designados a protegerem de modo mensurável as receitas de franquia em todos os estados da cadeia de tratamento tornando fiável a elaboração de manifestos, divisão e facturação do correio, melhorando a precisão das previsões e reduzindo os erros e as fraudes,

notando

que, desde o último Congresso, foi estabelecida uma colaboração efectiva apoiada por actividades conjuntas como análise de procedimentos de operações e ateliers regionais, entre o Comité Consultivo, os Países-membros da União e diversos intervenientes do sector, em particular organizações e empresas do sector alargado, o Grupo «Segurança postal» e as Uniões Restritas, em torno de um objectivo comum que é a chamada de atenção para a importância das receitas,

(9)

observando igualmente

que os Países-membros da UPU expressaram a necessidade de receber uma ajuda suplementar da União na implementação de actividades de natureza operacional, como programas de certificação, testes-piloto e organização de equipas de protecção de receita,

sabendo

que as novas actividades deveriam ser financiadas principalmente por recursos extra-orçamentais,

encarrega

o Conselho de Operações Postais, em consulta com o Comité Consultivo, de continuar as suas actividades de protecção de receita implicando os Países-membros da UPU e os participantes do sector alargado, valorizando:

– a continuação, em caso de necessidade, de diversas actividades de sensibilização dos dirigentes dos correios para a protecção de receita e de partilha das práticas exemplares,

– o desenvolvimento e a implementação de novos serviços facultativos como um programa de inspecção em função dos recursos extra orçamentais disponíveis visando avaliar, a pedido, a qualidade dos procedimentos de protecção da receita dos operadores designados;

– o desenvolvimento, igualmente em função da disponibilidade de recursos extra-orçamentais, de testes-piloto e de outros projectos operacionais visando reduzir as perdas de franquia, de modo mensurável, provando que o investimento nas actividades de protecção da receita é lógico no plano comercial,

solicita

ao Conselho de Operações Postais, aquando da elaboração destas actividades a:

– alargar a participação ao sector alargado incluindo, de modo não exaustivo, os membros do Comité Consultivo e de outros actores individuais,

– procurar as sinergias com os grupos do Conselho de Operações Postais encarregue da segurança postal, das normas e da eficácia das operações,

solicita igualmente

à Secretaria Internacional que apoie estas actividades, elaborando parcerias com as Uniões Restritas e na medida do possível, com outras organizações postais internacionais contribuindo para a implementação de estratégias regionais.

(10)

CA 2012.1–Doc 5b.Add 2.Rev 2 Tradução do Francês DDM 15.03 2012

U

P

U

UNIÃO

POSTAL

UNIVERSAL

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 25º CONGRESSO

Proposta de ordem geral

XX

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Resolução

Inovação enquanto elemento chave para um serviço postal activo e eficaz O Congresso,

notando

que as alterações importantes de ordem tecnológico, regulamentar e estrutural intervenientes no sector postal, apelam ao desenvolvimento de novos produtos e serviços postais inovadores,

reconhecendo

que, apesar da queda geral do volume de objectos de correspondência, este último continua sendo uma actividade de base dos Correios,

reconhecendo, além disso

a necessidade de adaptar os produtos e os serviços postais às novas exigências, tecnologias e possibilidades, assim como o papel chave da inovação no desenvolvimento de serviços postais de qualidade respondendo às necessidades das populações criando empregos úteis e reforçando a viabilidade dos serviços postais,

lembrando

a missão da UPU que é a de «estimular o desenvolvimento sustentável de serviços postais universais de qualidade, eficazes e acessíveis»,

tomando nota

do papel do Comité Consultivo como parceiro importante para encorajar a inovação e promover o valor e a importância dos intervenientes do sector postal alargado,

tomando nota, igualmente

dos estudos realizados pelo Comité Consultivo no sector postal ampliado para promover práticas postais sustentáveis

pede

aos Países-membros que desenvolvem produtos e serviços postais inovadores que respondam às necessidades dos utilizadores postais e reforcem a viabilidade dos operadores postais,

(11)

solicita

ao Conselho de Operações Postais e às Uniões Restritas que:

– promovam o tema da inovação nos seus programas e actividades durante o próximo ciclo do Congresso que terminará com o Congresso 2016;

– valorizem aquando das reuniões as práticas exemplares sobre produtos e serviços inovadores,

solicita, além disso

o Conselho de Operações Postais a incluir em seu programa de trabalho estudos e projectos que permitem identificar e promover as possibilidades, nomeadamente as soluções inovadores de correio híbrido, que as novas tecnologias oferecem ao sector postal

solicita igualmente

aos Países-membros que partilhem as suas informações sobre as práticas, produtos e serviços inovadores,

encarrega,

a Secretaria Internacional, para apoiar os programas do Conselho de Operações Postais de:

– pedir informações sobre os novos produtos e serviços inovadores aos Países-membros, aos operadores designados e seus empregados e ao Comité Consultivo;

– difundir as informações sobre as práticas exemplares em inovação por diversos suportes de comunicação utilizados pela União.

Motivos.− Ver CONGRÈS–Doc 13. O sector postal atravessa um período de mudança sem precedentes devido ao declínio dos volumes das correspondências, da rápida evolução do comportamento dos clientes, do aparecimento da era digital e de outros factores. Enquanto as correspondências são uma das actividades base dos correios e deve ser gerida como tal, mas é evidente que os Correios devem melhorar e desenvolver a sua gama de produtos e serviços a fim de os viabilizar.

Existem numerosos exemplos de invenção no mundo postal. Esta proposta visa sublinhar a importância da recolha de informações sobre as práticas, produtos e serviços inovadores dos Países-membros da UPU, dos actores postais e dos seus trabalhadores, e partilhar estas informações a fim de beneficiar os clientes, os correios e os seus trabalhadores. Trata-se, igualmente, de trazer uma reflexão inovadora ao sector de actividade tradicional que representam as correspondências.

Referências

Documentos relacionados

Atendendo ao disposto nos artigos 3.º, 20.º e 42.º da Lei nº 112/2009, de 16 de setembro, poderão existir colocações que, pela sua natureza sigilosa, não constam da presente

Em Novembro de 2012, a Fundação ACSantos e a Casa de Repouso Vale de Lobos estiveram na Alzheimer Portugal, onde foi estabelecido um protocolo entre esta última e a Instituição

Os resultados obtidos evidenciam que a cultivar BRS 421 OL, apresentou o melhor equilíbrio entre, diâmetro médio, comprimento total e volume de raízes, se comparado à média dos

Em 1993, é criado novamente o círculo judicial de Almada, abrangendo as comarcas de Almada e Seixal, Almada torna-se sede do tribunal de círculo; o tribunal de comarca de

PERIGO: Certifique-se de observar sempre as precauções básicas listadas abaixo para evitar ferimentos graves ou morte por choque elétrico, curto- circuito, danos, fogo ou

A exemplo disso, vale mencionar o fato de que, de maneira diversa dos proprietários de imóveis tombados, os quais em regra, são notificados sobre as restrições e impactos em

Como podemos ver, a profilmia está presente, ou, podemos mesmo dizer, a profilmia é a alma do cinema-verdade e do cinema vivido. No entanto, neste último, há uma primazia explícita

Em 2014, as acções do GMD na facilitação da participação da Sociedade Civil nos Observatórios de Desenvolvimento, nos auspícios do G20, devem ser reforçadas, e há duas