• Nenhum resultado encontrado

Manual de Instruções. Importantes orientações de segurança para o uso do barco. Por favor, leia e entenda o manual antes de usar o seu barco.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Instruções. Importantes orientações de segurança para o uso do barco. Por favor, leia e entenda o manual antes de usar o seu barco."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Manual de Instruções

Importantes orientações de segurança para o uso do barco

Por favor, leia e entenda o manual antes de usar o seu barco.

O barco é concedido para viagens em pequenos lagos, rios e

canais, onde a força do vento é de até 4 (isso significa, vento

moderado; entre 20 e 28km/h) e as alturas das ondas são de até

50cm.

(2)

ÍNDICE

INTRODUÇÃO --- 3

AVISOS IMPORTANTES --- 3

COMO INFLAR O BARCO --- 7

INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO--- 9

MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO--- 10

DESMONTAGEM--- 11

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS--- 11

(3)

INTRODUÇÃO

Parabéns pela compra do barco inflável! Por favor, leia este manual cuidadosamente antes de inflar, montar e usar seu barco. Também leia cuidadosamente o manual fornecido para o suporte para motor de popa.

Familiarize-se com as características do barco e do motor antes de usar. E se você é inexperiente em lidar com este tipo de barco, peça conselhos para um profissional.

Para a sua satisfação, é importante seguir os procedimentos de segurança adequadamente e as regras da hidrovia que se aplicam a todos os barcos. Sempre verifique as condições climáticas locais antes de utiliza-lo.

Tenha cuidado para não ser pego por correntezas em mar aberto, pequenos canais ou regiões de águas rasas.

Os trabalhos de manutenção e reparos no barco devem ser implementadas apenas por pessoas qualificadas e com a utilização de materias de boa qualidade. IMPORTANTE: Guarde este manual em um lugar seguro e seco em seu barco. Se esta será a primeira vez que você utilizará o barco, ou se você não está familiarizado com este tipo de barco, certifique-se de que você obteve todas as informações necessárias antes de conduzi-lo.

As informações a seguir irão apresentar detalhes da embarcação, os equipamentos fornecidos ou instalados e seus sistemas. Por favor, esteja familiarizado com cada parte da embarcação antes de usá-lo.

AVISOS IMPORTANTES:

Para aumentar a diversão e proteger a segurança dos passageiros e operadores que utilizam o barco, sempre observar os avisos de segurança a seguir:

- Este produto não é um equipamento salva-vidas. Use somente sob rigorosa vigilância competente. Nunca mergulhar este produto. Nunca deixe o barco dentro ou perto da água quando não está em uso. Nunca rebocar o barco através de qualquer veículo. A montagem e as operações devem ser feitas somente por um adulto.

- Os adultos devem inflar as câmaras em sequência. Se inflar o barco demasiadamente, o riscos de a câmara de ar estourar é muito alta ou poderá causar danos nas soldas.

- Reveja todos os requisitos de segurança regularmente. Nunca navegue sozinho.

- É necessário a utilização de salva-vidas para todas as pessoas a bordo do barco e principalmente para as crianças e pessoas que não sabem nadar. Estas pessoas precisam de instrução especial na utilização do salva-vidas.

- Tenha cuidado ao pisar ou subir a bordo do barco. Quando se mover dentro dele, procure se movimentar no centro, para ter uma boa estabilidade. Distribua o

(4)

peso dos passageiros, equipamentos, transmissões e acessórios uniformemente para que o barco fique estável.

- Não utilizar o seu barco em caso de suspeita de vazamento.

- Siga estas regras para evitar afogamentos ou outros ferimentos graves.

- CUIDADOS: É de responsabilidade do operador do barco obedecer todas as leis locais e estaduais relativas a segurança do barco e equipamentos de segurança necessárias. Por favor, consulte as autoridades locais para assegurar o cumprimento.

- Não deixe as crianças sozinhas no barco. Sempre certifique-se que pelo menos um adulto responsável está supervisionando todas as crianças e/ou aqueles que não sabem nadar.

- Sempre mantenha os equipamentos de segurança adequados no barco e em um local de fácil acesso.

- O número total de pessoas e peso total não deve exceder a informação impressa sobre o barco. Não exceda as capacidades máximas recomendadas. - Se você mora em uma área na qual não usará o barco durante todo o ano, é

EXTREMAMENTE RECOMENDADO que você o esvazie e seque-o

completamente, para após guardar em uma área protegida. Isso irá ajudar a ampliar a vida util do seu barco.

- AVISO: Solventes de limpeza domésticas, produtos químicos e outros líquidos (tais como ácido de bateria, óleo e gasolina) podem danificar o tecido do barco. - Em caso de vazamento ou mau uso, você deve verificar se há vazamentos, inspecionando a integridade estrutural do barco.

(5)
(6)

Dados Básicos

Código 001858 Medida inflada 3,35m x 1,39m x 50cm Potência máxima do motor 2.5 HP Capacidade

(pessoas) 4 adultos + 1 criança

Peso máximo

recomendado (kg) 380Kg

Acessórios

Ref. Descrição Fotos Contém

1 Kit reparo 1

2 Almofadas

+

+

3

3 Inflador 1

4 Remo 2

5 Sacola de transporte 1

6 Bolsa porta objetos 1

7 Suporte para motor de

(7)

COMO INFLAR O BARCO:

- Selecione uma área limpa livre de pedras, cascalhos ou outros objetos pontiagudos.

- Com cuidado, abra a barco. OBSERVAÇÃO: Para facilitar a instalação, é preferível montar o barco em um dia quente e ensolarado. Se houver tempo, expor o barco desenrolado à luz solar durante 1 hora ou mais, de modo que o material do barco fique mais flexível.

ATENÇÃO: Não arraste o barco, pois poderá rasgá-lo ou causar outros danos. Não nos responsabilizamos por danos causados devido ao uso incorreto.

Abaixo algumas advertências com relação ao uso incorreto do barco:

- Use somente o inflador para inflar o barco. Não use compressores de alta pressão de ar. É muito importante seguir a sequência numérica: se não inflar nessa sequência, o barco não ficará devidamente inflado. Cada câmara deverá ser bem inflada.

Se o barco for inflado durante o tempo frio e sem luz solar direta sobre o mesmo, é preciso ter cuidado para que não infle demasiadamente as câmaras. Pois, na medida que o ar interno se aquece devido ao aumento da temperatura ou por motivo da luz do sol, a pressão irá aumentar. O barco não está equipado com uma válvula de segurança, com isso, a pressão deve ser monitorizada em todos os momentos.

Depois de inflado, feche a tampa da válvula “A” em sentido horário com a mão. Atenção: Ao inflar cuidado para não exagerar ou usar o compressor de alta pressão. A pressão máxima para as câmaras de ar dos números 1 e 2 devem ser 0.15bar. E a pressão máxima para as outras câmaras de ar deve ser 0.10bar.

Ilustração das Válvulas de Segurança Embutida

Estrutura da válvula de segurança:

A-- Tampa da válvula B-- Boca do inflado C-- Botão de desinflar D-- Capa protetora

(8)

Para inflar:

- Retire a tampa da válvula “A” girando no sentido anto-horário rm 90° e conecte o

adaptador do inflador na boca do inflador “B”, após estes passos você já poderá

comaçar a inflar o barco, após inflado você poderá colocar novamente o tampa da válvula “A”.

Atenção: Não infle o barco com um compressor de alta pressão, pois poderá acarretar em danos no barco!

Desinflar:

Remova a tampa da válvula “A”, aperte o botão de desinflar “C”, com isso o

barco irá desinflar. Depois que você desinflou totalmente o barco, recoloque a tampa da válvula “A” novamente.

Montagem do remo:

Insira a haste dianteira e a haste traseira no encaixe das hastes, após rosqueie o mesmo para que as hastes possam ser fixadas. Em seguida, coloque a arruela plástica no remo, isso servirá para que o remo não deslize para dentro da água.

(9)

INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO

Adquira informações necessárias de uso e informe aos outros passageiros: Preparações para utilizar o barco

1. Obter informações sobre as leis locais, regulamentações e os riscos relacionados as atividades de água e da operação do barco.

2. Confira a previsão do tempo, as marés e as condições de vento.

3. Avisar para uma pessoa que não irá junto, qual é a sua previsão de retorno. 4. Explique as operações básicas do barco, para todos os passageiros.

5. Certifique-se que pelo menos um dos seus passageiros, pode operar o barco em caso de emergência.

6. Saiba como determinar a distância que você percorrerá com o barco, e lembre-se que com o mau tempo você poderá alterá-lo.

Verifique as condições do barco e dos equipamentos: 1. Verifique a pressão das câmaras de ar infladas.

2. Verifique se todas as válvulas de segurança estão corretamente fechadas. 3. Verifique se a carga está distribuída uniformemente no convés do barco. 4. Utilize um motor com a potência máxima de 2,5hp.

Verifique se os equipamentos de segurança obrigatórios estão a bordo, tais como:

1. Um salva-vidas para cada passageiro. 2. O inflador, kit reparo e kit ferramentas. 3. Os papéis e licença do barco (se necessário).

(10)

4. Luzes são necessárias se for navegar após escurecer. Regras que se deve observar durante a navegação:

1. Seja responsável e siga rigorosamente as normas de segurança. Não desobedeça essas regras, isso pode arriscar sua vida e das demais.

2. Aprenda a manter o controle do seu barco. 3. Respeite os regulamentos e as práticas locais.

4. As condições meteorológicas podem rapidamente alterar-se. Sempre certifique-se que você pode alcançar um abrigo rapidamente.

5. Não beba bebidas alcoólicas antes ou durante a operação de seu barco. Todos os passageiros devem manter-se sóbrios durante toda a viagem.

6. Mantenha o barco longe do fogo. Não fume a bordo.

7. Certifique-se que seus passageiros permaneçam sentados durante o uso do barco. Em movimento, águas agitadas ou durante curvas fechadas, todos os passageiros devem ficar sentados em seus assentos ou no chão.

8. Andar na borda do barco é ilegal na maioria das áreas e extremamente perigoso.

9. Sempre evite áreas onde os mergulhadores / nadadores estão na água. Manter uma atenção maior especialmente quando estiver utlizando o barco em locais perto de praias. Você deve ficar a uma boa distância dos mergulhadores (mínimo de 50 metros).

MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO

Limpe o seu barco depois do uso para evitar danos com areia, água salgada ou exposição ao sol. Use uma mangueira de jardim e um sabão neutro para lavar o seu barco. Certifique que o barco está completamente limpo e seco antes de guardá-lo, caso contrário, o barco poderá mofar.

Guarde todos os acessórios do barco em um local seco, com ventilação. Certifique-se de que todas as peças estão secas antes do guardá-las.

Você pode guardar o barco inflado ou desinflado. - Escolher um local seco e fresco para guardar o barco. - Não pendurar o barco.

- Não colocar objetos pesados ou pontiagudos sobre ele.

Atenção:

Solventes de limpeza domésticos, produtos químicos e outros líquidos (tais como ácido de bateria, óleo e gasolina) poderá danificar o tecido de PVC. Em caso de vazamento ou mau uso, você deve verificar se há vazamentos e inspecionar a integridade estrutural.

(11)

DESMONTAGEM

1. Remova todos os acessórios do barco como vara de pescar, remos e outros acessórios.

2. Abra todas as válvulas e esvazie o barco completamente.

3. Dobre o barco (certifique que o barco está limpo e seco. Veja o capítulo de Manutenção e Conservação acima).

4. Coloque o barco, o inflador, o remos dentro da sacola de transporte para o armazenamento.

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Quando você encontrar o barco e perceber que o mesmo está parecendo um pouco mole, pode não ocorrer apenas por motivo de vazamento. Em primeiro lugar, você deve verificar se as tampas das válvulas estão soltas. Se todas as válvulas estão em bom estado, o motivo desse problema pode ser por causa da variação de temperatura. Se o barco foi inflado no dia a uma temperatura mais alta, digamos, 35 º C, e se esfriar para 25 º C durante a noite, de modo que a pressão sobre o casco possa diminuir, o barco ficará mais macio na manhã seguinte.

Se as válvulas e a variação de temperatura não são as razões, você precisa começar a procurar um vazamento:

1. Posicione a área do vazamento: Você pode verificar o seu barco a partir de alguns metros de distância ou virá-lo para perto e verificar ao todo o barco. Qualquer vazamento grande pode ser visível.

2. Para identificar a localização do vazamento: coloque a parte do vazamento na água e sabão sobre a área suspeita. Qualquer furo produzirá bolhas. 3. Verifique o kit reparo.

(12)

REPARO

Pequenos furos podem ser reparados com o kit reparo que vem junto com o produto.

1. Encontre o furo.

2. Limpe bem a área em torno do furo para remover qualquer sujeira.

3. Corte um pedaço do material de reparo, em forma redonda, a qual deve ser maior do que a área danificada.

4. Aplique o adesivo em torno da área a ser reparada. Cubra com cuidado o local do vazamento e complete com cola nos lugares em que a remenda não esta bem colada.

5. Após ter colocado o adesivo sobre a área danificada, pressione com firmeza. 6. Aguarde 12 horas para o reparo secar. Depois de o remendo ter secado, aplica cola em torno das bordas para uma vedação completa (deixe secando novamento por 4 horas).

O motor que você pode utilizar no barco deve ter a potência máxima de 2,5hp. Antes da montagem do suporte para motor, por favor leia cuidadosamente o manual fornecido para o suporte de motor e para o motor.

Referências

Documentos relacionados

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

O Projeto ENNEREG – Regiões na construção do caminho para uma Europa da Energia Sustentável é financiado pelo programa Energia Inteligente – Europa sob o contrato

O modelo conceitual procura mostrar quais são os elementos de informação tratados pelo sistema, para que mais adiante se possa mostrar ainda como essa informação é transformada pelo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável são expressões que entraram no discurso político e académico e no vocabulário de todos os dias a partir da Conferência das

Este trabalho teve como objetivo diagnosticar e avaliar o desempenho dos serviços municipais de limpeza urbana do Estado de Mato Grosso do Sul, através da busca de dados a respeito

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma