• Nenhum resultado encontrado

CARGO PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARGO PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA I"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CONCURSO

PÚBLICO

02/2016

M

UNICÍPIO DE

P

ALMEIRA

D’O

ESTE

CADERNO DE PROVA

PROVA 2

CARGO

PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA I

NOME:_________________________________________ Nº INSCRIÇÃO

ASSINATURA: ______________________________

(2)
(3)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Professor Educação Básica I – P2 2

ANTES DE INICIAR A PROVA, LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

Aguarde a ordem do fiscal para iniciar a prova.

Você está recebendo o Cartão de Respostas, este Caderno de Prova e o Gabarito do

Candidato, certifique-se de que está tudo correto.

Este caderno contém 40 (quarenta) QUESTÕES OBJETIVAS, com 5 (cinco)

alternativas cada, sendo somente 1 (uma) a correta.

Confira no Cartão de Respostas seu nome e número de inscrição, tendo qualquer

divergência comunique o fiscal de sala.

No Cartão de Respostas, você deve preencher apenas um campo referente ao número

do seu caderno de Prova, com caneta esferográfica azul ou preta, sem ultrapassar a

borda.

Exemplo:

No Cartão de Respostas, você deve preencher apenas uma alternativa de cada

questão, com caneta esferográfica azul ou preta, sem ultrapassar a borda.

Exemplo:

A questão não assinalada, assinalada em mais de uma alternativa, emendada, rasurada,

borrada, ou que vier com outra assinalação que não a prevista será considerada nula.

O Cartão de Respostas deve ser assinado, sem amassá-lo, dobrá-lo ou rasurá-lo, pois

em hipótese alguma será substituído.

A prova terá duração de 4 (quatro) horas.

A saída definitiva do candidato da sala será permitida depois de transcorrida uma hora

do início da prova.

Os 3 (três) últimos candidatos que ficarem na sala terão que aguardar até que todos

terminem, para lavrar a ata de fechamento dos envelopes.

Ao sair, você entregará ao fiscal da sala o Cartão de Repostas e este Caderno de

Prova, podendo somente levar consigo o Gabarito do Candidato.

(4)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Professor Educação Básica I – P2 3

LÍNGUA PORTUGUESA

A charge de Tacho foi publicada originalmente no Jornal NH (Rio Grande do Sul) e retrata um assunto bastante discutido atualmente. Sobre ela responda às questões 1 e 2:

(Disponível em: <http://www.chargeonline.com.br>. Acesso em 07/10/2016)

1- A palavra "desnorteados" sofreu o(s) mesmo(s) processo(s) morfológico(s) que também ocorre(m) em:

a) Carinhosos. b) Recompor. c) Passatempos. d) Desfeitos. e) Debate.

2- Ao trocarmos o "SE O SUL" do início da charge por "CASO O SUL", como ficaria a nova construção?

a) ... se separar do Brasil. b) ... se separe do Brasil. c) ... separe-se do Brasil. d) ... seje separado do Brasil. e) ... separar-se-á do Brasil.

As questões de 3 a 10 referem-se aos textos I e II. Leia-os atentamente.

TEXTO I

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.

E uma banana pelo potássio.

E também uma laranja pela vitamina C.

Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes. Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.

Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia...

E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia. Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito. As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma). E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando. Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações. Ah! E o sexo! Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo – e nem estou falando de sexo tântrico. Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo! Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos junto com os seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher... na sua cama. Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

Agora tenho que ir. É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro. E já que vou, levo um jornal... Tchau! Viva a vida com bom humor!!!

(VERÍSSIMO, Luís Fernando. Exigências da vida moderna. Disponível em

<http://jornalismoantenado.blogspot.com.br/2010/02/exigencias-da-vida-moderna.html>. Acesso em: 01/10/2016.)

TEXTO II

Manter-se saudável e ativo é uma das grandes alegrias da vida. É importante sentir-se bem sempre, porém para manter a saúde é preciso cuidar dela diariamente. Assim, recomendam-se pequenos cuidados para que seu corpo e mente permaneçam em equilíbrio por muito mais tempo.

1. Beba água: A água faz muito bem ao organismo, ela atua em todas as funções do corpo hidratando-o e permitindo que a temperatura seja mantida. Por isso, é fundamental que

(5)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Professor Educação Básica I – P2 4

adultos bebam pelo menos 2 litros da água por dia para garantir um bom funcionamento de seu organismo.

2. Alimentação: Comer é fundamental para manter a saúde do corpo, no entanto, a ingestão de bons alimentos faz toda a diferença. O consumo diário de legumes e verduras precisa ser incentivado desde a infância, eles atuam de forma importante para manter o bom funcionamento do organismo. Os grãos, as carnes e as frutas também devem fazer parte das refeições, pois fornecem nutrientes que o corpo precisa para funcionar corretamente. É importante também consumir os alimentos com moderação para se ter uma vida saudável.

3. Exercícios físicos: Gostar de praticar exercícios físicos não é unanimidade, infelizmente. No entanto, é preciso incluí-lo nos hábitos diários de saúde. Afinal, "É melhor prevenir do que remediar". Sendo assim, mesmo que você não goste muito de praticá-los, faça isso pensando em sua saúde e bem-estar ao longo dos próximos anos. O importante é adquirir o hábito de praticar exercícios sempre.

4. Descanso: Ter momentos de relaxamento e um bom período de sono também auxiliam no bom andamento da saúde. Porém, com a vida corrida que muitas pessoas levam atualmente, esses momentos ficam cada vez mais escassos. Para começar você pode ter uma hora para dormir. Estipule com base no seu tempo de sono. Separe pelo menos algum momento na semana para momentos de lazer. Passeie, encontre amigos, faça uma caminhada, vá ao cinema, enfim, faça algo que goste. Dê esse presente para você mesmo.

5. Faça exames pelo menos uma vez por ano: Procure seu médico para exames de rotina, desta forma você poderá também prevenir o aparecimento de algumas doenças. Defina um mês em sua agenda e a cada ano, faça uma visita a seu especialista para um controle de sua saúde. Cuide de sua saúde, ela é indispensável para uma vida feliz!

(FINHOLDT, Renata. 5 cuidados básicos com a saúde para ter uma vida plena! Disponível em <http://familia.com.br>. Acesso em 04/10/2016.)

3- Sobre os dois textos podemos afirmar:

I. Ambos retratam as necessidades e preocupações com o "cuidar-se".

II. Em I, a veia literária do autor fica explícita devido ao gênero textual escolhido: a crônica.

III. O texto II poderia ser resumido em breves tópicos para ser colocado, em forma de cartaz, em postos de saúde. IV. O texto I pode ser considerado incompleto, pois não

alerta sobre a necessidade de procurar um médico para exames de rotina.

V. A diferença entre ambos reside, principalmente, no objetivo textual: o primeiro visa ao entretenimento, enquanto o segundo, ao aconselhamento.

VI. Em I, o autor chega à conclusão de que não temos horas suficientes no dia para realizar tudo o que é necessário para se ter uma vida saudável, por isso devemos descartar algumas "tarefas" diárias.

São verdadeiras:

a) I, II, III e V. b) I, IV, V e VI.

c) Todas.

d) Apenas II e III. e) Apenas III e VI.

4- Um dos recursos estilísticos bastante utilizado por Veríssimo no texto I é a ironia (figura por meio da qual se diz o contrário do que se quer dar a entender). As expressões abaixo comprovam esse uso, exceto:

a) "...que ninguém sabe bem o que é..." (linha 9)

b) "Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem." (linha 13)

c) "Fibra suficiente para fazer um pulôver." (linha 18)

d) "Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia..." (linha 29)

e) "Ainda bem que somos crescidinhos..." (linha 52)

5- Se, na expressão "É melhor prevenir do que remediar" (texto II), trocássemos o início "é melhor" por "é preferível", como ficaria a nova construção da frase de acordo com a norma culta da língua:

a) ... prevenir do que remediar. b) ... prevenir que remediar. c) ... prevenir a remediar.

d) ... mil vezes prevenir do que remediar. e) ... prevenir à remediar.

6- Nas frases selecionadas (do texto I) temos um caso de termos parônimos - palavras com escrita e pronúncia parecidas, mas com significado diferente: "Uma xícara de chá verde sem açúcar..." e "... mastigar pelo menos cem vezes cada garfada". Sabendo disso, assinale a alternativa em que o termo entre parênteses não completa corretamente o sentido da frase:

a) Diversos estudos afirmam que fazer uma breve (sesta) aumenta a produtividade no trabalho no período da tarde. b) A (cidra) é uma bebida alcóolica à base de maçã muito

produzida e consumida na Inglaterra.

c) A blusa nova ficou (destinta) na primeira lavagem.

d) Motoristas (insipientes) causam diversos acidentes nas rodovias do nosso país anualmente.

e) O artista (atuava) na peça representando um policial que adorava (autuar) em flagrante.

7- Na frase selecionada (texto I), qual é a função das palavras em destaque?

"... um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o

que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão)."

a) Conjunção; partícula de realce; conjunção causal.

b) Pronome relativo; partícula de realce; conjunção integrante.

c) Pronome interrogativo; conjunção concessiva; preposição. d) Conjunção integrante; preposição; partícula expletiva. e) Pronome relativo; pronome substantivo; partícula

(6)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Professor Educação Básica I – P2 5

8- Ao passarmos a frase "Separe pelo menos algum momento na semana para momentos de lazer. Passeie, encontre amigos, faça uma caminhada, vá ao cinema, enfim, faça algo que goste." para a negativa, teremos as seguintes formas verbais no imperativo:

a) Não separes; não passeia; não encontra; não faças; não vá; não faças.

b) Não separa; não passeie; não encontra; não faze; não vai; não faze.

c) Não separe; não passeia; não encontres; não faça; não vai; não faça.

d) Não separas; não passeie; não encontre; não faça; não vás; não faça.

e) Não separe; não passeie; não encontre; não faça; não vá; não faça.

9- Da frase a seguir, criada a partir da leitura dos textos, foram retirados os acentos indicativos de crase. Quantos

acentos seriam necessários (incluindo os casos

facultativos) para que fique de acordo com a norma culta da língua?

Aspirando a saúde e a longevidade, os autores mostram, cada um a sua maneira, o que devemos fazer e o quanto custa as pessoas ter uma vida saudável e adequada a atual

vida social. a) 2. b) 3. c) 4. d) 5. e) 6.

10- As conjunções destacadas nas frases abaixo podem ser trocadas, respectivamente, por qualquer uma das citadas nas alternativas sem que causem alteração de sentido, exceto:

I. "... não lembro bem para o que, mas faz bem". (texto I) II. "E você deve cuidar das amizades, porque são como uma

planta". (texto I)

III. "No entanto, é preciso incluí-lo nos hábitos diários de saúde". (texto II - 4º parágrafo)

a) I. que; II. que; III. portanto. b) I. porém; II. pois; III. todavia. c) I. entretanto; II. que; III. contudo.

d) I. só que; II. uma vez que; III. entretanto. e) I. no entanto; II. visto que; III. apesar disso.

MATEMÁTICA

11- Suponhamos que os estudantes de certa escola recém inaugurada sejam estimados, para daqui a X anos, pela função f(x)

152x

100. Daqui a dois anos, a quantidade de alunos na escola será de:

a) 1925. b) 1500.

c) 1825. d) 1900. e) 1475.

12- Um caminhão com capacidade para transportar T toneladas, faz a distribuição de ração em três granjas: X, Y e Z. Partindo com a capacidade total de carga, deixou

20 7 do total em X. Se em Y deixou 15 3 do que restou e em Z as últimas 13 toneladas, então T é:

a) 23 < T < 26. b) 15 < T < 22. c) 27 < T < 30. d) 30 < T < 33. e) 35 < T.

13- A média dos preços de 20 marcas de carro de uma montadora X era de R$ 45.000,00. Quando uma das marcas foi substituída por um novo lançamento com valor de R$ 32.000,00, essa média passou a ser de R$ 44.000,00. Nessas condições, é correto afirmar que o preço do carro que foi substituído era de:

a) R$ 32.000,00. b) R$ 38.500,00. c) R$ 52.000,00. d) R$ 48.200,00. e) R$ 42.500,00.

14- Quatro irmãos abriram uma sorveteria. O primeiro irmão investiu R$ 20.000,00, o segundo R$ 15.000,00, o terceiro R$ 8.000,00 e o quarto R$ 12.000,00. Os irmãos

combinaram que os lucros ou prejuízos que

eventualmente viesse ocorrer seriam divididos em partes proporcionais aos capitais por eles empregados. Nos primeiros três meses, houve um prejuízo de R$ 30.250,00. De acordo com essas informações, assinale a alternativa correta:

a) Os quatros irmãos pagaram nestes três primeiros meses R$ 7.562,00 cada.

b) Os irmãos pagarão R$ 11.000,00, R$ 8.250,00, R$ 4.400,00 e R$ 6.600,00 cada, respectivamente de acordo com a ordem de investimento inicial.

c) Os irmãos pagarão R$ 10.000,00, R$ 9.250,00, R$ 4.400,00 e R$ 6.600,00 cada, respectivamente de acordo com a ordem de investimento inicial.

d) O primeiro irmão pagará R$ 15.000,00 e os outros irmãos R$ 5.083,33 cada.

e) Os irmãos pagarão R$ 11.000,00, R$ 8.250,00, R$ 5.400,00 e R$ 5.600,00 cada, respectivamente de acordo com a ordem de investimento inicial.

15- Considere que uma pessoa decida investir R$ 1.000,00 durante um ano, e que foram apresentados em três instituições diferentes, os seguintes juros compostos:

● Instituição A: 3% ao mês. ● Instituição B: 40% ao ano. ● Instituição C: 22% ao semestre.

(7)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Professor Educação Básica I – P2 6

● Instituição D: 6% ao bimestre. ● Instituição E: 9% ao trimestre.

Sabendo-se que (1,03)12 = 1,4626 e (1,06)6 = 1,4185, a

instituição que oferece maior rentabilidade é:

a) Instituição A. b) Instituição B. c) Instituição C. d) Instituição D. e) Instituição E.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

16- Relacionado a Lei 9394/96, os estabelecimentos de ensino, respeitando as normas comuns e as de seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

I - Elaborar e executar sua proposta pedagógica.

II - Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.

III - Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.

IV - Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.

V - Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

VI- Assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a colaboração dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino.

Assinale a alternativa que contém as assertivas corretas:

a) I, II, III, IV e V. b) II, III, IV, V e VI. c) III, IV, V e VI. d) I, II, IV, V e VI. e) I, II, III, IV e VI.

17- Tomando como referência a Lei 8069/90, Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa incorreta:

a) O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade.

b) A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento obrigatoriamente na própria rede regular de ensino, de modo a evitar a discriminação, gerada pelo atendimento especializado.

c) A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato.

d) Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco

para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.

e) A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

18- Tomando como base a Constituição da República Federativa de 1988, assinale abaixo, a alternativa que não corresponde as proposições, no que diz respeito a educação:

a) Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que comprove finalidade não lucrativa e aplique seus excedentes financeiros em educação.

b) Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.

c) Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino; d) Compete ao Poder Público recensear os educandos no

ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.

e) A União aplicará, anualmente, nunca menos de treze, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

19- O Plano Nacional de Educação (PNE), propõe 20 metas a serem cumpridas até 2020. Os desafios a serem enfrentados no campo da educação infantil são inúmeros. Relacionado a meta nº06 assinale a resposta incorreta:

a) As orientações do Ministério da Educação para a educação integral não apontam que ela será o resultado daquilo que for criado e construído em cada escola, em cada rede de ensino, com a participação dos educadores, educandos e das comunidades, que podem e devem contribuir para ampliar os tempos, as oportunidades e os espaços de formação das crianças.

b) No programa Mais Educação os alunos permanecem nas escolas realizando atividades escolares e culturais.

c) Entre as possibilidades de atendimento dessa meta, podemos citar o § 1º do Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010, que dispõe sobre o programa Mais Educação e define educação em tempo integral como a jornada escolar com duração igual ou superior a sete horas diárias.

d) Expandir o percentual de educação em tempo integral aos municípios permite maior abrangência dos estudantes, fortalecendo as práticas e vínculos com os alunos.

e) Garantir educação integral requer mais que simplesmente a ampliação da jornada escolar diária, exigindo dos sistemas de ensino e seus profissionais, da sociedade em geral e das diferentes esferas de governo não só o compromisso para que a educação seja de tempo integral, mas também um projeto pedagógico diferenciado, a formação de seus agentes, a infraestrutura e os meios para sua implantação.

(8)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Professor Educação Básica I – P2 7

20- Leia as proposições abaixo:

I. A educação brasileira passou por muitas redefinições a partir da promulgação da Lei 9394/96.

II. A exclusão da escola de crianças na idade própria, seja por incúria do Poder Público, seja por omissão da família e da sociedade, é a forma mais perversa e irremediável de exclusão social, pois nega o direito elementar de cidadania.

III. Entre os alunos matriculados do ensino fundamental não há distorção entre idade/série.

Observando a política educacional brasileira, pode-se dizer que está(ão) correto(s) somente:

a) II e III. b) III somente. c) I e II.

d) I e III. e) I, II e III.

21- Tomando como referência a Lei 9394/96, Lei de Diretrizes e Base da Educação – LDB, assinale a alternativa que não configura prescrição para o ensino fundamental:

a) O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.

b) O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, sem reduzir o número de horas letivas previsto em lei.

c) O ensino fundamental é obrigatório e gratuito na escola pública.

d) A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos seis horas de trabalho efetivo em sala de aula.

e) Na oferta da educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região.

22- A lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB, resultou de uma intensa luta parlamentar e extraparlamentar em defesa do ensino público. De acordo com a seção III, da lei 9394/96, são prescrições para o ensino fundamental, exceto:

a) O ensino fundamental deve desenvolver a capacidade de aprender tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

b) É facultativo aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.

c) O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada as comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas.

d) Os estabelecimentos que adotam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada.

e) O ensino fundamental, com duração mínima de nove (9) anos é obrigatório e gratuito na escola pública e terá por objetivo a formação para o trabalho.

23- O educador não precisa ensinar a criança a brincar, pois este é um ato que acontece espontaneamente, mas sim planejar e organizar situações para que as

brincadeiras ocorram de maneira diversificada,

propiciando às crianças a possibilidade de escolher os temas, papéis, objetos e companheiros com quem brincar. Dessa maneira, poderão elaborar de forma pessoal e independente suas emoções, sentimentos, conhecimentos e regras sociais (RCNEI, 1998, p. 29).

Tomando como base as orientações presentes no RCNEI, não é correto afirmar:

a) O brincar faz parte do processo de aprendizagem de todo ser humano, começando na infância e podendo se estender a alguns momentos da fase adulta.

b) Não cabe ao professor, oferecer um espaço que mescle brincadeira com as aulas cotidianas, um ambiente favorável à aprendizagem escolar e que proporcione alegria, prazer, movimento e solidariedade no ato de brincar pois que todas essas orientações estão prescritas no RCNEI, precisando apenas seguir as orientações.

c) O brincar na sala de aula é extremamente relevante para a aquisição da aprendizagem.

d) O professor, como principal responsável pela organização das situações de aprendizagem, deve saber o valor da brincadeira para o desenvolvimento do aluno.

e) Independentemente da idade, a brincadeira pode inserir-se como elo do objeto do conhecimento com a aprendizagem, possibilitando um conhecimento mais sólido e permanente ao aprendiz.

24- A sigla MEC surgiu em 1953, quando a Saúde ganhou autonomia e surgiu o Ministério da Educação e Cultura. O sistema educacional brasileiro, até 1960, era centralizado, modelo seguido por todos os estados e municípios. Com a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961, os órgãos estaduais e municipais ganharam autonomia, com diminuição da centralização do MEC.

Relacionado aos antecedentes históricos da LDB e a trajetória da nova LDB, assinale a alternativa incorreta:

a) A reforma universitária, em 1968, foi a grande LDB da educação superior, ao assegurar autonomia didático-científica, disciplinar, administrativa e financeira às universidades. A reforma representou um avanço na educação superior brasileira, ao instituir um modelo organizacional único para as universidades públicas e privadas.

b) A educação no Brasil se viu diante de uma nova LDB em 1971. O ensino passou a ser obrigatório dos 7 aos 14 anos. O texto também previa um currículo comum para o primeiro e segundo graus e uma parte diversificada, em função das diferenças regionais.

(9)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Professor Educação Básica I – P2 8

c) Em 1985, foi criado o Ministério da Cultura. Em 1992, lei federal transformou o MEC no Ministério da Educação e do Desporto. Somente em 1995, a instituição passou a ser responsável apenas pela área da educação.

d) Ainda em 1968, o Ministério da Educação criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Os recursos para o Fundef vinham das receitas dos impostos e das transferências dos estados, do Distrito Federal e dos municípios vinculados à educação.

e) Uma nova reforma na educação brasileira foi implantada em 1996. Trata-se da mais recente LDB, que trouxe diversas mudanças nas leis anteriores, com a inclusão da educação infantil (creches e pré-escola). A formação adequada dos profissionais da educação básica também teve prioridade, com um capítulo específico para tratar do assunto.

25- Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) foram elaborados para difundir os princípios da reforma curricular e orientar os professores na busca de novas abordagens e metodologias. Eles traçam um novo perfil para o currículo, apoiado em competências básicas para a inserção dos jovens na vida adulta; orientam os professores quanto ao significado do conhecimento

escolar quando contextualizado e quanto à

interdisciplinaridade, incentivando o raciocínio e a capacidade de aprender (MEC).

Segundo o exposto, assinale a alternativa incorreta:

a) Segundo as orientações dos PCNs o currículo está sempre em construção e deve ser compreendido como um processo contínuo que influencia positivamente a prática do professor.

b) Segundo os PCNs com base na prática do professor e no processo de aprendizagem dos alunos os currículos devem ser revistos e sempre aperfeiçoados.

c) Para a elaboração dos PCNs o INEP, não achou necessário examinar os livros didáticos mais utilizados, visto já ter feito consulta aos professores dessas séries. A opção teórica adotada é a que pressupõe a existência de competências cognitivas e habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno no processo de ensino-aprendizagem.

d) Para a construção dos os PCNs o Inep consultou professores regentes de redes municipais, estaduais e de escolas privadas, de 5ª e 9ª anos do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.

e) Para a elaboração dos PCNs foi feita uma consulta nacional aos currículos propostos pelas secretarias estaduais de educação e por algumas redes municipais.

26- Gabriela, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lírios Azuis, organizou com a equipe pedagógica, a semana de planejamento. A equipe reservou dois dias para tratar da organização curricular. Relacionado ao que a equipe e os professores terão que

observar no momento de estabelecer o currículo da escola, assinale a alternativa incorreta:

a) Os currículos devem abranger obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política especialmente do Brasil.

b) Nos conteúdos curriculares será observada a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao bem comum e a ordem democrática.

c) O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada as comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

d) A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação básica, sendo assim obrigatória para todos os alunos.

e) O currículo deverá destacar a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes.

27- De acordo com as teorizações produzidas, ideias pedagógicas e pensamentos pedagógicos, assinale a alternativa que melhor caracterize o que se entende por currículo:

a) É a atividade ligada apenas a ideias e abstrações.

b) É a atividade ligada a ideias e abstrações, construídas por sujeitos imersos em relações unilaterais de poder.

c) É a atividade ligada a experiências e práticas concretas, construídas por sujeitos isentos das relações de poder. d) É a atividade produtora de caráter político e histórico,

marcada por discussões sobre conhecimento, verdade, poder e identidade.

e) É a atividade produtiva de caráter político e históricos, marcada pela ausência das discussões sobre conhecimento, verdade, poder e identidade.

28- A sala de aula não é o único espaço em que os processos educativos devem ser avaliados. A avaliação é um processo que pode ocorrer em várias esferas e com vários objetivos. Relacionado ao exposto é correto afirmar que a avaliação institucional:

a) Dificulta a organização do coletivo da escola e o entendimento dos pontos fortes e fracos daquela organização escolar.

b) Permite uma melhor organização do coletivo da escola com vista a um funcionamento mais rígido e menos participativo.

c) Permite uma melhor organização do coletivo da escola visando uma gestão mais democrática e participativa. d) Dificulta a organização do coletivo da escola e o

entendimento dos indicadores a serem alcançados pela escola.

e) Permite uma melhor organização do coletivo da escola visando à desmobilização do coletivo, com finalidade de criar e propor alternativas aos problemas.

(10)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Professor Educação Básica I – P2 9

29- Segundo o Título IV, artigos 8º até o 20º da LDB 9.394/96, as instituições públicas e privadas estão a cargo da União, caberá a mesma a coordenação da política de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva

em relação as demais instâncias educacionais.

Relacionado a União assinale a afirmativa incorreta:

a) Incumbir-se-á pelas instituições de educação superior criadas e mantidas pelos órgãos federais de educação e também pela iniciativa privada.

b) Incumbir-se-á pelas instituições de educação superior criadas e mantidas pelos órgãos federais de educação, porém não é responsável pela iniciativa privada.

c) Entre suas principais atribuições está: elaborar o Plano Nacional de Educação.

d) Faz parte de suas atribuições organizar, manter e desenvolver os órgãos e as instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos territórios, prestar assistência técnica e financeira aos estados, Distrito Federal e municípios, estabelecer competências e diretrizes para a educação básica, cuidar das informações sobre o andamento da educação nacional e disseminá-las.

e) Faz parte de suas atribuições baixar normas sobre cursos de graduação e pós- graduação, avaliar e credenciar as instituições de ensino superior.

30- A educação básica no Brasil constitui-se do ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio. De acordo com o art. 21 da Lei n.º 9.394/96, a educação escolar, além das três citadas anteriormente, compõe-se também de:

a) Nível superior.

b) Ensino não presencial. c) Educação a distância. d) Níveis suplementares. e) Educação suplementar.

31- São modalidades brasileiras de ensino, exceto:

a) Educação de jovens e adultos (ensino fundamental ou médio).

b) Educação profissional ou técnica. c) Educação presencial.

d) Educação a distância (EAD). e) Educação especial.

32- A atual Constituição Federal determina no seu artigo 205 que, “A educação é direito de todos e dever do Estado e da família [...]”. Mais adiante, o seu artigo 208, dá ao ensino obrigatório e gratuito dos 6 aos 14 anos um especial destaque ao identificá-lo como um dever do Estado e como um direito público subjetivo. Sobre o direito público subjetivo podemos afirmar:

a) É um direito que pode ser exigido apenas pela família do indivíduo que não teve esse direito garantido.

b) Aquele que só pode ser exigido apenas pelo Ministério da Educação.

c) Somente o Ministério da Educação, através do Ministério Público pode exigir o cumprimento desse direito.

d) Somente o conselho de escola pode exigir o cumprimento desse direito.

e) É um direito que pode ser exigido por qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, bem como acionar o Poder Público para exigi-lo.

33- O princípio da gestão democrática está registrado na Constituição Federal e na LDB, sendo assim, ele deve ser desenvolvido em todos os sistemas de ensino e escolas públicas do país. Ocorre, contudo, que como não houve a normatização necessária dessa forma de gestão nos sistemas de ensino, ela vem sendo desenvolvida de diversas formas e a partir de diferentes denominações: gestão participativa, gestão compartilhada, co-gestão, etc. O termo gestão democrática coloca em prática o espírito da Lei por destacar a forma democrática com que a gestão dos sistemas e da escola devem ser desenvolvidas. Relacionado ao exposto pode afirmar que:

a) Não é possível esse tipo de gestão na educação brasileira, visto que não é possível identificar os elementos que fazem parte desse processo.

b) Torna-se óbvio que uma gestão democrática traz, em si, a necessidade de uma postura antidemocrática.

c) A gestão democrática revela uma forma de encarar a educação e o ensino, onde o Poder Público, o coletivo escolar e a comunidade local, não estarão sintonizados para garantir a qualidade do processo educativo.

d) A gestão democrática é um objetivo e um percurso. É um objetivo porque trata-se de uma meta a ser sempre aprimorada e é um percurso, porque se revela como um processo que, a cada dia, se avalia e se reorganiza.

e) A gestão democrática não é um objetivo e sim um percurso. Visto que não é uma meta a ser sempre aprimorada é sim um percurso que apenas se reorganiza.

34- Em 5 de maio de 2016, a Portaria nº 369 do Ministério da Educação instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SINAEB), em substituição ao já

plenamente consolidado e reconhecido

internacionalmente Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Porém, em 25 de agosto de 2016, por meio da Portaria nº 981, o MEC reviu essa decisão ao revogar a portaria anterior, por entender que já existe um sistema nacional para esse fim. Dessa forma, o diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de fatores associados ao desempenho do estudante permanece sendo realizado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), composto por um conjunto de avaliações em larga escala que estão mantidas e sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Relacionado ao processo de avaliação da educação básica nacional é correto afirmar:

a) A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar são: (ANRESC), também conhecida como Prova Brasil; a

(11)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Professor Educação Básica I – P2 10

Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).

b) A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar são: (ENEM), Exame Nacional do Ensino Médio, (ENADE), Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e (ANEB) Avaliação Nacional da Educação Básica.

c) A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar é composta por: Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA); (ENEM), Exame Nacional do Ensino Médio e (ENADE), Exame Nacional de Desempenho dos Estudante

d) Avaliação Nacional do Rendimento Escolar são:(ENEM), Exame Nacional do Ensino Médio; (ENADE), Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes; Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB).

e) A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar são: (ENADE), Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes; Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).

35- Relacionado ao currículo, é preciso considerar que a diversidade cultural ocorre junto à construção de processos identitários. Nesse caso, identidade pode ser considerado como:

a) Processo inato, os sujeitos a constroem em diferentes contextos e nas interações que realizam durante a vida. b) Processo nato, os sujeitos nascem com sua identidade

definida para a vida.

c) Processo nato, os sujeitos a constroem em diferentes contextos e nas interações que realizam durante a vida. d) Processo inato, os sujeitos constroem sua identidade no

isolamento social.

e) Processo nato, a identidade do sujeito é construída basicamente em relações de desigualdade e diferença.

RACIOCÍNIO LÓGICO

36- Para ir à faculdade, Maria que não tem automóvel, tem duas alternativas para chegar à faculdade: Van escolar ou moto táxi. A probabilidade de ir de Van escolar é de 45% e a de ir de moto táxi são 55%. Optando pela Van escolar, a probabilidade de chegar atrasada é de 20% e optando por ir de moto táxi a probabilidade de atraso é de 8%. Sabendo-se que Maria chegou a tempo na faculdade, pode-se afirmar que a probabilidade de ela ter ido de moto táxi é de aproximadamente:

a) 48%. b) 51%. c) 58%. d) 57%. e) 55%.

37- Em um triângulo retângulo, a hipotenusa é

3 4

do cateto maior. O cateto menor é

3 1

da hipotenusa. Sabendo

que a área desse triângulo é 288 cm2, então o perímetro em cm é: a) 96. b) 136. c) 112. d) 124. e) 100.

38- Se João liga para Cláudia, então Cláudia vai ao teatro. Se Cláudia vai ao teatro então Beatriz vai ao restaurante. Se Beatriz vai ao restaurante, então Paulo fica em casa. Porém, Paulo não fica em casa, assim podemos concluir que:

a) Beatriz não vai ao restaurante e Cláudia vai ao teatro. b) Paulo não fica em casa e Beatriz vai ao restaurante. c) Paulo não fica em casa e João liga para Cláudia. d) Cláudia vai ao teatro e Beatriz vai ao restaurante.

e) Beatriz não vai ao restaurante e João não liga para Cláudia.

39- Realizada uma pesquisa sobre as mulheres de 25 a 35 anos no ano de 2016, o resultado pode ser demonstrado no diagrama abaixo. Assim, podemos concluir que:

a) Todas as mulheres que possuem carro próprio possuem casa própria.

b) Todas as mulheres que possuem casa própria trabalham no período integral.

c) Algumas mulheres que têm filhos possuem carro próprio. d) Todas as mulheres que possuem carro próprio trabalham

no período integral.

e) Algumas mulheres que trabalham no período integral têm carro.

40- Três amigos, Gil, Beto e Pedro foram ao veterinário e disseram que cada um deles tinha um animal de estimação diferente um do outro. Um era dono de uma calopsita, outro de um gato e o terceiro era dono de um jabuti. O veterinário perguntou quem era dono de cada um dos animais. O dono da calopsita respondeu: “Gil é dono do jabuti”. O dono do jabuti falou: “Eu sou o Beto”, e dono do gato disse: “Pedro é dono do jabuti”. Como

(12)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Professor Educação Básica I – P2 11

todos da cidade, inclusive o veterinário sabiam que Gil sempre diz a verdade, ele foi capaz de identificar corretamente quem era cada pessoa e seu animal de estimação. Os animais de estimação de Gil, Beto e Pedro eram respectivamente:

a) Jabuti, calopsita e gato. b) Calopsita, gato e jabuti. c) Jabuti, gato e calopsita. d) Gato, calopsita e jabuti. e) Calopsita, jabuti e gato.

Referências

Documentos relacionados

These variables were then analyzed by Cox multivariate regression analysis, which revealed that the variables low birth weight, 1-minute Apgar score &lt;7, 5-minute Apgar

O prefeito do Recife, João da Costa, fez a abertura do semi- nário &#34;A Cidade que Quere- mos&#34;, promovido pela Ademi-PE, no 1º dia do 4º Salão Imobiliário, acei- tando um

Nessa perspectiva o estudo teve como objetivo central verificar a contribuição de oficinas (20h) com materiais com foco em estratégias de leitura (predição, scanning e

a) Não são temas de discussão e sim conteúdos dos componentes curriculares obrigatórios. b) Não são conteúdos dos componentes curriculares obrigatórios para toda

conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações da cultura corporal; reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos

Para todos os candidatos inscritos nos empregos de Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica III (Educação Física), Professor de

“Esses países são identificados como &#34;Novos Tigres Asiáticos&#34; visto que, estão passando por um processo de industrialização recente, decorrente dos

Sem embargos do acima, encaminhe cópia do expediente à Seção de Recursos Humanos para que diligencie junto ao Banco do Brasil no sentido de constatar se a servidora