• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 MÉDICO CIRURGIÃO PROVA OBJETIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 MÉDICO CIRURGIÃO PROVA OBJETIVA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1) João tem 15 anos e notou um nódulo de 3cm, infrahioideo de 3cm, na linha mediana. Foi ao médico, que diagnosticou cisto tireoglosso. A cirurgia mais adequada nesse caso é a de:

a) Baccini b) Kocher c) Sistrunk d) Werthein

2) O tumor de pele maligno mais comum é: a) carcinoma basocelular

b) lesão espinocelular c) nevus pigmentado d) melanoma

As questões 3 a 5 se referem ao mesmo paciente Tiago.

3) Tiago procurou auxílio médico com dor abdominal na região hipogástrica e presença de sangue nas fezes. É alcoólatra e emagreceu 5kg nos últimos três meses. Foi realizada colonoscopia que diagnosticou tumor maligno no cólon esquerdo. O tipo histológico mais encontrado, em casos como esse, é:

a) carcinoma epidermoide b) adenocarcinoma c) linfoma

d) gist

4) Tiago realizou colectomia esquerda e evoluiu bem até o quinto dia pós-operatório, quando apresentou sinais flogísticos na ferida operatória, hipotensão e taquicardia. A hipótese diagnóstica foi de abscesso de ferida operatória. Nesse caso, a conduta imediata é:

a) drenagem b) calor local c) laparotomia d) antibioticoterapia

5) Três anos depois, foi realizado US de controle e identificado nódulo hepático. O exame que deve ser solicitado para pesquisa de metástase hepática de neoplasia de cólon é:

a) CEA b) CA125 c) CA19.9 d) Alfa feto PTN

(3)

As questões de 6 a 9 referem-se à paciente Joana.

6) A paciente refere, há cerca de seis meses, disfagia, plenitude retroesternal, refluxo e emagrecimento. O exame que permite um diagnóstico citopatológico de uma provável lesão esofageana é:

a) PET Scan

b) esofagomanometria c) seriografia digestiva d) endoscopia digestiva

7) Após o exame, foi identificada a transformação do epitélio normal do esôfago de escamoso para o epitélio colunar. Essa alteração é conhecida como esôfago de:

a) Nissen b) Zenker c) Barret d) Lind

8) Joana foi submetida à cirurgia de Nissen por via aberta e decidiu-se pela antibioticoterapia profilática devido à possibilidade de laceração esofageana. O antibiótico de escolha, nestes casos, deve ser:

a) cefazolina b) clindamicina c) vancomicina d) metronidazol

9) No quarto dia pós-operatório, a paciente teve febre de 38,5˚C, e seu hemograma mostrou 15.000 leucócitos com 12 bastões. A radiografia de tórax apresentou parênquima pulmonar sem alterações. A ferida operatória estava com bom aspecto. A US de abdômen foi normal. O EAS apresentou 30 piócitos por campo. Neste caso, a melhor hipótese diagnóstica é:

a) atelectasia pulmonar b) abscesso de ferida c) fístula esofageana d) infecção urinária

10) Paciente com 22 anos de idade, sexo masculino, apresenta hérnia inguinal anterolateral, anel interno de 3cm e saco herniário entre orifício interno e externo do canal inguinal. O tipo de classificação da hérnia desse paciente deve ser:

a) II de Nyhus b) IV de Gilbert c) IV de Mac Vay d) III de Bendavid

(4)

O quadro a seguir serve de base às questões 11 a 13.

Um passageiro de 40 anos, copiloto, é trazido à emergência após colisão frontal com outro automóvel. Chega imobilizado de forma adequada e recebendo oxigênio por máscara. Apresenta Glasgow 11,

escoriações no hipocôndrio e flanco direitos e fratura exposta na coxa direita, com sangramento ativo. FC = 140 BPM, PA = 90 x 40mmHg e FR = 32 IPM, sendo a respiração ruidosa e superficial. À ausculta

pulmonar, revela roncos esparsos. Não se palpam pulsos distalmente à fratura. 11) No atendimento desse paciente, a primeira preocupação deve ser:

a) alinhar a fratura, pois essa manobra diminui o sangramento e melhora a perfusão distal b) repor a volemia com solução cristaloide aquecida

c) parar o sangramento externo por compressão d) garantir uma via aérea pérvia

12) Observou-se discreta diminuição do MV na base pulmonar direita e dor difusa à palpação profunda no abdômen, sem irritação peritoneal. Após reposição volêmica e estabilização pressórica, ele foi encaminhado para realizar TC de tórax e abdômen. A imagem abaixo sugere que há uma lesão:

a) renal b) colônica c) hepática d) esplênica

13) Quando o paciente retornou do centro radiológico, apresentou instabilidade hemodinâmica com PA = 60 x 30mmhg e FC = 150BPM. A melhor conduta, nesse caso, é:

(5)

14) Antonio relata dor insuportável em cólica localizada no hipocôndrio direito, irradiada para a escápula homolateral há dois dias, acompanhada de náuseas e vômitos, febre e parada de eliminação de gases e fezes. À ultrassonografia, foi encontrada vesícula aumentada de paredes espessadas com líquido

perivesicular e cálculos no seu interior. O hemograma apresentou 16.000 leucócitos com 10 bastões. A conduta a ser adotada é:

a) drenagem a kehr b) tratamento conservador c) colecistostomia percutânea d) colecistectomia por qualquer via

15) As lesões de pele que são assimétricas, com bordas irregulares, têm alteração da cor e são maiores que 6mm são sugestivas de:

a) epidermoide b) melanoma c) sarcoma d) linfoma

16) No traumatismo abdominal, constitui indicação absoluta para esplenectomia quando há lesão: a) por projetil de arma de fogo

b) com hipotensão arterial c) de cápsula esplênica d) polar importante

17) Para o diagnóstico do carcinoma medular da tireoide, é preciso procurar a dosagem sanguínea de: a) T4 livre

b) tireoglobulina c) tireocalcitonina d) ácido vanil mandélico

18) A associação do Ca Medular da tireoide, feocromocitoma e hiperparatireoidismo compõem a síndrome: a) NEM 2A

b) NEM 2B c) NEM V d) NEM 1

19) Os sintomas clássicos mais comumente apresentados pelos portadores de feocromocitoma são: a) palidez, convulsões e fadiga

b) cefaleia, sudorese e palpitações c) dispneia, tremores e parestesias d) náusea, perda de peso e constipação

(6)

O quadro a seguir é base para as questões 20 e 21.

Uma mulher de 50 anos, branca, relata dor nos ossos há 1 ano. Relata identificação de processo de osteoporose precoce associado à urolitíase. Nega outros sintomas. HPP: HAS. Exame físico: com discreta atrofia muscular em membros superiores e inferiores. Nódulo de 1,8cm na região cervical anterior D. Restante sem alterações. Calcio sérico 13mg/ml.

20) Diante dos dados apresentados, levantou-se a hipótese de hiperparatireoidismo: a) terciário

b) primário c) reacional d) secundário

21) Durante a cirurgia dessa paciente, houve manipulação intensa dos nervos laríngeos recorrentes que encontravam-se aderidos às paratireoides. Diante dessa informação o cirurgião deve adotar a seguinte atitude:

a) manter o paciente entubado uma semana b) realizar traqueostomia preventiva

c) estar presente na extubação d) usar apenas corticoide

A paciente Teresa serve de base para as questões 22 e 23.

22) Teresa tem cirrose hepática devido à infecção pelo vírus da hepatite C. Ela apresentou hematêmese vultuosa e foi levada à emergência com choque hipovolêmico. Nesse caso, temos como principal causa de sangramento:

a) úlcera péptica b) gastrite aguda c) varizes de esôfago

d) síndrome de Mallory Weiss

23) Teresa piora muito clinicamente e sua função hepática piora progressivamente. Ela volta a sangrar por mais cinco vezes. A resposta aos β bloqueadores não obteve sucesso. Nesse caso, a melhor opção de tratamento é: a) hepatectomia

b) Shunt Mesocaval c) cirurgia de Warren d) transplante hepático

24) A causa mais frequente de pancreatite aguda é: a) vírus

(7)

O quadro da paciente Ana serve de base para as questões 25 e 26.

25) Ana é uma paciente de 30 anos que apresenta dor na região do hipogástrio e FID. A dor inicou-se há 24 horas e vem aumentando progressivamente de intensidade. Há 12 horas, a paciente parou de eliminar gases e fezes e começou febre de 38˚C. Ao exame, o abdômen encontra-se distendido com dor à palpação no flanco D, hipogástrio e FID, onde há descompressão dolorosa. O exame ginecológico foi normal. A hipótese diagnóstica mais provável para esse caso é de:

a) colecistite b) apendicite c) diverticulite d) pancreatite

26) Ana é submetida à laparotomia mediana e apresentou abscesso de ferida. Engordou 15kg e, após seis

meses, ela retornou ao hospital referindo que, no local da cirurgia, surgiu uma tumoração amolecida que aumenta quando faz sua tarefas de casa e desaparece quando ela se deita. Baseando-se na informação

da paciente, antes de examiná-la, o médico poderia supor tratar-se de: a) deiscência de ferida

b) obesidade mórbida c) tumor desmoide d) hérnia incisional

O caso do paciente Diego serve de base para as questões 27 e 28.

27) Diego foi agredido por uma ex-namorada, que jogou, em cima dele, óleo fervente. Ao ser examinado, foi estimado que a face anterior do tórax e abdômen e os dois braços inteiros apresentavam queimaduras de segundo grau. Baseado na regra dos nove, a porcentagem de área queimada é:

a) 27% b) 36% c) 45% d) 54%

28) Diego foi imediatamente atendido e iniciada a reposição com a fórmula de Parkland. O melhor critério para avaliação de uma boa resposta à hidratação é:

a) pressão arterial sistólica maior de 120mmhg b) frequência respiratória menor que 20 IPM c) frequência cardíaca menor que 80bpm d) D diurese horária maior que 30ml/h

29) Aline é jovem, pesa 140kg e mede 1,50m. Está profundamente entristecida, pois seu peso gera dificuldades na sua rotina, como calçar sapatos, tomar banho, escovar os cabelos e encontrar roupas adequadas. Ela não tem outro problema de saúde, só a obesidade. Ela procurou um médico especializado e foi informada que deveria ser submetida à cirurgia, pois seu IMC era maior do que 40, indicação para a cirurgia. O IMC dessa paciente é:

(8)

30) Pedro tem 5 anos e apresenta náuseas e vômitos intensos, parada de eliminação de gases e fezes e distensão abdominal. A rotina radiológica do abdômen agudo apresentava níveis hidroaéreos em delgado e ausência de gás no cólon. A TC de abdômen identificou o sinal do alvo no flanco E. Ao realizar-se a laparotomia, foi identificada intussuscepção intestinal com uma aderência, sendo a causadora do problema. Após a liberação das alças, observou-se uma área arroxeada de cerca de 10cm. A avaliação que pode ser iniciada rapidamente para se constatar que a alça é viável é:

a) visualizar peristalse, após estímulo da alça b) exame da fluoresceína

c) arteriografia seletiva d) doppler enetérico

(9)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Referências

Documentos relacionados

Para Andrea Jotta, a forma mais eficiente e correta de se evitar a veiculação de correntes falsas na rede é denunciá-las como spam.. Os enunciados que apresentam

13) A Organização Mundial de Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até 6 meses de idade.. 14) Durante o plantão na emergência, você atende um

Uma das classificações mais usadas para esse fim são os Escores TIMI (Thrombolysis in Myocardial Infaction), Os escores para síndrome coronariana aguda

(D) possibilitar o acesso aos serviços de prevenção de doença e referenciar os pacientes para assistência dos problemas de saúde na rede secundária. 30 - Em relação

(D) possibilitar o acesso aos serviços de prevenção de doença e referenciar os pacientes para assistência dos problemas de saúde na rede secundária.. 22 - Em relação

19) O tratamento fisioterapêutico pré-operatório, para cirurgias de ressecção pulmonar, prepara o paciente para o procedimento cirúrgico e para a fisioterapia

I - A notificação compulsória imediata é aquela realizada em até 12 horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde

O problema de deixar um mundo melhor para os seus filhos é que, como tantos milionários descobrem ao entregar o patrimônio de presente aos herdeiros, isso não garante que também