• Nenhum resultado encontrado

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Piracicaba

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Piracicaba"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Piracicaba

Propostas preliminares do campus Piracicaba: contribuições para o PDI 2014-2018 do IFSP

Piracicaba 2013

(2)

Propostas preliminares do campus Piracicaba: contribuições para o PDI 2014-2018 do IFSP

Propostas de Planejamento quinquenal apresentada à Comissão Central do PDI.

Piracicaba 2013

(3)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 3

2 PERFIL INSTITUCIONAL ... 3

2.1 Histórico do Campus ... 3

3 IMPLEMENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA ... 4

3.1. Cronograma de Implantação e Desenvolvimento do Campus Piracicaba para o Período de Vigência do P.D.I. ... 4

3.2 Considerações em Relação à Implantação dos Cursos ... 4

3.3 Análise das ofertas de vagas no município de Piracicaba ... 5

3.4 Corpo docente ... 6

3.5 Corpo técnico-administrativo ... 6

3.6 Corpo discente ... 7

3.7 Infraestrutura física e instalações acadêmicas... 8

3.8 Infraestrutura acadêmica ... 10

4 ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ... 15

4.1. Dos Recursos ... 15

4.2. Núcleo de atendimento às pessoas com deficiência (NAPNE) ... 15

4.3. Infraestrutura física e acadêmica ... 16

4.4. Bolsa ensino ... 16

4.5. Dos recursos ... 16

5 Extensão ... 17

(4)

1 INTRODUÇÃO

A Lei 11.892, de 29/12/2008, cria os Institutos Federais (IFs) e equipara-os às universidades federais. Assim sendo, os IFs devem atender ao Artigo 16 do Decreto 5.773, de 09 de maio de 2006, o qual dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Neste decreto fica estabelecido que as instituições de ensino superior (IES) devem elaborar um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento em que se definem a missão da instituição e as estratégias para atingir suas metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos.

Embora o PDI seja um documento único para toda a IES, no caso do IFSP, representativo dos 28 campi, este documento em particular foi criado e emanado da comunidade do Campus Piracicaba e procura demonstrar os interesses da comunidade local para o desenvolvimento do Campus, tendo em vista a harmonia entre o ensino, pesquisa e extensão, para uma instituição local plural, criativa e com ensino de qualidade para torna-se referência na região de Piracicaba.

2 PERFIL INSTITUCIONAL

2.1 Histórico do Campus

O Campus Piracicaba, edificado em atendimento à Chamada Pública do MEC/SETEC nº 001/2007 - Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica – FASE II, está localizado no município de Piracicaba, região noroeste do estado de São Paulo, na Rua Diácono Jair de Oliveira, 1005 - Santa Rosa CEP 13414-155 - Piracicaba – SP. A autorização de funcionamento do campus ocorreu através da Portaria nº 104, de 29 de janeiro de 2010, tendo em 16 de agosto de 2010 o início das atividades educacionais.

Os primeiros cursos ofertados no Campus foram os cursos técnicos de nível médio na modalidade concomitante/subsequente na área de Indústria - com o curso técnico em Automação Industrial -, e na área de Informática, com o curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, ambos no período vespertino e noturno.

Atualmente, estão em funcionamento os cursos técnicos (Integrado) em Automação Industrial e em Mecânica no período vespertino, os cursos técnicos (concomitante/subsequente) em Automação Industrial e em Mecânica no período noturno, o curso de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no período Matutino, o curso de tecnologia em Automação Industrial e o curso superior de Licenciatura em Física no período Noturno. Vale ressaltar que os cursos técnicos integrados supracitados são um convênio entre o IFSP e o Secretaria da Educação do de Estado de São Paulo.

Foram diretores do Campus Piracicaba, o Profº. Gilberto Fernandes, o Profº. Anderson Belgamo e atualmente o Diretor é o Profº. Ricardo Naoki Mori.

(5)

3 IMPLEMENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA

3.1. Cronograma de Implantação e Desenvolvimento do Campus Piracicaba

para o Período de Vigência do P.D.I.

Quadro I (A) – Programação de abertura de cursos técnicos (integrado, concomitante e EJA).

Nome do curso Habilitação Modalidade

Quantidade de

Turno(s) de funciona-mento

Local de funcionamento

Ano previsto para solicitação alunos/

turma turmas

Informática (*1) Técnico Integrado 40 2 Vespertino (*3) Piracicaba 2017 Mecânica (*1)(*2) Técnico Integrado 40 2 Vespertino (*3) Piracicaba 2017

(*1) A implantação dos cursos está dependente da ampliação da infraestrutura física, equipamentos, acervo e pessoal. (*2) A definição do eixo do tipo de curso está em análise e discussão na Área da Indústria.

(*3) A definição do turno de funcionamento está em discussão pela Área da Indústria e Informática.

Fonte: Corpo docente do Campus Piracicaba do IFSP (2013).

Quadro I (B) – Programação de abertura de cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnólogo).

Nome do curso Habilitação Modalidade

Quantidade de Turno(s) de funciona-

mento

Local de funcionamento

Ano previsto para solicitação alunos/

turma turmas

Engenharia Mecânica Mecânica Bacharelado 30 1 Integral Piracicaba 2015 Engenharia de

Computação Bacharelado 30 1 Integral Piracicaba 2016 Engenharia Elétrica Elétrica Bacharelado 30 1 Integral Piracicaba 2016

Fonte: Corpo docente do Campus Piracicaba do IFSP (2013).

3.2 Considerações em Relação à Implantação dos Cursos

A Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008 no Artigo 8º, estabelece que no mínimo 50% das vagas ofertadas por cada Campus sejam destinadas para os cursos Técnicos e no mínimo 20% para as Licenciaturas. O cronograma de implantação dos cursos apresentado no item 3.1 prevê a convergência das ofertas de vagas para o ano de 2017. Isso será possível com a abertura dos cursos Técnicos Integrados - ensino médio em conjunto com o profissionalizante ofertados pelo próprio IFSP. A previsão da distribuição das vagas ofertadas ficaria distribuída da seguinte maneira (conforme planejamento de implantação dos cursos): 55,17% para os cursos Técnicos Integrados, 13,79% para os cursos de Licenciatura (com possibilidade de aumento da oferta de vagas no futuro), e 31,03% para os cursos de Bacharelado em Engenharia.

Com as discussões do PDI no Campus Piracicaba pôde-se concluir que seria prematura a abertura de outro curso na área de Licenciatura, com o risco de esvaziamento do curso de Licenciatura em Física, principalmente se um novo curso de Licenciatura fosse em área afim ao curso já existente. Adiou-se a discussão para 2017 de modo a utilizar a experiência do curso de

(6)

Licenciatura em Física como base de análise. Prevê-se que a primeira turma se forme no final do ano de 2016.

Entende-se que a presença de docentes dos núcleos comuns (disciplinas do ensino médio regular) nos cursos técnicos integrados irá colaborar com a definição dos cursos de Licenciatura a serem oferecidos.

Projeções de ampliação de oferta vagas em Licenciatura, para um próximo PDI (2019 a 2023), e a abertura de uma única turma de Licenciatura com 40 alunos elevaria a porcentagem da oferta de vagas em Licenciatura de 13,79% para valores acima de 20%.

A proposta de oferta dos cursos Técnicos Integrados prevista para 2017 vem acompanhada da preocupação da comunidade do Campus Piracicaba em oferecer condições adequadas para o bom desempenho e desenvolvimento dos cursos, buscando como consequência a oferta de cursos bem estruturados e de qualidade.

A implantação de infraestrutura física, pessoal, de equipamentos e de acervo é indispensável para que os cursos Técnicos Integrados sejam ofertados de maneira satisfatória. Atualmente são inexistentes as condições adequadas para os cursos dessa modalidade no Campus. Seja isso decorrente da escassez de servidores, equipamentos, acervo, laboratório, quadras poliesportivas, etc. Assim, foi definido que o período dos 3 anos iniciais do PDI (2014 a 2018) serão para planejamento, definição de infraestrutura e de pessoal, elaboração do projeto e execução das obras para instalação das condições necessárias ao funcionamento dos cursos Técnicos Integrados.

O Campus de Piracicaba conta atualmente com uma área de aproximadamente 21.000 m2. Para a implantação dos cursos Técnicos Integrados e dos cursos de Engenharia torna-se essencial a ampliação do Campus. Frente a isso, desponta como necessário a aquisição de área (terreno novo).

3.3 Análise das ofertas de vagas no município de Piracicaba

O Município de Piracicaba, conforme dados da Secretária de Municipal de Trabalho e Renda (SEMTRE), apresenta grande oferta de vagas no ensino médio profissionalizante. Dados de 2012 da SEMTRE mostram que o total de vagas disponíveis em todas as escolas profissionalizantes gratuitas foi de 4354 vagas.

Das vagas citadas 704 foram destinadas a cursos de formação inicial e continuada, 3650 vagas foram de ensino técnico integrado ao médio, as duas Escolas Técnicas Estaduais de Piracicaba (ETEC) ligadas ao Centro Paula Souza ofertaram em seus vestibulares 1380.

O panorama apresentado tem contribuído fortemente para os números apresentados pelo Campus Piracicaba, baixa procura pelos cursos e alta evasão de alunos. Os dados apresentados pelo SEMTRE tem preocupado a comunidade do Campus Piracicaba na definição de quais cursos poderiam ser ofertados. Considerando o ensino técnico em nível médio, somente os cursos Técnicos Integrados da instituição ainda não tiveram tentativas de implantação no Campus. Nesse sentido, não está sendo considerado o convênio do IFSP com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE). Porém esse convênio tem mostrado que, provavelmente, a oferta do curso Técnico Integrado da própria instituição possa ter a efetividade esperada. Vale ressaltar que existe a percepção dos servidores do Campus Piracicaba que a oferta do Técnico Integrado deva ter infraestrutura física consistente, haja vista que o Campus atualmente perde atratividade devido a sua localização, e pela infraestrutura física e de apoio ao aluno ser precária quando comparada com outras instituições na região de Piracicaba.

Em relação ao número de vagas de cursos de nível superior oferecidos na cidade, atualmente são ofertadas 430 vagas na Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz

(7)

(ESALQ-USP), 80 vagas na Faculdade de Odontologia (FOP-UNICAMP), e 200 vagas na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC). Das vagas ofertadas nestas instituições de ensino superior nenhuma fará concorrência direta com os cursos de Engenharia propostos no planejamento de implantação de cursos. Vale reassaltar que os cursos mais próximos em oferta direta são o da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) a 100 km e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) a 70 km.

3.4 Corpo docente

Cronograma de Expansão do Corpo Docente, Considerando o Período de Vigência do P.D.I. Tabela 2 – Cronograma de Contratação de Docente no Período de Vigência do PDI.

Situação Atual (2013) Número de

Professores

Situação Prevista

(Acrécismo em Número de Professores por ano) Total Previsto (2018)

2014 2015 2016 2017 2018

34 8 8 8 8 4 70

A ampliação do quadro docente deverá ocorrer de forma gradual com o intuito de se estabelecer e definir de forma mais clara o perfil profissional mais adequado conforme a ampliação das ofertas de cursos.

Os processos de contratação se darão no mínimo 6 meses antes do início dos cursos, de forma a garantir a abertura e a continuidade operacional dos mesmos e minimizar ou evitar situações imprevistas, como por exemplo a ocorrência de lacunas ou a falta de professores em disciplinas, como também privilegiar uma integração mais harmoniosa e acompanhamento dos novos docentes que forem contratados.

3.5 Corpo técnico-administrativo

Cronograma de Expansão do Corpo Técnico Administrativo, considerando o Período de Vigência do P.D.I.

Tabela 3 – Cronograma de Contratação de TA no Período de Vigência do PDI. Situação Atual

(2013) Número de técnico-administrativos

Situação Prevista

(Acrécismo em Número de Professores por ano) Total Previsto (2018)

2014 2015 2016 2017 2018

25 5 5 7 3 - 45

Levando em consideração a proposta de oferta de cursos já apresentada, considerou-se pertinente a contratação de mais 20 servidores técnico-administrativos. Com isso é possível atender a totalidade das contratações previstas para o Campus e oferecer condições adequadas de funcionamento.

A distribuição das contratações, conforme exposto, sinaliza uma preocupação dos servidores em atender às novas demandas sem negligenciar o período necessário para treinamento dos novos servidores técnico-administrativos.

(8)

3.6 Corpo discente

Os anseios verificados pelo corpo discente estão diretamente relacionados a melhoria do suporte ao aluno, tanto físico quanto pessoal. Atualmente, o Campus não propicia locais para permanência dos alunos de forma mais prolongada, o que promoveria mais fortemente o vinculo do aluno com a instituição. Outra demanda verificada é a falta de espaço para o desenvolvimento de atividades criativas e desportivas.

3.6.1 – Ensino

O Campus Piracicaba em suas discussões procurará perenizar os cursos oferecidos no PDI de 2014 a 2018, evitando a descontinuidade da oferta de cursos e procurando atender aos anseios da comunidade local quanto a perspectiva de desenvolvimento regional.

A solicitação de reformulação de cursos também de modo a proporcionar estruturas curriculares mais enxutas e objetivas, e a criação de estrutura de suporte ao aluno com dificuldades de aprendizagem, monitorias e aulas de reforço.

3.6.2 – Estímulo à Permanência

A estruturação da escola para melhor suporte ao aluno, como biblioteca devidamente equipada, locais para ambiente de estudo, individual e em grupo, disponibilização de sala de informática para desenvolvimento dos trabalhos e rede wireless para acesso a internet no Campus.

A criação de espaço de convivência estudantil e infraestrutura de lazer como quadras poliesportivas, refeitório estudantil no molde de restaurante universitário.

Também foi solicitada a viabilidade de instalação de moradia estudantil

3.6.3 – Organização Estudantil

Estabelecer as bases para implementação do Grêmio Estudantil em espaço próprio para participação e convivência dos estudantes do ensino médio, técnico e EJA;

Estabelecer as bases para implementação do Diretório Acadêmico (DA) em espaço para participação e convivência dos estudantes do ensino superior de Licenciatura, Tecnologias e Engenharias.

(9)

3.7 Infraestrutura física e instalações acadêmicas 3.7.1 – Infraestrutura Física

Está previsto para ser elaborado no ano de 2014, o projeto executivo que irá definir a ocupação física da área do campus.

Item Situação atual – 2013 (m2 ) Situação prevista (acréscimo em m2 por ano)

Total previsto para 2018 (m2) Descrição Qtde. 2014 2015 2016 2017 2018 Almoxarifado 1 24,22 300 300 Almoxarifado da oficina 80 80 Ambulatório 50 50 Anfiteatro 1500 1500 Área de lazer 100 100 Área experimental Auditório 1500 1500 Banheiro 8 222,58 27,60 278 528,18 Biblioteca 1 66,63 2400 2400 Cantina 1 73,60 200 200

Coord. info e pesquisa 40 40

Copa/cozinha 1 31,44 30 30

Depósito de materiais 1 16,91 60 60

Estacionamento 1 1705,00 8000 8000

Ginásio poliesportivo coberto 4000 4000

Instalação administrativa 1 63,03 1000 1000

Laboratório de artes 80 80

Laboratório de bicombustível Laboratório de construção civil

Laboratório de edificações Laboratório de eletrônica/eletricidade 2 148,60 560 708,6 Laboratório de informática 4 265,32 70,91 70,91 639 70,91 1125,45 Laboratório de informática, Mecânica/automação e Eletrônica/eletricidade 117,67 142 259,67 Laboratório de mecânica/automação 2 119,77 777,23 560 1488,77 Laboratório petróleo e gás

Laboratório de processamento animal Laboratório de processamento vegetal e

cozinha industrial

Laboratório de projetos 240 240

Laboratório de química e microbiologia

Laboratório de usinagem 1 176,24 67,68 300 300 Laboratório de viticultura e enologia

(10)

Pátio 1 576,26

Piscina 500 500

Prática de canteiro Prática de construção civil

Refeitório 2500 2500

Quadra de esportes 522 522

Sala de atendimento aos alunos 105 105

Sala de aula 6 454,88 119,77 1120 1694,65 Sala de coordenação 1 21,01 180 180 Sala de desenho Sala de docentes 1 75,09 700 700 Sala de manutenção 100 100 Sala de pesquisa 400 400

Sala do centro acadêmico 60 60

Sala do grêmio estudantil 60 60

Telecentro

Unidade educativa de produção

Vestiário 49 250 299

Laboratório de Física 200 200

Laboratório de Biologia 100 100

Laboratório de Química 100 100

(11)

3.8 Infraestrutura acadêmica

Os itens 3.8.2. a 3.8.5 estão em fase de elaboração e suas respectivas tabelas devem ser desconsideradas neste momento. As mesmas serão enviadas posteriormente.

3.8.1. - Laboratório de informática

Item Situação atual –

2013 (qtde.)

Situação prevista (acréscimo em quantidade por ano)

Total previsto para 2018 (qtde.) Equipamento Especificação 2014 2015 2016 2017 2018 Computador 279 50 200 171 700 Copiadora 1 9 10 Impressora 10 20 10 Lousa eletrônica 0 1 9 10 Medidor de ferramentas 0 Notebook 2 20 22 Patch panel 15 2 17 Projetor 0 Projetor multimídia 15 1 1 40 57 Rack 10 1 11 Retroprojetor 0 Rede 2 3 5 Roteador 12 24 36 Scanner 8 8 8 Servidor 4 2 2 6 2 16 Switch 20 14 34 Televisor 4 12 16 Observação 3.8.2. - Laboratório de mecânica/automação

Item Situação atual –

2013 (qtde.)

Situação prevista (acréscimo em quantidade por ano)

Total previsto para 2018 (qtde.)

Equipamento Especificação 2014 2015 2016 2017 2018

Banco de ensino Hidráulica e eletro

hidráulica 1 Bancada didática Sensores industriais 1 Módulo didático Kit didático para esteira

transportadora e seletora 1 Módulo Módulo de bancada didática

CLP 2

Bancada didática Pneumática e Eletro

pneumática 3

(12)

3.8.3. - Laboratório de eletricidade/eletrônica

Item Situação atual –

2013 (qtde.)

Situação prevista (acréscimo em quantidade por ano)

Total previsto para 2018 (qtde.) Equipamento Especificação 2014 2015 2016 2017 2018 Gerador de Funções de Bancada Digital 10 Matriz de Contatos Eletrônicos 20

Multimetro Digital Display 3 1/2 10

Osciloscópio Digital 10

Conjunto Didático

Eletrônica Digital 10

Módulo Didático para

Microcontroladores 06

Alicate Amperímetro 05

Multímetro Tensão AC 1000V 10 Multímetro Display 4 1/2 10 Laboratório didático móvel

FPGA 03

Bancada Didática

Eletrotécnica Industrial 02

Multímetro Analógico 10

Multímetro Digital 3 1/2 Portátil 10

Alicate Amperímetro 09

Alicate Wattímetro 08

Osciloscópio Digital 60MHz Display LCD 5,7'' 09 Medidor de Consumo de Energia Elétrica 05 Medidor de Condutividade 01 Mesa de Força 05 Cronômetro 10 Observação

(13)

3.8.4 - Laboratório de usinagem

Item Situação atual –

2013 (qtde.)

Situação prevista (acréscimo em quantidade por ano)

Total previsto para 2018 (qtde.)

Equipamento Especificação 2014 2015 2016 2017 2018

Tornos Convencionais 14

Tornos CNC 1

Fresadora Ferrament. Com indicação digital 2 Furadeira Fresadora Com indicação digital 2

Furadeira de Bancada 1 Centro de Usinagem 1 Retífica plana 1 Serra de fita 1 Observação 3.8.5 - Laboratório de metrologia

Item Situação atual –

2013 (qtde.)

Situação prevista (acréscimo em quantidade por ano)

Total previsto para 2018 (qtde.)

Equipamento Especificação 2014 2015 2016 2017 2018

Projetor de Perfil 01

Mesa de desempeno Granito 01 Placa de Rugosidade Medidor de rugosidade 02

Traçador de altura 02

Rugosímetro Digital 01

Pente Comparador de Raios 10

Escala 20

Goniômetro 10

Comparador de superfície 01

Esquadro 150x100 10

Esquadro 15x100 DIN875/0 inox 9

Nível de Precisão 2 Paquímetro 0-150mm 16 Paquímetro 0-150mm Digital 15 Paquímetro 0-200mm Digital 10 Paquímetro de profundidade 05 Micrômetro externo 0-25mm 09 Micrômetro Interno 50-150 05

(14)

Contendo 46 peças Base Magnética para

relógio comparador 04

Relógio comparador 04

Relógio comparador Diam. Int. 10-18 05 Relógio comparador Diam. Int. 18-35 04 Relógio comparador Diam. Int. 50-150 05

Observação

3.8.6 - Laboratório de Licenciatura em Física

Item Situação atual –

2013 (qtde.)

Situação prevista (acréscimo em quantidade por ano)

Total previsto para 2018 (qtde.) Equipamento Especificação 2014 2015 2016 2017 2018 Kit Experimentos em Mecânica 5 Kit Experimentos em Termodinâmica 5

Kit Experimentos em Ótica 5

Kit Experimentos em Eletricidade 5 Kit Experimentos em Magnetismo 5 Efeito Fotoelétrico 1 Espectrômetro de difração 1

Lei de radiação de

Stefan-Boltzmann 1

Experimento de

Franck-Hertz com tubo Hg 1

Série de Balmer/ determinação da constante de Rydberg 1 Experimento de Stern-Gerlach 1

Efeito Hall no germânio p 1

Banda proiblida “gap” do

germânio 1

Laser Hélio-Neon, conjunto

avançado 1

(15)

3.8.7. - Acervo por área do conhecimento

Item Situação atual – 2013 (qtde. Títulos)

Situação prevista (Acréscimo em quantidade por ano)

Total previsto para 2018

(qtde.) 2014 2015 2016 2017 2018

Descrição Área do conhecimento Títulos Exemplares Tít. Ex. Tít. Ex. Tít. Ex. Tít. Ex. Tít. Ex. Tít. Ex.

Livro

Ciências Exatas e da Terra 124 738 100 480 120 500 155 600 100 310 90 300 565 2190 Engenharias 102 681 90 510 110 390 300 1090 290 1000 250 930 1040 3920 Ciências Humanas 14 67 40 160 50 200 40 160 30 105 25 80 185 105 Ciências Sociais Aplicadas 24 135 10 50 25 90 60 210 55 200 60 200 210 750 Linguística, Letras e Artes 42 73 10 50 5 25 10 30 5 20 5 15 35 140

Apostila 0 0 - - - - Assinatura eletrônica (Portal de Periódicos da Capes)

Ciências Exatas e da Terra 81 - - - - Engenharias 64 - - - - Ciências Humanas 71 - - - - Ciências Sociais Aplicadas 70 - - - - Linguística, Letras e Artes 36 - - - - Multidisciplinar 33 - - - - CD ROM 0 - - - - Computador 4 - 4 - 8 - 8 - 8 - 8 - 8 - DVD 0 0 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 50 50 E-book - - 15 - 15 - 15 - 15 - 15 - 75 - Jornal 1 - 3 - 3 - 3 - 3 - 3 - 3 - Norma 0 0 3000 - 300 0 - 300 0 - 3000 - 3000 - 3000 - Obra de referência 4 19 - - - - Periódico - - - - Revista 2 21 4 120 2 60 2 60 2 60 2 60 14 381 Vídeo - - - - Observação

Livro: O crescimento do acervo foi previsto tendo em visto o atendimento das bibliografias dos cursos já existentes e dos que serão abertos.

Apostila: Esse tipo de material não é previsto nas bibliografias dos cursos que o campus oferece e dos que oferecerá futuramente. Além disso, é um tipo de recurso que não apresenta demanda por parte dos usuários da biblioteca.

Assinatura eletrônica - (Portal de Periódicos da Capes): Considerou-se para a esta categoria as bases de dados assinadas via Portal da Capes, e não os periódicos indexados em cada base. Não se pôde prever as assinaturas para os anos futuros, haja vista que a assinatura do Portal da Capes não é local, mas geral para todos os campi, e previsões dessa natureza de recurso requer um estudo de demanda de acesso.

CD ROM: Não se prevê a aquisição de CD ROM haja vista a escassez de recursos atualmente suportados nesse tipo de mídia.

Computador: Tendo em vista a mudança de prédio da biblioteca prevista para 2015, considerou-se como pertinente o aumento de quatro para oito computadores disponíveis para os alunos.

DVD: O acervo atual não dispõe desse tipo de recurso. Entretanto, pretende-se adquirir ao menos dez títulos por ano, a fim de que no ano de 2018 já se tenha disponível uma coleção de 50 títulos relacionados às área de atuação do campus.

E-book: Tem-se como estimativa a aquisição de e-books descrita no quadro. É necessário destacar a necessidade de aquisição de leitores digitais para disponibilização dos e-books adquiridos. Não foram designadas as quantidades de exemplares, haja vista que se trata de assinatura digital.

Jornal: Prevê-se a assinatura, a partir de 2014, de mais um jornal de circulação nacional e um de circulação local. Não foram designadas as quantidades de exemplares, haja vista que a política de desenvolvimento de coleções adotada não prevê a guarda dos exemplares de jornais assinados. Como se trata de assinatura, todos os anos há necessidade de renovação, de forma que em todos os anos serão feitas nova assinatura.

Norma: Tendo em vista que o IFSP está em fase assinatura da coleção completa da ABTN, prevê-se que até o ano de 2014 se terá acesso à aproximadamente 3000 normas. Não é possível especificar a quantidade de exemplares devido ao fato de se tratar de assinatura digital.

(16)

Serviços Oferecidos: empréstimo domiciliar, empréstimo para consulta local, orientação quanto ao uso de bases de dados, orientação acerca de normalização documentária, elaboração de ficha catalográfica.

Infraestrutura

- Definição de espaço próprio e permanente para a biblioteca, a fim de consolidá-la como espaço institucional indispensável às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

- Ampliação do espaço físico da biblioteca, de forma a oferecer condições para o crescimento do acervo e permitir melhores acomodações para os usuários;

- Ampliação do acervo, de modo a contemplar as bibliografias básica e complementar dos cursos oferecidos pelo campus, e suprir as necessidades de informação das atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus;

- Ampliação da diversidade de tipos de recursos informacionais oferecidos aos usuários; - Implementação de novo sistema de automação que atendas as demandas internas do setor e às necessidades dos usuários;

- Incluir a biblioteca local em programas de cooperação com outras bibliotecas, tendo como objetivo aumentar as possibilidades de acesso da comunidade interna a acervos de diferentes instituições, e permitir que outras instituições tenham acesso ao acervo local.

4 ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

4.1. Dos Recursos

- Ampliar a proporção do recurso financeiro, a fim de contemplar todos os estudantes que se encontram dentro dos critérios do PAE.

4.2. Núcleo de atendimento às pessoas com deficiência (NAPNE)

O Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), é intuito por portaria nº 2200, de 22 de outubro de 2010 - da Reitoria do IFSP, e tem como objetivo principal criar na instituição a cultura da “educação para a convivência”, aceitaçãoda diversidade, e, principalmente, buscar a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais. Desenvolve ações para:

Atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais;

Obra de referência: A previsão de aquisição de obras de referência se dará mediante ao estudo a ser realizado pela biblioteca em conjunto com os coordenadores de área, no qual serão levantados os principais títulos que sejam pertinentes para a composição da coleção de obras de referência da biblioteca, de forma que, por enquanto, não é possível prever as futuras aquisições deste tipo de recurso.

Periódico: Preferiu-se designar essa categoria em suas principais manifestações, sendo elas jornais e revistas.

Revista: O projeto de aquisição de assinatura de revistas está em andamento, sendo requerida a assinatura de dois títulos de periodicidade semanal e dois de periodicidade mensal. Dessa forma pôde-se chegar aos valores para o ano de 2014. Tem-se como previsão a assinatura de pelo menos dois títulos de revistas nos anos subsequentes, sendo um título de periodicidade semanal e outro mensal, de forma que em 2018 se terá um total aproximado de 14 títulos e 381 exemplares de revistas.

Vídeo: Ao considerar esta categoria como imagens em VHS, informamos que o acervo não dispõe desse tipo de mídia e não tem interesse em adquiri-la, haja vista as questões de obsolescência do próprio suporte desse recurso e do aparelho de vídeo.

(17)

Suporte aos Docentes e Técnicos Administrativos no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais.

Incentivo aos docentes, à criação de projetos de pesquisa, na área da educação inclusiva, no desenvolvimento de tecnologia assistivas em benefício à comunidade.

Promover a inclusão escolar e da educação inclusiva através de ações de ensino, pesquisa e extensão.

Acompanhar as políticas e as ações que garantam o acesso, a permanência e a conclusão, com qualidade, do processo educativo aos alunos com necessidades educacionais específicas.

4.3. Infraestrutura física e acadêmica

Ampliar material didático e de apoio ao ensino para alunos com necessidades especiais; Promover a realização de eventos e projetos relacionados a pratica de inclusão;

Promover a ampliação dos recursos físicos e condições de acessibilidade do Campus para os alunos com necessidades especiais.

4.4. Bolsa ensino

O Programa Bolsa Ensino, mantido pelo IFSP, é destinado aos seus alunos e tem base na Resolução do Conselho Superior do IFSP nº 568, de 5 de abril de 2012 e aprovado pela Portaria Nº 1254, de 27 de março de 2013; visa:

Apoiar a participação dos discentes em atividades acadêmicas de ensino e projetos de estudos que contribuam para a formação integrada e para o aprimoramento acadêmico e profissional do aluno na sua área de formação;

Oferecer ao estudante oportunidade de desenvolver atividades educacionais compatíveis com seu grau de conhecimento e aprendizagem, interagindo com os docentes por meio de ações pedagógicas relacionadas às disciplinas dos cursos regulares e de apoio aos demais discentes do IFSP.

4.5. Dos recursos

- Ampliar o recurso financeiro a fim aumentar o quantitativo de bolsistas, para 8 (oito) alunos por ano.

(18)

5 EXTENSÃO

- Oferecimento de Cursos de Qualificação na Modalidade Pronatec relacionados principalmente aos eixos tecnológicos de Informação e Comunicação, Controle e Processos Industriais, Produção Industrial e Infraestrutura.

- Oferecimento regular de Cursos FIC como forma de oferecer à comunidade cursos de formação profissional, e aos alunos, cursos que complementem a formação acadêmica.

- Ampliar a realização de visitas técnicas.

- Desenvolver ações para a inclusão da comunidade local.

- Participação dos alunos em olimpíadas científicas com intuito de incentivar os estudos e a aprimorar os conhecimentos técnicos.

- Registrar informações dos alunos egressos com intuito de contatá-los para ofertar futuros cursos e capacitações, bem como obter informações com os mesmos referentes ao mercado de trabalho.

- Organização local de evento científico / cultural / acadêmico.

- Desenvolver no campus ações socioculturais e educativas, com intuito de promover a integração entre os alunos, servidores e comunidade, bem como despertar e estimular nos alunos noções de pertencimento.

6 PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

As propostas de atividades relacionadas às diretrizes para pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação são:

• Divulgação e incentivo à cultura da inovação tecnológica: Implantar ações que promovam a semana de Ciência e Tecnologia do MCT como parte do calendário anual de atividades;

• Popularização e difusão tecnológica na rede pública de ensino: Promover atividades junto a SEESP que possibilitem a realização de feiras tecnológicas, com participação dos alunos em atividades de divulgação sob a responsabilidade de docentes e discentes do IFSP-PRC.

• Incentivo à propriedade intelectual: Capacitar servidores e docentes através de cursos EAD em Propriedade Intelectual e Inovação.

• Incentivo à pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação (PD&I): Criar e estruturar o NIT no campus.

• Atendimento as demandas e captação de recursos financeiros de instituições parceiras: Via NIT prospectar oportunidades de parcerias com instituições e empresas parceiras pertencente ou não ao Parque Tecnológico de Piracicaba (PTP-APLA).

(19)

• Incentivo à cultura de inovação no setor produtivo, atendendo às demandas da sociedade: Promover encontros e Workshops com auxilio do NIT do campus para difundir a cultura de inovação.

• Incentivo à formação de grupos de PD&I: Ocupar o espaço destinado ao IFSP no PTP-APLA e incentivar a formação de grupos de pesquisa e reconhecê-los junto à instituição e ao CNPq. Ocupar de forma racional o prédio destinado a pesquisa previsto neste PDI.

• Atuação dos grupos de pesquisa em rede: Prospectar, após o estabelecimento dos grupos de pesquisa, grupos com interesse congruentes para parcerias em rede.

• Abertura aos Mestrados Profissionais em rede: possibilitar a participação de professores do campus Piracicaba nos programas de pós-graduação no âmbito do IFSP. • Previsão de criação de Polo de Inovação: Integrar o campus às atividades previstas no

contexto do PTP-APLA.

• Extensão tecnológica voltada ao desenvolvimento social dos arranjos locais: Integrar o campus às atividades previstas no contexto do PTP-APLA.

• Formação de técnicos, tecnólogos e engenheiros para o desenvolvimento tecnológico e inovação: Desenvolver uma cultura transversal em todas as disciplinas técnicas do projeto pedagógico dos cursos.

• Incentivo para a atuação de alunos com altas habilidades em PD&I: Promover e incentivar a cultura de Iniciação Científica entre os alunos e professores.

• Incentivo ao empreendedorismo associado à inovação.

• Formação de pesquisadores em PD&I em empresas nacionais e em instituições no exterior: Fomentar que os alunos se insiram em estágios em áreas de PD&I das empresas da região e que participem do programa Ciências sem Fronteiras do MEC. Viabilizar a participação dos servidores em programas de pós-graduação no exterior. • Manutenção de informações no Diretório de Grupos de Pesquisa sobre parcerias,

projetos, pesquisadores, grupos de pesquisa e extensão, produção tecnológica e científica e atuação em inovação.

Referências

Documentos relacionados

Claro que, para que tal seja possível, será necessária a colaboração e a compreensão de todos os dirigentes associativos, como mais um enorme esforço, no

A comissão de gestão corresponde à remuneração da sociedade responsável pela gestão do património do Fundo. De acordo com o regulamento de gestão do Fundo,

Fonte: Acervo pessoal do Dr Wilson Rocha Filho – autorizada pelos pais.. Fonte: Acervo pessoal do Dr Wilson Rocha Filho – autorizada

Siga Jr. Revista do Instituto de Geociências, São Paulo. Boletim de Resumos Expandidos, p. Revista do Instituto de Geociências, São Paulo. Reviews in Economic Geology, vol. Society

perfeito julguei julgaste julgou julgámos * julgastes julgaram IMPERATIVO negativo não julgues não julgue não julguemos não julgueis não julguem pretérito mais-que- -perfeito

(b) Para cada arranjo de palitos em ¯leiras, podemos escrever o n¶ umero de palitos em cada ¯leira no sistema bin¶ ario, e dispor esses n¶ umeros em uma coluna, alinhando seus

Atribuindo ao compromisso do professor como mediador de leituras e como leitor literário a possibilidade de concretização do letramento literário na escola,

Um novo prédio para o Ambulatório está sendo construído para melhorar o atendimento aos estudantes e servidores do Campus.. Ciclo