• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência Unidade de Ocupação de Vagas Remanescentes

PROCESSO DE OCUPAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES NÚCLEO DE CONCURSOS

Edital n° 04/2011 – UOVR / COPAP / NC / PROGRAD / UFPR

Prova Objetiva – 18/12/2011

101 – Agronomia

INSTRUÇÕES

1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado.

2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resolução das questões,

confira a numeração de todas as páginas.

3. Esta prova é constituída de 20 questões objetivas.

4. Nesta prova, as questões objetivas são de múltipla escolha, com 5 alternativas cada uma,

sempre na sequência a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada.

5. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas

perguntas aos aplicadores de prova.

6. Ao receber o cartão-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao

seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova.

7. O cartão-resposta deverá ser preenchido com caneta esferográfica preta, tendo-se o cuidado

de não ultrapassar o limite do espaço para cada marcação.

8. Não serão permitidas consultas, empréstimos e comunicação entre os candidatos, tampouco o

uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrônicos ou não, inclusive relógio. O não cumprimento dessas exigências implicará a eliminação do candidato.

9. Os aparelhos celulares deverão ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco

plástico. Caso essa exigência seja descumprida, o candidato será excluído do concurso.

10. O tempo de resolução das questões, incluindo o tempo para preenchimento do cartão-resposta,

é de 4 horas.

11. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde

autorização para entregar o caderno de prova, o cartão-resposta e a ficha de identificação.

12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

DURAÇÃO DESTA PROVA: 4 horas

Conhecimento

Específico

INSCRIÇÃO TURMA NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO  ... RESPOSTAS 01 - 06 - 11 - 16 - 02 - 07 - 12 - 17 - 03 - 08 - 13 - 18 - 04 - 09 - 14 - 19 - 05 - 10 - 15 - 20 -

(2)
(3)

01 - Os óculos fotocromáticos possuem lentes que contêm cristais de cloreto de prata (AgCl) incorporados diretamente ao vidro. Quando a radiação ultravioleta do sol atinge os cristais de AgCl, as lentes escurecem e, em ambientes escuros, elas clareiam de acordo com a seguinte reação:

AgCl + energia  Ag + Cl-

Transparente Escuro

De acordo com o texto e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) O aumento de incidência de luz desloca o equilíbrio para a esquerda.

b) Os átomos de prata se recombinam com átomos de cloro para formar AgCl, absorvendo energia. ►c) Em ambientes escuros, há maior produção de cloreto de prata.

d) Em ambientes claros o equilíbrio se desloca, favorecendo a produção de AgCl. e) A formação de cloreto de prata é um processo endotérmico.

02- Foram atacadas 25,0000 g de uma amostra de calcáreo com HCl e posteriormente filtrada para um balão volumétrico de 500 mL, aferido o volume com água destilada e homogeneizada. Dessa solução, foram retiradas alíquotas de 10 mL para a determinação de cálcio e magnésio. Na titulação utilizando como indicador o negro de eriocromo T, foram gastos 14 mL de solução de EDTA 0,1 M e na titulação utilizando como indicador o ácido calcon carboxílico, foram gastos 9 mL de solução de EDTA 0,1 M. Baseando-se nesses procedimentos e nas massas atômicas abaixo fornecidas, obteve-se como porcentagens de cálcio e magnésio sob a forma de CaO e MgO, respectivamente, os seguintes valores: Dados: O = 16 Mg = 24 Ca = 40 ►a) 10,08 e 4,00. b) 0,504 e 0,200. c) 5,040 e 2,000. d) 5,040 e 0,200. e) 10,08 e 40,00.

03 - Uma certa quantidade de alimentos é armazenada em um congelador. Passadas t horas a temperatura dos alimentos está diminuindo a uma taxa de ( )r t r(t) graus Fahrenheit por hora, em que

2 4 ( ) 12 ( 3) r t t = + + . Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

( ) A área sob o gráfico de ( ),0r t ≤ ≤ vale t 2 363 24, 2

15 ≅ .

( ) O valor da área representa quanto o alimento aumentou de temperatura. ( ) O valor da área representa quanto o alimento diminuiu de temperatura. ( ) O valor da área é o mesmo independente do tempo e armazenamento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – F – V – V. b) F – V – F – V. ►c) V – F – V – F. d) F – V – F – F. e) V – F – F – V.

04 - As células estão associadas de diferentes maneiras, umas com as outras, formando unidades estruturais e funcionais chamadas tecidos. Os tecidos podem ser definidos como grupos de células que são estruturalmente e/ou funcionalmente distintos. No corpo da planta, os vários tecidos estão distribuídos segundo padrões característicos, dependendo da parte da planta, ou do seu grupo taxonômico, ou mesmo de ambos.

Considerando os tecidos vegetais, assinale a alternativa correta.

a) O esclerênquima está envolvido com a sustentação de órgãos jovens em crescimento. ►b) O parênquima está envolvido com a fotossíntese, o armazenamento e a secreção. c) O floema realiza a condução de água no corpo das plantas vasculares.

d) O colênquima dá resistência e sustenta as partes da planta que não estão se alongando. e) O xilema é responsável pela condução de substâncias orgânicas nas plantas vasculares.

05 - Arroz, trigo, cevada, cebola, banana, cana-de-açúcar, gengibre, coco, milho e várias outras cultivadas nativas ou introduzidas, são plantas pertencentes à categoria taxonômica:

a) Angiospermae Dicotyledoneae. b) Monilophyta Polypodiopsida. c) Cycadophyta Cycadopsida. d) Gymnospermae Coniferopsida. ►e) Angiospermae Monocotyledoneae.

(4)

06 - O sisal (Agave sp.) é uma planta originária do México e cultivada no Brasil para produção de fibras. As fibras representam apenas 4 a 5% da massa bruta da folha do sisal. O sisal é uma planta resistente à aridez e ao sol intenso do sertão nordestino, cujas fibras rígidas, ocorrem no mesofilo da folha, e pertencem ao tecido fundamental de sustentação que dá resistência à planta.

O algodão provém do algodoeiro (Gossypium spp.), que conforme a variedade pode ser uma árvore ou um arbusto, que produz flores amarelas ou vermelhas. A “fibra” têxtil do algodão é uma pluma branca, amarela ou, por vezes, avermelhada, originada no tecido que reveste as sementes (epiderme). Uma cultivar de algodão com fibras coloridas foi selecionada pela Embrapa, a partir de algodoeiros arbóreos nativos do semiárido nordestino, com alto nível de resistência à seca. Esse é o primeiro exemplar colorido obtido no Brasil, por meio de melhoramento convencional com utilização do método de seleção genealógica.

Com base no texto acima e nos conhecimentos em morfologia e anatomia vegetal, assinale a alternativa correta.

a) As variedades de algodoeiro arbóreo diferem morfologicamente das arbustivas por apresentarem um caule ramificado desde a base.

b) As verdadeiras fibras vegetais, no sentido botânico da palavra, são células do colênquima com paredes lignificadas, nesse caso apenas as fibras do sisal são fibras verdadeiras.

►c) O termo “fibra” têxtil citado no texto do algodoeiro, na verdade não são fibras verdadeiras, no sentido botânico, e sim tricomas (pelos) oriundos da epiderme.

d) Ambas as fibras, do algodão e do sisal, são tricomas longos; a diferença é que no sisal as paredes são lignificadas e, no algodão, não lignificadas.

e) As fibras do sisal e do algodão são estruturas diferentes que se originam do mesmo tecido vegetal, apenas em órgãos diferentes, no sisal é da folha e no algodão é da semente.

07 - Boa parte do aumento de produtividade das principais culturas se deve ao melhoramento genético, que nada mais é que o uso de estratégias que possibilitem a escolha (seleção) de indivíduos mais adequados a nossas necessidades. Um determinado melhorista trabalhando com uma espécie vegetal autógama e homozigótica que apresentava uma produção média de frutos de 28,5 kg/planta, selecionou alguns indivíduos (seleção fenotípica) que julgava superior e que em média produziam 36,3 kg/planta. A multiplicação desses indivíduos selecionados gerou uma nova população cuja produtividade aumentou 20% em relação à produção inicial. A herdabilidade desse caráter na população original é: a) 0,4387. ►b) 0,7307. c) 0,6518. d) 0,5823. e) 0,8411.

08 - A 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM - 1960) adotou o Sistema Internacional de Unidades (SI) com sete grandezas físicas fundamentais, estabelecendo seus padrões e unidades, e instituiu regras para os prefixos, unidades derivadas e as unidades suplementares nesse sistema, além de outras indicações, regulamentando todo um conjunto para as unidades de medidas.

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:

1. A unidade agrária alqueire paulista (24.200 m2) é uma grandeza física fundamental do SI.

2. A unidade hectare (10.000 m2) faz uso de um dos prefixos estabelecidos para o SI, mas não pertence a esse sistema.

3. Uma arroba do boi é aproximadamente 15 kg, sendo o quilograma uma unidade correspondente a uma grandeza física fundamental do SI.

4. A densidade (massa específica) da água é aproximadamente 1 g.cm-3, que corresponde a 1.102 kg.m-3.

5. A pressão no pneu de um trator é calibrada utilizando-se valores expressos em psi (libras-peso por polegada ao quadrado). Essa unidade é unidade derivada no SI.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras. ►c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 3 e 5 são verdadeiras.

09 - No terreno de uma fazenda você se depara com um mármore, um gnaisse e um xisto. Dente as afirmativas abaixo, assinale a que representa as composições mineralógicas que você encontrará nessas três rochas.

►a) Calcita ou dolomita para o mármore; quartzo, feldspato potássico, mica e anfibólio para o gnaisse; e mica e quartzo para o xisto.

b) Plagioclásio, quartzo e pirita para o mármore; plagioclásio e piroxênio para o gnaisse; e quartzo, anfibólio e cromita para o xisto.

c) Mica e quartzo para o mármore; calcita, feldspato potássico, mica e anfibólio para o gnaisse; e calcita ou dolomita para o xisto.

d) Quarzto e plagioclásio para o mármore; piroxênio e feldspato potássico para o gnaisse; e talco para o xisto. e) Olivina ou calcita para o mármore; plagioclásio, mica e pirita para o gnaisse; e mica e quartzo para o xisto.

(5)

10 - Você levanta-se pela manhã, em Curitiba (Altitude = 930 m) e desenvolve uma série de atividades.

Com base na tabela a seguir e tendo em vista seus conhecimentos de física, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas.

( ) Vai ao banheiro abrindo sua porta pela maçaneta.

Rotação: a força aplicada pela sua mão exerce um torque (ou momento) para girá-la e isso só ocorre porque a força é aplicada sobre o eixo de rotação.

( ) Utiliza o vaso sanitário, aperta a descarga, lava o rosto.

Água: o escoamento no vaso e na pia se dão porque são obedecidas as equações da continuidade e de Bernoulli.

( ) Olha-se no espelho (plano). Imagem refletida: ocorre porque o ângulo de incidência é diferente do ângulo de reflexão, pela Lei de Snell.

( )

Enche a chaleira de água, coloca-a no fogão a gás e acende a

respectiva boca.

Processo de aquecimento da água: o calor transmite-se apenas por radiação da chama da boca para o fundo da chaleira.

( )

Despeja a água fervida sobre o pó de café, num coador fixado numa garrafa térmica.

Água: ferve em Curitiba a exatos 100ºC, transformando-se em vapor, mas sua densidade (massa específica) não se modifica. ( ) Enche a garrafa térmica de líquido e

fecha-a.

Garrafa térmica: não permite a perda de calor para o ambiente por condução, convecção e radiação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – V – V – F – F – F. b) V – F – V – F – F – V. ►c) F – V – F – F – F – V. d) V – F – F – V – V – F. e) V – V – F – F – V – F.

11 - A água subterrânea é importante recurso hídrico utilizado na irrigação de lavouras em várias partes do mundo. Com relação à ocorrência de água subterrânea, é correto afirmar:

a) A qualidade da água subterrânea independe da rocha onde está armazenada. b) A recarga de um aquífero está condicionada pelo tipo de uso do solo.

c) Considera-se água subterrânea toda a água armazenada abaixo da superfície do terreno.

d) O volume de água que pode ser extraído através de um poço depende da capacidade de bombeamento e da profundidade do poço.

►e) A cobertura vegetal pode interferir de forma positiva ou negativa na recarga de um aquífero.

12 - A morfologia do solo é determinada a campo e os principais atributos morfológicos são: textura, estrutura, porosidade, cor e consistência. De posse dos dados morfológicos e dos resultados das análises físicas e químicas, determinadas em laboratório, o técnico na área agronômica tem melhores condições de definir o manejo mais adequado do solo e obter maior produtividade das culturas. A respeito das características morfológicas do solo, assinale a alternativa correta.

a) No horizonte B dos vertissolos predominam estruturas prismáticas de tamanho médio a grande, o que determina a consistência muito friável e solta quando o solo estiver seco e úmido, respectivamente.

►b) A estrutura granular é comum no horizonte B dos latossolos do Brasil, a qual confere a esses solos grande volume de macroporos, baixo valor de densidade aparente, boa drenagem e facilita o crescimento do sistema radicular das plantas. c) Um horizonte B com 900 g kg-1 de areia não apresentará estrutura (ausência de estrutura - grãos simples), grande

volume de microporos e a densidade aparente será inferior a 1,0 kg dm-3.

d) Dois solos com o mesmo teor de argila (600 g kg-1) e sob vegetação nativa (sem interferência antrópica), aquele com estrutura em blocos médios (2 cm), em relação à estrutura granular pequena (2 mm), apresentará maior volume de poros totais, maior volume de macroporos e menor valor de densidade aparente.

e) Dois solos com o mesmo teor de argila (680 g kg-1) e mesmo teor de matéria orgânica (10 g kg-1), aquele com predomínio de argila do tipo 2:1, em relação à argila do tipo 1:1 e óxidos de ferro e alumínio, será mais fácil de ser mecanizado quando o solo estiver molhado ou saturado com água.

13 - O Brasil e, particularmente o estado do Paraná, apresenta inúmeras classes de solos. Mesmo em uma área mais restrita, como um município, verifica-se a ocorrência de vários tipos de solos. Por exemplo, em um determinado município da Região Metropolitana de Curitiba, têm-se as seguintes classes de solos: Cambissolo Háplico Alumínico típico, textura argilosa e relevo ondulado; Latossolo Vermelho Acriférrico típico, textura argilosa e relevo praticamente plano; Argissolo Vermelho-Amarelo Ta Distrófico típico, textura argilosa e relevo ondulado; Organossolo Háplico Fíbrico típico, textura argilosa e relevo praticamente plano; Neossolo Litólico Eutrófico típico, textura argilosa e relevo ondulado. Considerando as cinco classes de solos listadas acima, assinale a alternativa correta.

a) O Latossolo Vermelho Acriférrico típico é a classe de solo com maior fertilidade e com maior valor de capacidade de troca catiônica (CTC).

b) A principal limitação do Neossolo Litólico Eutrófico típico é a baixa saturação do complexo sortivo por bases ou nutrientes catiônicos (baixo valor de V%).

c) O Cambissolo Háplico Alumínico típico apresenta horizonte B textural e altos teores de alumínio tóxico às plantas. d) O Organossolo Háplico Fíbrico típico apresenta horizonte superficial com maior teor de matéria orgânica e sua principal

limitação agrícola é a reduzida disponibilidade de água para as plantas.

►e) O Argissolo Vermelho-Amarelo Ta Distrófico típico apresenta alta suscetibilidade a erosão devido ao gradiente de textura entre os horizontes A e B (maior teor de argila no horizonte B) e ao relevo ondulado.

(6)

14 - Sobre o plantio direto na palha, considere as seguintes afirmativas: 1. Diminuir a erosão do solo e melhorar a fertilidade.

2. Diminuir a incidência de insetos pragas nas lavouras. 3. Diminuir a variação térmica do solo.

4. Possibilitar a incorporação de áreas marginais ao processo produtivo. 5. Diminuir a incidência de moléstias nas lavouras.

São benefícios do plantio direto na palha:

a) Apenas 1, 2 e 4. b) Apenas 2, 3 e 4. ►c) Apenas 3, 4 e 5. d) Apenas 1, 3 e 5. e) Apenas 1, 2, 4 e 5.

15 - Sabe-se que as plantas em comunidade, mesmo semeadas em épocas preferenciais, em função das condições ambientais proporcionam, em certos períodos, limitações ao desenvolvimento, induzindo à competição inter e intraespecíficas. Sobre esse fenômeno, considere os seguintes itens:

1. Espaçamento/densidade de semeadura. 2. População de plantas.

3. Fotoperíodo. 4. Método de cultivo. 5 Temperatura.

Esse fenômeno pode ser minorado ou aumentado de acordo com:

a) 1, 3 e 5 apenas. b) 2 e 4 apenas. ►c) 1 e 2 apenas. d) 3 e 5 apenas. e) 1, 2, 3, 4 e 5.

16 - Para que uma operação seja considerada efetiva num sistema de produção, deve ser realizada dentro de um prazo útil denominado “janela agronômica”. Para isso, é importante a determinação do número de máquinas necessárias para concluir a operação nesse prazo. O número de máquinas é calculado pela fórmula 𝑵 =𝑹𝒐

𝑪𝒄 onde Ro é o ritmo de

operação, expressado em hectares.h-1 e Cc é a capacidade de campo efetiva da máquina ou implemento, expressada em hectares.h-1. O ritmo de operação é calculado pela fórmula 𝑹𝒐 = 𝑨

𝑱×𝑫 onde A é a área de trabalho, expressada em

hectares, J é a jornada de trabalho, expressada em horas.dia-1 e D é o prazo, expressado em dias. A capacidade de campo efetiva da máquina é calculada pela fórmula 𝑪𝒄 =𝑳 × 𝑽 × 𝑬𝒄

𝟏.𝟎𝟎𝟎 em que L é a largura de trabalho da máquina ou

implemento, expressada em metros, V é a velocidade de avanço da máquina, expressada em km.h-¹, Ec é a eficiência de campo operacional, expressada em percentual.

Com base nos conceitos e fórmulas apresentadas, considere uma lavoura de trigo de 500 hectares que deve ser colhida num prazo de 10 dias. A colhedora opera com uma plataforma de 5,7 m de largura de trabalho a uma velocidade de avanço de 5,5 km.h-¹. Admitindo uma jornada de 10 horas.dia-¹ e uma eficiência de campo operacional de 80%, quantas colhedoras serão necessárias para concluir a operação no prazo?

►a) 2 colhedoras. b) 3 colhedoras. c) 4 colhedoras. d) 5 colhedoras. e) 6 colhedoras.

17 - A elevação do pH de um solo muito ácido, com aplicação de corretivo da acidez é muito importante no cultivo comercial das culturas. Em relação ao processo de calagem, considere as seguintes afirmativas:

1. Propicia aumento da capacidade de troca catiônica (CTC) e da capacidade de troca ânions (CTA), surgindo as cargas dependentes de pH.

2. Promove diminuição da disponibilidade do Fe, Mn, Cu, Zn e B nas plantas.

3. O corretivo da acidez mais utilizado é o calcário, de origem sedimentar, provindo principalmente da precipitação química do Ca e do Mg, com carbonatos em ambiente marinho ou lacustre.

4. Aumenta a saturação de bases (V %), pelo aumento das bases (Ca e Mg) e diminuição do (H + Al). 5. Neutraliza todo Al+3 trocável do solo, ocorrendo quando o pH (em água) for superior a 7,0. Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras. ►c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

(7)

18 - O fenômeno ENOS (El Niño Oscilação Sul) é a principal fonte da variabilidade interanual da precipitação no Brasil, com fortes impactos sobre os sistemas agrícolas, tais como nas definições de datas de plantio. O ENOS é uma oscilação que ocorre nas porções central e leste do Oceano Pacífico, próximo à costa do Peru e refere-se à combinação de dois mecanismos, um oceânico e um atmosférico. As fases opostas dessa oscilação são o El Niño e o La Niña. Sobre esses dois eventos, assinale a alternativa correta.

a) No episódio El Niño, a temperatura do Oceano Pacífico Tropical Central e Leste fica mais quente que o normal, enquanto a temperatura no Pacífico Oeste fica mais fria, o que induz a elevações nas precipitações no Nordeste do Brasil e a diminuições na região Sul do país.

b) O evento La Niña é representado por um resfriamento atípico das águas do Oceano Pacífico, mas com pequeno impacto nas atividades humanas. Efetiva-se quando a porção oceânica oeste fica sujeita a diminuições nas pressões, levando a aumentos nas precipitações na região Sul do Brasil e secas acentuadas no Nordeste.

c) O fenômeno ENOS faz parte da variação irregular em torno das condições normais dos sistemas oceânicos e atmosféricos na região do Pacífico Tropical, cujas manifestações estão diretamente relacionadas ao processo de intensificação do efeito estufa natural (denominado efeito estufa antropogênico).

►d) Tanto o El Niño quanto o La Niña podem causar anomalias climáticas em diversas partes do mundo. No Brasil, o primeiro, de maneira geral, causa chuvas abundantes na região Sul e secas na região Nordeste, já o segundo causa estiagens no Sul e chuvas acima das médias históricas no Nordeste, com graves impactos nos sistemas agrícolas. Nas demais regiões do país, as alterações climáticas associadas são relativamente moderadas.

e) Embora o El Niño seja a componente oceânica do ENOS, ele é mais conhecido como evento climático. Isso se deve à pouca ou nenhuma influência das condições oceânicas no clima, uma vez que as águas superficiais do Pacífico pouco interagem com a atmosfera, quer seja em sua porção Leste (Taiti e Polinésia Francesa), quer seja a oeste (em Darwin, na Austrália).

19 - As geadas são eventos que consistem no depósito de gelo em superfícies quaisquer (solo, plantas, etc.) e que se formam a partir da solidificação do orvalho, sob temperaturas inferiores às de congelamento. Contudo, as geadas podem ser formadas quando se tem temperaturas do ar inferiores a 0 °C, mas sem a formação de gelo. A respeito do tema geadas e seus impactos, considere as seguintes afirmativas:

1. As geadas, nas quais ocorre formação de gelo, bastante comuns no estado do Paraná, são também chamadas de geadas brancas ou advectivas, provocadas pelo avanço de massas de ar, normalmente associadas ao deslocamento de frentes frias.

2. As geadas negras, com alta frequência de ocorrência no estado do Paraná, são aquelas em que ocorre no âmbito de massas de ar frias e úmidas, sob condições de forte advecção e, por consequência, da presença de ventos significativos nos baixos níveis da atmosfera.

3. As geadas negras são caracterizadas pela não formação de gelo e são vinculadas a massas de ar secas e frias, sob condição de pouca ou nenhuma nebulosidade e por serem mais impactantes para a produção agrícola do que as geadas brancas.

4. No Brasil, a maioria das geadas que ocorrem são do tipo advectivo, geralmente sucedendo a passagem de sistemas frontais secos e frios.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. ►d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

20 - A matéria orgânica (MO) afeta as características químicas, físicas e biológicas do solo. A respeito da influência da MO sobre as características do solo, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas. ( ) São constituintes, os elementos N, S e P, sendo por isso fonte de desses nutrientes.

( ) Apresenta CTC, maior que 150 cmolc/kg, sendo por isso, muito superior às argilas predominantes nos solos

tropicais, como a caulinita (CTC entre 5 a 15 cmolc/kg) e os óxidos de Fe e Al (CTC entre 0 a 5 cmolc/kg).

( ) O poder tampão da matéria orgânica do solo é muito baixo, afetando muito pouco a dose de corretivo a ser aplicado em um solo ácido.

( ) A matéria orgânica estável do solo ou ácidos orgânicos, originados da decomposição dessa matéria orgânica, podem reter fortemente (complexando) alguns elementos como Cl, K e Na, afetando a disponibilidade dos mesmos nas plantas.

( ) A matéria orgânica do solo apresenta-se na forma de polímeros, de alto peso molecular, e pode ser dividida classicamente em ácido húmico, fúlvico e humina.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – F – F – V - V. b) F – F – V – V - V. ►c) V – V – F – F - V. d) V – V – F – F - F. e) F – V – V – V - F.

Referências

Documentos relacionados

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Em geral, a fauna cavern´ıcola de S˜ ao Desid´ erio apresen- tou - se extremamente relevante, com registro de v´ arios trogl´ obios, v´ arias esp´ ecies novas para a ciˆ encia,

3.1 – O presente contrato tem por objeto a cobertura de custos pela CONTRATADA das despesas com os procedimentos de assistência odontológica prestada por terceiros aos

Como já foi dito neste trabalho, a Lei de Improbidade Administrativa passa por uma releitura doutrinária e jurisprudencial, visando delimitar de forma precisa os tipos ímprobos,

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Neste exercício, que teve na publicação de quatro livros seus pró- prios eventos, vemos que a delimitação do relato e o privilégio do momen- to etnográfico decisivo são

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

O questionário de representações pessoais (adaptado de Vieira, 1998) que se apresenta no Anexo 1 pode revelar-se um instrumento útil para ajudar o professor a iniciar-se no