• Nenhum resultado encontrado

UNILEÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO CURSO DE BACHARELADO EM BIOMEDICINA WESLEY FERNANDES NASCIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNILEÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO CURSO DE BACHARELADO EM BIOMEDICINA WESLEY FERNANDES NASCIMENTO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

CURSO DE BACHARELADO EM BIOMEDICINA

WESLEY FERNANDES NASCIMENTO

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS DECORRENTES DA EXPOSIÇÃO AO BENZENO EM PROFISSIONAIS FRENTISTAS UMA

REVISÃO DE LITERATURA

Juazeiro do Norte – CE 2018

(2)

WESLEY FERNANDES NASCIMENTO

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS DECORRENTES DA EXPOSIÇÃO AO BENZENO EM PROFISSIONAIS FRENTISTAS UMA

REVISÃO DE LITERATURA

Artigo científico apresentado à Coordenação do Curso de Graduação em Biomedicina do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, como requisito para a obtenção do grau de bacharelado em Biomedicina.

Professor: Esp. José Junior dos Santos Aguiar.

Juazeiro do Norte-CE 2018

(3)

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS DECORRENTES DA EXPOSIÇÃO AO BENZENO EM PROFISSIONAIS FRENTISTAS UMA

REVISÃO DE LITERATURA

Artigo científico apresentado à Coordenação do Curso de Graduação em Biomedicina do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, como requisito para a obtenção do grau de bacharelado em Biomedicina. Sob a orientação do professor Esp. José Junior dos Santos Aguiar.

Aprovado em _____de_______________de 2018.

BANCA EXAMINADORA

___________________________________________________

Orientador: Prof. Esp. José Junior dos Santos Aguiar Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Prof: Esp. Cícero Roberto Nascimento Saraiva Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Examinador 1

Prof. Esp. Edmilson do Nascimento Cardoso Examinador 2

(4)

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS DECORRENTES DA EXPOSIÇÃO AO BENZENO EM PROFISSIONAIS FRENTISTAS UMA

REVISÃO DE LITERATURA

Wesley Fernandes Nascimento1.José Junior dos Santos Aguiar2 RESUMO

A pesquisa teve como objetivo a busca das principais alterações hematológicas decorrentes da exposição ao benzeno em profissionais ligados diretamente ou indiretamente ao manuseio do benzeno. Para isso utilizou-se o método investigativo de revisão sistemática da literatura, tendo como base de dados ás ferramentas de pesquisa: Medline, Lilacs, Pubmed e Scielo. O sistema hematopoiético devido a suas características biológicas pode sofrer danos por diversos fatores ou substâncias nocivas, entre esses compostos os hidrocarbonetos aromático, sendo o principal deles o benzeno que está classificado como um importante agente causador de doenças do sangue, atingindo células imaturas assim diminuindo a sua quantidade. As doenças relacionadas ao manuseio do benzeno são classificadas como agudas e crônicas e podem ocorrer por varias vias como: respiratória, cutânea e digestória. Os resultados reforçam a necessidade de implantação de leis mais severas a fim de disciplinar estabelecimentos que não as cumpram, e assim haver uma maior conscientização dos profissionais dos riscos do benzeno a saúde.

Palavra chave: Benzeno. Hidrocarbonetos. Incidência.

MAIN HEMATOLOGICAL CHANGES ARISING OUT OF BENZENE EXPOSURE IN FRENTIST PROFESSIONALS A LITERATURE REVIEW

Wesley Fernandes Nascimento1. José Junior dos Santos Aguiar2 ABSTRACT

The aim of the research was to search for the main hematological alterations due to exposure to benzene in professionals who are directly or indirectly involved in the handling of benzene. For this purpose, the research method of systematic literature review was used, based on the research tools: Medline, Lilacs, Pubmed and Scielo. The hematopoietic system due to its biological characteristics can suffer damages by several factors or harmful substances, among these compounds the aromatic hydrocarbons, the main one being benzene which is classified as an important agent causing blood diseases, reaching immature cells thus decreasing the their quantity. The diseases related to the handling of benzene are classified as acute and chronic and can occur through several routes such as: respiratory, cutaneous and digestive. The results reinforce the need to implement stricter laws in order to discipline establishments that do not comply with them, and thus raise the awareness of professionals about the risks of benzene to health.

Keywords: Benzene. Hydrocarbons. Incidence.

1Discente, UNILEÃO, wesleytwd@hotmail.com 2

(5)

1 INTRODUÇÃO

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 2,3 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência de acidentes de trabalho sendo que praticamente todos os acidentes de trabalho poderiam ser evitados. No Brasil a incidência de doenças relacionadas ao posto de trabalho é uma das mais altas, sendo o ramo da construção civil e serviços os líderes desse ranking. Na profissão de frentista existem vários riscos e perigos, sendo ele a contaminação por benzeno o principal problema vinculado a tal profissão (BRASIL., 2017).

O benzeno ou cicloexatrieno é um líquido incolor ou amarelo claro à temperatura ambiente, com um odor adocicado, altamente inflamável e volátil, que está presente não só em postos de combustíveis como em produtos de higiene, produtos farmacêuticos e tintas. A partir do benzeno são fabricados vários produtos como: anilina, borrachas, lubrificantes, corantes e detergentes, sendo o poliestireno o produto de maior transformação do benzeno (ARCURI et al., 2012).

A exposição ao benzeno tráz diversas alterações biológicas, sendo a principal delas efeitos sobre o sistema hematopoiético, tais células são alteradas morfologicamente e numericamente, são conhecidos também efeitos sobre o sistema reprodutor, neurológico, pulmonar, dérmico e outros. Nesse sentido acredita-se que a exposição aos componentes químicos dos combustíveis pode resultar em desordens hematológicas (FERREIRA & FREIRE., 2011).

O sangue tem varias funções, sendo a principal delas a de transportar substâncias pelo corpo, formado a partir 92% de agua e 8% proteínas, sais, vitaminas e aminoácidos (plasma). Na parte celular do sangue pode ser encontradas: hemácias; com a função de transporte de oxigênio, leucócitos; com a função de defesa, e as plaquetas; que tem a função de coagulação do sangue. Estas células são formadas na medula óssea a partir de uma célula tronco (OLIVEIRA & MASCARENHAS, 2015).

Alguns trabalhadores vêm desenvolvendo atividades insalubres, colocando em risco a sua saúde. É o caso dos frentistas que tem em sua profissão vários fatores de risco sendo eles do tipo: ruído, calor, produtos químicos, combustíveis, postura inadequada, repetitividade de movimentos, manuseio de equipamentos, risco psíquicos e cognitivos, Estes profissionais estão diariamente em contato com substancias tóxicas sendo a principal delas o benzeno, que uma vez inalado tem efeitos carcinógenos, são

(6)

6 várias as vias em que o benzeno pode entrar no organismo sendo elas; inalatória, absorção, ingestão e transferência através da placenta (ARCURI et al., 2012).

No Brasil, todos os profissionais que tiverem contato com o benzeno devem fazer exames periódicos mesmo que não apresentem alterações. Dentre estes exames o hemograma completo é o mais solicitado e o principal, realizado todos os semestres. Tal exame é crucial para a detecção das alterações sanguíneas de maneira precoce, todos os dados obtidos devem ser arquivados e posteriormente comparados (ARCURI et al., 2012).

Devido a suas características físicas-químicas e capacidade de absorção é relevante a realização de estudos na área tendo em vista a observação deste trabalho a sua capitação até a chegada ao consumidor final, em consequência este trabalho objetivou a realização de análise crítica sobre a identificação de doenças e avaliação da exposição ao benzeno a partir de revisão bibliográfica sistemática.

2 METODOLOGIA

2.1 DESENHO DO ESTUDO

Para a realização do presente estudo foi aplicado à metodologia proposta por (GANONG, 1987). Nesse sentido foi adotada uma metodologia descritiva, conduzida sob a forma de revisão bibliográfica sistemática, que tem como objeto de pesquisa fontes primárias partindo de questões específicas e fontes abrangentes, cuja seleção foi baseada em critérios aplicados uniformemente.

2.2 REFERENCIAL METODOLOGICO E PROCEDIMENTO DA PESQUISA

Para o desenvolvimento dessa pesquisa foram percorridos 6 etapas fundamentais: 1º identificação do tema; 2º definição dos critérios para inclusão e exclusão; 3º coleta de dados; 4º análise dos estudos primários; 5º discussão dos resultados e tabulação dos dados; 6º síntese da revisão (Figura 1).

De início foi determinado os mecanismos de pesquisa e identificados os trabalhos disponíveis na literatura científica, utilizando-se como fonte de dados bibliográficos as bases de dados da Medline, Lilacs, Pubmed e Scielo, buscando-se as publicações disponíveis no período de doze anos, entre os anos de 2006 a 2018. Os seguintes descritores foram utilizados na busca em língua portuguesa: benzeno, alterações hematológicas em profissionais frentistas, benzeno e sistema hematopoiético

(7)

e frentistas expostos ao benzeno. Como resultado da pesquisa obteve-se 189 artigos e lido todos os resumos, aproveitando-se 64. Dessa quantidade todos os artigos foram lidos chegando a uma quantidade de 30 artigos a serem aproveitados. Os dados obtidos foram tabulados e submetidos ao software Microsoft Excel® 2013. Os 88 trabalhos selecionados foram comparados e os resultados foram apresentados na forma de gráficos e tabelas e discutidos a partir da literatura selecionada previamente.

(8)

8 3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

A figura 2 demostra o processo de captação dos artigos, nas seguintes bases de dados: Medline, Lilacs, Pubmed e Scielo, segundo a associação de palavras chaves onde foram usados critérios de inclusão e exclusão sendo eles: ano da publicação, idioma e nível de evidencias dos estudos.

(9)

Como resultado da busca de artigos obteve-se um número de 65 publicações, distribuídos em: benzeno: 15 artigos; Alterações hematológicas em profissionais frentistas: 23 artigos; benzeno e sistema hematopoiético; 8 artigos e frentistas expostos ao benzeno; 19 artigos, que se encaixavam de acordo com os critérios de inclusão. Todos os artigos foram lidos sendo aproveitados 30 publicações e descartados 35.

Posteriormente a escolhas dos artigos foram feitas novas leituras seletiva e mais aprofundada com o objetivo de refinar a revisão, todas as obras foram lidas na integra de forma interpretativa, buscando um cruzamento de conhecimentos e confirmação dos dados obtidos.

Após á analise das amostras estas foram comparadas e descritas em formas de gráficos e tabelas com o propósito de uma melhor compreensão. São descritos os títulos dos artigos em que foram feitas as análises na tabela 1.

Tabela 1: Artigos selecionados segundo os critérios de inclusão (TÍTULO DO ARTIGO)

LILACS

Classificação clínico-laboratorial para manejo clínico de trabalhadores expostos ao benzeno em postos de revenda de combustíveis

(FONSECA et al., 2017)

Intoxicação ocupacional pelo benzeno: um assunto de saúde ambiental

(MOREIRA & GOMES., 2011).

Intoxicação por benzeno (NASCIMENTO, 2009)

Açäo médico-social no caso do benzenismo em cubatäo, säo paulo: uma abordagem interdisciplinar

(AUGUSTO & NOVAES., 2015). Benzenismo: norma técnica sobre

intoxicaçäo ao benzeno

(MENDES et al., 2017) Benzenismo: alteraçöes näo hematológicas (RUIZ & VASSALLO &

SOUZA., 2010) Benzenismo: subsídios para a identificaçäo

de grupos ocupacionais de mais elevado risco de exposição

(AUGUSTO & NOVAES., 2009)

MEDLINE

Vigilância sanitária em postos de revenda de combustíveis: aplicação de um modelo para integrar ações e promover a saúde do trabalhador

(GIARDINI, et al., 2017)

prevenção da exposição do benzeno no Brasil

(COSTA, D. F., 2009)

PUBMED

fatores relacionados à leucemia mieloide aguda: uma vista para o benzeno

(MILAGRES & LIMA., 2015)

Aspectos toxicológicos do benzeno (SANTOS, M. V. C., et al) 2017.

(10)

10 photophysical characterization of a

crystalline linearly conjugated phenyleneethynylene molecular dirotor.

(HUGHS, M. et al., 2013) SCIELO leucemia linfocítica relacionada à exposição

ao benzeno. seminário interistitucional de ensino, pesquisa e extenção unicruz

(FIUZA & NOGUEIRA, & CATTANEO, 2010 Alterações hematológicas em pacientes

expostos cronicamente ao benzeno

(RUIZ & VASSALLO & SOUZA., 2013)

Benzeno: reflexos sobre a saúde pública, presença ambiental e indicadores biológicos utilizados para a determinação da exposição

(SILVA, C. B. et al., 2014)

Intoxicação ocupacional pelo benzeno: um assunto de saúde ambiental

(MOREIRA., 2011) Excreção urinária de fenol em trabalhadores

de indústrias de calçados expostos ao benzeno

(FERNICOLA & WAKAMATSU & MORAES., 2018) Contaminação química, precarização,

adoecimento e morte no trabalho: benzeno no Brasil

(COSTA &

GOLDBAUM., 2017) O benzeno como agente carcinogênico:

identificação e prevenção de riscos a saúde do trabalhador

(BONATES, C. C., et al 2010)

Alternativas e processos de vigilância em saúde do trabalhador relacionados à exposição ao benzeno no brasil

(MACHADO. et al., 2013)

Fatores relacionados à leucemia mieloide aguda: uma vista para o benzeno

(MILAGRES & LIMA., 2015)

Exposição ocupacional ao benzeno no Brasil: estimativas baseadas em uma matriz de exposição ocupacional

(CORRÊA & SANTANA., 2016) Análise da ordem constitutiva da

determinação socioambiental do benzenismo em trabalhadores: revisitando o caso de cubatão, sp, brasil

(ALGUSTO, L. G. S. et al., 2018)

Avaliação da exposição ambiental ao benzeno em moradores da área sob influência do polo industrial na região de campos elíseos, baixada fluminense

(SILVA, C. B,. 2017)

Utilização de equipamentos de proteção individual por frentistas de postos de combustíveis: contribuição da enfermagem

(ROCHA, L. P. et al 2014)

Benzeno: dinâmica ambiental, efeitos na saúde e regulamentação

(DIONISIO & ROHLFS., 2012)

Leucemia mieloide aguda versus ocupação profissional: perfil dos trabalhadores atendidos no hospital de hematologia de recife

(CARVALHO & PEDROSA &

SEBASTIÃO., 2011) benzene as a carcinogen: identification and

prevention of risks to worker health

(VALANTE, G. S. C. et al., 2010)

(11)

normatização para sua utilização 2010). síndromes mielodisplásicas: aspectos

moleculares, laboratoriais e a classificação oms 2008

(MORAES A. C.R. et al., 2009)

Fonte: Pubmed, Lilacs, Scielo e Medline 3.1 ASPECTOS BIOLÓGICOS ENTRE GÊNEROS E ESCOLARIDADE

Os resultados encontrados após o confronto dos dados demonstram que todos os trabalhadores que tiverem contato com o benzeno devem fazer exames periódicos mesmo que não apresentem alterações dentre estes exames o hemograma completo. Esses resultados corroboram com os estudos de Arcuri et al., (2012), que ainda reforça a necessidade de realiza-los semestralmente e arquiva-los para possíveis comparações, como forma crucial para a detecção de alterações sanguíneas de maneira precoce.

A maioria dos artigos bibliográficos revisados informavam um predomínio de profissionais frentistas do sexo masculino, cerca de 82%, e somente 18% frentistas do sexo feminino, o que representa um domínio de profissionais frentistas do sexo masculino. Isso pode ser explicado devido a leis que restringem o manuseio do benzeno por mulheres, lei nacional 13.287/16 (sindicato dos frentistas) RUIZ & VASSALLO & SOUZA., 2010. Esses resultados contribuem com os estudos de Carvalho; Pedrosa; Sebastião. (2011). Que afirmam que o benzeno é lipossolúvel, e sua contaminação é mais agressiva em mulheres por apresentarem 11% de gordura corporal a mais do que os homens. Paralelo a isso observou-se em sua grande maioria de profissionais frentistas com baixo grau de escolaridade, em muitos casos não tendo nem o ensino médio completo (CARVALHO & PEDROSA & SEBASTIÃO. 2011). O que endossa os estudos de Arcuri et al. (2012), neles o autor afirma que a desinformação ou a não aplicação das regras e medidas de segurança contribuem para o aumento dos agravos a pessoas expostas ao benzeno.

3.2 AVANÇOS NOS NÚMEROS DE CASOS

Pode-se perceber na revisão realizada um aumento do número de casos de pessoas com doenças decorrente da exposição ao benzeno, esse resultado não expõe um consenso a que isso se deve. Nos estudos de Augusto & Novaes (2009), Moreira, (2011), quanto maior conhecimento da toxicidade do benzeno, maior preocupação com a saúde e exames periódicos o que pode ter aumentado o números de casos conhecidos. Por outro lado Costa. (2009) afirma que tal aumento se dar pelo crescimento da

(12)

12 demanda por combustíveis, consequentemente uma maior procura por mão de obra, sendo que tal crescimento não foi acompanhado por treinamento e capacitação adequada dos profissionais (ARCURI et al., 2012).

3.3 DOENÇAS DESCRITAS

Foi observado que as principais doenças relatadas ou evidenciadas no presente trabalho constam anomalias mutagênicas como: câncer; 62% (câncer leucêmico), doenças respiratórias; 19% (Vias aéreas superiores e Vias aéreas inferiores), gastrointestinais; 12% (boca, esófago, estômago e intestino) e dérmicas; 4%. Outras doenças também são descritas: Danos oculares, dores de cabeça, alterações Cromossômicas (numéricas e estruturais), Insônia, palpitações, tremores, fertilidade e abortos (DIONISIO & ROHLFS 2012), como pode ser observado no gráfico 1.

Gráfico 1: Distribuição das doenças

Fonte: Pubmed, Lilacs, Scielo e Medline As alterações mutagênicas podem ser explicadas pelo potencial do benzeno em modificar as células biológicas, o que contribui com os estudos de Bonates, et al. (2010). As alterações respiratórias e gastrointestinais são explicadas pela inalação ao benzeno, devido suas propriedades químicas que podem afetar as vias aéreas por forte ligação com as células epiteliais, gastrointestinais e o epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado do pulmão. Esses resultados fortalece os estudos de Valante, et al., (2010) que afirmam neles que essa exposição pode resultar em edema, inflamação aguda pulmonar e irritação gástrica.

62% 19% 12% 4% 3% PRINCIPAIS PATOLOGIAS Câncer leucêmico Doenças respiratórias Gastrointestinais Dérmicas Outros

(13)

3.4 ALTERAÇÕES HEMATOLOGICAS PERIFÉRICAS E CENTRAIS

As alterações hematológicas observadas no presente estudo sugerem que o contato direto por tempo prolongado ao benzeno promova um efeito acumulativo. Corroborando com os estudos de Bonates et al. (2010), nele o autor afirma que o benzeno dentro do organismo chega até o material genético onde há uma interação. Devido a esta interação forma-se uma célula modificada geneticamente, prejudicando assim células posteriores. Fiuza, Nogueira & Cattaneo (2010) também afirmam que o benzeno causa uma interferência na comunicação intercelular “gap-junctions”, com isso células normais apresentam deficiência no crescimento, e as células com o material genético alterado vão se diferenciar o que causa o lançamento de células imaturas na corrente sanguínea.

Em todos os artigos analisados houve um consenso sobre o poder do benzeno de causar intoxicações agudas e crônicas, sendo considerado cancerígeno e um agente mielotóxico até mesmo em pequenas quantidades, contribuindo com os estudos de Bonates., et al. (2010) onde afirmam neles que a toxicidade ao benzeno causa mutações em células tronco hematopoiética, aumentando o número de células. Ruiz; Vassallo; Souza (2010) ainda endossam afirmando que essas células são deficientes em suas funções. No mesmo estudo foram evidenciados sinais de alerta em exames, sendo eles (alterações periféricas): a anemia, pontilhado basófilo e policromasia, e as alterações centrais evidenciaram: eritroblastos picnóticos, micromegacariócitos e eritrocitos aberrantes.Onde qualquer um desses achados induz obrigatoriamente a pesquisa da etiologia. (RUIZ & VASSALLO & SOUZA 2010).

4 CONCLUSÃO

Pode-se comprovar que as principais alterações hematológicas decorrentes da exposição ao benzeno estão relacionadas as alterações mutagênicas qualitativas e quantitativas, acarretando no surgimento de alterações periféricas, como anemias, e centrais, como câncer leucêmicos e eritrócitos aberrantes. Foi observado também os riscos para a natureza, sendo assim e de crucial importância à criação ou aplicação de normas e leis para fiscalização/padronização no manuseio do benzeno, protegendo assim a saúde do profissional bem como as pessoas expostas.

Quanto a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) muitas são as leis que as normatizam, e poucas as medidas aplicadas as empresas e pessoas que não

(14)

14 as cumprem. Diante do exposto torna-se importante o incentivo e sensibilização ao uso adequado dos (EPI’s) bem como o mapeamento da área de trabalho, observando sempre as áreas de maior risco.

Devido à grande toxicidade do benzeno e a banalização do seu uso são necessários mais pesquisas para avaliar seus riscos maiores a saúde, pois segundo achados do presente estudo, a exposição ocupacional ao benzeno no Brasil trata-se de um problema de saúde pública por ser elevado o número de profissionais potencialmente expostos ao benzeno.

REFERÊNCIAS

ALGUSTO, L. G. S. et al.; Análise da ordem constitutiva da determinação

socioambiental do benzenismo em trabalhadores: revisitando o caso de Cubatão, SP, Brasil. revista sustentabilidade em debate. 2018.

ARCURI, A. S. A. et al. efeitos da exposição ao benzeno para a saúde. portal fundacentro.2012.

AUGUSTO, G. S. A.; NOVAES, T. C. P.; Ação médico-social no caso do benzenismo em Cubatão, São Paulo: uma abordagem interdisciplinar. Revista cad. saúde pública. 2015.

AUGUSTO, L, G, S.; NOVAES, T. C. P.; Ação médico-social no caso do benzenismo em Cubatão, São Paulo: uma abordagem interdisciplinar. 2009.

BONATES, C. C. et al.; O benzeno como agente carcinogênico: identificação e prevenção de riscos a saúde do trabalhador. 2010.

CARVALHO, Q. G. S.; PEDROSA, W. A.; SEBASTIÃO, Q. P.; Leucemia mieloide aguda versus ocupação profissional: perfil dos trabalhadores atendidos no Hospital de Hematologia de Recife. Rev. esc. enfermagem. 2011.

CORRÊA, M. J. M.; SANTANA, V. S.; Exposição ocupacional ao benzeno no Brasil: estimativas baseadas em uma matriz de exposição ocupacional. 2016.

COSTA, D. F.; GOLDBAUM, M.; Contaminação química, precarização, adoecimento e morte no trabalho: benzeno no Brasil. rev Ciênc. saúde coletiva. 2017.

COSTA, D. F.; prevenção da exposição do benzeno no Brasil. 2009.

DIONISIO, F. S. A.; ROHLFS, D. B.; Benzeno: dinâmica ambiental, efeitos na saúde e regulamentação. 2012.

FECOMBUSTIVEIS. Cartilha nr20 riscos em postos de serviço. cartinha

fecombustiveis disponível em fecombustiveis: http://www.fecombustiveis.org.br/wp-content/uploads/2014/11/cartilha_nr20.pdf. Acesso em 26 de 3 de 2017.

(15)

FERNICOLA, N. G. G.; WAKAMATSU, C. T. M.R.; MORAES, E. C. F.; Excreção urinária de fenol em trabalhadores de indústrias de calçados expostos ao benzeno. Rev. Saúde Pública [online]. 2018.

FERREIRA, M. C.; FREIRE, O. N.; Carga de Trabalho e Rotatividade na Função de Frentista Frentista, Revista RAC, v. 5, n. 2,. 2001.

FIUZA, T. L.; NOGUEIRA, M. F.; CATTANEO, R.; leucemia linfocítica relacionada à exposição ao benzeno. seminário interistitucional de ensino, pesquisa e extenção unicruz. Curso de farmácia da unicruz, 2010

FONSECA, A. S. A. et al.; Classificação clínico-laboratorial para manejo clínico de trabalhadores expostos ao benzeno em postos de revenda de combustíveis. Rev. bras. saúde ocup. [online]. 2017.

GANONG, L.H.; Integrative reviews of nursing research. Revista Res Nurs Health. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3644366,.1987.

GIARDINI, I. et al.; Vigilância sanitária em postos de revenda de combustíveis: aplicação de um modelo para integrar ações e promover a saúde do trabalhador. Rev Bras Saude Ocup. 2017.

HUGHS, M. et al.; Synthesis, Rotational Dynamics, and Photophysical Characterization of a Crystalline Linearly Conjugated Phenyleneethynylene Molecular Dirotor. 2013. MACHADO, J. M. H. et al.; Alternativas e processos de vigilância em saúde do

trabalhador relacionados à exposição ao benzeno no Brasil. revista Ciênc. saúde coletiva [online]. 2013.

MENDES et al.; Normas ocupacionais do benzeno: uma abordagem sobre o risco e exposição nos postos de revenda de combustíveis. Revista brasileira de saúde ocupacional. 2017.

MILAGRES, B. S.; LIMA, J. P. R. C. .C.; Fatores relacionados à leucemia mieloide aguda: uma vista para o benzeno. 2015.

MORAES A. C.R. et al.;Síndromes mielodisplásicas: aspectos moleculares, laboratoriais e a classificação OMS 2008. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. 2009. MOREIRA, G. M. Intoxicação ocupacional pelo benzeno: um assunto de saúde ambiental. Rev. bras. odontol. 2011.

MOREIRA, G. M. M.; GOMES, S. F.; Intoxicação ocupacional pelo benzeno: um assunto de saúde ambiental. Rev. bras. Odontol.. 2011.

NASCIMENTO, V. C.; Intoxicação por benzeno. LILACS 2009.

OIT. ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO - Inquéritos a acidentes de trabalho e doenças profissionais, portal Organização Internacional do Trabalho.

(16)

16 Disponível em:

http://www.ilo.org/labadmin/info/pubs/WCMS_436269/lang--en/index.htm. Acesso em 16 de 3 de 2017.

OLIVEIRA, L. P.; MASCARENHAS, L. J. S.; Tecido sanguíneo, Revista laan. 2015. ROCHA, L. P. et al.; Utilização de equipamentos de proteção individual por frentistas de postos de combustíveis: contribuição da enfermagem. 2014.

RUIZ, M. A.; VASSALLO, J.; SOUZA, C. A.; Alterações hematológicas em pacientes expostos cronicamente ao benzeno. Rev. Saúde Pública. 2010.

SANTOS, M. V. C. et al.; Aspectos toxicológicos do benzeno, biomarcadores de exposição e conflitos de interesses. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. 2017. SILVA, C. B. et al.; Benzeno: reflexos sobre a saúde pública, presença ambiental e indicadores biológicos utilizados para a determinação da exposição. rev Saúde Colet., 2014.

SILVA, C. B.; Avaliação da exposição ambiental ao benzeno em moradores da área sob influência do Polo Industrial na região de Campos Elíseos, Baixada Fluminense. 2017. SOUZA, R. P.; PAULA, J. N. L. M.; O benzeno e a saúde humana: A normatização para sua utilização. 2010.

VALANTE, G. S. C. et al.; Benzene as a carcinogen: identification and prevention of risks to worker health. 2010.

Referências

Documentos relacionados

Às 12 horas recolhe os alunos na Escola e os leva até suas residências, na volta recolhe os alunos da tarde e segue pelo mesmo trajeto, levando os alunos para suas casas.

Numéro consacré au Cinéma portugais Camões : revista de letras e culturas lusófonas Lisboa : Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. Nº

Para atingir o último objetivo específico que é analisar a moderação do jeitinho brasileiro e do direito de posse do consumidor na influência de comportamentos

O controlo remoto fica programado para a modalidade de funcionamento remoto que corresponde a: funcionamento em modalidade aquecimento e sanitário activada, funcionamento

13) A neutropenia febril é uma urgência oncológica bastante frequente no tratamento do paciente com câncer, podendo ocorrer em 10 a 50% dos pacientes com tumores

Considerando a faixa etária média nos anos finais de estudos apenas 1 /3 dos estudantes estavam dentro dos patamares esperados de idade/ano escolar (média dos 1 7 anos) em relação

No quarto ano, tendo os alunos já escolhido sua(s) ênfase(s) curricular(es), são ofertadas como obrigatórias as disciplinas “Elaboração e avaliação de Modelos de

Este artigo pretende, com base no aporte teórico fornecido pelos estudos de gênero e a partir da análise dos poemas “Eu-mulher” e “A noite não adormece nos