• Nenhum resultado encontrado

FRUTAS. Gestão Hoteleira Alojamento B. Trabalho elaborado por: Andreia Sangalhos Catarina Paiva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FRUTAS. Gestão Hoteleira Alojamento B. Trabalho elaborado por: Andreia Sangalhos Catarina Paiva"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

F

RUTAS

Trabalho elaborado por: Ana Canas

Andreia Sangalhos

Catarina Paiva

(2)

Abacate

- contém vitaminas E, B6 e C. Tem alto teor de ácidos gordos monoinsaturados que contribuem para reduzir o colesterol.

Acerola

– É extremamente rica em vitamina C (mais até que a laranja), vitamina A, ferro, cálcio e tiamina.

Anona

– É um fruto muito conhecido e apreciado em todo o mundo. No Brasil é conhecida como Graviola. Em Portugal é cultivada sobretudo na Madeira, e exportada para outros países europeus.

Açaí/Juçara

– É um fruto cultivado sobretudo na Amazónia, e cresce numa palmeira que tem o mesmo nome. É rica em cálcio, ferro, fósforo, e vitamina C, B1 e B2. A forma mais comum de ser consumido é misturado com farinhas ou açúcar.

(3)

Banana pão

- É originária da América do Sul, onde é consumida como alimento principal. Normalmente é um fruto usado em culinária, pois não tem o sabor doce da banana. Esta pode ser frita, assada e cozida. Acompanha muito bem carnes grelhadas na brasa ou mesmo um caril.

Banana-Ananás ou Fruto Delicioso

– Fruto com casca verde que se assemelha ao ananás, e com uma forma comprida como a banana. Nao pode ser consumido de imediato, é preciso esperar entre 4 a 5 dias, pois este amadurece aos poucos.

Buriti – Fruto com polpa oleosa e esponjosa, que contém uma semente grande. Deste fruto extrai-se um óleo comestível, que serve também para lustrar couros e madeiras. As sementes se forem novas também são comestíveis.

(4)

Cajú

– É muitas vezes tido como fruto do cajueiro, mas na verdade trata-se do seu pseudo-fruto. É rico em vitamina C e ferro. Pode ser usado na confecção de sumos, mel, doces, e ainda destilado para produzir aguardente.

O fruto propriamente dito (castanha de caju), pode ser consumido depois de assado (para remover a casca), ao natural ou salgado. É rico em fibras, proteínas e minerais.

Cagaita

– Fruto típico do Brasil, mais propriamente da região do Cerrado. É utilizada para fins medicinais, devido ao seu efeito laxante, por isso deve ser consumido com moderação. Pode ser usada para fazer compotas, geleias, sumos e gelados.

Carambola

- Fruto com sabor agridoce, rico em sais minerais, vitamina A, C e complexo B. A sua cor varia entre o verde e o amarelo. É considera um fruta febrifuga (combate a febre) e antiescorbútica (curar a doença do escorbuto). O seu sumo pode ser utilizado para tirar manchas de ferro, tintas, e limpar metais. É consumido ao natural ou na preparação de geleias, caldas, ou sumos.

(5)

Ciriguela

- É um fruto com cor laranja-avermelhada ou amarelada, e é muito doce. O seu consumo é feito de várias formas, desde ao natural até à confecção de sumos, gelados e doces. É rico em hidratos de carbono, cálcio, fósforo e ferro. É eficaz contra a anemia.

Damasco

– É um fruto com casca espessa e polpa dura, de cor amarela ou alaranjada. Pode ser consumido na forma de geleia, doces em massa.

Dovyalis

- É uma fruta originária de Africa. Tem uma polpa suculenta e ácida. Pode ser usado para sumos e geleias. É uma boa fonte de vitamina C.

(6)

Durião

– Originário da Malásia, pode ser consumido ao natural ou assado ligueiramente. É um fruto com um intenso mau cheiro, parecido com carne podre ou esgotos. Porém tem um sabor delicioso, lembrando uma mistura de creme aromatizado com amêndoas.

Fruta-Pão

– São conhecidas duas variedades... uma com sementes e outa sem sementes. O fruto com sementes é consumido crú e as sementes cozidas ou assadas. O fruto sem sementes, a polpa é consumida assada, torrada, cozida ou frita.

Feijoa

– Também conhecida como Goiaba-serrana ou Goiaba-ananás. É um fruto rugoso de casca verde, e polpa clara e doce. Contém um alto teor de iodo, ácidos orgânicos e vitaminas, que facilitam a sua digestão.

(7)

Figo-da-Índia

– Muito rico em açúcar e contém bons níveis de potássio, magnésio e vitaminas C, A, B1 e B2. É utilizado no fabrico de alguns produtos farmacêuticos indicados no tratamento de doenças urinárias e das vias respiratórias. Consome-se fresco, ou como fruto seco, ou ainda em sumos e bebidas alcoólicas.

Fruta do Lobo

– Também conhecida como Beringela do Campo ou Guarambá. É um fruto muito aromático, nutritivo, rico em amido, vitaminas e minerais. Utilizado no preparo de doces e geleias.

Granadilha

– Fruta tropical parecida com o maracujá, conhecida pelas suas propriedades digestivas.

(8)

Goiaba

– Existem duas variedades, a branca (casca esverdeada e interior amarelado) e a vermelha (casca amarelada e interior rosado). São consumidas ao natural ou em forma de doce (goiabada), Muito ricas em vitamina C, mais até que o limão ou a laranja.

Guariroba

- Cresce numa palmeira. Tem uma cor verde-amarelada, com uma amêndoa branca oleaginosa, muito usada na confecção de doces caseiros. O óleo dessa amêndoa é também comestível e de grande utilização na indústria de sabões.

Guabiju

– Pequena fruta semelhante a uma cereja, de coloração arroxeada quando madura. Contém polpa açucarada, aromática e de agradável sabor.

(9)

Groselha

- Fruta pouco conhecida, constituída por pequenos bagos vermelhos que crescem em cacho. É utilizada na forma de xaropes que servem de base para diversas bebibas, ou na confecção de molhos que acompanham carneiro, aves e caça.

Guaraná

- Fruto com grande quantidade de cafeína (guaraína). Devido às suas propriedades estimulantes é usado no fabrico de xaropes, barras energéticas e refrigerantes (Guaraná).

Jambo

– Fruto ovóide de cor branca, verde, rosa, amarela e vermelho escuro. A sua polpa é suculenta e de cor branca. É usado para fins medicinais. É uma boa fonte de ferro, proteínas e vitaminas A, B1 e B2.

(10)

Ingá

- São conhecidos mais de 300 espécies de Ingá. É uma fruta com polpa branca, fibrosa e adocicada, bastante rica em sais minerais. Em geral é consumida ao natural, sendo também muito usada no tratamento de bronquite (xarope) e como cicatrizante (chá).

Kiwano/Kino

– Também chamado pepino africano, este fruto é oriundo de África (deserto de Calaari). Quando colhido verde, e amadurece fora da árvore, tem um sabor semelhante a uma mistura de pepino e kiwi. Quando colhido maduro, o sabor é semelhante ao da banana.

Jaca

– Fruto muito grande (pode chegar a pesar 15kg). Rico em vitamina A, fibras, cálcio, ferro e fósforo. O interior da jaca é formado por vários gomos, sendo que cada gomo tem um caroço coberto por uma polpa cremosa e muito aromática. Pode ser consumida ao natural ou na preparação de doces.

(11)

Kumquat

- Fruto de origem nipónica, com sabor agridoce. Muito apreciado na confecção de doces e compotas. É também utilizado em produtos cosméticos e de beleza.

Lichia

– Fruta doce, de casca rugosa. A polpa é gelatinosa, e sumarenta. É usada na confecção de doces e sumos. Contém vitamina C, sódio e potássio.

Jabuticaba

– É uma fruta silvestre de cor arroxeada, que cresce junto ao tronco da árvore. É fonte de cálcio, ferro e fósforo. A sua polpa é branca, mole e suculenta. Usada para fazer doces, licores ou vinho.

(12)

Langsat

– Fruta tropical, de locais chuvosos, da região da Malásia. Deve ser consumida ao natural.

Mangostão

– Fruto Asiático de cor vermelha/roxo quando está maduro. Tem uma polpa branca e macia e no seu interior tem entre 5 a 8 bagos. Deve ser consumido fresco e a sua semente também pode ser consumida depois de fervida em água. É usado também para o fabrico de sumo (Sumo XANGO), muito apreciado na Europa.

Lucuma

– Fruto de polpa amarela-alaranjada, seca e muito doce. Usado na confecção de bolos, pão e pudins. Rica em caroteno e hidratos de carbono.

(13)

Mangostão

amarelo

– Também conhecido como Falso Mangostão, porém é muito mais barato que o mangostão.

Mamão

– Também conhecido por Papaia. Muito nutritivo, rico em vitamina C, ferro e cálcio. Fruta doce e macia, consumida normalmente ao natural ou em sumos e saladas.

Mamoncillo

– Fruto originário da América do Sul, de sabor agradável, mas por vezes pode ser um pouco ácido. Usado em geléias ou sumos. Também é conhecido como lima espanhola.

(14)

Maqueque*

– Fruto típico de S. Tomé e Príncipe, com aspecto semelhante ao tomate, mas cor de laranja e com uma consistência mais dura. Usado na confecção de guisados. Quando cozinhado a sua consistência é semelhante à da beringela.

Mukua/Múcua*

– Também conhecido como Fruto do Imbondeiro. O seu interior é composto por uma massa comestível, branca, “seca” e com um sabor ácido.

Maracujá-tomate

– Também conhecido por tomate arbóreo, é um fruto oriundo da América do Sul, mas adapta-se a climas subtropicais. Pode ser consumida ao natural, transfomada em geleia ou usada em temperos.

(15)

Maracujá-banana

– Encontra-se sobretudo na América do Sul e na Ilha da Madeira.

Fruto muito aromático, de polpa alaranjada e doce. Pode ser consumido ao natural ou em sumos, cocktails e doces.

Maracujá-ananás

– Fruta aromática e doce. Pode ser consumida ao natural ou em doces e sumos. Podemos encontrá-la na Ilha da Madeira.

Noni

– Fruto de cor verde, que vai mudado para amarela e por fim quase branco, quando está maduro. Apesar de ter um cheiro desagradável, é consumido pelos Asiáticos e aborígenes da Austrália cru, assado ou cozinhado com especiarias. As sementes deste fruto também podem ser ingeridas depois de assadas.

(16)

Oiti

– Fruta de casca amarela esverdeada, com uma polpa pastosa, pegajosa e com odor forte. Típica do Nordeste Brasileiro.

Pitanga

– Existe pitanga vermelha, alaranjada e preta. É um fruto que se apresenta em forma de bagas. É rica em vitamina A, C e sais minerais, principalmente o fósforo.

Pitaya

– Uma das frutas mais exóticas que existe. Esta é a flor de um cacto e a sua casca pode ser de cor rosa ou amarela, com escamas triangulares. É uma fruta muito doce e reconhecida pelas suas propriedades digestivas, laxantes, redutoras de peso e toxinas através ds rins.

(17)

Pitomba

– Fruta também conhecida por Olho-de-boi. Tem um sabor agridoce e uma polpa transparente e carnuda.

Pequi

– Fruta muito utilizada na cozinha Brasileira (Cerrado). Pode ser consumida cozida, crua ou juntamente com arroz e frango. O seu caroço é revestido de muitos espinhos, por isso é necessário muito cuidado quando é comida crua. O seu sabor e aroma são muito marcantes e peculiares.

Pindaíba

– Fruta muito atractiva e doce, porém tem pouca polpa. A árvore da pindaíba é muito utilizada no reflorestamento e paisagismo.

(18)

Rambutão

- Fruta oriunda do arquipélago da Malásia. Fruto com polpa translúcida de sabor doce e ligeiramente ácido. Contém um caroço que é tóxico e por isso nao deve ser consumido. O seu interior assemelha-se ao da lichia e da uva.

Safu*

- Em Angola é conhecido por Mubafo. Esta fruta tem um grande caroço revestido por uma camada fina comestivel. Deve ser consumido cozido ou assado, como sobremesa ou molhado em vinho e açucar.

Sape-sape*

- Fruto verde, coberto de saliências espinhosas ou avermelhado quando está maduro. Tem uma polpa branca e sabor doce. Usado para fazer sumos.

(19)

Salak

– Cresce na base de uma palmeira rasteira, sendo também conhecido como fruto da serpente devido à sua pele avermelhada e escamosa. A sua polpa comestível é composta por 3 lóbulos do tamanho de um dente de alho descascado. O seu sabor é agridoce, mas a sua textura é parecida com a da maçã, podendo variar de muito seco e quebradiço a húmido e crocante.

Sapotí

– Fruto com polpa soculenta e rica em sais minerais. Deve ser consumido ao natural, mas também pode ser preparado em forma de xarope ou compota. As suas sementes diluídas em água são diuréticas, sendo por isso usado para problemas renais.

Tamarindo

- Ou Tamara da Índia, é um fruto de polpa avermelhada e ácida. Rico em ácido tartárico, cálcio, fósforo e ferro. Deve ser consumido fresco, seco ou cristalizado. É usado na preparação de gelados, pastas, doces e licores.

(20)

Taiúva

– Fruta oriunda da América do Sul, também conhecida como amora branca, limorana e tatajuba.

Tucumã

– Fruto de palmeira, com casca verde-amarelada e polpa amarela oleaginosa e com sabor semelhante ao damasco. Da polpa pode fazer-se uma papa rica em vitamina A.

Uxi

– Fruto oriundo da Amazónia, e muito raro porque a sua árvore demora até 15 anos a dar frutos. A sua textura é arenosa e usado para produzir sumos, vinhos e óleos. O seu sabor é semelhante ao do abacate e da banana.

(21)

Umari

– Fruta oriunda da Amazónia, de cheiro forte, polpa doce e oleosa. É usado pelas tribos para a preparação de alimentos.

Wampi

– Fruta Asiática, consumida principalmente na China, como fruta fresca. Podem existir espécies de wampi mais doces e outras mais ácidas.

Xixá

– Também conhecido por castanha do macaco ou mandoví, é um fruto avermelhado quando está maduro e é semelhante a um trevo com 4 ou 5 cápsulas. Cada cápsula contem entre 5 a 8 sementes que tem uma amêndoa que pode ser consumida ao natural ou torrada.

(22)

Ziziphus

– Também conhecido por Açofeifa ou Jujuba. É um fruto vermelho por fora e amarelo por dentro. Quando está maduro é muito doce. Cultiva-se no Algarve, e pode ser consumido fresco ou em passa.

Zapote

- Fruta típica da Guatemala, muito doce e saborosa, parecida com uma babata de pele lisa. Tem entre 2 a 5 sementes que se assemelham a um feijão. A sua polpa é amarelo-pálido com uma textura granulada, semelhante a uma pêra bem madura.

Referências

Documentos relacionados

Identifica-se neste trabalho que crianças e adolescentes obesos, entre 6 a 16 minutos após o início da ingesta de glicose, apresentaram uma média de variação de sinal BOLD

The purpose of this dissertation is to understand to what extent are people willing to use their smartphones inside a Shopping Mall (SM) in order to have access to

mais nefastas nos curto e médio prazos para a classe trabalhadora 4. O tema levanta, ainda, questões como: os limites entre direito individual e direito coletivo; qual

4.4.1 – A partir da data do início das inscrições, ou a qualquer tempo a partir da publicação do edital,, será divulgado no site de comunicação oficial

Nestes termos, então, como se operaria a expressividade e a intensividade num corpo em movimento, e como este jogo de forças, atravessado pelas ressonâncias nos aspectos

ter se passado tão lentamente como muda uma montanha, aos nossos olhos eternamente parada e cujas mudanças só são percebidas pelos olhos de Deus” (DOURADO, 1999, p.

O princípio ativo de muitos medicamentos comerciais são compostos heterocíclicos, o que leva ao grande interesse no desenvolvimento de pesquisas referentes à síntese e ao estudo

Os resultados revelaram que, quanto maior a congruência entre valores de trabalho e oportunidades no trabalho (N-S fit) maior a satisfação com o trabalho, quanto maior a