• Nenhum resultado encontrado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueador"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Categoria Franqueador

Dados da empresa

Razão Social:

Multi Brasil Franqueadora e Participações Ltda.

Nome Fantasia:

Quatrum English Schools

Data de fundação:

10 de Março de 1983

Número de funcionários:

15 colaboradores

Localização (cidade e estado em que estão sede e franquias): Sede: Campinas, São Paulo.

Franquias: 09 unidades franqueadas e 1 unidade própria em Porto Alegre - Rio

Grande do Sul. No interior do Rio Grande do Sul há 1 Unidade franqueada em cada cidade a seguir: Carazinho, Encantado, Erechim, Getúlio Vargas, Venâncio Aires e Uruguaiana. Em São Paulo Capital, no estado de São Paulo há 1 Franquia. Totalizando assim 17 unidades franqueadas.

Tempo como franqueador:

19 Anos, desde 1993

Número de franqueados (base junho de 2011):

14 Franqueados

Segmento de atividade e principal negócio:

Ensino de idiomas

Faturamento anual (opcional):

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário:

(2)

Descrição do projeto

1 - Nome do projeto ou do programa de sustentabilidade ou responsabilidade social:

Toy Market – Feira de Brinquedos

2 - Resumo do projeto (limite máximo de 5 linhas). Descrever o projeto de forma clara e resumida, incluindo foco de atuação, objetivo geral, público-alvo e resultados atingidos. Esse texto será utilizado para fins de

divulgação.

O projeto Toy Market visa propiciar aos alunos das escolas Quatrum English Schools, principalmente crianças e adolescentes, a vivência de situações de compras de brinquedos em inglês, expondo-os, a vocabulário próprio, técnicas de argumentação e estímulo ao consumo consciente. Estes alunos também são levados a pensar e agir de maneira socialmente responsável, pois sua

participação no evento é atrelada à doação de roupas, alimentos e alguns brinquedos para instituições beneficentes.

3 - De que forma e por qual área da empresa o projeto é conduzido?

A Franqueadora pilotou o projeto inicialmente em escola própria previamente à disseminação para a rede franqueada. O projeto envolve 2 áreas da

franqueadora : Pedagógica e de Marketing.

A Área Pedagógica desenvolve atividades frente à necessidade de preparação dos alunos para se comunicarem no evento, bem como está envolvida

diretamente com as atividades no dia do evento, pois também elabora/adequa roteiros que devem ser seguidos pelos professores nas bancas de venda dos brinquedos.

A Área de Marketing é responsável pela criação da campanha para divulgação do evento, pelas coordenações de relacionamentos e consultoras de vendas. A área também é a responsável pela parametrização do processo de arrecadação dos brinquedos e prospecção de instituições parceiras, para realização de oficinas e instituições beneficentes que serão beneficiadas com o que for arrecadado.

Mecânica do projeto:

As arrecadações de brinquedos, em boas condições de uso, iniciam-se um mês antes dos eventos ocorrerem, para que os alunos e amigos tenham tempo hábil para trazerem os brinquedos e efetuarem as trocas pelas TOY COINS – a moeda da Quatrum. As escolas então compram os brinquedos, alimentos e roupas que os alunos trazem e estes recebem TOY COINS.

No dia do evento os produtos são separados em estandes por categorias: 1º estande: livros, cards, figurinhas, adesivos, animais.

(3)

3º estande: jogos. 4º estande: carrinhos.

5º estande: bichos de pelúcia, artigos esportivos, acessórios.

Desse modo, os alunos podem escolher mais facilmente o que lhes interessa e começar a negociação. A negociação deve ser muito bem feita, pois os preços de venda dos brinquedos são elevados propositalmente com intuito de que nem todos os brinquedos sejam vendidos e assim, possam ser doados. Alguns brinquedos especiais e/ou de maior valor vão a leilão.

Mediante parcerias e com o envolvimento de outras empresas, são

organizadas oficinas de dança, artes, ginástica olímpica, games e outros que complementam e ampliam o alcance e objetivos do projeto.

Alguns dias após o evento, os brinquedos remanescentes, roupas e alimentos são doados para instituições beneficentes. A entrega ocorre pelas mãos dos coordenadores das escolas Quatrum e alunos convidados.

De forma bastante natural, o conceito do consumo consciente é abordado, despertando e oportunizando a prática dos 3Rs(reduzir, reciclar e reutilizar).

4 - Foco de atuação e seus públicos (crianças, idosos, comunidade em geral, funcionários, consumidores, meio ambiente, etc.):

O projeto consiste na realização de um evento que propicie uma atividade vivencial e lúdica aos alunos de faixa etária entre 07 e 14 anos de idade (consumidores, clientes) e suas famílias, contribuindo para a fidelização dos mesmos, bem como gerando consciência, exercício de cidadania e colaboração para com a sociedade, doando brinquedos, alimentos e roupas, em boas

condições de uso, que irão alegrar outras crianças através das instituições beneficiadas. Além disso, os alunos têm a oportunidade de participar de

oficinas durante o evento, oficinas de danças, artes, ginástica olímpica, games e outros, exercitando o corpo e a mente. Tal projeto também engaja todos os colaboradores das escolas (unidades franqueadas) levando-os a pensar em melhores maneiras agir a favor das questões sociais e ambientais acima mencionadas.

5 - Período de realização do projeto

O projeto é frequentemente realizado nos período de maio a junho.

6 - Estimativa de investimento para a realização de todas as ações durante o último ano (calcular custo de produtos, serviços, recursos financeiros doados ou investidos, eventos realizados, outros):

Estima-se que um total de R$ 10.000 tenham sido investidos para a realização destes eventos nas escolas no ano de 2011. Investimentos estes feitos em campanhas para atrair alunos, bem como para remunerar as horas de trabalho dos professores na preparação e participação do TOY MARKET. Este valor representa, em média, um investimento de R 560,00 por cada escola.

(4)

Além destes recursos destinados por escola, em média R$2.000,00 são recebidos de cada unidade franqueada, verba utilizada principalmente na montagem do evento.

7 – Fotos

(5)

Abrangência e capacidade de mobilização (Peso 1)

8 - Existem outros parceiros (empresas, entidades sociais, governo, Ongs, igreja, outros)? Em caso afirmativo, explicar o papel de cada um.

Os franqueados são orientados a buscar parcerias locais para a realização do evento, como consequência muitas parcerias são firmadas. Nestas parcerias as escolas são beneficiadas com produtos das empresas e em troca cedem

espaço para publicidade no dia do evento. Alguns parceiros são:

- Lojas de Brinquedos: Lojas França de Brinquedos; Lojas Super legal de brinquedos. Doam brinquedos para serem leiloados no dia do evento

- Totosinho alimentos. Doa alimentos, para serem servidos aos participantes do evento.

- Ervateira Barão de Cotegipe. Monta estandes nos eventos oferecendo chimarrão para os participantes.

- Casa de Festa Porto Alegria – Doa utensílios de festa para decoração das escolas.

- Ipanema Sports – Cede o espaço físico e infraestrutura (Quadras de esporte, camas elásticas, utensílios esportivos, etc...) para realização do evento das escolas da Zona Sul de Porto Alegre.

(6)

9 - A empresa contou com a colaboração voluntária de pessoas da comunidade ou de seus funcionários? Estimar número de voluntários envolvidos.

Não, os colaboradores são remunerados pelos franqueados por hora de atividade extra durante tais eventos. A participação dos alunos e familiares e voluntária.

10 - Essas ações de responsabilidade social contaram com a participação de outros franqueados? Descrever.

Sim, todos os franqueados da rede realizam o evento em suas escolas. Isso é comprovado mediante recebimento de fotos e relatos de como foi a realização do evento nas escolas. Assim, a franqueadora faz um balanço e divulga para toda a rede estas informações, através de canais de comunicação internos e externos como newsletters e site.

Impacto gerado (Peso 3)

11 - Principais resultados qualitativos (descreva as informações que

comprovem os impactos para os variados públicos - beneficiados, empresa, sociedade, funcionários, outros).

A Marca se beneficia muito com a realização do evento, pois além de reforçar o posicionamento da marca “Living and Learning”, o Toy Market se caracteriza como uma ferramenta de atração de novos alunos e destaca que a empresa se importa com os aspectos sociais de forma muito eficiente, pois além do próprio ato de doar, transmite a importância da cidadania e o exercício da

solidariedade, Um ótimo exemplo de marketing social.

As crianças das instituições beneficiadas recebem roupas e brinquedos de boa qualidade, pois os alunos da Quatrum são motivados a doar aquilo que não usam mais, e não aquilo que está quebrado ou danificado. Além disso, são beneficiados com alimentos não perecíveis e guloseimas, que a grande maioria das crianças gosta.

O TOY Market oferece aos seus alunos uma excelente oportunidade para refletirem sobre noções de custos e a importância da reutilização de itens que não despertam mais interesse. A prática de comercialização com uma “moeda local” amplia a percepção de que há outras maneiras de aquisição de bens frente ao padrão de consumo dominante na sociedade contemporânea. O envolvimento dos colaboradores, familiares e parceiros contribui para o

estabelecimento de relações mais próximas e pautadas em valores éticos e cidadãos.

(7)

Principais resultados quantitativos (apresente dados numéricos decorrentes do desenvolvimento do projeto - número de beneficiados, regiões atendidas, entidades envolvidas, franqueados envolvidos, retorno financeiro quando houver, qualidade e indicadores de gestão, outros).

Este evento tem excelente receptividade da comunidade onde atuamos. Ele tem um cunho social e também ecológico, pois na atualidade as crianças de classe A e B têm muita dificuldade de se desfazerem de seus brinquedos além do interesse de constantemente adquirirem novos. Desta forma, repensam suas atitudes e doam seus brinquedos com mais facilidade. As doações são muito aproveitadas pelas instituições carentes que não tem acesso a este tipo de material.

Estima-se que no ano de 2011 foram arrecadadas nos eventos as seguintes quantidades de itens:

- 1.800 peças de roupas. - 2 Toneladas de alimentos. - 5.000 Brinquedos.

Cada escola adota uma instituição para doação dos brinquedos roupas e alimentos, sendo algumas destas instituições:

Programas: Anjos voluntários em Ação, programa mantido pela rede de lojas Picorrucho e apoiado pela Quatrum. Tal programa ampara 14 instituições beneficentes presentas nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Gravataí, Pelotas, Sapucaia do Sul e Santa Maria. Creches: Dos bairros Vila Asa Branca, Vila Nazaré e Maitá em Porto Alegre. Instituições: LBV, Sociedade Emanuelle, Mensageiros da caridade e Instituto

Sabiá,

Acredita-se que através das instituições beneficentes, cerca de 6000 crianças são alcançadas pelas doações das escolas Quatrum.

Esta iniciativa propicia às escolas Quatrum uma imagem ligada as causas

sociais e ecológicas (reuso dos brinquedos) e gera uma simpatia pelas pessoas que valorizam esta participação. As famílias são muito presentes no evento e se orgulham da escola que escolheram para seus filhos.

O TOY MARKET além de render muitas doações para as crianças carentes e contribuir para retenção de alunos, resulta também como consequência, na matrícula de muitos alunos nas escolas Quatrum, pois nossos alunos vigentes convidam os amigos para participarem do evento, assim muitos contatos de prospects são feitos, resultando em várias matrículas para a rede. Estima-se que no semestre seguinte às ações, 10 novos alunos, em média, sejam matriculados por escola, graças a este evento.

(8)

12 - Destacar as duas principais dificuldades encontradas no

desenvolvimento do projeto e como foram enfrentadas (descreva em até 10 linhas).

Nas primeiras realizações dos eventos sempre houve o sentimento de que poderia ter sido melhor, mais brinquedos, alimentos e roupas poderiam ser doados, e que mais alunos pudessem participar do Toy Market, logo para que isso ocorresse, elaborou-se uma campanha com convites, flyers e cartazes para atrair maior público, além disso, foram realizadas parcerias comerciais a fim de se melhorar a qualidade das atrações no evento.

Com a grande adesão de alunos e amigos, muitos brinquedos começaram a ser “comprados” e arrecadados pelas escolas, assim começaram a surgir alguns problemas com a estocagem dos mesmos, devido à falta de espaço em algumas escolas, logo surgiu a ideia de que se ao invés de estocar os

brinquedos, os mesmos fossem expostos na escola, isso geraria muito

interesse nos alunos em participar bem como convidar amigos para o evento.

Regularidade (Peso 2)

13 - Existe previsão de continuidade ou ampliação das ações? Explicar.

O evento ocorre anualmente nas escolas da rede em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul. Com a expansão da marca iniciada em 2010 em direção a todo o País. Estima-se que até o final do ano de 2014 ao menos 35 escolas pelo país realizem o evento.

Alinhamento ao negócio (Peso 2)

14 - O projeto está alinhado ao seu negócio? Descrever.

O projeto está totalmente alinhado ao nosso negócio, público alvo e ao segmento de educação. Os alunos sempre levavam para a escola seus brinquedos para recreação com os amigos, como até hoje levam. Contudo, percebeu-se que um espaço maior para essa atividade deveria ser dado, pois em nossa missão damos grande importância ao ensino que é lúdico e afetivo, assim o TOY MARKET foi criado. E hoje não somente beneficia nossos alunos, como também crianças que não possuem condições de adquirir um brinquedo novo.

(9)

Inovação e criatividade (Peso 2)

15 - Grau de novidade, criatividade e aperfeiçoamento do projeto.

Não se tem o conhecimento de outra rede de escolas de inglês ou educação que realize projeto semelhante, principalmente escolas que atendam o mesmo público alvo. É com muita satisfação que realizamos um projeto que é lúdico e educacional com nossos alunos e que o mesmo venha a beneficiar instituições que atendem crianças carentes. A cada ano que passa o projeto cresce em quantidade e qualidade devido estarmos em constante aperfeiçoamento, buscando novos parceiros comerciais para desenvolverem oficinas

diferenciadas e enriquecer o evento, atraindo assim mais alunos para nossas escolas, e como consequência, gerar maior arrecadação de produtos para doação e impacto na sociedade.

Indicadores de gestão do projeto (modelo e nível de acompanhamento dos resultados). (Peso 3)

16 - Quais são os instrumentos aplicados e a forma de gestão adotada nesse projeto.

As escolas Quatrum utilizam um sistema próprio de gestão que, entre outros dados, fornece as informações cadastrais e pedagógicas de todos os alunos. Esse sistema facilita a gestão e avaliação qualitativa e quantitativa do projeto. Além disso, O Toy Market é desenvolvido de forma colaborativa, participativa e intensa por todas as equipes de cada unidade Quatrum. Um relatório final concentra todas as informações e presta conta a todas as partes interessadas.

Informações adicionais

1 - A empresa possui Código de Ética e/ou de Conduta? Em caso afirmativo, desde quando?

Não

2- A empresa utiliza indicadores de responsabilidade social em seus processos de gestão (Ethos-ABF-AFRAS)? Em caso afirmativo, desde quando?

Sim, desde 2011.

3 - A empresa possui algum tipo de certificação? ISO 9000, ISO 14000, ISO 26000, outros? Em caso afirmativo, especificar.

(10)

4 - A empresa publicou Balanço Social ou Relatório de Sustentabilidade nos últimos três anos?

Não

5- A empresa possui Conselho de Franqueados constituído e atuante?

Não

6 - A empresa possui o Selo ABF de Excelência no Franchising?

Sim

7 - A empresa é associada à AFRAS?

Sim

DECLARAÇÃO

ATESTAMOS A VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES APRESENTADAS PELA NOSSA ORGANIZAÇÃO INSCRITA NO 6º PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL E NOS COLOCAMO À DISPOSIÇÃO PARA OS ESCLARECIMENTOS NECESSÁRIOS. AUTORIZAMOS A PUBLICAÇÃO, NA ÍNTEGRA OU EM PARTE, DO NOSSO PROGRAMA, PROJETO OU AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL INSCRITO, EM QUAISQUER VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE DIRETA DA ABF-AFRAS, COM A MENÇÃO DA FONTE DE INFORMAÇÃO.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Aqui o aluno deverá buscar no texto os verbos e as locuções verbais no presente do indicativo (é, seria, significa, está, aconselha, colha, aproveite, reserva, segue, defende, deve

Segundo Lima (2016), todos as formas e sentidos em que o Barroco já fora discutido por anos, sempre lhe é acrescentado características novas, ou seja, há nele

Foi por esta ocasião que o mosteiro de Santa Cruz de Coimbra criou uma nova Imprensa destinada ao serviço da Academia Litúrgica e do público em geral, onde foram

Ao abrir um novo documento baseado no modelo, este será aberto com o nome Sem títuloX, e ao salvar como um documento de texto do BrOffice.org o arquivo receberá a extensão padrão

Atenção:  quando  o  destino  da  cópia  está  à  direita  ou  abaixo  do  ponto  de  origem  são  somadas  as  linhas  e  colunas,  no  caso  do  destino 

Entre as opções disponibilizadas através desta opção é possível dar nome a um endereço ou intervalo da planilha, por exemplo, caso o usuário deseje somar o

O diagnóstico sorológico da hepatite B é feito com base na detecção sorológica de dois antígenos HBsAg (Antígeno de superfície do vírus da hepatite B) e HBeAg