• Nenhum resultado encontrado

MUNDIAL DE KUNG FU WUSHU PROJETO CHINA/2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MUNDIAL DE KUNG FU WUSHU PROJETO CHINA/2014"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

MUNDIAL DE KUNG FU WUSHU

PROJETO CHINA/2014

1ST WORLD TAIJIQUAN CHAMPIONSHIPS CHENGDU, CHINA

ATLETA CONVOCADO: MÁRCIO LUIZ ZAQUEU

Telefone: (35) 9829-7634

E-mail marciozaqueu@bol.com.br

Site - www.kungfuparaiso.com

I CAMPEONATO MUNDIAL DE TAIJIQUAN, a se realizar em Chengdu, China, de 31 de outubro a 05 de novembro de 2014

1ST WORLD TAIJIQUAN CHAMPIONSHIPS – CHENGDU,CHINA

DE 31 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO DE 2014

(2)
(3)

APRESENTAÇÃO

- O WUSHU (KUNG FU) E SEU DESENVOLVIMENTO - DESENVOLVIMENTO (KUNGFU)

- O WUSHU NO BRASIL - JUSTIFICATIVA - OBJETIVOS

- METAS A SEREM ATINGIDAS

– CONVOCAÇÃO E PROPOSTA DE PATROCÍNIO - CURRICULUM VITAE - Dados Pessoais - Experiência Profissional - Formação - Cursos - Experiências Internacionais - Cursos Internacionais - Histórico Esportivo - Cursos Esportivos - Trabalhos Atuais - Trabalhos Realizados – Palestras

(4)

IDENTIFICAÇÃO

EVENTO:

– 1ST WORLD TAIJIQUAN CHAMPIONSHIPS – CHENGDU, CHINA

PERÍODO: – DE 31 DE OUTUBRO A 5 DE NOVEMBRO CIDADE-SEDE: CHENGDU LOCAL: CHINA REALIZAÇÃO:

INTERNATIONAL WUSHU FEDERATION (CHINA)

O WUSHU (KUNG FU) E SEU DESENVOLVIMENTO

Com a emigração do povo chinês, o Wushu foi implantado em quase todos os países do mundo. Em 1952, a China resolveu criar uma entidade que tinha como objetivo reunir, organizar e padronizar certos métodos de combate (Sanda) e rotinas (Taolu). Durante 39 anos, um trabalho de pesquisa e reestruturação foi montado. Paralelamente, contatos com mestres que residiam em outros países aconteceram para que todos participassem desse projeto.

(5)

Em 1991, aconteceu o primeiro Campeonato Mundial de Wushu, onde foi fundada a IWUF (Internacional Wushu Federation), tendo a participação do Brasil como membro fundador e, ainda, conquistando um primeiro e um segundo lugares. O Wushu já faz parte dos JOGOS OLÍMPICOS ASIÁTICOS e, para sua homologação em 26/08/1999 como ESPORTE OLÍMPICO, documentos necessários foram entregues ao COI (Comitê Olímpico Internacional). Isso fez com que, no ano de 2008, essa modalidade fosse introduzida como esporte demonstrativo, tendo, na ocasião, três atletas brasileiros como participantes.

Em relação ao Brasil, já estamos filiados junto ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro) como esporte vinculado, tendo sido aprovados por unanimidade por outros esportes olímpicos.

DESENVOLVIMENTO DO KUNGFU

Kungfu significa, literalmente, destaque por extrema habilidade, seja em qualquer profissão, esporte ou tarefa em que o indivíduo supera todas as diversidades para atingir seus objetivos.

Wushu significa arte marcial, combater através de métodos e táticas, sendo assim o nome verdadeiro desta modalidade é Wushu.

O termo Kungfu ficou conhecido em todo mundo com a colonização inglesa. Um chinês, durante um confronto, vencia vários soldados ingleses, com chutes, socos e projeções. Surpresos com o acontecido, os ingleses queriam saber, o que era aquilo, e os chineses sempre comentavam, era Kungfu. Isto queria dizer que o lutador possuía uma extrema habilidade dentro da arte marcial chinesa, e não que o lutador praticava Kungfu.

Os relatos concretos sobre Wushu contam desde os primórdios da evolução do povo chinês, tendo participação ativa e constante nas revoluções, no esporte, cultura, costumes e, principalmente, no campo da medicina natural, acupuntura e métodos que proporcionam ao ser humano mais equilíbrio, paz, harmonia e saúde.

(6)

O WUSHU NO BRASIL

No Brasil, este esporte foi introduzido por volta de 1960, com a chegada do Grão Mestre Chan Kowk Wai, que fixou residência em São Paulo, e começou a ministrar aulas na USP.

Na atualidade, esse esporte conta com mais de 120.000 praticantes em todo país, entre adultos e crianças, sendo talvez, aquele que mais tem trazido medalhas em competições realizadas no exterior.

Atualmente, o Brasil é a maior potência das Américas e uma das maiores do Mundo na prática do Wushu.

JUSTIFICATIVA

Sendo a China o berço desta modalidade faz com que a participação do Brasil em um evento do porte que vem sendo desenvolvida a nível Mundial com o Kung Fu Wushu e Tai Chi Chuan para se tornar esporte OLIMPICO e certamente S.S.do Paraíso sairá na frente mais uma vez tornando-se referencia no Estado.

Justifica-se pela necessidade de reforçar o intercâmbio de atletas de nosso país, levando-os a alcançarem um nível técnico elevado para que possam sustentar o desenvolvimento dessa modalidade que está em ascensão em todo o mundo. E São Sebastião do Paraíso já esta na frente com atletas de alto nível para representar novamente o nosso pais como Atletas Marcio Luiz Zaqueu e sua aluna em 2013 no Campeonato Sul-americano na Argentina trouxe 4 medalhas de ouro e no Campeonato mundial na China de 2010 trouxeram 4 medalhas de bronze para nossa cidade. Isto só foi possível devido empresas como a SICOOB NOSSO CREDITO que acreditou em que a vitória seria possível.

OBJETIVOS

 Buscar atualizações da modalidade fazendo nossa cidade uma referencia .

 Fomentar a prática do desporto como atividade salutar e imprescindível ao desenvolvimento do indivíduo nos mais variados aspectos.

(7)

 Divulgar o esporte como grande força do cenário nacional, mostrando o valor dos nossos atletas e a organização de nossas entidades.

 Incentivar a cidadania e a participação social, contribuindo desta forma, com a minimização dos problemas de alguns deserdados sociais.

Representar o Brasil e nossa querida Cidade a nível Mundial.

Aprimorar nossos conhecimentos com as trocas de informações para que desta forma possamos estar nos atualizando, profissionalmente, beneficiando assim adeptos que em nossa cidade vem crescendo a cada dia com o projetos desenvolvido nas Unidades de Saúde , praças do Município e na Associação Shaolin do Norte de Kung Fu Wushu a 14 anos .

METAS A SEREM ATINGIDAS

- Estimular a prática esportiva das artes marciais chinesas, em principal as nossas crianças induzindo na formação de seu caráter, disciplina, respeito ao meio ambiente no seu convívio e na formação de cidadões,

- Promover competições estaduais e interestaduais que fomentem o desenvolvimento dos nossos atletas de base, adultos e veteranos, para que possamos constituir uma Seleção de primeira linha;

- Socializar a participação do individuo oportunizando a prática esportiva no seu tempo livre;

- Proporcionar a comunidade local um enriquecimento cultural e filosófico das artes marciais chinesas;

- Divulgar as artes marciais chinesas – Kungfu Wushu não só como esporte ou técnica de defesa pessoal, mas como uma atividade que proporciona Qualidade de Vida; - Viabilizar a atuação de uma Organização Não Governamental – ONG, para arrecadação de alimentos não perecíveis, visando ao benefício de comunidades carentes; Reunir setores essenciais de apoio para o bom andamento e crescimento da cultura, esporte e lazer da cidade-sede, como associações, escolas, clubes, imprensa, secretarias e fundações;

- Nosso Município já se faz uma referencia da modalidade, Em 2010, dez atletas foram convocados para um evento Mundial, de todo Estado de Minas Gerais, 05 (cinco) 50% 2012 Cinco foram convocado todos do município, e 2013 4 convocados. O que faz um números bem expressivo para S.S. do Paraíso e o estado.

(8)

PROPOSTA DE PATROCÍNIO

Forma de propaganda da marca da empresa

A marca da empresa estará estampada em camisetas e bonés usados pelo atleta Márcio Luiz Zaqueu durante a viagem e permanência na China.

A divulgação da marca da empresa patrocinadora

Após a concordância a proposta de parceria. De imediato o atleta Marcio Luiz Zaqueu começara a divulgar a empresa nas mídias eletrônicas e nos treinos da Seleção Brasileira.

Participar deste evento esportivo de âmbito Internacional trará uma exposição da empresa patrocinadora na mídia de vários países, inclusive o Brasil.

As expectativas de retorno através da participação e dos resultados no pódio, estará sendo divulgada nas mídias sociais , mídias espontâneas, nas revista, TVs e jornais.

O Kung fu Wushu e Tai Chi Chuan está prestes a se tornar esporte Olímpico, daí o crescimento do interesse da mídia internacional em divulgar este Campeonato Mundial na China. Por se tratar de um esporte que tem praticantes no mundo inteiro, abrangendo praticamente todas as faixas etárias, desde crianças até idosos, a marca publicitária divulgada como patrocinadora do atleta terá a simpatia e o interesse de diferentes consumidores.

Possibilidades de divulgação da empresa após o Campeonato Mundial

O atleta Márcio Luiz Zaqueu está aberto à proposta de divulgação da marca da empresa patrocinadora em eventos futuros e em centros de treinamentos. Com a possível inclusão do Tai Chi Chuan como esporte olímpico, facilmente a marca das empresas patrocinadoras estarão associadas a esse esporte, como forma de ligação da marca com a ideia de uma atividade que proporciona vida saudável, equilíbrio entre, esporte, meio ambiente e longevidade.

Possibilidades de retorno do valor aplicado

O atleta Márcio Luiz Zaqueu é atleta credenciado na Federação Mineira de Kung Fu Wushu e na Confederação Brasileira de Kung fu Wushu por intermédio de uma associação regularmente constituída, denominada Associação Shaolin do Norte de Kung Fu Wushu Mestre Chan de São Sebastião do Paraíso MG

(9)

Assim, além da exposição favorável da imagem e da marca da empresa patrocinadora, há também a possibilidade de se enquadrar o patrocínio como incentivo ao esporte, conforme a empresa julgar cabível.

Pelo currículo do atleta Márcio Luiz Zaqueu, a divulgação da marca está associada ao sucesso desse desportista em eventos esportivos nacionais e internacionais. Isso garante a qualidade do esporte praticado e a associação da marca da empresa patrocinadora ao esporte praticado com excelência pelo atleta.

Investimento a ser feito pela empresa

O valor total do investimento a ser feito é de US$ 4,500.00 (quatro mil e quinhentos dólares ), considerando os gastos com viagem e estada do atleta na China.

Cabe à empresa adequar o investimento possível em seu orçamento, o que poderá propiciar ao atleta Márcio Luiz Zaqueu a divulgação da marca da empresa de maneira proporcional ao patrocínio oferecido. Isso acarretará letras e logotipo da empresa estampados em camisetas e bonés, em tamanho proporcional ao investimento aplicado.

Negociação diretamente com o atleta

O atleta estará presente na empresa para divulgar seu trabalho e esclarecer dúvidas que porventura suscitarem, dando a garantia de que a parceria empresa e atleta poderá garantir o sucesso de ambos perante os admiradores do esporte, tornando-os prováveis consumidores dos produtos oferecidos pela marca divulgada.

(10)

CURRICULUM VITAE ESPORTIVO

DADOS PESSOAIS

MARCIO LUIZ ZAQUEU

Nascimento: 13/10/1958 Naturalidade: Ribeirão Preto SP Estado Civil: Casado

Escolaridade: Técnico Eletrônico, Iniciando 1º período em Engenharia Elétrica. Endereço: Rua Capitão Aureliano Chaves 660

Bairro: Centro

Cidade: São Sebastião do Paraíso, MG – CEP 37.950-000 Telefone: (35) 9829-7634

E-mail marciozaqueu@bol.com.br

Site - www.kungfuparaiso.com

TÍTULOS INTERNACIONAIS

2013 – Tricampeão Sul Americano Buenos Aires (Argentina) 2010 – 3º Colocado no Campeonato Mundial (China)

1991 – Bicampeão Sul-Americano - Assunção (Paraguai) 1991 – Campeão Sul-Americano Lima (Peru)

FORMAÇÕES DESPORTIVAS: Formação:

Professor de Kung Fu 8º Duan

Local:

Academia Mestre Chan Wan San. Ribeirão Preto SP Período:

Aulas supervisionada pelo Dr. e Mestre Chan Wah San. 1968 / 1978 (Atuando até hoje, em 2014)

Formação: Graduação, 8º Nível do 3º Duan em Sanda (Boxe Chinês) pela CBKW ( Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu).

(11)

Período: 2010 Julho a outubro de 2013

Formação: Professor de Tai Chi Chuan de Alto Rendimento Nível I. II . III Local: UNICAMP (Campinas SP) (Universidade Estadual de Campinas SP) Período: Março de 2010 a Setembro de 2012

Formação: Professor em Sanshou (Boxe Chinês) pela CBKW ( Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu).

Local: Universidade Federal de Itajubá MG Período: 2005 Julho a Julho de 2010

Formação: Árbitro da Confederação Brasileira de Kung fu Wushu Local: UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas SP) Período: Agosto a Dezembro de 2009

Formação: Árbitro de Sanshou pela Federação Paulista de Kung Fu Wushu. Local: Ginásio da Cava do Bosque Ribeirão Preto – SP

Período: Julho de 2005

CURSOS NO BRASIL

Curso: Formas de Taijiquan e Taijijian Yang de competições internacionais, realizados nos dias 3 e 4 de maio de 2014

Local: UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas SP) Carga horária: 20 horas

Curso: Taijiquan e Taijijian . Formas compulsórias do estilo Yang de competições internacionais

Local: UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas SP) Carga horária: 20 horas

Curso: Técnico em Estilo I Xing Yi pela International Wushu Federation (CHINA), Panamerica Wushu Federation (USA) e Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu (CBKW)

Local: UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas SP) Carga horária: 20 horas

Curso: Técnico em Wushu Olímpico pela International Wushu Federation . (CHINA), Panamerica Wushu Federation (USA) e Confederação , Brasileira de Kung Fu Wushu (CBKW)

(12)

Curso: Técnico em Wushu Olímpico pela Confederação Brasileira de , . Kung Fu Wushu (BRASIL)

Local: UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas SP) Carga horária: 20 horas

Curso: Técnica de Respiração Chi Kung

Local: Academia Sino Brasileira de Kung Fu – S.J. do Rio Preto SP Carga horária: 100 horas

CURSOS INTERNACIONAIS

Curso: Técnico em Estilo I Xing Yi pela (IWF )- International Wushu Federation (China)UNICAMP

Curso: Técnico em Wushu Olímpico pela IWF - International Wushu Federation (China)UNICAMP

Curso: Arbitro da Federation Peruana de Kung Fu Wushu Local: Coliseo Eduardo Dibos Dammer - Lima (Peru)

Período: 26/27 de Agosto1991

Curso: Especialização em Artes Marciais

Local: Japão Templo de Ueda, Província de Nagano Ken Período: De 1995 a 1999

HISTÓRICO ESPORTIVO COMO TÉCNICO E ATLETA 2013 – Tricampeão Sul Americano

5º Campeonato Sul Americano de Kung Fu Wushu Buenos Aires (Argentina)

09 a 15 de junho 2013

2010 - 3º Colocado no: 4º WORLD TRADICIONAL WUSHU FESTIVAL , EM SHIYUAN – PROVÍNCIA DE YUBEI – CHINA

Bicampeão Sul Americano

1991 - XVII Campeonato sul Americano Aberto de Artes Marciais ASSUNCION (Paraguai)

22/23 Setembro 1991

Campeão Sul Americano

(13)

2013 - Sul-Americano Buenos Aires (Argentina) 5/7 de julho 2013

1º colocado em Wushu Interno Compulsório Básico de Taijijian 32– categoria sênior 1º colocado em Wushu Interno Compulsório Básico de Taijiquan 24– categoria sênior

2013 - Campeonato Brasileiro Valinhos SP 09 a 13 de outubro 2013 2º colocado em Wushu Interno avançado forma 3º conjunto mãos livres 3º colocado em Wushu Interno avançado forma 3º conjunto espada 2º colocado em Wushu Interno avançado forma 32 Chen mãos livres

2013 - Campeonato Mineiro Itajubá MG em 12 de junho 2013 1º colocado em Wushu Interno avançado forma 3º conjunto mãos livres 1º colocado em Wushu Interno avançado forma 3º conjunto espada 1º colocado em Wushu Interno avançado forma 32 Chen mãos livres

2012 - Campeonato Mineiro , São Sebastião do Paraíso MG 21/22 de abril 2012 1º colocado em Wushu Interno avançado forma 42 mãos livres

1º colocado em Wushu Interno avançado forma 42 com espada 1º colocado em Wushu Interno avançado forma 32 Chen mãos livres

2011 - XXII Campeonato Brasileiro Brasília, DF, de 06 a 11 de setembro 2011 1º colocado em Wushu Interno Compulsório Básico de Taijijian 32– categoria sênior 1º colocado em Wushu Interno Compulsório Básico de Taijiquan 24– categoria sênior

2011 - XX Campeonato Mineiro Itajubá, MG, de 04/05 de junho 2011 .

1º colocado em Wushu Interno Compulsório Básico de Taijiquan 24– categoria sênior 1º colocado em Wushu Interno Compulsório Básico de Taijijian 32– categoria

Mundial - China de 16 a 26 de outubro 2010

2010 - XIX Campeonato Mineiro Itajubá, MG, de 22 e 23 de Maio 2010

1º colocação em Wushu Interno Compulsório Básico de Taijijian 32- categoria sênior 2º colocação em Wushu Interno Compulsório Básico de 24- categoria sênior

2010 - XXI Campeonato Brasileiro S. José dos Campos, SP, de 22 a 25 de setembro 1º colocação em Wushu Interno Compulsório básico Taijijian 32- categoria sênior 1º colocação em Wushu Interno Compulsório Básico 24 - categoria sênior -

XX - Campeonato Brasileiro Cuiabá, MT, de 03 a 07 de setembro 2009

1º colocação em Wushu Interno Compulsório básico Taijijian 32- categoria sênior – 1º colocação em Wushu Interno Compulsório básico Taijiquan 24 - categoria sênior - 1º colocação em Wushu Interno outras armas - categoria sênior -

2º colocação em Wushu Interno em grupo com armas - categoria adulto

(14)

1º colocação em Wushu Interno grupo com armas - categoria sênior 1º colocação em Wushu Interno com outras armas - categoria sênior

1º colocação em Wushu Interno Compulsório Básico de 24- categoria sênior

2008 - XIX Campeonato Brasileiro S. José dos Pinhais, PR, de 08 a 12 de outubro de 2008

1º colocação em Wushu Interno Compulsório básico Taijijian 32- categoria sênior- 1º colocação em Wushu Interno com outras armas - categoria sênior-

1º colocação em Wushu Interno Compulsório básico Taijiquan 24 - categoria sênior- 2º colocação em Wushu Interno grupo com armas – categoria adulto

2008 - XVII Campeonato Mineiro Paraíso , M, de 16 e 17 de junho de 2008 1º colocação em Wushu Interno Compulsório Básico de Taijijian 32- categoria sênior 1º colocação em Wushu Interno grupo com armas - categoria sênior

1º colocação em Wushu Interno com outras armas - categoria

1º colocação em Wushu Interno Compulsório Básico de 24- categoria sênior

2007 - XVII Campeonato Mineiro Itajubá 16/17 de junho 2007

1º colocação em Wushu Interno Compulsório Básico de Taijijian 32- categoria 1º colocação em Wushu Interno grupo com armas - categoria

2º colocação em Wushu Interno Taijiquan 24 - categoria sênior-

1980 - II Campeonato Regional Garra de Águia - Gariba SP Novembro de 1980 1º colocação - categoria Kuo Shu combate até 60 k

1978 - I Campeonato Regional de Kungfu Kuo Shu S. Joaquim da Barra SP 17/18 novembro 1978

1º colocação - categoria Kuo Shu combate até 60 k

CURSOS ESPORTIVOS Curso: Boxe Olímpico

Local: Liga Sorocabana de Boxe Olímpico Período: Maio de 2012

Curso: Avaliação e Prescrição de Tratamento 3º ENIC

Local: Centro Universitário –Ceuclar CLARETIANO (Batatais SP) Período: 9 e 10 de setembro de 2004

Curso: Acupuntura

Local: 37° ENAF Fisioterapia

Período: 09/12 de outubro de 2004 (Poços de Caldas MG)

Curso: Kick Boxing

Local: Academia Tigre de Hapkido (Ribeirão Preto SP) Período: 9 e 10 de novembro 1981

(15)

TRABALHOS ATUAIS

Atual Secretario e Diretor Técnico da Federação Mineira de Kung Fu Wushu 2007/2015

Há mais de uma década implantou e desenvolve o Tai Chi Chuan e Kung Fu em São Sebastião do Paraíso, na Associação Shaolin do Norte de Kung Fu Wushu Mestre Chan Wah San, sito na rua Tenente Jose Albino 731 centro S.S.do Paraíso MG

Há 10 anos desenvolve nas Unidades de Saúde (USFs) de São Sebastião do Paraíso, Projeto Cidade VIVA , aulas de Tai Chi Chuan para a população,

Há 4 anos desenvolve aulas de Tai Chi Chuan na APAE (Associação de Pais e Mestres de São Sebastião do Paraíso)

Há 14 anos é Presidente e Professor da Associação Shaolin do Norte de Kung Fu Wushu Mestre Chan de S. S. do Paraíso MG

Secretario da Federação Mineira de Kung Fu Wushu 2007/2011/ 2015

Diretor Técnico de estilos internos da Federação Mineira de Kung Fu Wushu 2007/2011/2015

Árbitro da CBKW – FMKFW (Confederação Brasileira e Federação Mineira de Kung Fu Wushu)

TRABALHOS REALIZADOS

Organizou a realização dos Campeonatos Mineiros de Kungfu 2010 e 2012 em S.S. do Paraíso Realizou o III Campeonato Brasileiro de Kung Fu em Ribeirão Preto SP 1991

Desenvolveu treinamento, por mais de 3 anos, Técnicas de Kung Fu, Imobilizações, Manuseio de Tonfa e Defesa Pessoal, com a Polícia Militar na 81ª CIA PM ESPECIAL DE S.S..do Paraíso MG

Participou na Formação da Guarda Municipal de S.S. do Paraíso como professor e treinador do curso de defesa pessoal, imobilização, uso de algemas e tonfa (cassetete) 1ª e 2ª turma

Desenvolveu Treinamento, por mais de 6 anos, 1985/1991 Aulas de Kung Fu, Tai Chi Chuan e defesa pessoal no Clube da Policia Militar, Núcleo Javari de Ribeirão Preto. Gestão Cap. PM Amilton Jair Modulo

PALESTRANTE

Empresas: Votorantin, Itaú de Minas (Fábrica de Cimento Itaú), Ampara Assistência Médica, Coca Cola (Refrescos Ipiranga) de S.S.do Paraíso; Prefeitura Municipal de São

(16)

Sebastião do Paraíso, Faculdade Calafiori de São Sebastião do Paraíso, Faculdade CEDUC de São Sebastião do Paraíso, Prefeitura de Cássia.

WORKSHOP DE ATIVIDADES FÍSICA E PRÁTICA PARA A MELHOR IDADE,NA FACULDADE FESP; SUPERINTENDENTE REGIONAL DE SAÚDE DA S.R.S PASSOS. Juno de 2014

Palestrante da Turma 2 da Oficina de Educação Popular para Formação de Apoiadores da Política Estadual das Práticas Integrativas e Complementares no SUS/MG. Belo Horizonte. Práticas Corporais da Medicina Chinesa: A experiência de S.S. do Paraíso/MG. Agosto de 2014

(17)

Referências

Documentos relacionados

“A grama só pode ter sido feita, por Deus ou pelo Estado, para ser pisada.” “É evidente que a relva só pode ter sido feita para ser pisada.”.. “Se a grama morrer, ninguém

Os resultados demonstrados na tabela 1 apontam que a maturação óssea quando comparada com a idade cronológica está mais avançada para todas as idades analisadas, sendo

 No caso do país de admissão ser o Brasil, o item “c” do campo H normalmente não será preenchido, pois as anuências de outros órgãos da administração serão dadas

Somam-se todos os algarismos, totalizando uma centena ou milhar, partindo para a soma de. todos os algarismos at\u00e9 atingir um n\u00famero de 1

E nos casos de Shoppings Centers, nõ podendo ser inferior a R$ 260,00(duzentos e sessenta reais). Parágrafo 7º - A escolha da empresa fornecedora do vale alimentação/refeição é

(1.3) Cometer vários erros repetitivos, durante a execução de uma única técnica (rotina, mãos ou espada) em formas de mover os membros inferiores, passo para frente e método

Bastão ou vara (Gùn Shù): Picar/ Talhar/ Pī Gùn, Levantar do solo/ estocar ascendente/ Bēng Gùn, Rodar a ponta/ Jiǎo Gùn, Varrer horizontal/ Píng Lūn Gùn , Rodar horizontal

Com o projeto “Cadeias Produtivas”, o Estado do Paraná pretende equipar o setor público para enfrentar os desafios da globalização da economia na área de desenvolvimento