• Nenhum resultado encontrado

PRIMEIRA REPARAÇÃO MUNDIAL AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DE MATER FÁTIMA PARA O MUNDO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRIMEIRA REPARAÇÃO MUNDIAL AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DE MATER FÁTIMA PARA O MUNDO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

PRIMEIRA REPARAÇÃO MUNDIAL AO SAGRADO

CORAÇÃO DE JESUS

DE MATER FÁTIMA PARA O MUNDO

Catedral Basílica Menor da Imaculada Conceição, Durango, México a 11 de junho de 2021

GUIÃO PARA A PROCISSÃO, HORA SANTA E CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

I.

PROCISSÃO

SAUDAÇÃO ANTES DE INICIAR A PEREGRINAÇÃO

Narrador:

Com esta Procissão queremos proclamar e aumentar a nossa fé, bem como adorá-lo e reconhecer a presença real de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento. Somos peregrinos a caminho para o encontro do Seu amor.

Procissão:

Procissão com o Santíssimo Sacramento.

II.

HORA SANTA

Narrador:

Bem-vindos à Primeira Reparação Mundial ao Sagrado Coração de Jesus. Hoje queremos recordar ao mundo as palavras proferidas por Nossa Senhora do Rosário em Fátima aos três pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia no dia 13 de outubro de 1917:

“Não ofendam mais a Nosso Senhor Jesus, que já está muito ofendido.”

Desejamos com esta hora Reparadora consolar o Seu Coração e responder ao apelo de Jesus: “Ao menos tu, ama-Me.”

Desejamos reparar o Sacratíssimo Coração de Jesus com as seguintes intenções: 1. Reparar o Sagrado Coração de Jesus pela nossa falta de amor e pelos ultrajes cometidos à Santa Eucaristia.

2. Reparar o Sagrado Coração de Jesus por todos os Bispos, Sacerdotes, Religiosos e Religiosas que se afastaram do amor do Seu Sagrado Coração e vivem na obscuridade. 3. Reparar pelo desprezo e ataques ao sacramento do matrimónio e às famílias.

(2)

2

4. Reparar pela falta de zelo apostólico, pelo nosso egoísmo, pela nossa tibieza e indiferença perante o afastamento espiritual e moral de nossos irmãos.

5. Reparar o Sagrado Coração de Jesus pelos nossos ídolos materiais que nos levam a expulsar Deus do nosso coração.

Início da Hora Santa

Narrador

Vamos preparar o nosso coração para a adoração e em silencio vamos meditar ao Sagrado Coração de Jesus tão pleno de amor por nós e tão cruelmente ultrajado e ofendido.

Primeira Meditação: O Amor da Santíssima Trindade para com o Homem

Palavra de Deus

“Quando Israel era ainda menino, Eu ameio-o e chamei do Egito o meu filo. Mas quanto mais o chamei, mais eles se afastaram; ofereceram sacrifícios aos ídolos de Baal e queimaram oferendas a estátuas. Entretanto, Eu ensinava Efraim a andar, trazia-os nos meus braços, mas não reconheceram que era Eu quem cuidava deles. Segurando-os com laços humanos, com laços de amor, fui par eles como os que levantam criancinhas contra o seu rosto; inclinei-me para lhe dar de comer.” (Os 11, 1-4; 9)

Meditação (Monsenhor Charles Louis Gay, Vida e Virtudes Cristãs, XII)

“Quando eu ainda não existia, já a Palavra substancial dizia o meu nome, já me amava como uma mãe a um filho que o tem nos seus braços. Sim, aquela Palavra, que é o Verbo de Deus, por Deus pronunciada eternamente, era a Palavra criadora, que em si continha tudo quando Deus havia resolvido tirar do nada.

Sim, ali estava eu, não como me tinha deformado tantas vezes por causa do mau uso da minha liberdade e pelos meus pecados, mas porque a graça já me transformou, como espero ser um dia na glória.

Sim, antes do mundo existir; antes que se iniciasse o tempo e os Anjos cantassem o primeiro hino; quando nada existia somente Deus, que, extasiado na sua própria beleza, inundado pelo seu próprio oceano de Amor, fecundo, glorioso e absolutamente feliz, vivia só e exclusivamente em Si mesmo, sem nenhum objeto fora do seu olhar. Sim, Deus ao Ver-se, via-me; e assim como eternamente a Sua Palavra se alegra Nele com infinito gozo, e agarrando-o com o vínculo insondável desse amor que é o Espírito Santo; então também abraçava tudo quanto aquele Verbo continha: pois nele estava eu; abraçado pelo meu Deus.

(3)

3

Oração de Santo Agostinho

Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu te amei!

Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora! Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das tuas criaturas. Estavas comigo, mas eu não estava contigo.

Retinham-me longe de ti as tuas criaturas, que não existiriam se em ti não existissem. Tu me chamaste, e teu grito rompeu a minha surdez.

Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou a minha cegueira. Espargiste tua fragrância e, respirando-a, suspirei por ti. Tu me tocaste, e agora estou ardendo no desejo de tua paz…

Segunda Meditação: O Amor de Jesus na Cruz

Palavra de Deus

“(…) Ele tomou sobre as nossas doenças, carregou as nossas dores. Nós o reputávamos como um leproso, ferido por Deus e humilhado. Mas foi ferido por causa dos nossos crimes, esmagado por causa das nossas iniquidades. O castigo que nos salva caiu sobre ele, fomos curados pelas suas chagas.” (Is 53, 4-5)

Meditação (Pio XII, Encíclica Haurietis Aquas 38, Sermão de São Bernardo n.º 61)

“(…) Pelo que o amor de Jesus Cristo, Filho de Deus, revela no sacrifício do Gólgota, de modo o mais eloquente, o amor do próprio Deus: "Nisto conhecemos a caridade de Deus: em haver ele dado sua vida por nós; e assim nós devemos dar a nossa vida por nossos irmãos" (1 Jo 3, 16). Certamente, o divino Redentor foi crucificado mais pela força do amor do que pela violência dos algozes, e o seu holocausto voluntário é dom

supremo feito a cada um dos homens (…)”.

“Onde encontrar repouso tranquilo e firme segurança para os fracos, a não ser nas chagas do Salvador? Ali permaneço tanto mais seguro, quanto mais poderoso é ele para salvar. O mundo agita, o corpo dificulta, o demônio arma ciladas; não caio, porque estou fundado sobre rocha firme. (…) Quanto a mim, vou buscar o que me falta confiadamente nas entranhas do Senhor, tão cheias de misericórdia, que não lhe faltam fendas por onde se derrame. Cavaram suas mãos e seus pés, traspassaram seu lado; (…) Abre-se o íntimo do coração pelas chagas do corpo, abre-se o magno sacramento da piedade, abrem-se as entranhas de misericórdia de nosso Deus (…)”.

Oração de Santa Faustina Kowalska (Diário, 1870)

“Ó Deus de grande misericórdia, bondade infinita, eis que hoje a Humanidade toda clama do abismo da sua miséria à Vossa misericórdia, à Vossa compaixão, ó Deus, e clama com

(4)

4

a potente voz da sua miséria. Ó Deus, clemente, não rejeiteis a oração dos exilados desta Terra. Ó Senhor, bondade inconcebível, que conheceis profundamente a nossa miséria e sabeis que, com nossas próprias forças, não temos condições de nos elevar até Vós, por isso Vos suplicamos: adiantai-Vos ao nosso pedido com a Vossa graça e aumentai em nós sem cessar a Vossa misericórdia, a fim de que possamos cumprir fielmente a Vossa santa vontade durante toda a nossa vida e na hora da morte. Que o poder da Vossa misericórdia nos defenda dos ataques dos inimigos da nossa salvação, para que

aguardemos com confiança, como vossos filhos, a Vossa vinda última, dia que somente Vós conheceis...”

Terceira Meditação: A Eucaristia

Palavra de Deus

“Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu hei de ressuscitá-lo no último dia, porque a minha carne é uma verdadeira comida e o meu sangue é uma verdadeira bebida.” (Jo 6, 54-56)

Meditação (São João de Ávilla)

“Considera, Ó alma! Que pelo grande amor que tem por nós, Deus vem até nós, como desposado que não podes estar sem nos ver nem falar com a sua esposa por um único dia. Gostaria que o homem que sente ter mil corações para responder a tal amor. Cheguemo-nos ao fogo que incendeia e abrasa, que é Jesus Cristo Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento. Abramos a boca da alma, que é o desejo, e vamos sedentos à fonte da água-viva.

Tens tanto desejo de ver-me a abraçar, que estando no Céu com aqueles que tão bem Te sabem servir e amar, e vens a este coração inconstante! Que não Podes estar sem mim, Senhor! Oh! bendito sejas, meu Senhor, por tanto Amor!”

Oração de São Tomás de Aquino (Adoro Te devote)

Adoro-te devotamente, ó Divindade escondida,

que verdadeiramente se esconde sob estas aparências. A ti sujeita-se o meu coração por inteiro

Pois ao te contemplar tudo desfalece.

A vista, o tato e o gosto falham em relação a Vós, mas só com o ouvir-te firmemente creio.

Creio em tudo o que disse o Filho de Deus,

nada mais verdadeiro do que esta Palavra da Verdade. Na Cruz estava oculta somente a tua Divindade,

mas aqui se esconde também a Humanidade. Eu, porém, crendo e confessando ambas,

(5)

5

peço-te o que pediu o ladrão arrependido. Ó Memorial da Morte do Senhor,

Pão Vivo que dás vida ao homem,

faz que meu pensamento sempre de ti viva, e que sempre lhe seja doce este saber. Jesus, a quem agora vejo sob véus,

peço-te que se cumpra o que mais anseio: que vendo o teu rosto descoberto,

seja eu feliz contemplando a tua glória. Amém.

Quarta Meditação: A Reparação.

Palavra de Deus

“Por isso vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais os vossos corpos como sacrifício vivo, santo agradável a Deus. Seja este o vosso verdadeiro culto, o

espiritual. Não vos acomodeis a este mundo. Pelo contrário, deixai-vos transformar, adquirindo uma nova mentalidade, para poderdes discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que lhe é agradável, o que é perfeito.” (Rm 12, 1-2)

Meditação (Pio XI, Encíclica Miserentissimus Redemptor)

“Pecadores como somos todos, carregados de muitas culpas, não nos devemos limitar a honrar a nosso Deus somente com aquela adoração e reverencia que são devidos a sua Majestade, mas, além disso, é preciso satisfazer a Deus, o juiz mais justo, pelos nosso inúmeros pecados, ofensas e negligências. À consagração com a qual nos oferecemos a Deus, deve-se acrescentar a expiação com a qual os nossos pecados são totalmente apagados. (…)

Na devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem a primazia o espírito de expiação e reparação. Quando Jesus Cristo aparece a Santa Margarida Maria, pregando a Sua

infinita caridade, juntamente com a tristeza queixa-se das muitas injurias que recebe dos homens, com as seguintes palavras que se gravaram nas almas piedosas:

“E aqui este Coração que tanto tem amado aos homens e com tantos benefícios os encheu e que como paga do seu amor infinito não encontra gratidão alguma, somente ultrajes, por vezes mesmo daqueles que estão obrigados a amá-lo com um amor especial”.

Para reparar estas e outras ofensas recomendou entre outras coisas que os homens comungam com intenção de expiar, que é o que se chama de Comunhão Reparadora, e súplicas e preces durante uma hora, a que chamamos Hora Santa.

(6)

6

Oração de Santa Maria da Encarnação Guyart

“Oh Pai Eterno! Por meio do Coração de Jesus pleno da Vossa Majestade: por meio de este adorável Coração, Vos adoro por todos os homens que não O adoram; Vos amo por todos aqueles que não Vos amam; eu Te conheço por todos aqueles que

voluntariamente cegos não Vos querem conhecer. Por este diviníssimo Coração desejo satisfazer Vossa Majestade as obrigações que têm todos os homens por Vós. Volto o meu pensamento, procurando as almas redimidas com o Precioso Sangue de meu Esposo, para satisfazer por elas a Vossa Majestade por meio deste Santíssimo Coração. Peço-vos a conversão de todos pelo mesmo suavíssimo Coração. Ah! Não permitais que seja por mais tempo ignorado por elas o meu amado Jesus! Fazei que vivam por Jesus, que morreu por nós todas.”

Ladainhas

Narrador

Adoremos a Nosso Senhor Jesus Cristo rezando as ladainhas ao Seu Sagrado Coração, em honra aos 33 anos de vida de Nosso Senhor Jesus na terra e aprovadas pelo Papa Leão XII.

Ladainhas do Sagrado Coração de Jesus Senhor, tem piedade de nós.

Cristo, tem piedade de nós. Senhor, tem piedade de nós. Cristo, ouvi-nos.

Cristo, escutai-nos.

Deus, Pai Celestial, tende piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós. Deus, Espírito Santo, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus tende piedade de nós.

Às seguintes invocações respondemos: “tende piedade de nós” Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Mãe, … Coração de Jesus, substancialmente unido ao Verbo de Deus, …

Coração de Jesus, de majestade infinita, … Coração de Jesus, templo santo de Deus, … Coração de Jesus, tabernáculo do Altíssimo, … Coração de Jesus, casa de Deus e porta do Céu, … Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade, … Coração de Jesus, Recetáculo de justiça e de amor, … Coração de Jesus, cheio de bondade e de amor, …

(7)

7

Coração de Jesus, abismo de todas as virtudes, … Coração de Jesus, digníssimo de todos os louvores, … Coração de Jesus, rei e centro de todos os corações, …

Coração de Jesus, em que se encerram todos os tesouros de sabedoria e de ciência, … Coração de Jesus, onde habita toda a plenitude da divindade, …

Coração de Jesus, em que o Pai pôs toda a complacência, … Coração de Jesus, de cuja plenitude todos nós recebemos, … Coração de Jesus, o desejado das colinas eternas, …

Coração de Jesus, paciente e de muita misericórdia, …

Coração de Jesus, rico para com todos os que Vos invocam, … Coração de Jesus, fonte de vida e de santidade, …

Coração de Jesus, propiciatória pelos nossos pecados, … Coração de Jesus, saturado de opróbrios, …

Coração de Jesus, triturado de dor por causa dos nossos crimes, … Coração de Jesus, obediente até à morte, …

Coração de Jesus, trespassado pela lança, … Coração de Jesus, fonte de toda a consolação, … Coração de Jesus, nossa vida e nossa ressurreição, … Coração de Jesus, nossa paz e reconciliação,»

Coração de Jesus, vítima dos pecadores, …

Coração de Jesus, salvação dos que em Vós esperam, …

Coração de Jesus, esperança dos que morrem no vosso amor, … Coração de Jesus, delícia de todos os Santos, …

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós, Senhor. Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.

Oração

Deus omnipotente e eterno, lançai os olhos sobre o coração de vosso amabilíssimo filho, atendei aos louvores e satisfações que Ele, em nome dos pecadores, Vos oferece, e deixando-Vos aplacar, perdoai benignamente aos que imploram a vossa misericórdia, em nome deste vosso Filho, Jesus Cristo, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.

(8)

8

Antes da Consagração Narrador

Reconheçamos o senhorio de Jesus em nossas vidas.

Neste momento fazemos a nossa Consagração ao seu Coração e renunciamos a tudo o que possa entristecer ou ofender.

CONSAGRAÇÃO DO GÉNERO HUMANO AO SAGRADO CORAÇÃO, PELO PAPA

LEÃO XII

Dulcíssimo Jesus, Redentor do género humano, lançai sobre nós, humildemente

prostrados na vossa presença, os vossos olhares. Nós somos e queremos ser vossos; e, a fim de podermos viver mais intimamente unidos a Vós, cada um de nós se consagra, espontaneamente, neste dia, ao vosso Sacratíssimo Coração.

Muitos há que nunca vos conheceram. Muitos, desprezando os vossos Mandamentos, vos renegaram. Benigníssimo Jesus, tende piedade de uns e de outros e trazei-os todos ao vosso Sagrado Coração.

Senhor, sede Rei não somente dos fiéis, que nunca de Vós se afastaram, mas também dos filhos pródigos, que vos abandonaram; fazei que estes tornem, quanto antes, à Casa paterna, para não perecerem de miséria e de fome.

Sede Rei dos que vivem iludidos no erro ou separados de Vós pela discórdia; trazei-os ao porto da verdade e à unidade da fé, a fim de que, em breve, haja um só rebanho e um só Pastor.

Sede Rei dos que permanecem ainda envoltos nas trevas da idolatria ou do islamismo; dignai-Vos a trazê-los a todos para a luz do Teu Reino.

Senhor, conservai incólume a vossa Igreja, e dai-lhe liberdade segura e sem peias; concedei ordem e paz a todos os povos; fazei que, de um polo ao outro do mundo, ressoe uma só voz: louvado seja o Coração divino, que nos trouxe a salvação; honra e glória a Ele, por todos os séculos.

Amém.

Bênção com o Santíssimo Sacramento e Ladainhas Narrador

Prostremo-nos de joelhos e recebamos a bênção com o Santíssimo Sacramento. Que esta bênção recorde em nós o Seu amor.

(9)

9

Sacerdote: Do céu lhes destes o Pão. Coro: Que Contém todo o sabor. Sacerdote

Oremos,

Senhor Jesus Cristo que neste admirável Sacramento nos deixastes o memorial da vossa Paixão, dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa Redenção. Vós que viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

Coro: Amém.

Bênção com o Santíssimo

Bendito seja Deus.

Bendito seja o seu santo nome.

Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Bendito seja o nome de Jesus.

Bendito seja o seu Sacratíssimo coração. Bendito seja o seu preciosismo sangue.

Bendito seja Jesus no Santíssimo sacramento do altar. Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.

Bendita seja a grande mãe de Deus, Maria santíssima. Bendita seja sua santa e imaculada conceição.

Bendita seja sua gloriosa assunção.

Bendito seja o nome de Maria, virgem e mãe. Bendito seja são José, seu castíssimo esposo.

Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus santos.

Conclusão da Hora Santa

Narrador

Agradecemos a Deus por esta hora diante da Sua presença, confiamos que, pela Sua Misericórdia, foram tomadas em conta os nossos atos de amor, consolo e reparação. Preparemo-nos agora para a Santa Missa.

(10)

10

III.

SANTA MISSA

Solenidade, SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

LEITURA I Os 11, 1.3-4.8c-9 «O meu coração agita-se dentro de mim»

Leitura da Profecia de Oseias

Eis o que diz o Senhor: «Quando Israel era ainda criança, já Eu o amava; do Egipto chamei o meu filho. Eu ensinava Efraim a andar e trazia-o nos braços; mas não

compreenderam que era Eu quem cuidava deles. Atraía-os com laços humanos, com vínculos de amor. Tratava-os como quem pega um menino ao colo, inclinava-Me para lhes dar de comer. O meu coração agita-se dentro de Mim, estremece de compaixão. Não cederei ao ardor da minha ira, nem voltarei a destruir Efraim. Porque Eu sou Deus e não homem, sou o Santo no meio de ti e não venho para destruir».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Is 12, 2-3.4bcd.5-6 (R. cf. 3)

Refrão: Ireis com alegria às fontes da salvação. Repete-se

Deus é o meu Salvador, tenho confiança e nada temo.

O Senhor é a minha força e o meu louvor, Ele é a minha salvação. Refrão

Tirareis água, com alegria, das fontes da salvação. Agradecei ao Senhor,

bendizei o seu nome. Refrão

Anunciai aos povos a grandeza das suas obras, proclamai a todos que o seu nome é santo. Cantai ao Senhor, porque Ele fez maravilhas, anunciai-as em toda a terra. Refrão

(11)

11

Entoai cânticos de alegria e exultai, habitantes de Sião:

porque é grande no meio de vós o Santo de Israel. Refrão

LEITURA II Ef 3, 8-12.14-19

«Conhecer a caridade de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento» Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios

Irmãos: A mim, o último de todos os cristãos, foi concedida a graça de anunciar aos gentios a insondável riqueza de Cristo e de manifestar a todos como se realiza o mistério escondido, desde toda a eternidade, em Deus, criador de todas as coisas. E agora é por meio da Igreja, que se dá a conhecer aos principados e potestades celestes a multiforme sabedoria de Deus, realizada, conforme o seu eterno desígnio, em Jesus Cristo, Nosso Senhor. Assim, é pela fé em Cristo que podemos aproximar-nos de Deus com toda a confiança. Por isso, dobro os joelhos diante do Pai, de quem recebe o nome toda a paternidade nos céus e na terra, para que Se digne, segundo as riquezas da sua glória, armar-vos poderosamente pelo seu Espírito, para que se fortifique em vós o homem interior e Cristo habite pela fé em vossos corações. Assim, profundamente enraizados na caridade, podereis compreender, com todos os cristãos, a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento, e assim sejais totalmente saciados na plenitude de Deus.

Palavra do Senhor.

EVANGELHO Jo 19, 31-37

«Trespassou-Lhe o lado e saiu sangue e água»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Por ser a Preparação da Páscoa, e para que os corpos não ficassem na cruz durante o sábado – era um grande dia aquele sábado – os judeus pediram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados. Os soldados vieram e quebraram as pernas ao primeiro, depois ao outro que tinha sido crucificado com ele. Ao chegarem a Jesus, vendo-O já morto, não Lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados trespassou-Lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que viu é que dá testemunho e o seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que diz a verdade, para que também vós

(12)

12

quebrado». Diz ainda outra passagem da Escritura: «Hão-de olhar para Aquele que trespassaram».

Palavra da salvação.

Diz-se o Credo.

IV.

ENTRONIZAÇÃO

Convidamos-vos a entronizar em cada uma das vossas famílias a imagem do Sagrado Coração de Jesus.

Na página web de Mater Fátima (masterfatima.org) poderão encontra uma imagem para descarregar e assim fazerem a entronização.

V.

DESPEDIDA

Narrador

Agradecemos a Jesus e a Maria por termos sido convocados novamente. A Santíssima Virgem Maria está a unir os Seus filhos, aos que estão presentes, e aos que estão ligados a nós das várias partes do mundo, bem como os que estão a fazer este mesmo ato de reparação nas suas respetivas casas e paróquias.

Pedimos que se mantenham únidos em oração para estarmos fortalecidos para a próxima Missão Mundial, que decorrerá entre 16 de julho e 12 de dezembro; e ao Cerco de Jericó Mundial de 7 a 13 de outubro. Tudo isto em comemoração da vitória da batalha de Lepanto.

Obrigado pela vossa participação nesta Hora de Reparação Mundial. Obrigado por consolar a Jesus escondido na Eucaristia.

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

No Evangelho de João, em seus últimos momentos com os discípulos, Cristo faz contundentes afirmações sobre o amor de Deus Pai por nós: “Porque Deus amou o mundo de

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Filtros e Highlights: umas das principais funcionalidades do Markets é: não só permitir que o usuário escolha quais fontes de informação deseja consumir, mas