• Nenhum resultado encontrado

Monitoramento de notícias da Unisul Dia 14 de novembro de Jornal. Veículo: Notisul Editoria: Geral Página: 05 Data: 14 e 15/11/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Monitoramento de notícias da Unisul Dia 14 de novembro de Jornal. Veículo: Notisul Editoria: Geral Página: 05 Data: 14 e 15/11/2017"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

Monitoramento de notícias da Unisul Dia 14 de novembro de 2017

Jornal

Veículo: Notisul Editoria: Geral Página: 05 Data: 14 e 15/11/2017

(2)

Veículo: Notisul Editoria: Extra Página: 11

(3)

Veículo: Notisul Editoria: Contexto Página: 02

(4)

Veículo: Notisul Editoria: Esporte Página: 21

(5)

Veículo: Diário do Sul Editoria: Geral

Página: 03

(6)

Veículo: Diário do Sul Editoria: Esportes Página: 10 Data: 14 e 15/11/2017

Site

Veículo: Notisul Data: 14/11/2017 Link: https://notisul.com.br/esportes/30709/delegacao-que-disputou-nos-jasc-e-homenageada

Delegação que disputou nos Jasc é homenageada

O esporte tubaronense viveu nesta segunda-feira um dia bastante especial. Além da recepção aos atletas que estiveram nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), foi realizada a assinatura da ordem de serviço para a conclusão da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva. O investimento de R$ 5,6 milhões é do convênio com o

(7)

governo do Estado.

Grande parte dos 147 integrantes da delegação que representou Tubarão na 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina compareceu na tarde desta segunda-feira à Unisul, oportunidade em que foram homenageados pelo bom desempenho na competição. A delegação tubaronense trouxe na bagagem 53 medalhas - 11 de ouro, 22 de prata e 20 de bronze, o que garantiu o sétimo lugar geral no quadro final. Tubarão conquistou ao todo 56 pontos, ficando na nona colocação geral.

Foi a melhor campanha do município na história dos Jogos Abertos de Santa Catarina, cuja edição terminou no último sábado. Na edição anterior, o município havia

conquistado 18 medalhas.

O técnico de atletismo Marcos Paulo Huber falou em nome da delegação e ressaltou que ascensão do município é resultado direto da continuidade dos Programas Bolsa Atleta e Técnico. “Estamos muito felizes porque esse virou um programa da cidade, que tem se mantido, independente do prefeito. Ele é renovado desde que foi criado, o que traz segurança, motiva e apoia os talentos da terra. Antes de termos esses programas, era comum vermos atletas de Tubarão defendendo outras cidades, porque não tinham incentivo para defender nosso município. É a continuidade que garantiu tantas medalhas neste ano”, atesta Huber.

O vice-prefeito Caio Tokarski lembrou que o programa foi criado na gestão do prefeito Manoel Bertoncini, em 2012, ocasião em que respondia pela Fundação Municipal de Esporte. “Detectamos a necessidade de oferecer um incentivo aos nossos atletas, e o programa foi criado. Para nossa satisfação, as gestões posteriores, não só mantiveram, como ampliaram o volume de recursos”, afirma. Neste ano, será repassado um total de R$ 1,5 milhão para os 139 atletas e 31 técnicos assistidos pelo programa.

O resultado obtido pelos atletas foi comemorado pelo prefeito Joares Ponticelli. O gestor parabenizou os atletas e instigou a busca de novas conquistas. “O número de medalhas praticamente triplicou. Isso aumenta demasiadamente nossa responsabilidade, pois no ano que vem temos que melhorar esses índices. Vamos continuar fazendo nossa parte, no que se refere à manutenção do programa e ao pagamento em dia dos

benefícios. A contrapartida dos atletas é continuar se dedicando e treinando, para manter os índices e conquistar novas vitórias”, destaca.

Além dos programas de incentivo financeiro, Ponticelli destacou ainda que a reativação das escolinhas esportivas são, em parte, responsáveis pela formação de uma delegação tão competitiva.

“Mais de 800 crianças participam das escolinhas, terras férteis para a descoberta de novos talentos. Lá, estão os futuros atletas que vão manter e elevar nossos índices. As escolinhas são ainda um grande projeto de inclusão social, que ajudam a criança a preencher o tempo livre com atividades saudáveis”, observa Ponticelli.

(8)

Veículo: Notisul Data: 14/11/2017

Link: https://notisul.com.br/geral/30694/mister-santa-catarina-jovem-de-capivari-de-baixo-e-um-dos-favoritos

Mister Santa Catarina: Jovem de Capivari de Baixo é

um dos favoritos

Em um primeiro momento Fellipe Passos, 20 anos, parece tímido, mas bastam alguns minutos de uma conversa informal para ver que realmente as aparências enganam. Apesar da pouca idade, o jovem de Capivari de Baixo tem maturidade e persistência de sobra para buscar aquilo que almeja.

É com esta persistência que o jovem buscará no próximo ano o título de mister Santa Catarina.

Escolhido há algumas semanas como representante de Capivari de Baixo (primeira vez que o município terá participação efetiva na competição), Fellipe tem se dedicado ao máximo para representar a cidade e posteriormente o Estado. Além da competição estadual, o garoto tem grandes chances de chegar a figurar no Mister Brasil CNB. Enquanto esta possibilidade não chega, ele se dedica ao que hoje é possível.

Fellipe, que não se imaginava participar de um concurso, há cerca de dois meses viu as possibilidades surgirem. “Foi tudo muito rápido. Um olheiro disse que eu tinha

potencial, acreditei na possibilidade e tenho trabalhado para chegar ao primeiro

objetivo, que é ser mister Santa Catarina. A preparação é longa, no entanto, convidativa, ainda mais porque temos que realizar um trabalho social. Tenho alguns projetos que em breve vou colocar em prática”, enfatiza.

Adepto aos exercícios físicos, Fellipe malha de segunda-feira a sábado. Além disso, tem como hobby o surfe e toca violão. “Gosto muitos de exercícios, me alimentar bem e de maneira saudável. Desde a infância sempre fui muito de estudar. Buscava ser o melhor aluno, me exigia muito e até hoje gosto muito de estudar”, conta.

Além das inúmeras funções que terá que desempenhar durante este e o próximo ano, o mister Capivari de Baixo se dedica a 6ª fase do curso de engenharia elétrica da Unisul e

(9)

ao estágio na área.

Neste ano, os participantes terão que desenvolver o tema ‘Beleza com propósito’, o qual incentiva as misses e misters a divulgar projetos sociais que colaborem para o bem da sociedade. “Tenho muito a agradecer aos meus coordenadores Jhow Amorin e Daiane Padilha e ao diretor e coordenador Estadual do Miss Santa Catarina Mundo e Mister Santa Catarina, Luiz Bozzano, pela confiança”, afirma.

Veículo: Notisul Data: 14/11/2017

Link:

https://notisul.com.br/gastronomia-curso-de-gastronomia-unisul/30702/ravioloni-com-folha-de-capuchinha-e-recheio-de-carne-de-cordeiro

Ravioloni com folha de capuchinha e recheio de carne

de cordeiro

Ingredientes • 10 folhas de capuchinha • 200 g de farinha de trigo • 1 ovo • 1 fio de azeite • Água a gosto • Sal a gosto Modo de preparo:

1. Misturar a farinha, o ovo, o azeite e a água e temperar com o sal. Sovar até ficar uma massa homogênea. Deixar descansar a massa por 30 minutos.

2. Abrir a massa no cilindro (ou rolo de massa) e colocar entre duas folhas de massa uma folha de capuchinha.

3. Cortar a massa no formato da folha, moldando o ravioloni e recheando como desejado.

Ingredientes para o recheio: . 800 g de cordeiro desfiado . 1 cebola média picada . 2 dentes de alho esmagados

. 1 tomate picado (sem pele e sem semente) . 4 colheres de sopa de extrato de tomate . 1 colher de sopa de folha de alecrim fresca . Óleo

(10)

. Sal a gosto . Pimenta a gosto Modo de preparo:

1. Refogar a cebola, o alho e o tomate no óleo. 2. Adicionar a carne e o extrato de tomate.

3. Adicionar um pouco de água quente e deixar cozinhar por uns 10 minutos.

4. Nos últimos dois minutos, adicione o alecrim e ajuste os temperos (sal e pimenta). É Panc! Plantas Alimentícias Não Convencionais

A sigla Panc significa Plantas Alimentícias Não Convencionais. São aquelas plantas que possuem uma ou mais partes que podem ser utilizadas diretamente na alimentação humana (raízes, tubérculos, folhas, flores, frutos e sementes) ou indiretamente (óleos e gorduras). Muitas dessas plantas são denominadas daninhas, que são todas e quaisquer plantas que nascem onde não são desejadas.

Muitas Pancs são comumente utilizadas de forma medicinal, porém, estudos atuais comprovam que as mesmas podem ser usadas na gastronomia, como é o caso da beldroega, usada na medicina caseira, fonte de vitamina B e C e rica em ômega 3. Na culinária, os talos são consumidos crus como salada. Além disso, a planta seca pode ser usada como sal vegetal.

Mesmo essas plantas tendo diversos usos culinários, no Estado elas não são tão populares. Por isso, um grupo de alunos do curso de gastronomia da Unisul decidiu pesquisar as plantas mais presentes no Estado, estudá-las sensorialmente e desenvolver receitas.

Em Santa Catarina é possível encontrar diversas plantas não convencionais, como traporaba (Commelina erecta), coração de bananeira (Musa paradisíaca), capuchinha (Tropaeolum majus L), beldroega (Portulaca oleracea), dente de leão (Taraxacum officinale), caruru (Amaranthus viridis), serralha (Sonchus oleraceus) e taioba (Xanthosoma sagittifolium).

Esse tipo de alimento, além de ser nutricionalmente rico, é importante para a sustentabilidade, pois a gastronomia visa usá-lo integralmente.

Para a economia do Estado, esses produtos não necessitam de plantação e cuidados agrícolas, logo, não geram grandes custos.

As plantas não convencionais podem ser consumidas das seguintes maneiras: in natura, processadas ou submetidas a alguns métodos de cocção (branquear, refogar, saltear etc.), dependendo de suas características individuais.

Buscando aumentar o conhecimento sobre as plantas alimentícias não convencionais e a sua utilização na gastronomia, os alunos Bruna Bernardo Rodrigues, Fernando Valim Ribeiro, Guilherme Lemes Ança, Maria Julia Henrique Lopes e Sandra Saurin

desenvolveram a receita do ravioloni com folha de capuchinha e recheio de carne de cordeiro, sob a minha orientação, professora Carmelita Jardim.

(11)

Veículo: Notisul Data: 14/11/2017

Link: https://notisul.com.br/contexto-matheus-madeira/30688/corte-de-gratificacoes-teto-salarial-e-portal-da-transparencia

Corte de gratificações, teto salarial e Portal da

Transparência

A proposta de corte geral de salários dos funcionários gerou uma nota forte do Sinpaaet, publicada ontem. Além de atacar as perdas sociais de uma eventual baixa nos

vencimentos de milhares de famílias, o texto cita “má gestão operacional e financeira” e diz que a crise se deve ao fato de a Unisul não conseguir mais contrair empréstimos para pagar as suas despesas. Por fim, admite até mesmo a possibilidade de considerar o corte geral de salários, mas apenas mediante a aplicação de outras medidas, que ninguém haverá de contrariar: auditoria a ser realizada por empresa independente, negociação em situação-limite com bancos e fornecedores e, principalmente, a revisão da folha de pagamento, com corte de gratificações e estabelecimento de um teto salarial – com valor máximo no salário do prefeito. Além, claro, da criação de um portal que crie um marco de transparência nas relações sociais da universidade, tornando claros os fluxos de caixa e a distribuição da folha, como já é uma realidade no setor público do país.

Grandes sonhos

Em meio à festa pela fantástica participação de Tubarão nos Jogos Abertos de Santa Catarina, a prefeitura assinou a ordem de serviço para a obra de urbanização do entorno da Arena Multiuso, bem como da compra dos equipamentos internos que ainda faltam – cadeiras, poltronas, cortinas e climatização, por exemplo. É inegável que o governo atual chega gerando a expectativa de obras de grande porte custeadas pelo governo do Estado, a exemplo do que ocorreu com a revitalização dos acessos a Tubarão. Apenas estes dois convênios batem perto dos R$ 30 milhões.

Simon em Tubarão

O ex-senador gaúcho Pedro Simon (PMDB) realizará palestra na quinta-feira, no auditório do Praça Shopping, em Tubarão. Ele chega convidado pelo vereador Douglas Antunes e falará sobre a ética na política. Também participará de um Frente a Frente especial da rádio Bandeirantes, apresentado por Dura e Matheus Aguiar, na sexta-feira, a partir das 13h30 – com reprise no horário tradicional do programa: sábado, 10h. Controvérsia

Pedro Simon foi ministro da Agricultura durante o governo Sarney, governador do Rio Grande do Sul de 1987 a 1990 e senador por quatro mandatos, não conseguindo a reeleição em 2014. No Senado, notabilizou-se por discursos contra Renan Calheiros, por defender o impeachment de Dilma Rousseff, que levou Michel Temer à presidência, e também que a ministra do STF Carmen Lúcia assumisse o comando do país, caso Temer renunciasse – não se posicionou, ao menos publicamente, a favor do afastamento involuntário do atual presidente.

Tati Teixeira no PPS

A ex-vereadora de Criciúma Tati Teixeira deixou o PSD e assinou filiação no PPS. Pretende concorrer à deputada estadual e ser o nome único do partido no Sul do Estado, mirando apoio também em Tubarão, onde o partido tem um vereador e ocupa espaços importantes no governo municipal. Tati era candidata a vice-prefeita na cidade, na chapa de Cleiton Salvaro (PSB), mas ficou na mão com a decisão de seu colega de chapa de desistir da disputa para apoiar o primo Clésio Salvaro (PSDB), que acabou eleito. Agora, será concorrente de Cleiton na briga por uma cadeira na Assembleia

(12)

Legislativa.

Podemos nasce em SC

O deputado estadual Natalino Lazare anunciou ontem sua filiação ao Podemos, partido que tem o senador Álvaro Dias como pré-candidato a presidente e conta com o também senador Romário. Mais uma opção na sopa de letrinhas das nossas eleições.

O plano B

Qualquer liderança do PSD que venha a ser questionada sobre o rumo que Julio Garcia tomará na eleição do ano que vem dirá que ele concorrerá a uma vaga na Assembleia Legislativa. Em primeiro lugar, porque essa parece ser a possibilidade mais real mesmo; em segundo lugar, porque não convém falar em disputa majoritária tão cedo. Mas não há quem não pense que Julio pode ser o vice perfeito para unir quem prefere ver Merisio concorrendo ao governo e quem sonha com João Rodrigues como vice de um candidato do PMDB.

Um nome, duas vagas

Se esse quadro se confirmar, a estrutura inicialmente destinada à eleição proporcional de Julio ficará órfã e o vice-prefeito Caio Tokarski pode assumir a condição de candidato a deputado estadual com condições de sustentar a estrutura regional que impulsionou as duas últimas eleições de José Nei Ascari. De quebra, reabriria o debate sobre o vice de Joares Ponticelli nas eleições de 2020, permitindo que muitas lideranças se credenciassem a essa vaga.

Um vice quase prefeito

Lembrando o que não é oficial, mas é claro: se for reeleito em 2020, Joares Ponticelli dará ao seu vice a perspectiva concreta de governar Tubarão por quase três anos, pois sua pretensão de disputar a eleição de 2022 (se possível na majoritária) é real. Nesse caso, precisaria renunciar com apenas um ano e três meses do segundo mandato decorridos.

Veículo: Diário do Sul Data: 14/11/2017

Link: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/32783/ATN-conquista-medalhas.html

ATN conquista medalhas

Depois do sucesso da natação tubaronense nos Jasc, os nadadores da Associação Tubaronense de Natação (ATN) disputaram no domingo a 19ª Travessia da Lagoa do Peri, 2ª etapa do Grand Prix de Travessias 2017/2018.

Eles conquistaram duas medalhas na classificação geral e outras 12 medalhas entre a primeira e a quinta colocação, na prova dos 1.500m.

Na classificação geral, Bruno Avelino de Oliveira foi o campeão no masculino e, no feminino, Alice Maria Trois ficou com a quarta colocação. O grupo tubaronense estava sob o comando do treinador André Lemos, que comemorou a conquista do grupo. “Foram duas medalhas na classificação geral e outras 12 por categoria, sendo que, destas, cinco medalhas foram de primeiro lugar na categoria, mostrando a força do grupo”.

(13)

Cosmética, além do apoio da Core Sports, Centro de Treinamento Físico João Carlos (CTFJC), Colégio Dehon/Unisul e Escola Técnica de Comércio, Clube de Campo, Clube 29 de Junho, Academia Vital, prefeitura de Tubarão e também do governo federal.

Veículo: Diário do Sul Data: 14/11/2017

Link: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/32781/Atletas-sao-homenageados-apos-os-Jasc.html

Atletas são homenageados após os Jasc

A delegação tubaronense trouxe na bagagem da 57ª Edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) 53 medalhas: 11 de ouro, 22 de prata e 20 de bronze, o que garantiu o 7° lugar geral no quadro final. Tubarão conquistou, ao todo, 56 pontos, o que representou a 9ª colocação geral.

Na segunda-feira, grande parte dos 147 integrantes da delegação que representou a cidade nas competições participou de um evento organizado pela prefeitura, na Unisul, oportunidade em que foram homenageados pelo ótimo desempenho obtido. Essa foi a melhor campanha do município na história dos Jogos Abertos de Santa Catarina, cuja edição terminou no último sábado. No ano anterior, o município conquistou 18 medalhas.

O técnico de atletismo Marcos Paulo Huber falou em nome da delegação e ressaltou que a ascensão do município é resultado direto da continuidade dos programas Bolsa Atleta e Técnico. “Estamos muito felizes porque esse virou um programa da cidade, que tem se mantido, independentemente do prefeito. Antes de termos esses programas, era comum vermos atletas de Tubarão defendendo outras cidades, porque não tinham incentivo para defender nosso município”, atesta Marcos Paulo.

O vice-prefeito, Caio Tokarski, lembrou que o programa foi criado na gestão do prefeito Manoel Bertoncini, em 2012, ocasião em que ele respondia pela Fundação Municipal de Esporte. “Detectamos a necessidade de oferecer um incentivo aos nossos atletas e o programa foi criado. Para nossa satisfação, as gestões posteriores não só mantiveram, como ampliaram o volume de recursos”, assegura. Neste ano serão repassados um total de R$ 1,5 milhão para os 139 atletas e os 31 técnicos assistidos pelo programa.

Responsabilidade e futuro

O resultado obtido pelos atletas foi amplamente comemorado pelo prefeito Joares Ponticelli. “O número de medalhas praticamente triplicou, e isso aumenta

(14)

demasiadamente nossa responsabilidade, pois no ano que vem temos que melhorar esses índices. Nós vamos continuar fazendo nossa parte no que se refere à manutenção do programa e ao pagamento em dia dos benefícios. A contrapartida de vocês é continuar se dedicando e treinando para manter os índices e conquistar novas vitórias”, frisou o prefeito.

Além dos programas de incentivo financeiro, Ponticelli destacou, ainda, que a

reativação das escolinhas esportivas são, em parte, responsáveis pela formação de uma delegação tão competitiva. “Mais de 800 crianças participam das escolinhas, terras férteis para a descoberta de novos talentos. Lá estão os futuros atletas que vão manter e elevar nossos índices. As escolinhas são ainda um grande projeto de inclusão social, que ajudam a criança a preencher o tempo livre com atividades saudáveis”, observa.

Veículo: RCN Online Data: 13/11/2017

Link: http://rcnonline.com.br/coluna-fatos-e-interpreta%C3%A7%C3%B5es/a-reforma-o-custo-e-o-trabalho-1.2000706

A Reforma, o custo, e o trabalho

Confira o artigo do professor do curso de Direito da Unisul Alberto Gonçalves de Souza Junior sobre a nova legislação trabalhista

Alberto Gonçalves de Souza Junior/professor do curso de Direito da Unisul

Um dos grandes argumentos elencados para impulsionar a nova legislação trabalhista foi o custo do trabalho e burocracias advindas deles.

Diante disto, criou-se nova norma que passa a partir de hoje a nortear as relações de trabalho, e para tanto tornou incerto, inseguro e duvidoso o texto legislativo, isto porque acaba por mitigar, muitas vezes direta, outras indiretamente, direitos há anos

conquistados através de muito suor e dedicação.

Entretanto, em nosso ponto de vista, para que o funcionamento das instituições e dos processos sociais sejam relevantes, a ciência ensina que é possível sim se reduzir o custo do trabalho sem qualquer redução de direitos trabalhistas.

A proposta de redução de custo o trabalho a partir da modificação da legislação trabalhista como se pretende com a respectiva reforma é absolutamente e irracional e injustificável.

Isto porque, a Médio prazo as propostas refletirão na economia e enfraquecendo o mercado interno e solapando as condições de desenvolvimento. A longo prazo, as

(15)

medidas reformáticas refletirão no bem-estar Social dos seres humanos, que certamente terá consequências no aumento do custo do Estado como na saúde, por exemplo. Induvidosamente, há dúvidas quanto a real necessidade da reforma com o fito de minimizar os custos empresariais advindos das relações de emprego. Então, como se reduzir o custo do trabalho?

Não há nenhuma razão técnica para que o trabalho humano seja o centro de tributação como é no Brasil. Em nosso país, por uma escolha do legislador ao longo dos anos 30 até os anos 50, depois passando pelas décadas seguintes tornou-se mais prático para o Estado realizar a construção do seu sistema tributário nos entornos das relações de trabalho, pela facilidade de fiscalização uma vez que as empresas devem realizar vários informes cuja transparência requisito essencial.

As contratações trabalhistas envolvem uma dinâmica administrativa muito complexa. Por conta disto, o processo de enfrentamento dos tributos e das relações de emprego pelos empresários, os obrigam a montar toda uma máquina para atender a esse objetivo arrecadatório do Estado. Certamente gerando uma visão negativa do trabalho. Isto pois ao final das constas há conclusão de que que cada trabalhador, além do que ele ganha, gera uma carga tributária elevadíssima e que vai, naturalmente, onerar o custo da folha da empresa.

Não é de hoje que há consenso de que o Estado tenha um número menor de tributos (o custo do trabalho), ou seja, há um clamor geral de que permaneça uma

DESONERAÇÃO TRIBUTÁRIA, sem qualquer redução de direitos trabalhistas em uma tratativa entre o Estado e o empresário tão somente.

Alguns países já realizaram esta medida, tais como a Inglaterra, com a criação, pós II Guerra, de um estado de bem estar social, onde não existe tributos sobre o trabalho. Logicamente ha uma compensação desta carga tributária, entretanto, não haverá retirada de direitos trabalhistas.

Não é de hoje que concluímos que não é o trabalhador que recebe muito, mas o que muitas vezes torna inviável as relações de emrego é o ímpeto governamental de processar resultados financeiros para si, (o que por sinal não sofreu qualquer reforma), desembarcando em induvidosa insegurança jurídica a qual, por sua vez, até que tudo seja novamente pacificado pelos tribunais, muitos bons padecerão nesta incerteza criada, sem que efetivamente se tenha retirado o custo efetivo do trabalho.

(16)

Veículo: Visse? Data: 14/11/2017

Link: http://www.visse.com.br/sao-joao-batista-lanca-concurso-publico-com-mais-de-240-vagas/

São João Batista lança concurso público com mais de

240 vagas

A prefeitura de São João Batista abriu nesta sexta-feira (10), mais de 240 vagas para o maior concurso público já realizado no município. A seleção será executada pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão Da Unisul – Faepesul.

São vagas em diversos setores, entre eles: assistente administrativo, auxiliar de serviços gerais, odontólogo, médico, engenheiro civil, motorista, mestre de obras, técnico de informática, jornalista, tele recepcionista, orientador educacional, monitor escolar, professor de creche, instrutor de fanfarra, secretário escolar, agente de saúde, agente de combate a endemia, farmacêutico, enfermeiro, geólogo, procurador, biólogo, entre outros. Os salários variam de R$ 973,54 a R$ 7.358,73. Os cargos são de nível médio a superior.

O prefeito Daniel Netto Cândido explica que o concurso é mais uma ação relacionada a reforma administrativa, aprovada recentemente. Além disso, reforça os princípios de eficiência e meritocracia. “Precisamos de uma máquina administrativa eficiente. Percebemos que vários setores da prefeitura quando saia um prefeito tinham que na próxima gestão começar do zero, o que é ruim para cidade”.

Todas as etapas do concurso público serão realizadas no município ou, dependendo do quantitativo de inscritos em outras localidades, a critério, exclusivo, da entidade organizadora do certame, obedecendo ao cronograma constante no edital. “ Foi disponibilizado um Posto de Atendimento para atender aos candidatos na

Biblioteca Pública Municipal José Arthur Boiteux (Anexo a Câmara de vereadores), que fica na Rua João Vicente Gomes nº 37, Centro, ao lado da prefeitura, no seguinte

horário: das 14h às 18h, em dias úteis”, afirmou o prefeito.

A divulgação Oficial de todas as etapas referentes a seleção se dará através de avisos publicados no site do Município: http://www.sjbatista.sc.gov.br/ e no da FAEPESUL. O prefeito frisa que é de exclusiva responsabilidade do candidato o acompanhamento integral das etapas do concurso público.

(17)

Veículo: Correio do Sul Data: 13/11/2017

Link: http://www.grupocorreiodosul.com.br/jornal/policia-civil-se-mobiliza-em-campanha-do-brinquedo/

Polícia Civil se mobiliza em campanha do brinquedo

Uma operação diferente da Polícia Civil, deve garantir a felicidade de dezenas de crianças em Araranguá. O Papai Noel, que em outros dias combate ao crime, agora se prepara para multiplicar sorrisos. Pelo terceiro ano consecutivo, policiais civis da cidade vão trocar o uniforme pela touca do bom velhinho e doar brinquedos a famílias carentes. A viatura da Polícia vai virar trenó e todo esse esforço, conforme explica o delegado regional, Diego Archer de Haro, é para que meninas e meninos possam abraçar o Papa L Noel e também receber um presente, que em muitos casos vai ser o único deste Natal. A ação acontece há três anos em comunidades carentes do município. Somente no ano passado mais de 600 presentes foram entregues. “É uma iniciativa que visa levar carinho às crianças nesta época do ano. A Polícia Civil tem além de suas funções de repressão ao crime e da busca da verdade através da investigação, uma atuação humana, pois é composta por pessoas humanas, com sensibilidade, que possuem vontade e desejo de ajudar ao próximo”, explica o delegado que tem como principais entusiastas duas agentes de Polícia. A campanha é coordenada por De Haro e pelas policiais civis Tânia Mara Valentini Costa e Maria Eliane Figueiredo.

Arrecadação já começou

E a grande mobilização em busca de brinquedos que devem fazer a alegria de aproximadamente 500 crianças de até 11 anos de idade, já iniciou nesta semana e se estende até o dia 1º de dezembro. ” Existem caixas de coleta de brinquedos que foram colocadas na Delegacia Regional de Araranguá e na Delegacia de Proteção à Criança, Mulher, Adolescente e Idoso (Dpcami). Quem puder e quiser doar brinquedos e doces pode depositar nas caixas de coleta ou telefonar para o número 3529-0242, que os policiais irão buscar os donativos”, explica Tânia.

Depois de receber todas as doações o trabalho continua para a equipe de policiais que usa o curto tempo livre para se dedicar de corpo e alma à campanha. “Nós ainda estaremos separando os brinquedos que devem vir em bom estado de conservação ou novos e montaremos os kits de brinquedos e doces. Os presentes de Natal devem ser distribuídos pelos policiais civis, junto com o Papai Noel Danilo Tomazzi que pelo terceiro ano consecutivo troca a camiseta da Polícia Civil pela roupa do Bom

Velhinho”, completa a agente. Os presentes serão entregues na comunidade de Morro dos Conventos, mas se a arrecadação for maior, outras comunidades serão beneficiadas. Mobilização nas redes e na mídia

A campanha conta com o apoio e a divulgação da Performance Comunicação, que desenvolveu todo conceito das peças publicitárias a serem estampadas nas páginas dos jornais, redes sociais, plataformas digitais, sites e portais de notícias, as ondas amigas das rádios parceiras. Já aderiram à campanha: Rádio Araranguá AM, Rádio

Transamérica Hits, Revista W3, Jornal Enfoque Popular, Unisul TV, Site Contra o Crime, Rádio Integração, Rádio 93 FM, Jornal Correio do Sul e Rede Amorim. Outros veículos de comunicação devem se somar à esta grande corrente do bem nos próximos dias.

(18)

Como doar:

Telefone: 3529-0242- Doações devem ser entregues na Delegacia Regional de Polícia Civil em Araranguá.

Veículo: Jornal Tijucas Data: 13/11/2017

Link: http://jornaltijucas.com.br/geral/prefeitura-de-sjb-abre-mais-de-240-vagas-em-maior-concurso-da-historia/

Prefeitura de SJB abre mais de 240 vagas em maior

concurso da história

Sexta-feira, 10 de novembro, estão abertas as inscrições para o maior Concurso Público que a prefeitura já disponibilizou. São vagas em vários setores, entre eles: assistente administrativo, auxiliar de serviços gerais, odontólogo, médico, engenheiro civil, motorista, mestre de obras, técnico de informática, jornalista, tele recepcionista, orientador educacional, monitor escolar, professor de creche, instrutor de fanfarra, secretário escolar, agente de saúde, agente de combate a endemia, farmacêutico,

enfermeiro, geólogo, procurador, biólogo, entre outros. Os salários variam de R$ 973,54 a 7.358,73. Os cargos são de nível médio a superior.

O prefeito Daniel Netto Cândido explica que o concurso é mais uma ação relacionada a reforma administrativa, aprovada recentemente. Além disso, reforça os princípios de eficiência e meritocracia. “Precisamos de uma máquina administrativa eficiente. Percebemos que vários setores da prefeitura quando saia um prefeito tinham que na próxima gestão começar do zero, o que é ruim para cidade”.

A seleção será executada pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão Da Unisul – Faepesul.

Todas as etapas do concurso público serão realizadas no Município ou, dependendo do quantitativo de inscritos em outras localidades, a critério, exclusivo, da entidade organizadora do certame, obedecendo ao cronograma constante no edital.

O prefeito informa que foi disponibilizado um Posto de Atendimento para atender aos candidatos na Biblioteca Pública Municipal José Arthur Boiteux (Anexo a Câmara de vereadores), que fica Rua João Vicente Gomes nº 37, Centro, ao lado da prefeitura, no seguinte horário: das 14h às 18h, em dias úteis.

A divulgação Oficial de todas as etapas referentes seleção se dará através de avisos publicados No sítio de internet do Município de São João Batista – SC:

(http://www.sjbatista.sc.gov.br/) e no da

FAEPESUL: (http://concursos.faepesul.org.br/).

O prefeito frisa que é de exclusiva responsabilidade do candidato o acompanhamento integral das etapas do concurso público.

(19)

Veículo: JI News Data: 13/11/2017

Link: http://jinews.com.br/noticia/policia-civil-se-mobiliza-para-campanha-do-brinquedo

Campanha acontece pelo terceiro ano consecutivo com a intenção de arrecadar brinquedos para multiplicar sorrisos de mais de 500 crianças neste Natal.

Polícia Civil se mobiliza para campanha do brinquedo

Uma operação diferente da Polícia Civil, deve garantir a felicidade de dezenas de crianças em Araranguá, no Sul do estado. O Papai Noel, que em outros dias combate ao crime, agora se prepara para multiplicar sorrisos. Pelo terceiro ano consecutivo,

policiais civis da cidade vão trocar o uniforme pela touca do bom velhinho e doar brinquedos a famílias carentes.

A viatura da Polícia vai virar trenó e todo esse esforço, conforme explica o Delegado Regional, Diego Archer de Haro, é para que meninas e meninos possam abraçar o Papai Noel e também receber um presente, que em muitos casos vai ser o único deste Natal. A ação acontece há três anos em comunidades carentes do município. Somente no ano passado mais de 600 presentes foram entregues. “É uma iniciativa que visa levar carinho às crianças nesta época do ano. A Polícia Civil tem além de suas funções de repressão ao crime e da busca da verdade através da investigação, uma atuação humana, pois é composta por pessoas humanas, com sensibilidade, que possuem vontade e desejo de ajudar ao próximo” explica o delegado que tem como principais entusiastas duas agentes de Polícia. A campanha é coordenada pelo Delegado Regional e pelas policiais civis Tânia Mara Valentini Costa e Maria Eliane Figueiredo.

Arrecadação já começou

E a grande mobilização em busca de brinquedos que devem fazer a alegria de aproximadamente 500 crianças de até 11 anos de idade, já iniciou nesta semana e se estende até o dia 1º de dezembro. “ Existem caixas de coleta de brinquedos que foram colocadas na Delegacia Regional de Araranguá e na Delegacia de Proteção à Criança, Mulher, Adolescente e Idoso (Dpcami). Quem puder e quiser doar brinquedos e doces pode depositar nas caixas de coleta ou telefonar para o número 3529-0242, que os policiais irão buscar os donativos” explica Tânia.

Depois de receber todas as doações o trabalho continua para a equipe de policiais que usa o curto tempo livre para se dedicar de corpo e alma à campanha. “Nós ainda estaremos separando os brinquedos que devem vir em bom estado de conservação ou novos e montaremos os kits de brinquedos e doces. Os presentes de Natal devem ser

(20)

distribuídos pelos policiais civis, junto com o Papai Noel Danilo Tomazzi que pelo terceiro ano consecutivo troca a camiseta da Polícia Civil pela roupa do Bom

Velhinho”. Os presentes serão entregues na comunidade de Morro dos Conventos, mas se a arrecadação for maior, outras comunidades serão beneficiadas.

Mobilização nas redes e na mídia

A campanha conta com o apoio e a divulgação da Performance Comunicação, que desenvolveu todo conceito das peças publicitárias a serem estampadas nas páginas dos jornais, redes sociais, plataformas digitais, sites e portais de notícias, as ondas amigas das rádios parceiras. Já aderiram à campanha: Rádio Araranguá AM, Rádio

Transamérica Hits, Revista W3, Jornal Enfoque Popular, Unisul TV, Site Contra o Crime, Rádio Integração, Rádio 93 FM, Jornal Correio do Sul e Rede Amorim. Outros veículos de comunicação devem se somar à esta grande corrente do bem nos próximos dias.

Como doar:

Telefone: 3529-0242- Doações devem ser entregues na Delegacia Regional de Polícia Civil em Araranguá.

Veículo: Jornal Nortesul Data: 13/11/2017

Link: http://www.jornalnortesul.com.br/esportes/jud%C3%B4-da-unisul-conquista-16-medalhas-no-jasc-1.2000640

Judô da Unisul conquista 16 medalhas no JASC

A atleta Nathalia Maciel conquistou o ouro por Tubarão na categoria até 48 kg

Foto: Patricia Laureano

Os atletas da equipe de judô da Unisul se destacaram no JASC - Jogos Abertos de Santa Catarina - desse ano, realizado nos dias 3 e 4 de novembro, em Lages. Os judocas contribuíram para a excelente performance do município de Tubarão. Conquistaram a segunda colocação geral no feminino e terceiro no masculino, além de conquistar diversas medalhas por outro município.

Este ano foi realizada uma parceria com o município de Santa Amaro da Imperatriz, onde está sendo desenvolvido um projeto social para crianças carentes, e que

(21)

A atleta Nathalia Maciel conquistou o ouro por Tubarão na categoria até 48 kg. A judoca está muito feliz com a conquista do ouro e ressalta a importância da medalha, pois garante a bolsa atleta pelo município, o que ajuda muito nas despesas com moradia, alimentação e competições.

Confira a relação com os medalhistas: Ouro:

Nathalia Maciel - Tubarão - Psicologia Gabriel Paulette - Itajaí - Engenharia Civil João Gonçalves - Itajaí - Fisioterapia Ariana Alberti - São José - Educação Física Prata:

Fabienne Wipinssinger - Tubarão - Cosmetologia Hemili Almeida - Tubarão - Nutrição

Victor Koudi - Tubarão - Administração Dyego Vidal - Tubarão - Direito

Reygiane Carvalho - Tubarão - Educação Física Bronze:

Samir Gouveia - Santo Amaro da Imperatriz - Gastronomia Gustavo Martins- Santo Amaro da Imperatriz - Administração Bruna Freitas - Tubarão - Direito

Mayara Machado - Tubarão - Educação Física Kamila Elizabete - São José - Educação Física Ana Heymanns - Blumenau - Pós-graduação Shayane Pascoalino - Tubarão - Educação Física

Jornal Unisul Hoje

Veículo: Unisul Hoje

Data: 14/11/2017

Link: http://hoje.unisul.br/curso-de-medicina-da-unisul-promove-caminhada-no-novembro-azul/

Curso de Medicina da Unisul promove caminhada no

Novembro Azul

(22)

O caminhoneiro Joel Bagio Zanelato, de 46 anos, pai do estudante do curso de Jornalismo da Unisul, Gean Zanelato, não tinha o hábito de ir ao médico. Ia uma ou duas vezes ao ano, quando a mulher insistia no assunto. Isso só mudou no mês passado, quando ele começou a sentir fortes dores na barriga, fez uma consulta e teve uma surpresa: estava com apendicite. Precisou fazer uma cirurgia de emergência e mudou a percepção sobre a própria saúde: “Fiquei uma semana inteira com dores antes de ir ao médico. Quando descobri, quase que foi tarde, tive que operar no dia seguinte e torcer que desse tudo certo”, conta Joel.

Atualmente, o número de homens que consultam o médico para prevenção de doenças é 30% menor que o número de mulheres. Não é à toa que a expectativa de vida do sexo masculino é menor que do sexo feminino. Segundo dados do IBGE, os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres. Em 2011, a Vigitel (sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas) apontou que as principais causas dessas mortes são as doenças cardiovasculares e a má alimentação. É por homens como o Joel que o curso de Medicina da Unisul, em parceria com a Pró-Vida, realizará dois encontros de conscientização sobre a saúde do homem: palestras com o Drº Daniel Albrecht Iser (Urologista) e a Drª Carine Psendziuk

(Endocrinologista) no dia 16 de novembro; e uma caminhada com saída em frente à clínica Pró-vida, no dia 27. Ambos os eventos visam conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde, além de alertar sobre os riscos do câncer de próstata. “Os homens são seguros de muitas coisas, mas não da saúde. Nestes dois dias, nós queremos que eles previnam e procurem um tratamento sem ter medo”, alerta Kátia Porton, organizadora dos eventos pelo curso de Medicina da Unisul. “Atualmente, a maioria dos homens já chega ao médico com altos níveis de colesterol, diabetes e com a saúde comprometida”, destaca. Katia ressalta ainda que, na caminhada, os estudantes de medicina realizarão testes de glicemia capilar e medirão a pressão dos participantes, tudo gratuitamente.

As palestras do dia 16 serão realizadas no auditório do Bloco da Saúde da Unisul, a partir das 9h30min. Já a caminhada do dia 27 iniciará às 17 horas com saída em frente à clínica Pró-vida. Os encontros fazem parte do “Novembro Azul”, mês dedicado à conscientização da saúde masculina.

(23)

Veículo: Unisul Hoje Data: 14/11/2017

Link: http://hoje.unisul.br/curso-design-de-moda-abordara-moda-inclusiva-em-desfile-semestral/

Curso Design de Moda abordará “moda inclusiva” em

desfile semestral

O curso de Design de Moda realizará, na próxima sexta, dia 17, o tradicional desfile para apresentar os trabalhos feitos pelos estudantes ao longo do curso. Com entrada franca, o evento iniciará às 19 horas no Espaço Integrado de Artes da Unisul, em Tubarão.

“Fazemos esse desfile todos os semestres”, explica a coordenadora do curso de Moda, Teresinha Silveira. “Desta vez, queremos levantar uma nova reflexão sobre o

posicionamento da moda no mercado”, revela. Cada semestre teve uma missão e

produziu as peças considerando questões de sustentabilidade e necessidade do mercado. A 2ª fase do curso explorou o conceito de “moda inclusiva”. Já os alunos da 4ª fase, produziram suas coleções em parceria com marcas da região, desenvolvendo looks para o verão e inverno de 2019.

E por fim, os estudantes do 6º semestre fecharão a noite com o emocionante desfile de formatura que traz o tema Slow Fashion (O slow não é um conceito que vai e vem. Na moda, é um movimento sustentável, uma alternativa à produção em massa, que vem ganhando força e veio para ficar).

(24)

Veículo: Unisul Hoje Data: 14/11/2017

Link: http://hoje.unisul.br/direito-arrecada-mais-de-100kg-de-alimentos-para-o-abrigo-de-velhinhos/

Direito arrecada mais de 100kg de alimentos para o

Abrigo de Velhinhos

O Centro Acadêmico de Direito (Cadit) da Unisul realizou no dia 30 de outubro o 1º Seminário de Segurança Pública da Unisul. O evento contou com a presença do capitão Josias Machado Severino, da Polícia Militar de Tubarão, e do tenente-coronel Jefer Francisco Fernandes, comandante da Polícia Militar de Laguna. Além de 172 ouvintes, alunos e professores. Os palestrantes falaram sobre o aumento da violência na região e sobre o crime organizado em suas diversas formas. Ambos analisaram a mudança no quadro da violência nos últimos 4 anos e as medidas que foram tomadas para reduzir e, eventualmente, exterminar a violência e a criminalidade.

O evento foi oferecido de forma gratuita, mas abriu-se a possibilidade de os interessados na temática doarem 1 kg de alimento não perecível. De acordo com o presidente do (Cadit), Henrique Pereira, “o Centro Acadêmico segue organizando eventos que complementem o currículo do estudante de Direito e que, paralelamente ao cunho acadêmico, aprecia a comunidade com projetos solidários e sociais”, destaca.

Ao todo, 113 kg de alimentos foram doados ao Abrigo de Velhinhos de Tubarão. Sobre este movimento estudantil, o coordenador do curso de Direito da Unisul de Tubarão, professor Mauricio Daniel Moncons Zanotelli enfatiza: “Ressalto a

importância do movimento estudantil do curso de Direito (Cadit), que por intermédio de seus representantes, nos últimos anos e gestões vem apoiando os eventos de extensão desenvolvidos pelo curso. Agora, por iniciativa própria, demostrando sua plena

maturidade, o Cadit organiza seu próprio evento, em parceria com a Polícia Militar, para tratar de tema tão atual e inquietante para a sociedade. Este fato demostra que os nossos alunos estão buscando conhecimento além dos muros da universidade, em perfeita sintonia às diretrizes comunitárias da Unisul”, conclui o coordenador do curso.

(25)

Veículo: Unisul Hoje Data: 14/11/2017

Link: http://hoje.unisul.br/republica-brasileira-ainda-uma-incognita/

República brasileira: ainda uma incógnita?

República é uma forma de governo em que o Chefe de Estado é eleito pelos

representantes dos cidadãos ou pelos próprios cidadãos, e exerce a sua função durante um determinado tempo. É uma palavra que deriva do latim res publica ou “assunto público”.

No Brasil, essa forma de governo principiou oficialmente no dia 15 de novembro de 1889 e daí em diante tomou rumos próprios, alicerçados nos interesses econômicos de certos grupos, como herança da América Colonial Portuguesa. Implicou, assim, na continuidade dos laços de um passado político exclusivista.

Não há dúvida de que a República veio como uma forma política para sobrepor – e não para superar – a forma imperial de governo, da época dos Pedro. Tudo isso decorreu, como já mencionado, de uma herança aristocrática da conquista – e não da colonização – portuguesa, ditada pela violência contra os indígenas, mestiços e negros, da época da escravidão e da modernidade disfarçada. Assim, a República se fez – e se faz – por meio da exclusão de certos agentes históricos em favor de uma minoria, que, ainda, insiste no “assunto público”. Isso, sem deixar de mencionar a força retrograda da unicidade cultural massificadora, de alguns grupos políticos, que tenta aniquilar a diversidade continental de nosso país.

Mas, no Brasil, como mudar isso? O que fazer para tentar redirecionar os rumos

políticos? Talvez, havendo uma reforma política “para ontem” ou mesmo fortalecendo o papel do partido político em detrimento àquela ideia “tonta” de que se deve votar na pessoa do candidato e não no partido do candidato. É por aí que as coisas podem enveredar sem se correr o risco de, ainda, se perpetuar as oligarquias no comando daquilo que deveria ser da coletividade.

Pouco adianta fazer críticas aleatórias ao sistema político brasileiro sem se ter à

consciência devida de que o “homem de bem” é aquele que visa políticas públicas “para todos” e não o que se prende apenas em promover o voluntarismo, como se isso

(26)

O poder não está na figura de “um”, mas naquele que diz “muitos”. Tudo aos representantes políticos, nada aos protetores!

Texto escrito por Alexandre de Medeiros Motta

Alexandre de Medeiros Motta, natural do município de Tubarão (SC), é graduado em Estudos Sociais e História pela extinta Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (FESSC), atual Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); especialista em Metodologia do Ensino Superior também pela extinta FESSC; mestre em Ciências da Linguagem pela UNISUL, desde 2005. Atuou como professor de História no ensino fundamental e médio nas redes de ensino público e privada do município de Tubarão. Desde 1987, atua como professor nos cursos de graduação e de pós-graduação da

Unisul, tanto presencial como a distância. Por ora, coordena também as Licenciaturas de História e de Geografia da Unisul. É, também, autor de várias obras como: Aspectos catarinenses (2008); Ciência e Pesquisa (2009); O TCC e o fazer científico: da

elaboração à defesa pública (2009); Viajando pelas fronteiras de Santa Catarina (2011); Metodologia da Pesquisa Jurídica (2012); Universidade e Ciência (2013); Teoria do Conhecimento (2013); História Econômica (2015); O TCC e o fazer científico: da elaboração à defesa pública (2015); Universidade e Ciência (2016).

Veículo: Unisul Hoje Data: 14/11/2017

Link: http://hoje.unisul.br/especialista-fala-inovacao-por-meio-das-midias-no-ead/

Especialista fala de inovação no EaD por meio das

mídias

Cada vez mais presente no cotidiano, as mídias digitais tem transformado as relações humanas e já faz parte dos costumes da sociedade. Hoje, as pessoas se conectam em apenas um clique de qualquer lugar. E por que não aproveitar os seus recursos nas práticas de ensino e aprendizagem? Ouça o que a dra. Gelta Madalena Jonck Pedroso, tem a dizer sobre a inovação em universidades e como as mídias podem potencializar o processo de produção de conhecimento no EaD:

(27)

Veículo: Unisul Hoje Data: 14/11/2017

Link: http://hoje.unisul.br/banda-marcial-do-colegio-dehon-participara-de-estadual/

Banda Marcial do Colégio Dehon participará de

campeonato estadual

A Banda Marcial Colégio Dehon-Unisul participará do XII Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras de Santa Catarina nos dias 18 e 19 de novembro, na cidade de Presidente Getúlio. O evento será realizado no Ginásio Municipal, e a expectativa da organização é que cerca de 40 bandas e fanfarras, de 20 municípios do Estado

participem do evento. O evento é realizado pela Prefeitura de Presidente Getúlio, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e a Associação de Bandas e Fanfarras do Vale do Itajaí (Abafavi).

Com escola própria de musicalização, sob a coordenação do professor/maestro Jefferson Pinter, a Banda forma novos músicos durante todo o ano letivo. Também faz parte da Banda o Corpo Coreográfico, administrado pela coreógrafa Sônia Severo. Jefferson é graduado em Regência Musical, com especialização em Trombone, tendo trabalhado com musicalização para o ensino infantil. “Às vezes a dor física de um ensaio, de uma apresentação, de um desfile, de deixar de ir numa festa para estar ensaiando, passando trabalho, recebendo instruções, é passageira. Mas o orgulho de representar a cidade, e talvez trazer um título, ele só vaiter se ele for, é eterno, ele vai lembrar a vida toda”, reforça Jefferson.

Um dos integrantes da banda é o músico Henrique Uliano Comeli, acadêmico do 2º semestre de Direito Henrique estudou no Colégio Dehon todo o ensino fundamental e médio. Em 2013, foi convidado para ingressar na Banda e partcipar do desfile de 7 de setembro daquele ano. “Faz tempo que não participamos de um concurso, mas

ensaiamos com frequência, tanto o individual quanto naipe. União é a palavra que define a Banda, vamos para trazer o título para a cidade e para o Colégio”, exclama Henrique. Uma vitória permite o acesso ao XXIV Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras.

A Banda Marcial do Colégio Dehon-Unisul, fundada no dia 4 de abril de 1994, tem músicas para todos os gostos no repertório, peças que vão dos populares nacionais e

(28)

internacionais, aos clássicos dos grandes compositores. E, no currículo os seguintes títulos:

Campeã do 7º Concurso Estadual de Itapema, SC, 1999;

Campeã do Concurso Interestadual de Gaspar, SC, 2000 (categoria A); Campeã geral em José Boiteux, SC, 2000;

Campeã geral do Concurso Interestadual de Taió, SC, 2003; Segundo lugar no Concurso Interestadual de Gaspar, SC, 2004; Segundo lugar no Concurso Estadual de SC, 2000;

Segundo lugar no Concurso Estadual de SC, 1996; Segundo lugar no Concurso de Ibirama, SC, 1997;

Terceiro lugar no Concurso CINFABAN (Porto União, SC, 2005). Terceiro lugar no Concurso Interestadual de Gaspar, SC, 1998 e 1999; Terceiro lugar no Concurso Estadual de SC, 1995.

De acordo com o maestro, as inscrições para ingresso na Banda podem ser feitas o ano inteiro, no Espaço Integrado de Artes. Não é necessário saber tocar nenhum

instrumento, o único pré-requisito é a força de vontade. Atualmente, a Banda atende os alunos da Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Combemtu), do Colégio Dehon, egressos do Dehon que estão na graduação, professores que foram alunos do Dehon, e outros integrantes da comunidade.

Além do Colégio Dehon e Universidade do Sul de Santa Catarina, seus mantenedores, a Banda tem na Associação de Pais e Amigos da Banda Dehon (APABANDE) uma grande apoiadora. Se você quer ser um parceiro da Banda, e contribui anualmente, você pode entrar em contato com 3621 3007. E, não deixe de curtir a página no

(29)

Fan page Facebook Unisul Hoje

Link: https://www.facebook.com/unisulhoje/

TV

Veículo: Meu Sul Data: 14/10/2017

Assunto: Unisul inaugura nova sede de Braço do Norte Link: https://www.youtube.com/watch?v=beDg6dxL6CE

Referências

Documentos relacionados

Em relação à ação antimicrobiana da terapia fotodinâmica sobre a formação de biofilmes multiespécies, a partir de suspensões mistas, com a utilização do

Revisão sobre indicação e realização de testagem genética para HBOC em pacientes com câncer de mama, realizada em fevereiro de 2018, baseada no banco de dados do Projeto Amazona

Um caso clássico desse tipo de reação química é a que ocorre entre o luminol e o peróxido de hidrogênio (mais popularmente conhecido como água oxigenada)... Dessa forma, ela

A velocidade da solidificação, em regime permanente da dendrita de ferro, comparada ao resultado do presente tra- balho pode ser observada na Figura 4.. Novamente, apesar da

O time de Desenvolvimento de Fornecedores também dará suporte ao setor Comercial, atendendo as demandas de negócio e intermediando as informações extraídas da cadeia de

O implante de próteses penianas é reconhe- cido atualmente como a mais efetiva opção para se obter uma ereção artificial satisfatória para o relacionamento sexual em pacientes

O problema do rebalanceamento est´atico de bicicletas (static bike re- balancing problem, SBRP) com um ´unico ve´ıculo pode ser visto como uma variante de um outro problema de OC,

No início do tratamento com 1,25 mg de bisoprolol, os pacientes devem ser monitorizados durante 4 horas (pressão arterial, freqüência cardíaca, distúrbios da condução do