• Nenhum resultado encontrado

BIBLIOTECÁRIO PASSATEMPOS O PROFISSIONAL DE ONTEM, HOJE E AMANHÃ CAÇA-PALAVRA CÓDIGO SECRETO JOGO DOS ERROS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BIBLIOTECÁRIO PASSATEMPOS O PROFISSIONAL DE ONTEM, HOJE E AMANHÃ CAÇA-PALAVRA CÓDIGO SECRETO JOGO DOS ERROS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

P

ASSA

TEMPOS

CAÇA-PALAVRA CÓDIGO SECRETO JOGO DOS ERROS

BIBLIOTECÁRIO

O PROFISSIONAL

DE ONTEM, HOJE

(2)

APRESENTAÇÃO

O desenvolvimento da área de Biblioteconomia caracteriza um avanço

do conhecimento e compartilhamento de informação em benefício da

sociedade. A confiança no trabalho de milhares de bibliotecários(as) de

todo o país – atuando em diferentes áreas do conhecimento, desde

as bibliotecas até os acervos privados – é a certeza de que o acesso à

informação é o melhor caminho para a cidadania, a evolução social e a

igualdade de oportunidades.

O Sistema CFB/CRB tem a missão de trabalhar pela valorização dessa

fundamental carreira, exigindo ética, avanço em capacitação e o

com-promisso diário no exercício de suas funções como agente de

transfor-mação social. Atualmente, há cerca de 40 mil bibliotecários aptos para

o exercício da profissão no país, embora a realidade brasileira projete a

necessidade de mais 180 mil bibliotecários para atender às demandas

das bibliotecas escolares.

Nesta edição especial da Revista Coquetel, apresentamos a você

in-formações sobre a profissão de Bibliotecário e o papel dos Conselhos

Profissionais de Biblioteconomia, que já atuam no país há mais de 50

anos em defesa da democratização da cultura, da educação, da leitura,

da informação e do desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Vamos em frente? Boa leitura.

JOGO DOS ERROS

ATIVIDADE PROFISSIONAL:

BIBLIOTECONOMIA

A profissão de bibliotecário(a) é exercida por meio de estudos, pesquisas, análises, relatórios, pareceres, sinopses, resumos, bibliografias em diferentes campos pro-fissionais por meio de planejamento, implantação, orientação, supervisão, direção, execução ou assistência nos trabalhos relativos às atividades biblioteconômicas, bibliográficas e documentológicas em empreendimentos públicos, privados, mis-tos, ou por outros meios que objetivem, tecnicamente, o desenvolvimento das bi-bliotecas e centros de documentação. São necessários conhecimentos teóricos e técnicos para armazenar, acessar e disseminar informações em qualquer tipo de dispositivo, de maneira ágil, eficaz e dinâmica.

Procure e marque as SETE diferenças entre as imagens.

3

(3)

CAÇA-PALAVRA

CAÇA-PALAVRA

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

MARCOS HISTÓRICOS

Podemos considerar, como marco inicial da formação SUPERIOR des-ta profissão, o ano de 1911, quando

MANUEL Cícero Peregrino da Silva, na época diretor da BIBLIOTECA

Nacional no Rio de Janeiro, con-seguiu oficializar a criação do pri-meiro CURSO de Biblioteconomia do Brasil, embora tenha vindo a funcionar só em 1915, tornando-se também o primeiro curso da Amé-rica do Sul e 3o do mundo.

Na década de 1930, graças aos esforços de RUBENS Borba de Moraes, a Biblio-teconomia progrediu com a criação da primeira ESCOLA de Biblioteconomia em São Paulo (SP). No final da década de 1950, o Ministério do Trabalho e Previdência Social publica a Portaria no 162 incluindo a profissão de bibliotecário no 19o Grupo

do plano da Confederação nacional das PROFISSÕES Liberais (CNPL).

Em 1962 veio a coroação de todos esses esforços, com a promulgação da Lei no

4.084/62 que regula, até hoje, o EXERCÍCIO da profissão de bibliotecário no Brasil e estabelece as prerrogativas dos portadores de DIPLOMA em Biblioteconomia no país. Na década de 1970, a BIBLIOTECONOMIA tomou novo impulso com a criação de seis programas de MESTRADO, o surgimento de REVISTAS especializadas e a ex-pansão de oportunidades de EMPREGO, principalmente nos órgãos federais em suas bibliotecas ESPECIALIZADAS e UNIVERSITÁRIAS. Hoje, pouco mais de um sécu-lo após a criação do primeiro curso de Biblioteconomia, o país conta com 37 (trinta e sete) cursos instalados pelo BRASIL.

Q W Õ Ç J E N R F L H F G S Ç P Q M O W H W O D K J Ã D U H M W N H Q C V H W A O B L I P R E R G B V E I D J L U A A A Y E H P U S X Ã P S E A R Z E S O R O I F V Ç L C H E N W K U N B P M L U W S M F F W O A T R Ã Y E Ç A S P P K W Ã Ç O E E L M N J C Q Ç I N S Ã Ç R I W N E N T A G A I Õ I W O D A R T S E M E K W O T K A Õ H W C E M A F Z S F G F F V E C T Ã P L D Ç I W I Ç T M J O O B F M Y E Y B I B L I O T E C A H P T I G M Ç P T T N J M M Y F I K W A L D Z F N X W W O Ã M A Ã A F Q S E Õ S S I F O R P W R I B I D U F W M O V H D I Õ D Õ J F G A L B M A N U E L O J D M E V O B G A Y G B W G Ç I U K D K I J W X F R L T P Y J I A T N V Õ G I Q S U R R A W V A Õ Z V B O L G E M I V Y W A U S G W B E X S W A A O E R F S X X L Õ I J A Õ Q Z S U L E L P E S P E C I A L I Z A D A S Z P Z E H R M I J Z E I Z E Õ T O X Z Y R E G W N I H T Ç L Ã V O T L E W U S H U R E V E J W A Ç Ç Ã I E X X R V T H M L I E I Y V Ç R T L B D Õ J O P S U U K M O Z O Q P W I A W A D D W S A T S I V E R R E K A Y A V A L Q S F Õ K Õ W P Y R B E B U L Q S L I D W W M A G T E R X M R P Ç M W Q N W W T G E V W S E T O A E R M H S A R W N A E Z P Q F U Ç Ã S G E J G I W O V T M V V F Q F A E L U N M O D G M F R F W W H G E O U A K W N W H P B F S R K Õ B H D Ã Ç Z R E B B W S T T Z D A A Y T A V Y J R Q I Y Z Y Q M A H Ç Ã O

A Biblioteconomia é considerada uma das mais antigas áreas voltadas para o desenvolvimento de estudos sobre o acesso à informação, e é importante observar que ela está

intimamente ligada ao surgimento das bibliotecas.

5

(4)

Preencha o diagrama, respeitando os cruzamentos, com as palavras em destaque no texto.

CONSELHOS PROFISSIONAIS

O ESTADO, na busca de agilizar suas atribuições, delega aos conselhos profissionais a função pública de FIS-CALIZAR, defender e disciplinar o exer-cício da atividade profissional, bem como o dever de zelar pelo interesse

PÚBLICO. Delega, também, a super-visão qualitativa, ÉTICA e técnica, de acordo com a lei, com o único objetivo de assegurar QUALIDADE aos serviços prestados à SOCIEDADE, o que confe-re a esses conselhos a dimensão de seu compromisso social e também segurança, confiança e respeito em sua relação com os PROFISSIONAIS no exercício de suas funções.

DOMINOX

P

U

B

L

I

C

O

ATUAÇÃO DOS CONSELHOS

Os Conselhos Federal e Regionais de Biblioteconomia constituem-se na máxima representação dos profissionais da área e contribuem para o desenvolvimento da categoria no país, garantindo à sociedade profissionais qualificados e habilitados, além de promover a integração entre docentes, estudantes e profissionais, em prol de seu reconhecimento e valorização pela sociedade.

Substitua os códigos pelas letras correspondentes e descubra outras missões dos Conselhos Federal e Regionais de Biblioteconomia, além de disciplinar o exercício da atividade em suas múltiplas frentes.

CÓDIGO SECRETO

a

a

a

a

a

8

8

l

l

l

l

t

t

4

4

u

u

y

y

y

y

y

y

1

1

1

1

1

1

x

x

q

q

6

6

6

k

k

r

r

r

5

5

5

i

i

A C E F I L N O P R S T U V Z

7

6

COQUETEL CFB

(5)

B

A

R W O N A

E S Q S S

U N P A K

L A I B O

I D E E T

B L A D C

Q A A X I

Comprometimento com a ética e a cidadania, respeito à diversidade social e cul-tural e transparência nas ações são alguns dos valores do Conselho Federal de Biblioteconomia. Desde sua criação, contribui para o desenvolvimento da socie-dade brasileira por meio das ativisocie-dades de fiscalização do exercício da profissão de bibliotecário. Favorece a qualidade do acesso e do uso dos recursos, serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas brasileiras.

O caminho feito no primeiro quadro deve ser seguido no segundo quadro. Cada ponto do caminho corresponde à letra da palavra a ser formada. Depois de seguir o caminho e desvendar as letras, descubra outro importante valor praticado pelo Conselho Federal de Biblioteconomia.

SIGA O CAMINHO

JOGO DOS ERROS

Procure e marque as SETE diferenças entre as imagens.

ATUAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO

As bibliotecas estão entre os principais campos de atuação do bibliotecário, e este aspecto dá o tom da relevância dessa categoria profissional.

A biblioteca, entendida como espaço de livre acesso, onde a democratização da cultura, da leitura, da educação e da informação constitui a sua filosofia existencial, é o ambiente de expressão de culturas propício à construção do conhecimento. Por isso, a existência de políticas públicas que promovam a criação de bibliotecas em todo o país deve ser incentivada, de tal sorte que elas possam exercer as suas fun-ções e cumprir as suas responsabilidades com o protagonismo que a população brasileira necessita.

9

(6)

F Q E I U S S P A E T I C A U L A A B I D L L D P R O F I S S I O N A I S Z C D A S O C I E D A D E R

MERCADO DE TRABALHO

Além de trabalhar em biblio-tecas de escolas e universi-dades públicas ou privadas, o bibliotecário pode atuar como mediador, consultor, educador, pesquisador, planejador, ges-tor, facilitador, disseminador em centros de informação, empre-sas de comunicação, institutos de estatísticas e pesquisas, es-critórios de advocacia, empre-sas de tecnologia, entre outros. O bibliotecário está habilitado a fazer a organização, catalogação, classificação e indexação do acervo de informa-ções e base de dados.

Substitua os códigos pelas letras correspondentes e descubra outros dois locais onde o profissional com formação em Biblioteconomia pode atuar.

CÓDIGO SECRETO

´

l

l

l

l

7

7

7

7

7

q

q

q

t

t

5

5

5

r

r

r

o

o

h

h

u

u

z

z

z

A B H I L O P R S T

3 4/5 6 7 R D U C I E B U A P S X E E R I L C E N M S M O R S P O L M C R N A A I O D A R T S E M O C G C I O E B I B L I O T E C A T O S E Õ S S I F O R P I U L M A N U E L B B I R I V A B E S S R I U E S P E C I A L I Z A D A S P I E T R A I R O I S A T S I V E R A S

SOLUÇÃO

ORIENTAR SUPERVISIONAR FISCALIZAR HOSPITAL LABORATÓRIO 8 10 9 RESPONSABILIDADE SOCIAL

Todas as marcas contidas nesta publicação bem como os direitos autorais incidentes são reservados e protegidos pelas Leis nº 9.279/96 e nº 9.610/98. É proibida a reprodução total ou parcial, por quaisquer meios, sem autorização prévia, por escrito, da editora.

Revista produzida pela EDIOURO/COQUETEL para CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA Diretor Executivo: Rogério Ventura;

Diretor de Novos Negócios: Mauro Bentes; Editor-chefe: Daniel Stycer;

Criação: Fernanda Oliveira e Alinne Nascimento; Arte: Nathalia Guaraná e Fabiano Reis; Colaboração: Thiene Alves (diagramação) e Ulisses Araújo (ilustração).

Representante Comercial Brasília: Marketing 10 - José Hevaldo (61) 3326-0110 / (61) 3964-2110 Mais informações sobre Projetos Especiais: (21) 3882-8315 / 3882-8447 / 3882-8448

11

(7)

Juramento

“Prometo tudo fazer para

preservar o cunho liberal e

humanista da profissão de

bibliotecário, fundamentado

na liberdade de investigação

científica e na dignidade da

pessoa humana.”

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA (CFB)

17° GESTÃO - 2016/2018

Endereço:

SRTVN - Ed. Brasília Rádio Center Sala 1079

CEP: 70719-900 • Brasília – DF

Fone:

(61) 3328-2896 / (61) 3328-2080 / (61) 99944-1368

www.cfb.org.br

e-mail:

cfb@cfb.org.br

conselhofederaldebiblioteconomia

cfb_biblioteconomia

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

[r]

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem