• Nenhum resultado encontrado

Escola Bíblica Dominical 14 de março de 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Escola Bíblica Dominical 14 de março de 2021"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Escola Bíblica Dominical

14 de março de 2021

Mar. 2021 | Volume 2 | nº 11

Encontros com o Senhor Jesus

Parte II - A Mulher Pecadora

A

publicação desta se-mana apresenta os pontos principais tra-tados na Escola Bíbli-ca DominiBíbli-cal de 14 de março de 2021.

No Brasil tivemos um total de 35.416 participações através de respostas enviadas por igrejas de cidades de todos os 26 esta-dos do Brasil, além do Distrito Federal.

Do Exterior, tivemos 1.296 parti-cipações recebidas dos nossos irmãos de 248 igrejas, em 36 países.

Tivemos ainda o recebimento de 288 vídeos com a gravação das respostas, sendo 128 com a participação de crianças, in-termediários e adolescentes. Foram recebidos 12 vídeos do exterior e 276 do Brasil.

As principais participações do Brasil (por Estado) e do Exterior (por país) foram registradas, em percentuais, e estão ilustra-das nas tabelas ao lado.

Participações por Continentes Participações por País

América do Sul 741 Estados Unidos 354

América do Norte 372 Bolívia 285

Europa 120 Chile 167

América Central 37 Argentina 71

África 25 Portugal 65

Ásia 5 Venezuela 65

Oceania 2 Peru 57

Uruguai 38

Itália 35

Fonte: Portal Presbitério - EBD

Parcipações 14 de março de 2021 Brasil Exterior

Estado Participação País Participação

Espírito Santo 24,68% Estados Unidos 27,31%

Minas Gerais 18,40% Bolívia 21,99%

São Paulo 17,58% Chile 12,89%

Rio de Janeiro 13,67% Argentina 5,48%

Bahia 5,75% Venezuela 5,02%

Alagoas 4,91% Portugal 5,02%

Pará 3,63% Peru 4,40%

Ceará 2,31% Uruguai 2,93%

Itália 2,70%

Clique aqui para baixar o apêndice com os nomes e contribuições enviadas para esta EBD.

(2)

Encontros com o Senhor Jesus

Parte II - A Mulher Pecadora

Síntese da palavra do

presidente

A

Escola Bíblia Domini-cal do dia 14 de março de 2021 foi realizada ao vivo e conduzida pelos pastores Gilson Sousa e Gedelti Gueiros.

Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa:

Vamos dar início à nossa Esco-la Bíblica Dominical, dando se-quência ao tema que estamos abordando relacionado aos en-contros do Senhor Jesus com pessoas, grupos e multidões.

Palavra introdutória do Pr. Gedelti Gueiros:

Eu quero saudar todos os nos-sos irmãos com a paz do Se-nhor. Estamos, neste dia 14 de março de 2021, nesta Escola Bí-blica Dominical.

Quero me congratular com o trabalho que o Pr. Gilson Sousa está realizando. Queremos tra-zer para os irmãos os estudos de forma mais clara e objetiva. Um fato importante que deve ser destacado é o seminário de grupo de louvor e instrumen-tistas, realizado no sábado. Re-cebemos muitos comentários referentes aos momentos espi-rituais que os irmãos vivencia-ram naquele seminário.

Temos reuniões frequentes com grupos no exterior e no Brasil. Temos um grupo extra-ordinário na América Central, sem se esquecer dos irmãos da América do Sul e demais paí-ses. Temos visto o crescimento daquela região com uma lide-rança forte de homens dedi-cados à realização da Obra do Espírito Santo.

Temos 37 mil participações

nesta Escola Bíblica Domini-cal*. Ressaltamos a entrada da Dinamarca, Luxemburgo, além da igreja de Mulanje em Ma-lawi.

Pastor Gilson Sousa:

O pastor Gilson deu sequência aos estudos dos diversos en-contros com o Senhor Jesus, ressaltando os aspectos histó-ricos e proféticos, conduzindo a participação das perguntas 1 e 2 de forma interativa com vários irmãos do Brasil e do exterior, inclusive com a parti-cipação das crianças e adoles-centes.

Pergunta 1

No Evangelho de Lucas, capítulo 7, versos 36 a 50, se destaca, com clareza, o aspecto histórico e pro-fético nos encontros com Jesus. Quais foram os principais perso-nagens citados no texto daquele encontro.

Pergunta 2

Faça um pequeno resumo dos fatos históricos que identificam aquele momento. Cite o número do versículo.

* A participação dos estados do Brasil e dos diversos países está registrada no Editorial e nas seções específicas deste Boletim.

Comentário do Pastor Gedelti Gueiros:

Os personagens do texto com-preendem Jesus, o fariseu e a mulher pecadora. Na segunda pergunta, vemos que o fariseu era um doutor da lei, como Ni-codemos. Era um conhecedor profundo da Bíblia, especial-mente da Torá (a lei). Jesus es-tava ali diante de um homem conhecedor da lei. O que Jesus veio fazer foi diferente da reli-gião do fariseu.

O ministério de Jesus se identi-ficou de forma completamen-te diferencompletamen-te do encompletamen-tendimento religioso do fariseu. Enquanto a lei punia e não dava direito às pessoas a uma recuperação, o Senhor Jesus mostra aqui-lo que veio fazer. O fariseu fez uma pergunta para confundir Jesus, mas Jesus estava no ou-tro polo. Jesus estava na revela-ção e o fariseu na razão.

A mulher pecadora, com vaso de alabastro, entra naquele lugar com o seu pecado para buscar a salvação. Mas o fariseu entendia que era bom e que não precisava da salvação de ninguém. Jesus estava ali para atender a situação da mulher que havia chegado. Ela não ti-nha outra coisa a fazer a não

(3)

Encontros com o Senhor Jesus

Parte II - A Mulher Pecadora

ser se ajoelhar. Veio por trás, pois se achava sem direito de se apresentar a Jesus, nem de mostrar o seu rosto. Ela sabia que estava lidando com o Sal-vador e não com um religioso. O vaso de alabastro guardava um unguento. Naquela épo-ca, tudo era muito precioso, era um perfume. O unguento era usado para ungir as pes-soas no caso da morte, para a preservação do corpo. Aquela mulher trouxe o vaso de ala-bastro que era o resultado do dinheiro obtido pelo seu peca-do. Ela guardou aquilo e trouxe aos pés do Senhor Jesus. O fari-seu questionou aquele ato em seus pensamentos. Ele pensou: “se Jesus fosse profeta, saberia disso”. Mas Jesus, que conhece os corações, fez uma coloca-ção para o fariseu: “entrei em tua casa e não me deste água para lavar os pés”. Era comum se dar água para que as pesso-as lavpesso-assem os pés, quando vi-nham das caminhadas no de-serto. “Tu não me deste água, mas essa mulher não cessa de chorar sobre os meus pés”. O fariseu estava preocupado com aparência, mas a mulher esta-va com humildade, com o seu coração, diante do Senhor. Era a mentalidade do religioso. Jesus foi ao calvário para mu-dar a mentalidade da religião, como a mentalidade do fariseu. Quem poderia salvar aquela mulher? Seria o sacrifício de Jesus que viria depois.

O fariseu também não

cum-primentou Jesus. Era o beijo no rosto. O pecador não pode se ombrear, se igualar a Deus, mas o lugar dele é aos pés de Jesus. João Batista, o último profeta da lei, disse: “não sou digno nem de desatar as suas alparcas”, se referindo a Jesus. O evangelho não é palco, nem circo, para que as pessoas quei-ram se apresentar à custa da negação de uma verdade que, um dia, até alguns pregaram. A mulher estava aos pés do Se-nhor Jesus. Ela beijou os pés do Senhor Jesus. A religião tem nojo de Jesus. Ela não quer co-munhão com Jesus. Ela quer ver Jesus para aparecer. O

fa-riseu o trouxe para dentro de casa para se promover. Muitos querem se promover, falan-do mal da Obra falan-do Senhor, falan-do Sangue Dele, da Palavra Reve-lada, do Espírito Santo, tirando pessoas do caminho. A mulher estava prostrada diante do Se-nhor, enxugando Seus pés com os seus cabelos. É a mente do pecador, agora arrependido. Os pés falam do caminho. Ela estava no caminho. Sabia que o lugar dela era no chão. O fa-riseu, por outro lado, se achava maior do que Jesus. Não deu água, não deu ósculo e não ungiu os Seus cabelos. Era co-mum, naquela época, colocar

Pr. Gedelti Gueiros realizando a síntese do estudo da Escola Bíblica Dominical

Clique aqui para assistir, na íntegra, à Escola Bíblica

Dominical, no canal oficial da ICM no YouTube.

(4)

Encontros com o Senhor Jesus

Parte II - A Mulher Pecadora

óleo nos cabelos. Os ventos do deserto, a secura, a poeira, desgrenhavam os cabelos e as pessoas chegavam com a fisio-nomia deformada. O óleo co-locava em ordem os cabelos e ajustava o rosto. É a mente do homem ajustada pelo Espírito Santo. Jesus disse: “Simão você não me deu óleo”. As pessoas querem Jesus para usá-lo. A Obra do Espírito Santo não é assim. Nós, como pecadores, lutamos por esta Obra que é Dele. E fazemos questão de di-zer que o nosso projeto está na humildade diante dele, diante do Senhor Jesus.

Assim, a dúvida do fariseu dian-te da onisciência de Jesus era natural. Quem não tem revela-ção não crê na onisciência, não crê na Palavra revelada. Alguns ainda não entenderam que es-tamos vivendo a hora do pre-paro para o arrebatamento. É um momento difícil para mui-tos. O pensamento humano não pode duvidar da onisciên-cia de Jesus. O fariseu fez uma acusação a Jesus: “se ele fosse profeta saberia quem era ela”. E tudo isso leva as pessoas ao erro, ao pecado, ao afastamen-to de Deus. Aí está uma história

entre Jesus, o Salvador, e o reli-gioso. Jesus não teve contem-plação com o fariseu, diante dos elogios feitos por ele. O Se-nhor Jesus não precisa de elo-gios. O evangelho não precisa de elogios. O evangelho é para ser vivido. E o evangelho que hoje tem sido pregado deixou de ser uma prática dos ensinos de Jesus, para ser uma história. Jesus conhece o coração. Nin-guém precisa falar do homem, porque Ele conhece o homem. A única coisa que temos para oferecer a Jesus no primeiro encontro é o nosso pecado.

Pastor Gilson:

Vamos agora para o aspecto profético relativo às perguntas 3 e 4. Vários irmãos foram ou-vidos para falar acerca das res-postas. Após as respostas da-das, foi passada a palavra ao Pr. Gedelti para a finalização das colocações.

Pergunta 3

No sentido profético daquele en-contro destaque o comportamen-to da pecadora e compare com o comportamento do religioso. Irmãos de vários países e do Brasil responderam esta pergunta.

Pergunta 4

No conceito de Jesus, quem mais pecou? Quem mais foi perdoado? Por quê?

Comentário do Pastor Gedel-ti:

Vimos vários irmãos dando res-postas e tenho uma relação enviada pelos pastores, mara-vilhados com as respostas. Po-demos dizer que o assunto está resolvido.

Mas na questão de perdão e de pecado, o ponto principal é a gratidão. Quanto mais você deve ao seu credor, mais você é grato a ele por aquilo que fez. Se ele te deu um pão é uma coi-sa. Se ele te deu uma padaria é outra coisa. É entender que no meio de tudo isso está o amor de Deus. É a Sua misericórdia em deixar de lado o seu pecado e transformá-lo em salvação. E neste meio, está o amor de Deus, a sua graça, o seu sacrifí-cio, que a nós constrange. No próximo domingo será vista a experiência de Jesus quan-do entra na cidade de Naim. Algumas perguntas que serão feitas, parecem muito simples, mas não são. É preciso conhe-cer o texto e meditar.

Finalmente, informamos que os cultos estarão suspensos, a partir desta próxima segunda--feira, por 7 dias.

Que o Senhor os abençoe,

Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata Ministração da aula de CIAs pela professora Fátima Malavasi

(5)

Perguntas da Semana

15 a 21 de março de 2021

Examinando o texto de Lucas 7, versos de 11 a 17 e o verso 1, do mesmo capítulo, responda:

Como envio minha participação para a Escola Bíblica Dominical?

- Para enviar uma participação escrita, aces-se o endereço https://www.igrejacristama-ranata.org.br/ebd/participacoes/

- Para participação em vídeo, envie um e-mail para contato@radiomaanaim.com. br

Clique aqui para enviar sua

contribuição

Onde acesso o Boletim Informativo para download?

Você pode baixar pelos endereços https:// www.igrejacristamaranata.org.br/noticia/ category/boletim-ebd/ ou https://institu-toicm.org.br/ebd

Clique aqui para acessar

Pergunta 2

Quais eram os principais participantes (personagens) daquele momento?

Pergunta 3

No cenário profético, qual o significado dos personagens e dos fatos?

Pergunta 4

Considerando Israel, o Igreja e os Gentios, responda os itens abaixo:

a. Qual a figura que a viúva representa nesses três itens? b. Por que o pai estava morto?

c. Quem era o filho que ressuscitou?

d. A partir desse entendimento, descreva o caráter profético dessa revelação.

Pergunta 1

De qual cidade o Senhor Jesus estava vindo e qual o nome da cidade que Ele estava entrando com a multidão?

(6)

Atividades do Mês

Março 2021

Programação das

classes de crianças,

intermediários e

adolescentes

O tema do estudo do mês de março para as Crianças, Inter-mediários e Adolescentes é: “Guarda o que tens”. As aulas têm como objetivo ensinar as nossas crianças, intermediários e adolescentes a guardarem nos seus corações a bênção do Senhor, a salvação em Jesus. Em decorrência da suspen-são das reuniões presenciais das Crianças, Intermediários e Adolescentes, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as aulas serão

vei-culadas através do canal oficial da Igreja Cristã Maranata no YouTube.

O material para as aulas está disponível através do endereço

eletrônico: www.ciasmaranata. org.br.

O cronograma das aulas está especificado na tabela a seguir.

Dias Assuntos CIAs de 3 a 15 anos Assuntos Crianças de 0 a 3 anos 04/03 - 16h (YouTube) Guarda a fé - 2 Tm 4:7 Guarda a fé - 2 Tm 4:7

11/03 - 16h (YouTube) Guarda a Palavra de Deus - Jr 1:5 Guarda a Palavra de Deus - Jr 1:5 18/03 - 16h (YouTube) Guarda ao bom depósito - 2 Tm 4:7 Guarda ao bom depósito - 2 Tm 4:7 25/03 - 16h (YouTube) Guarda a herança - 1 Rs 21:3 Guarda a herança - 1 Rs 21:3

Orientação do Mês -

Crianças, Intermediários

e Adolescentes

Comunicamos às Igrejas e Pas-tores as orientações para o mês de março de 2021.

Texto básico: “Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força...” Salmo 8:2a

1ª Semana 01/03 a 06/03/2021 Madrugadas Pela Rádio Maanaim

2ª Semana 08/03 a 13/03/2021 Jejuns

3ª Semana 15/03 a 20/03/2021 Cultos ao meio-dia Pela Rádio Maanaim 4ª Semana 22/03 a 28/03/2021 Evangelização - Convites

Fonte: Circular 019/21, de 26/02/2021

Oração ininterrupta - 24

horas

Comunicamos aos Pastores e Igrejas que, a partir de 00h, do dia 15/03/2021, até às 23h59 do dia 21/03/2021, a igreja estará

em oração ininterrupta. Suge-rimos aos Pastores a utilização das últimas escalas de oração. Os motivos de oração, atualiza-dos, estão disponíveis no Portal de Informações do Presbitério. No Exterior, os Pastores locais

deverão decidir pela suspen-são ou não das atividades pre-senciais, conforme a realidade observada em cada local.

Fonte: Circular nº 026/21, de 13 de março de 2021

(7)

Revista Maranata

Lançamento da 1ª

Edição da Revista

Maranata

“E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha, e quem quiser, tome de graça da água da vida.” Apocalipse 22:17

Foi publicada no dia 13/01, a Revista Maranata. A Revista Maranata, com periodicidade trimestral, vem, neste momen-to, para informar aos membros da Igreja Cristã Maranata e à sociedade em geral, as ações referentes ao anúncio do evan-gelho no Brasil e Exterior, ao fortalecimento da doutrina bíblica no seio da Igreja Cristã Maranata, bem como as ações sociais, missões, testemunhos e demais atividades que com-põem o trabalho da Instituição. Os assuntos abordados na Re-vista Maranata estão organi-zados nos diversos temas, tais como: A Obra no Brasil, a Obra no Exterior, A Missão Amazô-nia, Escola Bíblica Dominical, Trabalho de Crianças, Interme-diários e Adolescentes, Organi-zação e Método, Acessibilidade, Ciência e Fé, dentre outros.

Clique aqui para ler a Revista Maranata na íntegra.

(8)

Retorno aos Cultos Presenciais

Orientações e cuidados

Ao sair de casa, use a máscara de

proteção facial de maneira correta e

leve uma reserva.

Ao chegar na

igreja, afira sua

temperatura na

entrada do templo.

Cada igreja já definiu sua ocupação

máxima do templo, seguindo todos os

protocolos de segurança. É importante

que os irmãos respeitem essa

determinação

Higienize sempre

as mãos e evite

levá-las ao rosto.

Devido à pandemia, o uso de máscara

é obrigatório para sua segurança e de

todos os irmãos.

Cumprimente à

distância.

Não compartilhe

Bíblia, coletânea

ou outros objetos

pessoais.

Está com sintomas de gripe? Procure um

médico imediatamente.

Atenção: ao apresentar qualquer sinal

de doença, não vá ao culto presencial,

(9)

Use o

banheiro

da igreja

apenas

se for

realmente

necessário.

Leve sua

própria

garrafa de

água.

Evite

aglomeração

após o culto.

Ao chegar

em casa,

continue

mantendo

os cuidados

necessários.

O templo deverá permanecer com as janelas

abertas para a ventilação natural do ambiente

durante os cultos.

Idosos maiores de 60 anos, crianças menores

de 12 anos e pessoas consideradas do grupo

de risco, permaneçam em casa e assistam aos

cultos pelo YouTube.

Oração e assistência após

os cultos serão realizadas de

maneira breve e a distância.

Faça a sua parte! Ajude a

preservar a sua saúde e a

de todos.

Está com sintomas de gripe? Procure um

médico imediatamente.

Atenção: ao apresentar qualquer sinal

de doença, não vá ao culto presencial,

(10)

Informe Semanal

08 a 14 de março de 2021

Programa Anunciando o Evan-gelho Eterno

Ocorreu, no último final de se-mana, o programa “Anuncian-do o Evangelho Eterno”.

O programa desta semana abordou, no quadro “Lições do Maanaim”, o assunto “Encon-tros com o Senhor Jesus”. O programa é exibido na Rede TV todos os sábados, às 8h, e

todos os domingos, às 14h.

Veículo de Comunicação Local Dias e Horários*

YouTube Mundo Sexta-feira (21h)

RedeTV Brasil Sábado (08h) | Domingo (14h)

TV Capixaba Espírito Santo Sábado (09h)

Rede Brasil Brasil Domingo (14h)

Band FM (FM 94,9) Grande Vitória (ES) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)

Rádio Mania FM (FM 104,9) Região de Manhuaçu (MG) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h)

Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA) Sábado (13h) | Domingo (13h)

Rádio 88 FM Barra Mansa (RJ) Sábado (10h) | Domingo (10h)

Rádio Mais Vida (FM 102,3) Muriaé (MG) Sábado (10h)

Rádio Imparsom (FM 100,1) Governador Valadares (MG) Domingo (08h)

Rádio Mais FM (FM 97,9) Porto Alegre (RS) Domingo (15h30)

Rádio Luz (FM 97,1) Guiné Bissau - África Sábado (18h)

Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA Domingo (14h)

*Horário de Brasília

Clique aqui para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.

(11)

Informe Semanal

08 a 14 de março de 2021

Seminário Internacional

- A Palavra

Nesta semana foi dada conti-nuidade ao 1º Seminário Inter-nacional da Igreja Cristã Ma-ranata, transmitido pelo canal oficial no YouTube, que agora passa a ser transmitido somen-te às somen-terças-feiras, a partir das 19h.

Foi disponibilizado o episódio 19 (dezenove) no dia 02/03, que abordou o tema “A Palavra - O histórico e o profético - Parte 1”.

Transmissão especial

para as Igrejas do Brasil

Às 15h00 (hora de Brasília), no domingo, dia 14 de março de 2021, ocorreu a transmissão es-pecial para as igrejas do Brasil, com a participação dos pasto-res, obreiros, jovens e senhoras. A apresentação foi feita pelo Pr. Valter Babo.

Nesta edição, responderam às perguntas, formuladas pela Escola Bíblia Dominical, os se-guintes irmãos:

Primeira pergunta: Esta per-gunta foi respondida pela criança Jade Correia Lins (Igre-ja de Itabaiana) de Sergipe. Segunda pergunta: A segunda pergunta foi respondida pela irmã Jocielma Maria Costa dos Santos, da cidade de Mazagão e pelo Pr. Antônio Magno, da cidade de Macapá, ambos do estado do Amapá.

Terceira pergunta: Participa-ram da resposta a esta pergun-ta a jovem Thamires de Jesus Campos e pelo Pr. Jeremias Caldeira dos Santos, ambos da cidade de Suzano, estado de São Paulo.

Quarta pergunta: O diácono Estêvão Magalhães dos Santos e o Pr. Raimundo Napoleão Ar-tine, ambos de Manaus, estado do Amazonas, participaram da

resposta a esta pergunta. As transmissões foram realiza-das por meio dor canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

(12)

Informe Semanal

08 a 14 de março de 2021

Transmissão especial

para as igrejas do

Exterior

A

transmissão especial para as igrejas do ex-terior ocorreu neste domingo, 14 de mar-ço de 2021, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.

Nesta edição foram apresenta-dos os testemunhos das igrejas em Portugal. Portugal é um dos países da Europa que tem estado na vanguarda das parti-cipações na Escola Bíblica Do-minical.

A apresentação foi realizada pelo pastor Gilson Souza.

Diác. Tommy Souza

Portugal

Cartaxo

Irmãos, A paz do Senhor. Gos-taria de compartilhar com os ir-mãos dos benefícios e os frutos que temos colhido com a parti-cipação dos irmãos nas Escolas Bíblicas Dominicais. É do co-nhecimento dos irmãos que os cultos aqui em Portugal estão suspensos por conta da Pan-demia, porém nada disso tem atrapalhado o povo de Deus a participar dos assuntos abor-dados na EBD. Pelo contrário, os irmãos têm se reunido, têm se empenhado e em cada reu-nião que é feita, o número de participantes tem aumentado e o nome do Senhor tem sido glorificado. Desde a criança até aos anciãos, todos têm se empenhado e se imbuído para estudar a palavra do Senhor,

estabelecen-do assim, cada vez mais a doutrina em seus corações. E isso tem se p e r c e b i d o , j u n t a m e n t e com os irmãos nos cultos, nas madrugadas, nas reuniões

dos grupos de assistência, onde temos percebido que os irmãos têm vivido com o Senhor uma experiência de avivamento es-piritual. Um renovo espiritual, um aperfeiçoamento da Obra do Senhor na vida de cada um. E isso tem sido de grande valia para a vida da igreja, porque nós vemos o cumprimento da palavra do Senhor que diz que aquele que iniciou a boa obra, iria aperfeiçoá-la até aos fins dos tempos. É isso que temos percebido com os irmãos aqui e em especial na igreja de Car-taxo. É isso que eu queria com-partilhar com os irmãos. A paz do Senhor Jesus!

Obreiro Braz Filho

Portugal

Lisboa

Saudamos a todos com A paz do Senhor Jesus! A nossa ex-periencia com os ensinos mi-nistrados na Escola Bíblica Do-minical gtem sido maravilhosa. Temos entendido que esse ensino tem contribuído signifi-cativamente para o aperfeiçoa-mento das nossas vidas para a realização desta Obra. Enten-demos que este ensino que re-cebemos não emerge da men-te de um men-teólogo renomado de uma grande liderança religio-sa. Pelo contrário, este ensino tem emergido da Palavra, atra-vés da vida da igreja, por meio

de uma ação do Espírito Santo. São as nossas contribuições, até mesmo nós que moramos fora do Brasil. Essa ação do Espírito Santo tem um nome, chama-se comunhão. Nós vemos numa mesma Obra, vi-vemos um só corpo em só Es-pírito. Esse ensino tem servido para nós como uma proteção contra as lutas que se levantam e as investidas daquele que é contra a nossa alma. Temos aprendido que não fazemos parte da multidão. A multidão queria sinais e quando não os tinha, ia embora, mas os discí-pulos permaneciam, porque os discípulos viviam de ensino. A Palavra diz que quem tem ou-vidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas. E nós fa-zemos parte desse povo, que junto com o Espírito Santo a cada dia tem clamado: Mara-nata, vem Senhor Jesus!

Jovem Thaís Cavalcante

Portugal

Lisboa

A paz do Senhor Jesus, irmãos! A igreja em Lisboa pode-se di-zer que a experiencia dela com as perguntas da EBD é que nes-ta altura, onde o mundo vive o distanciamento social, a igreja tem podido viver uma doutri-na de comunhão, porque nós nos ajuntamos e, em conjunto, encontramos as respostas para

(13)

Informe Semanal

08 a 14 de março de 2021

as perguntas e a Escola Bíblica tem servido para dois aspectos: o primeiro é para consolidar a doutrina nos nossos corações e o segundo é para preparar nos-sas vidas para o arrebatamen-to. E nós podemos dizer que em todas as Escolas Bíblicas Dominicais nós temos podido proclamar: Maranata, o Senhor Jesus vem!

Irmã Débora Alvim

Portugal

Grupo de Senhoras, Olhão

Irmãos a paz do Senhor Jesus! Hoje eu vim aqui contar a ex-periencia que nós, Senhoras, estamos vivendo aqui na igreja de Olhão. O trabalho de Senho-ras aqui na igreja é um trabalho relativamente novo. Começou em 2019. A igreja de Olhão tam-bem é uma igreja nova. Queria compartilhar o crescimento que o Senhor tem nos dado na Palavra neste ultimo ano. O Senhor tem nos abençoado de forma grandiosa. Nós nos reu-nimos toda semana, a irmãs se reúnem para discussão a Palavra. Ali nos reunimos para discutir as respostas e respon-der juntas. Estamos fazendo as reuniões pelo aplicativo Zoom, porque não estamos podemos estar nos cultos presenciais. Mas tem sido uma benção, pois mesmo estando afastadas fisi-camente umas das outras, mas o Senhor tem operado de for-ma grandiosa. Nós sentimos a presença do Senhor. O Senhor está se revelando a cada sema-na nessas reuniões. É notório o crescimento de todas as irmãs, na parte espiritual, na revela-ção da Palavra. Buscar ali coi-sas profundas que as vezes nós não víamos antes. O Senhor tem-nos dado grandes bên-çãos na busca das respostas

da EBD. Tem sido um trabalho maravilhoso e nós realmente estamos vivendo aquilo que a Palavra fala. “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.” 1 Coríntios 1:9. Estamos vivendo esta co-munhão. Mesmo não estando juntas, mas o Senhor nos tem abençoado. Outro testemunho: as visitas. Não estão podendo visitar as irmãs presencialmen-te, mas temos feito um traba-lho aqui na igreja, um trabatraba-lho de visitas on line e sempre es-tamos visitando irmãs e sendo visitadas, de forma virtual, on line. O Senhor tem operado grandes bênçãos, na Palavra, no louvor, nos dons espirituais. Temos tido experiencias de o Senhor falar para uma irmã no louvor e a Palavra encaixar per-feitamente. São experiências nas quais o Senhor tem ope-rado grandemente em nosso meio. A paz do Senhor Jesus!

Seminário de

Grupos de Louvor e

Instrumentistas

Aconteceu no sábado, 13 de março de 2021, o Seminário para Grupos de Louvor e Ins-trumentistas. O evento teve

seu início às 14 horas e foi trans-mitido ao vivo diretamente dos estúdios da Radio Maanaim, no Plano 100, Vila Velha, estado do Espírito Santo.

A aula inicial compreendeu um período de oração, ministrado pelo Pr. Antônio Carlos Ribeiro. A segunda aula teve o tema “Louvor da Igreja Fiel”, e foi mi-nistrada pelo Pr. Gedelti Guei-ros. Nesta aula, alguns pontos foram ressaltados em relação ao louvor:

“O louvor é um marcador histórico e profético da caminhada da Igre-ja. O louvor, em sua ação, fortale-ce a doutrina em meios as lutas. O louvor consolida o propósito de Deus em salvar o homem.” Pr. Ge-delti Gueiros

A terceira aula, ministrada pelo Pr. Amadeu Loureiro, teve como tema “A música divina na igreja fiel”. Foi mostrado que “o louvor que valoriza o transitó-rio (e não o eterno) ou que se compõe de atos declaratórios (atos exteriores), levam o cren-te a deixar o projeto ecren-terno de salvação”.

A quarta aula foi dada pelo Pr. Marcelo Ferreira. O tema foi ”A lança e a harpa”, mostrando que o espiritual sempre triunfa sobre o carnal. Foi ressaltada a necessidade de os irmãos dos Grupos de Louvor estarem mu-nidos da harpa, de um coração grato (e não da lança) a cada reunião e ensaio.

A quinta aula foi dada pelo Pr. Daniel Moreira cujo tema foi “Um breve histórico do louvor na Obra”. Nesta aula foram apresentadas as experiências proféticas e doutrinárias dos louvores revelados aos servos de Deus.

(14)

Informe Semanal

08 a 14 de março de 2021

Assistência 0800

Durante este período de pan-demia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento

e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 0800-7073076.

As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatís-ticos dos atendimentos reali-zados. Motivo % Espiritual 40,08 Enfermidade 27,46 Familiares 12,62 Vida Secular 5,96 Conjugal 4,02 Outros 3,88 Profissional 3,33 Livramento 1,25 Sentimental 0,83 Litígio Justiça 0,42

Inf. Sobre a ICM 0,14

Total Geral 100

Período de apuração: 07/03 a 13/03/2021 Fonte: Relatório de Assistência ICM -

Plantão 24 horas

A pandemia COVID-19

A situação da evolução da pan-demia do Coronavirus (CO-VID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.

A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a

ne-cessidade de seguir as orienta-ções já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispen-sáveis para o momento. O co-municado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.

Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de

reu-niões com aglomeração, em observância às orientações da-das pelas autoridades sanitá-rias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do qua-dro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Bra-sil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.

Brasil Infectados Curados Enfermos

Total 4.503 3.078 1.288

Exterior Infectados Curados Enfermos

Total 185 93 86

Apuração: 13/03/2021 Fonte: Portal Presbitério - COVID 19

40,08% 27,46% 12,62% 5,96% 4,02% 3,88% 3,33% 1,25% 0,83% 0,42% 0,14% Espiritual Enfermidade Familiares Vida Secular Conjugal Outros Profissional Livramento Sentimental Litígio Justiça Inf. Sobre a ICM

(15)

Agenda da Semana

15 a 21 de março de 2021

Cultos Virtuais

Data: Todos os dias Horário: 20h Local: YouTube

Clique aqui para assistir os cultos

Anunciando o Evangelho Eterno Data: 19/03 (Sexta-feira)

Horário: 21h Local: YouTube

Clique aqui para assistir o programa

Escola Bíblica Dominical Data: 21/03 (Domingo) Horário: 10h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a EBD

Aulas para CIAs

Data: 18/03 (Quinta-feira) Horário: 16h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir as aulas

Transmissão Especial - Exterior Data: 21/03 (Domingo)

Horário: 12h Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

Transmissão Especial - Toda Igreja Data: 21/03 (Domingo)

Horário: 15h Local: YouTube

(16)

Agenda da Semana

15 a 21 de março de 2021

Seminário Internacional - A Palavra Data: 16/03 (Terça-feira)

Horário: 19h Local: YouTube

Clique aqui para assistir o seminário

Semana de Cultos ao Meio Dia Data: 15/03 a 20/03

Horário: 12h

Local: Rádio Maanaim (Web ou App)

Clique aqui para assistir o culto

Oração Ininterrupta - 24 horas Data: 15/03 a 21/03

(17)

Canais Oficiais

Site Oficial da Igreja Cristã Maranata

Você encontra neste site as informações sobre os cultos, Escola Bíblica Dominical, Boletins Informativos, informações sobre os Maanains, e muitas outras informações.

Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata

Neste site, você encontra as informações dos cursos ministrados pelo Instituto, os Boletins da Escola Bíblica Dominical, os temas doutrinários tratados em seminários, além da livraria virtual.

Site de Crianças, Intermediários e Adolescentes

Você encontra neste site as aulas mensais e orientações para o trabalho de crianças, intermediários e adolescentes, além de lou-vores, coletâneas e gestos dos hinos.

Louvor ICM

No site do Departamento de Louvor da Igreja Cristã Maranata são encontrados áudios, partituras e vídeos de hinos com imagens. A história dos hinos e várias animações estão também disponíveis.

Rádio Maanaim

Você encontra no site da Rádio Maanaim os programas, quadros, pedidos de oração, Escola Bíblica Dominical e conteúdos espe-ciais da TV Web.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR CLIQUE AQUI PARA ACESSAR CLIQUE AQUI PARA ACESSAR CLIQUE AQUI PARA ACESSAR CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Referências

Documentos relacionados

Uma hora ela fala o Meu Amado, outra hora Ele fala a minha amada, o meu amor, há um colocação quando Ele fala e quando ela fala, os atos são sempre recíprocos porque em tudo isso

Este projeto (LIAZI et al., 1988) se difere da análise desenvolvida, pois nesse estudo, foram utilizados dados de vazões médias diárias máximas anuais e de vazões

Pretende-se garantir que essa informação é apresentada no RECAPE e não consta só do projeto de execução da linha (assegurando-se que não fica omissa dos elementos

Tenho lido que os santos na glória pisarão ruas de ouro e cristal,?. mas metade da glória celeste jamais se contou ao

- Argumentos humanos e religiosos podem atuar sobre a vida do servo na sua caminha, isto é, no processo da salvação, no sentido de demovê-lo da fé profética que lhe foi dada para

Como a essência do homem depende da conjunção ou da união do espírito com o corpo, senão ele cessa de ser o que é, assim Deus dependeria do devido exercício das

Há 18 anos no mercado, a Anastassiadis Arquitetos destaca-se por desenvolver projetos de arquitetura e design de interiores para as áreas comercial, corporativa,

A revista tem por objetivo informar aos membros da Igreja Cristã Maranata e à sociedade em ge- ral, as ações referentes ao anúncio do evangelho no Brasil e no exterior, as