• Nenhum resultado encontrado

IGREJA CRISTÃ MARANATA PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IGREJA CRISTÃ MARANATA PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ESCOLA BÍBLICA PARA JOVENS E OBREIROS – 20-JUN-2015 - TEMA: A FÉ

ASSUNTO: INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DA SALVAÇÃO TEXTO FUNDAMENTAL: JOÃO CAP. 5:1-15

EM EFÉSIOS 2.8 A PALAVRA VINCULA A SALVAÇÃO À FÉ QUE VEM DE DEUS.

COMENTAR OS ASPECTOS PROFÉTICOS DAS INTERFERÊNCIAS NO EXERCÍCIO DESSA FÉ NO PROCESSO DA SALVAÇÃO, NA EXPERIÊNCIA DO ENFERMO JUNTO AO TANQUE DE BETESDA, NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:

“… É SÁBADO, NÃO TE É LÍCITO LEVAR A CAMA.” VS. 10

“… AQUELE QUE ME CUROU, ELE PRÓPRIO DISSE: TOMA A TUA CAMA, E ANDA.” VS. 11

“… QUEM É O HOMEM QUE TE DISSE: TOMA A TUA CAMA, E ANDA?” VS. 12

“… E ANUNCIOU AOS JUDEUS QUE JESUS ERA O QUE O CURARA.” VS. 15

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida).

===================================================================

OBSERVAÇÕES:

1. Haverá um período de 10 minutos no início da reunião para uma pequena dinâmica em classe;

2. Os textos em itálico são transcrições literais dos estudos recebidos dos grupos de jovens e obreiros.

====================================================================

OBJETIVO DO ESTUDO Mostrar que:

- A fé salvadora vem de Deus;

- Essa fé opera em nós no encontro com Jesus a fim de que aceitemos o chamado;

- A partir do encontro, essa fé que agora nos foi dada, será exercitada no processo da salvação, a fim de que atendamos a voz do Espírito Santo num processo de santificação.

- andar por fé, é andar na obediência ao plano traçado pelo Senhor para a vida do servo: “vai, e lava-te...”

- Argumentos humanos e religiosos podem atuar sobre a vida do servo na sua caminha, isto é, no processo da salvação, no sentido de demovê-lo da fé profética que lhe foi dada para um sistema humano e religioso, que por fim nega a experiência vivida com o Senhor.

====================================================================

INTRODUÇÃO

EM EFÉSIOS 2.8 PAULO VINCULA A SALVAÇÃO À FÉ QUE VEM DE DEUS.

“E Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”.

Efésios 2:8

O apóstolo Paulo nesse texto vincula a fé à graça. A salvação é decorrente da graça, isto é, do favor de Deus. Entretanto, o instrumento que nos liga a esse favor não merecido é a fé.

Portanto, não há salvação sem fé. A graça é a disposição de Deus para salvar e a fé é o

(2)

elemento criado por Deus na eternidade para colocar o homem dentro da graça para sua salvação.

Assim, essa fé não é gerada pelo homem. Não é uma herança religiosa recebida dos antepassados. Essa fé vem de Deus. É um dom de Deus, isto é, uma dádiva.

A fé que vem de Deus alcança o homem em um determinado momento de sua vida quando o Senhor se revela a ele num encontro para a salvação. Ela é dada ao homem no encontro, a fim de que esse homem seja conduzido por ela (pela fé) numa caminhada em santificação para eternidade.

“... pela praça sois salvos...” – isso é Ato da Salvação. “...por meio da fé...” – isso é Processo da Salvação. Por meio da fé: por meio da direção do Espirito Santo.

O homem enfermo junto ao tanque de Betesda em João 5 viveu uma experiência de salvação confirmada no versículo 14, quando Jesus o encontrou no templo e lhe disse que não pecasse mais. Nessa experiência está evidenciada uma manifestação de fé, que ele não tinha, mas que operou em sua vida quando Jesus foi àquele tanque e falou com ele.

Essa fé profética o conduziria agora numa caminhada onde Jesus novamente o encontraria no templo e falaria com ele, conforme o versículo 14, mostrando profeticamente o aspecto dinâmico da salvação num processo no qual Jesus continua falando com o homem, continua se revelando pelo seu Espírito Santo no Corpo para santificação.

Entretanto, algumas interferências ocorreram no sentido de conduzir aquele homem que teve uma experiência com Jesus a um sistema religioso e racional, impedindo que Jesus continue se revelando a ele na caminhada.

===================================================================

COMENTAR OS ASPECTOS PROFÉTICOS DAS INTERFERÊNCIAS NO EXERCÍCIO DESSA FÉ NO PROCESSO DA SALVAÇÃO, NA EXPERIÊNCIA DO ENFERMO JUNTO AO TANQUE DE BETESDA , NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:

“… É SÁBADO, NÃO TE É LÍCITO LEVAR A CAMA.” VS. 10

“Então, os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar a cama”. João 5:10

COMENTÁRIO:

“... É sábado, não te é lícito levar a cama.”

Aquele enfermo teve um encontro com o Senhor Jesus junto ao tanque de Betesda, quando Ele lhe disse: Levanta-te, toma a tua cama, e anda. Houve uma operação de fé vinda de Jesus que o levou a se levantar. Ele creu, pôs-se de pé e partiu em obediência ao que Jesus lhe falou.

A fé gerada nele o conduziria numa caminhada em direção ao templo, conforme o versículo 14.

Ele não partiu para qualquer lugar, mas tomou sua cama e foi o lugar onde o Senhor o encontraria novamente.

Entretanto, alguns judeus religiosos tentaram interferir na caminhada dele usando argumentos para que ele se desviasse do projeto revelado por Jesus (“toma tua cama e anda”) dando ouvidos ao que eles diziam.

O argumento religioso usado aqui foi no sentido de convencê-lo de que a revelação de Jesus

“contrariava a Palavra”, que estava sendo interpretada por eles na letra, dando conta de que Jesus agiu “fora da Palavra”, não observando o sábado.

(3)

ASPECTO PROFÉTICO:

Há muitos argumentos religiosos que comprometem o processo da salvação que alcançou o servo no ato. Argumentos que confrontam a revelação, resultado de uma experiência com Jesus, e a razão religiosa, que interfere na caminha impedimento que as experiências com Ele continuem acontecendo.

- “A Palavra não está sendo seguida”;

- “A doutrina não é teologicamente correta”;

- “Onde está isso na bíblia”.

Porém, o que para eles teologicamente era errado, profeticamente era a verdade. Jesus é o sábado. Ele é o descanso. Caminhar na revelação é descanso para o servo.

Na Obra do Espirito não existem dogmas, nem leis, mas revelação do Espirito Santo.

A preocupação da fé racional é mais com o principio religioso do que com a solução dos problemas das pessoas. A questão era somente argumentar contra aquilo que feria a razão religiosa deles.

===================================================================

“… AQUELE QUE ME CUROU, ELE PRÓPRIO DISSE: TOMA A TUA CAMA, E ANDA.” VS. 11

“Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma a tua cama e anda”. João 5:11

COMENTÁRIO:

“... aquele que me curou...”

Diante do questionamento religioso ele se lembrou da experiência vivida no encontro com Jesus, valorizando-a mais do que a razão religiosa.

Para se defender do argumento que tentou interferir no processo da sua salvação, o enfermo se valeu da experiência que teve com Jesus: entre a razão e a revelação ele ficou com a

revelação. Entre o argumento racional e a experiência pessoal que ele teve com o Senhor, ele ficou com a experiência pessoal.

“... Ele próprio disse: Toma a tua cama e anda.”

A palavra de Jesus estava viva dentro dele. Ele lembrou-se de que Jesus falou com ele. A fé gerada no encontro estava viva no processo, por isso ele mencionou o projeto que Jesus lhe revelou: “Toma tua cama e anda”.

A interferência foi feita ao enfermo e não a Jesus, pois ele estava no processo, ou seja, na caminhada. Essa interferência consistia em levar o enfermo a se desviar da fé no Processo para assim anular o Ato da salvação na vida dele. A forma que escolheu para enfrentar essa interferência foi valer-se da experiência que teve com Jesus.

O argumento da fé racional é para atacar, mas o argumento da fé profética é para se defender.

“Aquele que me curou (ATO) ele próprio me disse: (PROCESSO) levanta-te, toma a tua cama e anda”.

É como se dissesse: “estou fazendo isto não por causa da minha religiosidade, porque se fosse assim, eu estaria ainda lá na beira do tanque aguardando a ajuda de um homem qualquer, mas estou fazendo isso, porque estou sob a palavra daquele que me curou e me salvou”. “Estou no exercício da minha fé, porque a graça dEle se revelou a mim”.

(4)

ASPECTO PROFÉTICO:

Não há argumento religioso que possa contestar a experiência de Salvação do servo. Nossa experiência na caminhada não é decorrente de interpretação teológica da bíblia, nem de doutrinas produzidas por esse tipo de interpretação, mas o processo de salvação se dá em decorrência daquilo que o Senhor Jesus revelou para a caminhada. É Ele quem fala.

A palavra dele permanece viva dentro de nós, porque a fé gerada no encontro está viva no processo, nos levando a obedecê-lo.

A nossa experiência com o Senhor não nos obriga a dar satisfação aos religiosos ou àqueles que nos questionam com sua fé racional e seus argumentos. Estamos vivendo da nossa experiência com aquele que no curou, nos salvou e nos fala. Agora passamos a viver de acordo com o que Ele nos fala e não os argumentos religiosos. O homem estava ali há 38 anos e nenhum religioso fora capaz de dar uma solução ao problema dele.

É muito comum existirem pessoas que passaram muitos anos num grupo religioso e nunca aprenderam tanto do Senhor como quando vêm para a Obra do Espirito Santo.

A nossa experiência com Jesus tem que transmitir isso para as pessoas que vêm para o nosso meio trazendo os argumentos que aprenderam e que só serviam para desvios da fé.

===================================================================

“… QUEM É O HOMEM QUE TE DISSE: TOMA A TUA CAMA, E ANDA?” VS. 12 “Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma a tua cama e anda?”. João 5:12

COMENTÁRIO:

“... quem é o homem que te disse:...”

A pergunta feita colocou Jesus como um homem. Ela poderia induzir aquele homem a pensar que sua experiência foi com “um homem” e não com o Senhor. Assim, a revelação para tomar a cama e andar teria vindo de um homem e não do Senhor.

Quem é o homem que te disse? Para aquele que tem uma experiência com Jesus não é o homem quem fala, mas o Senhor. Para eles era um homem que lhe havia falado, mas para ele era o profeta. Para eles quem falara ao enfermo era um homem, pois eles eram acostumados a ouvir a voz de homens, mas para ele quem lhe falara era a voz de quem vinha de Deus, pois ele vai anunciar-lhes que Jesus se revelou a ele no templo.

ASPECTO PROFÉTICO:

Há muitos argumentos humanos que visam vincular o crente a um líder religioso, ou a uma denominação apenas, a fim de fazê-lo acreditar que ele está numa igreja cujo dono é um pastor, ou um líder, como se o servo estive seguindo um homem.

Quando esse argumento alcança êxito, isto é, se o servo passa a pensar que está seguindo a homens, ou que “homens estão no comando”, a fé fica vulnerável, porque homens podem ser questionados. Aí é possível questionar as revelações.

===================================================================

“… E ANUNCIOU AOS JUDEUS QUE JESUS ERA O QUE O CURARA.” VS. 15

“E aquele homem foi e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara”. João 5:15

(5)

COMENTÁRIO:

“... e anunciou aos judeus:...”

Os argumentos usados para interferir na caminhada daquele homem não alcançaram êxito. Ele seguiu para o templo e lá Jesus o encontrou mais uma vez e se revelou a ele dizendo-lhe que não pecasse mais.

Assim, ele foi e, ao invés de voltar ao pecado, ele testemunhou aos judeus da sua experiência de salvação com Jesus. Testemunhou que sua experiência não se deu com “um homem”, mas com o Senhor Jesus.

Este foi o testemunho daquele enfermo estava no exercício da sua fé e foi essa fé que ele anunciou àqueles que, com seus argumentos tentavam desviá-lo dela.

ASPECTO PROFÉTICO:

Quando a fé profética permanece viva no processo da salvação nenhum argumento racional, ou religioso interfere na caminhada do servo. Ele permanece integrado ao Corpo, onde Jesus está se revelando para sua santificação e da igreja.

Não compactuamos com o pecado, mas testemunhamos a todos à nossa volta da nossa experiência de salvação com Jesus, certos de que não estamos sendo dirigidos por “homens”, mas pela revelação do Espírito Santo.

Deitado na cama é salvação estática, mas carregar a sua cama é salvação dinâmica. Deitado na cama é deixar a vida espiritual se tornar uma rotina. Ele agora tem essa acomodação sob o seu domínio. Os religiosos queriam que ele continuasse acomodado na sua cama. Isso fala de acomodação na fé, mas quem está sob a dinâmica da palavra de Jesus não se acomoda mais na fé. Isso era uma grande mensagem para os que tentaram desviá-lo da fé.

===================================================================

Referências

Documentos relacionados

Uma hora ela fala o Meu Amado, outra hora Ele fala a minha amada, o meu amor, há um colocação quando Ele fala e quando ela fala, os atos são sempre recíprocos porque em tudo isso

Pretende-se garantir que essa informação é apresentada no RECAPE e não consta só do projeto de execução da linha (assegurando-se que não fica omissa dos elementos

As migrações internacionais ( Fatores de Atração X Fatores de Repulsão) A xenofobia A pirâmide etária A janela demográfica A transição demográfica Capítulo 2

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

O objetivo ao realizar este trabalho foi analisar a materialização da Tecnologia Assistiva (TA) na agenda decisória do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e

Na categoria Infantil (tabela 4), encontramos diferenças significativas entre os grupos vivência e atleta respectivamente para as variáveis peso, estatura, IMC, %Gordura, salto

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das