• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA ANIMAL: Equinos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA ANIMAL: Equinos"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA ANIMAL: Equinos

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO EM 2017

Vigência deste Edital: 11 de outubro de 2016 a 31 de março de 2017

O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Medicina Animal (PPGMAE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de acordo com o Regimento Interno e por deliberação da Comissão de Pós-graduação, comunica a abertura do processo seletivo para ingresso no Curso de Mestrado e Doutorado em Medicina Animal: Equinos, com ingresso em março de 2017, o qual será regido pelas normas a seguir:

I - Das Vagas

Art. 1º As vagas de que trata o presente Edital serão em número de 15 para o nível de mestrado e 8 para doutorado, que podem, ou não, serem preenchidas em sua totalidade.

Art. 2º O preenchimento das vagas para cada orientador obedecerá à ordem de classificação geral dos candidatos de acordo com os critérios estabelecidos para o Processo de Seleção, não implicando necessariamente o preenchimento de todas as vagas oferecidas.

II - Da Inscrição

Art. 3º As inscrições de que trata o presente Edital serão realizadas no período de 11 de outubro a 11 de novembro de 2016 na Secretaria do PPGMAE, sito à Av. Bento Gonçalves, 9090, prédio 42601, 1o andar, no horário compreendido entre 09:00 e 16:00, ou, ainda, através do envio da documentação pelo correio, que deverá ser postada até a data limite de encerramento do prazo para submissão da proposta, via SEDEX para o endereço: Av. Bento Gonçalves, 9090 – PPGMA:

(2)

Equinos, Faculdade de Veterinária, CEP 91540-000, Porto Alegre, RS, no período correspondente ao da inscrição.

Art. 4º Para a admissão tanto no Mestrado como no Doutorado, o candidato que possuir vínculo empregatício (inclusive vinculado à UFRGS), deverá apresentar declaração da instituição concordando com sua realização.

Parágrafo 1º Documentos exigidos para a inscrição de alunos brasileiros e estrangeiros:

1. ficha de inscrição (www.ufrgs.br/ppgmaequinos/ingresso/formularios)

assinada com a indicação prévia do Orientador desejado (Anexo 1); 2. comprovante de conclusão ou de matrícula no último semestre do curso

de graduação (obrigatório para todos os inscritos); ou diploma de Mestrado (fotocópia) ou atestado de que está concluindo (facultativo para os inscritos no Doutorado).

3. cópia do histórico escolar do curso de graduação (obrigatório para todos os inscritos) ou do curso de mestrado (facultativo para os inscritos no Doutorado);

4. cópia da carteira de identidade, Registro Nacional de Estrangeiros ou Passaporte;

5. cópia do CPF (candidatos estrangeiros estão isentos, devendo apresenta-lo na matrícula se forem selecionados);

6. curriculum vitae no formato Lattes/CNPq; 7. uma fotografia 3X4;

8. duas cartas de referência, modelo disponível no sítio www.ufrgs.br/ppgmaequinos/ingresso/formularios;

9. comprovante de pagamento (original) da taxa de inscrição através de guia de recolhimento da União no valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais); 10. para candidatos com vínculo empregatício, declaração de concordância

da instituição empregadora com a realização da pós-graduação.

Parágrafo 2º A taxa de inscrição será recolhida através de Guia de Recolhimento da União, disponível no sítio

(3)

http://www.ufrgs.br/ppgmaequinos/ingresso/pagamento-inscricao/guia-de-recolhimento-da-uniao.

Parágrafo 3º Os pedidos de isenção da taxa de inscrição serão recebidos no período de 11 a 20 de outubro de 2016, por meio do preenchimento do formulário de isenção da inscrição, disponível no sítio do Programa: www.ufrgs.br/ppgmaequinos/ingresso/formularios

Parágrafo 4º Solicitações de acessibilidade, para candidatos portadores de necessidades especiais, deverá ser solicitado por ofício e encaminhado junto aos documentos de inscrição.

Art. 5º As inscrições serão homologadas pela Comissão de Pós-Graduação, após verificar o atendimento das orientações deste Edital e divulgadas no mural da secretaria da pós-graduação..

Art. 6º O material de inscrição dos candidatos não selecionados deverá ser retirado junto à secretaria do PPGMAE até o prazo máximo de 30 dias após a divulgação dos resultados, a partir do qual o material será descartado.

III - Da Seleção

Art. 7º O candidato cuja inscrição tiver sido homologada será submetido ao Processo de Seleção que constará das seguintes etapas:

1) Análise de currículo, entrevistas e prova de conhecimentos, a serem realizadas no dia 22 e 23 de novembro de 2016, no REPROLAB, prédio 42708, Faculdade de Veterinária UFRGS, Bento Gonçalves 9090, Porto Alegre;

2) A prova de conhecimentos iniciará dia 22 de novembro às 9:00 h e terá três horas de duração

3) A divulgação do horário das entrevistas será realizada no momento da entrega da prova escrita.

4) A Comissão de Pós Graduação do PPGMAE divulgará a relação dos aprovados em 2 de dezembro de 2016, na página do programa - www.ufrgs.br/ppgmaequinos;

(4)

5) Eventuais recursos serão recebidos pela Secretaria do PPGMAE até o dia 15 de dezembro de 2016 às 16:00;

6) Entre os dias 5 e 13 de dezembro os candidatos poderão solicitar os resultados de sua prova de conhecimento e de sua análise de currículo pelo mail: ppgma-equinos@ufrgs.br.

7) Os resultados finais da seleção serão divulgados na página do PPGMAE no dia 16 de dezembro de 2015.

A Prova escrita de conhecimentos será responsável por 60% da nota final; a entrevista individual, por 20% e a análise do currículo pelos 20% restantes. A entrevista individual considerará de forma primordial a postura, a articulação, e a motivação para a realização da pós-graduação. A análise de currículo avaliará a produção científica de artigos relacionados com a área e classificados no Qualis, os trabalhos apresentados em congressos da área, a experiência didática, a experiência profissional e estágios relacionados com a área. As cartas de referência serão consideradas na avaliação global do candidato. O candidato será aprovado na prova escrita com grau mínimo igual ou superior a 5,0 (cinco vírgula zero).

Parágrafo 1º - Os temas e conteúdos da prova de conhecimentos para seleção dos candidatos e as bibliografias recomendadas encontram-se discriminadas no Anexo 2.

Parágrafo 2º - O preenchimento das vagas obedecerá à ordem de classificação. Em caso de empate na média final, a classificação dos candidatos será decidida pela maior pontuação no Curriculum Vitae

Art 8º - CRONOGRAMA

ATIVIDADE DATA

Inscrições 11/10 a 11/11/2016

Solicitação de Isenção de Taxa 11/10 a 20/10/2016 Divulgação dos pedidos de Isenção 31/10/16

(5)

Prova Escrita e Entrevista 22/11a 23/11/2016 Resultado Preliminar 02/12/2016

Prazo de solicitação de conceitos da

Prova Escrita e da Entrevista 3/12 a 13/12/2016 Recursos da Seleção 03/12 a 15/12/2016

Resultado Final 16/12/2016

Prazo de Vigência do Edital 31/03/2017

IV - Do Ingresso

Art. 9º Os candidatos selecionados deverão efetuar matrícula presencial, na secretaria do PPGMAE no período a ser divulgado no site do Programa até fevereiro de 2017, de acordo com calendário aprovado pela Comissão de Pós-Graduação.

Art. 10º Os dados necessários para a matrícula estarão à disposição dos candidatos selecionados junto à secretaria do PPGMAE.

Parágrafo único. Qualquer informação presente no currículo que não esteja devidamente documentada não será considerada para efeitos da pontuação e classificação a que se refere o presente artigo.

Porto Alegre, 25 de setembro de 2016.

Prof. Ricardo Macedo Gregory

(6)

Anexo 1

PROFESSORES ORIENTADORES E SUAS LINHAS DE PESQUISA

Linha de Pesquisa - Fatores que afetam o desempenho atlético dos Equinos

Prof. Dr. Carlos Afonso de Castro Beck. Prof. Dr. Eduardo Malschitzky.

Prof. Dr. João Antonio T Pigatto Prof. Dr. Marcelo Meller Alievi.

Prof. Dr. Paulo César de Faccio Carvalho. Prof. Dr. Petra Garbade.

Linha de Pesquisa - Fisiopatologia e Biotécnicas da Reprodução Equina Prof. Dr. Adriana Pires Neves.

Prof. Dr. Eduardo Malschitzky. Prof. Dr. Mara Iolanda Rubin.

Prof. Dr. Maria Inês Mascarenhas Jobim. Prof. Dr. Nélson Alexandre Kretzmann Filho Prof. Dr. Paulo César de Faccio Carvalho. Prof. Dr. Ricardo Macedo Gregory.

Prof. Dr. Rodrigo Costa Mattos. Prof. Dr. Sandra Fiala Rechsteiner.

(7)

Anexo 2

TEMAS E CONTEÚDOS DA PROVA DE CONHECIMENTOS PARA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS AO PPGMA-Equinos

Sanidade Equina

Manejo do Cavalo Atleta

Criação, Manejo e nutrição de Equinos Interface Planta-Animal

Biotécnicas da Reprodução Tecnologia do Sêmen

Fisiopatologia da Reprodução do Macho e da fêmea

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

BRINSKO, S.P.; BLANCHARD, T.L.; VARNER, D.D.; SCHUMACHER, J.; LOVE C.C.; HINRICHS, K.; HARTMAN, D. Manual of equine reproduction. 3rd ed. Maryland Heights: Mosby Elsevier, 2011

BROWN, C.M.; BERTONE, J.J. Consulta veterinária em 5 minutos – espécie equina. São Paulo: Manole, 2000.

BUTLER, J.A.; COLLES, C.M.; DYSON, S.J.; KOLD, S.E.; POULOS, P.W. Clinical radiology of the horse. Berlin: Blackwell, 1995

CLAYTON, H.; FLOOD, P .F.; ROSENTSTEIN, D.S.. Clinical anatomy of the horse. Philadelphia: Mosby, 2005

CUPPS, P. T. Reproduction in domestc animals. 4 ed. New York: Academic Press, 1991.

(8)

DZIUK, P.J.Ç WHEELER, M. Handbook of methods for study of reproductive physiology in domestic animals. Urbana: University of Illinois, 1991.

FAHEY, G.C. (Ed.). Forage quality, evaluation and utilization. Based on the National Conference on Forage Quality, Lincon: American Society of Agronomy. 1994.

FORBES, J.M. Voluntary food intake and diet selection in farm animals. Wallingford: CAB International, 1995.

FRAME, J. (Ed.). Grazing. Hurley: British Grassland Society. 1986. (Occasional Symposium no 19).

FRASER, A.F. The behavior of the horse. New York: Cabi – Publishing, 2001 GINTHER, O.J. Ultrasonic imaging and reproductive events in mare. Cross Plains: Equiservices, 1986

GINTHER, O.J. Reproductive biology of the mare: basic and applied aspects. Cross Plains: Equiservices, 1992. 642p.

GINTHER, O.J. Ultrasonic imaging and animal reproduction: color-doppler ultrasonography. Cross Plains: Equiservices, 2007.

HAFEZ, E. S. Reprodução animal. 7. ed. São Paulo: Manole, 2004, 513p. HEITSCHMIDT, R.K., STUTH, J.W. Grazing management: an ecological perspective. Oregon: Timber Press, 1991.

HIMCHLIFF, K.W.; KAMEPS, A.J.; GEOR, R.J. Equine sports medicine and surgery. Philadelphia: W.B. Saunders, 2005

HODGSON, D.R.; ROSE, R.J. The atletic horse. Philadelphia: W.B. Saunders, 1994.

HODGSON, J. Grazing management: science into practice. New York: Longman Handbooks in Agriculture, 1990b.

HODGSON, J., ILLIUS, A.W. (Eds.). The ecology and management of grazing systems. Wallingford: CAB International, 1996.

HORN, F.P. et al . Grazing-lands research at the plant-animal interface. Arkansas: Winrock International. 1987.

(9)

HUGHES, R.N. (Ed.). Behavioral mechanisms of food selection. Berlin: NATO ASI Series, 1990.

HUGHES, R.N. (Ed.). Diet selection: an interdisciplinary approach to foraging behavior. Oxford: Blackwell Scientific Publications, 1993.

MANN, T.; LUTWAK-MANN,C., Male reproduction and semen. New York: Springer Verlag, p. 23-28, 1981.

MCILWRAITH, C.W. Diagnosis and cirurgical arthroscopy in the horse. London: Lea & Febiger, 1990.

McKINNON, A O.; VOSS, J. L: Equine reproduction, Philadelphia: Lea & Febiger,.1992.

McKINNON, A O.; SQUIRES, E.L.; VAALA, W.E.; VOSS, J. L: Equine reproduction. 2nd ed. West Sussex: Wiley-Blackwell, 2011

MILLS, M, D.; NANKERVIS, K. Equine behavior: principles & practice. Iowa: Blackwell Publishing, 1999.

MORROW, Current therapy in theriogenology 2. Philadelphia: W.B. Saunders, 1992. p.635 - 792

MUELLER, R.S. Dermatologia para veterinários de equinos. São Paulo: Roca, 2007.

NICOL, A.M. (Ed.). Livestock feeding on pasture. Hamilton: New Zealand Society of Animal Production, 1987, (Occasional publication, no10).

REED, S.M.; BAYLY, W.M. Medicina interna equina. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

REEF, V.B. Equine diagnostic ultrasound. Philadelphia: W.B. Saunders, 1998

ROBINSON, N.E. Current therapy in equine medicine 2. 2nd ed. Philadelphia: W.B. Saunders, 1987.

ROBINSON, N.E. Current therapy in equine medicine 3. 3rd ed. Philadelphia: W.B. Saunders, 1993.

ROBINSON, N.E. Current therapy in equine medicine 4. 4th ed. Philadelphia: W.B. Saunders, 1997.

(10)

ROBINSON, N.E. Current therapy in equine medicine 5. 5th ed. Philadelphia: W.B. Saunders, 2003.

ROBINSON, N.E.; SPRAYBERRY,K.A. Current therapy in equine medicine 6. 6th ed. Saint Louis: Saunders Elsevier, 2009

SAMPER, J. C. Equine breeding management and artificial insemination. Philadelphia: W.B. Saunders, 2000.

SAMPER, J. C.; PYCOCK, J.F.; MCKINNON, A.O. Current theraphy in equine reproduction. Saint Louis: Saunders Elsevier, 2007.

SNAYDON, R.W. Managed grassland: analitical studies. Amsterdam: Elsevier, 1987.

SPIERS, V.C. Exame clínico de equinos. Porto Alegre: Artmed, 1999.

STASHAK, T.S. Claudicação em equinos segundo adams 5 ed. São Paulo: Roca, 2007.

TRHIBAULT, C.; LEVASSEUR, M-C.; & HUNTER R.H.F. Reproduction in mammals and man. 1st ed. Paris: Ellipses, 1993.

VARNER, D.D.; SCHUMACHER, J.; BLANCHARD, T.L.; JOHNSON, L. Diseases and management of breeding stallions. Goleta: American Veterinary Publications. 1991. 349p.

Periódicos

Animal Reproduction Science Theriogenology

Equine Veterinary Journal Equine Veterinary Education

Referências

Documentos relacionados

Com o propósito de enfatizar a afri- canidade, o carnaval brasileiro enveredou por um caminho sem volta que se tornou estrutural e determinado pelo samba, espa- lhando-se

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

base quadrada. Ao seu redor, cada um produz um campo magnético cujas linhas se assemelham ao desenho esquematizado. Suficientemente distantes um do outro, os ímãs são cortados

Em ambos os casos, o Comitê de Exame de Substâncias Químicas examinará o conteúdo das notificações (para as substâncias químicas proibidas ou estritamente regulamentadas)

Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da aula prática laboratorial para a formação de alunos do curso técnico em análises clínicas de uma

 Ao  final  do  curso  o  aluno  deverá  ser  capaz  de  modelar  e   descrever  fenômenos  aleatórios,  usando  técnicas  probabilísticas  e  descritivas;;

O hóspede deverá apresentar-se no aeroporto 2 (duas) horas antes do horário previsto para o embarque em vôo nacional e 3 (três) horas antes do horário previsto para o embarque em vôo

Foi realizada avaliação, composta por dois testes que avaliam a mobilidade funcional, nomeados Short Physical Performance Battery (SPPB) e Timed up and go (TUG); avaliação