• Nenhum resultado encontrado

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE TURISMO (Currículo iniciado em 2013)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE TURISMO (Currículo iniciado em 2013)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE TURISMO (Currículo iniciado em 2013)

ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS TURÍSTICOS 68 h/a 1636/I

A função dos recursos humanos. A função de vendas. A função de marketing. A função de logística aplicada ao turismo. A função financeira. Planejamento e projetos de empresas de turismo. Os recursos financeiros. Empresas de turismo. Fontes de Financiamento de projetos turísticos. Algumas técnicas financeiras aplicadas à empresas de turismo. Elaboração orçamentária.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 68 h/a 1646/I

Introdução à teoria geral de custos: conceitos básicos, classificações e nomenclatura. Esquema básico de custos. Administração do capital de giro, do caixa, contas a receber, estoques. Fonte de recurso a curto prazo. Planejamento financeiro a longo e curto prazo.

AGÊNCIAS DE VIAGENS E TRANSPORTES 102 h/a 1647/I

Agência de turismo - Legislação vigente, conceituação, aspectos históricos, classificação, tipologia, particularidades e a importância das agências no desenvolvimento do turismo. Funcionamento e estrutura organizacional. Principais atividades e serviços. Sistemas operacionais utilizados pelas agências de turismo. Procedimentos para a abertura e gestão de uma agência. Relação agente/cliente. O papel do agente como consultor de viagens. Órgãos fiscalizadores das agências. Perspetivas e realidades da atividade. Tipos de transporte utilizados pelo turismo. Transporte turístico e seus instrumentos. O transporte e suas interferências no fluxo de turistas. Estrutura e funcionamento do sistema de transporte do Brasil. Serviços e equipamentos, operações básicas e segmentação de mercado. Tendências atuais e futuras nos serviços de transportes no Brasil e no mundo.

ALIMENTOS E BEBIDAS 68 h/a 1655/I

Introdução à história e evolução da gastronomia. Importância da gastronomia na composição da oferta turística de um município. Tipos de estabelecimentos, serviços, equipamentos e atendimento. Organograma das áreas de produção e consumo de alimentos e bebidas em restaurantes, hotéis, bares e outros estabelecimentos. Introdução ao serviço de cozinha. Utilização de equipamentos e utensílios. Mise-en-place. Planejamento e elaboração de cardápios. Aspectos culturais da culinária brasileira e internacional. Gastronomia regional. A gastronomia como atrativo turístico.

ASPECTOS SOCIOLÓGICOS DO TURISMO 68 h/a 1627/I

Fundamentos da Sociologia Clássica: concepções de sociedade, relações sociais e indivíduo. Turismo como fenômeno da sociedade capitalista: história e impactos sociais do Turismo. Turismo e Lazer. Pesquisa em Sociologia do Turismo.

DIREITO E ASPECTOS JURÍDICOS 68 h/a 1637/I

Estudo e Análise dos seguintes aspectos da Ciências do Direito aplicáveis ao Turismo, sobretudo aqueles relacionados à gestão de empreendimentos turísticos: Sujeitos de Direito: Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Direito Societário: Empresa e Empresário; Estabelecimento; Responsabilidade dos Sócios; Principais Espécies Societárias. Contratos: Teoria Geral dos Contratos. Principais Espécies Contratuais aplicáveis à Gestão de Empreendimentos Turísticos. Código de Defesa do Consumidor.

ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TURÍSTICOS 102 h/a 1648/I

Elaboração de projetos na área de Turismo. As etapas de um projeto. O estudo do mercado. A análise financeira: custos e receitas. Projeção de resultados. Investimentos e financiamentos. O processo de tomada de decisão. Caso prático: projeto turístico. Plano de negócios.

ELABORAÇÃO DE ROTEIROS TURÍSTICOS 68 h/a 1649/I

Introdução às técnicas de elaboração de roteiros. A importância da segmentação para a elaboração de roteiros. Tipos e características dos roteiros. Seleção de atrativos e equipamentos turísticos na elaboração de roteiros, conforme o público alvo. Planejamento, organização e execução de roteiros turísticos. Tendências de destinos turísticos nacionais e internacionais e seus atrativos. Planejamento de custos e orçamentos para roteiros.

(2)

EMPREENDEDORISMO 68 h/a 1650/I

Antecedentes históricos da ação empreendedora. Conceitos inerentes ao empreendedorismo. Tipologias e características do empreendedorismo. Processo empreendedor. Plano de negócio.

ENTRETENIMENTO E TURISMO 68 h/a 1656/I

O tempo de lazer: funções e atividades. História e evolução do entretenimento. Estrutura, conceitos, planejamento, operação e gestão do entretenimento. Parques temáticos, feiras mundiais, cinema, atividades recreativas e cultura de massa. O entretenimento no contexto das sociedades pós-industriais e das novas tecnologias de telecomunicações. O papel do bacharel em turismo nas atividades ligadas ao entretenimento. Tendências e perspectivas.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TURISMO I 136 h/a 1651/I

Legislação, conceitos, tipologias e objetivos de estágio. Áreas de estágio na atividade turística. Situação do mercado de trabalho. Perfil e conduta profissional exigida. Regulamento de Estágio. Convênios, termos e seguros. Elaboração do projeto e plano de estágio.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TURISMO II 68 h/a 1657/I

Aplicação dos conhecimentos teóricos por meio da prática em atividades nas áreas afins do curso. Elaboração de relatórios das atividades desenvolvidas durante o estágio. Discussão e apresentação dos resultados do estágio em eventos.

ESTATÍSTICA APLICADA AO TURISMO 68 h/a 1639/I

Amostragem, representação tabular e Gráfica, Medidas de Posição e Dispersão, Probabilidade, Distribuições de Probabilidade, Análise de Regressão e Correlação, Estudos de caso em Turismo.

GEOGRAFIA 68 h/a 1628/I

Geografia e Turismo: as abordagens do Turismo e do lazer pela geografia; as possibilidades de leituras pela geografia (para o turismólogo). Fundamentos para compreensão da paisagem geográfica natural e a atividade turística: aspectos geológicos "sítios"; condições e sazonalidades climáticas; geomorfologia e a hidrogeografia; biogeografia. O turismo como fenômeno social e suas implicações na produção e organização do espaço geográfico. O Turismo e a ordenação espacial: habitat rural; funções e ralações das cidades; economia espacial. Identidades espaciais e o turismo: mito, ócio ou necessidades dos deslocamentos espaciais. A conformação da paisagem sócio-espacial e o turismo.

GESTÃO DE PESSOAS 68 h/a 1638/I

Planejamento de gestão de pessoas. Descrição, classificação e avaliação de cargos. Recrutamento. Seleção. Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Avaliação de desempenho. Remuneração: fixa, variável, por competência. Benefícios sociais.

INSTRUMENTOS DE ORIENTAÇÃO DE PLANEJAMENTO TURÍSTICO 102 h/a 1640/I

Cartografia conceitos e definições. Semiologia gráfica e comunicação cartográfica na atividade turística. Introdução ao geoprocessamento e sua aplicação no processo de orientação e planejamento turístico. Coleta de dados em campo com equipamentos. Processamento de dados em laboratório e softwares.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO TURISMO 102 h/a 1629/I

História e evolução do turismo. Conceitos, escolas e a relação com outras ciências. Tipologia e formas de turismo. Terminologia e classificação turística. Tipos de equipamentos e serviços turísticos. Infra-estrutura turística. Importância dos órgãos oficiais de turismo (públicos e privados)e as políticas por eles adotadas. Componentes estruturais, institucionais e operacionais do turismo, o sistema turístico e sua composição. Visão do curso, de profissão e ofertas. Turismo como estudo interdisciplinar. As variáveis do fenômeno turístico, suas relações de causa e efeito. O ensino e a pesquisa no turismo: possibilidades e limitações. Potencialidades e perspectivas da atividade turística.

(3)

A leitura e a escrita na Universidade: condições de produção da leitura e da escrita de textos acadêmicos. Gêneros e tipos textuais: estrutura e funcionamento. Prática de leitura e produção de diferentes gêneros textuais. fatores de textualidade. Revisão e reescrita orientada dos textos produzidos. Adequação gramatical e vocabular.

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS 68 h/a 1630/I

Concepções de linguagem, comunicação, texto, leitura e escrita. Noções fundamentais de coesão, coerência, clareza, informatividade e adequação na produção de diferentes gêneros textuais. Análise de textos relacionados à prática profissional. Revisão e reescrita orientada dos textos produzidos. Tópicos de escrita da norma padrão. Redação técnica.

LÍNGUA ESTRANGEIRA – ESPANHOL INSTRUMENTAL 68 h/a 1642/I

Fundamentos básicos da Língua Espanhola Contemporânea. Instrumentação técnica para a compreensão e produção oral e escrita na Língua, aplicadas a temas relacionados com o Turismo.

MEIOS DE HOSPEDAGEM 102 h/a 1643/I

História, evolução e definições. Tipologia dos meios de hospedagem. Categorização do produto hoteleiro, qualidade em serviços e atendimento ao cliente. Padrões de hotéis, e cadeias hoteleiras. Aspecto do mercado e particularidades do ramo. Turismo e Hotelaria no Brasil. Formas de administração: franchising, empresas familiares. Tipologia de Uhs. Tipos de ocupação. Estrutura organizacional do hotel. Evolução e tendências da hotelaria no Brasil e no mundo. Comunicação interdepartamental. Departamentalização: cargos e atividades. Organograma e fluxo de trabalho. Estrutura e organização.

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA APLICADA AO TURISMO 68 h/a 1631/I

Conceito e concepção de ciência. Distinção dos tipos de conhecimento. Conceituação de metodologia e pesquisa científica. A necessidade da produção científica na Universidade. Métodos e técnicas de pesquisa. Textos técnicos e outros. Produção de textos. Passos para a elaboração de projetos. Elaboração e execução de trabalhos científicos.

PATRIMÔNIO TURÍSTICO 68 h/a 1658/I

Introdução aos conceitos de patrimônio. Patrimônio turístico. O patrimônio turístico cultural. O patrimônio turístico ambiental. As cartas de proteção patrimonial. Os órgãos de proteção patrimonial nacionais e internacional e os patrimônios turísticos. Interpretação patrimonial e turismo. Preservação versus conservação do patrimônio. Leis e ações públicas de incentivo à proteção do patrimônio. Patrimônio Turístico do Brasil com ênfase no Paraná.

PLANEJAMENTO DO TURISMO EM ÁREAS NATURAIS 102 h/a 1652/I

Crise ambiental e o surgimento do Turismo Alternativo. Demanda turística por áreas naturais. Degradação e impactos ambientais do turismo no espaço rural. Conceitos e fundamentos do ecoturismo, do turismo rural e de aventura. Perspectivas para a atividade turística em áreas naturais na região centro-sul paranaense. Áreas naturais protegidas e unidades de conservação. Comunidades tradicionais e o ecoturismo. Planos de Manejo e zoneamento ambiental. Metodologias de planejamento ambiental: uso e controle do ambiente. Planejamento de trilhas e infra-estrutura em áreas naturais.

PLANEJAMENTO DO TURISMO EM ÁREAS URBANAS 102 h/a 1653/I

Formação das Cidades, a dinâmica urbana em suas dimensões social, cultural, ambiental e econômica. Paisagem urbana e turística. Planejamento urbano: a questão metodológica para a elaboração de planos. A teoria do espaço turístico. Planificação do espaço turístico urbano. Planejamento turístico regional.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS 102 h/a 1644/I

História e evolução do setor, conceitos básicos, classificação e tipologias. O mercado de eventos; oportunidades e o perfil do organizador. Técnicas de planejamento e organização dos diversos tipos de eventos - controle, execução e avaliação. Técnicas de elaboração de projetos para obtenção de recursos. Os eventos como ferramenta de comunicação. Cerimonial, Protocolo e Etiqueta. Legislação específica.

(4)

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TURISMO 102 h/a 1645/I

Planejamento: conceitos, princípios, dimensões e classificações. História e evolução e evolução do Planejamento Turístico. Terminologia. Conceito de plano, programa e projeto. Planejamento como instrumento de desenvolvimento turístico. Organização estrutural público e privado do turismo. Componentes estruturais, institucionais e operacionais do turismo. Política e planejamento turístico no Brasil. Planejamento turístico sustentável. Planejamento turístico participativo. Planejamento turístico regional. Planejamento turístico municipal.

PRÁTICA E ÉTICA NO TURISMO 68 h/a 1632/I

Conceito e princípios éticos. Ética no estudo do Turismo. Código global de ética para o turismo. Código de Ética do Bacharel em Turismo. Estudos de caso.

PROMOÇÃO TURÍSTICA 102 h/a 1659/I

Conceitos. A promoção como fator de desenvolvimento para produtos e serviços turísticos. Particularidades do produto turístico. Objetivos, estratégias, táticas e planos de ações. Segmentação e comportamento do consumidor. Pesquisa de Mercado. Veículos de comunicação. Networking.

RELAÇÕES DO MERCADO TURÍSTICO 102 h/a 1633/I

Compreensão básica de microeconomia aplicadas aos estudos turísticos. Análise das relações econômicas nos processos de tomada de decisão dos consumidores e produtores que atuam no mercado turístico. Estudo dos principais agregados macroeconômicos e o comportamento do mercado turístico de bens e serviços turísticos. Balança de pagamento no setor turístico. Compreensão dos impactos decorrentes da política econômica sobre o setor de Turismo. Fundamentos econométricos aplicados ao Turismo. Noções de Finanças Públicas voltadas ao turismo.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 68 h/a 1654/I

Diferentes tipos de trabalhos científicos. Metodologia de estudo. Estudo e aplicação das normas técnicas para elaboração de um trabalho de conclusão de curso de graduação. Fases de elaboração de um projeto de trabalho de conclusão de curso de graduação. Fases da elaboração de uma fundamentação teórica para trabalho de conclusão de curso de graduação.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 34 h/a 1660/I

Orientação quanto às normas para elaboração de um trabalho científico, quanto à utilização de equipamentos audiovisuais e de multimídias. Orientação para a apresentação oral.

TURISMO CULTURAL 136 h/a 1634/I

Introdução aos conceitos de cultura. Cultura como conceito antropológico. A Cultura Brasileira e o Turismo. Aspectos étnicos e raciais do Brasil. Cultura e mundanidade. O turismo como fenômeno cultural. A experiência turística na cultura contemporânea. Análises das relações entre turistas e culturas locais. Turismo, etnicidade e identidade. Turismo e legado cultural material e imaterial. Folclore e turismo. Artesanato e turismo. Os museus e o turismo. Destinos turísticos culturais do Paraná com ênfase na região Centro-Sul. Contemporaneidade e atualização dos objetos turísticos de natureza histórica-cultural. Formação histórica do Brasil e do Paraná e o turismo. Inventário da documentação bibliográfica de atrações turísticas regionais. Análise de roteiros históricos – culturais regionais.

TURISMO E MEIO AMBIENTE 68 h/a 1635/I

O meio ambiente natural e construído; conceitos fundamentais em ecologia e suas relações com o turismo; principais impactos do turismo; preservação de espécies, biodiversidade e geodiversidade e sua correlação com o turismo, gestão ambiental; saneamento ambiental em localidades turísticas; tópicos especiais.

(5)

DISCIPLINAS OPTATIVAS

FINANÇAS PÚBLICAS NO TURISMO 68 h/a 1661/I

Aspectos Gerais sobre Finanças Públicas. Projetos de leis (PPA, LDO e LOA). Planejamento Participativo. Leis 4.320/64 e Lei de Responsabilidade Fiscal. As dimensões dos processos de planejamento turístico e as políticas públicas de turismo. As políticas públicas de turismo no Brasil e no estado do Paraná. A dimensão espacial do turismo e as políticas públicas recentes: municipalização e regionalização. A legislação do turismo no Brasil.

INTRODUÇÃO A ENOLOGIA 68 h/a 1662/I

Histórico da Enologia. As variedades de uvas, países produtores, Níveis de Qualidade dos vinhos, Vitivinicultura realidades e perspectivas. Serviços e degustação de vinhos. Harmonização.

LIBRAS 68 h/a 1663/I

Noções básicas de LIBRAS com vistas a uma comunicação funcional entre ouvintes e surdos. LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS INSTRUMENTAL 68 h/a 1664/I

Fundamentos básicos da Língua Inglesa Contemporânea. Instrumentação técnica para a compreensão e produção oral e escrita na Língua, aplicadas a temas relacionados com o Turismo.

SISTEMA TURÍSTICO 68 h/a 1665/I

Conceituações e definições do Sistema Turístico. Dimensão do Sistema Turístico. Estrutura do Sistema Turístico. Dinâmica do Sistema Turístico. Instrumentação e operacionalização do Sistema Turístico.

TÓPICOS ESPECIAIS EM TURISMO 68 h/a 1666/I

Conteúdos relacionados a tendências, realidades e acontecimentos atuais que venham a influenciar e a determinar novos paradigmas na atividade do turismo, como: novos segmentos, formas de planejamento e organização, teorias, metodologias, libras aplicada ao turismo, entre outros.

TURISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL 68 h/a 1667/I

Fundamentação Conceitual de Desenvolvimento Econômico. Geografia do Desenvolvimento Econômico. Teorias do Desenvolvimento Econômico. Contextualização Espacial do Desenvolvimento. Dimensões Geográfica, Econômica, Cultural e Organizacional do Turismo. Elementos do Desenvolvimento do Turismo Regional. Gestão dos Indicadores do Desenvolvimento do Turismo Regional. Globalização, Blocos Econômicos e Turismo.

(6)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE TURISMO (Currículo iniciado em 2004) ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS TURÍSTICAS (0376/I) C/H 102

A evolução da Administração como Ciência. Funções da Administração. Funções do Administrador. A Função Recursos Humanos. A Função de Vendas. A Função de Marketing. A Função de Logística Aplicada ao Turismo. A Função Financeira. Planejamento e Projetos de Empresas de Turismo. Os recursos financeiros. A composição do Capital Social. Crédito e Cadastros. Fontes de Financiamento. Empresas de Turismo e 3º Setor. Fontes de Financiamento de projetos turísticos. Algumas Técnicas Financeiras aplicadas à Empresas de Turismo. Elaboração Orçamentária.

AGENCIAMENTO (0384/I) C/H 102

Diferença de agencia e operadora de viagens. Conceituação caracterização, aspectos históricos, classificação, tipologia e a importância das agencias no desenvolvimento do turismo. Funcionamento e estrutura organizacionais e operacionais das agencias no panorama nacional e internacional. Segmentação de Mercado. Serviços e produtos das agencias. Internet versus. Agencia. Código e terminologias usadas pelos agentes de viagens. Sistemas de reservas de serviços. Procedimento para a abertura e gestão de uma agencia. Órgãos fiscalizadores das agencias. Transportes. Agencias como prestadoras de serviços para o turismo emissivo e receptivo. Relação agente e cliente. O papel do agente como consultor de viagens. Perspectivas e realidades das agencias.

ASPECTOS ECONÔMICOS DO TURISMO (0377/I) C/H 68

Interpretação econômica do turismo: conceitos econômicos para análise da organização e eficiência do mercado turístico, estratégias de políticas governamentais para os recursos naturais e ambientais com vistas ao turismo. Políticas creditícias e de incentivos fiscais para o turismo. Comportamento geral do mercado turístico brasileiro. Turismo internacional: câmbio, impacto do balanço de pagamento, políticas restritivas. Políticas creditícias e de incentivos fiscais para o turismo. Os aspectos econômicos regionais para o desenvolvimento e sustentabilidade do turismo no aspecto político, social e ambiental.

CIÊNCIAS DO AMBIENTE (0688/I) C/H 102

A crise ambiental. O desenvolvimento econômico e suas relações com o meio ambiente. Sustentabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável. Agenda 21. Patrimônio turístico natural: ecossistemas e sítios turísticos, paleontológicos e antropológicos. Impacto ambiental ligado as atividades turísticas. Aproveitamento adequado do patrimônio turístico natural. Educação ambiental.

ECONOMIA GERAL/T (0680/I) C/H 102

Conceitos gerais de economia nos aspectos de micro e macroeconomia. Mercado e preços, lei da oferta e da procura e mercados competitivos. Papel do Governo na política econômica, buscando estratégia para o desenvolvimento do produto Interno Bruto e sua distribuição espacial. Impactos econômicos do turismo e conceitos de elasticidade preço e renda dos produtos turísticos. Efeitos da globalização sobre a economia. Turismo Internacional: câmbio, impacto do balanço de pagamento, políticas restritivas. Agentes e Fluxos Econômicos, Sistema Financeiro, Mercado de Capitais (Bolsa de valores).

ELABORAÇÃO DE ROTEIROS TURÍSTICOS (0391/I) C/H: 68

Conceitos e características. Mapeamento de diferentes regiões. Localização dos grandes polos receptores de turistas. Localização e análise das grandes zonas turísticas mundiais e nacionais e seus atrativos. As novas tendências de destinos turísticos do Brasil e do mundo. Análise da segmentação de mercado turístico. Processos de planejamento e organização de elaboração e roteiros. Seleção de atrativos, equipamentos turísticos, rotas e equipamentos de apoio na elaboração de roteiros, conforme público alvo. Fatores tempo/distância. Critérios de qualidade na prestação de serviços. O atendimento personalizado. Ênfase em Ecoturismo, turismo de Aventura e Turismo rural.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TURISMO (0392/I) C/H 204 (Para a turma ingressa em 2003) Perfil e conduta profissional exigida. Tipos de estágio. Situação do mercado de trabalho. Aplicação do conhecimento teórico através da prática desenvolvida no estágio em empresas no trade turístico. Elaboração de plano e relatório de estágio. Regulamento de estágio.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TURISMO (0789/I) C/H 68 (Para turmas ingressas a partir de 2004)

(7)

projeto e plano de estágio. Regulamento de estágio.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TURISMO (0790/I) C/H 136 (Para turmas ingressas a partir de 2004)

Aplicação do projeto desenvolvido, constatação do conhecimento teórico através da prática desenvolvida no estágio em empresas do trade turístico. Elaboração relatórios de estágio.

ESTATÍSTICA APLICADA AO TURISMO (0370/I) C/H 68

Análise Exploratória de Dados. Probabilidades. Inferência Estatística. Estimação e Testes de Hipóteses. Séries Estatísticas. Medidas de Variação.

GASTRONOMIA (0387/I) C/H 68

Importância da Gastronomia como um atrativo turístico. Organograma das áreas de produção e consumo de alimentos e bebidas em restaurantes, hotéis, bares, e outros. Mise-em-place. Diversos tipos de estabelecimentos, serviços, equipamentos e atendimento. Alimentos e bebidas como componente básico do Turismo. Aspectos culturais da culinária brasileira. Planejamento e elaboração de cardápios. O transporte de alimentos e bebidas.

GEOGRAFIA GERAL/T (0677/I) C/H 68

Espaços morfos e bio-climáticos. Principais sítios turísticos do Brasil. Formação do espaço cultural e geográfico. Contemporaneidade social, econômica e política. Noções de convenções cartográficas. Leitura de linguagem iconográfica. Interpretação e utilização de mapas e recursos cartográficos utilizáveis em turismo. O turismo de massa e seu papel na organização espacial. Organização e rede urbana. Espaço turístico brasileiro. As regiões brasileiras e potencialidades.

HISTÓRIA DO BRASIL/T (0372/I) C/H 102

Ciência histórica: conceito e especificações da área do conhecimento. A dimensão da temporalidade social. A dimensão da temporalidade no turismo: a diacronia nos conceitos e objetos turísticos. Contemporaneidade e atualização dos objetos turísticos de natureza histórica. Formação histórica do Brasil e do Paraná e o turismo. Logradouros históricos de interesse turístico. Inventário da documentação bibliográfica de atrações turísticas regionais. Análise de roteiros históricos – culturais regionais.

HOTELARIA E MEIOS DE HOSPEDAGEM (0388/I) C/H 102

Histórico da Hotelaria. Conceitualização. Tipologia dos Meios de Hospedagem. Turismo e Hotelaria no Brasil. Cadeias Hoteleiras Nacionais e Internacionais. Tipologia de UHs. Tipologia da ocupação. Terminologia Hoteleira. Categorização do Produto hoteleiro. Qualidades nos serviços na Hotelaria. Formas de Administração. Estrutura Organizacional do Hotel. Responsabilidades setoriais em meios de hospedagem. Descrição de Cargos e tarefas. Organograma e fluxo de trabalho. Planejamento e procedimentos de abertura e gestão de meios de hospedagem. Tendências contemporâneas nos meios de hospedagem no Brasil e no Mundo.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO/T (0678/I) C/H 68

Noções gerais de direito das pessoas, dos bens e dos fatos jurídicos. Dos direitos sociais. Aspectos ligados à condição jurídica do estrangeiro. Direito do consumidor.

INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO (0681/I) C/H 68

Introdução às geotecnologias. Sensoriamento remoto. GPS. Softwares. Aplicações na área de Turismo. LEGISLAÇÃO TURÍSTICA E AMBIENTAL (0394/I) C/H 102

Legislação trabalhista. Direito constitucional, fiscal, alfandegário. Legislação específica do turismo. Aspectos legais do mercado turístico. Situação jurídica do turista no Brasil. Análise da legislação turística vigente. Código de defesa do consumidor aplicada às atividades de lazer turístico. A proteção constitucional ao meio ambiente. Instrumentos da política nacional do meio ambiente. Áreas de preservação permanente. Legislação e proteção do patrimônio cultural. Unidades de Conservação, conceitos, históricos, legislação, características e tipologia segundo o SNUC (Sistema Nacional de Unidade de Conservação). Meio Ambiente na Constituição Federal e Política Nacional do Meio Ambiente. LÍNGUA ESPANHOLA I/T (0373/I) C/H 102

(8)

compreensão da estrutura da língua através da prática da audição, oralidade, leitura e escrita em nível básico, através de situações específicas da área de turismo.

LÍNGUA ESPANHOLA II/T (0402/I) C/H 102

Estudo dos aspectos gramaticais indispensáveis ao desempenho linguístico discursivo, desenvolvimento da compreensão da estrutura da língua através da prática da audição, oralidade, leitura e escrita em nível básico, através de situações específicas da área de turismo.

LÍNGUA ESPANHOLA III/T (0403/I) C/H 102

Estudo dos aspectos gramaticais indispensáveis ao desempenho linguístico discursivo, desenvolvimento da compreensão da estrutura da língua espanhola através da prática da audição, oralidade, leitura e escrita em nível básico, através de situações específicas da área de turismo.

LÍNGUA INGLESA I/T (0369/I) C/H 102

Estudo dos aspectos gramaticais indispensáveis ao bom desempenho linguístico, desenvolvimento da compreensão da estrutura da língua inglesa através da prática da audição, oralidade, leitura e escrita em nível básico. Estudo da ordem das palavras para estruturação correta das frases. Itens gramaticais e suas funções comunicativas. Expansão do vocabulário.

LÍNGUA INGLESA II/T (0381/I) C/H 102

Estudo dos aspectos gramaticais indispensáveis ao bom desempenho linguístico, desenvolvimento da compreensão da estrutura da língua inglesa através da prática da audição, oralidade, leitura e escrita em nível básico. Estudo da ordem das palavras para a estruturação correta das frases. Itens gramaticais e suas funções comunicativas. Expansão do vocabulário.

LÍNGUA INGLESA III/T (0389/I) C/H 102

Estudo dos aspectos gramaticais indispensáveis ao bom desempenho linguístico, desenvolvimento da compreensão da estrutura da língua inglesa através da prática da audição, oralidade, leitura e escrita em nível básico. Estudo da ordem das palavras para estruturação correta das frases. Itens gramaticais e suas funções comunicativas. Expansão do vocabulário.

LÍNGUA PORTUGUESA/T (0679/I) C/H 102

Níveis de Linguagem. Técnicas de leitura. Técnicas e tipologia de composição. Redação Oficial. Mecanismos gramaticais no texto: coesão e coerência. Texto de caráter turístico na Internet.

MARKETING APLICADO AO TURISMO (0382/I) C/H 102

A aplicabilidade do Marketing ao Turismo. Conceitos de Marketing. Promoção. Publicidade, Propaganda, Campanhas e Esquemas Publicitários. Especificidades do Marketing Turístico. O estudo de mercado e sua segmentação. Formação e Estratégia de Preço. Desenvolvimento de Produtos Turísticos e sua comercialização. Canais de Distribuição. Composto Promocional de Produtos Turísticos. Marketing de Eventos. Marketing Turístico no setor público. Marketing de relacionamento.

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA/T (0374/I) C/H 68

A produção do conhecimento cientifico. Tipos de pesquisa científica. A pratica da pesquisa nas ciências sociais. Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos. Os recursos metodológicos e técnicos para elaboração de projetos e desenvolvimento da pesquisa aplicada ao turismo.

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS (0395/I) C/H 102

Importância dos Eventos no contexto do Turismo mundial e nacional. Tipologia de Eventos. Teoria e técnica de eventos. Relação entre os organismos realizadores (público, privado e a comunidade). Componentes do mercado de eventos, nos âmbitos de consumidores e fornecedores. Operações básicas. Protocolo, Cerimonial e etiqueta. Técnicas de Organização em eventos. Qualificação, caracterização e operacionalização dos diversos tipos de eventos. Planejamento de eventos.

Atividade prática: Organizar um Evento durante a disciplina (Semana de Turismo) PATRIMÔNIO TURÍSTICO (0687/I) C/H: 102

Conceituação e tipologia. Legislação e órgãos responsáveis. A importância do patrimônio cultural como atrativo turístico. Impactos positivos e negativos causados pelo turismo no patrimônio nacional. Analise dos discursos de preservação patrimonial e sua integração no contexto turístico. Estudo dos estudos

(9)

arquitetônicos nos patrimônios edificados. Estudos dos patrimônios turísticos internacionais, nacionais, estaduais e regionais.

PLANEJAMENTO DE LAZER E RECREAÇÃO (0396/I) C/H 68

Recreação em hotéis, ônibus, clubes e acampamentos. Turismo em áreas naturais. Marketing animação turística. Dinâmica para integração grupal.

PLANEJAMENTO DO TURISMO EM ÁREAS NATURAIS (0683/I) C/H 136

Planejamento do espaço natural. Conceitos e fundamentos da atividade de Turismo Rural. Estrutura Organizacional e operacional das fazendas de turismo rural. Planejamento e Gestão do Turismo Rural. Políticas de uso e ocupação de solo do meio rural. Meios de hospedagem nas fazendas. Impactos do Turismo Rural. Recreação e lazer para entretenimento na zona rural. Receptividade no Turismo Rural. Técnicas para desenvolvimento de programas e roteiros. Problemática da terra hoje no Brasil. Perspectiva para o Turismo rural do país. Comunidade Rural e o turismo. Antecedente histórico do ecoturismo. Conceitos e fundamentos do ecoturismo e ecoturista. Impactos ambientais, econômicos e sócios culturais do ecoturismo. A relação entre comunidade local e ecoturismo. O ecoturismo como ferramenta para o desenvolvimento sustentável. Tendências do ecoturismo no Brasil e Mundo. O papel da comunidade, empresas públicas e privadas no gerenciamento dos recursos naturais. Métodos atuais no campo do planejamento ambiental: uso e controle do meio ambiente. Elaboração trilhas e caminhadas. Técnicas e metodologia para desenvolvimento de projetos de ecoturismo voltados para o desenvolvimento sustentável. Planejamento e Gestão de atividades de ecoturismo. Estudo de caso. Turismo em Unidades de Conservação e Capacidade de Carga em Ecoturismo.

PLANEJAMENTO DO TURISMO EM ÁREAS URBANAS (0684/I) C/H 102

Planejamento turístico em todas as etapas bem como suas tendências metodológicas. Inventário da oferta e demanda, diagnóstico e prognóstico para construção de plano de desenvolvimento turístico. Métodos e Técnicas para elaboração de plano, programa e projetos na área do turismo. Planejamento do espaço urbano.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TURISMO (0682/I) C/H: 136

Análise dos espaços turísticos urbanos e naturais. Planejamento: conceitos, princípios, dimensões e classificações. Terminologia. Conceito de plano Nacional, territorial e urbano. Planejamento como instrumento de desenvolvimento turístico. Organização estrutural, público e privado do turismo. Componentes estruturais, institucionais e operacionais do turismo. Formação de anti - projetos turísticos. Estudos de caso. Política e planejamento turístico no Brasil.

PRÁTICA E ÉTICA PROFISSIONAL EM TURÍSMO (0390/I) C/H 68

Conceito de ética. Postulados de ética e ética aplicada ao turismo. Questões que envolvem aspectos éticos no relacionamento em sociedade daqueles circunscritos ao exercício da profissão. A ética como elemento definidor da esfera pública e privada. Referencias éticas mundiais: declaração dos direitos humanos, e outros. Estudo de valores, deveres, direitos e ideologia em uma sociedade.

SOCIOLOGIA/T (0368/I) C/H 68

Fundamentos teóricos da Sociologia. Sociologia do turismo. Sociedade, indivíduo, personalidade e cultura. Estratificação social e estrutura de classes. A sociedade de consumo e as políticas culturais. Lazer e qualidade de vida. O turismo e seus fenômenos. Turismos e globalização.

TEORIA GERAL DO TURISMO (0375/I) C/H 102

Ciência e técnica do turismo: Visão do curso, de profissão e ofertas. Turismo como estudo interdisciplinar. As variáveis participantes do fato e do fenômeno turístico, suas relações de causa e efeito. O ensino e a pesquisa do turismo: possibilidades e limitações. Organismos públicos, privados e organizações internacionais de turismo. Potencialidades e tendências da atividade turística. Caracterização, classificação, tipologia, componentes estruturais, institucionais e operacionais do turismo.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (0686/I) C/H 68

Diferentes tipos de trabalhos científicos. Metodologia de estudo. Estudo e aplicação das normas técnicas para elaboração de uma monografia. Fases de elaboração de uma monografia. Exercício prático de elaboração de uma monografia científica no campo do turismo. Orientação para a elaboração de trabalho de conclusão de curso. Orientação quanto as normas para elaboração de um trabalho científico, quanto a

(10)

utilização de equipamentos audiovisuais e de multimídias. Orientação para a apresentação oral. TRANSPORTES (0685/I) C/H: 68

Transportadoras turísticas. Tipos de transporte utilizados pelo turismo. Transporte turístico e seus instrumentos. O transporte e suas interferências no fluxo de turistas. Estrutura e funcionamento do sistema de transporte do Brasil. Serviços e equipamentos, operações básicas e segmentação de mercado. Tendências atuais e futuras nos serviços de transportes no Brasil e no mundo.

DISCIPLINAS OPTATIVAS

CONTABILIDADE GERAL (0378/I) C/H 68

Princípios e normas contábeis. Noções gerais de contabilidade. Demonstração contábeis e análises para tomar decisões.

CULTURA BRASILEIRA (0379/I) C/H: 68

Construção do conceito de cultura popular, erudita e de massa. Formação cultural da sociedade brasileira e seus aspectos.

FILOSOFIA (0380/I) C/H 68

Reflexão filosófica acerca da cronologia e eventos históricos da humanidade, a partir da descoberta da racionalidade no mundo do homem, na Grécia antiga, da instituição da ciência moderna e da sua hegemonia como modelo do conhecimento. Reflexões bióticas e antropológicas sobre a ciência moderna e suas consequências ambientais.

GEOGRAFIA REGIONAL (0383/I) C/H 68

Valorização do espaço. Planificação regional de recursos turísticos. Polos de crescimento, desenvolvimento e crescimento espacial. A regionalização do Estado do Paraná. Processo histórico de ocupação.

HISTÓRIA DA ARTE (0385/I) C/H 68

Estudo histórico e historiográfico das diferentes manifestações

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS (1497/I) C/H 68

Aspectos Históricos: cultura surda, identidade e língua de sinais. Estudo da legislação e das políticas de inclusão de pessoas com surdez. O ensino de Libras e noções básicas dos aspectos linguísticos. Introdução às práticas de compreensão e produção em LIBRAS por meio do uso de estruturas e funções comunicativas elementares.

MEIO FÍSICO E ECOSSISTEMAS EM PROJETOS TURÍSTICOS (0386/I) C/H 68

Identificação e delimitação dos bens naturais propícios ao desenvolvimento do turismo. Importância da manutenção da qualidade de vida ambiental em projetos turísticos. Definição de ecossistemas e tipologia. Características estruturais e funcionais dos sistemas ecológicos naturais. Os ecossistemas nacionais, estaduais e regionais e suas potencialidades e restrições para o desenvolvimento do turismo. Métodos no campo do planejamento ambiental. Conceitos, processos de trabalho e técnicas relevantes à dimensão ambiental do assentamento e apropriação territorial. Educação ambiental. Análise e estudo de projetos de equipamentos turísticos ecologicamente corretos.

PRÁTICA E ÉTICA PROFISSIONAL EM TURÍSMO (0390/I) C/H 68

Conceito de ética. Postulados de ética e ética aplicada ao turismo. Questões que envolvem aspectos éticos no relacionamento em sociedade daqueles circunscritos ao exercício da profissão. A ética como elemento definidor da esfera pública e privada. Referencias éticas mundiais: declaração dos direitos humanos, e outros. Estudo de valores, deveres, direitos e ideologia em uma sociedade.

RELAÇÕES HUMANAS EM TURISMO (0393/I) C/H 68

Princípios da psicologia que fundamentam as relações interpessoais. Os fatores de liderança, motivação e desempenho na dinâmica organizacional.

Referências

Documentos relacionados

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

Objetivo: Identificar critérios de seleção para a rizotomia dorsal seletiva (RDS) na paralisia cerebral (PC), analisar os instrumentos de avaliação e descrever as características

José Arno Appolo do Amaral, Prefeito Municipal, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o Processo nº 2808/2020 da Secretaria Municipal de

 A combinação desta referência com a referência do mandato, permitirá ao Banco do devedor fazer uma análise à instrução de cobrança antes de proceder ao

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

os atores darão início à missão do projeto: escrever um espetáculo para levar até as aldeias moçambicanas para que a população local possa aprender a usufruir e confiar

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor