• Nenhum resultado encontrado

Uso da metodologia tdca como ferramenta para análise de artigo científico/ Use of tdca methodology as a tool for scientific article analysis

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Uso da metodologia tdca como ferramenta para análise de artigo científico/ Use of tdca methodology as a tool for scientific article analysis"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.32912-32919 dec 2019 . ISSN 2525-8761

Uso da metodologia tdca como ferramenta para análise de artigo científico

Use of tdca methodology as a tool for scientific article analysis

DOI:10.34117/bjdv5n12-348

Recebimento dos originais: 10/11/2019 Aceitação para publicação: 26/12/2019

Kezia Cristina Batista dos Santos

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão Instituição: Universidade Federal do Maranhão

Endereço: Av. dos Portugueses, 1966, Bacanga, São Luís – MA, Brasil. E-mail: kezia_cristinabs@hotmail.com

Tamires Barradas Cavalcante

Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão Instituição: Universidade Federal do Maranhão

Endereço: Av. dos Portugueses, 1966, Bacanga, São Luís – MA, Brasil. E-mail: tamiresbarradas@hotmail.com

Francisca Thamires Lima de Sousa

Mestranda em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão

Instituição: Universidade Estadual do Maranhão

Endereço: Av. Lourenço Vieira da Silva, 1000, Jardim São Cristovão, São Luís – MA, Brasil.

E-mail: assts.tham@gmail.com Karla Kelma Almeida Rocha

Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais Instituição: Universidade Federal do Maranhão

Endereço: Av. dos Portugueses, 1966, Bacanga, São Luís – MA, Brasil. E-mail: karlakelma_@hotmail.com

Samia Carine Castro Damascena

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão Instituição: Universidade Federal do Maranhão

Endereço: Av. dos Portugueses, 1966, Bacanga, São Luís – MA, Brasil. E-mail: samiacarine@yahoo.com.br

(2)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.32912-32919 dec 2019 . ISSN 2525-8761 Josilma Silva Nogueira

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão Instituição: Universidade Federal do Maranhão

Endereço: Av. dos Portugueses, 1966, Bacanga, São Luís – MA, Brasil. E-mail: josilmanogueira@hotmail.com

Fernanda de Castro Lopes

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão Instituição: Universidade Federal do Maranhão

Endereço: Av. dos Portugueses, 1966, Bacanga, São Luís – MA, Brasil. E-mail: fernanda_castrolopes@yahoo.com.br

Rita da Graça Carvalhal Frazão Corrêa

Doutora em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará Instituição: Universidade Federal do Maranhão

Endereço: Av. dos Portugueses, 1966, Bacanga, São Luís – MA, Brasil. E-mail: ritacarvalhal@hotmail.com

RESUMO

A ferramenta TDCA foi inicialmente criada com o objetivo de facilitar a elaboração de artigos científicos resumindo as ideias de um artigo em uma única folha de papel. Objetivou-se com este estudo relatar a experiência do uso da metodologia TDCA na avaliação de artigo científico. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre o uso da metodologia TDCA para a avaliação de artigo científico como atividade proposta pela disciplina “Saúde e Enfermagem na Atenção Primária” do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. A experiência ocorreu no mês de novembro de 2018. Participaram da experiência 10 discentes sob supervisão do professor facilitador da disciplina. Constatou-se que a ferramenta TDCA facilitou a compreensão, síntese e avaliação do artigo, ao proporcionar a construção de um roteiro simples e panorâmico de seu conteúdo, possibilitando a identificação, leitura e compreensão de todas as partes que o compõe. O uso de metodologias ativas, como a ferramenta TDCA favorece o processo de construção do conhecimento contribuindo para um processo de ensino-aprendizagem significativo.

Palavras-chave: Aprendizagem ativa; Método TDCA; Avaliação; Artigo Científico; Enfermagem

ABSTRACT

The TDCA tool was initially created with the purpose of facilitating the elaboration of scientific articles summarizing the ideas of an article on a single sheet of paper. The objective of this study was to report the experience of using the TDCA methodology in the evaluation of a scientific article. This is a descriptive study of the type of experience reported on the use

(3)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.32912-32919 dec 2019 . ISSN 2525-8761 of the TDCA methodology for the evaluation of a scientific article as an activity proposed by the discipline "Health and Nursing in Primary Care" of the MSc in Nursing at the Federal University of Maranhão. The experiment took place in November 2018. Ten students under the supervision of the teacher facilitator of the discipline participated in the experiment. It was verified that the TDCA tool facilitated the understanding, synthesis and evaluation of the article, by providing the construction of a simple and panoramic script of its contents, enabling the identification, reading and comprehension of all the parts that compose it. The use of active methodologies such as the TDCA tool favors the process of knowledge construction contributing to a significant teaching-learning process.

Keywords: Active learning; TDCA method; Evaluation; Scientific article; Nursing

1 INTRODUÇÃO

A ferramenta TDCA foi apresentada à comunidade científica em 2017 no 1° Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior realizado em São Luís do Maranhão e, desde então, tem sido considerada uma inovadora estratégia para organização e elaboração de artigos científicos ao ajudar o discente na sua construção por resumir as ideias de um artigo em uma única folha de papel (DUARTE; OLIVEIRA, 2017).

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (2003, p. 2) define artigo científico como “parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. Atualmente, a necessidade de publicar o saber científico é uma realidade para alunos e professores e conhecer as regras e normas da escrita científica se torna essencial para uma boa avaliação e publicação em periódicos científicos (DUARTE; OLIVEIRA, 2017).

Dados do relatório Reaserch in Brazil realizado pela Clarivate Analytics disponibilizado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2018) revelam que o Brasil é o 13º maior produtor de publicações de pesquisa (papers) em nível mundial com 250.680 artigos publicados no período de 2011-2016 e seus resultados de pesquisa crescem anualmente (CAPES, 2018). Por outro lado, verifica-se que a qualidade dos trabalhos científicos brasileiros, o chamado "impacto", despencou. O fator de impacto é a medida que corresponde ao número de vezes que cada estudo foi citado por outros cientistas (RIGHETTI, 2013).

Segundo Zanetti (2012) para publicação em periódicos de alto impacto é necessário o atendimento à alguns requisitos por parte dos pesquisadores que vão desde a relevância do

(4)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.32912-32919 dec 2019 . ISSN 2525-8761 tema até a estrutura e redação do manuscrito. Para Porto e Gurgel (2018) muitas vezes, uma simples reformulação ou reorganização em um ou mais tópicos podem evitar uma rejeição imediata do manuscrito.

Assim, o processo de avaliação de um artigo científico é uma etapa muito importante durante o processo de publicação artigos. É fundamental o uso de ferramentas que ajudem o autor a elaborar e avaliar seu próprio constructo visando a melhoria de seu conteúdo e consequentemente resulte em um aceite no periódico selecionado para publicação. Diante disto, objetivou-se com este estudo relatar a experiência do uso da metodologia TDCA na avaliação de artigo científico.

2 METODOLOGIA

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Este estudo é resultado de uma atividade teórico-prática proposta pela disciplina “Saúde e Enfermagem na Atenção Primária” do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizada no mês de novembro de 2018, propondo o uso da metodologia TDCA para a avaliação de artigo científico. Participaram da experiência 10 discentes sob supervisão do professor facilitador da disciplina.

Utilizou-se a metodologia ativa TDCA: Model of Scientific Article Creation, método que consiste no uso de folha A3 como meio de estruturação de ideias e informações que o pesquisador deseja incorporar à sua pesquisa, visando facilitar a concepção da estrutura do artigo, reduzindo a possibilidade de erros grosseiros, evitando assim o retrabalho. Esse método inovador viabiliza a alocação das ideias e pensamentos no local correto correspondente no artigo facilitando o momento da discussão entre pesquisador e/ou orientador e promovendo também facilidade para avaliação do mesmo (DUARTE; OLIVEIRA, 2017).

Os dados foram coletados por meio de observação direta e participante e a partir de discussão em grupo realizada durante a aula. A análise dos dados ocorreu por meio da descrição das etapas da ferramenta TDCA e discussão dos achados.

3 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

Para aplicação dessa metodologia ativa em sala de aula, o professor facilitador propôs a utilização do TDCA para resumir e avaliar um artigo científico intitulado “A territorialização da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde e a construção de uma perspectiva

(5)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.32912-32919 dec 2019 . ISSN 2525-8761 de adequação dos serviços aos perfis do território” previamente disponibilizado para leitura com posterior discussão de cada quadrante do método.

Para isso, a turma foi dividida em duplas, onde cada dupla ficou encarregada de aplicar os passos do TDCA procurando encontrar no texto do artigo as etapas correspondentes a cada quadrante da ferramenta. A metodologia TDCA contém 9 etapas, também denominadas 9 quadrantes, descritos a seguir: 1º quadrante leva o título, tema e justificativa; 2º quadrante o problema e hipóteses (se houver); 3º quadrante contém os objetivos gerais e específicos a serem alcançados; 4º quadrante a metodologia;5º quadrante o sumário, sequência lógica dos assuntos que serão abordados no decorrer do artigo; 6º quadrante as referências, discursão dos assuntos tratados no artigo cientifico; 7º quadrante os resultados; 8º quadrante a discussão e; 9º quadrante a conclusão e recomendações.

A figura 1 detalha a aplicação ferramenta TDCA para avaliação do artigo científico com descrição dos seus respectivos quadrantes.

Figura 1: Ferramenta TDCA aplicada para avaliação de artigo científico

Fonte:

(6)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.32912-32919 dec 2019 . ISSN 2525-8761 Ao final da atividade, o professor facilitador iniciou a discussão em grupo a partir da indagação às duplas sobre quais achados tinham sido identificados nos 9 quadrantes do TDCA, o que culminou na troca de ideias, diferentes interpretações e pontos de vista acerca do texto do artigo por todos os participantes.

Destaca-se que o item “recomendações” contido no 9º quadrante possibilitou realizar a avaliação geral do artigo, apresentando os pontos a serem melhorados e lacunas encontradas na visão dos participantes, enriquecendo os debates e conhecimentos acerca da temática.

Em suma, identificaram-se similaridades quanto ao conteúdo presente em cada quadrante do método por todas as duplas, promovendo a identificação de cada item do artigo reforçando a utilização da metodologia TDCA tanto para construção quanto para avaliação de artigo científico.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Constatou-se que a ferramenta TDCA facilitou a compreensão, síntese e avaliação do artigo, ao proporcionar a construção de um roteiro simples e panorâmico de seu conteúdo, possibilitando a identificação, leitura e compreensão de todas as partes que o compõe. O uso de metodologias ativas, como a ferramenta TDCA favorece o processo de construção do conhecimento contribuindo para um processo de ensino-aprendizagem significativo.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Artigos científicos impressos. Rio de Janeiro, 2003.

CAPES. Documento disponibilizado à CAPES apresenta desempenho e tendências na pesquisa brasileira. Brasília, DF, Notícias Capes, 17 jan. 2018. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8726-documento-disponibilizado-a-capes-apresenta-desempenho-e-tendencias-na-pesquisa-brasileira>. Acesso em 22 abr. 2019.

DUARTE, C. T. T.; OLIVEIRA, L. G. Metodologia TDCA: uma ferramenta facilitadora na elaboração de artigo científico. Anais do 1° Simpósio Internacional de Inovação em Educação

(7)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.32912-32919 dec 2019 . ISSN 2525-8761

content/uploads/2017/05/METODOLOGIA-TDCA-UMA-FERRAMENTA- FACILITADORA-NA-ELABORA%C3%87%C3%83O-DE-ARTIGO-CIENT%C3%8DFICO.pdf >. Acesso em: 21 abr. 2019

PORTO, F.; GURGEL, J. L. Sugestão de roteiro para avaliação de um artigo científico. Rev Bras Ciênc Esporte. v. 40, n. 2, p. 111-116, 2018. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0101328917302597 >. Acesso em: 22 abr. 2019

ZANETTI, M. L. Porque é difícil publicar em periódicos de alto impacto?. Rev. Latino-Am.

Enfermagem, v. 20, n. 4, p. 633-634, 1 ago. 2012. Disponível em:

(8)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.32912-32919 dec 2019 . ISSN 2525-8761 ANEXOS A

METODOLOGIA TDCA

Figura 2: Metodologia TDCA aplicada neste estudo

Disponível em: https://www.unifsa.com.br/wp-content/uploads/2017/05/TDCA-final-editado-V-17-logo-fsa-.pdf

Imagem

Figura 1: Ferramenta TDCA aplicada para avaliação de artigo científico
Figura 2: Metodologia TDCA aplicada neste estudo

Referências

Documentos relacionados

DISCO RÍGIDO MAGNETICO INTERNO, INTERFACE SATA II – 3 GB/S - CAPACIDADE MINIMA DE 500GB, TAXA DE TRANSFERÊNCIA MINIMA DE 300 MB/S, TAMANHO MINIMO DO BUFFER DE 16MB, VELOCIDADE MINIMA

Esse traço, segundo o modelo auto-segmental (Clements and Hume, 1995), está preso à raiz e pode espraiar de forma autônoma. Temos então em 2, 3 e 4a fatos que ajudam a sustentar

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Em São Jerônimo da Serra foram identificadas rochas pertencentes à Formação Rio do Rasto (Grupo Passa Dois) e as formações Pirambóia, Botucatu e Serra Geral (Grupo São

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões

tive of this study was to compare the effects of bupivacaine and bupivacaine associated with clonidine in cervical plexus block in patients undergoing carotid endarterectomy,

Os cálculos apresentados referem-se à coluna biapoiada com a profundidade da fundação atingindo a metade da altura, rigidez igual a 2.000 e carregamento estático igual a 50% da

Festival Nacional de T Festival Nacional de Teatro abre eatro abre eatro abre eatro abre eatro abre as portas para as artes cênicas as portas para as artes cênicas as portas para