• Nenhum resultado encontrado

Rev. esc. enferm. USP vol.14 número1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. esc. enferm. USP vol.14 número1"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

S O L E N I D A D E D E H O M E N A G E M D A C O N G R E G A Ç Ã O D A E S C O L A D E E N F E R M A G E M D A U S P À P R O F E S S O R A M A R I A R O S A S O U S A P I N H E I R O '1

D I S C U R S O D E S A U D A Ç Ã O

Yoriko Kamiyama :: *

F e l i z u d e c i s ã o da D o u l a C o n g r e g a ç ã o d a E s c o l a de E n f e r m a g e m d a Univer-s i d a d e de S ã o P a u l o e m p r e Univer-s t a r eUniver-sta h o m e n a g e m à D . M A R I A R O S A S O U S A P I N H E I R O , neste m ê s de o u t u b r o e m q u e a E s c o l a c o m e m o r a s e u s 3 7 ano* de e x i s t ê n c i a , d o s q u a i s , e m 3 5 contou c o m os serviços d a ilustre e d u c a d o r a , inicial-mente c o m o vice-diretora — de 1 9 4 4 a 1 9 5 1 — e p o s t e r i o r m e n t e D i r e t o r a — de

1954 a 1 9 7 8 .

C o n g r a t u l a m o - n o s . pois. neste e n s e j o c o m a E s c o l a de E n f e r m a g e m pelo s

< u a n i v e r s á r i o e a g r a d e c e m o s a D e u s pelo priv ilégio de ter sido e x e r c i d a s u a d i r e ç ã o , anto t e m p o , por tão e x t r a o r d i n á r i a p e r s o n a l i d a d e q u e é D . M A R I A R O S A . e c m --«ruída e n t r e g u e ao e m i n e n t e P r o f e s s o r D o u t o r C A R L O S D A S I L V A L A C A Z , c o n s a g r a d o c i e n t i s t a , d e s t a c a d a f i g u r a no m e i o U n i v e r s i t á r i o e h á b i l a d m i n i s t r a -dor q u e , e m p e r f e i t a s i n t o n i a c o m a filosofia e política d a U n i v e r s i d a d e de S ã o P a u l o , h o j e d i r i g e os d e s t i n o s desta E s c o l a .

"À h o n r o s a i n c u m b ê n c i a de s a u d a r n o s s a h o m e n a g e a d a de h o j e , a t e n d i c o m o m e l h o r d o m e u c a r i n h o , t e n t a n d o s u p r i r , c o m a m o r , o q u e sei f a l t a r á e m s a b e -d o r i a , p a r a m e l h o r -d e s e m p e n h o -de t a r e f a -de t a n t a m a g n i t u -d e " , -dizia P r o f e s s o r a T T A N D A H O R T A , ao i n i c i a r o d i s c u r s o de s a u d a ç ã o à D . M A R I A R O S A , p e l o J u b i l e u de O u r o no S e r v i ç o P ú b l i c o , e m m a i o de 1 9 7 8 .

E x a t a m e n t e c o m esse s e n t i m e n t o , é q u e a t e n d i à i n c u m b ê n c i a d e , h o j e , e m n o m e do C o r p o D o c e n t e d a E s c o l a d e E n f e r m a g e m d a U n i v e r s i d a d e d e S ã o P a u l o , s a u d a r a q u e l a q u e d e d i c o u g r a n d e p a r t e de s u a v i d a à d i r e ç ã o desta E s c o l a , d a n d o -lhe o p r e s t í g i o q u e ora d e s f r u t a no m e i o U n i v e r s i t á r i o e a q u e m d e v e m o s m u i t o de nossa e x i s t ê n c i a p r o f i s s i o n a l no c o n t e x t o d a c o m u n i d a d e científica e d a so-ciedade b r a s i l e i r a .

P a r a n ó s , docentes d a E s c o l a d e E n f e r m a g e m , e s t a s o l e n i d a d e c o n s t i t u i ao m e s m o t e m p o , m o t i v o d e tristeza e de j ú b i l o . T r i s t e z a , p o r q u e nos l e m b r a u m a vez m a i s a d e s p e d i d a de n o s s a q u e r i d a D i r e t o r a q u e tanto fez p o r esta U n i d a d e U n i -v e r s i t á r i a .

É p o r o u t r o l a d o , m o m e n t o de g r a n d e j ú b i l o , pois e m j u s t o r e c o n h e c i m e n t o aos r e l e v a n t e s serviços d e d i c a d o s à d o c ê n c i a e à a d m i n i s t r a ç ã o desta C a s a , D . M A -R I A -R O S A , s e u n o m e q u e j á é p a r t e d a h i s t ó r i a d a E n f e r m a g e m B r a s i l e i r a e In-t e r n a c i o n a l , f i c a r á g r a v a d o p a r a s e m p r e no a u d i In-t ó r i o d e s In-t a E s c o l a , recinIn-to de o n d e , a n o s a fio, ao s o m do t r a d i c i o n a l f u n d o m u s i c a l d a s f o r m a t u r a s d a E s c o l a de E n

(2)

f e r m a g e m " P o m p a e C i r c u n s t â n c i a " , e n c a m i n h o u j o v e n s e n f e r m e i r a s à v i d a prof i s s i o n a l , p a r a s e r v i r à H u m a n i d a d e e c o n t r i b u i r p a r a o e n g r a n d e c i m e n t o d o B r a s i l , P a í s e m d e s e n v o l v i m e n t o , q u e n e c e s s i t a d o c o n c u r s o d e p r o f i s s i o n a i s c o n s c i e n -tes e c o m p e t e n t e s p a r a s o l u ç ã o de s e u s p r o b l e m a s p r i o r i t á r i o s — os m ú l t i p l o s e g r a v e s p r o b l e m a s de s a ú d e .

N e s t e p r e i t o , d e s n e c e s s á r i o s e t o r n a nos d e t e r m o s e m d a d o s d o v a s t o e ri-q u í s s i m o C u r r i c u l u m V i t a e d e D . M A R I A R O S A , t ã o c o n h e c i d o d e todos n ó s , re-p l e t o d e o b r a s g r a n d i o s a s , altos c a r g o s o c u re-p a d o s , m u i t a s h o m e n a g e n s , h o n r a r í a s e p r ê m i o s r e c e b i d o s .

E n t r e t a n t o , n e s t e m o m e n t o , é i n d e c l i n á v e l d e v e r , c u l t u a r , a p a r d o incontes-te v a l o r p r o f i s s i o n a l de n o s s a h o m e n a g e a d a , s e u s e x t r a o r d i n á r i o s v a l o r e s sócio-cul-t u r a i s e h u m a n i sócio-cul-t á r i o s .

V e r d a d e i r a d i s c í p u l a d e F L O R E N C E N I G H T I N G A L E , s e m p r e se entreg o u de c o r p o e a l m a à s a t i v i d a d e s a s s i s t e n c i a i s e e d u c a t i v a s , e, à l u t a p a r a a p r o -m o ç ã o d a e n f e r -m a g e -m , c o n q u i s t a n d o v i t ó r i a s de g r a n d e v u l t o .

M u i t o cedo d e c i d i u d e d i c a r - s e à á r e a de e d u c a ç ã o ; d i p l o m o u - s e p r o f e s s o r a p r i m á r i a e, e m s e g u i d a , b a c h a r e l o u - s e e m l í n g u a s e s t r a n g e i r a s p e l a F a c u l d a d e de C i ê n c i a s e L e t r a s d a U n i v e r s i d a d e d e S ã o P a u l o . F o r m o u - s e a i n d a , e d u c a d o r a sa-n i t á r i a p e l a F a c u l d a d e d e H i g i e sa-n e d a m e s m a U sa-n i v e r s i d a d e , v i sa-n d o a t r a b a l h a r co-m o E d u c a d o r a C h e f e , q u a n d o foi i n d i c a d a p a r a c u r s a r E n f e r co-m a g e co-m n o C a n a d á , s m 1 9 4 0 , n a q u a l i d a d e de f u t u r a d o c e n t e d a E s c o l a d e E n f e r m a g e m d e S ã o P a u l o a n e x a à F a c u l d a d e de M e d i c i n a d a U n i v e r s i d a d e de S ã o P a u l o , n a o c a s i ã o , e m f a s e de p l a n e j a m e n t o .

T o d a v i a , c o m o b e m e x p r e s s o u D . C L A R I C E F E R R A R I N I , e m s e u d i s c u r s o de s a u d a ç ã o à D . M A R I A R O S A q u a n d o lhe foi o u t o r g a d o o P r ê m i o E n f e r m e i r a do A n o , e m 1 9 7 0 , " t a n t a s e tão a l t a s q u a l i d a d e s a p r e d e s t i n a v a m p a r a o p a p e l q u e veio a d e s e m p e n h a r , no c e n á r i o d a e n f e r m a g e m n a c i o n a l e i n t e r n a c i o n a l " . A s s i m , a o r e g r e s s a r a S ã o P a u l o , e m 1 9 4 4 , foi i n d i c a d a i m e d i a t a m e n t e p a r a V i c e - D i r e t o r a d a E s c o l a de E n f e r m a g e m de S ã o P a u l o , c a r g o q u e o c u p o u até 1 9 5 1 o c a s i ã o e m q u e a convite do S e r v i ç o E s p e c i a l de S a ú d e P ú b l i c a , foi t r a b a l h a r c o m o C h e f e d a D i v i s ã o de E n f e r m a g e m d a q u e l e ó r g ã o , no R i o de J a n e i r o .

E m 1 9 5 5 r e g r e s s o u a S ã o P a u l o , a s s u m i n d o a d i r e ç ã o d a E s c o l a de E n f e r m a -g e m de S ã o P a u l o , p o s i ç ã o q u e D . M A R I A R O S A o c u p o u a t é a s u a recente aposen-t a d o r i a e m 1 9 7 8 , a n o e m q u e c o m e m o r o u o J u b i l e u d e O u r o no Serviço» Públicc-i e o J u b i l e u de P r a t a na d i r e ç ã o desta E s c o l a .

D u r a n t e os 2 5 a n o s de p r o f í c u a g e s t ã o c o m o d i r e t o r a , no d e s e m p e n h o d a s f u n ç õ e s d o c e n t e s e a d m i n i s t r a t i v a s d e f e n d e u c o m f i r m e z a os interesses n ã o só d a E s c o l a m a s , t a m b é m , da e n f e r m a g e m e m g e r a l .

T r a b a l h o u e x a u s t i v a m e n t e , n a e s t r u t u r a ç ã o , c o n s o l i d a ç ã o e e n g r a n d e c i m e n t o d a A s s o c i a ç ã o B r a s i l e i r a de E n f e r m a g e m , n a á r e a c i e n t í f i c o - c u l t u r a l e e m par-t i c u l a r , n o c a m p o d a l e g i s l a ç ã o d o e n s i n o e do e x e r c í c i o p r o f i s s i o n a L

(3)

c u r r í c u l o s de e n f e r m a g e m a d e q u a d o s à f o r m a ç ã o de p r o f i s s i o n a i s p a r a a t e n d e r a s reais n e c e s s i d a d e s d a c o m u n i d a d e .

H o j e , c o n d u z i d a à P r e s i d ê n c i a d a A s s o c i a ç ã o B r a s i l e i r a de E d u c a ç ã o e m E n f e r m a g e m , v e m se e m p e n h a n d o n a t a r e f a de c o n s o l i d a r esta e n t i d a d e e l h e d a r n o v a s d i m e n s õ e s .

Lima d a s m a i o r e s a s p i r a ç õ e ? da C l a s s e , q u i ç á a m a i o r , a i n s t a l a ç ã o do Con--elho F e d e r a l de E n f e r m a g e m , c o n c r e t i z a d a e m abril de 1 9 7 5 é m a i s u m a d a s

o n q u i s t a ? q u e a E n f e r m a g e m deve à D . M A R I A R O S A . À ela coube t a m b é m ¿ alta r e s p o n s a b i l i d a d e de P r e s i d e n t e da P r i m e i r a G e s t ã o clestc ó r g ã o n o r m a t i v o o fiscalizador da p r o f i s s ã o .

E x p o e n t e m á x i m o da E n f e r m a g e m B r a s i l e i r a q u e M m l u t a n d o e v e n c e n d o :odos os p r o j e t o s e m prol da p r o f i s s ã o , é t a m b é m pessoa d o t a d a de notável

es-írilo h u m a n í s t i c o , a l t r u i s t a e f i l a n t r ó p i c o .

I n ú m e r o s são os e s t u d a n t e s , f u n c i o n á r i o s e c o l e g a s q u e . em m o m e n t o s crí-ticos de s u a s v i d a s , p r o c u r a r a m D . M A R I A R O S A . e esta. c o m a h a b i t u a l sere-nidade e b o n d a d e os c o n f o r t a v a c c o m s u a a g u ç a d a o b j e t i v i d a d e os e n c a m i n h a v a •íj.r a u m desfecho feliz.

I n c a p a z de se conter d i a n t e dos s o f r i m e n t o s a l h e i o s , a tantos outros aflitos D . M A R I A R O S A e s t e n d e u a j u d a efetiva, a n o n i m a m e n t e .

À G R A N D E M E S T R A , C O N S E L H E I R A . S Í M B O L O D A E N F E R M A G E M B R A S I L E I R A — N O S S A E T E R N A G R A T I D Ã O .

Referências

Documentos relacionados

Fiel a todos esses belos ideais, podereis no crepúsculo de vossa jornada e, com o pensamento voltado para a humanidade, dizer como Pasteur: &#34;Mais ou menos que sejamos

A partir de então, c o m o diz Professora Haydée Guanais Dourado, Redatora Chefe da Revista Brasileira de Enfermagem, e m u m de seus editoriais, notáveis mudanças positivas

No relacionamento com o paciente, a enfermeira deve sempre tratá-lo como pessoa responsável e digna e não alimentar as manifestações de comportamento ina- dequados para sua idade..

d ) equipamento relacionado c o m a aspiração de secreção, oxigenoterapia, infusões venosas, acessórios e conexões necessários, tais como extensões de borra- cha; material

A seguir analisamos as diferenças entre os valores obtidos dos três parâmetros antes e após a visita de familiares, com algumas variáveis como idade, dia de inter- nação, grau

Na pós-consulta, quando a mãe é orientada pela enfermeira voluntária, toma-se nota numa ficha do nome da criança, seu problema atual de saúde e data de retomo à consulta, para

(o &#34;Destrostix&#34; torna-se ainda me- nos sensível em faixas de glicemia muito alta), e somente a glicemia laboratorial pode ser aceita como estimativa padrão; cabe

Com relação às orientações, como geralmente não se têm condições, em uma consulta, de orientar tudo o que os pais ou os responsáveis pela criança têm