• Nenhum resultado encontrado

Sociologia. Movimentos sociais. Teoria. O que é um movimento social?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sociologia. Movimentos sociais. Teoria. O que é um movimento social?"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Movimentos sociais

Teoria

O que é um movimento social?

De uma forma simples, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que possui o objetivo de alcançar interferir na dinâmica social, seja na conservação ou na mudança, através de reivindicações, que podem ser voltadas para causas políticas, trabalhistas ou civilizacionais.

Neste sentido, a existência dos movimentos sociais é de fundamental importância para a sociedade civil enquanto meio de manifestação e reivindicação, possibilitando que os cidadãos sejam ouvidos, ou que pelo menos tentem. Podemos citar como alguns exemplos de movimentos o da causa operária, o movimento negro (contra racismo e segregação racial), o movimento estudantil, o movimento de trabalhadores do campo, movimento feminista, movimentos ambientalistas, da luta contra a homofobia, separatistas, movimentos marxistas, socialista, comunista, entre outros. Alguns destes movimentos possuem atuação centralizada em algumas regiões (como no caso de movimentos separatistas na Europa). Outros, porém, com a expansão do processo de globalização (tanto do ponto de vista econômico como cultural) e disseminação de meios de comunicação e veiculação da informação, rompem fronteiras geográficas em razão da natureza de suas causas, ganhando adeptos por todo o mundo, a exemplo do Greenpeace, movimento ambientalista de forte atuação internacional.

Os movimentos sociais têm como forte característica a construção de uma sociedade plural, onde os fundamentos são construídos em torno do conflito político com o choque de interesses pessoais ou coletivos. Por isso, os movimentos sociais podem ser considerados entidades de conflito e podem são úteis na identificação de problemas sociais, já que, como sabemos, os interesses e algumas necessidades da população ou de um determinado grupo nem sempre são garantidos em sociedade, surgindo a necessidade da luta por essa garantia.

Os movimentos sociais exigem muita organização e dedicação, o que demanda a mobilização de recursos e

pessoas que se comprometam com a causa. Os movimentos sociais não se limitam a manifestações públicas

esporádicas, são organizações que insistentemente atuam para atingir seus objetivos, o que significa haver

uma luta constante e a longo prazo dependendo da natureza da causa. Dito de outra forma, os movimentos

sociais possuem uma ação organizada de caráter permanente, sempre lutando por diferentes ideais,

diferentes demandas.

(2)

Características dos movimentos sociais

Segundo o sociólogo Alain Touraine, para que um movimento social se estabeleça (e consequentemente para que seja identificado), são necessárias três condições, tratadas como princípios. São estes:

Princípio de identidade: O ator social integrante do movimento precisa ter consciência de pertencimento a um grupo ou classe social para que atue no movimento. Entretanto, o movimento se forma antes da consciência. É o conflito que gera o movimento constituindo o ator que age pela tomada de consciência.

Princípio de oposição: Um movimento social está sempre em conflito e está sempre fazendo uma reinvindicação. Caso não possa definir a quem se opõe um movimento não pode existir. Mas a ação do movimento não pressupõe essa identificação. É o embate que faz surgir o adversário.

Princípio de totalidade: Todo movimento social é orientado à orientação geral do sistema. Os limites da ação de um movimento podem ser curtos, mas suas intenções ultrapassam a noção de mudança de fatos isolados.

O que o movimento social busca é interferir nos padrões de práticas dos membros da sociedade disputando o curso da história de um dado grupo.

Além disso, os movimentos sociais podem ser classificados em tipos, tais como:

Conjuntural: Que manifesta uma causa específica. Tem curta duração. Temos como exemplo as jornadas de junho de 2013.

Estrutural: é um movimento de exigências de longa duração e, por isso, tem maior permanência.

Movimentos como o feminista ou o negro são exemplos dessa categoria.

De transformação: Buscam alterar a dinâmica social em alguma médica, produzindo uma mudança nas relações sociais.

De manutenção: tentam conservar o status quo, ou seja, o estado de coisas como estão. Frequentemente se organizam frente a alguma possibilidade de mudança.

Movimentos sociais tradicionais

Movimentos sociais clássicos são os surgidos com a emergência do capitalismo. Talvez o movimento social mais antigo seja a Queda da Bastilha, durante a Revolução Francesa. Também surgiram muitos movimentos trabalhistas como ludismo (movimento de ação direta caracterizado pela destruição de máquinas de tear) e o cartismo (movimento que buscou a inclusão da classe operária da dinâmica política inglesa).

Posteriormente surgiu a forma de organização trabalhista por meio de sindicatos. Também são considerados movimentos sociais tradicionais os movimentos de acesso à terra e movimentos de participação política direta, como o movimento estudantil.

Dessa forma, percebemos que os movimentos sociais tradicionais estão ligados à dicotomia patrão x

empregado, ou seja, são de forte identidade classista. A principal reinvindicação desses movimentos gira em

torno das relações de classe e renda. Esses movimentos são reconhecidos por sua estruturação hierárquica

mais rígida e por sua participação na disputa de poder político institucional, mesmo que indireta.

(3)

Novos movimentos sociais

A partir de 1960 foi possível observar a emergência de uma nova forma de organização. Muito se deve aos eventos do séc. XX, como as grandes guerras e a Guerra Fria. Muitas ações e coletivos surgiram com pautas mais diversas das observadas nos movimentos sociais tradicionais. Voltando-se para questões culturais e sociais, movimentos como os pelos direitos civis nos EUA e pelo fim do Apartheid na África do Sul representaram um avanço na luta pela ampliação da cidadania. O movimento feminista também se organizou mais proeminentemente, buscando equidade de gênero e liberdade sexual. A Parada do Orgulho Gay (hoje chamada de Parada do Orgulho LGBTQIA+), por exemplo, tem sua origem num movimento espontâneo que resultou em confronto com a política. Diversos outros temas podem ser incluídos, como movimentos ambientalistas, movimento indígena, movimento vegano etc.

Esses movimentos diferem dos movimentos tradicionais não só pelo motor de sua luta. Afastando-se da

questão de classe ou apresentando uma inovadora crítica ao sistema econômico vigente, esses grupos são

notáveis pelo uso que fazem das novas tecnologias de informação e comunicação. Numa atuação

majoritariamente horizontalizada, esses grupos se articulam pelas redes e promovem ações para promover

a mudança que intencionam. É muito comum que esses movimentos não dialoguem diretamente com o poder

institucional e o Estado, buscando mais uma transformação de hábitos e valores. Dada a diversidade dos

grupos integrantes, esses movimentos observam uma adesão rotativa e muitas vezes efêmera. Apesar disso,

as pautas resistem aglutinando pessoas ao seu entorno, por atravessarem um grande grupo de pessoas.

(4)

Exercícios de Fixação

1. Os movimentos sociais são formas de organização que buscam alterações ou manutenções no cenário social influenciando a sociedade. Apesar disso, não participam diretamente das tomadas de decisão e da política institucional. Os movimentos sociais surgiram na luta pela cidadania no séc. XVIII e continuam até hoje como forma eficaz de participação política. Sobre o surgimento e a consolidação dos primeiros movimentos sociais, é correto dizer:

a) Aglutinavam agentes sociais heterogêneos em torno de uma pauta que podia ser de interesse provisório.

b) Tinham como motor a questão da hierarquia social e da estratificação, combatendo inicialmente a estrutura do Antigo Regime e consequentemente a separação da sociedade burguesa em classes.

c) Surgiram em reação à organização do proletariado em sindicatos e partidos e começaram a avançar na disputa do poder institucional, constituindo-se assim como movimentos fundamentalmente conservadores.

d) São movimentos surgidos a partir de 1960 e que focam em questões identitárias e relacionadas com a ampliação dos direitos.

2. Por que movimentos sociais são considerados entidades de conflito?

3. Os novos movimentos sociais se caracterizam por:

a) Serem hierarquicamente verticalizados e rígidos, terem como foco a questão de classe e participarem da disputa do poder institucional indiretamente.

b) Serem homogêneos nos grupos de participação, horizontalizados na hierarquia e buscarem alterações comportamentais.

c) Terem a hierarquia horizontal, utilizarem novas tecnologias da informação e comunicação com frequência e buscar transformações de hábitos e valores.

d) Aglutinarem agentes sociais heterogêneos em torno de uma pauta, serem hierarquicamente verticalizados e focarem em questão de classes.

4. Quando um movimento social surge por uma causa específica e tem curta direção focando apenas na solução da sua pauta esse movimento é conhecido por

a) Estrutural

b) Conjuntural

c) Efêmero

d) Perene

(5)

5. Os movimentos sociais interagem com a sociedade civil e com o Estado buscando interferir nas decisões tomadas e direções assumidas pelo grupo. Em relação a sua duração, os movimentos podem ser classificados como:

a) Conjunturais e efêmeros.

b) Estruturais e conjunturais.

c) De transformação e estruturais.

d) De manuntenção e estruturais.

(6)

Exercícios de Vestibulares

1. (Enem - 2016) A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente apoiada com a promulgação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei 9.394/1996, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas.

(Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para 3 Ensino de História e cultura Afro- brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2005.)

A alteração legal no Brasil contemporâneo descrita no texto é resultado do processo de

a) aumento da renda nacional.

b) mobilização do movimento negro.

c) melhoria da infraestrutura escolar.

d) ampliação das disciplinas obrigatórias.

e) politização das universidades públicas.

2. (Enem -2012) Ao longo dos anos 1990, a luta pelas condições de circulação por parte das pessoas com necessidades especiais foi uma constante na sociedade. Tal mobilização ocasionou ações como o rebaixamento das calçadas, construção de rampas para acesso a pisos superiores, para possibilitar o acesso ao transporte coletivo, entre outras.

(SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas.

Disponível em: http://ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010.)

As lutas pelo direito à acessibilidade, movidas, principalmente, a partir dos anos de 1990, visavam garantir a

a) igualdade jurídica.

b) inclusão social.

c) participação política.

d) distribuição de renda.

e) liberdade de expressão.

(7)

3. (Enem - 2020) A propriedade compreende, em seu conteúdo e alcance, além do tradicional direito de uso, gozo e disposição por parte de seu titular, a obrigatoriedade do atendimento de sua função social, cuja definição é inseparável do requisito obrigatório do uso racional da propriedade e dos recursos ambientais que lhe são integrantes. O proprietário, como membro integrante da comunidade, se sujeita a obrigações crescentes que, ultrapassando os limites dos direitos de vizinhança, no âmbito do direito privado, abrangem o campo dos direitos da coletividade, visando o bem-estar geral, no âmbito do direito público.

(JELINEK, R. O princípio da função social da propriedade e sua repercussão sobre o sistema do Código Civil.

Disponível em: www.mp.rs.gov.br. Acesso em: 20 fev. 2013.)

Os movimentos em prol da reforma agrária, que atuam com base no conceito de direito à propriedade apresentado no texto, propõem-se a

a) reverter o processo de privatização fundiária.

b) ressaltar a inviabilidade da produção latifundiária.

c) defender a desapropriação dos espaços improdutivos.

d) impedir a produção exportadora nas terras agriculturáveis.

e) coibir o funcionamento de empresas agroindustriais no campo.

4. (Enem - 2013) Ao longo das três últimas décadas, houve uma explosão de movimentos sociais pelo mundo. Essa diversidade de movimentos — que vão desde os movimentos por direitos civis e os movimentos feministas dos anos de 1960 e 1970, até os movimentos antinucleares e ecológicos dos anos de 1980 e a campanha pelos direitos homossexuais da década de 1990 — é normalmente denominado pelos comentadores do tema como novos movimentos sociais.

(GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005 (adaptado).)

Uma explicação para a expansão dos chamados novos movimentos sociais nas últimas três décadas é a:

a) fragilidade das redes globais comunicacionais, como internet e telefonia b) garantia dos direitos sociais constitucionais, como educação e previdência.

c) crise das organizações representativas tradicionais, como partidos e sindicatos.

d) instabilidade das instituições políticas democráticas, como eleições e parlamentos.

e) consolidação das corporações transnacionais monopolistas, como petrolíferas e mineradoras.

(8)

5. (Enem - 2011) Em uma das reuniões do GPH (Grupo de Pais de Homossexuais) na rua Major Sertório, no centro de São Paulo, mais de 80 jovens ocupam uma sala. Sentados em cadeiras, sofás ou em almofadas no chão, conversam, esclarecem dúvidas e falam sobre as dificuldades e prazeres típicos desta fase da vida. No final, participam de uma confraternização com lanche e música. O que os une nesta tarde de domingo não é política ou religião, mas a orientação sexual: eles são LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) ou querem conhecer pessoas que sejam, por conta de dúvidas quanto à própria sexualidade.

(FUHRMANN, L. Mães e filhos: um grupo em São Paulo ajuda familiares a lidar com a homossexualidade de jovens e adolescentes. Carta Capital. Nº 589, São Paulo: Confiança, mar. 2010.)

Tendo em conta as formas de incompreensão e intolerância que ainda marcam certas visões sobre o tema da diversidade sexual, o que embasa a criação de movimentos sociais como o GPH e de outros grupos LGBT com o mesmo perfil?

a) A liberalidade frequente dos pais de homossexuais.

b) As normas legais que amparam os homossexuais.

c) A participação político-partidária dos grupos LGBT.

d) A necessidade de superar o medo e a discriminação.

e) As tentativas de atrair os consumidores gays.

6. (Enem - 2018)

Esse ônibus relaciona-se ao ato praticado, em 1955, por Rosa Parks, apresentada em fotografia ao lado de Martin Luther King. O veículo alcançou o estatuto de obra museológica por simbolizar o(a)

a) impacto do medo da corrida armamentista.

b) democratização do acesso à escola pública.

c) preconceito de gênero no transporte coletivo.

d) deflagração do movimento por igualdade civil.

e) eclosão da rebeldia no comportamento juvenil.

(9)

7. (Enem - 2015) Não nos resta a menor dúvida de que a principal contribuição dos diferentes tipos de movimentos sociais brasileiros nos últimos vinte anos foi no plano da reconstrução do processo de democratização do país. E não se trata apenas da reconstrução do regime político, da retomada da democracia e do fim do Regime Militar. Trata-se da reconstrução ou construção de novos rumos para a cultura do país, do preenchimento de vazios na condução da luta pela redemocratização, constituindo-se como agentes interlocutores que dialogam diretamente com a população e com o Estado.

(GOHN, M. G. M. Os sem-terras, ONGs e cidadania. São Paulo: Cortez, 2003 (adaptado).)

No processo da redemocratização brasileira, os novos movimentos sociais contribuíram para

a) diminuir a legitimidade dos novos partidos políticos então criados.

b) tornar a democracia um valor social que ultrapassa os momentos eleitorais.

c) difundir a democracia representativa como objetivo fundamental da luta política.

d) ampliar as disputas pela hegemonia das entidades de trabalhadores com os sindicatos.

e) fragmentar as lutas políticas dos diversos atores sociais frente ao Estado.

8. (Enem - 2014)

Mas plantar pra dividir Não faço mais isso, não.

Eu sou um pobre caboclo, Ganho a vida na enxada.

O que eu colho é dividido Com quem não planta nada.

Se assim continuar vou deixar o meu sertão, mesmo os olhos cheios d’água e com dor no coração.

Vou pro Rio carregar massas pros pedreiros em construção.

Deus até está ajudando:

está chovendo no sertão!

Mas plantar pra dividir, Não faço mais isso, não.

(VALE, J.; AQUINO, J. B. Sina de caboclo. São Paulo: Polygram, 1994 (fragmento).)

No trecho da canção, composta na década de 1960, retrata-se a insatisfação do trabalhador rural com:

a) a distribuição desigual da produção.

b) os financiamentos feitos ao produtor rural.

(10)

9. (ENEM-2014) Estatuto da Frente Negra Brasileira (FNB)

Art. 1.o – Fica fundada nesta cidade de São Paulo, para se irradiar por todo o Brasil, a Frente Negra Brasileira, união política e social da Gente Negra Nacional, para a afirmação dos direitos históricos da mesma, em virtude da sua atividade material e moral no passado e para reivindicação de seus direitos sociais e políticos, atuais, na Comunhão Brasileira.

(Diário Oficial do Estado de São Paulo. 4 novo 1931.)

Quando foi fechada pela ditadura do Estado Novo, em 1937, a FNB caracterizava-se como uma organização

a) política, engajada na luta por direitos sociais para a população negra no Brasil.

b) beneficente, dedicada ao auxílio dos negros pobres brasileiros depois da abolição.

c) paramilitar, voltada para o alistamento de negros na luta contra as oligarquias regionais.

d) democrático-liberal, envolvida na Revolução Constitucionalista conduzida a partir de São Paulo.

e) internacionalista, ligada à exaltação da identidade das populações africanas em situação de diáspora.

10. (Enem - 2018) A poetisa Emília Freitas subiu a um palanque, nervosa, pedindo desculpas por não possuir títulos nem conhecimentos, mas orgulhosa ofereceu a sua pena que “sem ser hábil, é, em compensação, guiada pelo poder da vontade”. Maria Tomásia pronunciava oraç ões que levantavam os ouvintes. A escritora Francisca Clotilde arrebatava, declamando seus poemas. Aquelas

“angélicas senhoras”, “heroínas da caridade”, levantavam dinheiro para comprar liberdades e usavam de seu entusiasmo a fim de convencer os donos de escravos a fazerem alforrias gratuitamente.

(MIRANDA, A. Disponível em: www.opovoonline.com.br. Acesso em: 10 jun. 2015.)

As práticas culturais narradas remetem, historicamente, ao movimento

a) feminista.

b) sufragista.

c) socialista.

d) republicano.

e) abolicionista.

Sua específica é humanas e quer continuar treinando esse conteúdo?

Clique aqui para fazer uma lista extra de exercícios.

(11)

Gabaritos

Exercícios de Fixação

1. A

Os movimentos sociais surgiram como forma de combate à desigualdade na organização social.

Inicialmente os liberais basearam a Revolução Francesa e posteriormente surgiram os movimentos operários. Por isso, é possível dizer que movimentos tradicionais tem como principal temática a questão de classe.

2. Os movimentos sociais são importantes elementos na construção de uma sociedade plural, onde os fundamentos são construídos em torno do conflito político com o choque de interesses pessoais ou coletivos. Como representam interesses não garantidos de um dado grupo, ensejam o embate na esfera pública. Por isso, os movimentos sociais podem ser considerados entidades de conflito e são úteis na identificação de problemas sociais, já que, como sabemos, os interesses e algumas necessidades da população ou de um determinado grupo nem sempre são garantidos em sociedade, surgindo a necessidade da luta por essa garantia.

3. C

Esses grupos são notáveis pelo uso que fazem das novas tecnologias de informação e comunicação.

Numa atuação majoritariamente horizontalizada, esses grupos se articulam pelas redes e promovem ações para promover a mudança que intencionam. É muito comum que esses movimentos não dialoguem diretamente com o poder institucional e o Estado, buscando mais uma transformação de hábitos e valores. Dada a diversidade dos grupos integrantes, esses movimentos observam uma adesão rotativa e muitas vezes efêmera. Apesar disso, as pautas resistem aglutinando pessoas ao seu entorno, por atravessarem um grande grupo de pessoas

4. B

Movimentos sociais que surgem quase que “espontaneamente” por uma necessidade específica são conhecidos como conjunturais, gerados de uma articulação de fatores que levam a mobilização dos indivíduos. Resolvida a situação o movimento se dissolve.

5. Quando um movimento social tem longa duração e busca alterar a sociedade estruturalmente ele é considerado estrutural. Quando ele ocorre rapidamente sem um projeto de permanência ele é considerado conjuntural.

Exercícios de vestibulares 1. B

A alteração da lei e, consequentemente, do currículo escolar mínimo, só mudou – passando a ensinar a

(12)

2. B

Do ponto de vista dos direitos civis (igualdade perante a lei e livre expressão), os deficientes não se encontravam em posição de inferioridade social nos anos 90. Do mesmo modo, no que diz respeito aos direitos de participação política. Quanto à distribuição de renda, há deficientes ricos e deficientes pobres, como em outros grupos sociais. A questão, portanto, trata de inclusão social, isto é, de políticas de integração na sociedade para um grupo historicamente excluído, no caso, em sua capacidade de locomoção.

3. C

A função social da terra foi estabelecida pela constituição de 88. Isso ocorre pela histórica concentração de terras no nosso país, no qual poucos proprietários concentram grandes porções de terra. Grande parte dessa terra se torna improdutiva, seja pela especulação financeira, seja pelos problemas de demarcação no território brasileiro. A questão pede movimentos que atuam com base no conceito de propriedade apresentado no texto, e não que se opõem à ideia de propriedade. A desapropriação de espaços improdutivos para cumprir a função social é uma das lutas estabelecidas por movimentos agrários como o próprio MST.

4. C

Nas últimas três décadas houve uma grande expansão dos chamados “novos movimentos sociais”, pois, no mesmo período, organizações representativas tradicionais como os sindicatos e os partidos políticos entraram numa grande crise institucional e de confiança da população.

5. D

As ações dos movimentos sociais relatados não servem apenas para pressionar o Estado, mas para transformar a sociedade em termos de costume e convivência. É comum temer o incompreendido e, por isso, preconceitos se mantêm. Assim, é importante entrar em contato com o diferente e, para isso, eventos como o citado são fundamentais.

6. D

A questão trata do movimento pelos direitos civis nos EUA no século XX, tendo Martin Luther King como um de seus principais líderes.

7. B

A proposta do texto, assim como os movimentos sociais do Brasil no processo de finalização da ditadura militar, nos permite perceber que havia a intenção de expandir o significado de democracia. O objetivo seria mostrar que esta não se refletiria apenas no sufrágio universal, mas sim na criação de canais de comunicação diretos entre o governo e a população e outros vínculos que intensificassem nossa atuação, mesmo dentro de uma “democracia representativa”.

8. A

A questão faz referência a uma relação de trabalho existente no campo, em que de um lado o agricultor

entra com a mão de obra e de outro o latifundiário entra com a terra e dividem entre si os lucros da

produção. Contudo, o agricultor é desfavorecido nesta relação o que o impulsiona a migrar para as

grandes cidades.

(13)

9. A

Getúlio Vargas em sua ditadura durante o Estado Novo tem uma política heterogênea, onde mistura simbologias fascistas com keynesianismo mais particularidades. A partir de 1937, com a valorização do nacionalismo exacerbado, qualquer movimento caracterizado “perigoso” para a política do sistema era reprimido e com a FNB não foi diferente. Atuando de maneira autônoma e distante das concordâncias governamentais, foi logo derrubada pelo estado.

10. E

As práticas culturais da poetisa Emília Freitas e da escritora Francisca Clotilde, que levantavam dinheiro

para “comprar liberdades” e tentavam convencer os donos de escravos a concederem alforrias, nos

remetem ao movimento abolicionista, ou seja, às mobilizações sociais em prol do fim da escravidão no

Brasil. O movimento é percebido sobretudo a partir da segunda metade do século XIX e seu papel é

fundamental para compreendermos o processo. Importantes perceber a existência das alforrias

gratuitas que nos ajudam a questionar a tradicional visão da historiografia na qual os escravos são uma

mera propriedade senhorial.

Referências

Documentos relacionados

Evidentemente, a língua portuguesa representa o Brasil. A valorização da mesma significa, por transferência de significado, uma valorização da nação brasileira. A comparação do

Os eventos como ferramentas de comunicação e marketing são capazes de gerar benefícios para organizadores, participantes e para a localidade sede, grandes

Como metodologia foi utilizada a pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, tomando como base de dados o Guia Gay São Paulo, com a publicação de 19 espetáculos com

Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada junto aos eleitores do Estado do Paraná sobre a consulta de intenção de voto para Governador e Senador

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de

A compreensão da música como fato musical associado a contextos específicos nos permitiria então compreendê-la, não a partir de uma questão genérica do tipo o que é música, ou

próprio arco-íris é assimilado a uma mercantilização da festa e é utilizado pelo comércio e serviços em Juiz de Fora como elemento de marketing para atrair

(2) Το τµήµα του SDS-plus στελέχους είναι το ίδιο µε τη λεπίδα τρυπανιού. Εποµένως ανατρέξετε στο τµήµα “Στερέωση της λεπίδας τρυπανιού” για να