• Nenhum resultado encontrado

APROVARIUM CONCURSOS CMBH 2018 PORTUGUÊS PROFESSOR: RICARDO ERSE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APROVARIUM CONCURSOS CMBH 2018 PORTUGUÊS PROFESSOR: RICARDO ERSE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

APROVARIUM CONCURSOS CMBH – 2018

PORTUGUÊS – PROFESSOR: RICARDO ERSE

* Final do romance “Vidas Secas” que narra a família de Fabiano, mais uma vez, se retirando para algum outro lugar, em virtude da seca:

Pouco a pouco uma vida nova, ainda confusa, se foi esboçando. Acomodar-se-iam num sítio pequeno, o que parecia difícil a Fabiano, criado solto no mato. Cultivariam um pedaço de terra.

Mudar-se-iam depois para uma cidade, e os meninos frequentariam escolas, seriam diferentes deles. Sinhá Vitória esquentava-se. Fabiano ria, tinha desejo de esfregar as mãos agarradas à boca do saco e à coronha da espingarda de pederneira.

Não sentia a espingarda, o saco, as pedras miúdas que lhe entravam nas alpercatas, o cheiro de carniças que empestavam o caminho. As palavras de Sinhá Vitória encantavam-no.

Iriam para diante, alcançariam uma terra desconhecida. Fabiano estava contente e acreditava nessa terra, porque não sabia como ela era nem onde era. Repetia docilmente as palavras de Sinhá Vitória, as palavras que Sinhá Vitória murmurava porque tinha confiança nele. E andavam para o sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes. Os meninos em escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias. Eles dois velhinhos, acabando-se como uns cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia. Que iriam fazer?

Retardaram-se, temerosos. Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitoria e os dois meninos.

(Vidas Secas, Graciliano Ramos.)

“O romance ‘Vidas Secas’ publicado em 1938 retrata a história de Fabiano, Sinhá Vitória e seus filhos, que, acompanhados da cachorra Baleia, mudam de região de tempos em tempos para fugir da seca. Os problemas sociais, a fome, a miséria e a desigualdade entre segmentos da sociedade são explorados no romance que mostra a realidade brasileira, como a injustiça social. Do ponto de vista jurídico, a obra traz uma reflexão sobre a desigualdade de direitos entre os diversos segmentos da sociedade, além de mostrar como a privação da palavra por parte dos personagens se contrapõe ao excesso das autoridades e da lei.”

(Katna Baran, especial para a Gazeta do Povo 21/03/2013. Disponível em:

http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/justica-direito/onde -o-direito-e-a-literatura-se- encontram-b2yn714yocf2hz62cladr6p1q. Acesso em: janeiro de 2017 – Fragmento.)

01. Considerando o texto e o comentário anterior, pode-se afirmar que:

a) O comentário apresenta argumentos a fim de validar o posicionamento assumido pelo enunciador que podem ser também identificados no texto.

b) Os textos apresentam estruturas típicas de uma narrativa, podendo ser identificadas através do emprego de elementos que lhes são característicos.

c) É possível identificar e comprovar parte do conteúdo da análise da obra “Vidas Secas” feita no comentário através do fragmento da mesma transcrito no texto.

d) Embora os textos apresentem-se como gêneros textuais equivalentes, sua classificação quanto ao tipo textual é diversa tendo em vista a função da linguagem identificada em cada um deles.

(2)

02. Em “Eles dois velhinhos, acabando-se como uns cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia.” (3°§) a construção apresentada é feita empregando- se, como recurso linguístico,

a) a evidência de oposição estabelecida através de uma relação comparativa entre elementos distintos.

b) uma palavra em sentido figurado, baseando-se em uma comparação subentendida entre dois termos.

c) o exagero do sentido com o objetivo de conferir ênfase à informação apresentada, constituindo uma variação de metáfora.

d) uma relação de semelhança entre dois termos atribuindo características de um a outro por meio de um elemento comparativo explícito.

03.

A produção da obra acima, Os Retirantes (1944), foi realizada seis anos depois da publicação do romance Vidas Secas. Nessa obra, ao abordar a miséria e a seca claramente vistas através da representação de uma família de retirantes, Cândido Portinari

a) apresenta uma temática, assim como a descrição dos personagens e do ambiente, de forma sutil e dinâmica.

b) permite visualizar a degradação da figura humana e o retrato da figura da morte afugentada pelos personagens.

c) apresenta elementos físicos presentes no cotidiano dos retirantes vítimas da seca e aspectos relacionados à desigualdade social.

d) utiliza a linguagem não verbal com o objetivo de construir uma imagem cuja ênfase mística se opõe aos fatos da realidade observável.

(3)

QUESTÕES – CONSULPLAN PONTUAÇÃO

01. Considerando as várias funções da vírgula e sua importância, identifique o motivo pelo qual as vírgulas foram empregadas em “[...] e essa busca incluía conversação entre iguais, a polêmica, o debate, a controvérsia.” (3º§).

a) Separar uma enumeração.

b) Separar expressões retificativas.

c) Separar uma aposição explicativa.

d) Separar termos que serão retomados por pronome.

02. Sobre o uso das vírgulas no trecho “A democracia, regime em que a maioria escolhe os governantes, é também o regime da igualdade,...”, é correto afirmar, mantendo-se a correção de acordo com a norma culta, que a

a) substituição da vírgula após “governantes” pelo ponto preserva o valor semântico e a coerência do período.

b) inserção do sinal de dois pontos após o termo “democracia” permite a retirada das vírgulas de todo o período.

c) retirada da explicação “regime em que a maioria escolhe os governantes” permite a manutenção da vírgula após o termo “democracia”.

d) retirada das vírgulas manteria a coerência textual, enfatizando a explicação “regime em que a maioria escolhe os governantes”.

e) substituição pelo duplo travessão manteria a coerência textual delimitando a explicação “regime em que a maioria escolhe os governantes”.

03. Se a conduta de praxe seria não apenas aceitar, mas exigir dinheiro em troca de uma ação qualquer na contramão do dever, é porque no sistema da corrupção o valor da honestidade, que garantiria ao sujeito a sua autonomia, foi substituído pela vantagem do dinheiro. (L. 33-37) Assinale a alternativa que apresente pontuação para o trecho anterior igualmente correta.

a) Se a conduta de praxe seria não apenas aceitar – mas exigir dinheiro em troca de uma ação qualquer na contramão do dever, é porque – no sistema da corrupção –, o valor da honestidade, que garantiria ao sujeito a sua autonomia, foi substituído pela vantagem do dinheiro.

b) Se a conduta de praxe seria não, apenas, aceitar, mas exigir dinheiro, em troca de uma ação qualquer na contramão do dever, é porque no sistema da corrupção, o valor da honestidade, que garantiria – ao sujeito – a sua autonomia, foi substituído pela vantagem do dinheiro.

c) Se a conduta de praxe seria não apenas aceitar, mas exigir dinheiro em troca de uma ação qualquer na contramão do dever, é porque, no sistema da corrupção, o valor da honestidade – que garantiria ao sujeito a sua autonomia –, foi substituído pela vantagem do dinheiro.

(4)

d) Se a conduta de praxe seria não apenas aceitar – mas exigir dinheiro em troca de uma ação qualquer na contramão do dever –, é porque, no sistema da corrupção, o valor da honestidade – que garantiria ao sujeito a sua autonomia – foi substituído pela vantagem do dinheiro.

04. A bola e o livro

A má distribuição de renda no país, os megapatrocínios, a idolatria constante na nossa cultura fazem surgir pessoas despreparadas para o uso de tanto dinheiro, enquanto escolas despencam, hospitais deixam de atender ao mais simples diagnóstico, aposentados choram pelo minguado aumento. Até quando isto vai continuar? A sociedade já não suporta ver estes “ídolos” na mídia.

Por que os salários não são igualitários? Por que se concedem altos aumentos na política?

Por que alguns artistas ganham a peso de ouro? Por que jogadores ganham tanto dinheiro e poder sem ter ficado nos bancos escolares? Por que tanto interesse das empresas em patrocinar estes jogadores? Será que uma bola é mais valiosa que um livro?

(<iMaria Marta Nascimento Cardoso – Rio In Carta dos Leitores, O Globo 11/07/2010)

</i

Na passagem: ...já não suporta ver estes “ídolos” na mídia..., as aspas foram usadas para:

a) Indicar uma ironia.

b) Destacar um neologismo.

c) Indicar uma citação.

d) Indicar que o termo não é muito próprio, mas muito conhecido.

e) Indicar que a palavra foi escrita, propositadamente, de maneira incorreta.

05. “- Sabe por que eu sempre gostei do Pelé?” O sinal de pontuação travessão ( - ) foi utilizado anteriormente para:

a) Encerrar qualquer tipo de período.

b) Marcar uma pausa de curta duração.

c) Indicar que alguém está falando de viva voz (discurso direto).

d) Substituir a dupla vírgula.

e) Isolar explicações.

06. “Você deve ter um.” No trecho anterior, o ponto final ( . ) foi utilizado para:

a) Separar expressões de caráter explicativo.

b) Marcar a omissão do verbo.

c) Encerrar o período.

d) Isolar uma palavra estranha à língua culta.

e) Marcar uma pequena pausa.

(5)

07. Quanto ao emprego dos sinais de pontuação e sua importância na coerência textual, assinale a alternativa em que a reescrita do trecho inicial do texto I está correta e NÃO há prejuízo do sentido original:

a) Último dia de aula na escola Walt Whitman situada em Bethesda, um bairro intelectualmente sofisticado da região de Washington (DC), é uma das melhores dos Estados Unidos.

b) Último dia, de aula na escola Walt Whitman. Situada em Bethesda um bairro intelectualmente sofisticado da região de Washington (DC). É uma das melhores dos Estados Unidos.

c) Último dia de aula na escola. Walt Whitman. Situada em Bethesda; um bairro intelectualmente sofisticado da região de Washington (DC) é uma das melhores dos Estados Unidos.

d) Último dia de aula na escola, Walt Whitman. Situada em Bethesda, um bairro intelectualmente sofisticado; da região de Washington (DC), é uma das: melhores dos Estados Unidos.

e) Último dia de aula na escola Walt Whitman, situada em Bethesda. Um bairro intelectualmente sofisticado. Da região, de Washington (DC), é uma das melhores dos Estados Unidos.

08. “...Será ela que mudou ou será que o amor é traiçoeiro nas suas medições?” Neste trecho, o ponto de interrogação ( ? ) foi utilizado para:

a) Marcar uma pausa mais longa que a vírgula.

b) Separar itens de uma enumeração.

c) Finalizar interrogativas diretas.

d) Denotar espanto ou surpresa.

e) Discriminar uma ideia anterior.

09. No trecho “O egoísmo unifica os insignificantes.” O ponto final ( · ) foi utilizado para:

a) Marcar pausa de curta duração.

b) Separar orações coordenadas que tenham certa extensão.

c) Denotar valor estilístico.

d) Indicar maior pausa.

e) Separar orações intercaladas.

(6)

10. “O mundo inteiro pode ver, rever, discutir” As vírgulas foram utilizadas nesse trecho para:

a) Separar expressões de caráter explicativo.

b) Marcar termos coordenados assindéticos.

c) Indicar uma pausa de longa duração.

d) Separar orações intercaladas.

e) Marcar o aposto intercalado.

GABARITO – CONCORDÂNCIA 01. D

02. B 03. C 04. C 05. D 06. D 07. C 08. D 09. B 10. E

(7)

Referências

Documentos relacionados

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

Observou-se uma redução na velocidade curvilínea, na integridade de membrana pelo método de eosina-nigrosina e no potencial mitocondrial apenas no grupo filtrado, entre os tempos

Még épp annyi idejük volt, hogy gyorsan a fejük búbjáig húzták a paplant, és Mary Poppins már nyitotta is az ajtót, és lábujjhegyen átosont a

Já com novas descobertas de outros cientistas sobre o desenvolvimento infantil como “o construtivismo de Constance Kamii, os trabalhos sobre a psicogênese da língua escrita

Resumo - Esse trabalho trata do diagnóstico dos poços tubulares profundos e da qualidade das águas subterrâneas na bacia do rio Jacutinga e Sub-Bacias

Este trabalho se refere ao instituto processual conhecido como fundamentação das decisões judiciais, que em razão da divergência doutrinária quanto a nomenclatura

Avaliou-se o comportamento do trigo em sistema de plantio direto em sucessão com soja ou milho e trigo, sobre a eficiência de aproveitamento de quatro fontes

As demonstrações financeiras referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2007, apresentadas de forma conjunta com as demonstrações financeiras de 2008, foram elaboradas