• Nenhum resultado encontrado

Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos

Manual de Utilização dos Programas Classroom ConQuest e Mercury

Fábio Batista do Nascimento

Profa. Dra. Salete Linhares Queiroz

São Carlos

2004

(2)

Índice

1. O Banco de Dados CSD e a sua utilidade para o ensino-apredizagem de Química

2. Como fazer buscas no Conquest?

2.1. Opção Draw

2.1.1. Barra de ferramentas do Menu Principal da Opção Draw

2.2. Opção Author/Journal 2.3. Opção Compound Name 2.4. Opção Elements

2.5. Opção Formula 2.6. Opção All Text

2.7. Opção Refcode (entry ID)

3. Como combinar buscas no ConQuest?

4. Como visualizar os resultados das buscas no ConQuest?

5. Barra de Ferramentas do Menu Principal do

ConQuest

(3)

Índice

6. Como utilizar o Mercury?

6.1. Para que servem os comandos encontrados no Mercury?

6.2 Barra de Ferramentas do Menu Principal do

Mercury

(4)

1. O Banco de Dados CSD e a sua utilidade para o ensino-aprendizagem de Química

O Banco de Dados CSD é mantido pela Universidade de Cambridge e apresenta o resultado de estruturas moleculares analisadas por difração de raios-X e/ou nêutrons de compostos contendo elementos do grupo principal, de compostos orgânicos e organometálicos e de complexos metálicos. É formado por um grupo de programas para o estudo de estruturas moleculares que trabalham em conjunto com um sistema de busca chamado ConQuest. Os programas que formam a base de dados são ilustrados na Figura 1.

Figura 1: programas que formam o Banco de Dados CSD.

A base de dados utilizada para o ensino de química é diferente da base que é utilizada na pesquisa científica. O Banco de Dados CSD utilizado na pesquisa científica contém o resultado de mais de 280.000 estruturas cristalográficas e é atualizado com cerca de 600 estruturas/mês que são publicadas em 800 revistas científicas. A cada uma das estruturas armazenadas no Banco encontra-se associado um código de referência (REFCODE) que permite localizá-la. Por outro lado a sua modalidade destinada ao ensino, que está disponível nos computadores da sala Pró-aluno do IQSC-USP, apresenta em torno de 10900 estruturas solucionadas.

Os programas que estarão disponíveis para a utilização dos alunos são o Classroom ConQuest, programa responsável pela busca de estruturas na base de dados, e o Mercury, programa que permite a visualização detalhada das mesmas.

A utilização dos programas Classroom ConQuest e Mercury permite aos alunos de graduação a realização de exercícios variados, inclusive de maneira personalizada, acompanhada pela visualização e manipulação tanto da estrutura plana quanto da estrutura em 3D das moléculas. A possibilidade de acesso a dados particulares como comprimento de ligação e ângulos de ligação pode favorecer o entendimento de vários assuntos ministrados em disciplinas da área de Química Inorgânica.

Nos tópicos seguintes do Manual você irá aprender a fazer buscas de estruturas do seu interesse, utilizando o programa Classroom ConQuest, e a manipulá-las, utilizando o programa Mercury.

(5)

2. Como fazer buscas no ConQuest?

Para fazer buscas no ConQuest você deve construir perguntas (Build Queries) utilizando uma das opções que constam no lado esquerdo da tela apresentada na Figura 2.

Pode se observar que o programa oferece 11 opções diferentes para montar as buscas. Considerando que o manual visa o atendimento a alunos da disciplina SQM204- Química Inorgânica B, as opções referentes a peptídeo (Peptide), grupo espacial (Space Group), cela unitária (Unit Cell), densidade Z (Z Density) e experimental (Experimental) não serão, a princípio utilizadas e, por conseguinte, não se encontram detalhadas a seguir. Desta forma, você fará a busca de estruturas utilizando as opções:

☻desenho de um fragmento molecular presente na estrutura do composto (Draw)

Figura 2: interface do programa ConQuest.

☻nome do autor ou do jornal no qual foi publicado a estrutura (Author/Journal)

☻ nome do composto (Compound Name)

☻ elemento (Elements)

☻ fórmula química do composto (Formula)

☻texto (Texto)

☻código de referência (Refcode (entry ID))

(6)

Os tópicos a seguir, 2.1 a 2.7, apresentam detalhes de como utilizar cada uma das opções acima citadas

2.1. Opção Draw

Para fazer buscas através do desenho de um fragmento ou de uma molécula você utilizará a opção desenho (Draw). Ao clicar nesta opção a seguinte tela será aberta:

Você pode observar nesta figura, na parte central, a área para se desenhar, ao lado esquerdo encontram-se os botões de modo para auxílio no desenho. Você poderá fazer a construção da sua molécula utilizando as opções:

☻construir anéis (RingMaker) permite construir anéis, do tamanho e com os tipos de ligações que você desejar. A Figura 4 apresenta a tela que será aberta quando você clica nesta opção. Caso você queira utilizar um dos quatro tipos de anéis que encontram-se acima da opção RingMaker, precisa apenas clicar uma vez em cima do anel e outra vez na área de desenho.

Figura 3: interface da janela Draw.

(7)

☻modelos (Templates) esta opção oferece modelos prontos de moléculas, algumas das quais são comumente utilizadas como ligantes em compostos de coordenação.

Ao clicar a opção Templates, você será apresentado a dois caminhos de trabalho. O primeiro deles, View, abrirá a tela que se encontra ilustrada no lado direito da Figura 5.

Tendo escolhido um dos modelos (por exemplo, o Edta), clique na opção Load (na parte inferior da tela) e este será transportado para a área de desenho.

Figura 4: interface da opção RingMaker.

(8)

O segundo caminho, List, abre uma lista com distintas categorias de moléculas e, dentro de cada uma destas categorias você poderá escolher aquela que se apresentar mais conveniente para o seu trabalho. A título de exemplo, encontra-se ilustrado na Figura 6 a seleção feita para a categoria de ligante contendo átomos de N (N-ligands), sendo o tipo de molécula escolhida, a fenantrolina (phenanthroline).

Figura 5: interface da janela View, da opção Templates.

(9)

☻C, H, N, S, P, F, Cl estas opções permitem a você transportar os átomos para a área de desenho com um simples clique em cima de cada um deles (Ver Figura 3).

☻qualquer (Any): esta opção permite que se indique na busca um átomo ou molécula qualquer indicado pelo símbolo X.

☻mais (More): em analogia à opção Any, oferece símbolos que podem ser utilizados no desenho para se indicar um átomo genérico. Um clique em cima desta opção abre uma lista que oferece as seguintes alternativas indicadas a seguir com seu respectivo símbolo que será utilizado no desenho: não hidrogênio (Not Hydrogen (Z)), qualquer não-metal (Any Non-metal (NM)), qualquer metal (Any Metal (4M)), qualquer metal de transição (Any Transition Metal (TR)), qualquer halogênio (Any Halogen (7A)) e outros elementos (Other Elements). Clicando sobre esta última opção uma tabela periódica (Figura 7) será apresentada, e com apenas um clique no elemento desejado você o transporta a área de desenho.

Figura 6: interface da janela List, da opção Templates.

(10)

☻grupos (Groups): Ao clicar na opção Groups, você será apresentado a dois caminhos de trabalho. O primeiro deles, View, abrirá a tela que se encontra ilustrada no lado direito da Figura 8. Tendo escolhido um dos modelos aí apresentados, clique na opção OK ou Apply (na parte de inferior da tela) e em seguida na área de desenho e este será aí colocado.

Figura 7: interface da tabela que é aberta na opção Other Elements.

Figura 8: interface da janela View, da opção Groups.

(11)

O segundo caminho elenca uma série de grupos (C,H,O only; Silicon; C,H only; Sulphur; N and C,H or O; Halo; Phosphorus.) que podem ser escolhidos como modelo. A título de exemplo, encontra-se ilustrado na Figura 9 a seleção feita para a categoria de ligante contendo átomos de C,H,O somente (C,H,O only), sendo o tipo de molécula escolhida, a acetyl. Tendo escolhido o modelo desejado, clique em cima da sua opção e, em seguida, na área de desenho e este será aí colocado.

Figura 9: interface da opção Groups.

☻ligação (Bond): ao clicar na opção Bond, você será apresentado a dois caminhos de trabalho, conforme ilustra a Figura 10. O primeiro deles, elenca tipos de ligação (por exemplo, simples (Single); dupla (Double); tripla (Triple); quádrupla (Quadruple); aromática (Aromatic); polimérica (Polimeric); delocalisada (Delocalised); π (Pi); qualquer (Any); que podem ser escolhidas para construir a estrutura desejada. Tendo escolhido o tipo de ligação desejada, clique em cima da sua opção e, em seguida, na área de desenho.

O segundo caminho indica a opção Variable, que abre a tela menor, à direita, também ilustrada na Figura 10.

(12)

Figura 10: interface da opção Bond e da janela Variable

Além das opções acima mencionadas, disponíveis para utilização a partir da tela Draw, verificam-se ainda as opções buscar (Search), armazenar (Store) e cancelar (Cancel) no lado inferior, à direita da tela (apresentadas nas Figuras 3, 6 e 9 e melhor visualizadas na Figura 6). Ao clicar na opção Search a tela ilustrada na Figura 11 é aberta. Uma vez que você não fará uso de nenhuma das opções aí existentes, exceto da opção Start Search, clique nesta opção para iniciar a busca. O resultado desta busca será apresentado através da visualização da tela visualização dos resultados (View Results), que será posteriormente detalhada.

(13)

Figura11: interface da janela aberta a partir da opção Search

Ao clicar na opção armazenar (Store), a tela apresentada na Figura 12 (Build Queries) será aberta, indicando o armazenamento da pergunta construída.

Figura 12: interface da janela Build Queries com a pergunta armazenada.

(14)

Ao clicar na opção cancelar (Cancel) a tela será cancelada.

2.1.1. Barra de Ferramentas do Menu Principal da Opção Draw

Uma vez que você está construindo sua busca através da opção Draw, as ferramentas para construção do desenho da estrutura desejada, podem ser encontradas na barra de menu principal que possui todas as opções que foram descritas anteriormente e algumas outras. Nesta seção serão apresentadas apenas as opções que ainda não foram citadas anteriormente e que podem ajudar você na busca por estruturas.

Existe na opção átomos (Atoms) duas ferramentas que podem ajudar a montar uma busca. A primeira delas é a carga (Charge) e a segunda é número de átomos ligados (Number of Bonded Atoms). A opção Charge permite a procura por moléculas positiva ou negativamente carregadas. A Figura 13 apresenta esta opção.

Figura 13: interface da opção Charge.

Após ter clicado na opção de carga desejada a janela apresentada na Figura 14 será aberta pedindo que você selecione o átomo que deseja. Uma vez clicado com o botão esquerdo do mouse no átomo desejado o mesmo imediatamente será transferido

(15)

para o campo Current Selection, como é o caso do átomo de Rutênio na Figura 14. Em seguida você deve clicar em Done para que sua opção seja transferida a tela do Draw.

Figura 14: janela para que se indique o átomo selecionado na opção Charge.

Conforme mencionou-se anteriormente, é número de átomos ligados (Number of Bonded Atoms) que também se situa na opção Atoms, na barra de ferramentas principal da janela Draw, e permite que você procure um elemento com um número de coordenação desejado. A Figura 15 apresenta esta opção.

(16)

Figura 15: interface da opção Number of Bonded Atoms.

Seguindo o mesmo procedimento descrito na opção anterior uma janela semelhante a da Figura 14 será aberta para que você selecione o número de ligantes coordenados ao metal previamente especificado. Na Figura 15 temos o exemplo para a busca de compostos de Ru com número de coordenação 6.

Na barra de ferramentas principal da janela Draw você encontrará também a opção ajuda (Help) que contém tutoriais sobre tipos de pesquisas por estruturas que você pode solicitar para auxiliar na suas pesquisas. A Figura 16 apresenta a opção Help.

(17)

Figura 16: interface da opção Help.

2.2. Opção Author/Journal

Para fazer buscas através do nome do autor ou periódico de interesse você deve clicar na opção autor/jornal (Author/Journal). Ao clicar nesta opção a tela ilustrada na Figura 17 será aberta.

(18)

Figura 17: interface da janela Author/Journal

Você encontrará duas opções de busca nesta tela; na parte superior você poderá digitar o nome do autor de interesse (o formato de digitação é indicado) e na parte inferior poderá digitar o nome da revista de interesse. Uma listagem das revistas contidas no banco encontra-se disponível. Um clique sobre o nome de uma delas, transporta-a para o campo nome do jornal (Journal Name). Caso você queira delimitar a sua pesquisa a um determinado volume, intervalo de páginas ou de tempo, utilize os campos volume (Volume), página (Page) e ano (Year).

As opções Search, Store e Cancel, também mostradas na tela, desempenham as mesmas funções descritas na opção Draw. A opção Reset permite a edição de uma nova busca.

2.3. Opção Compound Name

Para fazer buscas através do nome do composto de interesse você deve clicar na opção nome do composto (Compound Name). Ao clicar nesta opção a tela ilustrada na Figura 18 será aberta.

(19)

Você encontrará o campo (Compound Name) para digitar o nome do composto de interesse. Caso a sua busca tenha por objetivo localizar um composto a partir da indicação de dois dos seus componentes, você deverá clicar na opção New Box e mais um campo, idêntico ao já apresentado, estará disponível para a digitação. Por exemplo, para encontrar compostos de rutênio contendo o ligante piridina, você deve digitar a palavra ruthenium no primeiro campo e pyridine no segundo campo, conforme ilustra a Figura 19.

As opções Search, Store e Cancel, também mostradas na tela, desempenham as mesmas funções descritas na opção Draw. A opção Reset permite a edição de uma nova busca.

Figura 18: interface da janela Compound Name.

Figura 19: interface da janela Compound Name, utilizando a opção New Box.

(20)

2.4.Opção Elements

Para fazer buscas de compostos através de um ou mais elementos nele contidos você deve clicar na opção elementos (Elements). Ao clicar nesta opção a tela ilustrada na Figura 20 será aberta.

Figura 20: interface da janela Elements

Você encontrará duas opções de busca nesta tela, que serão utilizadas na realização das suas atividades. Na parte superior você poderá digitar o(s) elemento(s) de interesse no campo Elements Required to be Present. Logo abaixo se encontra a opção Select from Table que abrirá uma tabela periódica (Figura 21). Um clique sobre elemento(s) na tabela e um outro clique posterior na opção Done, na parte inferior direita da Figura 21, transporta-o(s) para o campo anteriormente mencionado.

Observe que se dois ou mais elementos forem especificados, a busca conduzirá a estruturas que contenham todos os elementos.

As opções Search, Store e Cancel, também mostradas na tela, desempenham as mesmas funções descritas na opção Draw. A opção Reset permite a edição de uma nova busca.

(21)

Figura 21: interface da opção Select from Table.

2.5. Opção Formula

Para fazer buscas através da fórmula do composto de interesse você deve clicar na opção fórmula (Formula). Ao clicar nesta opção a tela ilustrada na Figura 22 será aberta.

Figura 22: interface da janela Formula

(22)

Você encontrará duas opções de busca nesta tela; na parte superior você poderá digitar a fórmula de interesse e logo abaixo encontra-se a opção Select from Table que abrirá uma tabela periódica (Figura 21). Um clique sobre um elemento e um outro clique posterior na opção Done, na parte inferior direita da Figura 21, transporta-o para o campo Formula.

As opções Search, Store e Cancel, também mostradas na tela, desempenham as mesmas funções descritas na opção Draw. A opção Reset permite a edição de uma nova busca.

2.6. Opção All Text

Para fazer buscas de compostos através de um texto, como por exemplo, encontrar cristais de uma cor específica ou estruturas cuja sua configuração absoluta foi determinada pelo método de Raio-X, você deve clicar na opção todo o texto (All Text).

Ao clicar nesta opção a tela ilustrada na Figura 23 será aberta.

Figura 23: interface da janela All Text.

Você encontrará duas opções de busca nesta tela; no lado direito você poderá digitar o texto de interesse e do lado esquerdo uma listagem com opções de texto encontra-se disponível. Um clique sobre um deles, transporta-o para o campo de digitação.

(23)

Caso a sua busca tenha por objetivo localizar um composto a partir da indicação de duas características, você deverá clicar na opção New Box e mais um campo, idêntico ao já apresentado, estará disponível para a digitação. Por exemplo, para encontrar compostos contendo metanol e solvatado, você deve digitar a palavra methanol no primeiro campo e solvate no segundo campo (Figura 24).

As opções Search, Store e Cancel, também mostradas na tela, desempenham as mesmas funções descritas na opção Draw. A opção Reset permite a edição de uma nova busca.

Figura 24: interface da janela All Text, utilizando a opção New Box.

2.7. Opção Refcode (entry ID)

Para fazer buscas através do código de referência do composto de interesse você deve clicar na opção Refcode (entry ID). Ao clicar nesta opção a tela ilustrada na Figura 25 será aberta.

(24)

Figura 25: interface da janela Refcode (entry ID).

Você deverá digitar o código de referência do composto de interesse, por exemplo, BAJFIB e, em seguida, deve clicar na opção Find. Imediatamente é apresentada uma segunda tela ilustrando o composto correspondente ao código.

3. Como combinar buscas no ConQuest?

Para combinar buscas no ConQuest você, primeiro deve ter ao menos duas buscas construídas, depois na tela Build Queries marque na opção use esta pergunta?(use this query?), como demonstrado na Figura 26.

Figura 26: interface da tela Build Queries com as buscas indicadas.

(25)

Uma vez tendo realizado o passo anterior, vá até a tela combina perguntas (Combine Queries). Clique com o botão esquerdo do mouse e com ele pressionado sobre a janela Query 1, arraste-a para uma das janelas no lado esquerdo (must have, must not have, must have at least one of) conforme sua opção de busca, como indicado na Figura 27.

Combinações de buscas podem ser utilizadas para encontrar estruturas que simultaneamente satisfazem duas ou mais condições, por exemplo na Figura 27 será realizada a busca de estruturas que contêm Porfirina e Rutênio.

A opção Search, também mostrada na tela, desempenha a mesma função descrita na opção Draw. A opção Reset permite a edição de uma nova busca.

Figura 27: interface da tela Combine Queries.

4. Como visualizar os resultados das buscas no ConQuest?

Uma vez que suas buscas foram construídas e executadas pelo ConQuest, os resultados são mostrados na tela View Results como é mostrado na Figura 28.

(26)

No lado direito da Figura 28 você observa os códigos de referência das estruturas que foram encontradas no banco a partir da busca construída. No lado esquerdo da tela

estão as informações que o banco disponibiliza sobre a estrutura encontrada:

☻ Author/Journal: informação bibliográfica.

☻ Chemical: nome do composto, fórmula, cor, ponto de fusão, etc.

☻ Crystal: célula unitária e informação sobre grupo espacial.

Experimental: informação sobre condições experimentais, precisão e exatidão.

☻ Diagram: diagrama estrutural químico.

☻ 3D Visualiser: mostra a molécula em 3D.

☻ CSD Internals: informações internas do banco.

☻ Search Overview: um resumo da busca construída.

Figura 28: interface da tela View Results.

(27)

5. Barra de Ferramentas do Menu Principal do ConQuest

Uma vez tendo feito suas buscas no ConQuest você tem as seguintes opções no menu principal, na parte superior da tela, que são demonstradas na Figura 29.

Figura 29: interface da janela View Results com a opção File aberta.

Você tem as seguintes opções a sua disposição clicando na opção File no menu principal na parte superior da tela (vão ser aqui descritas apenas as que interessam na realização dos trabalhos da disciplina):

☻New Window: abre uma nova janela do ConQuest.

☻Save Search As...: permite que você salve em seu computador uma pesquisa que tenha feito para que depois retorne no ponto em parou.

☻Write PDF file to view/print: abre um arquivo PDF sobre a pesquisa feita no ConQuest e as estruturas planas das moléculas encontradas no banco. A Figura 30 apresenta o arquivo montado. Uma vez selecionada esta opção uma janela vai ser aberta onde você seleciona o formato do arquivo que você deseja montar e em seguida clique na opção Write para que o arquivo seja criado. Com o arquivo pronto você pode, utilizando as ferramentas do Acrobat Reader, por exemplo, recortar a figura plana da molécula de interesse para que utilize em relatórios ou trabalhos, não precisando utilizar um software de modelagem molecular.

(28)

Figura 30: interface do arquivo PDF.

☻View Entries in Mercury: exporta os compostos encontrados no ConQuest para o programa Mercury, que será descrito na próxima seção deste manual.

Você ainda encontra na barra de ferramentas principal do ConQuest a opção Help, no qual além das informações que foram descritas na seção 2.1.1. Barra de Ferramentas do Menu Principal da Opção Draw se encontra ainda informações sobre a licença de uso do ConQuest.

(29)

6. Como utilizar o Mercury?

O programa Mercury possibilita o estudo e a visualização em 3 dimensões (3D) das estruturas encontradas em sua busca no programa ConQuest. O programa Mercury possibilita:

1. A visualização de estruturas em várias cores e estilos;

2. A observação da existência de ligações do tipo pontes de hidrogênio, além de outros tipos de interações intermoleculares tanto fortes quanto fracas;

3. A visualização expandida para um fragmento da rede, permitindo assim uma melhor observação das interações intermoleculares;

4. A visualização do número e da posição das estruturas dentro da cela unitária;

5. A medição de parâmetros geométricos.

Estas funções serão detalhadas nos próximos capítulos deste manual. A Figura 31 apresenta a interface que o programa Mercury.

Figura 31: interface do programa Mercury.

(30)

Quando você exporta os resultados da pesquisa feita no ConQuest para o programa Mercury, como descrito na seção 2.10 deste manual no caminho View Entries in Mercury, a tela da Figura 31 é imediatamente aberta.

Como pode ser observado ao lado direito da figura estão os códigos de referência de todas as estruturas encontradas na sua pesquisa. Ao centro você visualiza a estrutura selecionada entre as demais. Na parte superior e inferior estão os comandos que podem ser utilizados para o melhor estudo das estruturas de seu interesse.

6.1. Para que servem os comandos encontrados no Mercury?

Conforme mencionou-se anteriormente o programa Mercury oferece uma série de facilidades para que você faça um estudo detalhado das estruturas de seu interesse. A partir de agora vamos detalhar as ferramentas que você poderá utilizar e que foram mostradas na Figura 31.

☻usando a opção modos de seleção (Picking Mode): clicando nesta opção, as seguintes possibilidades são oferecidas, conforme ilustra a figura 32, rotular (Label), medir distância (Measure Distance), medir ângulo (Measure Angle), medir torção (Measure Torsion) e expandir contatos (Expand Contacts). As opções que serão úteis para a resolução dos problemas a você apresentados serão discutidas a seguir. Você pode através da opção rotular (Label) identificar os elementos e sua posição apenas clicando sobre o mesmo com o botão esquerdo do mouse. Através da opção medir distância (Measure Distance), você pode medir a distância entre átomos do composto analisado, clicando com o botão esquerdo do mouse sobre os átomos de interesse para saber a distância que os dois se encontram. Através da opção medir ângulo (Measure Angle), você pode medir ângulos entre átomos de seu interesse utilizando o mesmo caminho descrito anteriormente, mas clicando desta vez em três átomos diferentes. A Figura 32 apresenta a opção Picking Mode. Novamente, levando em conta as atividades que você desenvolverá, descrevemos as formas de utilização dos seguintes comandos:

(31)

Figura 32: interface da opção Picking Mode.

☻usando a opção limpar medições (Clear Measurements): clicando nesta opção ilustrada na Figura 32 ao lado da opção Picking Mode, você apaga a medição feita anteriormente, tanto de comprimento como de ângulo de ligação.

☻usando a opção cor (Colour): clicando nesta opção, as seguintes possibilidades são oferecidas, por elemento e por simetria equivalente. Apenas o comando por elemento (by Element) será utilizado por você. Neste caso, selecione os elementos que deseja mudar de cor clicando sobre eles com o botão esquerdo do mouse. Em seguida clique na opção Colours e escolha o cor para colorir os átomos selecionados, como ilustrado na Figura 33.

(32)

Figura 33: exemplo da opção Colour.

☻usando a opção estilo (Style): clicando nesta opção você pode mudar o estilo com o qual a molécula está apresentada. Você possui as seguintes opções para mudança de estilo: armação de arame (Wireframe), ilustrada na Figura 34; bastões (Capped Sticks), ilustrada na Figura 35; bolas e bastões (Ball and Stick), ilustrada na Figura 36 e espaços ocupados (Spacefill), ilustrada na Figura 37.

(33)

Figura 34: exemplo do estilo Wireframe.

Figura 35: exemplo da opção Capped Sticks

(34)

Figura 36: exemplo da opção Ball and Stick.

Figura 37: exemplo da opção Spacefill.

(35)

☻usando a opção (zoom – zoom +): através desta opção você pode aumentar ou diminuir o tamanho da estrutura de interesse. A opção zoom – zoom + está ilustrada a seguir:

☻usando as opções ← → ↓ ↑: através dessas opções você pode movimentar sua molécula para cima, para baixo ou para os lados. Esta opção está ilustrada a seguir:

☻usando as opções x –90 x +90 y –90 y +90 z –90 z +90: através dessas opções você pode girar sua molécula em 90 graus no eixo de sua escolha. Esta opção está ilustrada a seguir:

☻usando as opções x- x+ y- y+ z- z+: através dessas opções você pode girar a molécula no eixo de sua escolha na forma que desejar. Esta opção está ilustrada a seguir:

☻usando as opções a b c a* b* c*: através dessas opções você pode visualizar sua estrutura ao longo dos eixos cristalográficos. Esta opção está ilustrada a seguir:

Além das opções apresentadas temos ainda duas caixas de diálogo na parte inferior da tela do Mercury como pode ser observado na Figura 31, exposição (Display) e opções (Options), as quais apresentam outras alternativas de trabalho. A caixa de diálogo Options é detalhada a seguir. O mesmo não ocorre com a caixa de diálogo Display, uma vez que esta não é relevante para a realização das suas tarefas.

opções (Options): nesta caixa encontra-se três opções. A primeira delas é mostrar hidrogênios (Show hydrogens) que permite a você selecionar se os hidrogênios serão ou não ilustrados na estrutura do composto. A segunda, mostrar eixos da cela (Show cell axes) permite a você selecionar os eixos de uma cela unitária. A última, rotular átomos (Label atoms) permite a você selecionar todos os átomos do composto e rotulá-los.

(36)

6.2. Barra de Ferramentas do Menu Principal do Mercury

A barra de menu principal do Mercury contêm todas as opções que foram descritas anteriormente que também podem ser acessadas apenas com um clique no botão direito do mouse sobre a tela do Mercury. Ademais você pode ainda usar as opções da barra de ferramentas para salvar uma busca clicando em File e depois Save as... para depois retornar no lugar onde parou. Por fim existe ainda a opção Help, ilustrada na figura 38, que apresenta tutoriais e informações sobre a utilização do Mercury.

Figura 38: opção Help.

Referências

Documentos relacionados

Como o processo foto-Fenton depende de diversas variáveis, como a concentração de peróxido de hidrogênio e de Fe(III) e a intensidade luminosa, a utilização do

Apesar da longa distância dos grandes centros urbanos do país, Bonito destaca- se, regionalmente, como uma área promissora dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. Bonito,

Quais são os requisitos de uma plataforma multilateral de software para possibilitar o aumento da quantidade de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) destinados

Se por mapas estratégicos, de eficácia comprovada, como ferramenta de gestão estratégica, ou por outro método de indicadores, se faz necessário um modelo de gestão

A) O acolhimento institucional, prioritariamente, pois é um dos serviços em que seu único objetivo é promover o acolhimento de famílias ou indivíduos com vínculos

Ali percebi que a coisa fluía, tinha público escutando, não só meus amigos mais próximos (risos).. Todo mundo que eu chamava

No «Guia da Saúde na Suíça» pode encontrar mais informações sobre prestação de cuidados médicos por médicos de família, bem como relativa- mente aos seguros de

ApÓs os missionários vieram os soldados, para consolidar a presença de Portugal naqueles ernos disputados pela Espanha.. Desde o século XVIII caneç~ esse~ ind.Ígenas