• Nenhum resultado encontrado

ROTEIROS DE ESTUDOS DOMICILIARES ANOS INICIAIS SEMANA 29-3º TRIMESTRE. 14 de setembro até 15 de setembro. Componente Curricular: Currículo Integrado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ROTEIROS DE ESTUDOS DOMICILIARES ANOS INICIAIS SEMANA 29-3º TRIMESTRE. 14 de setembro até 15 de setembro. Componente Curricular: Currículo Integrado"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Semana 29 0

ROTEIROS DE ESTUDOS

DOMICILIARES

ANOS

INICIAIS

SEMANA 29- 3º TRIMESTRE

14 de setembro até 15 de setembro.

Componente Curricular:

Currículo Integrado

Professoras: Christianne, Luciara, Rosi, Ana Paula, Vanessa.

Ano/Turma(s): 121, 122,

123, 124 e 125.

(2)

Semana 29 1

Porto Alegre, 14 de setembro de 2021.

Estas são as Competências e Habilidades que trabalharemos esta semana:

Área da Linguagem:

C1. Compreender e interpretar textos verbais, verbo-visuais e multimodais do cotidiano e do interesse do estudante com tema apropriado à idade e ao nível de textualidade adequado.

C3. Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras, frases e textos de forma ortográfica - usando letras/grafemas que representam fonemas.

C5. Apropriar-se o sistema alfabético para escrever palavras com estruturas silábicas menos complexas.

Área da Matemática:

C1. Relacionar a contagem de coleções de objetos à representação numérica das suas respectivas quantidades, comparando e ou ordenando quantidades, pela contagem para identificar igualdade ou desigualdade numérica.

C3. Compreender as noções de adição, subtração, multiplicação e divisão em situações-problemas.

C4. Identificar a lei de formação de sequências recursivas, de números naturais, objetos ou figuras e completá- las.

Área das Ciências Humanas:

C1. Estabelecer relações entre os sujeitos, sujeitos e objetos, e seus significados em diferentes contextos, sociedade e épocas.

C1. Compreender as diferenças culturais percebidas na sociedade em que vive, respeitando suas diferenças.

Área das Ciências da Natureza:

C2. Compreender as características, adaptações e modo de vida das plantas, percebendo sua importância para a manutenção da vida na Terra.

HABILIDADES:

H6. Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental e/ou escrito.

H7. Resolver e elaborar problemas e adição e subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados, de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizar estratégias pessoais ou convencionais.

H1. Comparar ou ordenar quantidades pela contagem para identificar igualdade ou desigualdade numérica.

H2. Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

H11. Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.

H2. Levantar hipóteses a partir do reconhecimento do título, da estrutura, das imagens ou de pistas gráficas (letra maiúscula, por exemplo).

H15. Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros textuais, considerando a situação comunicativa.

H3. Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

H34. Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado.

H35.Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

H50. Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV.

H3. Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.

H4. Descrever as características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

(3)

Semana 29 2

2º ANO – Semana 29 Queridos(as) Alunos(as)!

Iniciamos mais uma Semana Farroupilha! O orgulho de sermos gaúchos!

VIVA O RIO GRANDE DO SUL!

(4)

Semana 29 3

Atividades propostas para o dia 14/09/2021 - terça-feira

“Nosso encontro será no Laboratório de Ciências com o professor André e nesta oportunidade vamos relembrar os estudos sobre as plantas.”

1. Leia o texto.

Muitas plantas nascem de sementes.

No ambiente natural, as sementes se espalham com a ajuda do vento, dos pássaros, de outros animais e caem em muitos lugares.

Quando as sementes caem e encontram terra boa, água, luz e calor do sol, elas germinam, dando origem a uma nova planta.

Como todo ser vivo, a planta também se reproduz, isto é, dá origem a um novo ser semelhante a ela.

2. Responda de acordo com o texto.

a. Quem pode ajudar as sementes a se espalharem no ambiente?

b. Do que as sementes precisam para germinar e dar origem a uma nova planta?

c. Marque X nas sementes que podemos comer.

( ) feijão ( ) amendoim ( ) semente de abacate ( ) arroz d. Qual o título do texto?

e. Quantos parágrafos existem no texto? Pinte-os e numere.

3. Coloque (V) se a resposta for verdadeira e (F) se a resposta for falsa.

( ) Raiz, caule, flor, folha e fruto são partes da planta.

( ) As plantas não possuem raiz, por isso elas sempre morrem.

( ) As plantas são todas do mesmo tamanho, elas são iguais.

( ) As plantas são seres vivos e dependem do solo, da água, do ar e da luz para existir.

( ) Para crescer as plantas precisam ser cuidadas.

(5)

Semana 29 4 4. Observe os vegetais abaixo e escreva-os em que grupo pertence cada um.

Raiz Flor Folha Caule Fruto Semente

5. Numere o processo de germinação do feijão e escreva uma frase para cada etapa.

1. _______________________

2. _______________________

3. _______________________

4. _______________________

5. _______________________

(6)

Semana 29 5

Atividades propostas para o dia 15/09/2021 - quarta-feira

Como surgiu o Rio Grande do Sul?

A história do Rio Grande do Sul começa antes de 1500, data oficial da descoberta do Brasil.

Passa por disputas entre portugueses e espanhóis pelo Sul da América nos séculos 16 e 17, guerras para definir fronteiras territoriais do Brasil com os países vizinhos, conflitos políticos pelo poder no Brasil Império até a República, e pela imigração de alemães e italianos, especialmente, que consolidaram a identidade da população. Habitada inicialmente por índios Charrua/Minuano, Guarani e Kaingang, o território do Rio Grande do Sul passou a pertencer à Espanha.

O Cavalo Crioulo tem sua origem em cavalos espanhóis, trazidos pelos colonizadores no século XVI. Estabelecidos principalmente na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru e Brasil, muitos desses animais passaram a viver livres, formando manadas selvagens que, durante cerca de quatro séculos, enfrentaram temperaturas extremas e condições adversas de alimentação. Graças a essas adversidades, o cavalo Crioulo adquiriu as suas principais características: rusticidade e resistência. Foi instituído símbolo do Rio Grande do Sul pela Lei 11.826/2002.

Brinco-de-princesa

Sua característica de poder apresentar pétalas e sépalas com cores e formas diferentes, a flor Brinco-de-Princesa, é considerada o símbolo do estado do Rio Grande do Sul através da Lei 38.400/1988.

Marcela ou Macela

Especificamente no Rio Grande do Sul há a tradição de colheita da macela na Sexta-Feira Santa, antes do sol nascer; pois acredita-se que a colheita nesse dia traga mais eficiência ao chá das flores. A planta é considerada um dos símbolos oficiais do Rio Grande do Sul.

Quero-Quero

O quero-quero é uma ave territorial muito vigilante, e dá o alarme ao primeiro sinal de algum intruso em seus domínios, seja dia ou seja noite.

Apesar de ser um bom voador, sendo visto a fazer acrobacias no céu,

passa a maior parte do tempo em terra. Além de símbolo oficial do Rio

Grande do Sul também é símbolo oficial do Uruguai.

(7)

Semana 29 6 Erva Mate

A erva-mate é uma planta medicinal que apresenta um fino caule de cor cinza, folhas ovais e frutos pequenos de coloração verde ou vermelho- arroxeado. Ela é muito cultivada na região Sul do Brasil, sendo utilizada como remédio caseiro para o colesterol devido às propriedades que possui.

Símbolo do RS de acordo com a Lei 7.439/1980.

Chimarrão

O chimarrão, ou mate, é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul legada pelas culturas indígenas caingangue, guarani, aimará e quíchua. É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate moída e água a aproximadamente 70 Grau Celsius. O termo mate (oriundo do quíchuamati) como sinônimo de chimarrão é mais utilizado nos países de língua castelhana. O termo “chimarrão” é o mais adotado no Brasil, sendo um termo oriundo da palavra castelhana rioplatense cimarrón.

Churrasco

O principal prato da culinária gaúcha é indiscutivelmente o churrasco. A simplicidade do preparo não descarta um certo refinamento. Desde os primeiros tempos, o gaúcho come churrasco. Os índios primitivos comiam carne de caça, de gado ou de potro atirada diretamente no fogo.

Hino

Existe o registro de três letras para a composição, desde os tempos do Decênio Heróico (como também se conhece a Revolução Farroupilha) até agora. Daqui a pouco vamos conhecê-lo.

Bandeira

Fontes literárias indicam que a Bandeira do Rio Grande do Sul é originária da época da Guerra dos Farrapos, em 1835, mas sem o brasão de armas até então. Sua autoria é controversa: enquanto alguns apontam Bernardo Pires, outros falam em José Mariano de Mattos.

Brasão

O brasão rio-grandense é o mesmo da época dos farrapos com algumas pequenas modificações. Por isso possui a inscrição

“República Rio-Grandense“, junto com a data do início da Revolução

Farroupilha, 20 de setembro de 1835, data amplamente

comemorada no estado.

(8)

Semana 29 7 Agora, vamos nos divertir! Jogo dos símbolos do Rio Grande do Sul.

Jogo dos Símbolos gaúchos

http://formulageo.blogspot.com/2020/11/jogue-on-line-estoure-os-baloes-sobre.html?m=0 Jogo das Características culturais

http://formulageo.blogspot.com/2020/11/jogue-on-line-caracteristicas-culturais.html?m=0 1- Vamos montar um museu com os símbolos? Cada um escolherá um símbolo e fará um

desenho.

Tema de casa

COMPLETE AS FRASES COM O SÍMBOLO CORRETO:

HINO – BRASÃO - BANDEIRA - CAVALO CRIOULO - QUERO-QUERO - CHIMARRÃO - CHURRASCO -

BRINCO DE PRINCESA - LAÇADOR - ERVA MATE - MARCELA

a) A árvore símbolo do RS é a _________________________.

b) A comida preferida do gaúcho é o ___________________.

c) O animal símbolo do RS é o _________________________

d) O ______________ é a ave símbolo do estado.

e) A _____________ é um ótimo chá.

f) A flor símbolo do RS é o __________________________.

g) O gaúcho adora beber um ________________________.

h) A ______________ e o ________________ são símbolos do Rio grande do Sul.

i) O monumento do ______________ representa o gaúcho pilchado (com suas roupas típicas).

j) O ______________ precisa ser cantado com respeito ao nosso estado.

(9)

Semana 29 8

Atividades propostas para o dia 16/09/2021 - quinta-feira

1. Oba! Vamos jogar bingo! Livro de matemática parte 2 páginas 119A, 119B, 119 e 120.

2. Estamos na reta final do nosso livro de caligrafia! Hoje vamos completar as páginas 34, 35, 38 e 39.

3. Lendo e interpretando...

Ivo conserta o relógio novamente

‒ Este relógio está me deixando maluca! Às três horas da madrugada, ele bate dez vezes! - reclama a Sra. Dino. - Ivo, socorro!

Então, o macaco Ivo está de volta ao relógio da torre.

‒ Vamos ver. Esta peça faz o sino tocar - Ivo murmura.

Ele tira a peça, vira-a de cabeça para baixo e coloca-a novamente no lugar.

‒ Agora vou esperar até às quatro horas - Ele decide.

Ele se diverte, observando o vilarejo de lá do alto, até às quatro horas.

Blém! Blém! Blém! Blém!

‒ É isso aí! - Grita Ivo.

Ele fica muito contente por ter consertado o relógio. Ele desce pela escada, direto para a loja de presentes da Sra. Dino.

‒ Está tudo concertado! O relógio anda e o sino agora funciona! - ele exclama.

‒ Que ótimo, Ivo! - Sorri a Sra. Dino.

Eles olham para linda fachada do relógio.

‒ Sim - Ivo responde orgulhoso. - Quatro horas.

‒ Mas a fachada do relógio está marcando três e trinta.

‒ Meia hora antes das quatro - a Sra. Dino observa.

‒ Você tem razão! - Ivo diz espantado. Está andando para trás! Puxa! Eu gostaria de saber como isso aconteceu - ele diz - vou ter que pensar sobre isso novamente.

E põe-se a caminho de casa.

4. Responda, em seu caderno, de acordo com o texto:

a) Qual é o título do texto?

b) Por que o relógio está deixando a Sra. Dino maluca?

c) Com o que o macaco Ivo se diverte?

d) Ivo fica muito contente por ter consertado o relógio, então o que ele faz?

e) Quando eles olham para linda fachada do relógio o que veem?

f) O relógio que Ivo consertou está andando para trás. O que ele faz nessa situação?

(10)

Semana 29 9 Tema de casa

1. Livro de matemática páginas 121.

2. Vamos exercitar algumas letras que já aprendemos.

(11)

Semana 29 10

(12)

Semana 29 11

Atividades propostas para o dia 17/09/2021 - sexta-feira

1. Hoje vamos completar o livro de caligrafia! Páginas 40, 41, 54 e 55.

2. Livro de matemática parte 2 páginas 122 e 123.

3. Leitura e interpretação da Lenda da erva-mate.

A LENDA DA ERVA-MATE

Contam que um guerreiro guarani, que pela velhice não podia mais sair para as guerras, nem para a caça e pesca, vivia triste em sua cabana. Era cuidado por sua filha, uma bela índia chamada Yari, que o tratava com imenso carinho, conservando-se solteira, para melhor se dedicar ao pai.

Um dia, o velho guerreiro e sua filha receberam a visita de um viajante, que foi muito bem tratado por eles. Ao amanhecer, antes de recomeçar a caminhada, o viajante confessou ser enviado de Tupã, e para retribuir o bom trato recebido, perguntou aos seus hospedeiros o que eles desejavam, e que qualquer pedido seria atendido, fosse qual fosse.

O velho guerreiro, lembrando que a filha, por amor a ele, para melhor cuidá- lo, não se casava apesar de muito bonita e disputada pelos jovens guerreiros da tribo, pediu algo que lhe devolvesse as forças, para que Yari, livre de seu encargo afetivo, pudesse casar.

O mensageiro de Tupã entregou ao velho um galho de árvores de Caá e ensinou a preparar a infusão, que lhe devolveria as forças e o vigor, e transformou Yari em deusa dos ervais, protetora da raça guarani. A jovem passou a chamar-se Caá-Yari, a deusa da erva-mate, e a erva passou a ser usada por todos os componentes da tribo, que se tornaram mais fortes, valentes e alegres.

fonte:http://www.campeirismo-rs.com.br/

(13)

Semana 29 12 Tema de casa

1. Livro de matemática parte 2 páginas 124.

2. Resolva os cálculos com bastante atenção!

20/09 – Segunda-feira

FERIADO ESTADUAL REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Referências

Documentos relacionados

Os animais são seres vivos que, assim como as plantas, necessitam de comida, ar e água para viver. No entanto, ao contrário das plantas, que produzem seu próprio alimento,

Datas 14 de setembro (sexta-feira) 15 de setembro (sábado) 16 de setembro (domingo) 17 de setembro (segunda-feira) Atividades Pré-Congresso Congresso Congresso Congresso

A extinção de espécies  Com a erosão, porções de solo são levadas pela chuva até o rio e depositadas em seu leito, diminuindo sua profundidade. A

Na hora de ir embora a Fada dos Dentes pediu para João soltar seu dente do saquinho.. O dente saiu voando pelo céu e foi parar num espaço vazio, onde

Em Star Wars, a Nova República renasceu das cinzas da Guerra Civil Galáctica, mas como podemos ver nos últimos filmes da nova trilogia da série, a guerra contra o Império

O acúmulo de materiais descartados sem os devidos cuidados pode resultar na poluição do solo e da água, além de atrair animais causadores de doenças. Os locais mais

H3. Analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura. Componente Curricular:

( ) Não ligue para a quantidade de água gasta ao longo dos dias. Cuidar do nosso planeta é uma responsabilidade nossa. Com nossos cuidados viveremos em um mundo melhor e a