• Nenhum resultado encontrado

Dudu Monteiro de Paula e família são homenageados em São Paulo pela implantação do Handebol

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dudu Monteiro de Paula e família são homenageados em São Paulo pela implantação do Handebol"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MANAUS-AM, QUARTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2021 * ANO 3 * Nº 1127 /onjornal @onjornal @_onjornal

CNPJ 28.321.315/0001-50

Livros biográficos de mulheres empreendedoras de

Manaus devem ser lançados no mês

que vem

Presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento

Internacional Brasil-China-Amazonas debate o agronegócio com a Codevasf

Economia Economia

88

Manaus Manaus

55

Dudu Monteiro de Paula e família são homenageados em São Paulo

pela implantação do Handebol

(2)

ON Política Local

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, QUARTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2021

22

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Deputado Sinésio Campos

comemora decisão da justiça de prosseguir com a CPI da Energia

O deputado estadual Siné- sio Campos (PT) comemorou a decisão do Tribunal de Jus- tiça do Amazonas (TJAM) de revogar o recurso que sus- pendia a instalação da Comis- são Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energia. A CPI, que tem o investigar possíveis ir- regularidades na geração e distribuição de energia pela empresa Amazonas Ener- gia, agora, pode prosseguir com os trabalhos na Assem- bleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Para Sinésio Campos, autor da CPI, a decisão da justiça foi assertiva e quem ganha com isso é toda a população do Amazonas. “Agora, vamos seguir com as investigações ao lado do povo, pois ele sim merece resposta diante de semanas sem energia, que perde os produtos perecíveis de seu comércio, fica sem o seu eletrodoméstico, tem sua dignidade atingida, visto que a energia é algo básico para termos o mínimo de conforto.

E essa situação como as tari- fas elevadas, cortes em plena pandemia, o que é proibido por lei, vale tanto para a ca- pital quanto para o interior,

mas, vamos lutar por melho- rias e respostas”, desabafou o parlamentar.

O desembargador Paulo Lima, do TJAM, foi o respon- sável por revogar a decisão que havia suspendido a ins- talação da CPI.

A CPI da Energia foi aberta no dia 1° de setembro com o objetivo de investigar possí- veis irregularidades na gera- ção e distribuição de ener- gia pela empresa Amazonas Energia, mas, em 4 de setem- bro, durante plantão judicial, o desembargador Airton Luís Corrêa Gentil, do TJAM, de- cidiu suspender a Comissão alegando que o requerimen- to que deu origem à comis- são era genérico.

No dia 10 de setembro, a Procuradoria-Geral da Aleam protocolou recurso para der- rubar a liminar emitida pelo desembargador Airton Luís Corrêa Gentil. O recurso foi assinado pelos procuradores da Aleam Robert Wagner de Oliveira, Vander Góes e Ger- son Viana. De acordo com o documento, a Casa Legislati- va tem autonomia fiscalizató- ria de exercer a continuidade da CPI, visando investigar a

precariedade do fato deter- minado de interesse social quanto ao serviço de ener- gia, bem como o porquê dos constantes racionamentos, blecautes, apagões e a falta de manutenção da rede elé- trica que ocasionam grandes transtornos aos consumido- res do Amazonas.

A Comissão é composta pelo deputado estadual Siné- sio Campos, como presidente, Carlos Bessa (PV), como rela- tor, Dermilson Chagas (Pode- mos), Fausto Júnior (MDB) e Cabo Maciel (PL).

Parque Cidade da Criança reabre

totalmente revitalizado pela Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus re- abriu, em evento-teste, reali- zado na manhã desta terça- -feira (12), Dia das Crianças, o parque Cidade da Criança, localizado no bairro Aleixo, zona centro-sul da capital amazonense. A ação contou com a presença do prefeito David Almeida, que salientou a necessidade de disponibi- lizar mais espaços de lazer para as famílias manauen- ses, resgatando a alegria das brincadeiras típicas da infân- cia.

“Há três meses, vim visitar este local e ele estava total- mente abandonado e, rapi- damente, pedi que se fizesse uma revitalização no parque.

Hoje, estamos entregando um parque totalmente revi- talizado e que ainda terá mais novidades. Essa foi mais uma ação conjunta de secretarias, o que otimiza o serviço reali- zado pela prefeitura”, enfati- zou Almeida.

O chefe do Executivo mu- nicipal salientou a importân- cia de espaços de lazer, como o parque Cidade da Criança, para que as famílias voltem a realizar atividades externas, deixando os aparelhos ele- trônicos em segundo plano.

“Antes, as crianças corriam, caiam, brincavam e se diver- tiam. Hoje, a superproteção dos pais acaba por deixar os filhos sempre dentro de casa, achando que os filhos estão resguardados, porém, den- tro de casa, tem um grande problema, a internet. Muitos pais dão um tablet, um celu- lar ou um computador, para que os filhos fiquem jogando por horas. Essa é a realidade que eu vejo em quase todos os lugares. As famílias vão para os restaurantes e aca- bam nem se falando, porque o celular não permite. O ce- lular acabou aproximando os distantes e distanciando os próximos”, afirmou o prefei- to.

Roberto Cidade relembra projetos em defesa dos direitos da crianças

O presidente da Assem- bleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), é autor de três projetos de lei e uma lei promulgada em defesa dos direitos das crianças. O parlamentar relembra, nes- ta terça-feira, 12 de outubro, data que se comemora o Dia das Crianças, sua atuação em benefício das crianças ama- zonenses.

“As crianças são, literal- mente, o futuro do nosso País.

O político que pensa em me- lhorias futuras, tem que olhar com carinho para as crianças.

Meu mandato sempre terá

esse cuidado, até porque sou pai de três crianças e, assim como quero o melhor para eles, quero, também, para as demais”, afirmou.

O projeto de lei 478/2019, que tramita no parlamen- to estadual, Instituiu o dia 30 de agosto como o Dia de Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes. O PL 184/2021, trata de ques- tão relacionadas à violência contra crianças, já que, obri- ga condomínios residenciais e comerciais a informar aos órgãos de segurança ocor- rência ou indício de violência contra os pequenos.

Já o projeto Lei 321/2021, institui a política estadual de busca de crianças e jovens em idade própria para a edu- cação básica obrigatória.

“A ideia é que nenhuma criança fique fora da escola e também combater a evasão escolar”, destacou.

Roberto Cidade tem uma lei promulgada que trata de crianças.

A Lei nº 5.431, de 26 de março de 2021, torna obriga- tório que hospitais públicos e privados notifiquem ocor- rências de uso de bebida al- coólica ou entorpecentes por crianças e adolescentes.

(3)

ON Política Nacional

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, QUARTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2021

33

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Centrão quer novo nome para o STF e abre crise entre

evangélicos e Bolsonaro

O centrão quer indicar um novo nome para a vaga aber- ta no Supremo Tribunal Fede- ral, abrindo uma crise entre o governo de Jair Bolsonaro e líderes da ala dos evangé- licos, um dos últimos que resistem na base de apoio do presidente. Essa base se mantém fiel enquanto a re- jeição à Bolsonaro só cresce no País, conforme a última pesquisa do Poder Data que assinalou recorde de 59% de descontentamento dos bra- sileiros com o mandatário do País.

Uma articulação dos prin- cipais ministros do grupo que comanda a Câmara dos Deputados busca viabilizar o nome de Alexandre Cordeiro de Macedo, o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O problema é que o gabi- nete pastoral que aconselha Bolsonaro no assunto não referenda o nome de Cor-

deiro que, embora evangé- lico, não sustenta a alcunha de “terrivelmente”, advérbio que Bolsonaro defende para a vaga no Supremo

Macedo teve sua indicação defendida por Ciro Noguei- ra (Casa Civil), Flávia Arruda (Secretaria de Governo) e Fá- bio Faria (Comunicações), e o tema foi debatido em dois jantares ocorridos na sema- na passada em Brasília.

A apresentação do novo nome visa romper o impasse

em torno do nome do advo- gado-geral da União, André Mendonça, o “terrivelmen- te evangélico” de Bolsonaro que foi indicado em julho, mas que ainda não passou pela sabatina do Senado, rito necessário para assumir a cadeira vaga no STF.

Faltou combinar com os pastores. Silas Malafaia, um dos prediletos de Bolsonaro, disse que a nomeação para o STF passará pela liderança evangélica antes.

Comissão rejeita cota para ex-militares em

universidades públicas

A Comissão de Educa- ção da Câmara dos Depu- tados rejeitou o Projeto de Lei 285/20, que fixa cota de 10% das vagas de todos os cursos de graduação das instituições federais de educação superior para os cidadãos que tenham cumprido o serviço militar obrigatório integralmente.

Atualmente, as univer- sidades públicas já têm cota de 50% ocupada por alunos que vieram da rede pública de ensino. O proje- to reduziria as vagas com ampla concorrência para 40%.

A rejeição foi recomen- dada pelo relator, depu- tado Tiago Mitraud (No- vo-MG). “A despeito de o serviço militar ser obriga- tório, apenas uma minoria dos jovens que se alistam cumprem o serviço mili- tar”, argumentou.

Segundo dados do go- verno federal, de 1,6 mi- lhão de jovens que com- pletariam 18 anos em 2020, somente 90 mil fo- ram incorporados às For- ças Armadas. “Conside- rando que, no Brasil, há 1,3 milhão de matrículas no ensino superior públi- co federal, é bastante des- proporcional reservar 10%

das vagas para um públi- co-alvo tão reduzido”, dis- se o relator.

Tiago Mitraud conside- ra que, na maioria das ve- zes, o jovem tem a opção de servir, já que as Forças Armadas oferecem uma oportunidade de mudança de vida diante de uma alta taxa de desemprego en- tre a população de 18 a 24 anos. “O jovem, ao entrar na corporação, já recebe remuneração e, se alcan- çar a patente de terceiro- -sargento, pode chegar a receber cerca de quatro vezes o valor da renda mé- dia dos brasileiros.”

STF concede 22 dias para Daniel Silveira apresentar alegações finais

O ministro do Supremo Tri- bunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu à defesa do deputado Daniel Silveira um prazo de 22 dias para apre- sentar suas alegações finais no processo em que é acusado de agressões verbais e ameaças aos ministros da Corte. O pra- zo foi baseado no tempo que o Ministério Público teve para se manifestar.

“Não obstante, o mesmo prazo assinalado para a acusa- ção deve também ser oportu- nizado à defesa, em homena- gem aos princípios da ampla defesa (art. 5º, LV, da CF/88) e da paridade de armas. Consi- derando que o Ministério Pú- blico gozou, no total, de 22 dias para a apresentação de suas alegações finais, o mes-

mo prazo será assinalado para a defesa do réu”, disse Moraes em sua decisão. O prazo co- meçou a ser contado no dia 8 de outubro, sexta-feira da se- mana passada.

Na denúncia aceita pelo STF, Silveira foi acusado pela Pro- curadoria-Geral da República de incitar o emprego de vio- lência para tentar impedir o li- vre exercício das atividades do Legislativo e do Judiciário e a animosidade entre as Forças Armadas e a Corte, por meio de vídeos publicados em suas redes sociais. Nos vídeos, ele ofendeu e ameaçou ministros, além de defender medidas an- tidemocráticas.

Deputado federal pelo PSL do Rio de Janeiro, Silveira foi preso em fevereiro. Um mês

depois, recebeu o benefício de ficar em casa, mas monitora- do por tornozeleira eletrônica.

No final de junho, no entanto, voltou à prisão por determina- ção de Moraes em função de 30 violações da tornozeleira eletrônica, a maioria por falta de bateria e uma por rompi- mento.

(4)

ON Saúde

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, QUARTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2021

44

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Medicamento da AstraZeneca reduz mortes e casos graves de covid-19

A farmacêutica britânica AstraZeneca anunciou nes- ta segunda-feira (11) que obteve resultados positivos em testes de fase três de um novo coquetel de drogas, uma combinação de anti- corpos de longa ação (LAAB, na sigla em inglês), no trata- mento contra a covid-19. O medicamento foi batizado de AZD7442.

De acordo com a compa- nhia, houve uma redução

“estatisticamente signifi- cativa” de casos graves ou mortes em pacientes não- -hospitalizados que usaram medicamento na compara- ção com quem usou place- bo. No comunicado global sobre os resultados, a farma- cêutica detalhou que um to- tal de 90% dos participantes inscritos nos testes eram de populações com alto risco de progressão para covid-19 grave, incluindo aqueles com comorbidades, como

câncer, diabetes, obesidade, doenças pulmonares, entre outras. “O ensaio atingiu o desfecho primário, com uma dose de 600 miligramas (mg) de AZD7442 administrada por injeção intramuscular (IM), reduzindo o risco de

desenvolver covid-19 grave ou morte (por qualquer cau- sa) em 50% em comparação com o placebo em pacientes ambulatoriais com sintomas de sete dias ou menos”.

O ensaio registrou poucos eventos adversos no bra-

ço dos pacientes. Foram 18 ocorrências entre 407 que tomaram o AZD7442 e 37 no braço de quem tomou pla- cebo, de um total de 415. O LAAB foi geralmente bem to- lerado no teste, enfatizou a companhia.

Médicas revelam quais calcinhas mais indicadas para saúde íntima feminina Amazonas inicia testagem de

Covid-19 em trabalhadores para jogo

entre Brasil e Uruguai Quais são as melhores roupas íntimas para mu- lheres? A escolha não é fá- cil, dadas as muitas opções de estilos e uma ampla va- riedade de materiais.

A roupa íntima pode aju- dar a mulher a proteger as suas roupas do corrimento vaginal e do sangue mens- trual. Além disso, a vulva pode ser sensível a atrito e outras irritações da pele, portanto, as calcinhas ofe- recem alguma proteção.

As fibras naturais, como o algodão, são um dos me- lhores tecidos porque são suaves para a pele, respirá- veis e confortáveis. Quem diz é a obstetra Cynthia Wesley, à Healthy.

Já a ginecologista Kim Langdon afirma, à mesma

publicação, que qualquer material respirável que seja confortável contra a pele é uma boa escolha, e o que é confortável pode ter tanto a ver com o corte quanto com o material de que é feita.

O Governo do Amazonas deu início, na manhã desta terça-feira (12), aos testes de Covid-19 para aproxima- damente mil pessoas que trabalharão na partida de futebol entre Brasil e Uru- guai. O atendimento iniciou às 9h e segue até às 16h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

A testagem continua ama- nhã (13), no mesmo horário e local. O jogo acontecerá na quinta-feira (14), na Are- na da Amazônia e o Estado tem realizado todos os pro- tocolos sanitários para ga- rantir o sucesso do evento esportivo, que contará com 14 mil torcedores. O proto- colo sanitário adotado para a partida foi elaborado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra.

Rosemary Costa Pinto (FVS- -RCP).

De acordo com o epi- demiologista Alexsandro Melo, atuante na coorde- nação desta ação de testa- gem, a realização do exame é fundamental para garan- tir a segurança de todos os envolvidos. A expectativa é atender 500 pessoas neste primeiro dia e outras 500 na quarta-feira.

“Nós fizemos alguns even- tos testes e, nesses eventos, todos eles tiveram que rea- lizar o exame. Todas as pes- soas envolvidas no jogo na Arena, tanto servidores do Estado, município e fede- rais, terão que ser subme- tidos ao teste. Nós também estamos verificando a situ- ação vacinal”, ressaltou o epidemiologista.

(5)

ON Manaus Acontece

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, QUARTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2021

55

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Exposição que retrata

história do Amazonas através de leis e decretos chega ao

Millennium Shopping

A exposição ‘Faces da Nossa História’, comemorativa aos 129 anos da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) e 128 anos do Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE), iniciou, nesta terça-feira (12), uma nova temporada de vi- sitação pública, desta vez no Millennium Shopping, zona centro-sul de Manaus.

A mostra, que retrata a his- tória do Estado do Amazonas através das leis e decretos pu- blicados pelo DOE ao longo dos seus quase 130 anos de existência, resume um pouco da memória, da cultura e da identidade dos amazonenses por meio do registro dessas legislações. A exposição é uma realização do Governo do Amazonas.

“Iniciamos mais uma tem- porada da exposição ‘Faces da Nossa História’. Agora chega- mos ao Millennium Shopping com objetivo de levar infor- mação e entretenimento à

população através das nossas leis e decretos. Convidamos todos a visitarem nosso espa- ço”, ressaltou a coordenadora da mostra, Larissa Albuquer- que.

Legislações e outros atos oficiais importantes para o desenrolar da história do Amazonas também estão es- tampados na mostra: a inau- guração do Teatro Amazonas em 1896, a implantação da Zona Franca em 1967, a visi- ta do Papa João Paulo II ao

Amazonas em 1980, o enfren- tamento da pandemia da Co- vid-19, dentre outros.

A exposição fica aberta para visitação no Millennium Sho- pping, em frente à Subway, de 12 a 31 de outubro, de segun- da a sábado das 9h às 21h; e aos domingos e feriados de 12h às 18h. Mais informações e conteúdos exclusivos po- dem ser acessadas no site da exposição, em imprensaofi- cial.am.gov.br/faces-da-nos- sa-historia.

Prefeitura inicia ciclo de palestras de

orientação à aposentadoria

A partir desta quarta- -feira (13), a Prefeitura de Manaus dá início ao “Pre- para Prev”, o programa de orientação para apo- sentadoria. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube, em uma sequ- ência de três palestras, que serão realizadas nos dias 13, 20 e 27 de outu- bro. Os servidores públi- cos e a população inte- ressada devem realizar a inscrição no site da Espi https://sgce.manaus.am.

gov.br/.

Os inscritos receberão, via e-mail, um link de acesso aos módulos. Esta é a 4ª edição do programa de orientação, destinado aos servidores públicos que estão a dois anos para alcançar os requisitos da aposentadoria. O evento, realizado por meio de uma parceria entre a Manaus Previdência e a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeduca- cional (Espi) – órgão vin- culado à Secretaria Mu- nicipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) – será transmiti- do pelo canal do YouTube da Manaus Previdência, das 14h às 16h. A primei- ra palestra será sobre Le- gislação Previdenciária, com a diretora-presiden- te da Manaus Previdência, Daniela Benayon. Daniela é advogada, economis- ta, especialista em Direito Previdenciário e em Regi- me Próprio de Previdên- cia Social (RPPS). Ela dará uma aula sobre legislação voltada para Previdência, desde a Constituição Fe- deral, passando pela Re- forma da Previdência e a legislação municipal, que ampara os servidores pú- blicos, a fim de contextu- alizar os direitos e deveres dos segurados e benefici- ários.

Livros biográficos de mulheres empreendedoras de Manaus devem ser lançados no mês que vem

Contar cinco diferentes histórias de vida e mostrar a superação de mulheres que persistem na luta diária para vencer por meio do empreen- dedorismo. Esses são alguns dos objetivos do projeto “Bio- grafias Colaborativas’, desen- volvido em Manaus desde o mês de abril e que está na fase final. Em novembro, os livros biográficos que contam as histórias de Chay Santos, Maíse Ribeiro, Michelle Lei- te, Rute Lima e Vanda Ortega devem ser lançados. O conte- údo é inspirador e traz uma mistura de sonhos, coragem, garra e talento.

Nos últimos meses, as bio- grafadas participaram de trei- namentos e consultorias de empreendedorismo, com o

foco nos negócios que cada uma cuida. O quinteto tam- bém concluiu as conversas para a construção das biogra- fias. Entre os momentos já vi- venciados, também estão os ensaios fotográficos para as capas dos livros e a produção do vídeo que contará o dia-a- -dia e a transformação que o projeto vem impactando na vida de cada uma delas.

Os livros detalham também uma série de percalços que as biografadas enfrentaram, entre as situações, a fome e violência, mas sobretudo, a luta individual de cada uma das biografadas para superar esses episódios, e isso é um outro ponto interessante de cada obra.

Cada relato foi cuidado-

samente captado. Como em uma linha do tempo, memó- rias, fotos, objetos e lugares foram revisitados e deram espaço a criatividades das bi- ógrafas em contar conflitos, dilemas, obstáculos, desafios, aprendizados e conquistas.

(6)

ON Mundo

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, QUARTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2021

66

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Tempestades em Shanxi, no norte da China, deixam 15

mortos e 3 desaparecidos

Tempestades contínuas deixaram 15 pessoas mortas e outras três desaparecidas na Província de Shanxi, no norte da China, de acordo com uma coletiva de imprensa realizada na terça-feira pelo governo da província.

De 2 a 7 de outubro, Shan- xi tevea a inundação de ou- tono mais forte já registrada.

As chuvas contínuas afetaram cerca de 1,76 milhão de resi- dentes em 76 regiões distritais em toda a província, e 120.100 pessoas foram realocadas.

Cerca de 238.460 hectares de culturas foram danifica- dos e 37.700 casas desabaram ou ficaram gravemente dani- ficadas, causando prejuízos econômicos diretos de 5,03 bilhões de yuans (US$ 780 mi- lhões).

A província, maior região produtora de carvão da Chi-

na, registrou desde o início de outubro mais de cinco vezes o volume de precipitação média normal para o mês nos anos anteriores, de acordo com o departamento meteorológico local, o que resultou na des- truição de barragens e linhas ferroviárias.

Mais de 60 minas de car- vão tiveram de ser fechadas

devido às inundações, o que agrava a crise energética que a China enfrenta –para atenu- ar o desabastecimento, auto- ridades do país haviam orde- nado que regiões produtoras, como Shanxi, ampliassem sua capacidade de produção anu- al. O carvão é responsável por 60% da matriz energética do país asiático.

OMS recomenda dose de reforço da

Coronavac a pessoas a partir dos 60 anos

Um grupo de especialis- tas que assessora a Orga- nização Mundial da Saúde (OMS) recomendou nesta segunda-feira (11) a apli- cação de uma dose de re- forço contra a covid-19 em idosos completamente imunizados com a Coro- navac e em pessoas com imunidade comprometi- da que tomaram qualquer vacina. “Ao implementar esta recomendação, os países devem inicialmente ter como objetivo maximi- zar a cobertura de 2 doses nessas populações e, pos- teriormente, administrar a terceira dose, começando nos grupos de idade mais avançada”, diz um comu- nicado do Grupo Consul- tivo Estratégico de Espe- cialistas da OMS (Sage, na sigla em inglês).

Segundo os profissio- nais, é preferível que pes- soas com 60 anos ou mais que receberam duas do- ses da Coronavac tomem a terceira dose do próprio imunizante. No entanto, os especialistas ponderam que, ao se levar em con- ta a disponibilidade das vacinas, o uso na dose de reforço de um imunizante diferente do aplicado nas duas primeiras doses pode ser considerado.

O Sage também reco- mendou a aplicação da terceira dose de qualquer vacina em indivíduos com imunidade comprometi- da. Esse grupo populacio- nal, segundo a OMS, tem uma resposta imune mais baixa aos imunizantes e, portanto, corre mais riscos ao contrair o coronavírus.

Além da Coronavac, que é produzida no Brasil pelo Instituto Butantan em par- ceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, a reco- mendação também vale para imunizantes fabrica- dos pela Sinopharm.

Chefe da ONU pede ação ousada para acabar com ‘guerra suicida contra a natureza’

Com mais de 1 milhão de espécies em risco de extinção, os países devem trabalhar agora para al- cançar um futuro susten- tável para as pessoas e o planeta, disse o secretário- -geral das Nações Unidas, António Guterres, a líderes presentes na Conferência da ONU sobre Biodiversi- dade, que começou nes- ta segunda-feira (11) em Kunming, China.

“Estamos perdendo nos- sa guerra suicida contra a natureza”, disse Guter- res em uma mensagem de vídeo para a reunião, que está sendo realizada virtu- almente.

O chefe da ONU alertou que “a interferência im- prudente da humanidade

na natureza” terá conse- quências permanentes.

“A taxa de perda de espé- cies é dezenas a centenas de vezes maior do que a média dos últimos 10 mi- lhões de anos – e está ace- lerando. Mais de 1 milhão de espécies de plantas, mamíferos, pássaros, rép- teis, anfíbios, peixes e in-

vertebrados estão em risco – muitos deles em apenas décadas”, disse.

“O colapso do ecossis- tema pode custar quase 3 trilhões de dólares anual- mente até 2030. Seu maior impacto será sobre alguns dos países mais pobres e altamente endividados”, acrescentou.

(7)

ON Esportes

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, QUARTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2021

77

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Dudu Monteiro de Paula e família

são homenageados em São Paulo pela implantação do Handebol

Uma solenidade especial foi realizada nesta terça-feira (12) para homenagear o re- nomado jornalista Eduardo Moteiro de Paula, o ‘Dudu’ e sua família, pioneiros no Han- debol no Amazonas. Eles in- troduziram a modalidade no Estado e contribuíram para a disseminação do espor- te por toda a América Latina.

A homenagem aconteceu na final do Brasil Mastercup de Handebol, em São Bernardo Dos Campos (SP). Dudu, Ed- gar, Evandro e Estevão Mon- teiro de Paulo receberam um diploma comemorativo pelo reconhecimento da impor- tância da família na introdu- ção do handebol no Amazo- nas e na Amazônia Oriental . O diploma foi concedido pela Confederação Brasilei- ra de Handebol (CBH) que

reconheceu o pioneirismo e também outros serviços prestados pela família, como a primeira competição pa- namericana da América do Sul, onde o Brasil conquistou pela primeira vez, vaga para o mundial da modalidade

“Ninguém esperava chegar onde chegou, mas foi uma coisa muito sincera, muito honesta”, disse Dudu Monteiro de Paula sobre a jornada da família com o handebol no Norte do País.

Jornalista do ON JORNAL, Dudu é um dos sócios do gru- po e conta com um programa diário na plataforma, ao vivo, às 15h da tarde. Dudu Montei- ro de Paula recebeu também o carinho de toda a redação e área administrativa do site (www.onjornal.com). Home- nagem mais que merecida a esse ícone do jornalismo.

Seleção feminina: Ludmila é convocada para amistosos contra

Austrália Amazonas leva crianças para treino

da seleção brasileira em Manaus

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou no final da tarde desta terça-fei- ra (12) que a atacante Ludmi- la, do Atlético de Madrid (Es- panha), foi convocada para o lugar de Nycole, do Benfica (Portugal).

O corte da jogadora do clube português foi definido após o departamento médi- co da seleção brasileira ser informado de que a “a ata- cante sofreu uma lesão no joelho esquerdo, a ruptura do ligamento cruzado ante- rior [LCA], impossibilitando a apresentação da atleta no pe- ríodo de Data Fifa”.

Desta forma, Ludmila re- cebeu a oportunidade de ser convocada para defender a seleção nos amistosos diante da Austrália, nos dias 23 e 26 de outubro, em Sydney.

Este será o primeiro en-

contro entre Brasil e Austrá- lia desde a disputa da Copa do Mundo de 2019 (França), quando a equipe da Oceania venceu por 3 a 2 em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos.

Agora, a Austrália se pre- para para receber a próxima edição da Copa do Mundo de futebol feminino, que sediará em conjunto com a Nova Ze- lândia, em 2023.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, acompanhou, nesta terça-feira (12), Dia das Crianças, 150 estudantes da rede pública estadual, pre- viamente credenciados, que foram assistir ao treino da seleção brasileira masculina de futebol. Na ocasião, ele anunciou que o Governo do Amazonas, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), implantará no estado o projeto “Gol do Bra- sil”, voltado a crianças e ado- lescentes, de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade.

O treino ocorreu no Está- dio Ismael Benigno, a Colina, no bairro São Raimundo, zona oeste de Manaus. A ida dos alunos ao treino é uma parce- ria entre Governo do Estado, CBF e Federação Amazonen- se de Futebol (FAF). A seleção brasileira joga em Manaus pelas eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022, na próxima quinta-feira (14/10).

A partida é promovida pela CBF com apoio do Governo do

Amazonas.

“É muito simbólico esse jogo da seleção brasileira e, aqui, deixo o meu agradeci- mento à CBF, ao empenho que todos os envolvidos tiveram, ao empenho da nossa equipe de segurança, da Fundação de Vigilância em Saúde, da Se- cretaria de Saúde, de todos os servidores do Estado e da Pre- feitura de Manaus envolvidos na realização desse grande evento. É muito simbólico, é muito importante. Isso mos- tra o quanto o Amazonas con- seguiu evoluir no combate à pandemia e mostra que nós estamos no caminho certo de retorno à normalidade das nossas vidas”, disse o gover- nador.

Para acompanhar o treino, foram selecionados estudan- tes obedecendo os critérios estabelecidos pelas orienta- ções pedagógicas da Secreta- ria de Estado de Educação e Desporto. Desse total, 10 são estudantes da educação espe- cial.

(8)

ON Economia

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, QUARTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2021

88

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional

Brasil-China-Amazonas debate o agronegócio com a Codevasf

O presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvi- mento Internacional Brasil- -China-Amazonas Lin Yun Pin e o vice-presidente Steve Lin foram novamente convi- dados para participar de uma reunião com o presidente da Companhia de Desenvolvi- mento dos Vales do São Fran- cisco e do Parnaíba (Code- vasf), Marcelo Moreira, para conversar sobre cooperação

na agricultura e fruticultura.

Durante a reunião, os líde- res da Câmara de Comércio e da Codevasf debateram sobre a agricultura na área de atu- ação da entidade, no Amazo- nas e no Brasil.

A Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacio- nal Brasil-China-Amazonas tem planos de investimentos no Agronegócio para o de- senvolvimento econômico

do Brasil, mas também com foco especial em cidades do Amazonas. No mês passado a equipe da Câmara de Comér- cio esteve em Brasília e em Goiás para tratar de investi- mentos e benefícios em tec- nologia no setor de agricul- tura e fruticultura. A entidade tem a missão de desenvolver o agronegócio sustentável para ajudar a diminuir as de- sigualdades regionais.

Sejusc e OIM convidam para o

lançamento da 2ª edição da Feira

Internacional de Empreendedores

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cida- dania (Sejusc) e a Organi- zação Internacional para as Migrações (OIM) con- vidam para o lançamento da Feira Internacional de Empreendedores (FIE), se- gunda edição, que ocorre- rá nos dias 16 e 17 de ou- tubro, no Centro Cultural Palácio da Justiça, das 10h às 20h.

Durante o lançamento, as organizações apresen- tarão empreendedores re- fugiados e migrantes re- sidentes no Estado e, ao final, promovem uma ex- periência gastronômica aos presentes. A FIE con- tará com a presença de haitianos, venezuelanos, colombianos residentes no estado, bem como bra- sileiros.

A Sejusc dispõe da Ge- rência de Migração, Refú- gio, Enfrentamento ao Trá- fico de Pessoas e Trabalho Escravo que tem o objetivo de propor, elaborar e coor- denar ações para o enfren- tamento ao tráfico de pes- soas com base em metas e diretrizes da Política Na- cional, combatendo suas modalidades, em especial o trabalho escravo. Com- pete ainda, criar o Plano Estadual para atenção aos Migrantes, Refugiados e Apátridas, de forma a ga- rantir os mesmos direitos dos nacionais no limite da lei.

Instituto Amazônia +21 tem sede na Fieam

Quarenta por cento da eco- nomia global estão baseados em produtos e componentes derivados da biodiversidade e a Amazônia Legal, compos- ta por nove estados - Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Ro- raima, Tocantins e parte do estado do Maranhão -, res- ponde por cerca de 1/3 da biodiversidade do planeta.

Esses dados foram expostos em reunião, na sede da Fede- ração das Indústrias do Es- tado do Amazonas (Fieam), por ocasião de lançamento do Instituto Amazônia +21.

De acordo com presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIERO) e articulador do Instituto, Marcelo Thomé, é possível desenvolver mais negócios sustentáveis conectando in- vestidores e toda a cadeia de

produção local.

Para promover essa cone- xão do setor produtivo, ins- tituições financeiras, aca- demia, comunidades locais, sociedades e público do Bra- sil e do exterior, o empre- sário, que também lidera o Conselho Temático de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e preside a Ação Pró-Amazô- nia, formada pelas federações de indústrias dos estados da Amazônia Legal, ressalta a importância de viabilizar di- álogos para o desenvolvi- mento sustentável, proteção do bioma Amazônia, geração de riqueza e qualidade de vida para 23 milhões de pes- soas nos noves estados que compõem a Amazônia Legal.

“O Instituto Amazônia +21 nasce para poder apoiar as empresas locais a se prepa-

rem para esses financiamen- tos verdes, a serem empresas conectadas a critérios ESG (Environmental, Social and Governance) e conectá-las a grandes empresas, com compromisso ou interes- se em investir na região, em prol da mesma agenda, que são os fomentos aos negó- cios sustentáveis na região amazônica, tendo como base a biodiversidade do bioma amazônico”, explicou ele.

Na oportunidade que reu- niu empresários do Ama- zonas, Thomé destacou as oportunidades presentes no local, com riquezas que permanecem praticamen- te inexploradas economica- mente em contraste com a atual valorização dos produ- tos originados da biodiversi- dade que representam 40%

da economia global.

(9)

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, QUARTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2021

99

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Atos Legais ON

Partes: Contratante Prefeitura Municipal De Maraã, sob o CNPJ: 04.505.640/0001-04 e a empresa contra- tada: JAA BASTOS - ME CNPJ. N. 14.242.119/0001-85, cujo o objeto é Contratação De Empresa Jurídica Para Pavimentação Em Concreto Em Via Urbana Com Dre- nagem Superficial E Calçadas, No Município De Maraã- -Am. DO OBJETO - da Prorrogação - Fica prorrogada por 90 (noventa) dias, iniciando-se em 08 de setembro de 2021, estendendo-se até 07/12/2021.Fundamenta- ção Legal: Art. 65 inciso I, alínea b e § 1°. da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Processo licitatório:

Tomada de Preços n° 009/2020.

Maraã, 03 de setembro de 2021.

Edir Costa Castelo Branco Prefeito Municipal

EXTRATO DO TERCEIRO TERMO ADITIVO AO TC Nº. 028/2020 – CML/PMM

ESTADO DO AMAZONAS Prefeitura Municipal de Maraã Comissão Municipal de Licitação

O Prefeito Municipal de São Paulo de Olivença/AM, no uso de suas atribuições legais e constitucionais, conferidas pelo inciso II e VII do Art. 153 da Lei Orgânica do Município, e, de acordo c/o inciso VI do art. 43, da Lei 8.666/93, tendo em vista que: Considerando o que consta na Ata Circunstanciada da Sessão Pública rea- lizada p/a conclusão da TP nº 023/2021/CPL, elaborada pela CPL; Considerando que o referido procedimento licitatório transcorreu de forma regular, em obediên- cia à legislação vigente, não sendo verificado nenhum vício que pudesse macular a regularidade do certame, tendo sido cumpridos todos os prazos regulamentares estabelecidos no ref. processo; Considerando que a empresa vencedora atendeu a todas as exigências do Edital, no que tange à habilitação e a proposta de preço, apresentando, ainda, a proposta com menor valor global; Considerando a inexis- tência de recursos adm. pendentes ao referido procedimento licitatório; Conside- rando, ainda, todos os documentos que constam acostados aos autos, os quais demonstram que foram respeitados todos os ritos legais exigidos pela Lei Federal nº 8.666/93; Considerando, por fim, o Parecer Jurídico Conclusivo exarado pela Procuradoria Geral do Município desta Prefeitura, opinando pela adjudicação e homologação do resultado da presente Licitação. Resolve: I- Adjudicar, o objeto do certame que é execução de obras e serviços de engenharia para Constru- ção de 01 Campo de Futebol no Município, sob a Modalidade Licitação de TP nº 023/2021, a empresa ICONE CONSTRUÇÕES LTDA, CNPJ n. 19.190.804/0001- 29, Rua Duque de Caxias, n. 1791, sala 05, Praça 14 de Janeiro, Manaus -AM;

Cep.: 69.020-141.II-Homologar, o resultado classificatório do certame efetuado com base no Relatório da Comissão Julgadora, uma vez que foram cumpridas as regras da Lei nº. 8.666/93. III - Determinar, que seja emitida a nota de empenho correspondente ao crédito no valor R$ 946.722,17 (novecentos e quarenta e seis mil setecentos e vinte e dois reais e dezessete centavos), em favor da adjudicatá- ria. ‬‬‬‬IV- FIXAR, o prazo de 05 (cinco) dias corridos para a retirada do instrumento contratual, sob pena das sanções previstas na Lei 8.666/93. Publique-se e Cum- pra-se na forma da Lei.

São Paulo de Olivença/AM, 6 de outubro de 2021.

1. Espécie/Data: Carta Contrato nº. 066/2021, celebrado em 27/09/2021.2. Contratante: Prefeitura Municipal De São Paulo De Olivença/

AM, CNPJ05.829.5770001-24.3. Contratado: R M RODRIGUES SA EIRELI – ME, CNPJ Nº 35.162.289/0001-20.4. Objeto: Aquisição de Itens em Geral para Ações de Socorro às Vítimas da Enchente do ano de 2021, a serem executadas pela Secretaria Municipal de Defesa Civil.5. Valores Globais:

35.000,00 (trinta e cinco mil reais); 30.000,00 (trinta mil reais); 248.140,00 (duzentos e quarenta e oito mil cento e quarenta reais); 15.060,00 (quin- ze mil e sessenta reais); 48.000,00 (quarenta e oito mil reais).6. Dotação Orçamentária: Unid. 13- Secretaria Municipal de Defesa Civil; Projeto Ativi- dade: 2036 - Manutenção Secretaria Municipal de Defesa Civil; Elemento de Despesa: 3.3.90.30 – Material de Consumo; 3.3.90.32 Material, Bem/

Serviço para Distribuição Gratuita; 3.3.90.36 -Outros Serviços de Terceiros Pessoa Física; 3.3.90.39 -Outros Serviços de Terceiros Pessoa Jurídica.

Fonte: 106 Outras Transf. da União.7. Prazo De Serviço: O prazo de forne- cimento será de 90 dias, e se iniciará na data de assinatura do Contrato, sem qualquer interrupção, mediante a necessidade da contratante.8. Obri- gações Da Contratada: Cumprir rigorosamente todas as suas cláusulas da Carta Contrato n° 066/2021/PMSPO.9. Fundamento Legal: Dispensa de Licitação com fundamento no Decreto Municipal nº 90, de 18 de junho de 2021, Decreto nº 44.194, de 13 de julho de 2021, Portaria nº 2282, de 10 de setembro de 2021 e no art. 24, inciso IV da Lei 8.666/93.

São Paulo de Olivença/AM, 27/09/2021 Nazareno Souza Martins

Prefeito I-Espécie: Dispensa de Licitação com fundamento no Decreto Municipal

nº 90, de 18/06/2021, Decreto nº 44.194, de 13/07/2021, Portaria nº 2282, de 10/09/2021 e no art. 24, inciso IV da Lei 8.666/93.II - Objeto: Aquisição de Itens em Geral para Ações de Socorro às Vítimas da Enchente do ano de 2021, a serem executadas pela Secretaria Municipal de Defesa Civil. III -Contratados:(1) R M Rodrigues Sa Eireli ME, CNPJ Nº 35.162.289/0001- 20;(2) Jaila Dias Gonçalves-ME, CNPJ 22.634.509/0001-29. IV- Dotação Orçamentária: Unid.13-Secretaria Municipal de Defesa Civil; Projeto Ativ.:

2036-Man. Secretaria Municipal de Defesa Civil; Elemento de Despesa:

3.3.90.30- Material de Consumo; 3.3.90.32 -Material, Bem ou Serviço p/

Distribuição Gratuita; 3.3.90.36- Outros Serviços de Terceiros Pessoa Fí- sica; 3.3.90.39 -Outros Serviços de Terceiros Pessoa Jurídica. Fonte: 106 Outras Transf. da União. V Valores Globais:1) R M Rodrigues Sa Eireli ME, 35.000,00 (trinta e cinco mil reais); 30.000,00 (trinta mil reais); 248.140,00 (duzentos e quarenta e oito mil cento e quarenta reais); 15.060,00 (quinze mil e sessenta reais); 48.000,00 (quarenta e oito mil reais).2) Jaila Dias Gonçalves ME, 230.000,00 (duzentos e trinta mil reais); 17.600,00 (dezes- sete mil e seiscentos reais); 235.000,00 (duzentos e trinta e cinco mil re- ais).VI- Prazo De Vigência: o prazo de fornecimento dos itens serão de 90 dias a contar da assinatura do ato contratual. São Paulo de Olivença/

AM, 24/09/2021.Carmem Karla Balieiro Rocha-Presidente da CPL-Decre- to38/2021-Ratificação-Em vista das justificativas e fund. retro relatadas e levando-se em consideração os termos do parecer jurídico, expedido pela Procuradoria Jurídica, aprovo a realização da despesa, independente de licitação.

São Paulo de Olivença/AM, 24/09/2021.

Nazareno Souza Martins-Prefeito

DESPACHO DE ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

TOMADA DE PREÇOS Nº 23/2021/- PROCESSO Nº 110/2021

EXTRATO DA CARTA CONTRATO Nº 066/2021/ DISP. DE LICITAÇÃO N° 057/2021-PROCESSO Nº 0127/2021/PMSPO-

TERMO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 53/2021/CPL PROCESSO Nº 127/2021/CPL

ESTADO DO AMAZONAS

Prefeitura Municipal de São Paulo de Olivença Comissão Permanente de Licitação - CPL

ESTADO DO AMAZONAS

Prefeitura Municipal de São Paulo de Olivença Comissão Permanente de Licitação - CPL ESTADO DO AMAZONAS

Prefeitura Municipal de São Paulo de Olivença Comissão Permanente de Licitação - CPL

(10)

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, QUARTA-FEIRA, 13 DE OUTUBRO DE 2021

10 10

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Atos Legais ON

1. Espécie/ Data: Carta Contrato nº. 067/2021, celebrado em 27/09/2021.2. Contratante: Prefeitura Municipal De São Paulo De Oliven- ça/AM, CNPJ 05.829.5770001-24.3. Contratado: R M RODRIGUES SA EIRELI – ME, CNPJ Nº 35.162.289/0001-20.4. Objeto: Aquisição de Itens em Geral para Ações de Socorro às Vítimas da Enchente do ano de 2021, a serem executadas pela Secretaria Municipal de Defesa Civil.5. Valores Globais: 230.000,00 (duzentos e trinta mil reais); 17.600,00 (dezessete mil e seiscentos reais); 235.000,00 (duzentos e trinta e cinco mil reais).6. Do- tação Orçamentária: Unid. 13 Secretaria Municipal de Defesa Civil; Projeto Atividade: 2036 - Manutenção Secretaria Municipal de Defesa Civil; Ele- mento de Despesa: 3.3.90.30 -Material de Consumo; 3.3.90.32 Material, Bem ou Serviço para Distribuição Gratuita; 3.3.90.36 -Outros Serviços de Terceiros Pessoa Física; 3.3.90.39 Outros Serviços de Terceiros Pessoa Jurídica. Fonte: 106 Outras Transf. da União.7. Prazo De Serviço: O prazo de fornecimento será de 90 dias, e se iniciará na data de assinatura do Contrato, sem qualquer interrupção, mediante a necessidade da contra- tante.8. Obrigações Da Contratada: Cumprir rigorosamente todas as suas cláusulas da Carta Contrato n° 067/2021/PMSPO.9. Fundamento Legal:

Dispensa de Licitação com fundamento no Decreto Municipal nº 90, de 18 de junho de 2021, Decreto nº 44.194, de 13 de julho de 2021, Portaria nº 2282, de 10 de setembro de 2021 e no art. 24, inciso IV da Lei 8.666/93.

São Paulo de Olivença/AM, 27 de setembro de 2021.

NAZARENO SOUZA MARTINS Prefeito Municipal

A Prefeitura Municipal de São Paulo de Olivença/AM, através do seu pregoeiro oficial nomeado pela portaria n. 01/2021, torna público que foi considerado DESERTO, o pregão eletrônico n. 01/2021/CPL, processo n. 121/2021/PMPSO, objeto Aquisição de equipamento de construção – Convênio Federal n.º 910000/2021 – Ministério da Defesa, realizado em 07.10.2021, ficando a nova data de reabertura em 25/10/2021, às 10:00hs horário do DF.

São Paulo de Olivença /AM, 07 de outubro de 2021.

ANTONIO CARLOS DE C. SEIXAS Pregoeiro Oficial

I- Espécie e Data: Termo de Contrato n. 033/2021, Celebrado e Assinado: 07/10/2021.II- Contratante: Prefeitura Municipal de São Paulo de Olivença/AM, inscrito no CNPJ sob o nº. 05.829.577/0001- 24.III- Contratado: ICONE CONSTRUÇÕES LTDA, inscrito no CNPJ sob o n. 19.190.804/0001-29.IV- Objeto do contrato: execução de obras e serviços de engenharia para Construção de 01 (um) Campo de Futebol.V- Valor global do contrato: R$ 946.722,17 (novecentos e quarenta e seis mil setecentos e vinte e dois reais e dezessete cen- tavos).VI- Dotação Orçamentária: Unidade: 10 – Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer – SEMJEL; Projeto Atividade: 1.022 – Implantação de infraestrutura de esporte e lazer; Elemento de Despe- sa: 3.3.90.51 – obras e instalações; Fonte Pagamento: 100- Recurso Ordinário (Contrapartida), 106 – Transferências de Recurso da União.

VII- Prazo de Prestação do Serviço: O prazo de prestação do serviço do objeto será de 60 (sessenta), dias, iniciando a partir da data de assinatura da ordem de serviços, podendo ser prorrogado, desde que respeitado os termos do art.57 da Lei 8.666/93.VIII- Obrigações da Contratada: Cumprir rigorosamente todas as suas cláusulas do Ter- mo de Contrato n° 033/2021/PMSPO.IX- Fundamento Legal: O pre- sente Contrato reger-se-á pela Lei n. 8.666/93, e de suas alterações posteriores, Lei n. 4.320/64 e demais legislações aplicáveis.

São Paulo de Olivença/AM, 07 de outubro de 2021.

NAZARENO SOUZA MARTINS CPF n. 336.274.362-53- Prefeito Municipal

EXTRATO DA CARTA CONTRATO Nº 067/2021/PMSPO-DISPENSA DE

LICITAÇÃO N° 057/2021/CPL-PROCESSO Nº 0127/2021/PMSPO AVISO DE LICITAÇÃO 1ª REPUBLICAÇÃO-PREGÃO ELETRÔNICO Nº 01/2021/CPL - PROCESSO N. 121/2021/PMSPO

EXTRATO DO CONTRATO Nº. 033/2021/PMSPO TOMADA DE PREÇO Nº. 023/2021/CPL -PROCESSO Nº.

0110/2021/PMSPO

ESTADO DO AMAZONAS

Prefeitura Municipal de São Paulo de Olivença Comissão Permanente de Licitação - CPL

ESTADO DO AMAZONAS

Prefeitura Municipal de São Paulo de Olivença Comissão Permanente de Licitação - CPL

ESTADO DO AMAZONAS

Prefeitura Municipal de São Paulo de Olivença Comissão Permanente de Licitação - CPL

AVISO DE REVOGAÇÃO

TOMADA DE PREÇOS - Nº. 001/2021

AVISO DE REVOGAÇÃO

TOMADA DE PREÇOS - Nº. 003/2021

Objeto: Contratação de empresa para construção de praça no município de Santo Antônio do Içá- AM. Modalidade: Tomada de Preços. Tipo: Menor preço. A CML, resolve REVOGAR o presente processo licitatório, com base no teor da Súmula 473 do Supremo Tribunal Federal, bem como o que preceitua o artigo 49, da Lei 8.666/1993, que aludem precisamente ao Princípio da Autotutela, no poder-dever da Administração Pública de revogar seus atos.

MARCELO DA CRUZ ALVES Presidente da CML

Objeto: Contratação de empresa para construção de Centro de Convivência no município de Santo Antônio do Içá/AM. Modalida- de: Tomada de Preços. Tipo: Menor preço. A Comissão Municipal de Licitação, resolve REVOGAR o presente processo licitatório, com base no teor da Súmula 473 do Supremo Tribunal Federal, bem como o que preceitua o artigo 49, da Lei 8.666/1993, que alu- dem precisamente ao Princípio da Autotutela, no poder-dever da Administração Pública de revogar seus atos.

MARCELO DA CRUZ ALVES Presidente da CML

ESTADO DO AMAZONAS

Prefeitura Municipal de Santo Antonio do Içá Comissão Municipal de Licitação - CML

ESTADO DO AMAZONAS

Prefeitura Municipal de Santo Antonio do Içá Comissão Municipal de Licitação - CML

Referências

Documentos relacionados

Os parâmetros avaliados foram: porcentagem de estacas vivas (de 2 em 2 meses), porcentagem de brotações (mensal), porcentagem de enraizamento (ao final do experimento)

A Politica nacional de Habitação deve prover qualidade de vida á pessoa com deficiência, utilizando como parâmetro construções que sejam livres de obstáculos e

7.3.6 O Chefe de Delegação ou Professor Conselheiro deverá fazer o pagamento de todos os delegados, uma vez que o sistema de inscrições emite um boleto único

A Prefeitura Municipal de São Paulo de Olivença/Am, através da Comissão Permanente de Licitação-CPL, torna público e para conhecimento a realização de licitação na

[r]

A finalidade do presente laudo de avaliação é de fornecer um parecer técnico sobre o conserto do ônibus acima caracterizado.. Informações complementares Data da vistoria:

A inibição do crescimento promovida pelas concentra- ções de 500 e 1000 U/mL de benzilpenicilina, e nas con- centrações de 1000 e 500 µg/mL de estreptomicina e flu- citosina indica

Na relação entre a duração do aleitamento e a informação recebida durante a gravidez, observámos surpreendentemente que das mães que tiveram acesso a ela só 30% amamentaram 4