• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO DO 6.º ANOk

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO DO 6.º ANOk"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

NOVA MEDICAL SCHOOL |FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO DO 6.º ANO

k

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

ANO LETIVO 2015-2016

Maria Gabriela Claro Freitas Andrade Número de aluno 2009236

(2)

Índice

1. Introdução ... 1

2. Corpo do trabalho ... 2

2.1. Estágios Parcelares ... 2

2.2.1. Cirurgia ... 2

2.2.2. Medicina Interna ... 2

2.2.3. Pediatria ... 3

2.2.4. Ginecologia e Obstetrícia ... 4

2.2.5. Medicina Geral e Familiar ... 4

2.2.6. Saúde Mental ... 5

2.2. Participação em Projeto de Investigação e publicação científica ... 5

2.3. Participação em Programa de Mobilidade Internacional ... 6

2.4. Participação em atividades formativas extracurriculares ... 6

3. Reflexão crítica ... 7

(3)

1

1. Introdução

O atual Plano de Estudos do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina compreende a Unidade Curricular Estágio Profissionalizante, que inclui um programa de formação médica pré-graduada com a frequência de seis estágios parcelares (Cirurgia, Medicina Interna, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Geral e Familiar e Saúde Mental) e a apresentação e discussão do Relatório Final de Estágio.

Um aspeto transversal ao Estágio Profissionalizante consiste na aplicação de conhecimentos teóricos, no desenvolvimento de competências técnicas, científicas e humanas de acordo com a legis artis. Neste âmbito, definem-se como objetivos gerais: i) adotar uma atitude que permita

integração em equipa e na dinâmica de serviço; ii) estabelecer comunicação eficaz com o doente e com profissionais de saúde; iii) melhorar a metodologia de colheita da história clínica; iv) adquirir experiência na realização de exame objetivo, abordagem diagnóstica e terapêutica; v) frequentar as sessões teóricas ou teórico-práticas previstas pelas Fichas das Unidades Curriculares; vi) participar nas reuniões de equipa e/ou serviço e reuniões multidisciplinares.

Para além dos objetivos específicos definidos para cada um dos estágios parcelares, atendendo à necessidade de Educação Médica Continuada, foram estabelecidos objetivos pessoais que incluíram a participação em atividades extracurriculares, participação em projeto de investigação e a participação em programa de mobilidade internacional.

(4)

2

2. Corpo do trabalho

2.1.ESTÁGIOS PARCELARES

Os diversos estágios parcelares decorreram entre 14/09/2015 e 20/05/2016 (32 semanas). A aluna foi integrada numa equipa médica e acompanhou o Tutor/ Orientador designado em cada uma das unidades curriculares na realização das atividades clínicas diárias. De seguida, apresentam-se os objetivos e as atividades desenvolvidas em cada um dos estágios.

2.2.1.CIRURGIA

O estágio de Cirurgia, sob regência do Professor Doutor Rui Maio, decorreu entre 14/09/2015 e 06/11/2015, no Departamento de Cirurgia do Hospital Beatriz Ângelo e foi orientado pelo Dr. Pedro Amado. A frequência de sessões formativas teóricas, teórico-práticas e o ensino prático tiveram como objetivos adquirir conhecimentos técnico-científicos: i) na abordagem do doente

com patologia cirúrgica e sua etiopatogenia; ii) reconhecer os achados semiológicos; iii) identificar as situações clínicas com indicação cirúrgica eletiva e urgente; iv) conhecer o

percurso do doente e os cuidados prestados no peri e intraoperatório; e, vi) assistir e participar como 2.ª ajudante em procedimentos cirúrgicos.

No âmbito deste estágio foi possível assistir a intervenções cirúrgicas (total de 47 horas) realizadas por uma equipa multidisciplinar num centro de referência. Para além disso, a aluna assistiu e participou em atividades na pequena cirurgia, enfermaria, consulta externa e no serviço de urgência. Foi ainda possível o contato com a especialidade de Gastroenterologia e assistir à realização de consultas e à realização de técnicas diagnósticas e terapêuticas.

Na última semana de estágio foi apresentado o trabalho: “Pequena Incisão, Grande Cirurgia

–o papel da ecografia intraoperatória na cirurgia hepática laparoscópica”.

2.2.2.MEDICINA INTERNA

(5)

3 Considera-se como principal objetivo a aquisição de competências na avaliação, gestão e orientação das situações clínicas mais comuns dos doentes que recorrem ao serviço de urgência e dos doentes internados. No contexto da enfermaria, foi possível: i) desenvolvimento do raciocínio clínico obtido a partir da integração de conhecimentos teóricos e práticos relativamente à abordagem semiológica, diagnóstica e terapêutica; ii) acompanhamento da evolução clínica de doentes; iii) treino diário na elaboração do registo clínico (notas de entrada e de alta ou transferência) e; iv) realização de alguns procedimentos técnicos, sob tutela, nomeadamente, gasimetrias arteriais, paracentese e toracocentese.

No âmbito deste estágio, foi desenvolvido um trabalho apresentado em sessão clínica sobre

“Estados pró-trombóticos” e procedeu-se à realização de um artigo de revisão sobre este tema,

que foi divulgado e distribuído no serviço. Como elemento de avaliação, destaca-se a realização de uma prova final oral de avaliação de conhecimentos pelo Coordenador de Serviço Dr. José Malhado e pela Orientadora do ensino clínico.

2.2.3.PEDIATRIA

O estágio de Pediatria, sob regência do Professor Doutor Luís Varandas, decorreu entre 25/01/2016 e 15/02/2016, na Unidade de Hematologia do Serviço de Pediatria Médica 5.2, do Hospital Dona Estefânia, CHLC, EPE, tendo sido orientado pela Dra. Raquel Maia.

As principais vertentes deste estágio incluíram o acompanhamento da tutora nas suas atividades diárias de enfermaria e consultas de Hematologia, o que constituiu uma oportunidade única para a compreensão e integração de conhecimentos teóricos na prática clínica. Para além disso foi permitido o contato com outras áreas de subspecialização pediátrica, nomeadamente, Imunoalergologia, Endocrinologia e Pneumologia.

(6)

4 No Seminário que decorreu no último dia de estágio, foi feita a apresentação que incluiu a revisão teórica sobre as manifestações clínicas associadas à infeção por Parvovírus B19 a propósito de um caso clínico.

2.2.4.GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia, sob regência da Professora Doutora Teresa Ventura, decorreu entre 22/02/2016 e 14/03/2016, na Maternidade Alfredo da Costa, CHLC, EPE e foi orientado pela Dra. Filomena Sousa. Este estágio permitiu o contato com diferentes vertentes da área da Ginecologia e Obstetrícia e salienta-se a possibilidade de ter realizado alguns procedimentos, nomeadamente, pesquisa do foco fetal com doppler, medição do perímetro abdominal e da altura uterina e realização de exame ginecológico.

As primeiras duas semanas do estágio compreenderam a área de Obstetrícia e neste âmbito a aluna participou nas visitas clínicas à enfermaria materno-fetal e puerpério e assistiu às atividades desempenhadas na ecografia, diagnóstico pré-natal, consultas de alto risco e bloco operatório.

Nas duas últimas semanas do estágio compreenderam a área de Ginecologia foi possível assistir a consultas (Ginecologia, Adolescentes, Planeamento Familiar, Apoio à Fertilidade e de Ginecologia Oncológica) e à realização de procedimentos cirúrgicos e na unidade de histeroscopia.

No âmbito deste estágio foi apresentado uma revisão teórica sobre doença inflamatória pélvica a propósito de um caso clínico.

2.2.5.MEDICINA GERAL E FAMILIAR

O estágio de Medicina Geral e Familiar, sob regência da Professora Doutora Isabel Santos, decorreu entre 28/03/2016 e 22/04/2016, na Unidade de Saúde Familiar (USF) São João do Estoril e foi orientado pela Dra. Eunice Carrapiço.

(7)

5 prestação de cuidados centrados na pessoa, atendendo ao seu contexto familiar, social, cultural e comunitário; iii) participar em consultas programadas e do dia/ intersubstituição que permitam a gestão dos problemas de saúde agudos e crónicos; iv) reconhecimento de situações a referenciar a cuidados hospitalares.

A classificação obtida neste estágio parcelar foi ponderada a partir da avaliação prática e da nota atribuída numa prova oral que consistiu na defesa do Diário de Exercício Orientado.

2.2.6.SAÚDE MENTAL

O estágio de Saúde Mental, sob regência do Professor Doutor Miguel Xavier, decorreu entre 25/04/2016 e 20/05/2016 no Hospital Egas Moniz e no Hospital São Francisco Xavier, CHLO,EPE.

Os principais objetivos definidos para o ensino clínico desta unidade curricular foram: i) contatar com as atividades da clínica diária da especialidade de Psiquiatria; ii) minimizar o estigma associado ao doente e doença mental e avaliar o impacto negativo nas atividades de vida diária que se carateriza pela perda de oportunidades, prejuízo da auto-estima, auto-conceito e empowerment; iii) contatar com diversas técnicas de comunicação entre médico e doente e

outros profissionais de saúde; iv) identificar os recursos atualmente disponíveis (hospital de dia, internamento hospitalar, equipas comunitárias médicas, instituições residenciais e terapêuticas e suporte social).

Este incluiu a frequência de sessões teórico-práticas e a realização das atividades no contexto do Hospital de Dia, Psiquiatria de Ligação e serviço de urgência, as quais decorreram sob orientação da Dra. Paula Duarte e do Dr. António Neves.

Durante o estágio desta unidade curricular a aluna contribuiu para a construção de uma base de dados para a elaboração de uma revisão sistemática sobre “Implementing Mental Health Law”.

2.2.PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO E PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

No âmbito do Programa de Integração de Alunos em Trabalhos de Investigação (PIATI), iniciado em 2012, a aluna foi integrada num projeto de investigação sobre a bronquiolite e

(8)

6 Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica, Hospital de Santa Maria, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Instituto de Medicina Molecular e em colaboração com Department of Pediatric Clinical Epidemiology (Academic Medical Centre), Amsterdam e com o Alberta Research Center for Health Evidence, Edmonton.

No contexto deste estudo, a aluna contribuiu no desenho e aplicação do questionário

eletrónico do Estudo ABBA: Abordagem da Bronquiolite Aguda, cujos resultados foram publicados num artigo da Pediatric Pulmonology, aceite em 22/08/2015. Em Outubro de 2015,

no 16.º Congresso Nacional de Pediatria, foi atribuído o Prémio Pierre Fabre às melhores comunicações no estrangeiro e publicações em Pediatria "Perspectives of pediatricians and general practitioners on definition and important outcomes in bronchiolitis", pela Sociedade Portuguesa de Pediatria.

2.3.PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

Por se considerar que a participação num programa de mobilidade internacional é uma experiência enriquecedora, a aluna realizou um estágio no Departamento de Medicina Interna, no Al Qassimi Hospital, University of Sharjah (Emirados Árabes Unidos) através da International

Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA), com um total de 62 horas de contato e

com classificação de 18 valores. Este estágio decorreu no início de Setembro de 2015, sob orientação do Dr. Mohamed Youseff, e obteve creditação à Unidade Curricular Estágios Opcionais.

2.4.PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES FORMATIVAS EXTRACURRICULARES

(9)

7

3. Reflexão crítica do trabalho

A realização do Estágio Profissionalizante no último ano do Mestrado Integrado em Medicina constitui uma excelente oportunidade para adquirir competências e desenvolver com autonomia e confiança diversos procedimentos que caraterizam as várias especialidades médicas e cirúrgicas. Como aspetos que se avaliam positivamente é de referir um ratio tutor: discente favorável à

integração da aluna na equipa médica, a possibilidade de contatar com diferentes realidades (cuidados primários e cuidados hospitalares) e com diferentes políticas de gestão hospitalar.

O Estágio Profissionalizante contribuiu para aperfeiçoar técnicas de colheita de história clínica e exame objetivo, desenvolver o raciocínio clínico e adquirir competências na abordagem diagnóstica das patologias mais frequentes. Considera-se que a atitude terapêutica constitui um desafio para o aluno de Medicina e, neste sentido, foi notório o empenho e motivação envolvidos na aprendizagem dos recursos terapêuticos disponíveis e indicados em cada situação clínica.

Em termos de autonomia e de prestação de cuidados, salientam-se os estágios os de Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar, por permitirem desempenhar de forma tutelada um conjunto de atividades, nomeadamente, observação e avaliação do doente, realização de técnicas e procedimentos médicos supervisionados, privilegiando a prestação dos melhores cuidados de saúde através de uma abordagem multidisciplinar e considerando as diferentes dimensões do ser humano.

Nos estágios de Cirurgia e de Pediatria, as oportunidades para o desempenho autónomo de alguns procedimentos técnicos e clínicos foram limitadas pela presença de um elevado número de elementos em formação pré e pós-graduada, que a aluna foi superando por demonstrar iniciativa e vontade de participar ativamente.

(10)

8 as limitações em termos de recursos humanos e espaço físico inerentes à restruturação de serviços.

O estágio de Saúde Mental destaca-se por ter proporcionado um contato com as diversas áreas desta especialidade e por ter assistido à aplicação de técnicas de comunicação nas entrevistas realizadas. Permitiu, ainda, presenciar a abordagem das situações psiquiátricas mais comuns encontradas em contexto de urgência, o que foi importante para gerir situações semelhantes no exercício profissional futuro.

Compreendendo a dificuldade atual das ofertas formativas e das limitações impostas pela distância geográfica e tempo despendido, o empenho e a motivação foram determinantes para o cumprimento dos objetivos previstos das unidades curriculares.

A formação médica permanente e sua atualização são um componente essencial e que foi promovido através do desempenho de boas práticas e da realização e apresentação de trabalhos nos estágios parcelares. Para além disso, a aluna procurou participar em encontros científicos nas suas áreas de interesse e de acordo com as perspetivas futuras profissionais.

Quanto aos objetivos que não foram de encontro às expetativas iniciais é de referir a dificuldade no cumprimento do número de horas inicialmente previstas para o programa de mobilidade internacional, que se justifica pela sobreposição ao início das atividades académicas. Para além disso, uma maior disponibilidade teria possibilitado contribuir no desenvolvimento de atividades científicas já iniciadas durante o percurso em meio académico.

(11)
(12)

1.PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO E PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

A aluna participou no projeto de investigação, sob orientação do Dr. Ricardo Fernandes, na área da bronquiolite e sibilância aguda em idade pré-escolar, através do Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica, Hospital de Santa Maria, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Instituto de Medicina Molecular e em colaboração com Department of Pediatric Clinical Epidemiology (Academic Medical Centre), Amsterdam e com o Alberta Research

Center for Health Evidence, Edmonton.

No âmbito deste projeto foram realizadas diversas comunicações pelo investigador principal e

por diversos elementos da equipa de investigação, dos quais se destaca a apresentação de

resultados do estudo no 24th European Respiratory Society International Congress, Munich, 2014.

A aluna teve oportunidade de ser a primeira autora e apresentar um póster no 14.º Congresso

Nacional de Pediatria (em 2013) intitulado: “Estudo ABBA (ABordagem da Bronquiolite Aguda) -

desenho e aplicação de um questionário eletrónico”.

Em 2015, foi publicado um artigo na revista Pediatric Pulmonology (fator de impacto de 2.704

em 2014), em que a aluna foi segunda autora:

- Fernandes, R., Andrade, M., Constant, C., Malveiro, D., Magalhães, M., Abreu, D., Azevedo, I., Sousa, E., Salgado, R. and Bandeira, T. (2015). Acute viral bronchiolitis: Physician perspectives on definition and clinically important outcomes. Pediatr Pulmonol.

(13)
(14)
(15)
(16)

3.CERTIFICADOS DE PRESENÇA EM ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

A aluna participou em diversos encontros de natureza científica, os quais permitiram aprofundar conceitos abordados em contexto académico, adquirir conhecimentos atualizados e a possibilidade de contatar com experiências de diversos profissionais de saúde.

Considerando que a informação e a comunicação são dois aspetos essenciais na formação, a participação nas II Jornadas do Internato Médico (7 de Novembro de 2015), na I NMS Jobshop e no workshop sobre Internato Médico e Carreira Médica (04 e 05 de Junho de 2016), que

permitiram adquirir uma visão global sobre as perspetivas futuras da formação pós-graduada e carreira médica.

Para além destes dois encontros, a aluna participou nos seguintes encontros de natureza científica:

‒ CIRSE 2015 Annual Meeting of Cardiovascular and Interventional Radiological Society of Europe (16 e 17 de Outubro de 2015);

‒ 28.ª Jornadas de Cardiologia do Hospital Egas Moniz (16 e 17 de Outubro de 2015);

‒ Palestra "When Nutrition Becomes Treatment" (23 de Outubro de 2015);

‒ Atualizações em Medicina Interna (29 e 30 de Outubro de 2015);

‒ Workshop Pain Education (8 de Novembro de 2016);

‒ Seminário de Ética e Proximidade (14 de Janeiro de 2016);

‒ 10.ªs Jornadas de Atualização em Doenças Infeciosas (28 e 29 de Janeiro de 2016);

‒ 33.º Encontro Nacional de MGF (3 a 5 de Março de 2016);

(17)
(18)
(19)
(20)

Coimbra portuguesa

(21)
(22)
(23)
(24)
(25)
(26)
(27)

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

A two-way (eccentric versus concentric training) repeated measures (pre-training versus post-training) ANOVA, with a 5% significance level, was used to compare: