• Nenhum resultado encontrado

suges trabalho de conclusao 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "suges trabalho de conclusao 2014"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA CURSO DE ELETRÔNICA

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA COMUNICAÇÕES II

Prof. Irineu Alfredo Ronconi Junior

SUGESTÕES PARA TRABALHOS DE CONCLUSÃO (30´s E 40´s anos do Curso de Eletrônica)

1) Aquecedor (Fogão) por indução

- Desenvolver um protótipo de fogão de “uma boca” de indução que seja capaz de aquecer em poucos minutos uma chaleira com água, entre outros.

- Conhecimentos necessários: Física, eletricidade, programação de microcontroladores, eletrônica de potência.

2) Analisador de espectro de baixa freqüência para determinar harmônicas da rede de 60Hz:

- Desenvolver um analisador de espectro para uso em eletrônica de potência, isto é, para análise de harmônicas de baixa freqüência (até 1kHz). Para tal poderá ser utilizado antigas placas de som IDE, entre outras, bem como programas padrão para tal fim. Deve ser adaptável para determinar ruídos em redes de alimentação de máquinas elétricas de até 440V por fase.

- Conhecimentos: Física, matemática (Fourier), eletricidade, eletrônica de potência.

3) Desenvolvimento de KIT didático para o estudo de Sistemas de Controle Linear e Digital de Pequenos motores:

- Desenvolver um Kit didático para o estudo de controladores Proporcional, derivativo, integral e misto para uso em máquinas CC de pequeno porte, bem como um controle digital com o mesmo fim.

Conhecimentos: Física, eletricidade, matemática, microprocessadores.

4) Desenvolvimento de um protótipo de Célula Combustível (Fuel Cell – Brennstoffzellen):

(2)

- Conhecimentos: Física, eletricidade, mecânica e química. 5) Estudo para a determinação da posição em motores assíncronos trifásicos:

- Desenvolver estudo para a determinação da posição do rotor de um motor assíncrono trifásico e atuar/controlar a mesma.

- Conhecimentos: Física, Matemática, eletricidade, eletrônica analógica, microprocessadores, máquinas elétricas, programação.

6) Desenvolvimento de kit didático para o controle de velocidade e torque de motor assíncrono trifásico com o uso do chip IRAMS10UP60 – Possibilidade de uso em tração elétrica:

- Com a utilização do chip dedicado (inversor controlado) IRAMS10UP60 e o auxílio de um microcontrolador, desenvolver um kit didático para o controle de velocidade e torque de um motor assíncrono monofásico.

- Conhecimentos: Eletricidade, máquinas elétricas, eletrônica de potência, programação e microprocessadores.

7) Energia solar: estudo da viabilidade técnica da conexão de energia solar a rede de distribuição de energia elétrica:

- Através de painel solar existente na escola, gerar energia elétrica, armazenar a mesma em bateria e então injetar a energia gerada. Analisar a viabilidade técnica e propor, se for o caso, como uma maneira de abater custos da energia consumida.

- Conhecimentos: Física, matemática, eletricidade, eletrônica de potência, microprocessadores.

8) Kit detecção de combustível alterado (composição/volume):

- Desenvolver um KIT para colocação no automóvel, que comunique ao condutor imediatamente a alteração no combustível no momento do abastecimento do mesmo.

- Conhecimentos: Física, Matemática, eletricidade, eletrônica analógica, microprocessadores, processamento de sinais, programação.

9) Computação analógica:

(3)

etc)que operadas em conjunto sejam capazes de realizar alguma operação eletrônica (por exemplo: controle PID, modulação, etc).

- Conhecimentos: Física, Matemática, eletricidade, eletrônica analógica, microprocessadores, máquinas elétricas, processamento de sinais.

10) Desenvolvimento de Software para o cálculo de antenas de sinais de RF (Rádio Frequência).

Desenvolver software de cálculo para a confecção de antenas de RF levando em consideração a frequência de operação. O Cálculo deverá prever a operação em HF, VHF e UHF, bem como considerar o relevo topográfico onde serão instaladas as antenas. Para tal poderá utilizar dados de topografia existentes no Google Earth. Deve ser previsto o cálculo das linhas de transmissão e se possível a confecção da carta de Smith.

- Conhecimentos: Física, Matemática, eletricidade, eletrônica analógica, microprocessadores, máquinas elétricas, processamento de sinais e elementos de computação, preferencialmente C#.

11) Automatização de torneira para encher garrafas em uma mini cervejaria.

Este trabalho deverá contar com o apoio do cervejeiro e ter como laboratório a própria cervejaria.

- Conhecimentos: Física, Matemática, eletricidade, eletrônica analógica, microprocessadores, máquinas elétricas, processamento de sinais, instrumentação e elementos de computação, preferencialmente C.

12) Obtenção de gás a partir de resíduos para movimentar geradores elétricos.

- Este trabalho se propõem a obtenção de biogás a partir de resíduos oriundos de esgoto cloacal, chácaras de criação de suínos, resíduos de plantações após colheita, etc. A obtenção do gás servirá para movimentar pequenos geradores elétricos.

(4)

13) Automatização de processo caseiro de obtenção de biodiesel a partir da re-utilização do óleo de cozinha.

Utilizando um método caseiro e artesanal de produção de biodiesel, propõem este trabalho a automação do mesmo de tal maneira a replicação do método para cooperativas de catadores da região. A produção local de biodiesel agregará valor ao trabalho dos catadores.

- Conhecimentos: Física, Matemática, eletricidade, eletrônica analógica, química, biologia, microprocessadores, máquinas elétricas, processamento de sinais, instrumentação e elementos de computação, preferencialmente C.

14) Outras ideias podem ser retiradas de:

- http://www.electronic-circuits-diagrams.com/;

-http://www.juliantrubin.com/fairprojects/electronics/teleco mmunications.html

-http://www.juliantrubin.com/electrical_sciences_projects.ht ml

- http://www.juliantrubin.com/electronicsprojects.html.

Observações importantes:

1- O professor (Irineu) orientará os trabalhos e o aluno poderá ter um co-orientador;

2- Alguns componentes, peças, dispositivos, serão fornecidos pelo professor;

3- O aluno deverá se dispor a entender línguas estrangeiras;

4- O aluno deverá estar disposto (algumas vezes) a dormir tarde, levantar cedo e trabalhar nos finais de semana;

5- O aluno deverá ser persistente, curioso e vez por outra a levar advertência do professor orientador.

Referências

Documentos relacionados

Aulas de Segunda-Feira Física História Geografia História Química Química Português Aulas de Terça-Feira Matemática Biologia Física Matemática Português Matemática

Aulas de Segunda-Feira Biologia História Historia Matemática Inglês Química Geografia Aulas de Terça-Feira Química Física Geografia Português Física Português

ISADORA DE FREITAS MÄHLMANN HEINECK 1º A Biologia Física Química Matemática. JOÃO GUILHERME LIMA COUTINHO 1º A Física

Gabarito da prova de MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA e INGLÊS.

Esse motor possibilita três velocidades diferentes, uma vez que o motor comum pode, por exemplo, ser para 06 pólos enquanto que o enrolamento Dahlander pode ser para 04 e

Um estudo realizado em 2014, em 873 crianças com idades entre os 2 e 6 anos, realizou questionários aos pais e avaliações clínicas e verificou que as crianças com um sono inquieto

Na Matem´ atica, o n´ umero de Euler, denominado em homenagem ao matem´ atico su´ı¸co Leonhard Euler, ´ e a base dos logaritmos naturais. Mais informa¸c˜ oes podem ser encontradas

Conteúdo das provas: Redação, Língua Portuguesa, Literatura, Inglês, Geografia, História, Matemática, Química, Física, Biologia e Conhecimentos Gerais