• Nenhum resultado encontrado

MILLER, Julia Ulrich, 1 ; BUENEVIDES, Kênia Gabriela 2 ; AREND, Michele Catherin 1 Instituto Federal Catarinense IFC. Camboriú/SC; INTRODUÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MILLER, Julia Ulrich, 1 ; BUENEVIDES, Kênia Gabriela 2 ; AREND, Michele Catherin 1 Instituto Federal Catarinense IFC. Camboriú/SC; INTRODUÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 Professora Dra. em Ciências Humanas. 2 Curso Técnico de Hospedagem . Trabalho financiado PIBIC.

QUALAPORCENTAGEMDOSALUNOS DOSCURSOSTÉCNICOSDOIFC-CC, QUESEGUEMSEUSESTUDOSNAMESMAÁREA EAINFLUÊNCIADA

DISCIPLINADEPRÁTICASPARAESTAESCOLHA.

MILLER, Julia Ulrich,1; BUENEVIDES, Kênia Gabriela2; AREND, Michele Catherin1 Instituto Federal Catarinense – IFC. Camboriú/SC;

INTRODUÇÃO

Motivar adolescentes a estudar é considerado atualmente uma tarefa muito difícil, pois não basta apenas fazer com que aluno frequente o ambiente escolar é preciso também que ele se prepare para escolhas que fazem parte do seu futuro, como por exemplo, escolha sobre qual a profissão a seguir (LOCATELLI, BZUNECK e GUIMARÃES, 2006).

Um estudo de Van Calster, Lens e Nuttin feito com 230 alunos de 17 a 19 anos, concluiu que os alunos são mais motivados a estudar, quando percebem a importância que o mesmo exercerá em seu futuro (LOCATELLI, BZUNECK e GUIMARÃES, 2006).

A pesquisa de Oliveira, Pinto e Souza (2013), feita com 48 alunos de quatro escolas diferentes da cidade de Brasília demonstra que cerca de 78% destes jovens possuem perspectivas positivas em relação a um futuro emprego, porém cerca de 30% afirmam ter certo receio devido ao nível econômico e social ao qual pertencem, que pode se tornar um entrave para almejar o que desejam alcançar no futuro.

Segundo a pesquisa de Nepomucemo e Witter, a família exerce uma influência positiva sobre os adolescentes tanto de escolas públicas como particulares embora esse índice diminua para as entrevistadas do sexo feminino (NEPOMUCEMO e WITTER, 2010).

Ao fazermos referência ao pensamento de Bauman em relação as escolhas, é importante lembrar que segundo este autor, nossa liberdade realmente nunca será completa, ela vem através de escolhas e está relacionada aos preços que estamos dispostos ou não a pagar e aos contextos

(2)

2 culturais nos quais estamos inseridos, por esta razão, o autor ressalta a relação existente entre liberdade e dependência (BAUMAN, p. 48 e 49).

Ciente das dificuldades encontradas pelos jovens quando da procura e escolha do futuro profissional, o Instituto Federal Catarinense – apresenta em seu Projeto Pedagógico Institucional, a missão de oferecer uma educação pública de qualidade e de referência na formação de técnicos.

Frente ao exposto, o projeto pedagógico dos cursos técnicos do IFC-CC traz em si, a proposta de propiciar aos alunos conhecimentos e habilidades técnicas e tecnológicas, que o habilite a ingressar no mercado de trabalho após a conclusão do curso. A nossa pesquisa buscou conhecer se esta meta é realmente almejada pelos egressos e qual a influência das disciplinas de PPO*(relacionadas à formação técnica do aluno), para a escolha realizada, assim como as razões da preferência pelo ingresso na Instituição de ensino em determinado curso.

MATERIAL E MÉTODOS

A metodologia escolhida foi a pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados eleito foi o questionário com perguntas fechadas, tendo em vista obter respostas diretas. A pesquisa foi realizada no ano de 2013 e o público alvo foi dividido em dois grupos. Grupo A, composto por alunos dos primeiros e terceiros anos dos cursos técnicos em hospedagem, informática e agropecuária, buscando verificar se a aptidão demonstrada pelos alunos ingressantes continuavam ou não presentes entre os formandos e quais os motivos.

Para o grupo B, composto por alunos que concluíram o curso no ano de 2012. Foi realizada uma única pergunta fechada com alternativa de resposta de sim ou não, com o objetivo de saber se os mesmos continuavam ou não, seus estudos na mesma área de formação do curso técnico. Esta pergunta foi realizada por meio de uma rede social, o Facebook, devido a uma maior facilidade de encontrar este público.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Baseadas na revisão de literatura compreendemos que os jovens sofrem diversas influências na vida, principalmente relacionadas a sua escolha profissional. Ao realizar a pesquisa foi possível perceber que grande parte dos alunos foram influenciados por família e amigos para ingressar no IFC, devido a qualidade de ensino e as perspectivas para o futuro.

(3)

3 Os gráficos abaixo com o resultado dos dados coletados junto aos alunos dos cursos hospedagem e informática (sem a disciplina de PPO) e com as duas turmas do curso de agropecuária (com disciplina de PPO), comprovam tal influência.

Gráfico das turmas de hospedagem e informática:

Gráfico das turmas de agropecuária

Analisando os gráficos acima é possível verificar que a minoria dos ingressantes possuem interesse nos conhecimentos oferecidos pelos cursos técnicos. Com fundamento nos demais dados fornecidos pelos dados coletados nos questionários, observamos que uma mesma minoria dos egressos possuem interesse em seguir na área profissional do curso, e que a porcentagem de alunos que pretendem seguir na área do curso técnico é bem maior nos cursos que realizam atividades práticas (PPO), do que nos demais cursos.

Ao perguntar aos alunos qual o nível de importância dos conteúdos aprendidos para a sua formação técnica, percebemos que os alunos consideram as atividades práticas (PPO), de suma importância para sua formação. Grande parte dos alunos afirmaram que as atividades

(4)

4 práticas reforçam o conteúdo e elevam o nível de aprendizagem, uma vez que auxiliam na memorização e na compreensão do conteúdo didático.

Os gráficos abaixo ilustram a opinião dos alunos sobre os conteúdos ministrados ao longo do curso.

Gráficos das turmas sem setores e com setores, respetivamente.

CONCLUSÕES

Ao finalizar a pesquisa, foi possível perceber que a meta de formar técnicos para atuar ativamente nas áreas de informática, hospedagem e agropecuária, não está sendo alcançada. Isto ocorre devido à falta de interesse dos alunos ingressantes nos cursos técnicos, em continuar após a conclusão do mesmo, na área de formação escolhida quando do ingresso no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú.

Um outro dado, proporciona verificar a importância que é dado ao conteúdo quando acompanhado de atividades práticas (PPO).

Os resultado obtidos nos levam a sugerir que se o processo seletivo fosse mais específico, poderia resultar em um maior número de alunos com real interesse em exercer os conhecimentos e práticas acessados nos conteúdos relacionados as áreas técnicas dos cursos, e consequentemente no exercício profissional.

Acreditamos que os conhecimentos obtidos com o nosso projeto possam contribuir para gerar futuras melhorias em relação ao ingresso nos cursos técnicos, via métodos classificatórios, aumentando assim a probabilidade dos ingressantes alcançar as suas expectativas e os Institutos Federais as metas propostas nos Projetos de Curso.

(5)

5 REFERÊNCIAS

BAUMAN, Z.; MAY, T. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. 301p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6° Ed. São Paulo: Atlas, 2008. GUIMARÃES, S. É. R.; LOCATELLI, A. C. D.; BZUNECK, J. A.. A Motivação de

Adolescentes em Relação com a Perspectiva de Tempo Futuro. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/prc/v20n2/a13v20n2.pdf>. Acesso em: 03 maio 2013.

OLIVEIRA, M. C. S. L.; PINTO, R. G.; SOUZA, A. S.. Perspectivas de futuro entre

adolescentes: universidade, trabalho e relacionamentos na transição para a vida adulta.

Disponível em:

<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-389X2003000100003&script=sci_arttext>. Acesso em: 03 maio 2013.

UNGERICHT, J. L. et al. Projeto Político-Pedagógico Institucional. 2009. Disponível em: <http://www.ifc-riodosul.edu.br/new/files/documentos_ifc/projeto_institucional.pdf>. Acesso em: 21 set. 2014.

WITTER, G. P.; NEPOMUCENO, R. F.. Influência da família na decisão profissional:

opinião de adolescentes. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100002>. Acesso em: 03 maio 2013.

Referências

Documentos relacionados

a) o Humanismo e o Renascimento estão relacionados ao desenvolvimento da burguesia e das monarquias liberais que se constituíram no final da Idade Média. b)

Tanto o profissional como o estudante de TI são pessoas que têm como inclinação de carreira a orientação para o estilo de vida, desafio, autonomia e independência, ou seja,

Assim sendo, a água e o etanol puro não são os solventes mais adequados para a extração de compostos fenólicos para esta amostra. O teor de fenólicos apresenta uma diferença

Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestre em Comunicação e Linguagens pela UTP, especialista em Comunicação Audiovisual pela PUC-PR e graduado

4 - ser aprovado na defesa de tese, ou trabalho equivalente, como definido nesse Regulamento; 5 - apresentar ao Colegiado de Curso, no prazo que lhe for determinado, a versão final

57920-000, CONVOCA pelo presente EDITAL todos os membros da categoria profissional dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais, aqui compreendidos os

Considerando que o Estado de Mato Grosso tem como base da economia a agronegócios, e que é necessário atendimento diferenciado para este setor de assistência técnica ao produtor

4 Portal de Educação Musical do Colégio Pedro II – www.portaledumusicalcp2.mus.br Peças, autores e músicas famosas do Teatro de Revista