• Nenhum resultado encontrado

A chegada da CNN no cenário televisivo brasileiro: O meio ainda é a mensagem, mesmo sem conteúdo. Lais Fiocchi

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A chegada da CNN no cenário televisivo brasileiro: O meio ainda é a mensagem, mesmo sem conteúdo. Lais Fiocchi"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CENTRO UNIVERSITÁRIO FMU|FIAM-FAAM

LAIS FIOCCHI

A chegada da CNN no cenário televisivo brasileiro: O meio ainda é a mensagem, mesmo sem conteúdo

(2)

CENTRO UNIVERSITÁRIO FMU|FIAM-FAAM

LAIS FIOCCHI

A chegada da CNN no cenário televisivo brasileiro: O meio ainda é a mensagem, mesmo sem conteúdo

Artigo elaborado para o Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário FMU\FIAM-FAAM sob a orientação do professor Ms. Cal Francisco

(3)

Resumo

A pesquisa esclarece como a CNN Brasil despertou o cenário da comunicação nacional, utilizando, a princípio, o poder do alcance da internet. A partir disso, o objetivo principal é o de explorar o quanto a empresa já afetou no cenário audiovisual brasileiro, tanto em canais abertos quanto em canais fechados. Feita essa análise, investigaremos se outros veículos de comunicação estão começando a repensar suas programações com a intenção de se estabelecer no padrão midiático da CNN. O objetivo final é o de esclarecer o mercado sobre os primeiros passos da empresa norte-americana no Brasil.

Palavras-chave: jornalismo; audiovisual; emissora; audiência; CNN; Introdução

Antes mesmo de entrar no ar e sem publicar uma linha, um vídeo ou um áudio, a CNN Brasil dirigida por Douglas Tavolaro, exchefe de jornalismo da Record -conseguiu movimentar e alterar profundamente parte importante do mercado audiovisual brasileiro, fazendo com que seus concorrentes despertassem do comodismo e repensassem suas grades de programação. O processo de despertar dos adversários iniciou-se logo no período de contratação dos funcionários da CNN que, na ocasião, preparou uma lista com nomes de jornalistas conceituados do mercado nacional. Estes profissionais migraram de emissoras renomadas para ingressar na empresa de origem norte-americana.

(4)

A chegada da CNN no Brasil e o impacto no mercado audiovisual nacional

Neste cenário de novidades, a CNN estima chegar a cerca de 60 milhões de pessoas, o equivalente a 30% dos lares nacionais, segundo informações divulgadas em debates realizados pela própria imprensa, inclusive pela CNN, alguns dias antes de sua estreia no Brasil. Isso poderá representar a audiência média, em valores brutos, das emissoras que transmitem em canal aberto, desde a chegada da TV, na década de 50. As publicações especializadas em televisão garantem que a empresa norte-americana estaria interessada em transmitir a sua programação também no canal aberto do Brasil. A CNN, por sua vez, admitiu estar negociando com a Rede Brasil uma parceria para adentrar na TV aberta. A situação poderia causar, se

ocorresse, modificações ainda mais profundas no mercado audiovisual nacional, já que existe o interesse de adquirir o canal 6, localizado entre a TV Globo e a TV Record. No entanto, por ora, a CNN transmitirá apenas no canal fechado.

A chegada da empresa norte-americana no Brasil movimentou profundamente o jornalismo nacional. O canal estreou dia 15 de março com mais de 17 horas de programação ao vivo, transmitido em HD no canal 577 da TV por assinatura através da Claro, Sky, Oi e Vivo. A sede da emissora está localizada na Avenida Paulista, região nobre da capital, sob o slogan “A Maior do Mundo. Agora no Brasil”. A empresa pertence a Turner Broadcasting System (AT&T).

A inauguração da emissora alterou a forma de se fazer televisão no território brasileiro, provocando a criação de novos gêneros e formatos de alguns canais abertos, além de desfalcar o setor televisivo considerado o mais importante no mercado brasileiro - o grupo Globo. A exemplo, no dia da estreia da CNN, a GloboNews levou ao ar, a partir das 18h - mesmo horário de estreia da CNN Brasil no formato digital - uma cobertura de 6 horas de duração com informações sobre o coronavírus no Brasil e no mundo.

(5)

das principais cidades brasileiras, comentaristas em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York e Buenos Aires e contou com a participação de especialistas de saúde. Na matéria de chamada da cobertura especial, a emissora finalizou com a seguinte frase: “A GloboNews nunca desliga. E você nunca desliga da informação”.

A GloboNews também preparou o lançamento de uma nova programação uma semana antes da estreia da CNN Brasil. A empresa ampliou a grade para, pelo menos, 13 horas de programação ao vivo, além de estender o programa “Em Pauta”, apresentado por Marcelo Cosme, que ganhou mais 30 minutos no ar. Maria Júlia Coutinho, conhecida como Maju, apresentadora do “Jornal Hoje” passou a fazer parte do podcast “Papo de Política”, que foi suspenso temporariamente em março, sem data prevista para retorno até então, consequente do coronavírus, “para que todos os profissionais da GloboNews estejam dedicados à cobertura especial do canal, em tempo integral” (GloboNews, 27 de mar. de 2020). Essa modificação esteve entre muitas outras instauradas pelo maior conglomerado de mídia do Brasil até então. O podcast “Papo de Política” voltou a ser transmitido no dia 13 de outubro de 2020 e conta com uma média de um episódio por semana.

Entre os veículos de comunicação, a GloboNews foi a que melhor se preparou para concorrer com a CNN. É o que diz Fefito (UOL, 6 de mar. de 2020) em uma matéria intitulada “GloboNews estreia nova programação para frear chegada da CNN”:

Dentre as emissoras de notícia, a GloboNews foi a única a se armar contra a chegada da CNN. Na BandNews, a mais afetada pela perda de profissionais para a concorrência, não haverá grandes mudanças. E a tão esperada reformulação da Record News deve ficar para o fim do ano.

(6)

exibiu sete edições do “GloboNews Debate” e, devido a grande audiência, ele ganhou horário fixo na programação, sendo exibido a partir das 20h30 de sábado.

Para confrontar a CNN e com medo de perder audiência para a nova emissora, a GloboNews também fez um anúncio em pontos de ônibus de todo o Brasil, estampando a mensagem “O que estão debatendo? Estão debatendo aqui.”, contendo o logo da emissora ao lado do comunicado.

É importante ressaltar que o programa “O Mundo Pós-Covid”, que estreou na CNN dia 18 de abril de 2020, apresentou o 4º lugar de audiência na TV paga em SP e região segundo o Kantar Ibope, e 10º lugar no Painel Nacional de TV, que apresenta a soma de audiência das 15 maiores regiões metropolitanas do Brasil. Equivocadamente, a CNN havia informado que o programa ficou em 1º lugar.

Como reagiu o mercado publicitário com a chegada da CNN Brasil

Dois dias antes da estreia da emissora no País, todas as cotas de patrocínio já haviam sido vendidas, o que demonstra o grande sucesso da emissora no Brasil. A meta da CNN eram dez cotas de patrocínio, que foram atingidas em contratos fechados com a VW (um ano), Santander (três anos) e Cielo (dois anos). As outra sete empresas que fecharam contrato com a empresa de origem norte-americana são a Heineken-Eisenbahn, Claro, Magazine Luiza, IBM, Nestlé-Nescafé e a 99 (empresa de transporte via APP). Segundo a UOL, esse é considerado o maior investimento em telejornalismo do País das últimas duas décadas e meia.

Considerações finais

(7)

jornalismo brasileiro - em especial a Rede Globo de Televisão - se colocaram diante de desafios, tendo que repensar programações, recolocar profissionais e inovar em diversas áreas da empresa, especialmente na área jornalística. A emissora que melhor se preparou para enfrentar a chegada da CNN no Brasil foi a GloboNews que, na ocasião, repensou programações já existentes, estreou programas novos e reforçou seu nome no mercado publicitário, sendo, dessa forma, a concorrente direta da emissora norte-americana.

Destaca-se que a CNN estreou no dia 15 de março de 2020 com mais de 17 horas de programação ao vivo, transmitido pelo canal 577 da TV por assinatura. No mesmo dia aconteciam no País diversos protestos a favor do Governo Bolsonaro, o que tornou a estreia da CNN no País um grande sucesso, mostrando aos concorrentes que a emissora chegou preparada para produzir um Jornalismo sério, com qualidade, preparo e organização.

Referências Bibliográficas

DIAS, Leo. Para frear crescimento da CNN, GloboNews aposta em clone de O Grande Debate. UOL, 2020. Disponível em:

<https://tvefamosos.uol.com.br/colunas/leo-dias/2020/04/25/para-frear-crescimento da-cnn-globonews-aposta-em-clone-de-o-grande-debate.htm>. Acesso em: 22 de maio de 2020.

DIMENSTEIN, Gilberto. Além da Globo, TV Record prepara ataque contra a CNN no Brasil. Catraca Livre, 2019. Disponível em:

<https://catracalivre.com.br/dimenstein/alem-da-globo-tv-record-prepara-ataque-cont ra-a-cnn-no-brasil/>. Acesso em: 22 de maio de 2020.

FEFITO. GloboNews estreia nova programação para frear chegada da CNN. UOL, 2020. Disponível em:

<https://tvefamosos.uol.com.br/colunas/fefito/2020/03/06/globonews-estreia-nova-pr ogramacao-para-frear-chegada-da-cnn.htm>. Acesso em: 22 de maio de 2020.

(8)

<https://www.bol.uol.com.br/entretenimento/2020/03/15/analise-antes-mesmo-de-est rear-cnn-brasil-ja-mudou-telejornalismo.htm>. Acesso em: 15 de maio de 2020.

FELTRIN, Ricardo. CNN Brasil estreia domingo com todas as cotas de patrocínio vendidas. UOL, 2020. Disponível em:

<https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/ooops/2020/03/13/cnn-brasil-estreia-doming o-com-todas-as-cotas-de-patrocinio-vendidas.htm>. Acesso em: 17 de março de 2020.

FILHO, Adalberto Leister. CNN Brasil: Confira a chegada em terras brasileiras do maior canal de notícias do mundo. Go Where, 2020. Disponível em:

<http://gowhere.com.br/cnn-brasil-confira-a-chegada-em-terras-brasileiras-do-maior canal-de-noticias-do-mundo/>. Acesso em: 22 de maio de 2020.

GAZETA Web. William Waack é demitido pela Rede Globo, 2017. Disponível em: <https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2017/12/william-waack-e-demitido-pela-r ede-globo_46055.php>. Acesso em: 15 de maio de 2020.

GLOBONEWS. GloboNews reúne especialistas em cobertura especial sobre o novo coronavírus, 2020. Disponível em:

<https://g1.globo.com/globonews/noticia/2020/03/15/globonews-reune-especialistas em-cobertura-especial-sobre-o-novo-coronavirus.ghtml>. Acesso em: 22 de maio de 2020.

GLOBONEWS. Pausa no Papo de Política, 2020. Disponível em:

<https://g1.globo.com/globonews/podcast/papo-de-politica/noticia/2020/03/27/pausa -no-papo-de-politica.ghtml>. Acesso em: 22 de maio de 2020.

MACHADO, Guilherme. CNN Brasil: Todos os profissionais que já foram para o

canal. UOL, 2019. Disponível em:

<https://www.bol.uol.com.br/listas/cnn-todos-os-profissionais-que-ja-foram-para-o-ca nal-este-ano.htm>. Acesso em: 15 de maio de 2020.

NASCIMENTO, Sandro. Jovem Pan e CNN Brasil disputam TV aberta em São

(9)

<https://natelinha.uol.com.br/colunas/coluna-do-sandro/2020/06/30/jovem-pan-e-cnn -brasil-disputam-tv-aberta-em-sao-paulo-147157.php>. Acesso em: 13 de outubro de 2020.

UOL. É guerra? GloboNews convoca elenco e fará 6 h de cobertura de olho na

CNN, 2020. Disponível em:

<https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/14/e-guerra-globonews-con voca-elenco-e-fara-6-h-de-cobertura-de-olho-na-cnn.htm>. Acesso em: 15 de maio de 2020.

PURCHIO, Luisa. GIRON, Luís Antônio. No ar CNN Brasil. ISTOÉ, 2020. Disponível em: <https://istoe.com.br/no-ar-cnn-brasil/>. Acesso em: 17 de maio de 2020.

RICCO, Flávio. Desempenho faz 'GloboNews Debate' ganhar horário fixo na programação. UOL, 2020. Disponível em:

<https://tvefamosos.uol.com.br/colunas/flavio-ricco/2020/05/23/audiencia-faz-globon ews-debate-ganhar-horario-fixo-na-programacao.htm>. Acesso em: 22 de maio de 2020.

RICCO, Flávio. Jornalista se despede ao vivo da Band e vai para CNN Brasil.

UOL, 2020. Disponível em:

<https://tvefamosos.uol.com.br/colunas/flavio-ricco/2020/02/07/jornalista-se-despede -ao-vivo-da-band-e-vai-para-cnn-brasil.htm>. Acesso em: 15 de maio de 2020.

RICCO, Flávio. Rafael Colombo deixa Band após 20 anos e assina com a CNN Brasil. UOL, 2020. Disponível em:

<https://tvefamosos.uol.com.br/colunas/flavio-ricco/2020/05/21/rafael-colombo-deixa -band-apos-20-anos-e-assina-com-a-cnn-brasil.htm>. Acesso em: 17 de maio de 2020.

TELEPADI. CNN Brasil não liderou TV paga, como anunciou, na estreia de

“Mundo Pós-Pandemia”, 2020. Disponível em:

(10)

streia-de-mundo-pos-pandemia/>. Acesso em: 22 de maio de 2020.

TELEPADI. Novo programa da CNN Brasil põe canal em 4º lugar em São Paulo, 2020. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

Marcuse, filósofo que participara da revolução como membro de um conselho de soldados, mas filósofo, tem pois como projeto construir uma &#34;filosofia concreta&#34; (198la,

Como veremos com mais detalhes em palestra futuras, a maneira de apresentação difere mas as cosmogonias básicas falam sempre de uma Tríade em que o mal começou por um dos

Amônio preferiu não se dar a público, rejeitando pertencer ao círculo de celebridades consagradas de seu tempo, talvez por sentir uma certa instabilidade emocional no ar entre

Cristo, e desde então até agora; depois, no mês de outubro, terá lugar uma grande translação, a tal ponto que todos pensarão que a Terra teria perdido seu movimento natural

Mais humilhante ainda é descobrir como é vasto o número de pessoas de hoje que não podem deixar de perceber que essa religião é insustentável e, não obstante isso,

Tentei descobrir na alma alguma coisa mais profunda do que não saber nada sobre as coisas profundas. Consegui

Quem diz o que quer, ouve o que não quer.. Quem está na chuva é para

Eles admitiam que enquanto reis e padres não faziam nada de mais em trazer a miséria a seus semelhantes, que mesmo que eles torturassem e queimassem os inocentes e desamparados,