• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 206. De 12/01/2018 à 19/01/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 206. De 12/01/2018 à 19/01/2018"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 206 De 12/01/2018 à 19/01/2018

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

ESTADOS UNIDOS CONTINUM SEM EXPLICAR ACUSAÇÕES CONTRA CUBA DE ATAQUE A SEUS EMBAIXADORES

Mesmo após meses de investigação, o governo dos Estados Unidos ainda não apresenta coerência em suas acusações a respeito do governo cubano. As acusações referem-se à constatação de problemas médicos reportados por 24 diplomatas estadunidenses e seus familiares residentes em Cuba. Entretanto, ainda não foram apresentadas provas de como isso ocorreu ou do possível responsável por tais problemas de saúde, suspeitando- se apenas de que algum tipo de envenenamento possa ter ocorrido.

Fontes: US still at a loss to explain Cuba ‘attacks’ on envoys. The Korea Times, Seul, p. 10, 13 jan. 2018 e http://www.dailymail.co.uk/wires/afp/article-5252227/US-loss-explain-Cuba-attacks-envoys.html

CRISE PÓS-ELEIÇÃO EM HONDURAS DEIXA 12 MORTOS

Uma onda de violência em Honduras devido à eleição presidencial deixou pelo menos 12 mortos e centenas de pessoas detidas. O candidato Juan Orlando Hernandez foi declarado vencedor da eleição de novembro do ano passado, mas só foi declarado como tal depois de 3 semanas de confusão e tensão na contagem dos votos. A oposição vem liderando uma campanha de protesto desde o fim das eleições, alegando fraude nos resultados.

Fonte: HONDURAS post-election crisis leaves dozens dead. The Borneo Post (Sabah), San Pedro Sula, p. A1, 12 jan. 2018.

(2)

ÁSIA/LESTE EUROPEU

CHINA TENTA PROSSEGUIR COM ACORDO NUCLEAR ENTRE EUA E IRÃ

O governo chinês se manifestou acerca dos problemas que surgiram no acordo nuclear envolvendo os Estados Unidos e o Irã, visando a não-proliferação nuclear. A tentativa de manutenção do pacto acabou entrando em um ponto delicado, que levou o presidente estadunidense, Donald Trump, a lançar um ultimato contra o Irã, em uma tentativa de consertar possíveis falhas no acordo. A China interviu pedindo calma a ambas as partes, garantindo que apesar dos contratempos, ainda é possível encontrar um novo consenso, mantendo-se na linha de frente de negociação entre os países, que concordaram com a mediação. O presidente do Irã disse que os Estados Unidos não conseguiram fixar um acordo nuclear entre Teerã e as principais potências, afirmando que houve uma "vitória duradoura" para o Irã. O Irã diz que o acordo nuclear não é renegociável e vai mantê-lo, desde que os outros signatários o respeitem, mas "destruirá" as resoluções caso Washington saia do acordo.

Fontes: https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1F20QB-OBRWD;

https://www.reuters.com/article/us-iran-nuclear-rouhani/irans-rouhani-says-u-s-has-failed-to-undermine- nuclear-deal-tv-idUSKBN1F306F e https://www.reuters.com/article/us-iran-nuclear/u-s-ultimatum-on- nuclear-deal-new-sanctions-draw-iran-threat-idUSKBN1F20FG

IRÃ LIBERTA PRESOS EM PROTESTOS

Recentemente, o governo do Irã libertou 440 pessoas presas em Teerã durante protestos contra o governo, iniciadas devido às dificuldades econômicas que o país enfrenta desde o ano passado. As manifestações se espalharam para mais de 80 cidades e deixaram 25 mortos. A justiça do país anunciou mais de 1.000 detenções em todo o país, mas o legislador Mahmoud Sadeghi disse que pelo menos 3.700 pessoas foram detidas. Vários detentos morreram sob custódia, e ativistas dos direitos humanos pediram uma investigação independente sobre esses casos.

Fonte: https://www.reuters.com/article/us-iran-rallies-prisoners/iran-frees-440-people-arrested-during- protests-idUSKBN1F41MP

(3)

EM MEIO A FALSAS AMEAÇAS DE MÍSSEIS, JAPÃO CRITICA REAPROXIMAÇÃO ENTRE COREIAS

Alguns dias depois de um alarme falso de um ataque de mísseis no Havaí, o Japão passou por situação parecida. A NHK, emissora pública do país, emitiu um alerta via aos japoneses sobre um iminente ataque de mísseis. Contudo, o mal-entendido foi corrigido rapidamente, cinco minutos depois. A emissora alegou não saber como aconteceu este alarme falso, mas garantiu estar apurando o ocorrido. Além disso, o país criticou duramente a recente aproximação entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte. O Ministro das Relações Exteriores do Japão declarou que não é hora de deixar de pressionar a Coreia do Norte e que a abertura norte-coreana ao diálogo pode significar que as sanções impostas ao país estão sendo eficazes.

Fontes: https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1F51FA-OBRWD e https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1F60ZA-OBRWD

MIANMAR ADMITE ENVOLVIMENTO NA MORTE DE ROHINGYAS E CHEGA A UM ACORDO COM BANGLADESH

Depois de meses de contínuas recusas de abuso, o exército de Mianmar revelou que uma investigação descobriu que quatro membros das forças de segurança ajudaram a matar 10 pessoas da etnia muçulmana Rohingya na aldeia Inn Din em 2 de setembro de 2017, deixando seus corpos escondidos em covas. Cerca de 655 mil Rohingyas fugiram do estado de Rakhine para Bangladesh desde agosto de 2017, levando consigo relatos de atrocidades causadas pelo exército de Mianmar. Grupos de direitos humanos acusaram a ativista política Aung San Suu Kyi, laureada com o Nobel da Paz em 1991, de não ter condenado amplamente os abusos durante a repressão do exército após incursões de militantes do Arakan Rohingya Salvation Army (ARSA). Além disso, os governos de Mianmar e Bangladesh chegaram a um acordo para a repatriação dos Rohingya em até dois anos. Recentemente, os militares voltaram ao estado de Rakhine em função de uma manifestação em comemoração da data histórica do fim do reino de Arakan e a polícia matou sete manifestantes e deixou 12 feridos.

Fontes: MYANMAR army’s admission of killings a ‘positive step’: Suu Kyi. Khaleej Times, Rangum, p.

16, 14 jan. 2018; https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1F014F-OBRWD;

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1F618L-OBRWD e

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1F50WH-OBRWD

(4)

MILITANTES SÃO MORTOS NO AFEGANISTÃO

De acordo com o Ministério da Defesa do Afeganistão, pelo menos 26 militantes foram mortos e 16 ficaram feridos desde que as forças de segurança afegãs iniciaram suas operações em todo o país em meados de janeiro. Segundo as fontes oficiais, as forças de segurança conjuntas também detiveram três militantes e entre os mortos estavam 13 combatentes do grupo rebelde Estado Islâmico.

Fonte: 26 militants killed in Afghanistan. Khaleej Times, Dubai, p. 16, 14 jan. 2018.

RÚSSIA CONTINUA COMBATE A REBELDES SÍRIOS

O Ministério da Defesa russo disse que rastreou rebeldes e os atingiu com artilharia enquanto eles estavam entrando em um micro-ônibus em Idlib, província a noroeste da Síria, contando com a utilização de drones e outros recursos de inteligência. De acordo com as mesmas fontes oficiais, os militares russos também destruíram uma instalação rebelde que era utilizada para montar drones, também em Idlib. Por outro lado, um bombardeio à base aérea de Hemeimeem matou dois militares russos na véspera do Ano Novo e danificou sete aeronaves. Mais recentemente, os rebeldes também lançaram um ataque de drone a uma base naval russa em Tartus, que foi repelido pelos militares russos.

Fonte: ISACHENKOV, Vladimir. Russia says rebel attackers killed. The Sun Times (Owen Sound), Moscou, p. B4, 13 jan. 2018.

SOLDADOS PAQUISTANESES SÃO MORTOS EM FRONTEIRA DA CAXEMIRA

Quatro soldados paquistaneses foram mortos em bombardeios das forças indianas na disputada região da Caxemira, de acordo com o exército paquistanês. As forças paquistanesas responderam, matando três soldados indianos e ferindo vários outros. No entanto, quando questionado sobre o ocorrido, o exército da Índia disse que as forças paquistanesas dispararam primeiro e que nenhuma vítima foi registrada no lado indiano.

Fonte: PAKISTANI soldiers killed in Kashmir frontier. The Jakarta Post, Islamabad, p. 11, 16 jan. 2018.

RÚSSIA MANTÉM DIPLOMACIA COM A COREIA DO NORTE

Durante a segunda semana do mês de janeiro, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que Kim Jong-un, Chefe de Estado norte-coreano, é “astuto e maduro”, e que venceu o problema com o Ocidente acerca de seu programa nuclear. A Rússia atacou

(5)

uma reunião organizada em Vancouver, por Estados Unidos e Canadá, feita com intenção de aumentar os esforços para aprovar sanções mais duras contra a Coreia do Norte, alegando que essas sanções apenas aumentam as chances de uma guerra nuclear na península coreana. O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, anunciou que seu país não irá apoiar quaisquer tentativas estadunidenses de modificar o acordo nuclear com o Irã, pois acreditam que o que as autoridades estadunidenses querem fazer é impor condições inaceitáveis àquele país.

Fontes: https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1F02QI-OBRWD;

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1F62TC-OBRWD;

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1F62MX-OBRWD e

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1F414S-OBRWD

TURQUIA AMEAÇA AGIR NA SÍRIA

A Turquia afirmou que não hesitará em agir no distrito sírio de Afrin e arredores, se os Estados Unidos não retirarem o apoio aos curdos da região. O exército estadunidense vem ajudando as Forças Democráticas Sírias (FDS) e suas Unidades de Proteção Popular (YPG), consideradas uma extensão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e, portanto, uma organização terrorista, de acordo com o governo turco. A Turquia alega que não irá permitir a formação de um exército terrorista em sua fronteira. O presidente turco, Tayyip Erdogan, também anunciou que não irá mais extraditar nenhum terrorista enquanto o governo dos Estados Unidos não devolver o clérigo acusado de orquestrar uma tentativa de golpe de Estado em 2016, sendo que a Turquia já extraditou mais de 70 terroristas.

Fontes: https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1F722U-OBRWD;

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1F633Y-OBRWD e

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1F01YV-OBRWD

TALIBÃ APROVA REUNIÃO SOBRE CONVERSAS DE PAZ

O grupo rebelde Talibã aprovou o envio de uma delegação à capital paquistanesa, Islamabad, para participar de um encontro de retomada de negociações de paz que almejam dar fim à guerra do Afeganistão. No entanto, um porta-voz da presidência do Afeganistão afirmou não estar ciente das conversas em Islamabad. Ambos os lados negaram a participação em um evento na Turquia.

Fonte: https://exame.abril.com.br/mundo/taliba-aprova-encontro-sobre-conversas-de-paz-no-afeganistao/

(6)

ÍNDIA TESTA COM SUCESSO MÍSSIL BALÍSTICO E SOFRE ACUSAÇÕES DO PAQUISTÃO

A Índia informou, através de seu Ministério da Defesa, que testou com sucesso seu míssil balístico intercontinental. O míssil, de capacidade nuclear, é considerado o mais avançado do país. Ademais, a Índia foi acusada pelo Paquistão de violar o acordo bilateral de cessar-fogo entre os países em 110 oportunidades somente no início de 2018, resultando em três civis mortos e uma dezena de feridos. Ainda segundo autoridades militares paquistanesas, foram quase 2000 violações de cessar-fogo indianas durante o ano de 2017, deixando 52 civis mortos. Por outro lado, a Índia acusou o Paquistão de violar o mesmo acordo 503 este ano.

Fontes: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2018/01/18/paquistao-acusa-india-de-mais-de- 110-violacoes-do-cessar-fogo-este-ano.htm e https://g1.globo.com/mundo/noticia/india-diz-ter-testado- com-sucesso-missil-balistico-intercontinental.ghtml

ORIENTE MÉDIO

DUPLO ATAQUE A BOMBA DEIXA 31 MORTOS NO IRAQUE

Um atentado com dois homens-bomba deixou ao menos 31 mortos e 94 feridos no centro de Bagdá, sendo este o segundo ataque na capital iraquiana em três dias. Mesmo não havendo reivindicação imediata de responsabilidade, a maioria desses atentados são efetuados pelo grupo terrorista Estado Islâmico. Em dezembro, o governo iraquiano declarou vitória sobre o grupo ao expulsá-lo da região de Bagdá e das áreas urbanas que controlava no Iraque. No entanto, parte dos militantes extremistas continua ativa.

Devido a isso, Haider al-Abadi, Primeiro Ministro iraquiano, pediu a eliminação das últimas células jihadistas da região para manter a segurança da população.

Fonte: KARIM, Ammar. 31 killed in Baghdad’s twin suicide bombing. The Jakarta Post, Jacarta, p.11, 16 jan. 2018.

MEMBRO DO HAMAS É FERIDO POR BOMBA EM SEU VEÍCULO Recentemente, um membro do Hamas, grupo islâmico que controla Gaza, foi ferido pela explosão de uma bomba enquanto estava a caminho de seu veículo, em Sidon, no Líbano. A organização internacional Cruz Vermelha confirmou que havia apenas uma pessoa ferida na explosão e que ela havia sido transportada para o hospital. De acordo com fontes oficiais, evidências preliminares indicam que Israel esteja por trás do ataque.

Fonte: BOMB wounds Hamas member. Kuwait Times, Beirute, p.11, 15 jan. 2018.

(7)

NOVO ATAQUE COM GÁS CLORO É RELATADO NA SÍRIA

Enquanto o regime de Bashar al Assad continua com o bombardeamento diário da região oriental de Ghouta, na Síria, surgiram relatos de mais um ataque de gás cloro.

Segundo fontes internacionais, a população de Ghouta Oriental relatou o cheiro do gás após um ataque de mísseis. Mais tarde, trabalhadores de saúde disseram que seis pessoas foram tratadas por problemas respiratórios. Enquanto isso, as tropas sírias recuperaram dezenas de cidades e aldeias de rebeldes, aproximando-se de um aeroporto militar no noroeste do país. As tropas do regime de Assad, apoiadas pela Rússia, visam alcançar a base de Abu Duhur como parte de um plano de uma semana contra Hayat Tahrir Al Sham (HTS) - Organização pela Libertação do Levante ou Comité de Libertação do Levante, ex-afiliada síria da Al Qaeda.

Fonte: CHLORINE gas attack in east Ghouta: regime recaptures 79 villages from Syria rebels in the province of Aleppo. Gulf News, Dubai, p. A11, 15 jan. 2018.

AGÊNCIA PRENDE ISRAELENSE POR PLANEJAR ATAQUES

A agência de segurança israelita Shin Bet revelou que prendeu um cidadão de Israel sob a suspeita de ligação com o Estado Islâmico. As investigações apontaram que o acusado tentou persuadir vários outros cidadãos para se juntarem a ele, com o objetivo de realizar ataques que incluíam tiroteios em Jerusalém, contando com carros-bomba e ataques com faca. A presença do Estado Islâmico em Israel vem crescendo desde 2014, quando a organização foi declarada ilegal no país. Além disso, ainda segunda a Shin Bet, cerca de 60 israelitas viajaram para Síria ou Iraque pra lutar ao lado de rebeldes.

Fonte: AHRONHEIM, Anna. Shin Bet arrests Israeli for planning Islamic State attacks. Jerusalem Post, Jerusalém, p. 2, 15 jan. 2018.

COALIZÃO ESTADUNIDENSE CRIA NOVA FORÇA DE FRONTEIRA NA SÍRIA

A coalizão liderada pelos Estados Unidos está trabalhando com milícias sírias para formar uma nova força de fronteira que contaria com 30 mil soldados, o que aumentou o descontentamento turco em relação ao apoio estadunidense às forças curdas na Síria. As Forças de Segurança Fronteiriça serão enviadas para fronteiras controladas pelas Forças Democráticas Sírias (FDS) que, por sua vez, são dominadas pelos curdos da Unidade de Proteção Popular (YPG). As forças atuarão nas fronteiras com a Turquia, Iraque e nas proximidades do Rio Eufrates. Segundo a liderança da coalizão, as forças agirão sob o

(8)

comando das FDS. Além disso, os Estados Unidos vão manter a presença militar na Síria para prevenir o regresso do Estado Islâmico. A garantia foi dada pelo Secretário de Estado estadunidense, em um discurso na Universidade de Stanford. Rex Tillerson falou de um compromisso mais profundo com os países do Oriente Médio, em uma clara ruptura com as políticas de Barak Obama.

Fontes: US-led coalition builds new Syrian fosse. Times of Oman, Beirute; Istambul, p. A8, 15 jan. 2018 e http://pt.euronews.com/2018/01/18/eua-permanecem-na-siria-ate-a-queda-de-assad

ÁFRICA

NIGÉRIA E CAMARÕES ANUNCIAM NOVAS OFENSIVAS, ENQUANTO PAÍSES ENFRENTAM NOVOS ATAQUES TERRORISTAS

O Ministro da Defesa nigeriano anunciou que os governos da Nigéria e dos Camarões estão lançando uma operação de contra-insurgência contra o grupo terrorista Boko Haram e que estão à procura de outros países que queiram unir forças para a realização da ofensiva. Um atentado suicida a um mercado na área de Muna Garage, região que serve como um campo de refugiados, deixou 12 pessoas mortas e outras 48 feridas.

Segundo autoridades, o ataque possui características utilizadas pelo Boko Haram em suas ações terroristas. Paralelamente, vinte madeireiros foram mortos durante um ataque de militantes e um grupo aliado ao Boko Haram, na cidade de Kaje, localizada no nordeste da Nigéria. O grupo Delta Niger Avengers (DNA) ameaçou atacar instalações petrolíferas offshore, caso suas reivindicações não sejam atendidas. Entre as reivindicações está o aumento da redistribuição da renda obtida com a extração de petróleo no sul da Nigéria, uma das áreas mais pobres do país. Os militantes já realizaram uma onda de ataques em 2016, que prejudicou a produção de petróleo na região. O governo nigeriano mantém um diálogo com a população sobre a pobreza e poluição do petróleo no Delta há mais de um ano, mas, segundo os militantes do DNA, nenhum progresso foi feito. Já em território camaronês, militantes do Boko Haram realizaram ataques em cidades localizadas no extremo norte do país, onde quatro pessoas foram mortas e outras duas foram sequestradas.

Fontes: INABUJA, Paul O. Nigeria, Cameroon launch new offensive against Boko Haram, THISDAY, Maiduguri, p.14, 13 jan. 2018; BOKO Haram kills 20 loggers in northeast Nigeria, Hindustan Times, Kano, p. 14, 13 jan. 2018; https://www.reuters.com/article/us-nigeria-security/suspected-boko-haram- suicide-bombers-kill-12-injure-48-idUSKBN1F627C; https://www.reuters.com/article/us-nigeria-

(9)

oil/nigerian-militants-threaten-oil-rig-attacks-within-days-idUSKBN1F6155 e FOUR dead in Boko Haram attacks. Observer on Saturday, Iaundé, p. 29, 13 jan. 2018.

AL SHABAAB PROMOVE NOVOS ATAQUES MORTOS NA SOMÁLIA E NO QUÊNIA

Funcionários do Ministério do Interior e da polícia do Quênia atribuíram ao grupo terrorista Al Shabaab um ataque realizado contra um comboio de ônibus com escolta policial que viajava de Lamu, na costa do norte do Quênia, até Mombasa, no sul do país. Um civil e um policial foram mortos durante o ataque.

Fonte: TWO dead in Kenya attack blamed on Shabaab. The Gulf Today, Nairobi, p. 8, 14 jan. 2018.

AL SHABAAB FORÇA CIVIS A ENTREGAR CRIANÇAS PARA COMBATE Na Somália, militantes do Al Shabaab estão ameaçando cada vez mais civis para forçá- los a entregar crianças para "doutrinamento e treinamento militar". O grupo teria iniciado uma campanha agressiva de recrutamento de civis durante o ano de 2017. Os militantes ameaçam as comunidades que se recusam a entregar as crianças e já chegaram a sequestrar anciãos de pelo menos quatro aldeias. Foram pedidas crianças entre oito e quinze anos.

Fonte: AL-SHABAAB forcing civilians to hand over children. The Jakarta Post, Jacarta, p. 11, 16 jan.

2018.

MALI PLANEJA OPERAÇÃO PARA LIBERTAR REGIÃO CENTRAL DO PAÍS

O governo do Mali, juntamente com o governo do Senegal, planeja desdobrar mil soldados em uma operação para pacificar a região central do país, que vem sofrendo com a crescente violência dos rebeldes islâmicos. Segundo fontes oficiais malinesas, o objetivo principal é proteger a região central e também estabelecer a segurança para as eleições, que ocorrerão ao fim de 2018. As forças se concentrarão na cidade de Mopti, próxima ao rio Níger.

Fonte: https://www.reuters.com/article/us-mali-security/mali-plans-operation-to-flush-islamists-from- lawless-center-idUSKBN1F125D

(10)

EM MOÇAMBIQUE AS CONVERSAS SOBRE UM ACORDO DE PAZ SE APROXIMAM DA CONCLUSÃO

O atual presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, declarou que as conversas para um acordo de paz estão quase chegando ao fim e afirmou ter discutido com Afonso Dhlakama, líder dos rebeldes da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), ajustes finais da pacificação do país. Moçambique permanece em paz desde a declaração de um cessar-fogo que entrou em vigor em 27 de dezembro de 2016.

Entretanto, a RENAMO ainda mantém uma milícia ilícita.

Fonte: http://allafrica.com/stories/201801150057.html

CONFLITO NA CAPITAL LÍBIA E AGÊNCIA DA ONU PROMOVE RETORNO VOLUNTÁRIO DE 20 MIL MIGRANTES EM UM ANO Em Trípoli, capital da Líbia, duas forças de segurança locais entraram em confronto nas proximidades do aeroporto de Mitiga. Ao menos nove pessoas foram mortas e outras 28 ficaram feridas, enquanto todos os voos foram suspensos. Em paralelo, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) afirmou que busca ampliar os esforços para viabilizar o retorno de imigrantes na Líbia aos países de origem. Em 2017, a OIM possibilitou o retorno voluntário de quase 20 mil migrantes. Estima-se que há entre 700 mil e um milhão de migrantes vivendo na Líbia.

Fontes: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2018011510281483-9-mortes-em-conflito- armado-na-Libia/ e https://nacoesunidas.org/libia-agencia-da-onu-promove-retorno-voluntario-de-20-mil- migrantes-em-um-ano/

ONU

ONU EXPRESSA PREOCUPAÇÃO COM ONDA DE COMBATES NO NOROESTE DA SÍRIA

A Organização das Nações Unidas (ONU) expressou preocupação com uma onda de combates na província de Idlib, que se localiza no noroeste da Síria, controlada por rebeldes. De acordo com Jan Egeland, assessor da ONU em assuntos humanitários na Síria, os ataques em Idlib e em áreas próximas à fronteira turca forçaram mais de 100 mil pessoas a fugir desde o início de dezembro de 2017. O Primeiro-Ministro turco, Binali Yildirim, advertiu que os novos ataques devem provocar uma nova onda de imigração e pediu para que a Rússia e o Irã controlem suas ofensivas na região. A Turquia vem desdobrando forças e estabelecendo bases dentro de Idlib, depois fazer um

(11)

acordo com o Irã e a Rússia para estabelecer uma zona de “desescalação" da violência na província e áreas próximas.

Fonte: UN pleads for humanitarian pause to attacks. Gulf News, Dubai, p. A11, 13 jan . 2018.

AUTORIDADES DE OPERAÇÃO DE PAZ DA ONU EXIGEM SAÍDA DE GRUPOS ARMADOS DA REGIÃO CENTRO-AFRICANA

Devido aos inúmeros confrontos no país, a Missão de Paz das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA) deu um ultimato para os grupos armados liberarem pelo menos um perímetro de 50 quilômetros próximo à cidade de Paoua até 19 de janeiro de 2018, já que a região já está ficando sem suprimentos básicos. Dos atuais moradores da cidade, 60 mil já haviam fugido de conflitos anteriores e foram abrigados pelos 40 mil residentes.

Fonte: https://nacoesunidas.org/missao-da-onu-da-ultimato-para-grupos-armados- deixarem-regiao-da-republica-centro-africana/

Referências

Documentos relacionados

As Diretrizes NCCN 3.2017 para tratamento de pacientes que não são candidatos para terapia de alta dose com transplante de células-tronco incluem, na categoria 1, Velcade +

a) A forma verbal “combine” encontra-se no imperativo. Indique a relação semântica estabelecida pelos conectores e, em seguida, classifique a oração subordinada que

Como vinho de sobremesa apresentamos o Vinho do Porto Rosé Barão de Vilar Porto Pink, feito a partir das castas Tinta Cão, Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga

no município de Santa Maria. Em 1946 ordenou-se padre, iniciando sua trajetória no campo espiritual. Com o retorno de Padre Luiz Sponchiado à Quarta Colônia 2 em 1956,

• Em período de globalização para ser cada vez mais eficiente • Com muitíssimo campo de ação daqui para frente.. • Pela nona vez consecutiva é a marca de cosméticos

1 – Só pode conduzir um veículo a motor na via pública quem estiver legalmente habilitado para o efeito. 3 – A condução, nas vias públicas, de veículos pertencentes às

A pouca experiência de um simulador e os erros que podem ser cometidos durante as etapas de inserção de dados e interpretação dos resultados oferecidos pelo software de

41,000 EP1A - Ensino Médio em escola pública, autodeclarado preto, pardo e indígena. 55,000 EP2 - Ensino Médio em