• Nenhum resultado encontrado

Colégio Santa Dorotéia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Santa Dorotéia"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Colégio Santa Dorotéia - BH 1111

Assunto: A expansão da América portuguesa

Fontes de consulta: Livro didático (capítulo 1), aulas publicadas no site, anotações do caderno, textos complementares.

1) (Fuvest 2014) ADAPTADA - A região metropolitana do litoral sul paulista é constituída pelos municípios representados no mapa:

Ao longo do tempo, essa região conheceu diferentes formas de ocupação territorial e de desenvolvimento. IDENTIFIQUE o tipo de ocupação territorial e a forma de desenvolvimento que ocorreram, nessa região, tendo como referência os anos de 1530.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2) (Unicamp 2014) Desde o início da colonização, os portugueses chamaram de tapuias os grupos indígenas que julgavam bárbaros, por seus hábitos culturais distintos dos que habitavam o litoral e por seu poder de resistência aos portugueses.

a) EXPLIQUE historicamente os significados de Guerra Justa para os portugueses a partir do fim da Idade Média. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

Colégio Santa Dorotéia

Área de Ciências Humanas Disciplina: História

Série: 8ª – Ensino Fundamental

Professores: Wellington e Emmeline

Aluno(a): _______________________________________________ Nº: _____ Turma: _____

Atividades para

Estudos Autônomos

(2)

Colégio Santa Dorotéia - BH 2

2 2 2

b) INDIQUE duas práticas dos indígenas que os portugueses consideravam bárbaras.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 3) (UERJ 2014) Mais de 10 milhões de cativos foram retirados do continente africano entre 1500 e 1850, e quase metade deles desembarcou no Brasil. Ao chegarem da África, os negros eram amontoados em galpões e depois expostos para venda. Na cidade do Rio de Janeiro, em meados do século XVIII, a aglomeração de atividades comerciais, portuárias e negreiras nas regiões do Morro da Conceição e do Morro do Livramento contribuiu para o estabelecimento do mercado de escravos em um local menos incômodo, com hortas e chácaras. Foi escolhida então a região do Valongo, que compreendia Gamboa, Saúde e Santo Cristo. Isso estimulou, na época, o crescimento urbano com a criação de armazéns, loteamento de áreas, abertura de ruas e aterramento de pântanos.

Adaptado de pretosnovos.com.br.

O mapa abaixo apresenta os pontos do Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana na antiga região do Valongo, localizado na atual Zona Portuária da cidade.

O texto e o mapa remetem a vestígios deixados pelas relações escravistas na área central da cidade do Rio de Janeiro.

EXPLICITE o principal motivo para a aglomeração de atividades comerciais, portuárias e negreiras na área central do Rio de Janeiro em meados do século XVIII. Em seguida, APONTE um dos objetivos para a criação do Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(3)

Colégio Santa Dorotéia - BH 3333

4) (Unicamp 2013) 1549 e 1763 são os anos do estabelecimento de Salvador e Rio de Janeiro, respectivamente, como capitais da área que viria a ser o Brasil. Em 1960, a terceira capital foi inaugurada.

Em relação ao estabelecimento das capitais, responda:

a) APONTE os objetivos políticos do estabelecimento das duas primeiras capitais.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ b) EXPLIQUE por que a mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília pode ser vista como

uma mudança política e estratégica.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

(4)

Colégio Santa Dorotéia - BH 4

4 4 4

A partir da análise do mapa e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, a) EXPLIQUE um motivo para as Expedições de Apresamento.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ b) COMPARE o tratamento dado aos povos indígenas por parte das Expedições de Apresamento e

das Missões jesuíticas.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 6) (UERJ 2012)

A Estrada Real, nos dias de hoje, é a reunião dos vários caminhos construídos no Brasil-Colônia, principalmente nos séculos XVII e XVIII, para o transporte das riquezas do interior para o litoral do Rio de Janeiro, de onde seguiam para a metrópole portuguesa. São 1.512 km que permitem mergulhar na história brasileira. A circulação de pessoas, mercadorias e riquezas era obrigatoriamente feita por aqueles caminhos, constituindo crime de lesa-majestade a abertura de outros não autorizados pela administração metropolitana.

(5)

Colégio Santa Dorotéia - BH 5555

A expansão da colonização na América portuguesa, nos séculos XVII e XVIII, ocasionou o surgimento de novas atividades econômicas, de núcleos de povoamento e de caminhos e estradas, como os que compuseram a Estrada Real.

CITE a principal atividade econômica que condicionou o surgimento dos caminhos da Estrada Real e IDENTIFIQUE dois interesses da Coroa portuguesa em controlar esses caminhos, no decorrer do século XVIII. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 7) (UNESP 2012) O artista holandês Albert Eckhout (c.1610- c.1666) esteve no Brasil entre 1637 e 1644, na comitiva de Maurício de Nassau. A tela foi pintada nesse período e pode ser considerada exemplar da forma como muitos viajantes europeus representaram os índios que aqui viviam.

IDENTIFIQUE e ANALISE dois elementos da imagem que expressem esse “olhar europeu” sobre o Brasil. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(6)

Colégio Santa Dorotéia - BH 6

6 6 6

8) (UFG 2012) Leia a composição a seguir. Mulher

Você vai fritar

Um montão de torresmo pra acompanhar Arroz branco, farofa e a malagueta A laranja-bahia ou da seleta Jogue o paio, a carne seca Toucinho no caldeirão

E vamos botar água no feijão.

BUARQUE, Chico. Feijoada completa. Álbum Feijoada Completa, 1978. Disponível em: <www.letras.com.br/chico_buarque/feijoada-completa>. Acesso em: 11 mar. 2012.

A composição recorre à receita da feijoada. Considerada um prato típico da culinária brasileira, a feijoada expressa um processo de miscigenação cultural que remete ao período colonial. Considerando-se o exposto, EXPLIQUE por que a receita da feijoada expressa o processo de miscigenação cultural. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 9) (UFMG 2012) Durante a década de 1810, com a Corte Portuguesa no Rio de Janeiro, muitos

estrangeiros vieram ao Brasil e elaboraram relatos sobre as populações que viviam no País. Analise este mapa:

(7)

Colégio Santa Dorotéia - BH 7777

Leia estes dois trechos de relatos de viajantes europeus sobre quilombos existentes no oeste de Minas Gerais, entre fins do século XVIII e início do século XIX:

Trecho I

[...] a região foi descoberta por negros que para ali fugiam de diversas partes da Província de Minas. Esses homens tornaram-se ousados e começaram a deixar seus esconderijos no mato e a levar intranquilidade aos fazendeiros vizinhos. Enviaram-se então soldados em sua perseguição, e a maioria foi capturada.

SAINT HILAIRE, Auguste. Wagem Nascente do Rio São Francisco. Belo Horizonte: ltatiaia, 1975. p. 129.

Trecho II

Anos atrás, ali onde se encontra a fazenda do Quilombo, formara-se uma pequena república de negros, escravos fugitivos. Ali passaram algum tempo em paz e felicidade, até que, descobertos, foram perseguidos de maneira cruel. Poucos escaparam vivos.

ESCHWEGE, Wilhem Ludwig von. Brasil, Novo Mundo. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1996. p.103.

A partir da análise do mapa e da leitura dos dois trechos, bem como considerando outros conhecimentos sobre o assunto,

a) EXPLIQUE o que representavam os quilombos para as autoridades e para os escravos na sociedade mineira.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ b) INDIQUE uma diferença fundamental entre as interpretações sobre os quilombos feitas por

Saint-Hilaire e por Eschwege.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

10) (UFTM 2012) O chamado “monopólio colonial”, ou mais corretamente e usando um termo da própria época, o regime do “exclusivo” metropolitano, constituía-se pois no mecanismo por excelência do sistema, através do qual se processava o ajustamento da expansão colonizadora aos processos da economia e da sociedade europeias em transição para o capitalismo integral. O comércio foi de fato o nervo da colonização do Antigo Regime, isto é, para incrementar as atividades mercantis processava-se a ocupação, povoamento e valorização de novas áreas.

(Fernando A. Novais. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808), 1981.)

EXPLIQUE o significado dos termos “monopólio colonial” ou “exclusivo metropolitano” utilizados no texto. A que conjunto de práticas econômicas pode ser relacionado?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

(8)

Colégio Santa Dorotéia - BH 8 8 8 8

GABARITO:

Questão 1

O mapa retrata a Região Metropolitana da Baixada Santista. Em 1530 havia diversas etnias indígenas na região. Porém, neste contexto, o comércio das especiarias entrou em declínio e Portugal enviou para o Brasil Martim Afonso de Souza para viabilizar o processo de colonização portuguesa. Daí surgiram as Capitanias hereditárias que dividiram o Brasil em lotes de terras. Nesta região se estabeleceu a Capitania de São Vicente que se destacou na produção da cana-de-açúcar.

Questão 2:

a) O conceito de Guerra Justa, derivado do Império Romano, era empregado em qualquer caso no qual a guerra era considerada um dever moral. A teoria da Guerra Justa teve vários teóricos, desde

Cícero (Roma Antiga) até Immanuel Kant (Prússia Oriental, atual Alemanha). O termo era usado

para justificar um conflito considerado necessário, seja por ser preventivo, seja por ser contra os inimigos do poder em vigor, seja para civilizar os não-civilizados. Tal conceito foi empregado pelos europeus em eventos como as Cruzadas e a escravização dos indígenas da América.

b) Dos costumes indígenas na América, dois, em particular, eram considerados bárbaros pelos europeus: a poligamia e a antropofagia.

Questão 3:

Em 1763, o Rio de Janeiro passou a ser a sede da Colônia portuguesa no Brasil, devido, principalmente, à proximidade com o escoamento do ouro das Minas pelo Porto da cidade. Isso fez com que o Centro do Rio desenvolvesse atividades comerciais, portuárias e negreiras, tanto de entrada como de saída no Porto.

O Centro Histórico e Arqueológico da Herança Africana, na Zona Portuária (obras do Porto Maravilha) foi criado com o objetivo de resgatar e exaltar a herança negra africana tanto para a cidade quanto para o país. Tal Centro faz parte do circuito cultural do Porto Maravilha.

Questão 4:

a) Em 1549, com a criação do Governo Geral, a Coroa quer centralizar a administração colonial e efetivar um controle sobre os capitães donatários. Em 1763, o deslocamento da capital para o sul do Brasil tem como objetivo, efetivar um maior controle sobre a região mineradora, eixo econômico da colônia, naquele momento.

b) Promoção da interiorização do país, integração regional e, em tempos de Guerra Fria, garantir um proteção contra um ataque externo. Promover um distanciamento dos órgãos do governo em relação às regiões populosas do RJ, MG e SP, evitando a intensa pressão política sobre o governo. Questão 5:

a) As bandeiras de apresamento ocorreram devido ao desenvolvimento agrícola, sendo necessária uma maior oferta de mão de obra. Embora a Coroa Portuguesa, em conformidade com a lógica do mercantilismo, impusesse o uso de escravos africanos na colônia a fim de estimular o tráfico negreiro, para o colono era mais vantajoso o uso de escravos indígenas. A mão de obra escrava indígena só foi substituída pela africana nas regiões ricas no século XVII. Nas regiões pobres, continuou sendo usada por todo o período escravista.

b) Os jesuítas tinham como objetivo maior a catequização dos indígenas, enquanto as bandeiras de apresamento visavam obter lucros com a venda dos escravos indígenas para as regiões açucareiras. Tanto as Missões jesuíticas quanto as bandeiras de apresamento utilizaram o índio como mão de obra.

Questão 6:

A mineração, considerada a atividade mais importante no século XVIII, presente no interior da colônia, região conhecida como “as minas gerais”, de onde provinham os diamantes e o ouro. O controle dos

(9)

Colégio Santa Dorotéia - BH 9999

caminhos por parte da metrópole pretendia evitar o contrabando das riquezas extraídas da região e, ao mesmo tempo, controlar a circulação de todas as mercadorias que chegavam à mesma.

Dada a dimensão da área mineradora, e sua distância dos principais portos que levariam a riqueza para Portugal, havia grande preocupação com o controle fiscal e a garantia do pagamento dos impostos. Questão 7:

Importante perceber que a questão não exige que o aluno destaque elementos quaisquer da obra, mas aqueles que mostram o “olhar europeu”, ou seja, a visão do conquistar/colonizador, frente a uma nova realidade. Nesse sentido pode-se destacar:

1) A folha cobrindo o sexo da indígena, elemento introduzido pelo autor da obra, devido ao moralismo cristão da época, uma vez que os índios andavam nus.

2) Os pedaços de corpos carregados pela índia, em sua mão e na cesta, indicando a visão de que os nativos eram selvagens e canibais, representando uma ameaça.

3) A exuberância da natureza, em uma visão idílica, influenciada pela ideia bíblica de “paraíso perdido”. Questão 8:

A receita da feijoada mistura vários ingredientes, oriundos de diversas culturas. No contexto do mundo colonial, diante das condições impostas pelo cativeiro, os escravos incorporavam ao seu regime os alimentos que estavam à disposição. Essa incorporação revela o contato e a fusão de diferentes culturas, tendo como eixo a cultura escrava – exemplificada na culinária. Nesse sentido, a “feijoada completa” não é apenas um prato típico da cultura brasileira, mas expressa também a vitalidade da miscigenação étnica e cultural do Brasil, desde o período colonial. Registre-se também que a técnica de mistura de alimentos já encontrava-se disseminada na Europa, em pratos como o cassoulet francês, o

cocido espanhol e a escudella da Catalunha que, por sua vez, se remete à olla podrida medieval. Como

lembra Câmara Cascudo, “O que chamamos 'feijoada' é uma solução europeia elaborada no Brasil. Técnica portuguesa com material brasileiro”.

Questão 9:

a) Para as autoridades, os quilombos representavam uma subversão à ordem; uma comunidade formada por escravos foragidos, propensos ao banditismo, representando constante ameaça aos fazendeiros – vistos como os “homens de bem”.

b) Enquanto o primeiro analisa os quilombolas como uma ameaça aos fazendeiros da região, o segundo considera que os foragidos viviam isolados em “paz e felicidade”, portanto, sem molestar as comunidades ou fazendas vizinhas.

Questão 10:

Monopólio colonial ou exclusivo metropolitano significa que a colônia era exclusividade da metrópole não possuindo vida própria, sua função era complementar a economia metropolitana. No final da Idade Média e início da Idade Moderna surgiram os Estados Nacionais Modernos que necessitavam de muitos recursos para montar e equipar exércitos, montar e equipar a marinha bem como manter a burocracia estatal. A política econômica denominada de “Mercantilismo” tinha a função de gerar recursos para o Estado, daí a colonização e o monopólio colonial.

Referências

Documentos relacionados

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Os principais passos para o planejamento do processo estão baseados no fatiamento dos modelos 3D (geração das camadas), no posicionamento da peça na mesa de trabalho e

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Para comprovar essa hipótese, adota-se como objetivo deste trabalho a análise da Teoria do Capital Humano e suas implicações para a captura da subjetividade dos indivíduos

[…] os REA têm uma conexão óbvia, quase intrínseca, com a aprendizagem informal; os dois são, na verdade, mutuamente dependentes. O uso de REA por alunos

[r]

A recuperação dos objetos inúteis e a utilização dos clichês, transformando-os em arte, apontam também para uma poética que é também uma ética fundada no conhecimento