• Nenhum resultado encontrado

Roseana Sarney Governadora do Estado do Maranhão Marcos Fernando Jacinto Secretário de Estado da Gestão e Previdência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Roseana Sarney Governadora do Estado do Maranhão Marcos Fernando Jacinto Secretário de Estado da Gestão e Previdência"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)
(2)

Roseana Sarney

Governadora do Estado do Maranhão Marcos Fernando Jacinto

Secretário de Estado da Gestão e Previdência

Carlos Henrique Ribeiro Paixão Diretor da Escola de Governo do Maranhão

Assessoria Técnica da EGMA Avery Oliveira Batalha

Ceiça Nascimento Maria de Deus Nery Figueiredo

Raquel Ribeiro Costa

Rita de Cássia Freitas da Costa da Rocha Theresinha Margarida Ribeiro Ferreira

(3)

APRESENTAÇÃO

A Escola de Governo do Maranhão - EGMA é uma instituição governamental, constituída como Diretoria integrante da estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência- SEGEP, criada no contexto da Reforma Administrativa do Estado, através da Lei nº. 7.356 de 29/12/1998. Ambas estabelecem preceitos institucionais de elevar o nível de profissionalização do serviço público estadual.

Neste sentido, as ações de valorização do servidor público constituem-se metas prioritárias dessas instituições, conferindo-lhes a capacidade de fomentar desenvolvimento do capital humano/intelectual que compõe os quadros de pessoal dos órgãos públicos estaduais, na capital e nos demais municípios do Estado. Nesta perspectiva planejam, executam, acompanham e avaliam política de gestão de aprendizagem continuada voltada para a capacitação do servidor público estadual em todos os níveis, dentro da dimensão integrada da cidadania, competências técnicas e humanas e consciência do dever do Estado em oferecer serviços públicos de qualidade à sociedade.

O modelo de concepção da EGMA está sustentado pela definição clara da sua razão de existir, pelos seus valores claramente definidos e pela sua visão de futuro enquanto órgão que prescinde de sustentabilidade para assegurar capacidade às instituições públicas estaduais, no tocante ao aprimoramento das suas competências essenciais, técnicas e comportamentais, com vistas a gerar resultados que impactem na qualidade de vida da sociedade.

Para tanto, estabelece articulação sistêmica com Órgãos da Administração Direta/Indireta, Autárquica e Fundacional através da Rede Estadual de Agentes de Capacitação dos Servidores Públicos Estaduais.

O Programa de Capacitação 2014 que gerou este Catálogo de Cursos é fruto de uma gestão compartilhada, onde tanto os servidores quanto os gestores, através da Pesquisa de Mapeamento de Expectativas e Demandas de Capacitação realizada no final de 2013, expuseram suas necessidades de capacitação.

(4)

MISSÃO

“Assegurar Política de desenvolvimento de potenciais humanos em sintonia com o modelo de administração pública gerencial, criando e sustentando bases estratégicas de aprendizagem continuada, com vistas a profissionalizar o serviço público”.

VISÃO

“Ser uma referência de padrão qualitativo na difusão do conhecimento, posicionando-se como uma organização pública de destaque no cenário nacional”.

EIXOS NORTEADORES

 É dever do Estado assegurar os meios para que o processo de capacitação do servidor conduza a uma ação eficiente e eficaz, garantindo qualidade nos serviços oferecidos à sociedade;

 O Estado só alcança seus objetivos através de concepção que valorize a pessoa humana como fonte de potencialidades e recursos estratégicos;  O Estado concebe a administração de desenvolvimento de RH, não como um

centro de despesa, mas como um inteligente investimento para otimização dos serviços públicos;

 Os programas de capacitação têm que contemplar a qualificação, aperfeiçoamento, atualizações temáticas e evolução comportamental, em sintonia com o ambiente interno e externo das organizações públicas estaduais.

MACRO OBJETIVO

- Assegurar implementação de Política de Gestão de Pessoas voltada para o desenvolvimento do servidor público estadual em todos os níveis, dentro da dimensão integrada da cidadania, competências técnicas e humanas visando a criação de bases sustentáveis de conhecimento para garantir serviços públicos de qualidade.

(5)

Constitui-se meta prioritária da instituição modernizar e expandir os impactos das ações de capacitação para os Servidores públicos estaduais e, nesse propósito utiliza múltiplas alternativas para consolidar processo de democratização da educação continuada, visando assegurar o alcance de sua missão, contribuindo para diminuir/erradicar lacunas de desempenho dos órgãos públicos e dos Servidores na prestação de serviços ao cidadão.

A Escola de Governo do Maranhão não possui corpo docente efetivo, o que exige que a mesma recorra à contratação de instituições/profissionais com reconhecida experiência no setor de capacitação profissional para atuar como facilitadores nos programas de cursos/eventos previstos. A intenção é de que se efetive contratação de serviços dessa natureza que atendam aos critérios de qualificação, experiência e conhecimentos sintonizados com as singularidades do ambiente do serviço público e aos novos conceitos de gestão.

ESTRUTURA FÍSICA

A EGMA possui uma estrutura física, composta de: Setor Administrativo e Setor Pedagógico.

Em seu espaço físico, disponibiliza aos servidores públicos:

- Sete salas de aula climatizada e equipada - cada uma com capacidade para quarenta alunos;

- Dois laboratórios de informática climatizado e equipados - com capacidade para vinte alunos cada;

- Auditório com capacidade para 150 pessoas; - Biblioteca e amplo estacionamento.

2 - LINHAS DE ATUAÇÃO, FORMAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE QUALIFICAÇÃO

O Programa de Qualificação dos Servidores Públicos Estaduais para o exercício de 2014 estabelece linhas de atuação que direciona a sua base programática para o desenvolvimento de cursos de qualificação e aperfeiçoamento, cursos personalizados e realização de seminários e ciclos de palestras, interiorização das ações de capacitação e projetos especiais, considerando-se as seguintes especificações:

(6)

Cursos de Qualificação e Aperfeiçoamento: cursos que englobam temáticas diversificadas relacionadas às áreas múltiplas do conhecimento e habilidades (cursos abertos) e de conteúdos específicos de cada órgão, de modo a contemplar natureza de sua missão, refletida em suas especificidades funcionais, em todas as áreas e níveis organizacionais (cursos personalizados);

Inclusão Digital e Tecnologia da Informação: Cursos que visam democratizar o acesso aos conhecimentos e habilidades para utilização das modernas tecnologias da informação e comunicação, gerando domínio das principais funções, conceitos e tecnologias da informática, com vistas à aplicação nos serviços públicos, com foco na eficiência e efetividade dos sistemas informatizados.

Projetos Especiais: Projetos que visam atender a situações diferenciadas e pontuais que refletem demandas específicas com forte apelo para a valorização da cidadania.

Eventos Temáticos: Eventos capazes de disseminar conhecimentos emergentes e de natureza estratégica inerente ao serviço público.

Programa de Parcerias – Realização de eventos ofertados tendo como base o catálogo de cursos da EGMA e as demandas específicas dos órgãos (cursos personalizados) que aderirem ao Termo de Cooperação Técnica.

Unidade Móvel – Realização de ações de capacitação em informática realizadas nos municípios maranhenses com vista a promoção da inclusão digital de Servidores públicos estaduais, por meio de um Micro-ônibus equipado com um laboratório de informática.

Programa de Interiorização – Descentralização das ações de capacitação com vistas a assegurar participação de Servidores públicos estaduais que prestam serviços públicos nos municípios do interior maranhense,

As abordagens relativas aos conteúdos estão direcionadas para capacitação gerencial/institucional, aperfeiçoamento técnico, administrativo e de apoio.

(7)

O desenvolvimento do Programa dar-se-á nos ambientes de aprendizagem da EGMA (salas de aula, Laboratório de Informática e Biblioteca), das instituições públicas e entidades parceiras que integram o sistema e na Unidade Móvel da Escola.

O Programa será desenvolvido em São Luis-Maranhão e em unidades regionalizadas e suas respectivas abrangências municipais através das ações interiorizadas de capacitação, o que beneficiará Servidores públicos estaduais que atuam nos municípios do Maranhão.

3. EIXOS-PROGRAMÁTICOS 3.1 PROJETOS ESPECIAIS

1 - CURSO: LIBRAS

OBJETIVO: Oportunizar conhecimentos básicos da Língua Brasileira de Sinais de forma sistemática para Servidores públicos de áreas diversas com propósito de minimizar a distância na interação comunicativa entre pessoas surdas e não surdas, proporcionando

assim, o reconhecimento do mundo linguístico-cultural do cidadão surdo. TÓPICOS PRINCIPAIS: Libras- histórico.LIBRAS e seus Parâmetros. Sinais envolvendo situação

de Trabalho, Família, Apresentações. Numerais Ordinais, Cardinais e Quantidade. Alfabeto Dactilológico (alfabeto manual). No mundo do Surdo (Aspectos históricos). Categorias Gramaticais. Pronomes (pessoais, demonstrativos, possessivos, interrogativos e indefinidos). PÚBLICO-ALVO: Servidores públicos, preferencialmente aqueles que lidam diretamente com o público externo.

CARGA HORÁRIA: 60 horas QUANTIDADE DE TURMA: 08

2 - UNIDADE MÓVEL (WINDOW, WORD E EXCEL)

OBJETIVO: Interiorizar as ações de capacitação em informática para promover a inclusão digital de Servidores públicos estaduais, através de Unidade Móvel.

PÚBLICO-ALVO: Servidores públicos estaduais

MUNICÍPIOS DE ATUAÇÃO: Coroatá, Chapadinha, Rosário, Bacabal, Viana, Pedreiras, Pinheiro e São Bento.

(8)

QUANTIDADE DE TURMAS: 32 3 - PARCERIA ENAP

CURSOS: Gestão de pessoas: fundamentos e tendências; Gestão por competências; Elaboração de editais para aquisições no setor público; Elaboração de termos de referência e projetos básicos para contratação de bens e serviços no setor público; Elaboração de planos de capacitação

OBJETIVO: ampliar os investimentos no desenvolvimento dos talentos humanos, orientados pelos princípios da educação continuada, estabelecendo uma rede de aprendizagem sistêmica para dar sustentabilidade ao planejamento, execução e avaliação do Programa de Qualificação dos Servidores Públicos Estaduais do Maranhão.

PÚBLICO-ALVO: Servidores públicos estaduais e federais. CARGA HORÁRIA: 98 horas

QUANTIDADE DE TURMAS: 06

3.2 CURSOS DE QUALIFICAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO

1 - CURSO: ATENDIMENTO DE QUALIDADE AO CIDADÃO

OBJETIVO: Desenvolver nos participantes conhecimentos e habilidades tendo vista a melhoria do atendimento interno e externo, destacando o papel do servidor como agente de transformador das relações entre o público e as instituições públicas.

TÓPICOS PRINCIPAIS: O atendimento ao cidadão dentro de uma visão de qualidade. Dimensões da qualidade em serviços. O papel do atendente na formação da visibilidade institucional. Habilidades e Atitudes no atendimento presencial e telefônico.O atendimento de qualidade. Processos comunicativos. Motivação para o trabalho. Ética profissional . Proatividade e resolutividade.

PÚBLICO- ALVO: Servidores públicos estaduais. CARGA HORÁRIA: 32 horas

QUANTIDADE DE TURMA: 03 2- CURSO: CERIMONIAL E ETIQUETA

OBJETIVO: Desenvolver a excelência na qualidade dos serviços prestados nas atividades de cerimonial e de etiqueta na administração pública esta

(9)

TÓPICOS PRINCIPAIS: Diferença entre Etiqueta e cerimonial. Etiqueta no Cerimonial. Etiqueta pessoal e profissional. Precedência. Definição de Lugares. Formas de tratamento. Representando uma autoridade. Símbolos nacionais; Disposição das bandeiras; Hino Nacional; Tipos de eventos. Infraestrutura, apoio logístico e operacional. Situações constrangedoras, gafes e quebra de protocolo. Como Falar Em Público Dentro Do Cerimonial, Protocolo E Etiqueta

PÚBLICO ALVO: Servidores públicos que atuam como cerimonialistas, assessoria recepcionistas, secretariados e áreas afins.

CARGA HORÁRIA: 32 horas QUANTIDADE DE TURMA: 01

3 - CURSO: COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA

OBJETIVO: Favorecer o aprimoramento e aperfeiçoamento da comunicação interpessoal na gestão institucional, bem como otimizar a comunicação dos participantes para atuarem em apresentações, palestras, reuniões e contatos internos e externos.

TÓPICOS PRINCIPAIS: A comunicação como fator essencial no contexto do trabalho. A essência da comunicação. Fundamentos para apresentação oral e técnica de boa escuta. Obstáculos a comunicação. Postura, expressão corporal e gestual. Vocabulário. Recursos vocais, dicas para a saúde vocal e uso profissional da voz. Preparando-se para uma apresentação. Uso dos recursos audiovisuais.

PÚBLICO-ALVO: Servidores públicos que necessitem aprimorar a comunicação e a oratória no exercício de suas funções.

CARGA HORÁRIA: 32 horas QUANTIDADE DE TURMA: 02

4 - CURSO: CONTABILIDADE PÚBLICA

OBJETIVO: Capacitar os participantes para executarem, com eficácia, atividades contábeis no âmbito da administração pública, relacionando técnicas e conceitos da contabilidade com os sistemas que envolvem a execução do orçamento público.

TÓPICOS PRINCIPAIS: O funcionamento da execução orçamentária e financeira através de sistemas corporativos e da lógica da contabilidade. As formas de atuação da Contabilidade Pública. A lógica dos registros contábeis automáticos. A utilização gerencial do Plano de Contas. Principais informações fornecidas pela Contabilidade Pública. A integração entre os

(10)

sistemas de finanças, contabilidade e controle interno.A legislação que envolve a execução do orçamento. Análises contábeis para segurança da informação orçamentária. Elaboração de informações legais (Lei 4.320/64 e 101/00 LRF) no Excel. Indicadores contábeis para auxilio à gestão e ao controle. Controle Interno e Externo.

PÚBLICO ALVO: Servidores que trabalham na área contábil – financeira do Estado. CARGA HORÁRIA: 40 horas

QUANTIDADE DE TURMA: 01

5 - CURSO: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

OBJETIVO: Desenvolver competências gerenciais associadas à liderança, na perspectiva de desenvolvimento da excelência dos serviços, prestados à sociedade.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Desenvolvimento Gerencial no Setor Público. As competências gerenciais requeridas. Gestão Pública Empreendedora.Critérios de Excelência na Gestão Pública Estadual. Tecnologias Gerenciais. A gestão pública estratégica. Controle Social: uma nova relação do Setor Público com o Cidadão. Administração Gerencial para um novo estado: concepções de transformações no setor público.

PÚBLICO ALVO: Servidores Públicos Estaduais com ênfase em resultados. CARGA HORÁRIA: 20 horas

QUANTIDADE DE TURMA: 01

6 - CURSO: DIREITO ADMINISTRATIVO APLICADO AO SERVIÇO PÚBLICO

OBJETIVO: Proporcionar aos participantes conhecimentos sobre a legislação que regula a função administrativa do Estado, na perspectiva de atuação com base no interesse do bem comum.

TÓPICOS PRINCIPAIS: O Direito Administrativo e o Regime Jurídico-Administrativo. Princípios Constitucionais do Direito Administrativo Brasileiro.Princípios da Administração Pública. Organização da Administração Pública. Atos Administrativos. Contratos Administrativos. Licitação. As Atividades Administrativas. Agentes Públicos. Serviço Público. Domínio Público. O Controle da Administração e a Responsabilidade do Estado

PÚBLICO-ALVO: Servidores públicos estaduais de todas as áreas. CARGA HORÁRIA: 40 horas

(11)

7 - CURSO: DIREITO DO CONSUMIDOR

OBJETIVO: Capacitar os Servidores públicos, com vistas a identificar o que as leis do nosso país estabelecem quanto aos limites do exercício desses dois misteriosos poderes do ser humano: o produzir e o consumir.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Breve Histórico e Relação Jurídica de Consumo. Direitos Básicos do Consumidor e Princípios do CDC. Responsabilidade Civil no CDC. Oferta e Publicidade no CDC. Proteção Contratual no CDC.

PÚBLICO ALVO: Servidores que desenvolvam suas atividades em órgãos executores e fiscalizadores das relações de consumo.

CARGA HORÁRIA: 20 horas QUANTIDADE DE TURMA: 01

8 - CURSO: ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS

OBJETIVO: Assegurar aos participantes uma base conceitual e de ferramentas inovadores potencializando a capacidade de elaborar projetos no ambiente das organizações públicas estaduais.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Planejamento: pressupostos, conceitos e objetivos. Caracterização do ambiente de projetos. Tipos e fases de Projetos. Metodologia de elaboração de programas e projetos. Oficina de projetos. Execução. Monitoramento e avaliação de projetos. Gerenciamento de riscos. Gerenciamento da comunicação.

PÚBLICO-ALVO: Servidores Públicos Estaduais de Nível Superior que exercem atividades na área de planejamento e projetos.

CARGA HORÁRIA: 40 horas QUANTIDADE DE TURMA: 01

9 – CURSO: GESTÃO DE CONTRATOS E CONVÊNIOS

OBJETIVO: Aprimorar conhecimentos profissional no âmbito da relação jurídico/contratual administrativa.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Etapas da contratação. Formalização de contratos administrativos. Termos de referência, editais e contratos. Gestão do contrato administrativo. Rescisão contratual. Alterações de contrato. Distinção entre contrato e convênios. Transferência de recursos e cuidados necessários. Atualizações jurídico-contratuais. Prestação de contas. Alterações e possibilidades de convênios.

(12)

PÚBLICO-ALVO: Servidores que atuam na área de licitações, contratação e administrativos. CARGA HORÁRIA: 40 horas

QUANTIDADE DE TURMA: 02

10 - CURSO: GESTÃO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO

OBJETIVO: Desenvolver nos participantes competências técnicas necessárias ao planejamento e à racionalização, integração e eficácia dos resultados alcançados no processo de gestão e controle de patrimônio e de materiais na administração pública.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Visão sistêmica da gestão patrimonial. Legislação de Patrimônio.O Sistema Planejamento x Compras x Almoxarifado; Administração de Materiais.Legislação específica (materiais, compras e serviços); Sistema de suprimento; Novas tecnologias e ferramentas aplicadas à área de materiais; Material de consumo e material permanente; Parâmetros excedentes (durabilidade, fragilidade, perecibilidade, incorporabilidade e transformabilidade). Gestão de estoque e controle de almoxarifado.

PÚBLICO ALVO: Servidores públicos estaduais que desenvolvem atividades na área de material e patrimônio.

CARGA HORÁRIA: 40 horas QUANTIDADE DE TURMA: 02

11 - CURSO: GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO RESULTADOS

OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos e ferramentas para conduzir pessoas no processo de desempenho das instituições públicas, com foco no progresso e no alcance dos resultados.

TÓPICOS PRINCIPAIS: A gestão estratégica de pessoas. Alinhando seleção,, capacitação, avaliação de desempenho, remuneração e reconhecimento para gerar resultados. Pressupostos da Gestão por Resultados. Serviço Público com ênfase em resultados. Indicadores de qualidade, produtividade e capacidade. Acompanhamento de indicadores de produtividade e qualidade. Elaboração e análise de indicadores de desempenho institucional. Importância da avaliação para a sobrevivência e sustentabilidade da organização.

PÚBLICO-ALVO: Servidores públicos estaduais que exerçam funções de gerência/direção em todos os níveis e técnicos de nível superior.

(13)

QUANTIDADE DE TURMA: 02

12 - CURSO: GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: PROGRAMAS E PROJETOS

OBJETIVO: Compreender os processos de elaboração, acesso aos recursos públicos e privados, execução e avaliação dos programas e projetos na gestão governamental.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Elaboração de projetos. Captação de Recursos. Gestão de Projetos. Indicadores para monitoramento de programas e projetos.

PÚBLICO-ALVO: Servidores que desenvolvem funções de gestão, assessores e técnicos de nível superior. Diretamente envolvidos com o planejamento e gestão de políticas públicas. CAEGA HORÁRIA: 40 horas

QUANTIDADE DE TURMA: 02

13 – CURSO: GESTÃO E ANÁLISE DE PROCESSOS

TÓPICOS PRINCIPAIS: Conceitos, princípios e tipos de processos. Metodologia de análise de processos. Identificação e seleção das principais práticas de processos organizacionais. Mapeamento de processos organizacionais. Métodos e ferramentas práticas para análise de processos. Racionalização e simplificação de processos.

PÚBLICO ALVO: Servidores públicos estaduais interessados em aperfeiçoar e modernizar os processos organizacionais.

CARGA HORÁRIA: 20 horas QUANTIDADE DE TURMA: 01

14 – CURSO: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

OBJETIVO: Permitir aos servidores discutir o estado da arte e da prática da gestão de pessoas por competência e avançar discussões sobre o tema.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Origens teóricas da gestão por competências; Gestão por competências – conceituação, estratégia, desempenho e mapeamento; Desenvolvimento de competências - processo de aprendizagem; Gestão do capital intelectual; Perspectivas e desafios futuros.

PÚBLICO ALVO: Gestores e servidores com interesse e vivência em gestão de pessoas. CARGA HORÁRIA: 24 horas

(14)

15 - CURSO: GESTÃO PÚBLICA: ORÇAMENTO, PLANEJAMENTO FINANCEIRO

OBJETIVO: Preparar os participantes para compreender os desafios do planejamento governamental no século XXI, alcançar as articulações entre planejamento e gestão, entender a complexidade da programação orçamentária no setor público e utilizar instrumentos que lhes permitam definir prioridades, objetivos e metas de curto e longo prazos, desenhar projetos e apreciar custos, bem como prepará-los para o desafio do gerenciamento e da avaliação das ações programadas.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Estado, Governo e Administração Pública; Economia do Setor Público; Formulação e Análise de Políticas Públicas; Contabilidade Social; Planejamento Governamental; Finanças Públicas; Elaboração e Programação Orçamentária; Execução Orçamentária; Acompanhamento e Avaliação de Programas Públicos; Controle Interno; Controle Externo.

PÚBLICO ALVO: servidores públicos que atuem nas áreas de Planejamento, Orçamento e Gestão Pública.

CARGA HORÁRIA: 40 horas QUANTIDADE DE TURMA: 02

16 - CURSO: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

OBJETIVO: Compreender e vivenciar a mudança conhecendo os aspectos da Inteligência Emocional e seus impactos no dia-a-dia da vida pessoal e profissional. O sucesso por meio

das competências emocionais dentro das organizações. TÓPICOS PRINCIPAIS: Inteligência Emocional. Aspectos pessoais e sociais; Emoções

destrutivas e seus impactos; Os Cinco componentes da I.E; Sabotadores internos - o inimigo invisível; Mudança e Relacionamento: Submisso, Agressivo e Assertivo; Comportamentos defensivos; Rapport; Janela de Johari; A Mudança como fator competitivo. Relacionamento Interpessoal; Fatores Intervenientes - aspectos fortalecedores e limitadores; A importância do autoconhecimento e da autogestão; Geradores de conflitos nas relações; Identificando a sua IE e a aplicação no dia-a-dia.

PÚBLICO-ALVO: Servidores públicos que atuam em todos os níveis operacional, tático e estratégico.

CARGA HORÁRIA: 20 horas QUANTIDADE DE TURMA: 01

(15)

17 - CURSO: LICITAÇÃO E CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

OBJETIVO: Aprimorar conhecimentos profissionais no âmbito da licitação pública.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Da Licitação: a licitação. Perfil Constitucional. Conceito e finalidade; Legislação geral; Legislação específica; Sistema Integrado de Licitações do Estado do Maranhão; Modalidades de Licitação. Regras Específicas; Tipos de Julgamento das Propostas; Procedimentos auxiliares à licitação; habilitação nas licitações etc. Dos contratos: Regras gerais; Formalização; Execução e fiscalização, alteração etc; Da Contratação Direta: Dispensa de licitação; inexigibilidade de licitação; instrução do processo. Fazes da Licitação: Fase interna; Formalização do processo Administrativo; Elaboração do Termo de Referência/Projeto Básico etc.

PÚBLICO ALVO: Servidores Públicos Estaduais que atuem direta ou indiretamente com a aplicação da legislação referente às licitações e contratos administrativos.

CARGA HORÁRIA: 24 horas QUANTIDADE DE TURMA: 02

18 - CURSO: ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE ARQUIVOS

OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos para capacitar o desenvolvimento de da gestão de documentos e ao gerenciamento de arquivos.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Documento e arquivo: conceitos básicos.Arquivos Públicos.Princípios e técnicas. Legislação Arquivistica. Plano de Classificação e Tabela de temporalidade.Digitalização e microfilmagem de acervos. Método de arquivamento.Organização: segurança, precisão, simplicidade e acesso rápido.O computador e os arquivos: controle de documentos arquivados; Digitalização e microfilmagem de acervos. Gestão de Arquivo Digital. Eliminação de documentos

PÚBLICO ALVO: Servidores que trabalham em atividades de arquivos de documentos. CARGA HORÁRIA: 40 horas

QUANTIDADE DE TURMA: 02

19 – CURSO: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

OBJETIVO: Orientar os gestores sobre os tipos de planejamento estratégicos e, suas aplicações.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Abordagem Inicial – Introdução, Definições de planejamento, Análise do ambiente e transformações de uma instituição, Definição de objetivos e valores, Missão

(16)

Corporativa. Processos Iniciais da Implementação da Estratégia - Monitoramento e controle, Âmbitos de análise, Estratégia competitiva. Desdobramentos do planejamento estratégico - Plano estratégico e a dimensão organizacional e normativa, Planos estratégicos de marketing e Recursos Humanos, Gestão estratégica da informação. Gestão de processos e execução - Gestão Estratégica, Balanced Scorecard, Gestão por competências.

PÚBLICO-ALVO: Servidores que desenvolvem suas atividades na área de gestão CARGA HORÁRIA: 40 horas

QUANTIDADE DE TURMA: 02

20 - CURSO: PPA: ELABORAÇÃO DE PROJETOS

OBJETIVO: Desenvolver as habilidades de planejamento, programação estabelecendo a relação de importância da integração da integração entre o Planejamento, o Orçamento e a Gestão Pública; e amplificar as possibilidades de geração de resultados positivos da atuação governamental junto à sociedade.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Conceitos Básicos e Aspectos Legais do Planejamento Governamental. A Sistemática do Plano Plurianual. Princípios e Elaboração do PPA. Estrutura do Plano Plurianual; Elaboração de indicadores. Orçamento Público. Receita Pública. Despesas Públicas. Créditos Adicionais.

PÚBLICO ALVO: Destina-se, em especial, aos profissionais e técnicos ligados às áreas de planejamento governamental, políticas públicas, orçamento e finanças governamentais. CARGA HORÁRIA: 40 horas

QUANTIDADE DE TURMA: 02

21 - CURSO: REDAÇÃO OFICIAL (NOVA ORTOGRAFIA)

OBJETIVO: Qualificar os participantes para elaborarem textos de comunicação administrativa, com clareza, correção e objetividade, destacando a linguagem e os aspectos formais da redação em conformidade com os padrões da comunicação oficial.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Linguagem oral e escrita. Formalidade e Padronização.

Níveis de Linguagem (coloquial e culta). Planejamento e elementos do texto oficial. Redação e gênero dos atos administrativos. Composição e formatação do texto. Os aspectos gramaticais que valorizam o texto

Formas de Tratamento. Modelos de atos oficiais (ofício, memorando, exposição de motivo ata, relatório e requerimento). Oficina de textos.

(17)

PÚBLICO-ALVO: Servidores Públicos Estaduais que desenvolvem a redação oficial na sua área de trabalho.

CARGA HORÁRIA: 40 horas QUANTIDADE DE TURMA: 03

22 - CURSO: RELAÇÕES INTERPESSOAIS

OBJETIVO: Oferecer aos participantes uma ampla reflexão sobre a importância da competência comportamental no trabalho, disponibilizando conhecimentos básicos que permitam desenvolver a capacidade de se relacionar bem em um ambiente em constante mudança.

TÓPICOS PRINCIPAIS: O conhecimento da natureza humana. Relações intra e interpessoais. A importância da comunicação nas relações interpessoais. Percepção e modelos mentais. A influência de percepção na tomada de decisão. Atitudes que promovem sinergia no trabalho. Administração de conflitos. Padrões de comportamento. Visão sistêmica e trabalho em equipe. Desenvolvimento pessoal. Competência Social. Ética pessoal e profissional. PÚBLICO ALVO: Servidores públicos estaduais.

CARGA HORÁRIA: 20 horas QUANTIDADE DE TURMA: 03

23 - CURSO: CAPACITAÇÃO PARA OPERADORES DO SICONV

OBJETIVO: Capacitar Servidores públicos estaduais e municipais para atuar como técnicos na operacionalização do SICONV e Portal dos Convênios em todas as fases do convênio (celebração, execução, fiscalização e prestação de contas), assegurando maior eficiência à Administração Pública.

TÓPICOS PRINCIPAIS: ELABORAÇÃO DE PROJETOS: Conceito, Projetos Públicos. Conceito Geral: (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, Lei Orçamentária Anual – LOA, Lei de Responsabilidade de Fiscal – LRF, Sistema Integrado de Termo de Cooperação, Transferências Voluntárias). O PROCESSO DO PROJETO. CONTRATAÇÃO PÚBLICA, PRESTAÇÃO DE CONTAS E RESPONSABILIDADES. Noções Gerais (Portal de Convênio / SICONV); Novas melhorias nas funcionalidades do Sistema; Credenciar; Cadastrar; Divulgação de Programas; Cadastro de Proposta e Plano de Trabalho; Termo de Referência; Envio de Proposta e Acompanhamento da Análise; Execução do Convênio; Termo Aditivo; Gerar Prestação de Contas.

(18)

PÚBLICO ALVO: Servidores públicos que atuam na área de convênios. CARGA HORÁRIA: 40 horas

QUANTIDADE DE TURMA: 02

24 - CURSO: TERMO DE REFERÊNCIA NAS LICITAÇOES PÚBLICAS

OBJETIVO: Desenvolver técnicas aplicáveis ao contexto administrativo que ajudem a produzir Projetos Básicos e Termos de Referências de maneira clara, precisa e concisa, tornando a redação eficaz.

TÓPICOS PRINCIPAIS: A Licitação. Perfil Constitucional; legislação Geral e Específica; Observância dos Princípios Reguladores; Objetivo da Licitação; Modalidades de Licitação; Tipos de Julgamento das Propostas na Licitação; Fase interna da Licitação; Elaboração do Termo de Referência.

PÚBLICO ALVO: Servidores públicos envolvidos direta ou indiretamente na elaboração e análise de termo de Termos de Referência, Pareceres e Relatórios Técnicos.

CARGA HORÁRIA: 16 horas QUANTIDADE DE TURMA: 02

3.3 INCLUSÃO DIGITAL E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1 - CURSO: ACCESS

OBJETIVO: Capacitar o servidor ao gerenciamento de Banco de Dados (conjunto de informações relacionadas). Habilitando-o a armazenar e manipular um conjunto de informações, para cadastrar, organizar, relacionar, modificar e consultar dados para diversos tipos de análises e ordenações conforme interesse do usuário.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Iniciando o Access; Criação de Banco de Dados; Localizando Informações; Alteração na Estrutura; Consultas; Consultas com mais de um critério; Formulários; Relatórios.

PÚBLICO-ALVO: Servidores que trabalhem em áreas que necessitem da organização de um conjunto de informações (Banco de Dados) e que tenham conhecimento em Windows e Word.

CARGA HORÁRIA: 20 horas QUANTIDADE DE TURMA: 02

(19)

2 - CURSO: AUTOCAD BÁSICO

OBJETIVO: Capacitar os Servidores que desenvolvam atividades que requeiram habilidades para elaboração de desenhos técnicos em duas dimensões em engenharia civil, mecânica, arquitetura e outros ramos.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Apresentação do AutoCAD 2D. Manuseando Objetos. Ferramentas de Edição. Recortando objetos e trabalhando com retângulos. Manipulação de Objetos. Blocos e Formas Geométricas. Imprimindo no AutoCad.

PÚBLICO ALVO: Servidores que desenvolvam atividades que requeiram habilidades para elaboração de desenhos técnicos em duas dimensões.

CARGA HORÁRIA: 20 horas QUANTIDADE DE TURMA: 01 3 - CURSO: COREL DRAW

OBJETIVO: Capacitar os servidores em editoração eletrônica voltada para elaboração de desenhos e produções artísticas. Possibilitando a criação de desenhos sobre os mais variados temas, de logotipos simples até ilustrações técnicas complexas, como folders, convites, cartões, folhetos e relatórios, com facilidade.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Conhecendo o CorelDRAW; Ferramentas de Desenho; Cores e Alinhamentos de Objetos; Textos; Vetorização de Logotipos e Objetos; Efeitos; Fechamento de Arquivo e Impressão; Configurações para Impressão; Ferramentas avançadas de desenho e preenchimento.

PÚBLICO-ALVO: Servidores Públicos que tenham conhecimento em Windows e Word, e trabalhem em áreas que necessitem da confecção de materiais informativos e de divulgação. CARGA HORÁRIA: 40 horas

QUANTIDADE DE TURMA: 02 4 - CURSO: EXCEL AVANÇADO

OBJETIVO: Habilitar os Servidores no uso de ferramentas avançadas do Excel.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Trabalhando com listas de dados; Ordenando listas; Filtrando dados; Operadores lógicos; Definindo e utilizando faixas de critérios; Tabelas e Gráficos dinâmicos; Análise, Cenários e Consolidação de Dados; Introdução as macros e programação VBA no excel; VBA – o modelo de objetos do excel.

(20)

CARGA HORÁRIA: 40 horas QUANTIDADE DE TURMA: 07 5 - CURSO: EXCEL BÁSICO

OBJETIVO: Habilitar o servidor na execução e confecção de planilhas eletrônicas.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Iniciando o Microsoft Excel; Conhecendo a área de trabalho – Linhas, Colunas e Células; Inserindo Linhas e Colunas; Formatando Células; Como criar, inserir, excluir e mover planilhas; Fórmulas em planilhas do Excel; Funções no Excel - Introdução; Gráficos; Impressão de planilhas.

PÚBLICO ALVO: Servidores Públicos que utilizam o computador como ferramenta de trabalho.

CARGA HORÁRIA: 20 horas QUANTIDADE DE TURMA: 11 6 - CURSO: EXCEL INTERMEDIÁRIO

OBJETIVO: Habilitar o servidor na execução e confecção de planilhas eletrônicas. TÓPICOS PRINCIPAIS:

PÚBLICO ALVO: Servidores Públicos que utilizam o computador como ferramenta de trabalho e que tenham feito o curso de Excel básico.

CARGA HORÁRIA: 20 horas QUANTIDADE DE TURMA: 11

7 - CURSO: INFORMÁTICA BÁSICA (WINDOWS E WORD)

OBJETIVO: Habilitar o servidor na execução e controle dos aplicativos e arquivos instalados no computador.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Introdução ao Windows; Trabalhando com cálculos; Trabalhando com textos; Trabalhando com imagens; Trabalhando com pastas e arquivos; Configurando o vídeo; Alterando a data/hora; Editando texto; Formatando caracteres; Formatando parágrafos; Formatando páginas; Imprimindo; Trabalhando com tabelas; Figuras e caixas de texto.

PÚBLICO ALVO: Servidores Públicos que utilizam o computador como ferramenta de trabalho

CARGA HORÁRIA: 32 horas QUANTIDADE DE TURMA: 18

(21)

8 - CURSO: INTERNET

OBJETIVO: Aquisição de conhecimentos para navegar na rede mundial. Proporcionando a Comunicação via e-mail (correio eletrônico), e possibilitando diversos tipos de contatos e interações entre culturas, de forma bastante enriquecedora.

TÓPICOS PRINCIPAIS: O que é a internet; Botões de barras do explorer; Configuração do internet explorer; Endereço eletrônico; Vírus na internet; A interface do navegador; Links relacionados; Pesquisas na internet.

PÚBLICO ALVO: Servidores Públicos que utilizam o computador como ferramenta de trabalho

CARGA HORÁRIA: 10 horas QUANTIDADE DE TURMA: 02 9 - CURSO: LINUX

OBJETIVO: Capacitar os profissionais da informática para instalação e manutenção do Linux. TÓPICOS PRINCIPAIS: Instalando ao Linux. Carregar algum módulo adicional. Instalação dos pacotes. Iniciando o Linux. Criando um diretório. Como ocultar e listar arquivos. Copiando arquivos entre diretórios

Apagando arquivos. Localizando arquivos no disco. Como exibir informações sobre a memória

Configurações e layout do teclado. Configurando o vídeo. Compactação de arquivos. Configurando impressoras. Configurando modems externos no Linux. Conectando uma estação Linux a uma rede TCP/IP. Login de usuário. Definindo quota de disco para usuários de um servidor. Adicionando uma interface de rede no Windows. Montando o diretório Docs na estação Linux.

PÚBLICO ALVO: Servidores que desenvolvem suas atividades na área de informática. CARGA HORÁRIA: 24 horas

QUANTIDADE DE TURMA: 01

10 - CURSO: MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

OBJETIVO: Preparar Servidores como técnicos para Conserto, Manutenção, Configuração e Montagem de micro-computadores PC.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Introdução. Processadores. Placas Mãe. Placas de vídeo e Monitores. Memória RAM e ROM. Disco Rígido. Montagem Computadores. Manutenção Computadores

(22)

Preventiva e Corretiva. Configuração e Instalação da parte lógica. Fazendo Backup de toda Configuração e Instalação. DICAS: Scandisk, Desfragmentador de Disco, UpGrade, Fazendo a tomada do micro, Aterramento, Medindo a fonte AT e ATX, e a tomada da parede com o multímetro, Cuidados com a Eletrostática, Preços, O Profissional (Requisitos para a formação de um técnico, Formas de trabalho, Técnicas para cobrar o serviço).

PÚBLICO ALVO: Servidores que desempenham suas atividades nos setores de informática. CARGA HORÁRIA: 32 horas

QUANTIDADE DE TURMA: 02 11 - CURSO: MS PROJECT

OBJETIVO: Capacitar o participante no gerenciamento de Projetos no que tange a prazo, recursos e custo do projeto, utilizando MS-Project.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Apresentação e Operações básicas. Planejamento do projeto; Execução e controle de projeto. Operações de Suporte da ferramenta. Tópicos Avançados. PÚBLICO ALVO: Servidores que fizeram o curso de Elaboração e Gerenciamento de Projetos. CARGA HORÁRIA: 40 horas

QUANTIDADE DE TURMA: 02 12 - CURSO: POWER POINT

OBJETIVO: Habilitar os Servidores na criação de apresentações dinâmicas.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Introdução ao PowerPoint – criando a primeira apresentação. Trabalhando com Texto, Desenhos e AutoFormas nos slides. Trabalhando com Tabelas, planilhas, gráficos e organogramas. Layout, Slides Mestres, Anotações e Animações. Ferramentas de trabalho no PowerPoint. Assuntos diversos no PowerPoint.

PÚBLICO ALVO: Servidores Públicos que utilizam o computador como ferramenta de trabalho.

CARGA HORÁRIA: 20 horas QUANTIDADE DE TURMA: 02

13 - CURSO: SISTEMAS CORPORATIVOS – SIAFEM/SIAGEM/SIPLAN

OBJETIVO: Proporcionar aos participantes conhecimentos para operacionalizar os Sistemas Corporativos – SIAFEM/SIAGEM/SIPLAN, numa concepção integrada desses sistemas. TÓPICOS PRINCIPAIS: Conceituações Básicas. Operacionalização dos Sistemas.Atribuições de técnicos e usuários

(23)

PÚBLICO-ALVO: Servidores que atuam na área de planejamento e orçamento, finanças, contábil, administração de materiais, suprimentos, administração de contratos e serviços gerais.

CARGA HORÁRIA: 30 horas QUANTIDADE DE TURMA: 02 14 - CURSO: WEB DESIGNER

OBJETIVO: Capacitar o servidor a elaborar arquivos disponíveis para o ambiente da web, utilizando ferramentas adequadas aliadas aos conceitos estéticos na criação e produção, visando integrar usabilidade com planejamento da interface e garantindo a funcionalidade do site.

TÓPICOS PRINCIPAIS: Levantamento e compreensão das necessidades do cliente para projetos de comunicação e design; Arquitetura de informação do site, navegabilidade, tecnologias, complexidade e conteúdo; Processo de criação: pesquisas, contextos históricos culturais e linguagens contemporâneas; Elaboração de layout e design de interface; Usabilidade para adequado funcionamento do site.

PÚBLICO-ALVO: Servidores da área de comunicação, web designer ou multimídia. CARGA HORÁRIA: 20 horas

QUANTIDADE DE TURMA: 01

3.4 INCLUSÃO DIGITAL E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Serão desenvolvidos 03 (três) eventos dessa natureza, com a duração de 2 (duas) horas cada, gerando um total de 450 (quatrocentos e cinquenta) capacitações. Sugerem-se, para esse fim as seguintes temáticas, podendo as mesmas ser substituídas por outras temáticas considerando-se a maior relevância do tema a ser trabalhado:

- A profissionalização do serviço público e o novo perfil do servidor publico - Gestão por Competência no Serviço Público

(24)

3.5 INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES DE CAPACITAÇÃO

A interiorização das ações de capacitação visa descentralizar e assegurar participação de Servidores públicos estaduais que prestam serviços públicos nos municípios do interior maranhense, com a clara finalidade de efetivar os princípios de democratização e universalização da educação para o trabalho. As ações de capacitação serão realizadas nos municípios de Açailândia, Bacabal, Balsas, Carolina, Caxias, Coroatá, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, São Bento e Viana.

Referências

Documentos relacionados

A Parte III, “Implementando estratégias de marketing”, enfoca a execução da estratégia de marketing, especifi camente na gestão e na execução de progra- mas de marketing por

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

Os sete docentes do cur- so de fonoaudiologia pertencentes à FMRP publica- ram mais artigos em periódicos não indexados no ISI, ou seja, em artigos regionais e locais, tais como:

T EM - SE ESPECIALIZADO ENQUANTO INVESTIGADOR INDEPENDENTE NA ARTICULAÇÃO ENTRE PESQUISA ETNODEMOANTROPOLÓGICA , CRIAÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA E PROMOÇÃO TERRITORIAL

Estes registros são importantes para ajudar a esclarecer aspectos relacionados à distribuição e a diversidade da mastofauna pleistocênica no Estado do Paraná e na região sul

OBJETIVO: Capacitar os Servidores nas modernas técnicas de gestão de projetos sociais, enfatizando a formação, desenvolvimento e sistematização de conhecimentos,

Relés de estado sólido são adequados para montagem em su- perfícies dissipadoras de calor. A tecnologia especial do semicondutor de potência garante excelente contato térmico com

RESUMO: Relatam-se os resultados do levantamento de dados referentes ao diagnóstico etiológico, distribuição e letalidade das encefalites na região do Vale do Ribeira, São