• Nenhum resultado encontrado

Preparei este e-book especialmente para você que precisa:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Preparei este e-book especialmente para você que precisa:"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)
(2)

Seja muito bem-vindo.

Pronto para hackear seu cérebro e, com isso, atingir uma alta performance em sua concentração, memorização e aprendizado?

Preparei este e-book especialmente para você que precisa:

Ter mais foco e concentração;

Aprender mais rápido e com melhor qualidade;

Aumentar seu poder de memorização.

Meu objetivo com este e-book é apresentar hacks de rápida implementação para você aplicar hoje mesmo e já sentir melhoras em sua memorização, aprendizado e concentração.

Algo bem prático e direto ao ponto.

Os hacks são aplicáveis para qualquer pessoa, esteja você estudando para a faculdade, para sua pós-graduação, estudando para passar em um concurso público ou que precisa estar em constante estudo para evoluir em seu trabalho e na vida.

Afinal, estamos na era do conhecimento e o processo de aprendizado é primordial para atingir os maiores objetivos.

(3)

Recado importante: O que vamos ver neste ebook não é nenhuma fórmula mágica, exige empenho e ação.

Você irá colhe resultados rápidos? Sim.

Mas lembre do processo, que você precisa seguir em frente para, cada vez mais, colher resultados em seu aprendizado, memorização e concentração.

Então vamos em frente e boa leitura!

Prof. Filipe Iorio, especialista em alta performance mental, fundador do MapaMental.org, um dos maiores portais sobre mapa mental do Brasil, com mais de 2 milhões de acessos e pós-graduando em Neurociências e Comportamento pela PUC. Com seus cursos, livros e palestras, já ajudou milhares de pessoas a melhorarem o poder de produtividade, memorização e aprendizagem.

Siga nas redes sociais:

(4)

Você já parou para pensar qual é o principal motivo de procrastinarmos, deixarmos as coisas para depois e não fazermos o que precisa ser feito?

Falta de disciplina! Ou em outra palavra, enrolação.

Uma maneira de “burlar” nosso cérebro neste momento é tomar decisões rápidas, assim não damos nem tempo para desculpas.

Talvez você já tenha ouvido falar do termo “deadline”, ou talvez não.

Mas criar deadline para suas tarefas, ou seja, saber quando começa e quando termina, é um dos pontos-chave para alta produtividade, inclusive quando queremos aprender mais rápido, com mais concentração e memorizar melhor.

Então a primeira “deadline” que você vai estabelecer a partir de agora, é de aplicar estas técnicas que vamos ver neste ebook em apenas 60 segundos.

“Mas Filipe, posso demorar mais ou menos de 60 segundos?”

Sim e não.

(5)

Uma ou outra destas estratégias você pode levar um pouco mais que 60 segundos sim, mas fique presente com o poder da “deadline”, ou seja, não torne o tempo longo demais para o cérebro gerar desculpas e acabar procrastinando.

Outro ponto importante é que você verá que algumas dessas estratégias são mais uma decisão do que um planejamento, ou seja, levará menos de 60 segundos.

Mas lembre-se, você precisa AGIR!

(6)

Imagine que você tem uma caixa de ferramentas para utilizar aquela que julgar necessária, no momento oportuno.

Esse é meu objetivo com este ebook.

Você verá que os hacks são simples de serem utilizados e colocados em prática, mas você não precisa utilizar todos de uma vez.

Então, escolha o que fizer mais sentido para você e coloque em prática.

Com o tempo, ficará tão natural, que você utilizará vários de uma vez, sem perceber, já será automático.

(7)

HACK #1

COMO GERAR INTERESSE PELO QUE PRECISA ESTUDAR

Se interessar pelo assunto que está estudando é uma boa maneira de começar. Sem dúvida, é muito mais fácil ter atenção e foco quando se tem interesse pelo assunto que você está estudando.

Você estará motivado naturalmente para aprender mais.

Para poder desenvolver esse interesse, você precisa adotar uma atitude de curiosidade.

Uma dica que funciona muito bem para gerar interesse em um assunto, que já utilizei inúmeras vezes quando estava estudando algo importante, é pesquisar no Youtube algum especialista do assunto.

Não importa o assunto, desde química orgânica, um novo idioma, uma nova habilidade para seu trabalho ou até mesmo código civil.

(8)

Colocando em prática:

Pesquise na internet (Google, Youtube, Facebook, etc) sobre um especialista na área. Quando você ouve ou lê algum especialista falando sobre o assunto, ele fala com tanto entusiasmo, com tanta vontade, que você percebe o brilho nos olhos dele. Isso ajuda muito a gerar interesse e curiosidade sobre o tema.

O interesse acaba sendo contagiante. Faça o teste!

(9)

HACK 2:

COMECE OU TERMINE PELO QUE É INTERESSANTE

Se você precisar interromper os estudos por algum motivo.

Seja para fazer uma refeição, uma pausa para descanso, ou por qualquer outro motivo, é importante que você planeje esta pausa.

Procure pausar em uma parte mais fácil ou divertida do assunto.

Considerar a pausa em partes mais agradáveis, certamente fará você ter mais interesse em retomar aos estudos. Você vai ficar mais interessado e animado.

Isso acontece muito com livros, quando estamos lendo um livro com um conteúdo cativante e que nos interessa, fica quase impossível fazermos uma pausa, ou se fizer, você quer voltar correndo para ler a continuação.

“Hackeie” seu cérebro para fazer isso com seus estudos também.

(10)

Colocando em prática:

Quando estiver estudando um material, identifique os pontos que mais lhe agrada e programe pausas próximas deste ponto, para você criar uma motivação extra para retomar os estudos.

(11)

HACK 3:

DEFINA SEU AMBIENTE DE APRENDIZADO

Defina sempre um ambiente para seu estudo. Várias pesquisas mostram que até nossa postura influencia em nossa retenção de informação.

Se você estiver deitado, por exemplo, provavelmente terá uma taxa menor de retenção de conhecimento. O motivo?

Seu cérebro estará entendendo que você está em estado de repouso.

Tenha uma área de estudo que esteja definida em um ambiente confortável sempre que possível. O ambiente desempenha um papel significativo na motivação do estudo.

Então, certifique-se que o lugar onde você estudará é o mais propício e agradável possível.

(12)

Colocando em prática:

Principalmente se a maior parte do tempo você estuda em sua casa, defina um lugar de estudos que se sinta confortável e comunique sua família que quando estiver naquele lugar, está estudando e ocupado. Isso faz uma diferença muito grande, pois a cada momento que você perde o foco, seu cérebro precisará de muita energia para retomá-lo.

(13)

HACK 4:

GERENCIE SEU TEMPO COM EFICIÊNCIA

Defina seu cronograma de estudo de forma que seja possível ser cumprido. Não adianta você definir que irá estudar durante a madrugada se tiver que acordar as 06h00 para trabalhar. Seja coerente.

Também evite estudar “quando tiver um tempinho”.

Provavelmente esse “tempinho” nunca irá chegar.

Crie o hábito de entender o horário de estudo como sendo um compromisso sério.

Colocando em prática:

Na noite anterior, defina sua lista de afazeres do próximo dia, assim você começará seu dia sabendo exatamente o que deve ser feito e qual o horário de cada tarefa.

(14)

HACK 5:

TENHA UM CHECK-LIST

Crie uma lista de tarefas em seus estudos e vá selecionando as que você já fez. Nosso cérebro tende sempre a querer concluir um ciclo que foi proposto e, ao concluir, gera-se uma sensação de dever cumprido.

Lista de tarefas, se bem utilizadas e formatadas, podem nos ajudar a sempre concluir as tarefas nos estudos e evitar a procrastinação.

Existem centenas de aplicativos para lista de tarefas, um que gosto e recomendo é o Todoist.

Colocando em prática:

Você pode fazer em um papel ou em um aplicativo, o importante é que crie um check-list para ser usado sempre que estiver estudando. Algo simples, direto ao ponto.

Exemplo: preparar o material necessário, criar mapa mental do conteúdo, revisar o mapa mental.

(15)

HACK 6:

SEUS DIAS EM CICLOS DE ALTA PRODUTIVIDADE

Uma técnica de administração do tempo e de tarefas muito de simples de ser aplicada e que gera um ganho significativo de produtividade.

Esta técnica chamada de “Pomodoro” permite você ter muito mais foco e atenção em que está fazendo.

De forma resumida e que já permite você colocar em prática, a técnica consiste em: Estudar por 25 minutos e descansar por 5 minutos. Repita esse ciclo até finalizar seu cronograma de estudo. Existem algumas variações da técnica, mas utilize este formato, ele funciona.

Colocando em prática:

Crie ciclos de 25 minutos e 5 minutos de descanso durante sua rotina de estudos e aprendizado. Você pode utilizar seu próprio celular ou utilizar um APP para se organizar nestes ciclos. Existem diversos app online e também para celular.

Um que recomendo é o Tomato Timer.

(16)

HACK 7:

CRIE RECOMPENSAS PELO SEU ESFORÇO

Utilize as distrações como ferramenta de produtividade.

Sabe aquela série do Netflix que você queria estar assistindo enquanto está estudando? Então, quando concluir seu cronograma de estudos naquele dia, de um presente para você mesmo, seja assistir a sua série favorita, ir tomar um sorvete, qualquer coisa que gere prazer e satisfação para você.

Faça o teste! Quando você começa a ter prioridades e um objetivo definido, seus estudos começam a fazer muito mais sentido e você irá colher grandes resultados.

Colocando em prática:

Este hack você não leva nem 10 segundos para utilizá-lo.

Defina algo que você goste muito de fazer e se de este

presente cada vez que concluir as tarefas definidas para seu ciclo de estudos no dia.

(17)

HACK 8:

ELIMINANDO AS DISTRAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS

A distração é uma grande vilã nos estudos. Afinal, vamos ser bem honestos, quase sempre é muito mais divertido assistir uma série no Netflix do que estudar, não é mesmo? Agora imagine você querer tentar estudar ao mesmo tempo em que assiste TV ou que fala com os amigos no Facebook? Isso não funciona!

Cada distração que você tiver no momento que está estudando, cria-se uma barreira para conseguir ter a atenção seletiva no estudo.

Já falamos um pouco o ambiente para o estudo, mas é importante reforçarmos que estudar em um lugar em que você se sinta confortável é uma das chaves para o foco e atenção.

Basicamente, temos dois tipos de distrações: externas e internas. E o objetivo deste DICA é você entender da importância de reduzir ao máximo estas distrações.

As distrações externas, com o próprio nome já fiz, são relacionadas ao ambiente externo.

E como eliminar as distrações externas?

(18)

A regra é você ter um lugar que ajude a bloquear ao máximo as distrações externas, que são: barulhos, pessoas, sensações, falta de organização, etc. Qualquer coisa que possa te atrapalhar quando estiver focado nos estudos.

Já as distrações internas são nossas emoções, nossos pensamentos, aquele “barulhinho” interno em nossa mente que fica tentando tirar nosso foco.

Uma forma de diminuir as distrações internas é você ter um objetivo muito claro e definido em seu estudo.

Responda a pergunta: “Por que precisando aprender isto?”

Identifique o motivo mais profundo do por que você estar estudando. Se for para passar em um concurso, você não está estudando somente para passar na prova, mas sim, para dar maior segurança financeira para sua família, garantir uma qualidade de vida para seus filhos.

Colocando em prática:

Liste suas possíveis distrações externas (família, celular, computador, barulho em sua rua, etc). E veja como você pode blindar-se destas distrações, seja um horário específico que tudo está mais calmo, ou um aviso para as pessoas. Mas aja e elimine o máximo que conseguir.

A distração interna (sua mente) procure fazer uma técnica de respiração, ouvir uma música que você goste.

(19)

HACK 9:

O PODER DA MÚSICA EM SEUS ESTUDOS

Sim, ouvir música enquanto estuda é muito benéfico para os estudos, mas calma, não pode ser qualquer música...

Ouça músicas instrumentais, barrocas ou sons da natureza.

Evite música com alguém cantando (que possua letra), pois pode causar efeito contrário e tirara sua atenção.

Não vou me aprofundar muito, mas existem diversos estudos científicos mostrando que ouvir a música correta durante os estudos, eleva seu foco e concentração para outro patamar, pois ajuda a reduzir os ruídos das distrações internas e externas.

Colocando em prática:

Pesquise no Youtube ou Spotfy por “Música Barroca” você encontrará horas e mais horas de música clássica. Faça o teste, veja o poder que a música tem em eliminar os dois tipos de distrações: internas e externas.

(20)

HACK 10:

ATIVE SEU

ESTADO MENTAL DESEJADO

Vamos ser bem honestos, não é todo dia que estamos 100%

dispostos, com um alto estral e motivados, certo?

Mas sabe aquele dia que você esteve concentrado em uma tarefa que não viu nem o tempo passar?

Ou então, aquele dia que você estava motivado, feliz e com um alto astral?

Agora imagine conseguir trazer aquelas sensações daqueles dias para um dia que você não está tão bem assim.

Sim, é possível. O que deve ser feito é ancorar um momento positivo do passado para o presente.

Pode até parecer algo estranho a principio, mas o grande

“segredo” é que nosso cérebro não consegue distinguir o que é real do que é imaginação, neste hack usamos isso a favor.

Em outras palavras, você consegue ativar estes estados mentais sempre que precisar e em poucos segundos.

(21)

Colocando em prática:

Pense em um dia que você estava motivado, concentrando ou feliz. E agora comece a lembrar do que você sentia, quais eram suas sensações, o que você via, o que você sentia.

Comece a trazer estas sensações para o presente.

(22)

HACK 11 (EXTRA):

FALE A MESMA LÍNGUA DO SEU CÉREBRO

Este é um hack extra, mas podemos considerar o mais importante de todos, pois sem ele, o processo de aprender qualquer coisa não fará sentido.

Parece exagero, mas não é.

Falar a mesma língua que seu cérebro é a grande chave para você ter um aprendizado eficiente.

Mas infelizmente, a maioria das pessoas tenta estudar e aprender de uma forma que não é a maneira que naturalmente aprendemos e memorizamos algo e acabam se frustrando e achando que o problema é ela.

E como “falamos” a língua do nosso cérebro?

Naturalmente aprendemos por meio de três fatores principais: Associações, Palavras-chave e Imagens-chave.

Um exemplo prático é como aprendemos a falar quando criança. Aprendemos pura e simplesmente pela associação de palavras que nos eram ditas, associadas a imagens mostradas para nós.

(23)

Um processo muito simples não? Mas que a maioria das pessoas não utiliza e por isso estão patinando e não tendo um aprendizado e memorização eficiente.

E a boa notícia, é que existe uma ferramenta que se utiliza exatamente destes fatores para melhorar o aprendizado, memorização e retenção de informação: Mapa Mental.

O Mapa Mental é conhecido por muitos como o “canivete suíço do cérebro”.

Podemos fazer essa afirmação, pois os mapas mentais utilizam o mesmo formato que nosso cérebro utiliza para armazenar e organizar informação e conhecimento em nossa memória de curto e longo prazo.

E como você pode ver, não é nenhum milagre, é apenas um método que se utiliza dos mesmos princípios que nosso cérebro, simples assim.

(24)

CONCLUSÃO

PRESENTE ESPECIAL

Agora, se você quer ir além e aprender todo o processo de memorização, concentração e leituras com aulas em vídeo e meu suporte pessoal, tenho um presente especial para você.

Nunca mais fique perdido quando desejar ter mais concentração, memorização e ler de forma produtiva.

Ele é um treinamento composto de 3 pilares:

MEMÓRIA INABALÁVEL

CONCENTRAÇÃO INABALÁVEL

LEITURA PRODUTIVA

(25)

Mas antes de eu te falar os detalhes deste treinamento, eu quero que você anote o que vou te falar agora.

É muito importante, pegue papel e caneta e anote isso, pois vai fazer uma diferença absurda para ativar seu cérebro ilimitado.

Ou você assume o controle do seu cérebro, ou ele assumirá o controle (automático) por você.

E acredite, não é legal ter o cérebro 100% no controle, você precisa guiar ele para ter melhores resultados.

Para ele, vai ser muito mais interessante ficar assistindo Netflix, ficar fazendo uma tarefa que não exija energia.

Mas…

Muitas das vezes, são as tarefas que exigem mais energia, como ler um livro importante, estudar aquele material que você tanto precisa, que realmente farão a diferença em seus resultados.

E para ter sucesso nesses pontos (concentração, memorização e leitura), você precisa assumir o controle.

Anotou isso?

Sempre que não conseguir ter um resultado que deseja em uma tarefa, nos estudos ou mesmo no trabalho, pare e pense: “Estou no controle?”.

A boa notícia é que existem processos para você ir destravando as portas em seu cérebro, sempre que precisar

(26)

de concentração, retenção, memorização e ler de forma produtiva.

É exatamente este processo que quero passar para você no treinamento CÉREBRO ILIMITADO.

Um treinamento 100% online, com 30 aulas no total.

Referências

Documentos relacionados

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

ele utiliza 20% da ingestão e oxigênio do corpo todo. Seu trabalho continua, mesmo quando estamos dormindo ou em repouso e, quando nos concentramos com força, o cérebro pode usar

Somente a ignorância poderia levar o indiano a não matar moscas, imaginando que possam ser familiares reencarnados, ou dispor-se a plantar árvores para conter

Nossos sistemas de câmeras corporais são distribuídos e integrados por meio de uma ampla rede de parceiros Axis, o que significa que o suporte necessário para construir um

Já os títulos pós-fixados como o Tesouro IPCA+ são pode ser mais interessantes para investidores com objetivos de longo prazo.. Os prefixados, por sua vez, são indicados para

Pode usá-la para evitar uma gravidez não planejada após ter uma relação sexual sem usar anticoncepcional ou se o seu método anticoncepcional falhar (por exemplo, se o

Você pode se encontrar perdida em meio à essas dúvidas, sem saber qual é o melhor para o seu tipo de pele, que irá garantir a proteção tanto nos dias em que estiver fora de

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não