• Nenhum resultado encontrado

desse modo, o fogo do altar será mantido aceso.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "desse modo, o fogo do altar será mantido aceso."

Copied!
31
0
0

Texto

(1)
(2)

arqyw

V A Y I K R Á

(3)

3

Vaidaber Adonai el Mosheh lemor: ‘Tsav et Aharon veet banáv lemor zot torát haolá hi haolá al mokedá al hamizbeach kol halayla ad haboker veêsh hamizbeach tukad bô’.

Vayikrá, 6 . 1-2

G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(4)

4

Adonai disse a Mosheh: ‘Dê esta ordem a Aharon e seus filhos: ‘Esta é a lei da oferta queimada: ela é a que sobe da lenha sobre o altar durante toda a noite,

Vayikrá, 6 . 1-2

G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(5)

5

até a manhã; desse modo, o fogo do altar será mantido aceso.

Vayikrá, 6 . 1-2

G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(6)

6

tsav / ti.ssá.vi / n. 1. Ordem, mandato, prescrição.

2. Obrigação, necessidade.

wc

G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(7)

7

V A Y I K R Á

Tsav é ensinado pelos sábios judeus como sinônimo de pressa, zelo e estímulo imediatos e continuado por todas as gerações.

Ensinam também que a tendência natural do ser humano é apressar-se em fazer todas as coisas inúteis rapidamente e demorar a cumprir um mitzvah.

G R A N D E Z A

(8)

8 G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

Tudo o que é feito constantemente, a exemplo dos mitzvot, necessitam continuar no pensamento ativo das pessoas para que não se estabeleça a rotina, amortecendo os sentidos e reduzindo a importância.

Cumprir um mitzvah não deve, segundo comentários rabínicos, ser considerado um ato precipitado ou impulsivo. Atitudes como esta demonstram disposição e um sentimento de dever em relação ao mitzvah.

As características de rapidez e diligência no caráter é a garantia do seu êxito.

(9)

9

Vehaêsh al hamizbeach tukad bô lo tichbê uvier aleiha hacohen etzim baboker baboker vearach aleiha haolá vehiktir aleiha chelvá hashelamim.

Vayikrá, 6 . 5

G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(10)

10

Desse modo, o fogo sobre o altar será mantido aceso: ele não deve ser apagado. Toda manhã, o cohen porá o fogo na madeira sobre ele, arrumará a

Vayikrá, 6 . 5

G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(11)

11

oferta queimada e queimará a gordura das ofertas de paz.

Vayikrá, 6 . 5

G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(12)

12 G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

O Talmud [Tamid 29b] ensina que todas as árvores são apropriadas para acender o fogo do altar, exceto a oliveira e a parreira, pois o azeite e o vinho já servem sobre o altar. Assim, o fruto salva a árvore. Com essa mesma analogia, o filho que é diligente em cumprir os mitzvot, pode salvar seus pais.

Assim como o azeite, os filhos devem divulgar a luz da Torá a seus pais para que ela sempre os ilumine, não os deixando na escuridão. Semelhante ao vinho, os filhos deverão alegrar seus corações, como Shlomoh escreveu em Mishlei.

(13)

13

O filho sábio é a alegria de seu pai, mas o filho todo é uma tristeza para sua mãe.

Mishlei, 10 . 1

G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(14)

14

Daber el Aharon veel banáv lemor: zot torát hachatát bimkom asher tishachêt haolá tishachêt hachatát lifnei Adonai kodesh kadashim hi.

Vayikrá, 6 . 18

G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(15)

15

Fale a Aharon e a seus filhos: Esta é a lei da oferta pelo pecado: a oferta pelo pecado deverá ser morta diante de Adonai no lugar em que a oferta queimada for morta, ela é especialmente sagrada.

Vayikrá, 6 . 18

G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(16)

16 G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

O sacrifício pelo pecado deve ser ofertado com pureza, honestidade e integridade. O Midrash comenta que nos sacrifícios, é o sentimento moral que mais importa, pois o fim não justifica a iniquidade dos meios. Um bom exemplo é a Tsedaká, que jamais deverá ser feita com dinheiro roubado.

A Torá não pretende tornar pública as transgressões do indivíduo para que não seja envergonhado publicamente, pois ela conhece e leva em consideração as fraquezas humanas, e sabe que um erro do ser humano é natural. Não é justo que além de sua confissão e sacrifício, seja envergonhado em público.

Humilhação pública é absolutamente contra a concepção ética da Torá

(17)

17

Vaidaber Adonai el Mosheh lemor: ‘Kach et Aharon veet banáv itô veet habgadim veet shemen hamishchah veet par hachatát veet sheni haelim veet sal hamatzot.

Vayikrá, 8 . 1-2

G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(18)

18

Adonai disse a Mosheh: ‘Pegue Aharon e seus filhos com ele, as roupas, o óleo, o novilho da oferta pelo pecado, os dois carneiros e a cesta de matza.

Vayikrá, 8 . 1-2

G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(19)

Os rabinos Meir Matzliah Melamed e Menahem Mendel Diesendruck comentaram os versos 1 e 2 nas edições de 1962 e 1978 publicadas da Torá:

’Os sábios ensinam que ‘toma’ significava ‘toma-o pelas palavras’, isto é, convencê-lo com argumentos, pois somente pela força das palavras é possível persuadir as pessoas e levá-las a agir. A coerção, a compulsão e a violência apenas geram revolta’.

Mosheh deveria usar sabiamente suas palavras para que Aharon se comprometesse da mesma forma que Mosheh era com a causa de Adonai.

19 G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(20)

20

Vayashem alav et hachoshen vaiten el hachoshen et haurim veet hatumim.

Vayikrá, 8 . 8

G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(21)

21

Pôs nele o peitoral e, sobre o peitoral, os urim e os tumim.

Vayikrá, 8 . 8

G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(22)

22

ur / ur / n. 1. Fogo, fogueira.

Pl / Urim.

rwa

G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(23)

23

or / or / n. 1. Luz, claridade, véspera.

2. Iluminar.

rwa

G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(24)

24

tam / tâm / n. 1. Inocente, ingênuo, íntegro.

2. Sem astúcia, simples.

Pl / Tamim.

~t

G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(25)

25

tom / tôm / n. 1. Inocência, retidão, sinceridade.

~t

G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(26)

26 G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

A tradição judaica afirma que Urim e Tumim eram um segredo revelado somente a Mosheh. Eram consultados em circunstâncias extraordinárias, sendo que o próprio Mosheh nunca o consultou.

Yehoshua foi o primeiro a utilizá-lo na divisão das terras e, posteriormente, no caso de Acham. Shaul consultou a pitonisa porque não foi atendido pelos Urim. David foi atendido várias vezes e, após ele, nenhum outro rei os usou.

Urim e Tumim é o nome dado a um processo de adivinhação utilizado pelos antigos yisraelim para descobrir a vontade do Eterno sobre determinado evento.

(27)

Segundo o Wikipedia, a placa peitoral que utilizava era dobrada ao meio, formando um bolso onde ficava um pergaminho contendo o nome de D’us. Este nome fazia com que certas letras gravadas sobre as pedras preciosas acendessem de acordo com as questões perguntadas. Aquele que desejava uma resposta ia ao sumo sacerdote.

Este se virava para a Arca da Aliança, e o inquiridor de pé atrás do sumo sacerdote fazia a pergunta em voz baixa. O cohen gadol olhava as letras que acendiam e era inspirado para decifrar a resposta de Adonai.

A tradição é unânime ao afirmar que foram utilizados até a destruição do Primeiro Templo e eram um dos cinco utensílios que faltavam no Segundo Templo.

27 G R A N D E Z A

V A Y I K R Á

(28)

28

STERN, D. H. Bíblia Judaica Completa. 1. ed. São Paulo: Editora Vida, 2010.

MELAMED, M. M. Torá - A Lei de Moisés. 1. ed. São Paulo: Editora Séfer, 2001.

Hatzamri, A. e S. M. Dicionário PT-HB e HB-PT. São Paulo: Editora Séfer, 2000.

B I B L O G R A F I A

G R A N D E Z A

(29)

29

wikipedia.com

L I N K S

G R A N D E Z A

(30)

D E S I G N E D B Y C E S A R E B R A N D

(31)

Café do Reino

grandeza.co/cafedoreino Twitter: @cafedoreino

Facebook: /cafedoreino -

Um projeto GRANDEZA.

-

grandeza.co

Twitter: @grandezaoficial

Desenvolvido pela Cesare Brand.

-

GRANDEZA é a marca dos projetos sociais da Cesare Brand com base no conhecimento dos princípios prescritos na Torá.

-

cesarebrand.com

Twitter: @cesarebrand

Referências

Documentos relacionados

Os Estatutos aí aprovados consagram como finalidade da Associação Promover o desenvolvimento do ensino da Matemática a todos os níveis, concretizada em objetivos

PROFFIT (1993) relataram os mecanismos que levariam a respiração bucal provocar alteração na direção de crescimento facial. Segundo os autores para instalação da

Levanto o escudo da fé contra todos os ardentes dardos do inimigo e Levanto o escudo da fé contra todos os ardentes dardos do inimigo e tomo em minha mão a espada do Espírito, que é

A lei fiscal prevê a tributação, em sede de IRS, enquanto rendimento do trabalho por conta de outrem, dos financiamentos concedidos pela entidade patronal ao trabalhador, quando

b) professores e funcionários lotados nas unidades de ensino; e c) pais ou responsáveis por alunos. Será considerado eleito para o cargo de diretor o candidato que obtiver maioria

Cada Judeu, sem importar em que parte do mundo se encontre, é responsável pelo fogo do altar, o fogo da Torá, o fogo do judaísmo que, de forma alguma, pode, nem deve, se apagar;

A avaliação ocorrerá durante as atividades desenvolvidas na aula, observando sempre a participação dos alunos nas discussões e na atividade de consolidação dos

O presente estudo busca identificar as razões que levam à evasão do curso EaD (Ensino a Distância) para formação de curadores, em uma 2ª edição, fornecido por uma