• Nenhum resultado encontrado

IV edição Ultra Trail Douro e Paiva 9/julho/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IV edição Ultra Trail Douro e Paiva 9/julho/2017"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

IV edição Ultra Trail Douro e Paiva – 9/julho/2017

Evento com 600 inscrições para a prova dos 40K e outras tantas para a prova dos 21K, esgotado!

A coisa prometia…

Antes das 08.30 – hora da partida da prova dos 40K – eu e o Manel lá estávamos em Cinfães, para fazer o primeiro de um total de 3 controlos de material (primeiro: na linha da partida; segundo: no 3º abastecimento;

terceiro: na linha da meta!).

(2)

Dada a partida, e para aquecer os músculos, foi subir, subir, subir… tirando uma pequena descida a meio dos primeiros 12K até ao 1º abastecimento, para enganar os atletas mais incautos

Apesar da inclinação do percurso, o refrescamento dos pés e pernas (algumas vezes até à cintura) foi sempre uma constante. As passagens pelo Rio Bestança – algumas passagens com mais de 50 metros – eram uma benção para os atletas, que aproveitavam para se refrescar (depois de garantir que se conseguiam equilibrar nas pedras escorregadias) e tirar alguma terra acumulada pelo corpo todo, provocado pelos muitos trilhos técnicos ao longo de toda a prova.

Chegados ao 1º abastecimento – ao 12K – situado no topo de uma colina em S. Pedro, numa casa de pedra/abrigo de montanha, os atletas deparam-se com várias caixas de cartão cheias de gelados Olá!

Elementos da organização aconselham os atletas a entrarem e fazerem o abastecimento normal, e só levar o gelado (acho que nem uma única variedade de gelados estava em falta!) à saída.

Foi muito engraçado ver todos os atletas a saírem do abastecimento com um gelado na mão. Muito bom!

A partir daqui o percurso foi alternando entre subidas e descidas, sempre por trilhos fantásticos com uma paisagem de cortar a respiração. E, sempre alternados com partes do percurso com um alto grau de humidade, vulgo água.

O dia esteve perfeito para a prática desta modalidade desportiva: temperatura amena – sempre a rondar os 20 e poucos graus – com nevoeiro nos pontos mais altos (só conseguimos vislumbrar os 2/3 metros iniciais das eólicas, quando passámos a 4/5 metros das mesmas), e cacimba em algumas partes do percurso.

Chegados ao 2º abastecimento em Tendais, tivémos direito a umas minis - para repôr as energias - para além de grande variedade e quantidade de alimentos à disposição dos atletas, onde se incluía aletria.

(3)

Cerca de 4,5K de trilhos cada vez mais técnicos, novo abastecimento em Soutelo. Este, com esparguete e carne picada, a adicionar à grande variedade de alimentos em todos os abastecimentos.

Neste abastecimento os atletas são informados que o controlo de tempo (anunciado no site da prova como sendo no 1º abastecimento) afinal era só aos 24K. Ainda bem que passámos dentro tempo…

Por 2 vezes ao longo da prova, fomos “obrigados” a desviarmo-nos de umas vaquinhas simpáticas que encontrámos nos trilhos. Simpáticas, bonitas, mas… metiam respeito (pelo tamanho e pelos acessórios na testa)!

À medida que se ia avançando na prova, os trilhos eram cada vez mais técnicos, obrigando os atletas a utilizar constantemente as mãos para agarrar troncos, raízes, pedras, ou colocar as mãos no chão, para conseguirem progredir.

Após o 4º abastecimento na Aldeia de Pias, não há que enganar: subir, subir, subir, que Cinfães – onde está a meta – fica lá em cima!

AGRESTE – é a palavra que melhor descreve esta prova.

Talvez a prova mais técnica que fiz até agora, e com umas paisagens deslumbrantes, de cortar a respiração!

Compensou o muito tempo que se leva para lá chegar, acrescentado a uma organização onde não tenho nada a apontar, com boas marcações, bons abastecimentos e ajudas/apoio nos pontos mais críticos do percurso.

Finalmente, uma palavra de agradecimento ao Manel, que deixou de fazer a prova dele para me acompanhar desde a partida até à meta. Obrigada pela companhia!

(4)

Resultados da prova de 40K (terminaram a prova 277 atletas):

(5)

Resultados da prova dos 21K (terminaram a prova atletas) :

Referências

Documentos relacionados

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

7.3.1.A autenticação dos documentos, quando realizada pelo Pregoeiro ou Equipe de Apoio, deverá acontecer em até 24 (vinte e quatro) horas antes da abertura do

Implementar um plano de intervenção com vistas à redução da incidência da Diabetes mellitus descompensada na Unidade Básica de Saúde Vilas Reunidas tem uma grande

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

Encontrar formas, não apenas teóricas, que contribuam para a ampliação da percepção ambiental de alunos no ambiente escolar é reportada como uma