• Nenhum resultado encontrado

Configuração básica de repositorios. Sumário Configuração de repositorios Comandos para instalar e desinstalar pacotes Instalação de comandos básicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Configuração básica de repositorios. Sumário Configuração de repositorios Comandos para instalar e desinstalar pacotes Instalação de comandos básicos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Configuração básica de repositorios. Sumário

Configuração de repositorios

Comandos para instalar e desinstalar pacotes

Instalação de comandos básicos para trabalhar em SOU GNU/Linux Que são os repositorios?

Há centenas de programas disponíveis para instalar no Ubuntu, que estão armazenados em arquivos de software (“”) e estão disponíveis para ser instalados através de internet. Isto faz que seja muito fácil instalar novos programas. É também muito seguro, já que cada programa que instala foi provado a fundo e criado especificamente para o Ubuntu.

Os repositorios de software do Ubuntu se organizam em quatro "componentes", com apóie no nível de suporte que Ubuntu pode oferecer deles, e se cumprirem ou não cumprem com do Ubuntu. Os componentes são chamados: Main (software suportado oficialmente), Restricted (software suportado que não está disponível sob uma licença completamente livre), Universe (mantido pela comunidade, p.e. software não suportado oficialmente) e Multiverse (software que “não é livre”). Pode encontrar mais informação sobre os repositorios do Ubuntu em .

O CD de instalação do Ubuntu contém software dos componentes Main e Restricted. Uma vez que seu sistema se inteirou" das localizações em internet destes repositorios, estarão disponíveis muitos mais programa para instalar. Usando a ferramenta de gestão de pacotes de software já instalada em seu sistema, pode procurar, instalar e atualizar qualquer peça de software diretamente de internet, sem a necessidade do CD.

Acrescentar repositorios no Ubuntu Informação de base

Ubuntu usa para a gestão de pacotes. Apt armazena uma lista de repositorios ou canais de software no fichário /etc/apt/sources.list

Editando este fichário da linha de comandos, podemos acrescentar, eliminar ou desabilitar temporalmente os repositorios de software.

Sempre é uma boa idéia fazer uma cópia de segurança de um fichário de configuração como sources.list antes de editá-lo. Para fazê-lo, escreve o seguinte comando: sudo cp /etc/apt/sources.list /etc/apt/sources.list.backup.

(2)

Normalmente, os conteúdos do fichário /etc/apt/sources.list devem ser parecidos com estes: #############################################################

################### OFFICIAL UBUNTU REPOS ################### ############################################################# ###### Ubuntu Main Repos

deb http://za.archive.ubuntu.com/ubuntu/ precise main restricted universe multiverse ###### Ubuntu Update Repos

deb http://za.archive.ubuntu.com/ubuntu/ precise-security main restricted universe multiverse deb http://za.archive.ubuntu.com/ubuntu/ precise-updates main restricted universe multiverse deb http://za.archive.ubuntu.com/ubuntu/ precise-proposed main restricted universe multiverse deb http://za.archive.ubuntu.com/ubuntu/ precise-backports main restricted universe multiverse ###### Ubuntu Partner Repo

deb http://archive.canonical.com/ubuntu precise partner ###### Ubuntu Extras Repo

deb http://extras.ubuntu.com/ubuntu precise main

############################################################## ##################### UNOFFICIAL REPOS ###################### ############################################################## ###### 3rd Party Binary Repos

#### Audacity - http://audacity.sourceforge.net/

## Run this command: sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys BB901940 deb http://ppa.launchpad.net/audacity-team/daily/ubuntu precise main

Explicação do Formato do Repositorio

• Todas as linhas que começam por uma ou duas almofadinhas (#) estão comentadas e por isso não serão tidas em conta por apt ou os front-ends aptget, Synaptic e Adept.

• As linhas sem almofadinha são “linhas de repositorio apt. As primeiras duas linhas apt em nosso exemplo são

deb http://za.archive.ubuntu.com/ubuntu/ precise main restricted universe multiverse

deb-src http://za.archive.ubuntu.com/ubuntu/ precise restricted main multiverse universe #Added by software-properties

Este é o significado de cada parte:

• deb: Estes repositorios contêm binários ou pacotes precompilados. Estes repositorios são requeridos pela maioria dos usuários.

• deb-src: Estes são repositorios que contêm código fonte de pacotes. São úteis para desenvolvedores..

(3)

• http://za.archive.ubuntu.com/ubuntu/: A URI (Uniform Resource Identifier), neste caso uma localização de internet. Consulta a ou o auto-mantido para encontrar outros mirrors.

• precise é o nome de nome de lançamento ou versão de sua distribuição.

• main, restricted, universe & multiverse são os nomes de seção ou [componentes]. Podem haver muitos nomes de seções, separadas por espaços.

cdrom

cdrom:[descripcion_del_cd]/ FTP

http

smb (funciona sozinho se a equipe está conectada em uma rede ) file://path/al/repositorio

nfs (funciona sozinho se a equipe está conectada em uma rede ) file://path/al/repositorio/local

Se quer habilitar Universe mas não Multiverse, elimina a palavra ‘Multiverse’ das linhas.

Uma vez esteja satisfeito com sua seleção, guarda o arquivo. Agora, atualiza a lista de pacotes atualizados dos novos repositorios acrescentados escrevendo o seguinte comando:

sudo apt-get update

Feito! seu sistema está preparado para instalar pacotes dos repositorios Universe e Multiverse. Acrescentar outros Repositorios

Há algumas (mas não muitas) boas razões pelas quais pode querer acrescentar repositorios não mantidos pelo Ubuntu a seu ‘sources.list’. Algum programa pode não ser distribuído pelo Ubuntu devido às patente ou restrições por licenças em alguns países.

Pode que queira acrescentar repositorios que ofereçam esse software. te assegure de que todos os repositorios que acrescente deste modo tenham sido comprovados e se saiba que funcionam em sistemas Ubuntu.

Os Repositorios não desenhados para trabalhar com sua versão do Ubuntu podem introduzir inconsistências em seu sistema e podem te forçar a reinstalar.

• Pode acrescentar repositorios de software acrescentando a linha apt de seu respositorios de software à lista de repositorios, isto será algo assim:

deb http://ppa.launchpad.net/libreoffice/ppa/ubuntu precise main Sugestões e Recomendações

(4)

• Sempre é uma boa idéia fazer uma ‘’’cópia de segurança’’’ dos arquivos de configuração como /etc/apt/sources.list antes de começar a editá-los. Pode reverter as mudanças se for necessário. Se algo for mal, te dirija a e deixa que o script crie um novo fichário sources.list para ti.

• Se decide acrescentar outros repositorios a seu sources.list, te assegure de que os repositorios estão feito para funcionar (e esteja comprovado que o fazem) no Ubuntu. Os repositorios que não estão desenhados para trabalhar com sua versão do Ubuntu podem introduzir inconsistências em seu sistema e podem te forçar a reinstalar. te assegure também de que realmente precisa acrescentar repositorios externos já que os pacotes de software que procuras pode que já estejam introduzidos nos repositorios oficiais!

• Por favor, recorda que pode não ser legal ativar alguns repositorios de software não-ubuntu em alguns países.

• Recorda recuperar a lista de pacotes atualizada executando um sudo apt-get update cada vez que edite seu sources.list.

Comandos para instalar e desinstalar pacotes apt-get

É a ferramenta que utiliza Debian e suas derivadas (Ubuntu incluída), para administrar os pacotes instalables disponíveis nos repositorios e embora tenhamos a nossa disposição ferramentas gráficas que nos facilitam as coisas, nunca está de mais saber o que podemos fazer com apt-get de um terminal:

Comandos 1. apt-get update

Atualiza o listrado de pacotes disponíveis. 2. apt-get check

Comprova que tudo foi bem depois da utilização de apt-get update. 3. apt-get install lista_de_paquetes

Instala os programas desejados. 4. apt-get reinstall nombre_paquete Reinstala um programa.

5. apt-get upgrade

Atualiza os pacotes já instalados. 6. apt-get dist-upgrade

(5)

7. apt-get remove lista_de_paquetes Desinstala um pacote.

8. apt-get -purgue remove lista_de_paquetes

Desinstala um pacote e elimina os arquivos de configuração. 9. apt-get -f install

Resolve problemas com dependências e pacotes quebrados. Pode ser necessário reconfigurar dpkg com:

sudo dpkg --configure -a 10. apt-get clean

Para limpar os pacotes descarregados e instalados. 11. apt-get autoclean

Para limpar os pacotes velhos que já não se usam. 12. apt-brinque search nomeie pacote

Para procurar um pacote determinado. 13. apt-get source pacote

Descarrega arquivos fonte. 14. apt-get build-dep pacote

Configura as dependências de construção para pacotes fonte. 15. apt-get dselect-upgrade

Segue as seleções de dselect. 16. apt-show-versions (–u)

Para conhecer que pacotes instalou. 17. apt-brinque show pacote

Obter mais informação de um pacote específico. 18. apt-brinque showpkg pacote

Mais informação ainda.

19. apt-brinque depends pacote Para saber de que pacote depende. 20. apt-file search filemane

Para encontrar o nome de um pacote de um arquivo. 21. apt-file list pacote

Lista o conteúdo de um pacote. 22. apt-file update

(6)

Para manter ao dia esta função. 23. apt-get autoremove

Para manter o sistema limpo de bibliotecas inúteis. 24. apt-get check

Atualiza a brinquei de pacotes (/var/cache/apt/pkgcache.bin), cria uma nova árvore de dependências.

25. apt-brinque unmet

Mostra um resumo das dependências não satisfeitas na brinquei de pacotes. 26. apt-brinque pkgnames –te gere

Mostra uma lista de tudo o que temos instalado no sistema. Desvantagens

apt-get tinha um grande problema (que hoje está solucionado) na hora de eliminar pacotes:

apt-get trabalhava muito bem identificando que dependências precisam ser instaladas para que funcione um pacote determinado,

mas enguiço na hora de eliminar dito pacote. ‘apt-get remove’ elimina os pacotes indicados, mas deixa suas dependências, embora estas fiquem órfãs (nenhum pacote de seu sistema as necessita). Qual pode ser a solução? Aptitude.

Aptitude

Antes de continuar, é bom dizer que sim, que ‘apt-get autoremove’ finalmente pode encarregar-se das dependências órfãs. É um passo na boa direção, é obvio.

Entretanto, apt-get, junto a suas ferramentas irmãs, é um bom método para as tarefas mencionadas, se estiver disposto a aprender 16 ferramentas diferentes.

Aptitude, como verá agora, reúne todas em uma.

Aptitude é uma ferramenta melhor para instalar, eliminar, atualizar, e administrar de outras formas os pacotes em seu sistema que apt.

Para começar, desde seus começos, aptitude foi capaz de resolver o problema das dependências órfãs.

Em 2º lugar, tem uma interfase apoiada em curse. Finalmente, e não menos importante, usa uma só ferramenta com muitas funções. Vejamos:

aptitude: Ao executá-lo sem argumentos mostra uma interfase para procurar, navegar, instalar, atualizar e realizar outras tarefas de administração de pacotes.

(7)

aptitude remove: Elimina pacotes junto com as dependências que fiquem órfãs.

aptitude purgue: Elimina pacotes e dependências órfãs junto com os fichários de configuração. aptitude search: Procura pacotes nas listas de pacotes locais de apt.

aptitude update: Atualiza as listas de pacotes locais. aptitude upgrade: Atualiza os pacotes disponíveis.

aptitude clean: Elimina os fichários que fué necessário descarregar para instalar software em seu sistema.

aptitude dist-upgrade: Atualiza pacotes, inclusive se isso significa que deve desinstalar outros. aptitude show: Mostra detalhes sobre o pacote renomado.

aptitude autoclean: Elimina os pacotes deb obsoletos.

aptitude hold: Força a que um pacote permaneça em sua versão atual, e não se atualize.

Vê algum patrão aqui? Um só comando com diferentes opções legíveis. E isto é só a ponta do iceberg, há muitas outras vantagens.

Por exemplo,

Ao procurar um pacote com aptitude, os resultados aparecem ordenados alfabeticamente e justificados por colunas;

Também te dirá quais estão instalados em seu sistema, em lugar de te dar uma lista de pacotes em um formato desordenado e ilegível, como faz apt-brinque.

Elucidação final:

Embora as ordens apt-get e aptitude sejam distintas, ambas som equivalentes na hora de instalar pacotes ou ou atualizar as listas destes, pois ambas usam os repositorios em /etc/apt/sources.list para receber e instalar software.

Instalação de comandos básicos para trabalhar em SOU GNU/Linux apt-get

Atualizar a lista de pacotes disponíveis: sudo apt-get update

Atualizar o sistema com as atualizações de pacotes disponíveis: sudo apt-get upgrade

Obter uma lista de opções do comando: sudo apt-get help

Instalar pacotes:

(8)

Instalar vários pacotes de uma vez deixando um espaço em branco entre eles ex. sudo apt-get install mc ntfs-3g

Desinstalar pacotes:

sudo apt-get remove ntfs-3g

Desinstalar pacotes (incluindo arquivos de configuração): sudo apt-get remove --purgue mc

aptitude

Atualizar a lista de pacotes disponíveis: sudo aptitude update

sudo apt-get install aptitude

Atualizar o sistema com as atualizações de pacotes disponíveis: sudo aptitude upgrade

Obter uma lista de opções do comando: sudo aptitude help

Instalar pacotes:

sudo aptitude install mc ntfs-3g Desinstalar pacotes:

sudo aptitude remove ntfs-3g

Desinstalar pacotes (incluindo arquivos de configuração): sudo aptitude purgue mc

Procurar um pacote por nome e/ou expressão. sudo aptitude search nmap

Referências

Documentos relacionados

As análises foram realizadas para estimar os componentes da variabilidade genética (aditivos, dominância, epistáticos ou de ligação gênica), que estariam envolvidos no controle

Se não for possível obter a data de nascimento por meio de informação dada pelo próprio usuário, esta data deverá ser estimada pelo profissional que estiver realizando o

2 Prenda o batente da porta no painel frontal com dois parafusos, porcas e porcas de acabamento, como mostrado. 3 Prenda o centro do batente da porta ao painel de parede frontal e

Como resultado o computador de mergulho fará um ajuste no modelo de matemático de acordo com os dados do Modo de Ajuste Pessoal, dando um tempo mais curto para não

Em seguida nos textos Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental (1911/1987), Totem e Tabu (1913/1987) e nas Conferências Introdutórias sobre Psicanálise

• O princípio da não discriminação é menos vigoroso quando aplicado à idade do que em relação a outros factores de discriminação, porque admite mais derrogações, que se

da lesão na orelha interna e isto pode alterar o senso da posição da cabeça destas crianças, tornando-as mais sus- ceptíveis ao surgimento de alterações na

- A classe Aluno, entretanto, não deverá possuir um ponteiro para o Próximo. Isto deverá estar em uma classe associada chamada. ElAluno relacionada a classe LAlunos ..... Gabaritos