• Nenhum resultado encontrado

JESUS CRISTO É O CENTRO DO CULTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JESUS CRISTO É O CENTRO DO CULTO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Boletim Dominical nº 05 ano 55 02 de fevereiro de 2014 Fundada em 10 de agosto de 1873 Organizada em 11 de agosto de 1878

Pastor Emérito: (in memorian) Rev. Benedito Matos

Equipe pastoral Pastor Efetivo: Rev. Cláudio Albuquerque

Pastores Auxiliares: Rev. Iclayber Alves Rev. Lutero Rocha Pastor Evangelista: Rev. Edelson Lacerda ‐ Torre

Pastor Missionário: Rev. Arthur Braga ‐ Nazaré

Missionários Plantadores: Miss. Márcio Cristino ‐ Itamaracá

Miss. Jaidson Araújo ‐ Aliança Miss. Alcimar Cavalcante ‐ Vicência

Miss. Edson Matos ‐ Itambé

Endereço Rua das Creoulas, 120, Graças,

Recife PE / CEP: 52011‐270 Pabx / Fax: (81) 3221.1583 www.primeiraigreja.org.br pipr@primeiraigreja.org.br Atendimento pastoral e visitação

De segunda a sexta‐feira 09h às 12h ‐ 14h às 18h Expediente da Secretaria

De segunda a sexta‐feira 8h às 12h e 14h às 18h Plantação de Igrejas

Ilha de Itamaracá R. Padre Machado, 48

Pilar, Itamaracá / PE Torre R. Souza Bandeira, 619

Torre, Recife / PE Nazaré da Mata R. Verde, 130, Sítio Novo

Nazaré da Mata / PE Aliança R. João Hilário, 16, Centro, Aliança / PE

Vicência R. Dr. Manoel Borba, 68,

Centro, Vicência / PE Itambé R. M. Falcão, 05, Centro, Itambé / PE

JESUS CRISTO É O CENTRO DO CULTO

No Antigo Testamento nós vemos que o Senhor era, e continua sendo, o centro do Culto (Liturgia). Ele determinou como o Culto deveria ser feito pela Sua Palavra, que é a expressão escrita da Sua vontade revelada. Tudo o que era feito na Liturgia do Antigo Testamento (os sacrifícios e as ofertas pelos pecados) apontavam para a promessa do Redentor, Jesus Cristo. Nos sacrifícios de expiação da culpa e do pecado nos animais oferecidos Ele era representado. Na plenitude dos tempos o Messias veio e cumpriu tudo o que fora prometido ao Seu respeito. Por isso, o Senhor Jesus, é o centro da Liturgia no Novo Testamento também. Ele confirmou todos os princípios estabelecidos no Culto oferecido a Deus na Aliança. O foco do Culto no Novo Testamento continua sendo o mesmo do Velho Testamento; o Deus da Aliança.

A partir de Cristo foram abolidas as leis cerimoniais (as festas e os sacrifícios com animais) e as leis civis, que foram dadas especificamente ao povo de Israel. O Senhor Jesus se deu como oferta pelos pecados de uma vez por todas, não sendo mais necessário sacrificar animais, pois, o Cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo realizou o sacrifício que satisfez a Justiça de Deus. Por isso, não podemos mais nos associar às práticas simbólicas e tipológicas do Culto no Antigo Testamento. Um das razões pelas quais Lutero e Calvino romperam com a Liturgia da igreja Romana foi a imitação do Culto do Antigo Testamento, porque de maneira prática, negava a vinda de Cristo que pôs um fim nas cerimônias judaicas (Jo 4.23; Rm 10.4; Hb 9.23‐28).

No Culto público nós ressaltamos, em primeiro lugar, soberania de Jesus Cristo; Ele é o Cabeça e Salvador de Sua igreja, o Herdeiro de todas as coisas, isto é, o soberano administrador de todas as coisas em todo o universo. Em segundo lugar, nós ressaltamos a Sua absoluta e última autoridade, tanto pelo Seu poder quanto pela Sua Palavra. Como Segunda Pessoa da Trindade, o Senhor Jesus compartilha do domínio de Deus Pai sobre todas as suas criaturas, pois, um dos Seus ofícios é o de Rei. E, em terceiro lugar, nós reverenciamos a Sua presença, que também é experimentada por nós, pois, Ele está presente espiritualmente, e

(2)

2|

pastoral e espaço missionário

BD02 fevereiro 2014 Primeira Igreja presbiteriana do Recife

esta presença é real e atuante entre nós e em nós. Esta é nossa perspectiva e expectativa, em termos de Culto, pelo que nos diz a Sua Palavra: E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mt 28.20b); e, também, Chegai‐vos a Deus e Ele se chegará a vós (Tg 4.8).

O Culto não diz respeito, primariamente, ao homem, mas é centrada na soberania e divindade do Deus adorado. Deus não é apenas central como objeto do Culto, mas também o sujeito – pelo Seu poder e Espírito, com as Escrituras como base, Ele reconstitui a cada semana a reunião de estrangeiros e peregrinos como seu próprio povo redimido em Seu Filho Jesus Cristo. O enredo trata sobre a Sua primeira vinda, Seus sofrimentos, Sua morte e ressurreição, Sua dignidade como Único e Soberano Deus, e as promessas da glória da Sua segunda vinda, aguardada por todos os que creem e foram salvos por Ele.

Portanto, no Culto público, onde Deus se reúne com o Seu povo para ser adorado, nós evidenciamos estes três aspectos do Senhorio Divino na Aliança que Ele mesmo estabeleceu com o Seu povo; 1) Sua soberania; 2) Sua absoluta e Última Autoridade; 3) Sua Presença. Estes três aspectos apontam para o Senhor Jesus Cristo como o centro do Culto divino de acordo com as Sagradas Escrituras. Vamos adorá‐lo com todo o nosso coração, com toda a nossa força e com tudo o que somos e temos.

Iclayber Alves

─ ESPAÇO MISSIONÁRIO ─

MINISTÉRIO DE MISSÕES

CALENDÁRIO DO 1º SEMESTRE DE 2014 FEVEREIRO – Avanço missionária em Itambé – Dia 22

MARÇO – IV Encontro de Esposa de Líderes – Dias 18 a 21

ABRIL – Avanço Missionário em Delmiro Gouveia‐AL – Dias 18 a 20 MAIO – V Encontro de Obreiros da JMN – Dias 20 a 23

JUNHO – Avanço Missionário no Bongi – Dia 07. Anote essas datas, ore e participe!

MINISTÉRIO DE MISSÕES DA PIPR | Avanço Missionário em Itambé,PE – Dia 22/02/14. Faça sua inscrição com Norma, Fernando Angelo ou Pb. Dário Gueiros.

(3)

RELATÓRIOS DE ATIVIDADES 2013 | As sociedades internas, departamentos, ministérios, EBD e Junta Diaconal devem preparar e entregar seus relatórios estatístico e de atividades ao secretário do Conselho, Pb. Eudes Horst, até o final de j a n e i r o d e 2 0 1 4 . E s s e s d a d o s s ã o imprescindíveis para a elaboração do Relatório da P I P R ao Presbitério de Pernambuco. Faça o mais breve possível. P L A N E J A M E N TO D E AT I V I D A D E S 2014 – Da mesma forma as sociedades, ministérios e departamentos devem a p r e s e n t a r s e u s p l a n e j a m e n t o s d e atividades para 2014 (ao menos o 1º Semestre). Isso nos ajudará a não termos choques de datas com outros ministérios e demais atividades da PIPR. Faça isso o mais breve possível.

CARAVANA PARA ISRAEL | Surgiram duas vagas para a Caravana. Se você tem interesse em se juntar ao grupo entre em contato com a Best Turismo (81‐3465.4022; 3465.2574; 9626.1010). Essa será uma viagem inesquecível. Passaremos em Londres e visitaremos a Abadia de Westminster, e em Israel, seguindo os passos do nosso amado Salvador. Corra, inscreva‐se já.

M I N I S T É R I O D A M AT U R I D A D E | Reunião com a Coordenação e toda equipe de visitação, dia 04/02, às 15h.

2º E N C O N T R O D A FA M Í L I A P I P R

|Março está chegando, e com ele, o nosso segundo encontrão da Família PIPR. Será durante o período de carnaval, na bela cidade de Bonito‐PE, nas excelentes instalações do Bonito Plaza Hotel. O preletor principal será o Rev. Lutero Rocha, juntamente com os pastores Cláudio Albuquerque e Iclayber Alves. Você não pode perder. Se você tem pagamento em

─ NOTÍCIAS DE PRIMEIRA ─

BD 02 fevereiro 2014 Primeira Igreja presbiteriana do Recife

notícias de Primeira

|3

aberto, procure nossos irmãos Rubens e Ivson e efetue seu pagamento até o final de fevereiro de 2014. Além dos edificantes estudos, da comunhão e lazer, teremos as apresentações especiais nas atividades lúdicas das noites. Esse ano promete. I M P A C T O J U N I O R E J O V E M | Retornaremos no próximo sábado, 08 de fevereiro. Impacto Junior às 16h e Impacto Jovem às 18h.

TODOS COM A NOTA | O Governo do Estado deu continuidade ao Projeto “Todos com a Nota”, a urna voltou ao seu lugar e nós somos gratos pela resposta da Igreja a este desafio e contamos com a participação dos irmãos.

I N S T I T U T O F I L A D É L F I A : APADRIAMENTO | Somos gratos a todos aqueles que têm com fidelidade enviada suas ofertas para manutenção da assistência de nossas crianças. Tem sido um Projeto lindo e abençoado, com uma fidelidade dos p a d r i n h o s s e m i g u a l . D a s c r i a n ç a s apadrinhadas 90% são mantidas por membros da PIPR. Louvamos a Deus por isso, mas, ainda temos 50 crianças sem padrinhos e uma longa fila de espera. Se você ainda não apadrinhou uma criança, aproveite agora. O Senhor nos tem abençoado muito através das orações e contribuições dos irmãos. Contamos sempre com o acolhimento e carinho dos a m a d o s . O p o r t u n i z e u m a c r i a n ç a a participar do nosso projeto. Contamos com vocês! Leticinha e Carmy (9678‐3966‐3355‐ 4995).

LEIA BONS LIVROS| Indicamos alguns livros importantes para sua leitura visando a edificação de sua vida e família. Todos com super descontos, aproveite. Você pode e n c o n t r á ‐ l o s d u r a n t e a s e m a n a n a Secretaria da Igreja.

(4)

Equipes 02 a 08 de fevereiro 09 a 15 de fevereiro

Presbíteros Eudes Horst Fernando Guerra

Diáconos

Israel Selva Aurilo Daniel

José Bartolomeu Jorge Osvaldo

Manoel Rubens

Sistema de som Klaus Wagner/Cristiano Lucas/Cristiano Regente Congregacional Haydee Regina Sebastião Ventura Oração (Terças‐feira) Pr. Iclayber Alves Pr. Iclayber Alves Doutrina (Quintas‐feiras) Rev. Cláudio Henrique Rev. Cláudio Henrique

─ ESCALAS E PLANTÕES ─

Dia Nome

Carlos Daniel da Silva Filgueira 26/01

Vânia Rocha Cavalcanti 02/02

─ VISITA ÀS CONGREGAÇÕES ─

─ ANIVERSARIANTES DA SEMANA ─

“Tu pois, filho meu, fortifica‐te na graça que está em Cristo Jesus.” II Tm 2:1

Mês Dia CP Vasco CP Torre CP Itamaracá CP Nazaré CP Vicência Barbara Maciel de Oliveira

CP Aliança Durante este mês não haverá escala de visitação às Congregações por motivo de férias.

Ana Maria Assunção Sybalde João Alves de Souza Sobrinho

Jorge Hecksher

Daisy Carneiro da Cunha Figueiredo

BD 02 fevereiro 2014 Primeira Igreja presbiteriana do Recife

4 |

aniversariantes escalas e plantões 03/02

03/02

Guilherme Ferreira de Souza Isabel Spacov 04/02

05/02

06/02

Maria Alcina Lima de Souza

05/02 06/02

08/02

Suzicleide Maria da Silva Araújo 08/02

(5)

BD 02 fevereiro 2014 Primeira Igreja presbiteriana do Recife

anotações e suplicas e intercessão

| 5

─ SÚPLICA E INTERCESSÃO ─

Interceda a Deus pelos seguintes irmãos:

"Orai uns pelos outros. Muito pode por sua eficácia a súplica do justo.” Tg 5: 16

Problemas de Saúde

Abigail Miranda;

Adail Maia;

Amaro Souza;

América Elisabeth (Betinha);

Anaide Lopes;

Bayard Amorim;

Cecília da Silva;

Clécio Figueiredo;

Clélia Maia;

Dilma Figueiredo;

Gilberto Oliveira;

João Alves;

Judite Ramos;

Juraci de Souza;

Josefa Gueiros (Zeza);

Lídia Santos;

Manacés Lyra;

Maria Gabriela Macedo;

Marlene Vasconcelos;

Neide Galiza Machado;

Raquel Amorim

Rômulo Athayde (voltou a UTI)

Vanildo Lima. Outros Enfermos

Artur;

Cíntia Figueiredo,

José Carlos Figueiredo e Miriam (pedido de Cremilda);

Elelson;

Conceição;

Ana Lúcia;

Elisama e Jovelina (pedido de Juraci);

Fabiano Leitão;

Jonatan;

José Roberto;

Lêda (vizinha de Cleyde);

Maria Clara (pedido de D. Edite);

Maria José Araújo;

Marlene Araújo (mãe de Jaidson);

Selma (irmã de Suzicleide);

Tito;

Valdice e

Virlene.

Gratidão

Nossa irmã Ruth Varela agradece as orações por Jeaney.

─ ANOTAÇÕES ─

(6)

Domingo

Escola Bíblica Dominical 10h30

Terça Encontro de Oração 19h

Quarta Equipe Pastoral 10h

Quinta Estudo Bíblico 19h

Sábado Impacto Junior e Impacto Jovem 16 e 18h

Culto Matinal 9h

Prelúdio Instrumental Servimos ao Deus Criador

*Leitura Bíblica: Salmo 117

*Oração

*Hino: NC 25 “O Criador de Tudo” Carecemos de Sua Misericórdia Leitura Bíblica: Salmo 32:1‐5 Oração de Confissão Cânticos

Ofertamos das Próprias Mãos Dele

*Leitura Bíblica: Salmo 51:15‐19

*Ofertório: NC 30 “Providência de Deus”

*Oração de Consagração Música Especial

Seus Mandamentos Nos Sustentam Mensagem – Rev. Lutero Rocha

*Oração

*Bênção Apostólica

*Tríplice Amém

EBD – Escola Bíblica Dominical ‐ 10:30h Notícias de Primeira

*Congregação de pé

Culto Vespertino 18h

Prelúdio Instrumental

Adoramos o Cristo Ressurreto

*Leitura Bíblica: João 1:1‐4,10‐14

*Oração

*Cântico “Rei Jesus” Jesus é o Nosso Advogado Leitura Bíblica: João 2:23‐25 Oração de Confissão Cânticos

Ofertamos‐Lhe Com Alegria

*Leitura Bíblica: João 12:1‐8

*Ofertório: NC 51 “Cristo Adorado”

*Oração de Consagração Música Especial

Seus Juízos Alimentam Nossas Almas Mensagem – Rev. Iclayber Alves Ceia do Senhor

*Oração

*Bênção Araônica

*Tríplice Amém

Notícias de Primeira

*Congregação de pé

─ L I T U R G I A ─

6|

programação litúrgica e atividades semanais

BD 02 fevereiro 2014 Primeira Igreja presbiteriana do Recife

─ ATIVIDADES SEMANAIS ─

Culto Matinal e Vespertino 9h e 18h

Referências

Documentos relacionados

INSTANTA (Fotografia); Lourenço Silveira – GCT (Alimentar); Maria João Bahia – MARIA JOÃO BAHIA (Design de Jóias); Pedro Miguel Costa – LOJA DAS MEIAS (Vestuário); Rui

Consiste numa introdução, dois capítulos de índole teórica geral, e depois divide-se em sete áreas temáticas, cada uma com um capítulo teórico e um estudo de caso:

Por se tratar de uma cirurgia infectada (já existe infecção dentro do abdome, proveniente do apêndice), pode ocorrer como complicação natural do problema infecção na ferida

Nos olhos, mais precisamente na mácula, a luteína e zeaxantina formam o Pigmento Macular (PM) que atua como um filtro de luz (solar e artificial), com pico de absorção de 460nm

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Nesta visão algumas características positivas de nosso zoneamento já consolidadas são reforçadas, como os eixos estruturais, a distribuição da infraestrutura,

Lejeune havia separado essa possibilidade de crença na verdade do narrado, que ocorre no pacto autobiográfico, da adoção da narrativa como invenção, ou seja, aquilo que

contra todos os enganos da vida transitória, para a soberana grandeza da vida imortal. Vossas sendas estarão repletas de fantasmas de aniquilamento e de visões