• Nenhum resultado encontrado

DESEJOS QUE PROVOCAM GUERRAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESEJOS QUE PROVOCAM GUERRAS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim Dominical nº 16 ano 54 04 de maio de 2014 Fundada em 10 de agosto de 1873 Organizada em 11 de agosto de 1878

Pastor Emérito: (in memorian) Rev. Benedito Matos

Equipe pastoral Pastor Efetivo: Rev. Cláudio Albuquerque

Pastores Auxiliares: Rev. Iclayber Alves Rev. Lutero Rocha Pastor Evangelista: Rev. Edelson Lacerda ‐ Torre

Pastor Missionário: Rev. Arthur Braga ‐ Nazaré

Missionários Plantadores: Miss. Márcio Cristino ‐ Itamaracá

Miss. Jaidson Araújo ‐ Aliança Miss. Alcimar Cavalcante ‐ Vicência

Miss. Edson Matos ‐ Itambé

Endereço Rua das Creoulas, 120, Graças,

Recife PE / CEP: 52011‐270 Pabx / Fax: (81) 3221.1583 www.primeiraigreja.org.br pipr@primeiraigreja.org.br Atendimento pastoral e visitação

De segunda a sexta‐feira 09h às 12h ‐ 14h às 18h Expediente da Secretaria Segunda ‐ feira ‐ 8h às 12h ‐ 13h às 17h Terça a sexta‐feira 9h às 12h ‐ 13h às 18h

Plantação de Igrejas Ilha de Itamaracá R. Padre Machado, 48

Pilar, Itamaracá / PE Torre R. Souza Bandeira, 619

Torre, Recife / PE Nazaré da Mata R. Verde, 130, Sítio Novo

Nazaré da Mata / PE Aliança R. João Hilário, 16, Centro, Aliança / PE

Vicência R. Dr. Manoel Borba, 68,

Centro, Vicência / PE Itambé R. M. Falcão, 05, Centro, Itambé / PE

DESEJOS QUE PROVOCAM GUERRAS

O ser humano está sempre desejando algo. Os desejos precedem e caracterizam tudo o que fazemos. Eles nos fazem acordar pela manhã, trabalhar com disciplina para realizar coisas e vão conosco para a cama à noite. Os desejos que habitam em nossos corações moldam os relacionamentos que temos e cada área de nossas vidas. Na base de toda adoração, seja ela verdadeira ou falsa, das paixões e de toda a motivação para viver, está um coração repleto de desejos. Eles são a causa de nossos conflitos e guerras diárias em casa, na sociedade e na igreja.

Tiago, em sua epístola, capítulo 4.1‐4. Afirma que os desejos (os prazeres que militam na vossa carne) são a fonte das guerras e contendas que há entre nós. Eles nos conduzem a invejar, lutar, matar e a viver em conflitos. O conflito é um dos principais efeitos da Queda do homem no Jardim do Éden. Todos nós temos conflitos; seja em casa, na escola, no trabalho, etc. O conflito está à nossa volta, desde rixas insignificantes até guerras declaradas. De acordo com a Palavra de Deus os desejos, os conflitos e as guerras que vivemos, vêm do nosso coração corrupto e enganoso.

Em sua exposição, Tiago nos chama a atenção, não só porque ele trata dessa questão tão complicada e complicadora em nossas vidas. Mas ele explica porque ela está lá. Você não gostaria de entender por que certas pessoas o irritam mais do que outras? Por que os teus relacionamentos azedam? Porque você se irrita tão facilmente? Por que aquelas palavras cruéis, maldizentes e ferinas não saem da tua mente? Por que tantas vezes somos melhores em promover guerras do que fazer a paz?

O apóstolo faz uma série de perguntas que nos desafiam a fazer uma investigação no lugar certo. Lugar muito diferente do qual estamos habituados a procurar. A maioria das pessoas quando são tomadas pela ira, explicam essa ira culpando algo ou alguém que não sejam elas; “Ela me deixa irada”, “Ele tem uma habilidade especial para me irritar”, etc. Tiago diz que nunca entenderemos a nossa ira olhando para fora. Em vez disso, ele nos aconselha a olharmos para dentro. Este é um princípio bíblico fundamental. A única maneira de entendermos a nossa ira é examinando o nosso próprio coração.

O Senhor Jesus mesmo já havia dito isso antes de Tiago: “porque a boca fala do que está cheio o coração” (Lc 6.45b) e “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” (Mt 15.19,20). Tiago estabelece um grande elo entre o que desejamos e o que nos deixa irados. Compreender esse elo p o d e n o s a b r i r o c a m i n h o p a r a u m a m u d a n ç a d e m e n t e e , consequentemente, de vida. E, toda mudança permanente começa pelo

(2)

2|

pastoral

BD04 maio 2014 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

coração, nunca pelo comportamento.

Numa guerra entre duas nações o que está em jogo é o controle, seja ele político, geográfico ou por poder e riqueza. Mas o controle é o objetivo final. De forma semelhante é o que acontece em nossos corações. Os desejos que permeiam nele estão lutando para assumir o controle dele. Aquele que controlar os nossos corações influenciará toda a nossa vida, todas as palavras que dizemos, as nossas ações e reações. Todos os dias a criação e o Criador lutam pelo controle de nossos corações. Nosso desejo de estabelecer o nosso próprio reino está em conflito direto com o Rei que veio para governar os nossos corações. Está é a guerra que está por baixo de todas as outras.

Quem vai governar aquela situação tensa lá no teu trabalho; teu desejo por status, aumento de salário ou a glória de Deus? A conversa que tu precisas ter com o teu filho ou filha, será governado pelos princípios da Palavra de Deus ou pelo teu desejo de paz e silêncio? É o Senhor quem vai dirigir o teu relacionamento com teu pai e tua mãe ou serão os desejos de vingança pelos anos de maus tratos? Os nossos desejos podem promover paz ou guerra. O que você vai escolher? Se o nosso coração for governado por Deus e Sua Palavra, os nossos desejos serão direcionados para a Sua glória. Mas se for dominado pelos prazeres que militam a nossa carne, teremos guerras.

Adaptado do Livro “Instrumentos nas Mãos do Redentor”.

Normas para Eleição de Oficiais Processo de Eleição de Oficiais – PIPR/2014

O Conselho da PIPR resolveu convocar a Igreja a se reunir em Assembléia Geral Extraordinária para eleição de oficiais no dia 22 de junho de 2014 às 10:30h. Para tratar de assunto de eleição de oficiais a Assembléia deverá constar de seus membros civilmente capazes. Os mandatos dos diáconos Antônio Carlos Reinaux Gomes, Antônio de Carvalho Silva Gueiros Neto, Israel Gueiros Selva e Jorge Osvaldo Vieira da Silva e do Presbítero Fernando Luís Alves Guerra, estarão vencendo no dia 04 de julho de 2014. Também o Presbítero Winston Alfredo Morelli Rossiter ficou impedido de exercer seu mandado (16/07/2011 ‐ 15/07/2016) pela mudança de residência por motivo de trabalho. Essa querida família está morando em Aracaju/SE.

O Conselho da PIPR é composto de 10 Presbíteros e seus 3 pastores. A Junta Diaconal hoje conta com 11 Diáconos. O conselho estabeleceu que fossem abertas 2 vagas para compor o Conselho e 7 vagas para compor a Junta Diaconal.

A Indicação de Candidatos teve início em 30 de março de 2014. A indicação foi entregue aos secretários do Conselho, Presbs. Eudes Horst e Samuel Lyra, dia 27 de abril de 2014. Para ser validada, a indicação de um ou mais candidatos, precisa vir apoiada por 15 assinaturas de membros comungantes, civilmente capazes, em plena comunhão, e que não tenha relação familiar com o(s) indicado(s).

Haverá um Processo Seletivo e Treinamento dos Candidatos Indicados. O Conselho fará o exame da legalidade da indicação, bem como a análise e aprovação dos indicados. Esse processo ocorrerá de 02 de maio a 01 de junho de 2014. Haverá um treinamento e orientação aos candidatos indicados e aprovados. Aqueles que participarem das orientações, após análise final e aprovação, serão apresentados a igreja como os candidatos que concorrerão aos mandatos. O anúncio da Relação dos candidatos aprovados e preparados pelo Conselho se dará no domingo, 15 de junho de 2014.

Então, a Igreja estará pronta a se reunir com seus membros civilmente capazes para proceder a eleição de oficiais ao presbiterato (2 vagas) e ao diaconato (7 vagas) no 22 de junho de 2014. A Ordenação e Instalação dos que forem eleitos e/ou reeleitos ao presbiterato e diaconato ocorrerá no Culto Vespertino (18:00h) do dia 06 de julho de 2014.

─ PASTORAL ─

(3)

BD 04 maio 2014 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Espaço missionário

| 3

“Então ouvi a voz do Senhor, conclamando:” Quem enviarei? Quem irá por nós? E eu respondi: Eis‐me aqui. Envia‐me” Is 6.8.

Queridos irmãos da 1ª Igreja Presbiteriana do Recife ficamos muito felizes pela honrosa contribuição, que nos foi dada aqui no Campo de Delmiro Gouveia. Foram dias de muito trabalho, e de muita semeadura. Como é gratificante vermos Deus agir em sua seara.

Houve várias visitas no total de 86, muitas literaturas entregues, muito louvor pelas ruas de Delmiro. Em meio ao trabalho realizado, algo me chamou atenção. Isso aconteceu quando estávamos na feira, pois um dos feirantes ficou incomodado, porque estávamos cantando, pregando e distribuindo folhetos. Ele disse: “a feira só não está melhor por que essas pessoas estão nos perturbando”. Fez‐me lembrar das muitas vezes que Jesus e seus discípulos adentravam nas cidades anunciando o evangelho e eram recepcionados pelos demônios que também se incomodavam. Sabemos que a Palavra da cruz para muitos é loucura, mas para nós que fomos salvos poder de Deus. Isso deve nos motivar ainda mais, pois sabemos que as portas do inferno não prevaleceram contra a igreja do Senhor.

Apesar de ter vindo um número pequeno de irmãos da PIPR, sei que Deus se alegrou muito com essa iniciativa em vir e exercer o “ide” de Jesus. Fiquei muito impactado com a disposição destes irmãos que se dispuseram a nos ajudar, foram incansáveis. Peço a Deus que outros irmãos sejam tocados para tal obra, pois sabemos que o trabalho para o Senhor não é em vão. Foi verdadeiramente uma “semana santa” ou melhor dizendo dos “santos” que estiveram separando o melhor para Deus.

O mais importante de tudo, foi que o verdadeiro sentido da Páscoa foi apresentado para muitas pessoas desinformadas, alheias a algo tão importante que nosso Senhor Jesus Cristo fez por nós.

Ao Senhor seja dada toda honra e toda glória, aos irmãos que estiveram participando diretamente e indiretamente por esse avanço missionário, que o Senhor derrame as mais ricas bênçãos sobre vossas vidas, e a todos que fazem parte dessa estimada igreja meu muito obrigado. Que o Senhor da seara aqueça os vossos corações para tão grandiosa obra, pois os campos estão prontos para serem colhidos.

Pr. Marcus Venicius e família ‐ IP de Delmiro Gouveia/AL

─ ESPAÇO MISSIONÁRIO ─

(4)

4 |

cantinho da maturidade

BD04 maio 2014 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ CANTINHO DA MATURIDADE ─

Conta‐se que certa vez, o grande violinista Paganini estava dando um concerto e, em dado momento, uma corda do seu instrumento arrebentou. Depois outras foram se rompendo, ate sobrar apenas uma. A plateia tinha ido ali para ouvi‐lo executar sua grande sonata Napoleão. Nesse momento muitos começaram a vaia‐lo, pois não havia condições dele terminar sua execução. Então Paganini ergueu o violino e disse: "Uma corda só, mas tocada por Paganini!»

Meu irmão, sente‐se desalentado por perceber que possui pouca força ou habilidade? Está desanimado por ver que não dispõe de muitos recursos? Então pense no que significa ter um talento, durante uma hora ‐ nas mãos de Deus! Como quer que sejamos, vamos nos colocar inteiramente a serviço de Deus. Não é necessário que sejamos grandes; apenas que estejamos aptos para que o Senhor nos use!

Maria do Socorro

Anaide Lopes Clélia Maia

Dando continuidade com a programação de visitas aos idosos da PIPR e ministração da Ceia do Senhor, estivemos na casa de Maria do Socorro, da Congregação da Torre, que nos recebe sempre alegre , apesar de tantas limitações. Estivemos comemorando os 80 anos de nossa irmã Anaíde Lopes e visitamos também Clélia Maia, já privada de muitas funções necessita de nossas orações.

VIAGEM PARA MACEIÓ ‐ Você conhece Maceió? Ótimo. Venha rever. Você não conhece? Ótima oportunidade! Viaje com a Terceira Idade para ver de perto as belezas dessa linda cidade. Estaremos viajando nos dias 30 de maio a 01 de junho. Junte‐se a nós. O preço é bastante acessível e você vai se divertir a vontade. Inscrições com Glória Santiago.

(5)

─ NOTÍCIAS DE PRIMEIRA ─

BD 04 maio 2014 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Notícias de Primeira

| 5

B I B L I O T E C A M E A M E | O M E A M E e s t á

disponibilizando para empréstimo alguns livros que tratam de maneira prática e bíblica alguns assuntos como família, casamento, criação de filhos e também sobre a vocação da mulher. As interessadas devem procurar Ângela, Cynthia, Ivânia ou Paloma.

CONGRESSO MÃOS & CORAÇÃO | A Secretaria Geral do Trabalho da Infância da I P B estará promovendo o Congresso Mãos & Coração nos dias 23,24,25 de maio de 2014. Será aqui em nossa Igreja. Essa iniciativa da IPB tem por objetivo capacitar os líderes de UCP's e professores do DI e de ministérios que trabalham com crianças em nossas igrejas. Agende esta data, as inscrições podem ser feitas pelo site www.ipb‐infancia.com.br e na secretaria da PIPR se segunda a sexta . Será muito edificante para sua vida e serviço. Mais informações no mural da igreja. E N C O N T R O R E G I O N A L D E O B R E I R O S D A JMN/IPB | Será realizado de 20 a 23 de maio de 2014, em nossa Igreja (PIPR) com os obreiros da JMN/IPB dos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. tema: Chamados para Servir. Ore e colabore com mais esse evento apoiado pelo Ministério de Missões da PIPR para o fortalecimento daqueles que estão trabalhando na seara do Senhor. NOITE DO PIJAMA 1 | Está chegando mais uma Noite do Pijama de Primeira! E será uma grande aventura nos conhecimentos do Senhor!!! Não deixe de inscrever seu filho, neto, sobrinho, etc. As inscrições também estão abertas para crianças que não são da nossa igreja. Será na PIPR, das 19h do dia 06/06/2014 às 09h do dia 07/06/2014. Valor: R$ 40,00 (Pode ser dividido em 2 vezes).FAIXA ETÁRIA: 05 a 12 anos. PERÍODO I N S C R I Ç Õ E S : 27/04 a 01/06/2014.O N D E S E INSCREVER: Na recepção do Crianças de Primeira. Maiores informações procure: Anne; Lucas ou Mariana Gueiros.

NOITE DO PIJAMA 2 | Também estão abertas as inscrições para a equipe da noite do pijama. Venha trabalhar conosco para a Glória do nosso Deus!! Maiores informações procure Anne, Lucas ou Mariana Gueiros.

CASAIS DE PRIMEIRA | Convidamos todos os casais da PIPR para nos encontrarmos mais uma vez em nosso Discipulado de Casais no Sábado, dia 10 de Maio às 20:00h aqui na PIPR. Daremos continuidade ao estudo do livro A Bíblia e Sua Família. Estudaremos o cap. 8 ‐ Filhos, obedecei a vossos pais. Haverá programação para as crianças.

ENCONTRO DA FÉ REFORMADA EM RECIFE | Acontecerá nos dias 07 a 09 de maio de 2014, o Encontro da Fé Reformada em Recife tendo como tema “Não me envergonho do Evangelho”. Mais i n f o r m a ç õ e s e i n s c r i ç õ e s n o s i t e www.fereformada.com.br clicando no link Recife.

MEAME | Convidamos as mulheres casadas de nossa igreja para uma palestra interativa com Dra. Norma Braga, doutora em literatura francesa pela UFRJ e mestranda em teologia filosófica pelo Centro Presbiteriano de Pós‐Graduação Andrew Jumper, casada e membro da Igreja Presbiteriana de Pirangy, Natal‐RN. Conversaremos sobre "A Vocação Feminina e sua contribuição à sociedade», ocasião em que abordaremos o sucesso financeiro e profissional da mulher cristã e seu chamado. Será um agradável chá/café da tarde entre amigas, no sábado, dia 31/05 às 16h, no salão de festas do Edifício que mora nossa irmã Cinthya Pester. Não fique de fora deste encontro, procure ainda hoje Angela, Queta ou uma das mulheres do MEAME e faça sua inscrição, no valor de R$15,00. Inscrições limitadas.

MINISTÉRIO DE MISSÕES | Estamos precisando reabastecer o armarinho.

PASTOR CLÁUDIO | Dos dias 04 a 18 de maio o Pr. Cláudio estará gozando 15 dias de férias.

ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS 2014 | “ A FÓRMULA SECRETA”. Este será o tema da nossa EBF 2014, de 22 a 25 de julho, para crianças entre 4 (anos completos) e 12 anos. As inscrições deverão ser feitas na secretaria do D.I., aos domingos e na Secretaria da Igreja, no horário comercial. Valor da inscrição: R$ 10,00 (dez reais)

BIOGRAFIA | As pessoas interessadas em adquirir o livro UMA TRAJETÓRIA DE VIDA POUCO COMUM (Biografia do Prof. Heinz Neumann), com autógrafo, poderão fazê‐lo na manhã do domingo 11 de maio com Ingrid Neumann. Valor: R$ 30,00.

FAMILIA SECRETA DE ORAÇÃO 2014 | Atenção famílias que estão participando do "Família Secreta de Oração 2014", não esqueçam do seu compromisso de orar e interagir secretamente com a sua família trocando mimos. Estamos com um painel onde você pode colocar seus motivos de oração e retirar os que a sua família secreta colocou.

CASAMENTO | Dia 26 de abril houve o casamento de Elaine de Sá e André Matos, filho de nossos queridos irmãos David e Milca Matos.

NASCIMENTO | No último dia 25 de abril, nasceu Pedro, filho de Samuel e Analice Amorim. Que o Senhor muito vos abençoe.

(6)

BD 04 maio 2014 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

6 |

Notícias de Primeira, súplicas e intercessão

─ SÚPLICA E INTERCESSÃO ─

Interceda a Deus pelos seguintes irmãos:

"Orai uns pelos outros. Muito pode por sua eficácia a súplica do justo.”

Tg 5:

16

Problemas de Saúde

Abigail Miranda;

Adail Maia;

Amaro Souza;

América Elisabeth (Betinha);

Ana Ruth;

Anaide Lopes;

Bayard Amorim;

Cecília da Silva;

Clélia Maia;

Dilma Figueiredo;

Gilberto Oliveira;

João Alves;

Judite Ramos;

Juraci de Souza;

Josefa Gueiros (Zeza);

Lídia Santos;

Manacés Lyra;

Maria Gabriela Macedo;

Marlene Vasconcelos;

Neide Galiza Machado;

Raquel Amorim

Vanildo Lima.

Outros Enfermos

Ana Lúcia;

Artur;

Cíntia Figueiredo;

Conceição;

Elelson;

Elisama e Jovelina (pedido de Juraci);

Fabiano Leitão;

Jonatan;

José Carlos Figueiredo e Miriam (pedido de Cremilda);

José Roberto;

Maria Clara (bisneta de D. Edite);

Maria do Carmo Beltrão (Carmy)

Maria José Araújo;

Maria Júlia e família (amiga de trabalho de pb. Edson)

Marlene Araújo (mãe de Jaidson);

Selma (irmã de Suzicleide);

Tito;

Valdice e

Virlene.

─ NOTÍCIAS DE PRIMEIRA ─

(7)

Equipes 04 a 10 de maio 11 a 17 de maio Presbíteros

Diáconos

Israel Selva Jorge Osvaldo José Bartolomeu Manoel Rubens Aurilo Daniel Sistema de som Klaus Wagner/Cristiano Lucas/Cristiano Regente Congregacional Sebastião Ventura Sebastião Ventura Oração (Terças‐feira) Pr. Lutero Rocha Pr. Lutero Rocha Doutrina (Quintas‐feiras) Pr. Iclayber Alves Pr. Iclayber Alves

─ ESCALAS E PLANTÕES ─

Dia Nome

Amadeu Neumann Monteiro Robalinho 08/05

Athos da Costa Lima Moraes 09/05

─ VISITA ÀS CONGREGAÇÕES ─

─ ANIVERSARIANTES DA SEMANA ─

“Tu pois, filho meu, fortifica‐te na graça que está em Cristo Jesus.” II Tm 2:1

Mês Dia CP Itamaracá CP Nazaré

Beatriz Geraldo Correia

CP Aliança

BD04 maio 2014 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

aniversariantes, escalas e plantões

| 7

09/05

10/05 David de França Arcoverde

Mês Dia CP Torre CP Itamaracá CP Nazaré CP Aliança CP Vicência CP Itambé

11 Edelson L. ‐‐‐‐‐‐ Arthur Braga Lutero Rocha ‐‐‐‐‐‐ Arthur Braga

Amaro de Souza Neto 05/05

05/05 Ana Maria Reinaux Cunha Vasconcellos

Alessandra Barbosa de Sousa Figueiredo 05/05

Eudes Horst Samuel Lyra

Maio

25 Severino G. Wilson Durães Dário Gueiros Henrique N. Jamim Santos Washington Jr.

07/05 Igor Lacet Reis Fernandes

(8)

Domingo

Escola Bíblica Dominical 10h30

Terça Reunião de Oração 19h

Quarta Equipe Pastoral 10h

Quinta Estudo Bíblico 19h

Sábado Impacto Junior e Impacto Jovem 16 e 18h

─ L I T U R G I A ─

8|

programação litúrgica e atividades semanais

BD 04 maio 2014 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ ATIVIDADES SEMANAIS ─

Culto Matinal e Vespertino 9h e 18h

Culto Matinal 9h

Prelúdio Instrumental

Te Exaltamos, ó Cristo

*Leitura Bíblica: Gênesis 12:1‐9

*Oração

*Hino: NC 21 “Deus de Abrão”

Dependemos de Tua Graça

Leitura Bíblica: Gênesis 3:8‐13

Oração de Confissão

Cânticos

Te Dedicamos Nossos Recursos

*Leitura Bíblica: Gênesis 14:18‐20

*Ofertório: NC 63 “As Muitas Bênçãos”

*Oração de Consagração

Música Especial

Carecemos Da Tua Palavra

Mensagem – Rev. Iclayber Alves

Ceia do Senhor

*Oração e Bênção Apostólica

*Tríplice Amém

Notícias de Primeira

*Congregação de pé

Culto Vespertino 18h

Prelúdio – Coro Salmos

Jesus é Digno de Toda Adoração

*Leitura Bíblica: Efésios 2:11‐22

*Oração

*Cântico “Tu És Tremendo Deus”

Devemos Confessar os Pecados

Leitura Bíblica: Efésios 2:1‐7

Oração de Confissão

Cânticos

Ofertar a Deus é Uma Honra

*Leitura Bíblica: Efésios 2:8‐10

*Ofertório: NC 60 “Ofertório”

*Oração de Consagração

Coro Salmos

A Palavra de Cristo nos dá Vida

Mensagem – Rev. Lutero Rocha

Hino NC 266 “Rude Cruz”

*Oração e Bênção Araônica

*Tríplice Amém

Notícias de Primeira

*Congregação de pé

Referências

Documentos relacionados

A partir de pesquisa realizada junto ao Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o artigo analisa alguns efeitos colaterais do processo de preparação e

§6º ​O Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, previsto no inciso V do ​caput deste artigo, além de ser encaminhado digitalizado, também deverá,

Ocorre que, passados quase sete anos da publicação da Lei n o  12.651/2012 e pacificadas as discussões sobre a sua aplicação, emendas a uma medida provisória em tramitação

The provisional measure addresses the necessary extension of the deadline for entry into the Environmental Regularization Program (PRA), but also contains amendments that aim

20 serão exercidos por membros da Igreja civilmente capazes, eleitos a cada 2 (dois) anos pela Assembléia Geral - exceção feita ao cargo de Presidente, que será

e Fem.; Masc.; ou Fem.; entre 25 a 45 anos; ensino fundamental completo; trabalhar de segunda a sábado; horário de trabalho a combinar; experiência na CTPS de 2 anos na

Com isso se finaliza a exposição deste número, uma reflexão sobre todo o processo formativo em suas diversas etapas, características de construção histórica, processo de

Então, a Igreja estará pronta a se reunir com seus membros civilmente capazes para proceder a eleição de oficiais ao presbiterato (3 vagas) e ao diaconato (6 vagas) no