• Nenhum resultado encontrado

UEFA EURO - ÉPOCA 2019/21 DOSSIERS DE IMPRENSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UEFA EURO - ÉPOCA 2019/21 DOSSIERS DE IMPRENSA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Parceiros oficiais do UEFA EURO 2020

Hungria

Puskás Aréna - Budapeste sábado, 19 de Junho de 2021

15.00CET (15.00 Hora local)

Grupo F - Jornada 2

França

Última actualização 18/06/2021 00:05CET

Retrospectiva 2

Legenda 4

(2)

Retrospectiva

A segunda jornada do Grupo F do UEFA EURO 2020 proporciona o primeiro embate entre a Hungria e a França em 16 anos.

• Enquanto a Hungria está a fazer a segunda participação consecutiva no EURO, mas também apenas a segunda em 49 anos, a França esteve em todas as fases finais desde 1992 e atingiu, pelo menos, os quartos-de-final em cinco das últimas seis participações, tendo sido finalista vencida, em casa, no UEFA EURO 2016.

• A Hungria espera recuperar depois de ter sofrido três golos na fase final do jogo, perdendo por 3-0 frente ao detentor do título, Portugal, na Puskás Arena, na primeira jornada, com todos os golos marcados a partir dos 84 minutos. A França, por sua vez, venceu a Alemanha por 1-0 em Munique, graças a um autogolo na primeira parte.

Encontros anteriores 



• Esta é a primeira vez que a Hungria defronta a França desde a derrota por 2-1 num encontro particular em Metz, a 31 de Maio de 2005. Djibril Cissé e Florent Malouda marcaram na primeira parte para a equipa da casa, com Zsombor Kerekes a reduzir no final do encontro para a Hungria.

• Os dois países tinham disputado oito jogos em Budapeste, o último terminou com um triunfo por 3-1 da França num particular em Março de 1990. Éric Cantona bisou pelos visitantes, com Franck Sauzée a também marcar. Uma grande penalidade de Attila Pintér permitiu à Hungria conseguir um empate que durou pouco tempo.

• Foi a primeira vitória da França em Budapeste, onde também sofreu seis derrotas, incluindo uma goleada por 13-1 em Junho de 1927, com József Takács a fazer um duplo “hat-trick” naquele que continua a ser o triunfo mais folgado de sempre da Hungria.

• Este é o quinto encontro dos dois países Campeonato da Europa, com a Hungria a vencer três dos quatro duelos anteriores e a empatar o outro. Venceu por 3-1 em Paris e por 2-1 em Budapeste nos quartos-de-final de 1964, seguiu-se um empate 1-1 em Budapeste - a outra ocasião em que a França conseguiu evitar a derrota na Hungria - e uma vitória dos húngaros por 2-0 em Paris na qualificação para a edição de 1972.

• As seleções já se cruzaram duas vezes na fase de grupos do Campeonato do Mundo. A França venceu por 3-1 no Argentina '78, antes de ganhar por 3-0 no México, oito anos depois, com Dominique Rocheteau a marcar os terceiro golos dos franceses em ambos os jogos.

Factos do EURO: Hungria

• Esta é a segunda participação consecutiva da Hungria na fase final do EURO. A sua campanha em 2016 foi a primeira desde 1972, bem como a primeira fase final que disputou desde o Campeonato do Mundo de 1986. Apenas quatro países competiram nas duas primeiras fases finais do EURO nas quais os magiares estiveram – em 1964 e 1972.

• Em 2016, uma equipa treinada por Bernd Storck venceu o Grupo F, com cinco pontos, os mesmos que a Islândia, mas vantagem no confronto directo, e mais dois pontos que o futuro campeão Portugal, enquanto a Áustria foi última, com apenas um ponto. A Hungria abriu a campanha com um triunfo por 2-0 sobre a Áustria, em Bordéus, com Ádám Szalai a inaugurar o marcador, antes de somar empates diante de Islândia (1-1) e Portugal (3-3).

• No entanto, não esteve à altura da Bélgica nos oitavos-de-final, perdendo por 4-0 em Toulouse, apesar de três golos dos golos só terem surgido nos últimos 12 minutos.

• A derrota diante de Portugal, na primeira jornada, significa que a Hungria tem apenas duas vitórias em nove jogos na fase final do EURO (E2 D5).

• A Hungria foi quarta classificada na fase de apuramento do UEFA EURO 2020, somando 12 pontos em oito jogos, terminando atrás de Croácia, País de Gales e Eslováquia, que também marcam presença neste torneio.

• A formação de Marco Rossi qualificou-se para o "play-off" do EURO após ter terminado no segundo lugar do grupo na UEFA Nations League 2018/19, como dez pontos, atrás da Finlândia e com um ponto de vantagem sobre a Grécia.

• Depois, os húngaros venceram por 3-1 na Bulgária na meia-final do "play-off". Na final, em Budapeste, a eliminação frente à Islândia avizinhava-se, mas golos tardios de Loïc Négo (88) e Dominik Szoboszlai (90+2) deram a volta ao resultado e valeram uma vitória por 2-1 e o consequente apuramentoto para a fase final.

(3)

• O primeiro jogo da Hungria na Puskás Aréna foi um amigável ante o Uruguai, a 15 de Novembro de 2019, que perdeu por 2-1. Também foi derrotado no jogo seguinte, frente à Rússia, por 3-2, a 6 de Setembro de 2020, a contar para a UEFA Nations League. À terceira foi de vez, alcançando o sucesso diante da Islândia (2-1), na final do "play- off". O seu registo neste estádio, é agora: V2 E2 D3.

• O registo global da Hungria em Budapeste, na fase final, é agora: V229 E89 D84.

Factos do EURO: França

• A derrota por 1-0 no prolongamento frente a Portugal na final do UEFA EURO 2016 impediu a França de conquistar o seu terceiro título do EURO, após os triunfos de 1984 e 2000.

• Em 2016, a equipa de Didier Deschamps terminou em primeiro no seu grupo, à frente de Suíça, Albânia e Roménia, antes de vencer a República da Irlanda por 2-1 - a sua primeira vitória numa eliminatória do EURO desde 2000 - nos oitavos-de-final. Islândia (5-2 ) e Alemanha (2-0) foram afastadas a seguir, mas Portugal foi mais forte na final em Saint-Denis.

• Os "bleus" reagiram à desilusão e venceram pela segunda vez um Campeonato do Mundo em 2018, que juntaram ao título conquistado 20 anos antes, ao baterem a Croácia por 4-2 na final em Moscovo.

• Deschamps, que como jogador foi campeão do mundo (1998) e da Europa (2000) por França, pode repetir a proeza como treinador. A França é o único país, para além da República Federal da Alemanha Ocidental (EURO de 1972, Campeonato do Mundo de 1974) e da Espanha (EURO de 2008 e 2012, Campeonato do Mundo de 2010), que conseguiu ostentar os dois títulos ao mesmo tempo.

• A França qualificou-se para a fase final de 2020 ao vencer o Grupo H, com vitórias em oito dos dez jogos da qualificação (1E 1D), terminou com 25 pontos, mais dois que a Turquia.

• A derrota por 2-0 na Turquia, a 8 de Junho de 2019, foi o único desaire da França em 90 minutos em 18 jogos do EURO (14V 3E).

• A França está a disputar a 13ª fase consecutiva de um mundial ou de um europeu. Não falha uma qualificação desde o Campeonato do Mundo de 1994 e neste período chegou a cinco finais, com três títulos conquistados.

• Este é o décimo EURO da França, o oitavo consecutivo, a última vez que não conseguiu uma qualificação foi em 1988.

• Todos os jogos da França na Hungria foram frente à equipa da casa e em Budapeste, mas este é o primeiro encontro no Puskás Aréna. O registo dos franceses é 1V 1E 6D.

Ligações e curiosidades

• Loïc Négo, que fez o empate para a Hungria frente à Islândia nos últimos minutos da final do "play-off" do UEFA EURO 2020 - o primeiro golo que marcou pela selecção - nasceu em França e fez parte da equipa, onde também estava Antoine Griezmann, que venceu em casa o Campeonato da Europa de Sub-19 da UEFA em 2010. O defesa obteve a nacionalidade húngara em 2019.

• Négo, que começou a carreira no Nantes, também marcou a grande penalidade decisiva na vitória do Fehérvár sobre o Reims, por 4-1 no desempate, a 24 de Setembro de 2020, depois da terceira pré-eliminatória da UEFA Europa League ter terminado sem golos.

• Também jogaram em França:

Barnabás Bese (Le Havre 2016–20)

• Gulácsi e o suplente Orban jogaram pela equipa do Leipzig que foi batida por 3-0 pelo Paris Saint-Germain nas meias-finais da UEFA Champions League, a 18 de Agosto de 2020. Presnel Kimpembe e Kylian Mbappé jogaram pelo Paris.

• Gulácsi, Kimpembe e Orban jogaram os 90 minutos no triunfo do Leipzig sobre o Paris, por 2-1, na fase de grupos da UEFA Champions League, a 4 de Novembro de 2020. Kimpembe foi expulso nos descontos e ficou suspenso para o jogo da segunda mão, três semanas depois, quando Mbappé ajudou o Paris a vencer por 1-0 no Parc des Princes.

• Nos seus tempos de jogadores, o seleccionador da Hungria, Rossi, foi expulso na derrota do Piacenza, por 2-0, frente à Juventus de Deschamps, na Serie A, a 11 de Abril de 1998.

(4)

(a.p.): Após prolongamento pen: Grandes penalidades

Nr: Número ag: Autogolo

ag: Jogo decidido por golos marcados fora P: Penalty

tot: Resultado das duas mãos J: Jogos disputados

J: Jogos Pos.: Posição

Comp.: Competição Pts: Pontos

E: Empates V: Expulso (cartão vermelho directo)

DN: Data de nascimento Res: Resultado

Prolong.: Prolongamento gp: Jogo decidido através do "Golo de Prata"

GS: Golos sofridos c: Jogo decidido por moeda ao ar

GM: Golos marcados V: Vitórias

Legenda

:: Encontros anteriores

Golos marcados/sofridos: O total de golos inclui o resultado de decisões disciplinares (por exemplo: derrota num jogo quando é determinado resultado de 3-0). O total de golos não inclui os marcados durante desempates por grandes penalidades após um jogo ter terminado empatado.

:: Plantel

Qual.: Total de jogos/golos apenas na Qualificação Europeia para o UEFA EURO 2020.

FF: Total de jogos/golos apenas na fase final do UEFA EURO 2020.

Global: Total de jogos/golos na selecção.

DN: Data de nascimento

Idade: Baseada na data da última actualização do dossier de imprensa D: Informação disciplinar (*: falha jogo seguinte se admoestado, S: Suspenso) :: Factos das equipas

Fase final do EURO: O Campeonato da Europa foi disputado por quatro equipas em 1960, 1964, 1968, 1972 e 1976 (quando a ronda preliminar e os quartos-de-final eram considerados parte da qualificação).

A partir de 1980 a prova expandiu-se para uma fase final com oito equipas, num formato mantido em 1984, 1988 e 1992, antes de ser aumentar para 16 equipas em 1996. O UEFA EURO 2016 foi o primeiro torneio a ser disputado com 24 equipas na fase final.

Fase de qualificação para o Campeonato do Mundo: A secção dedicada aos factos da equipa exibe todos os países participantes na história do EURO e do Mundial. No entanto, por favor tenha em conta que Israel (de 1950 a 1994) e o Cazaquistão (de 1998 a 2002) participaram na fase de qualificação do Mundial sem serem membros da UEFA.

Registos de países inactivos

Várias federações-membro da UEFA foram afectadas pela dissolução ou divisão de federações-membro. Para efeitos estatísticos, os registos destes países inactivos foram alocados a outras federações: dessa forma, todos os jogos da União Soviética são atribuídos à Rússia; todos os jogos da República Federal da Alemanha – embora não os da República Democrática da Alemanha – são atribuídos à Alemanha; todos os jogos da Jugoslávia e da Sérvia e Montenegro são atribuídos à Sérvia; todos os jogos da Checoslováquia são atribuídos tanto à República Checa como à Eslováquia.

Jogos interrompidos/anulados

Para efeitos estatísticos, quando um jogo começou e depois foi abandonado e mais tarde anulado conta-se o resultado que se verificava na altura em que foi interrompido. Jogos que nunca tenham chegado a começar e foram cancelados ou anulados não são incluídos nas estatísticas gerais.

Competições

Outras abreviaturas

(5)

Cláusula de desresponsabilização: Apesar de a UEFA ter o máximo cuidado com a informação contida neste documento na altura da sua publicação, nenhuma representação ou garantia (incluindo responsabilidade de terceiros), expressa ou implícita, é feita em relação à exactidão e fiabilidade do mesmo. Como tal, a UEFA não assume qualquer responsabilidade pela utilização ou interpretação da informação nele contida. Mais informação sobre o regulamento das competições poderá ser encontrada no UEFA.com.

Referências

Documentos relacionados

Assim o deslize de sentidos possíveis, algo como signo de outra coisa (darstellen) encontra na contradição interna da sigla LGBT as bases de uma representação que por ser

O objeto do presente Credenciamento é o cadastramento de Agricultores Familiares para os fins de aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar para

Para efeitos estatísticos, os registos destes países inactivos foram alocados a outras federações: dessa forma, todos os jogos da União Soviética são atribuídos à Rússia; todos

Neste momento as equipes do Movimento Pólen: Acolhida, Canto, Encenação, Formação, Liturgia, Síntese e Assessoria explicaram para o Grande Grupo como tem sido a caminhada da

Para efeitos estatísticos, os registos destes países inactivos foram alocados a outras federações: dessa forma, todos os jogos da União Soviética são atribuídos à Rússia; todos

Para efeitos estatísticos, os registos destes países inactivos foram alocados a outras federações: dessa forma, todos os jogos da União Soviética são atribuídos à Rússia; todos

Não apurou a Turquia para o Mundial 2014, apesar de ter vencido três dos quatro jogos no comando da equipa, mas conseguiu levá-la ao UEFA EURO 2016..

Para efeitos estatísticos, os registos destes países inactivos foram alocados a outras federações: dessa forma, todos os jogos da União Soviética são atribuídos à Rússia; todos