• Nenhum resultado encontrado

Análise da variação estacional do preço da pimenta-do-reino para exportação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise da variação estacional do preço da pimenta-do-reino para exportação."

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

1978

'RItA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA FL— 06490 ulada ao Ministério da Agricultura

nrn casino de Pesquisa Agrop.cuáris do Trópico Ümkfo

1

PI 00-I3 D$z 1978

Travessa Dr. Enéas Pinheiro s/n

Caixa Postal, 48 —lei. 226-1541 —66.000— Belém-PA

ANÁLISE DA QARIAAO ESTACI0NAL 00 PRÊÇO DA PIMENTA-DO-REINO PARA EXPORTAÇAO

ALFREDO OVAIIA HOMMA

GIÃUCIO CËZAR VIEIRA DA SILVA ARMANDO DA PAZ PUGA REBELLO

Análise da variaçào estacional

1978 5L-06490

(2)

CENTRO DE PESQUISA AGROPECU1RIA DO TROPICO 0M100

COMUNICADO TtCNICO N9 9

ANALISE DA VARIAÇAO ESTACIONAL DO PREÇO DA PIMENTA-DO-REINO PARA EXPORTAÇO

ALFREDO OYAMA HOMNA

EngQ AgrQ, MS. em Economia Rural Pesquisador do CPATU

GLAUCIO CEZAR VIEIRA DA SILVA Eng9 AgrQ

ARMANDO DA PAZ PUGA REBELLO EngÇ AgrQ, Prõfessór da FCAP

BEL EM C PAT U

(3)

An1ise davüiaçà estacional do preço da pimen ta-doreinopara exportaçao. Bel&n,CPATU, 1978.

13p. jlust. (Comunicado Tcnico, 9) 1. pimenta-do-reina ,.Aspectos econSmicos. 2. Pj manta-do-reino - Exportaçao. 3. Pimenta-do-reino - Preços. 1. Silva, Glucio cgzar Vieira da. II.Rebel lo, Armando da Paz Puga. III. Srie. IV. Tftulo. CDD: 382.41384

(4)

A1ILISE DA VARIAÇIO ESTACIONAL DO PREÇO [iA PIHEtITA-DO-REINO PARA EXPORTAÇ7W

SUM1RIO

p.

1 - II1TRODUÇ7O ... 1

2 - flATERIAL E t4ETODOS ... 2

3 - RESULTADOS E DISCUSSAO ... 3

3.1 - ÍNDICE DE VARIAÇ7O ESTACIONAL ... 3

3.2 - DESESTACIOÍIALIZAÇAO DOS PREÇOS ... 4

3.3 - AIGLISE DOS PREÇOS flDIOS ... 5

4 - COI1CLUSES ... 5

5 - ANEXOS ... 7

5.1 - DESVIOS PADROES, ÍNDICES ESTACIONAIS, LIIIITES SUPERIO- RES E INFERIORES DA VARIAÇ1O ESTACIONAL DOS PREÇOS DA PH;EUTA-DO-REINO NO MERCADO DE UEW YORK - 1956-60 . . . 7

5.2 - DESVIOS PADROES, ÍNDICES ESTACIONAIS, LIMITES SUPERIO- RES E INFERIORES DA VARIAÇÃO ESTACIONAL DOS PREÇOS DA PIMENTA-DO-REINO NO MERCADO DE NEM YORK - 1961-70 . . .

a

5.3 - DESVIOS PADROES, ÍNDICES ESTACIONMS, LIMITES SUPERIO- RES E INFERIORES. DA VARIAÇO ESTACIONAL DOS PREÇOS DA PINENTA-DO-REINO NO MERCADO DE NEW VOSK - 1971-75 . . . . 9

5.4 - PREÇOS NEDIOS HENSAIS DE PIMENTA-DO-REINO NO FIERCADO DE NEM YORK (cents/lb) - 1956-60 ... 10

(5)

5.5 - PREÇOS MtDIOS MENSAIS DE PIMENTA-DO-REINO NO lIERCADO

DE MEti YORK (Cents/lb) - 1961-70 ...

• 1 •1

5.6 - PREÇOS MEÔIOS MENSAIS ÕE PIMENTA-DO-REINO NO UERCADO

DE NEM YORK (Cents/lb) - fl71-75 ...12

6 - FONTES CONSULTADAS ...13

(6)

AflLISE DA VARIAÇO ESTACIOMAL DO PREÇO DA PIMENTA-DO-REINO PARA EXPORTAÇAO

RESURO: Málise da variação estacional dos preços da pimenta-do-reino no merca do de exportaçao pelo método do Total U vel de 12 meses. Os resultados no perto do 1956-75ruostrararn a exist&ncia de pi cos nos preços de 1960, 1965, 1969, 1970, 1974 e 1975, sendo adequado para o produ tor brasileiro exportar logo após a sa fra, quando os preços médios atingem a fase de alta que está em torno de 9% aci ma da média anual.

1 - INTRODUÇAO

O conhecimento da flutuação estacional dos preços dos produtos agrícolas é de suma importância para a orientação dos agricultores, do governo e dos próprios con'sumidores.

O agricultor, conhecendo a flutuação estacional dos pre ços dos produtos agrícolas, poderá aguardar a melhor época de pre ços, armazenando seus produtos.

Do mesmo modo, esse conhecimento permitirá ao governo executar, mais eficientemente, sua política de armazenagem e expor tação de seus produtos agrícolas, bem comô orientar transportes de uma região para outra, delocando produtos a melhores preços.

As variaçSes dos preços dos produtos, notadanente dos. produtos agrícolas, são frequentes. Entre os diversos tipos de v nação, tem-se as diárias, semanais, mensais, anuais e seculares, todas de características distintas (v.64 e 6-5).

As variaç6es dos preços podem causar desiquiLíbrio na procura do processo de comercialização e na renda do sttor. agríco la. Assim, atenuá-las tem-se constituído preocupação daqueles que

(7)

orientam políticas relativas ao processo de desenvolvimento do se tor agrícola (v.6-3).

A cultura de pimenta-do-reino representa uma das princi pais atividades agrícolas do Estado do Parâ; em 1976 sua produção representou cerca de 95% da brasileira. No aspecto mundial, nesse mesmo ano, o Brasil figurou como 39 produtor, com uma participaço de 17,3%.

A quase totalidade da pimenta-do-reino produzida no Paú destinada à eXportação, sendo aproximadamente 80% para o mercado externo e 20% para o consumo interno (v.6-1 e 6-2).

O presente trabalho tem como objetivo determinar a varia ção estacional dos preços da pimenta-do-reino no mercado de expor tação durante o ano, para verificar se existem períodos distintos de alta e baixa de preços.

Tais inforzaaçaes contribuem para fornecer subsídios aos produtores, aos atacadistas e aos exportadores, bem como ao gover no, principalmente no que se refere ao delineamento de uma políti ca de exportação de pimenta-do-reino, e possibilita carrear maio res divisas.

2 - NATERIAL E METODOS

Os dados bâsicos utilizados neste trabalho referem-se aos preços médios mensais de pimenta-do-reino no mercado de New York no período de 1956-75.

A anâlise compreendeu duas etapas, sendo a primeira 50

bre o estudo da variação estacional dos preços, e a outra sobre o estudo da desestacionalização dos preços. Para estas anâlises fo ram considerados os períodos de 1956-60, 1961-70 e 1971-75.

(8)

.3 -da..poss.íveis mudanças no processo de produção, à variação.. nos pre ços dos inswnos e ao deslocamento na oferta pela entrada de novo produtores.

O miStodo usado para a estimativa da variação estacional dos preços, em estudo, foi.o denominado Total Môvel de 12 meses, onde cada preço mensal 6 exposto como pekcentagem de sua tendôn cia. A utilização deste xntodo perxnitiü èàlcular um índice ajusta do, onde foram elirnlinadas as influancias das variações cíclicas e de outras discrepãnias, deixndo em evid&ncia a variação estacio nal e oütras causas não mensuráveis.

Para testar se houve ou não diferença estatisticamente significativa, ent#e os índices de variação estacional para cada produto em estudo' utilizou-se o teste de Qui-Quadrado (X 2 ).

A desesjacionalização foi usada para verificar a tendên cia dos preços, at fim de estudar o comportamento durante os anos.

Os preos da pimenta-do-reino referentes aos meses de

maio de 1972, deembro de 1973, e janeiro e fevereiro de 1974, por falta de disponiilidade desses dados, foram obtidos por extrapola çao.

3 - RESULTADOS

t

DISCUSS)0

3.1 - INDICE D VARIAÇO ESTACIONAL

- P&íodo 1956-60 - a analise da variação estacional do preço duranü o periodo 1956-60 apresentou índice m6dio anual iii

ferior nos mses de julho, outubro, novenibro e dezembro.

Dtirante o período de janeiro a junho, o preço manteve-se acima do ín'dice mdio anual. A recaída nos meses de julho,outubro, novenro e dezembro pode sez explicada pela entrada de pimenta-do- reiz3b asiática no mercado. Por outro lado, a elevação do preço nos

(9)

meses de janeiro a junho, bem como agosto e setembro, pode ser itt

terpretada pela retenção de pimenta-do-reino asiática (v. Quadro 1).

- Período 1961-70 - o índice de preços foi inferior ao nível médio nos meses de janeiro, abril a agosto e dezembro, man tendo-se acima nos meses de setembro, outubro e novembro e igual nos meses de fevereiro e março. O nível m5dio de preços de abril a

agosto deveu-se a entrada de pimenta-do-reino asiática rto mercado, o que muito beneficiou os produtores brasileiros, uma vaz que a alta ds preços ocorreu durante a êpoca de colheita ho Brasil ('ti. Quadro 2).

- Período 1971-75 - o índice estacional apresntou uma baixa nos meses de janeiro, junho, outubro, novembro e dezembro. A alta ocorreu r.os meses de março e julho a setembro. Nos outros meses restantes os índices de preços mostraram-se iguais ao anual. Este período mostrou um comportamento atípico em relação aos perto dos anteriores analisados (v. Quadro 3).

Contudo, as análises estatísticas efetuadas não mostra ram diferenças entre os meses dos três períodos estudados a nível de 5% de probabilidade. Este aspecto 6 frequentemente citado na literatura e deve-se ao fáto do ser um produto não perecível e os preços não serem a nível de produtor.

3.2 - DESESTACIONALIZAÇ10 DOS PREÇOS

Período 1956-60 - durante os anos de 1956-59 os preços mantiveram-se praticamente constantes, por6m verificou-se uma alta repentina em 1960. varias causas podem ser apontadas para este sti bito aumento de preços, ressaltando-se'a redução de oferta devido

aos baixos preços dos anos anteriores.

- Período 1961-70 - no período 1961-70 o preço da pimen ta-do-reino apresentou uma tendência quase retilínea, mesmo assim,

(10)

5- foram encontrados quatro picos, nos anos de 1961, 1965, 1969 e 1970.

- Período 1971-75 - a an1ise dc 1973-74 neste período mostrou um s€bito crescimento de preço, que correspondeu, na mesma

fase a uma grande alta dc preço de insumos.

3.3 - ANÂLISE

Dos

PREÇOS MEDIOS

As mudanças de preços m6dios anuais se caracterizaram por picos em intervalos de 5 anos (v. Quadros 4, 5 e 6).

4 - CONCLUSÕES

A an1ise de variaço estacional dá preços para pimenta-do-reino nos trôs períodos analisados no mostrou diferenças signi ficativas quanto aos preços durante os meses do ano.

Isto deveu-se mais à característica do produto ser arma zenável sem maiores conseqü&ncias de conservaçao, aliado a nature za de ser um produto inelástico. Estas duas características permi tem quando ha uma baixa de preços que os exportadores estaquem o produto, ressaltando, dessa maneira, a constância no nível de pra ço.

Durante os meses de maio a junho há urna pequena queda nos preços, causada pela entrada da pimenta-do-reino asiática no mercado. Este aspecto coloca o Brasil numa posiçao privilegiada pe

lo fato das nossas safras saírem no período agosto/setembro/outu bro, alcançando a fase dc alta de preço verificada no mercado de exportaç.o.

Quanto à análise dos preços desestacionalizados verifi cou-se que ela tem sido caracterizada por picos de alta, sobretudo nas safras de 1960, 1965, 1969, 1970, 1974 e 1975. De maneira ge

(11)

quando os preços m&dios atingem a fase de alta no mercado de expor taçao, representando em torno de 9% acima da média anual.

HOMMA, A.O.; SILVA, G.C.V.da; PEBELj1O, A.P.P. An1ise da variação estacio-nal do preço da pimenta-do-reino para oxportayao. Bel&n, CPATU, 1978. 13 p.

(Comunicado Técnico, 9).

I½BSTRACT: Analysis of stationary vari.aticn of black pepper prices in exportaticn markct by 1112 month moving total" method. The results during the 1956-75 period showed the existence of peaks in the prices of 1960, 1965, 1969, 1970, 1974 and 1975, being adequate for the Brasiliart producer to oxport black pepr lsrrttdiately after harvesting, when the airage prias are high and approximately 9% above the annual average.

(12)

o) a) 4) .4 E 9- -J a) o -4 '-4 o r4 01 a) o Q)LSJ LUa 0 -4 tco LU cc =0 ia 14= (no 0O - = 1414 1 (no o ti, 1 WcC -4= =14 -x _J - a -o cc =1/) 00 014 1-O-U) 140) o (no ia 01 -c o, = =0 p-- o 0'o • C 1 tnI-çD LsitdDLfl 0140W' 00 kcc dl O. L)' C4 O 00 uJcw o o •= o ei a te) w mm ri om cmoflGø m ¼0 r4¼øNtfl flOC'lc r4 C4 rio 00 riO ri ri O0 O

r-lri irrlririr4 rlri

O t40t'1 O flotooriNo 00000 oa00cc\m rir-irielriri o ld O ri m ti, ri N N C' m Lfl O ri 9 ri m ri r-4 N O N O C N «3 o oD O Li, 't O C fl r-1 N ri P4 riri o 1-1 0 00 0-4 9099 9 a) 0Si 14 ni I40r-1 0o4g,q 01 C 149-i '-404J4 N (C) (ti OCI.Q (U D10 O > o >c Iji cC íFi

(13)

o -4 c 0 140 LiC Lii LUt n ç1 co ri o o ri ri (O co m Lfl c. m c m m m o e-) 00 -ri mi o 'p1 (no 14= 0O - Esi 14 a. , 1 (nO o (fl 1 wcC ui I-1---z -2- - 0- a 0 =0) 00 - 0W cc '-o-u, LAi tfl O 1/) O 14 o .J -c 0= =0 )-4-0 ar- -cl WV) (O 0140W' 1 00 c tC 1 o. Ln (/) .< -- 4 00 LO r, ç-4 la t-i ri m ri 'r o m ri o O O O O O O O ri ri o o H ri ri ri ri ri ri ri ri ri ri ri m o o o- w w N t- u-i o. co o- o o o. o. o. o. ON o o o o. ri ri ri ri ri N ri a ri -'J• co o. ri a) O '-O o. ri (54 t LO ri ri N ri O fl 'O (O ri (O LO LO (O (O a) ri LO ri ri ri ao ---4 -ti ttjC) t: c'J co 40 z o 9 O O O -ri $4 O 1-4 1-i o o "4-i--Ori O O 41 1 1 1 ri O 4) 4) ) ti 1-, I u az o -o a LO

(14)

U)W tua 0 -o ccc wc LsC) xcc -w tu 'no cc 00 ww 1 'no o vi 1 'dc -4= tw. -4= 1-4 o- 'nw CZI Ln — e 00 '-o-u, tu vi o ti, o tu O _1 -c =0 - I4 O,--cl 00 c)C 14C> ti, wct tu ri - o -Q aI o. (A (O 00 'dO ti4J (A 0 •1-1 o) o o ri o) (O z Li, O ON N ti) ri O 0% N ri en ri 01 0% 0% m m 0 0% 0% o'. 0'. 0'. .-4 ri ri ri ti, ri o ri ti, ri ri ri o O O O 0 O ri r-i O O O O ri ri ri ri ri ri ri ri ri ri ri ri co o ri O O O 'qiLn ri co O N ri ri ri ri ri ri ri 'O (1) tD ri O ¼0 ri 'O ri ri ri ko ri ri O ri W N 0% ri 'O ri O Cl - - - - ri ri ri ri '1' fl til 'O ri Lfl ti, ri 2 o o o o .i 1-4 O 1-4 $4 1-1 Cl 0 $4 14 O ri O O 4' o ai o- -ri o . ,c w o ai ai q 1-1 $4 -14 c rl o 4J 4' (1 oO' ai i O 1-3 . Z ) fl ti) az

(15)

0 0 ao .0 0 .0 O .0 0.0 0 itt

co ia co en riCD Ló ri 0 Ló Ló

- - - _ ' - t. -

'o ri N 0 fl ' O.

r..to Ló 'O Ló 'o 'O LI) li) IS) Ln Ló

ri

O 0 00 00 O O O O O O N

r) ia O.) 'O 'o 'o 1') N ri ri co ifl ri

- - - _ - -

' LI) LI) Ló Ló LI) tO ai .4 ri 0.0.) 0

ri ri ri ri ri ri ri "I fl 1') ' ' (') 0 O 0 00 O 00 0 00 O f') ri Ln. ri co ri ri N co ri rito ri o - - - - 'o 'o ¼0 'o co N N Ló Ló ti' ..30 ri ri ri ri ri ri ri ri ri ri ri ri ri ri 0 co ló O 0% LI) 0 co LI) ri O 0

rio fl Ló co ia rim rn 'a' tv) '.0 o

r- co ia ia co ai N r- r- .Ln Ló Ifl r-

ri ri ri ti ri ri ri CM ri ri- ri ti ti

Ló Ló O ri ri co O Ló O O Ló O 'o

N N O co m 03 O N O '4' ri O ri

ri ri ri ON 0.) O ri iO '4' N O N ri

e') e') «1 ri ri e' e') ri Cv) ri e') ri 1')

0 $4 O O O o -.i Li O $4 14 $4 C) 0,9 $4 0 ri 0 O 41 ,Q ' ç > 14 14 .4 ri . 4-) .;J P ti 'a O) 'a o.) ci S O /) o z o Li Li o o o. c o Ló Li ri 0 o -t o z 1- Li e a- Li o (/1 -t0 - LC cio e, ti) 1 to LSJLO zo.) ti) 0 1 o- 'o ti) VI IS) a.) ()q ri Lii () o---. ti. o 1--D a e o) la) LI) ri "3 'ø

(16)

o o o o o o o o o o o o co CM G) O O ("1 IX) U O O O S? LO -- - - - LO LÓ N CM co ri -I 'Z? ri O LÓ N LÓ LÓ LÓ LÓ LÓ LO LO LO LO LO 1.1 e o o o o o o o o o o o o ko 0. O O CM O O CO 'a LÓ CM CO '3' CO ri '.0 - - - - - - - - O' O O O O O O O CM O'. 0'. O LO N ri . '3. '3' ' '1' '3' LÓ 'a LÓ LÓ lo o O O O O O O O OeO CO CO 'a ri. r- co ri 'a '3' o ri O LO co CO N LÓ LI) LÓ LÓ LÓ O O O O t' rIJ ri ri ri ri ri ri ri ri '3' '1' '3' t ri O O O O O O O O O O O O N 1' ri LO LO LÓ co 1-1LO '3' LO ri ri co ri LO - -- - - -

a'. N LÓ N 0'. a) o'. o'. co co O'. co co co

ri ri ri ri ri ri ri ri ri ri ri ri ri ri O O O O O O O O O O O O N LO co ri O'. O'. ri ri LO LO . '3' - O - O - rI - ri - 0'. LÓ- - '1' - ri fl CM ri ri CM P1 CM 0% ri ri ,Zr C 4 z;r z1 '31 -Qjl ri O O O O O O O O O O O O N LÓ O '3' ri LO ri ri LÓ CM '3' co ' N - - O'. ri- ri N LÓ- LO LO - co - O ~ co - N- LÓ- LÓ - N ri LÓ LÓ '3' '4' '4' '3' '4' '3' '3' 'i' ' O O O O O O O O O O O O ri CM '3' LO co LO co co co LO - - - - - - - - - - -

A

l

ri t- pi o'. co o'. N LO o'. ri '' co

ri ri ri ri 'ci' ri ri ri ri ri ri '4' l' ri

0

CM O O O O O O O O O O O CM

riu ri LO O N O'. CM LÓ LÓ CM ri II) N

'ai - - - . - ml '3' LO ri '3' CM o'. O CM '3' 1'- LÓ .vj' ri ri1 ri ri ri ri ri CM ri ri ri ri ri ri ri O O O O O O O O O O 0 O ri ri co LO o'. ri O'. CM CO LO O LO CM ri CM LO - - - - - N - '3' - - ri - ri - - -

O'. LO LO N LO li) 'ci'

ri ri. ri ri ri ri ri ri ri '3' '4' ri ri ri 1 io o O O O O- O O O O O 0 0 O i .41 co 'a o'. ' 'a co LÓ ri O'. ri O 0 1 'a i - - - - N LO CO N LO t LO LO LÓ '3' 'a co LO

e

. oo

I'

to Ci) i R o >- La La o o o c (-3 cc La o o 1 La cc o

a

c 1- La 1 o- La o LÓ -o ti) 1 La LO (1, o 1 -4 o- tan ti) tfl O4-o' c La G) cc o c LO o 1 0 Ia O.

(17)

o La o o o ct (-3 e' L4 o o -1 e' á o 1-o- ai o ti., ui —tn cr-(/) 1% mc' (n o' -4 o---. Lan ti') ló O 4-' (_> c w a, o----'o & 5.- •0 (a 3 a 'o 14) o o o 14) e') O - - ~ N O 14) co m m O O O O '? 10 - - - N - 14) co co co o o co ¼0 O e' ~ - - co co co o o o o o ti - .. co o CM ~ co o co ~ N o co ~ co co o o ~ 14, co o co ~ Ia a' o ri ~ 'o o o o ~ e') a' o 14) ~ 14, co o O O N - - - m O D D ri m co co o o o m o (4) N ri N t t o o o o o o o o O O O O (fl ' co o co 10 141 e') O 14) '? O O - - - - - - - ~ - - cr. ri ' (1 ti m 'o o ti ~ o ti 'o co 10 14) LO LO 141 'o N 'O 'O 'O 'O LO o o o o O O O O O O O O LO 14, ti o o co 'o o ri co o 'O CM - - - ~ - co a' a' a' co o co ri n ri a' o '3' '34 '34 '3' '3' '34 cl' LO LO LO LO '3' Ul o o - O ti - 0 o - O co . O o - O 1- - O o - O o . O Ln - O o - O co . O — . '3' ri ~ 14) (4) LO 'O 14') 14) LO ti) Li) ti LO ri LO ri LO co '3' N '3' LO '3' 'O '3' ti LO O 14 '-4 o 14 11 G) 14 O ri O O o 1-4 04' O o o ra4 14 Z 14 '.4 Z li ') ri i 1'3 O Ft D - a) 41 (O 41 O > O z N o N z e.l '-1 ai o, ri ri «-1 ex,

(18)

L3

6 - FONTES CONSULTADAS

1 - ALBUQUERQUE, F.C. & CONDURU, J.M.P. Cultura da pimeita-do-tei-no na regio amazônica. Belgm, IPEAN, 1971. 149p. (Fitotec nia, v.2. nQ 3).

2 - FERREIRA, W.C. Oferta de culturas perenes: pimenth-do-reino no Estado do Pará. Viçosa, UFV, 1974. 91p. (Tese nkstrado)

3 - IRIAS, L.J.M. & BRESSAN, M. Estimativa da variaçao estacional dos preços de alguns produtos agrícolas no Estado de Minas Gerais. Seiva. Viçosa, 27(64):4-28, out/nov; 1967

4 - PANIACO, E. Caf-produçao, ciclo e procura. Experientiae. Viço sa, 1(4):1-14, jan; 1963.

5 - STEELE, H.L.; VERA FILHO, F.M.; WELSH, R.S. Coxnercializaçao agrícola. Rio de Janeiro, WALD, 1971. 443p.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

Os objetivos desta pesquisa são analisar os desdobramentos das políticas e as ações de turismo e de preservação do patrimônio cultural que intervêm na produção do espaço

Paciente chegou pontualmente para sessão de fisioterapia onde Paciente chegou pontualmente para sessão de fisioterapia onde foram realizados uma série de alongamentos para ganho

da Matemática, favorecendo a melhoria da qualidade desses processos ao mesmo tempo que leva em conta o currículo exigido nesse nível de ensino; b) oferecer subsídios teóricos

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

Anéis elásticos são elementos de máquina de fixação usado em eixos ou em furos, que tem como principais funções, evitar deslocamento axial e posicionar ou limitar o curso de

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma