• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

0

Relatório Final de Estágio

Mestrado Integrado em Medicina | 6º Ano

Eduardo Miguel Ramos Dutra

Aluno Nº 2009166

Ano Letivo 2014/2015

Lisboa

(2)

Eduardo Miguel Ramos Dutra

Índice

1. Introdução 2

2. Síntese dos elementos representativos do Estágio Profissionalizante 3

a. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar 3

b. Estágio Parcelar de Pediatria 3

c. Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia 4

d. Estágio Parcelar de Saúde Mental 4

e. Estágio Parcelar de Medicina 5

f. Estágio Parcelar de Cirurgia 6

3. Reflexão Crítica Final 7

(3)

Eduardo Miguel Ramos Dutra

1. Introdução

O Estágio Profissionalizante (EP) do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL), consiste em seis estágios parcelares em áreas médicas e cirúrgicas. Tem como objetivos gerais proporcionar aos alunos uma formação sólida, apoiada numa forte componente de prática e raciocínio clínicos e dotá-los de atitudes e aptidões essenciais para o seu futuro profissional.

O presente relatório visa sintetizar os elementos que constituíram este EP e expor uma reflexão crítica final acerca do mesmo. Esta recairá, por um lado, sobre o cumprimento ou não dos objetivos pessoais e específicos dos estágios parcelares, e, por outro, sobre uma análise global feita a todo o ano profissionalizante que agora termina. Para que tal seja possível, este relatório encontra-se dividido em três partes: a presente introdução; o corpo de trabalho, onde é feita a síntese dos vários Estágios Parcelares; e, por fim, a reflexão crítica final. Este relatório conta ainda com três anexos, 1, 2 e 3, que correspondem, respetivamente, a um cronograma dos estágios parcelares, a um quadro englobando os trabalhos por mim realizados ao longo do presente ano e aos vários certificados de atividades extracurriculares frequentadas.

Estando este ano dotado de um forte carácter profissionalizante e sendo o último do MIM, defini, antecipadamente e de uma forma geral, os seguintes objetivos pessoais: reforço dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do curso, ganho progressivo de maior autonomia nas várias atividades que constituem a rotina de uma enfermaria hospitalar, aquisição de experiência na realização de procedimentos práticos e desenvolvimento do meu raciocínio clínico.

(4)

Eduardo Miguel Ramos Dutra

2. Síntese dos elementos representativos do EP

a. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar (15 de setembro a 10 de

outubro de 2014)

Este estágio, sob a regência da Prof.ª Doutora Isabel Santos, ocorreu durante quatro semanas na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) da Lapa, com a tutela da Dr.ª Helena Jerónimo. Teve como principal objetivo dar aos alunos a possibilidade destes colaborarem na prestação de cuidados de saúde comunitária, treinando assim aptidões adequadas ao exercício da Medicina Geral e Familiar. Ao longo do estágio assisti e participei ativamente em consultas de saúde do adulto, planeamento familiar, saúde materna e saúde infantil. Acompanhei ainda a equipa de enfermagem em visitas domiciliárias, tendo observado nesse contexto o tratamento de algumas situações crónicas e complicadas. No final do estágio defendi o “Diário de Exercício Orientado”, que tinha realizado, perante um júri.

b. Estágio Parcelar de Pediatria (13 de outubro a 7 de novembro de 2014)

Este estágio, sob a regência do Prof. Doutor Luís Varandas, ocorreu durante quatro semanas no Hospital Dona Estefânia, com a tutela da Dr.ª Marta Conde. Teve como principal objetivo a apreensão, por parte do aluno, das manifestações clínicas, do diagnóstico e dos princípios de atuação nas patologias pediátricas mais frequentes. Ao longo do estágio, acompanhei a minha tutora, quer na consulta externa de Reumatologia Pediátrica, quer no serviço de urgência. Tive também oportunidade de assistir a consultas de Imunoalergologia, Hematologia, Pneumologia, consultas do viajante e passar dois dias no serviço de Infecciologia Pediátrica. Compareci diariamente nas reuniões de passagem de doentes e semanalmente nas sessões clínicas do Hospital. Na última semana de

(5)

Eduardo Miguel Ramos Dutra

estágio apresentei o tema “Puberdade Precoce” e assisti aos vários temas que foram apresentados pelos meus colegas.

c. Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia (10 de novembro a 5 de

dezembro de 2014)

Este estágio, sob a regência da Prof.ª Doutora Teresa Ventura, ocorreu durante quatro semanas no Hospital Fernando da Fonseca, estando dividido em duas semanas dedicadas à Ginecologia, com a tutela da Dr.ª Marta Marum, e em duas semanas dedicadas à Obstetrícia, com a tutela da Dr.ª Vanessa Santos. O principal objetivo do estágio foi permitir ao aluno a obtenção de mais prática e de expansão das suas competências na área da Ginecologia e Obstetrícia, participando para isso nas várias vertentes que a especialidade inclui. Nas duas primeiras semanas do estágio, dedicadas à Ginecologia, tive contacto com o bloco operatório, histeroscopia e consultas externas de Ginecologia (áreas de Ginecologia Geral, Oncologia e Menopausa). As duas últimas semanas do estágio foram dedicadas à Obstetrícia, e tive contacto com a enfermaria (de grávidas e de puérperas), consulta externa e diagnóstico pré-natal. Ao longo do estágio frequentei semanalmente o serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia, onde tive oportunidade de participar ativamente. Na última semana do estágio apresentei oralmente o tema “Endometriose”.

d. Estágio Parcelar de Saúde Mental (9 de dezembro de 2014 a 16 de janeiro

de 2015)

Este estágio, sob a regência do Prof. Doutor Fernando Miguel Teixeira Xavier, ocorreu durante quatro semanas no Centro de Saúde da Brandoa, com deslocações semanais ao Hospital Fernando da Fonseca, acompanhando as atividades da equipa de Psiquiatria Comunitária da Brandoa, sob a tutela da Dr.ª Pilar Santos Pinto. Este estágio

(6)

Eduardo Miguel Ramos Dutra

teve como principal objetivo a promoção do desenvolvimento de conhecimentos já adquiridos anteriormente e a maturação destes, bem como das capacidades de diagnóstico e intervenção clínica em Psiquiatria e Saúde Mental, através do acompanhamento tutelado de doentes com patologia psiquiátrica. Durante este estágio, acompanhei a minha tutora em consultas de Psiquiatria, em reuniões da equipa Comunitária e no serviço de urgência. Acompanhei também uma equipa de enfermagem em visitas domiciliárias e, na última semana de estágio, apresentei, juntamente com os meus colegas, o tema “Psicoimunologia”.

e. Estágio Parcelar de Medicina (26 de janeiro a 20 de março de 2015)

Este estágio, sob a regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco, ocorreu durante oito semanas no Hospital de Egas Moniz, Serviço de Medicina II, com a tutela da Dr.ª Manuela Soares. Teve como objetivo maior a aquisição de autonomia e responsabilidade progressivas por parte dos alunos, através do desempenho de atividades importantes para a equipa médica onde estes foram inseridos. Durante estas semanas fui integrado na equipa da minha tutora, tendo-me sido atribuídos vários doentes ao longo do estágio. Como aluno estagiário, tinha as responsabilidades de perceber a história clínica de cada doente e a sua evolução ao longo do internamento, verificar as intercorrências e vigilâncias, e observar cuidadosamente cada um. Seguidamente redigia os diários clínicos, verificando se existiam exames complementares em curso, fazendo a respetiva interpretação e anotação dos resultados. Posteriormente, em discussão do caso clínico com o resto da equipa, traçava-se um plano para o doente. Contactei com enfermeiros, médicos e fisioterapeutas, para garantir a melhor abordagem possível ao doente em causa. A atividade de enfermaria passou ainda pela observação e realização de múltiplas técnicas. Semanalmente, participei ativamente na visita clínica do serviço.

(7)

Eduardo Miguel Ramos Dutra

Acompanhei ainda a minha tutora no serviço de urgência geral do Hospital de São Francisco Xavier, bem como nas consultas externas de Medicina Interna e doenças tromboembólicas. Em termos de atividades formativas, assisti aos seminários previstos para este estágio parcelar, a reuniões semanais de discussão sobre notas de alta, a

reuniões hospitalares sobre temas variados e à apresentação intitulada

“Hemoglobinopatias” por parte das minhas colegas. Apresentei, nesse contexto, o tema “Hipertensão Secundária”.

f. Estágio Parcelar de Cirurgia (23 de março a 22 de maio de 2015)

Este estágio, sob a regência do Prof. Doutor Rui Maio, ocorreu durante oito semanas no Hospital Beatriz Ângelo (HBA), com a tutela do Dr. Vítor Moura Guedes. Enquanto aluno, o principal objetivo do estágio foi melhorar a capacidade para avaliar corretamente as situações clínicas mais comuns em Cirurgia Geral, determinar as prioridades de atuação e estabelecer as medidas e procedimentos essenciais para a sua resolução adequada. Este estágio encontrou-se dividido em uma semana de sessões teóricas/teórico-práticas, quatro semanas de atividades na especialidade de Cirurgia Geral, uma semana no serviço de urgência geral e em duas semanas de atividades em especialidade opcional (no meu caso, Anestesiologia). Na primeira semana do estágio, para além de ter assistido a sessões com temas teórico-práticos variados, executei, em modelos, técnicas de entubação oro-traqueal, colocação de cateter venoso central e sutura. Durante as quatro semanas dedicadas à Cirurgia Geral, acompanhei o meu tutor nas suas atividades na enfermaria, urgência cirúrgica, consulta externa de Cirurgia Geral e, principalmente, no Bloco Operatório, não só no HBA, mas também no Hospital da Luz, tendo tido oportunidade de entrar como ajudante em cirurgias nos dois locais. Na semana que foi passada em Serviço de Urgência Geral, acompanhei vários médicos de Medicina

(8)

Eduardo Miguel Ramos Dutra

Interna, observando um modelo diferente de urgência hospitalar em funcionamento. Estive também na Sala de Pequena Cirurgia, onde pude praticar a técnica de sutura de feridas. Já nas duas semanas dedicadas à Anestesiologia, tuteladas pela Dr.ª Ana Ferro, tive contacto com múltiplas áreas de ação do anestesista, acompanhei a anestesista de urgência e assisti a consultas de avaliação pré-anestésica. Para além disso, foi-me ainda dada a oportunidade de treinar diversos procedimentos técnicos próprios da anestesiologia. Finalmente, na última semana de estágio, discursei no mini-congresso, organizado pela regência deste estágio parcelar no HBA, com o tema “Nódulos da Região

Parotídea – Um Caso Clínico” e assisti aos trabalhos apresentados pelos meus colegas

de estágio.

3. Reflexão Crítica Final

Terminado que está o EP, chega a altura de refletir sobre o cumprimento dos objetivos pessoais e específicos dos estágios parcelares e criticar aspetos que se mostraram relevantes nos mesmos.

Tendo em conta os objetivos enunciados na introdução deste relatório e na descrição de cada um dos estágios parcelares, considero-os cumpridos na sua quase totalidade. As competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina (como colheita de dados nas várias situações clínicas, uso de um raciocínio clínico de forma a proceder à formulação de diagnósticos provisórios e definitivos, tomada de decisões clínicas) são as que se destacam como principal ganho das atividades desempenhadas durante este EP. Considero que se tratou de um estágio que possibilitou a aquisição integrada destas competências, que serão indispensáveis para o Internato do Ano Comum que se segue. São ferramentas que considero básicas para a prática clínica, e que só foram adquiridas durante o estágio do 6º ano.

(9)

Eduardo Miguel Ramos Dutra

Outro objetivo consistia em desenvolver e aprofundar competências de autonomia nas várias atividades que constituem a rotina de uma enfermaria hospitalar. Este foi, quanto a mim, um importante objetivo cumprido no decorrer deste EP, dado que essas competências eram marcadamente insuficientes no início do primeiro estágio parcelar. No entanto, termino este EP com a perfeita noção de que o meu conhecimento é limitado, e só através do estudo e obtenção de mais experiência prática poderei intervir da forma mais correta em cada uma das situações com que serei confrontado no futuro.

Como principais aspetos positivos, gostaria de realçar 1) o contributo dado pelos estágios parcelares de Pediatria (onde me foram atribuídos graus crescentes de autonomia em contexto de avaliação de doentes em Urgência) e de Medicina (em que rapidamente se ganha responsabilidade e autonomia no exercício das atividades diárias de enfermaria) para que eu me desenvolvesse como futuro Clínico 2) as oportunidades para treinar procedimentos médicos invasivos conferidas pelo estágio parcelar de Cirurgia, e, em particular, pela passagem na Anestesiologia 3) o estágio parcelar de Saúde Mental, que mudou por completo a visão que tinha da Psiquiatria, através da sua componente comunitária.

Quanto aos aspetos menos positivos, não posso deixar de referir o excesso de alunos que por vezes se verificou em alguns estágios parcelares, como Pediatria e Cirurgia, o que condicionou a observação de doentes e de procedimentos. Queria ainda deixar uma referência ao estágio de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Fernando da Fonseca, cuja organização culminou num estágio excessivamente fragmentado, com pouca ou nenhuma orientação por parte das tutoras inicialmente designadas.

Apesar de não constituírem, em si mesmas, componentes do EP, devo ainda incluir uma referência sucinta e uma reflexão crítica acerca das Unidades Curriculares

(10)

Eduardo Miguel Ramos Dutra

Integradora e Opcional. Tal como está estruturada, a Unidade Curricular (UC) Integradora fomenta nos alunos a consolidação de conhecimentos e o seu raciocínio clínico, através de sessões teóricas. Estas sessões, a meu ver, cumpriram com mérito o seu objetivo integrador, e penso que em mais ocasiões durante o MIM se deveria ter esta preocupação. Quando à UC Opcional, que no meu caso foi o Estágio Clínico Opcional (em Anatomia Patológica no Instituto Português de Oncologia de Lisboa), teve a duração de duas semanas e foi a única oportunidade, facilitada pela Faculdade, para escolher, enquanto aluno, quer a especialidade, quer o Serviço onde gostaria de estagiar. Assim sendo, revestiu-se para mim de grande importância, por me permitir contactar com uma especialidade que considero uma opção para o futuro e que não é tão focada (pelo menos em termos práticos) durante o MIM.

Para concluir, deixo os meus agradecimentos a todos quantos, direta ou indiretamente, contribuíram para a minha formação como futuro médico.

(11)

Eduardo Miguel Ramos Dutra

4. Anexos

a. Anexo 1: Cronograma dos estágios parcelares do ano letivo 2014/2015

b. Anexo 2: Trabalhos realizados durante o ano letivo 2014/2015

c. Anexo 3: Atividades extracurriculares:

i. – Certificado de Participação no Curso de Formação Profissional- “Dia Mundial do Rim 2015”.

ii. – Certificado de Participação no 2º Congresso do Internato Médico José

de Mello Saúde - “Um dia com a Diabetes”.

iii. – Certificado de Participação no 4º Curso de Abordagem do Doente

(12)

Eduardo Miguel Ramos Dutra

Anexo 1: Cronograma dos estágios parcelares do ano letivo 2014/2015.

Estágio Parcelar

Data

Medicina Geral e Familiar

Regente: Prof.ª Doutora Isabel Santos Local: UCSP da Lapa

Tutora: Dr.ª Helena Jerónimo

15 de setembro a 10 de outubro de 2014

(4 semanas de Estágio)

Pediatria

Regente: Prof. Doutor Luís Varandas Local: Hospital Dona Estefânia

Tutora: Dr.ª Marta Conde

13 de outubro a 7 de novembro de 2014

(4 semanas de Estágio)

Ginecologia e Obstetrícia

Regente: Prof.ª Doutora Teresa Ventura

Local: Hospital Fernando da Fonseca Tutoras: Dr.ª Marta Marum e

Dr.ª Vanessa Santos

10 de novembro a 5 de dezembro de 2014

(4 semanas de Estágio)

Saúde Mental

Regente: Prof. Doutor Fernando Miguel Teixeira Xavier

Local: Centro de Saúde da Brandoa Tutora: Dr.ª Pilar Santos Pinto

9 de dezembro de 2014 a 16 de janeiro de 2015

(4 semanas de Estágio)

Medicina

Regente: Prof. Doutor Fernando Nolasco

Local: Hospital de Egas Moniz, Serviço de Medicina II Tutora: Dr.ª Manuela Soares

26 de janeiro a 20 de março de 2015 (8 semanas de Estágio)

Cirurgia

Regente: Prof. Doutor Rui Maio Local: Hospital Beatriz Ângelo Tutor: Dr. Vítor Moura Guedes

23 de março a 22 de maio de 2015

(13)

Eduardo Miguel Ramos Dutra

Anexo 2: Trabalhos efetuados durante o ano letivo de 2014/2015.

Estágio Parcelar

Tema e Autoria

Pediatria “Puberdade Precoce”, por Eduardo

Dutra e Melissa Poon

Ginecologia e Obstetrícia “Endometriose”, por Eduardo Dutra

Saúde Mental

“Psicoimunologia”, por Ana Campos,

Ana Mendes, Ana Vicente, Diana Coelho, Eduardo Dutra, Heloísa Paxis

e Maria Marques

Medicina “Hipertensão Secundária”, por

Eduardo Dutra e Melissa Poon

Cirurgia

“Nódulos da região Parotídea – Um Caso Clínico”, por Eduardo Dutra, Ema

(14)

Eduardo Miguel Ramos Dutra

Anexo 3.i: Certificado de Participação no Curso de Formação Profissional- “Dia Mundial do Rim 2015”.

(15)

Eduardo Miguel Ramos Dutra

Anexo 3.ii: Certificado de Participação no 2º Congresso do Internato Médico José de Mello Saúde - “Um dia com a Diabetes”.

(16)

Eduardo Miguel Ramos Dutra

Anexo 3.iii: Certificado de Participação no 4º Curso de Abordagem do Doente Urgente - “Procedimentos no doente urgente”.

Referências

Documentos relacionados

Abreviaturas e acrónimos BPHE – Permutador de calor de placas brasadas Brazed Plate Heat Exchanger CFD – Mecânica de fluidos computacional Computational Fluid Dynamics LMDT

No estudo sobre o “Perfil sociodemográfico de cuidadores familiares de pacientes dependentes atendidos por uma unidade de saúde da família no município de São

Focamos nosso estudo no primeiro termo do ensino médio porque suas turmas recebem tanto os alunos egressos do nono ano do ensino fundamental regular, quanto alunos

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

No presente trabalho foram utilizadas ferramentas (modelo ASSETS e índice TRIX) para avaliar o estado de eutrofização dos estuários dos rios: Massangana, Capibaribe,

0 presente trabalho de Conclusão de Curso atende a exigência do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para obtenção do titulo de

The molecule was mixed with the cationic lipid DOTAP (Figure 1) to form stable vesicles with small sizes due to the two polar heads and the long carbon chain present