• Nenhum resultado encontrado

Autoimagem de crianças e a contribuição da arteterapia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Autoimagem de crianças e a contribuição da arteterapia"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)Encontro. Revista de Psicologia Vol. 14, Nº. 21, Ano 2011. AUTOIMAGEM DE CRIANÇAS E A CONTRIBUIÇÃO DA ARTETERAPIA. RESUMO Patrícia dos Prazeres Alves Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra pati.fts@hotmail.com. Ao trabalhar sob o tema Autoimagem com crianças que possuíam dificuldade na aprendizagem escolar, foi possível destacar as potencialidades e revelar a beleza individual de cada individuo. Valorizando assim o que há de mais peculiar nas crianças, sem seguir estereótipos e padrões estabelecidos pela mídia. Por meio da utilização da linguagem não verbal como: artes plásticas, mandalas, argila, autorretratos, danças circulares sagradas à luz da Psicologia Analítica, teve como resultado a melhoria nas condições da autoestima. Ao final do ano letivo, a turma apresentava mudanças em seu comportamento e no rendimento escolar. Demonstravam serem crianças mais felizes, seguras, nas realizações das atividades escolares e também na relação com o outro. Já a criança que era o caso mais preocupante da turma, que apesar das várias estratégias pedagógicas o seu rendimento escolar não apresentava evoluções. Encontrava-se a um passo de fazer parte do fracasso escolar que assola a educação brasileira. No entanto, depois das sessões arteterapêuticas a criança passou a descobrir suas potencialidades e habilidades que até então encontravam-se ocultas em seu interior. Palavras-Chave: autoimagem; beleza; criança; arteterapia; Psicologia Analítica. ABSTRACT. Anhanguera Educacional Ltda. Correspondência/Contato Alameda Maria Tereza, 4266 Valinhos, São Paulo CEP 13.278-181 rc.ipade@aesapar.com. Working under the theme Self Concept with children who had learning difficulties at school, it was possible to highlight the potential and reveal the individual beauty of each individual. Thus valuing what is most peculiar in children without following established standards and stereotypes in the media. By using non-verbal language such as: fine arts, mandalas, clay, self-portraits, sacred circle dances in the light of analytical psychology, has resulted in improvement in the conditions of self-esteem. At the end of the school year, the group showed changes in their behavior and school performance. Showed children being happier, safer, achievements in school activities and also in relation to the other. Have the child who was the most disturbing case of the class that, despite the various teaching strategies academic performance showed no changes. He was on the verge of being part of school failure that plagues Brazilian education. However, after the sessions art therapy the child began to discover their potential and skills that previously were hidden inside. Keywords: self image; beauty; child; art therapy; analytical psychology.. Coordenação Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE Artigo Original Recebido em: 11/01/2011 Avaliado em: 29/05/2011 Publicação: 1 de junho de 2012. 91.

(2) 92. Autoimagem de crianças e a contribuição da arteterapia. 1.. INTRODUÇÃO Atualmente é imposta uma idéia falsa sobre a verdadeira beleza. A cada época mais cedo as crianças se sentem obrigadas a seguirem os padrões da moda que são impostos por meio da mídia e publicidade. E assim não só as crianças, mas as pessoas de modo geral, procuram a felicidade superficial e a sua aceitação no convívio social. Este. artigo. pretende. divulgar. o. trabalho. realizado. com. atividades. arteterapêuticas a luz da Psicologia Analítica, em uma escola da rede Municipal de Embu, com crianças do 3º ano do ensino fundamental, que possuíam déficit na aprendizagem. Com objetivo de fortalecer e resgatar a autoestima das crianças ao desenvolver a ideia sobre a verdadeira beleza, de um jeito amplo, harmonioso e sem estereótipos, por meio das artes plásticas e de atividades que envolvem o “Eu”, estimulando mudanças em suas atitudes para que se tornem crianças e futuro adultos mais confiantes. E assim colaborar de uma forma completa as necessidades que cada indivíduo possui com a sua autoimagem. Além de mostrar o quanto que a Arteterapia pode cooperar para uma intervenção mais significativa no processo de execução das atividades feitas em escola pública.. 2.. CARL GUSTAV JUNG E A PSICOLOGIA ANALÍTICA Psicologia Analítica é o nome dado a linha de pensamento teórica do Médico e Psiquiatra Carl Gustav Jung, nascido na Suíça em 26 de julho de 1875, era de uma família extremamente conservadora e religiosa, uma vez que seu pai e parentes eram pastores luteranos. E este histórico familiar influenciou profundamente a vida de Jung, frente a questões religiosas, espirituais, que contribuíram significativamente para a construção de sua teoria. Teve uma breve parceria com Freud, que por sua vez possuiu uma grande admiração das opiniões sistematizadas de Jung. Contudo este trabalho em conjunto durou pouco, uma vez que Jung começou a divergir de alguns conceitos da psicanálise, principalmente sobre a libido. Sobre essa divergência os autores Fadman e Frager (1986, p.43) ressaltam: A despeito de sua íntima amizade, os homens discordavam em pontos fundamentais. Jung nunca foi capaz de aceitar a insistência de Freud de que as causas da repressão. Encontro: Revista de Psicologia š Vol. 14, Nº. 21, Ano 2011 š p. 91-103.

(3) Patrícia dos Prazeres Alves. 93. eram sempre traumas sexuais. Este último, por sua vez, ficava sempre apreensivo com o interesse de Jung pelos fenômenos mitológicos, espirituais e ocultos.. Para que Jung pudesse fundamentar seus conceitos principais, foi influenciado por alguns antecedentes intelectuais como Schopenhauer, Nietzsche e Kant, a mitologia, algumas religiões e tradições orientais, que também contribuíram para a base da formação da Psicologia Analítica. Na literatura Fausto, de Goethe, ajudou na compreensão do autoconhecimento e do poder do mal na vida de cada indivíduo. Já nas tradições orientais, na qual era rejeitada por muitos e considerada sem significação cientifica, foi estudada profundamente por Jung e usada na compreensão do processo de integração da personalidade. Na qual a mandala simboliza fortemente este processo. Serão mencionados alguns dos conceitos principais da Psicologia Analítica, essenciais na aplicação das atividades arteterapeuticas. As atitudes – Introversão e Extroversão – A introversão concentra-se no mundo interior centralizando os próprios sentimentos e pensamentos. Os extrovertidos são mais focados no mundo externo e tendem mais facilidade na compreensão do que acontece em sua volta. Em seus estudos é ressaltado que ninguém é somente introversão ou extroversão e nem os dois ao mesmo tempo. De acordo com a situação que é vivenciada a pessoa se apropria com umas destas atitudes. As funções: Pensamento, Sentimento, Sensação, Intuição – O Pensamento e a Sentimento na visão de Jung eram maneiras de elaborar e tomar decisões. Na Sensação e Intuição juntas são formas de assimilar informações concretas de fatos atuais ou objetivos futuros. A ação das quatro funções resulta em uma percepção de mundo mais equilibrado. š. Inconsciente Coletivo – é uma espécie de herança psicológica e biológica que age no comportamento e experiência humana coletiva e não individual.. š. Arquétipo – Localizada dentro do inconsciente coletivo, que servem para organizar o material psicológico. São imagens primitivas relacionadas a temas mitológicos, contos, lendas de culturas e épocas distintas.. š. Símbolos – Representa a situação psíquica atual de um determinado indivíduo, que podem ser individuais encontrados em sonho e fantasias e os coletivos, muitas vezes religiosos. Encontro: Revista de Psicologia š Vol. 14, Nº. 21, Ano 2011 š p. 91-103.

(4) 94. Autoimagem de crianças e a contribuição da arteterapia. š. Sonhos – É a ponte entre o processo consciente e inconsciente.. Assim sendo, a Psicologia Analítica visa não buscar a causa, mas sim a finalidade da desordem psíquica. Valoriza a razão, porém mais do que isso, busca na intuição e emoção o objetivo do desequilíbrio na qual o individuo se encontra. Para Whitmont (1969, p.17): [...] a preocupação de Jung... era mostrar que a intuição, a emoção e capacidade de perceber e de criar por meio de símbolos são modo básicos de funcionamento humano, assim como a percepção através dos órgãos do sentido e através do pensamento.. Seguindo a abordagem simbólica da Psicologia Analítica, é que foram desenvolvidas as atividades de arteterapia que serão citadas neste artigo.. 3.. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A ARTETERAPIA Desde tempos remotos, a civilização humana expressa seus sentimentos por meio da arte (desenhos, pinturas, danças, canções), e esta capacidade criadora artística que o ser humano tem de expressar ou transmitir tais sentimentos ou sensações, faz da Arteterapia uma comunhão na utilização de tais recursos artísticos no tratamento de transtornos mentais. [...] a Arteterapia aplicada aos diferentes contextos...promove a melhoria da qualidade de vida ao relacionar significadamente o mundo interno e o externo, propiciando o reconhecimento e desenvolvimento de potenciais, a aprendizagem significativa e o crescimento psíquico.. Prosseguindo, Arteterapia é a utilização de linguagens artísticas, especialmente das artes visuais, com as demais linguagens como música, teatro e dança, para tratamentos terapêuticos, que visa por meio da linguagem não verbal, a manifestação e expressão do que se passa interiormente em cada individuo, ou seja, os medos, sonhos, ideais, frustrações, realizações. Para Arcuri (2006, p.27), “A arte é, portanto uma linguagem capaz de criar um canal de comunicação com a psique, é capaz de compreendê-la na sutileza dos seus nuances.” Dessa forma a Arteterapia é um elemento facilitador e transformador para a entrada do universo simbólico, ajudando no desenvolvimento pleno do ser. Além disso, é também um recurso para que se possa trabalhar o corpo, mas não como estamos acostumados a ver, ou seja, trabalhar apenas o exterior com academias, cosmético ou cirurgias plásticas, e sim criar uma ligação com alma. Segundo Arcuri (2006) é necessário ter um cuidado e atenção muito especial para cada área de nosso corpo, com amor e afetividade. Pois se não tivermos esse cuidado, Encontro: Revista de Psicologia š Vol. 14, Nº. 21, Ano 2011 š p. 91-103.

(5) Patrícia dos Prazeres Alves. 95. podemos transferir para o corpo todas as experiências dolorosas psíquicas. E assim ter como fator doenças que na maioria das vezes são conseqüências de algo que nos está afetando interiormente. De acordo com a Psicologia Analítica a doença orgânica pode ter um significado e esse significado pode ser simbólico, já que quem adoece é a alma e o corpo apenas decodifica o que acontece interiormente. Pode-se dizer que um dos maiores objetivos da arteterapia seria este trabalho de prevenção da alma e do corpo, dessa forma a vida será encarada ativamente e enfrentada diretamente. Ao invés de manifestarmos a nossa desordem psíquica por meio de doenças com significados simbólicos.. 4.. PERSONA E A BELEZA De acordo com Whitmont (1969, p. 140): O termo latino PERSONA refere-se à máscara do ator da antiguidade, que era usada nas peças ritualísticas solenes. Jung usa o termo para caracterizar as expressões do impulso arquétipo para uma adaptação à realidade exterior e a coletiva.. A Persona é um meio facilitador de se apresentar e ser aceito pelos outros, ou seja, é a máscara que colocamos para desenvolvermos a relação entre pessoas, vida em grupo, convivência, comunicação. Como vimos a Persona é de extrema importância, para que cada indivíduo tenha uma vida social harmoniosa. Porém é necessário que haja o equilíbrio com o ego, caso contrário a pessoa perde a sua real identidade e a todo o momento de acordo com Whitmont, (1969, p.140), “[...] o padrão de personalidade se baseia na imitação estereotipada ou numa atuação meramente zelosa em relação ao papel atribuído coletivamente à pessoa na vida.” Nas ultimas décadas o que percebemos é exatamente a ausência de equilíbrio. As pessoas procuram cada vez mais se esconder atrás de máscaras e assim mostram para a sociedade aquilo que ela quer e não o que realmente é. Dessa forma oculta sua verdadeira personalidade e caráter. Bombardeadas por meios de comunicações, que inclui indistintamente diferentes veículos, tais como jornal, rádio, TV, outdoor, cinema, entre outros, pessoas são incentivadas a seguirem padrões impostos por estes meios.. Encontro: Revista de Psicologia š Vol. 14, Nº. 21, Ano 2011 š p. 91-103.

(6) 96. Autoimagem de crianças e a contribuição da arteterapia. E a beleza se enquadra neste quesito. Para entendermos melhor, será dada uma breve explicação sobre a origem do significado de beleza, que para Maldonato (1998, p. 183-188): Na origem de todos os motivos estéticos está a simetria. Se quiser trazer para as coisas idéia, senso, harmonia, é preciso primeiro dar-lhes forma, simetria, equilibrar forma simétrica, equilibrar as partes do todo ordená-las proporcionalmente em torno de um centro.. Percebemos que a beleza tem origem na antiguidade grega e relação com a área da matemática. No entanto é importante a ressalva de duas características essenciais na citação acima que são a harmonia e equilíbrio, ou seja, para ser belo é não e necessariamente buscar o exagero, é o conjunto de características sejam elas externas e internas que irá mostrar a beleza de cada individuo. Uma vez que para se ter uma beleza sadia é necessária trabalhar primeiramente a alma, ou seja, necessitamos ficar bonitos de dentro para fora.. 5.. A DECISÃO DE TRABALHAR COM AUTOIMAGEM As sessões de Arteterapia foram aplicadas em uma escola da rede Municipal da Estância Turística de Embu. Logo no início foi feita uma sondagem, para conhecer melhor a turma, porém o maior objetivo era envolver nas sessões, os alunos com déficit de aprendizagem. Foram selecionadas, cerca de dez crianças que não estavam alfabetizadas. Segundo a sondagem e em conversas com os responsáveis, estas crianças vinham com um histórico familiar bem desestruturado, a maioria das crianças morava apenas com a mãe, outras os pais não tinham uma vida conjugal boa. Ao concluir a sondagem foi percebido que havia uma ausência de afetividade na vida daquelas crianças. Então logo surgiu a idéia de fazer as atividades com este assunto e abarcar a autoimagem de cada um, pois também foi notada uma baixa auto-estima das crianças.. 6.. AS SESSÕES DE ARTETERAPIA APLICAS DAS NO ESTÁGIO CURRÍCULAR As atividades arteterapêuticas foram aplicadas no estágio curricular, do curso de Lato Sensu em Arteterapia da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra.. Encontro: Revista de Psicologia š Vol. 14, Nº. 21, Ano 2011 š p. 91-103.

(7) Patrícia dos Prazeres Alves. 97. Logo depois da sondagem, foi iniciado o primeiro encontro, como era o nosso primeiro contato, iniciamos com os combinados e uma breve apresentação do que mais gostavam em sim mesmos. Todas as sessões eram iniciadas e encerradas com uma dança circular sagrada ou uma técnica expressiva corporal, já que com a mente relaxada é mais fácil acessar o inconsciente e expressar o que se passa por lá, através da linguagem não verbal. Num primeiro momento as crianças estranharam muito, principalmente os meninos, que cumpriam o que era proposto, no entanto havia certa resistência. Apesar das dificuldades nos primeiros encontros, todos realizavam as propostas dos encontros. Todos tinham um caderno com folha lisa, no qual era chamado de “Caderno de Artes”. Será destacado o trabalho desenvolvido no estágio de um menino de 9 anos do 3º ano do ensino fundamental. Conforme as atividades diagnósticas era o caso mais preocupante da turma, em nível de aprendizagem de leitura e escrita encontrava-se no silábico sem valor, visto que escrevia apenas o seu primeiro nome, não reconhecia todas as letras do alfabeto, nem a sequência numérica, além de ser muito tímido e retraído. Diariamente eram utilizadas várias intervenções pedagógicas por parte da escola, mas sem sucesso, percebia que o fracasso escolar que esta criança caminhava, ultrapassava as barreiras da arte de ensinar. Em entrevista realizada com a família da criança, constatou que a relação conjugal do casal era de constantes brigas e separações, onde a criança presenciava tudo passivamente. A mãe apresentou consciência de que tudo isso abalava direta ou indiretamente o processo de aprendizagem de seu filho. Também houve distanciamento na relação entre pai e filho, uma vez que o menino tinha imensa admiração pelo pai. Essa situação ocasionou na criança, conflitos afetivos e emocionais que são bem claros no seu processo de aprendizagem escolar. Na primeira sessão a criança demonstrou certa timidez, principalmente nas danças circulares sagradas. Mas a partir da terceira sessão, percebeu-se que a criança já estava mais motivada em fazer as danças circulares sagradas, porém na roda de conversa permanecia sempre quieto.. Encontro: Revista de Psicologia š Vol. 14, Nº. 21, Ano 2011 š p. 91-103.

(8) 98. Autoimagem de crianças e a contribuição da arteterapia. 6.1. Primeiro encontro – Mandala Mandala1 é uma palavra que era utilizada na Índia antiga e tem o significado de círculo. Jung2 estudou minuciosamente a mandala e a utilizou em sua prática clínica. Para Fadman e Frager (1986, p. 47), a mandala simboliza o processo de individuação e equilíbrio. Representa de acordo com a Psicologia Analítica, uma maneira de centrarmos a vida e encontrarmos um sentido de ordem para ela. No primeiro encontro não foi utilizado o Caderno de Artes e sim uma folha de sulfite apenas com um círculo no meio. Foram espalhadas pela sala fotos, jornais, revistas com várias imagens, onde a criança teria que escolher recortar e colar dentro do círculo (mandala) tudo que lhe lembrava beleza. A.V.T. recortou imagens diversas, como algumas jóias, uma bola de futebol e algumas modelos. Ao perguntar por que ele recortou tais imagens, sua resposta foi que tudo aquilo era bonito, principalmente a bola, já que ele adorava jogar futebol com seu pai. Colocamos os trabalhos no chão da sala, ao olhar com atenção notei o quanto que as crianças receberam influência da mídia. As imagens eram realmente explicitas da beleza superficial que recebemos todos os dias, dentre as imagens estavam fotos de modelos magras, loiras (na maioria das vezes), tinham também muitas jóias, belas casas, tudo o que exprimia luxuria se poderia observar nas mandalas. Abrimos uma roda de conversa sobre o que era beleza nos dias de hoje e o que eles achavam disso. Foi uma longa conversa, em que os alunos disseram que beleza era exatamente o que se via nos trabalhos. Logo depois chamei o menino instiguei sobre o gostar de jogar futebol e ele falou que são poucas as vezes que ele vai jogar com seu pai, pois o pai não gosta de levá-lo, porém quando vão os dois juntos a criança afirma que fica muito feliz.. É a palavra sânscrita para círculo ou para um esquema ou diagrama circular usado com frequência em meditações e outras práticas espirituais (FADIMAN; FRAGER, 1986, p. 47). 2 Jung desenvolveu uma teoria de psicologia complexa... que abrange uma série...extensa de comportamento e pensamento humano...que inclui investigações acerca de religiões orientais, Alquimia, Parapsicologia e Mitologia. (FADIMAN; FRAGER, 1986, p. 43). 1. Encontro: Revista de Psicologia š Vol. 14, Nº. 21, Ano 2011 š p. 91-103.

(9) Patrícia dos Prazeres Alves. 99. As sessões de arteterapia foram realizadas com toda a turma do 3º ano, no entanto o maior objetivo era resgatar a autoestima das crianças com dificuldade na aprendizagem desta turma, principalmente o menino que era o caso mais preocupante da sala. Visto que a sua maior dificuldade em aprender era resultado de um emocional desorganizado, abalado, por conta das constantes brigas familiares e da relação afetiva entre pai e filho.. 6.2. Segundo encontro – Dança circular sagrada e a escrita do nome com raspas de giz de cera Em círculo e em pé, todos deram as mãos e iniciamos com uma dança circular sagrada chamada Lição de Namoro de Antonio Nóbrega. É uma canção que possui um ritmo alegre, parecido com marcha de carnaval e sua letra inspira uma alegria interior. Nanni (1995) apud Almeida (2005, p. 110): Além do trabalho com relação à elasticidade, à força muscular, aos ritmos variados e alternados, o trabalho com as danças possibilita, por meio da comunicação não verbal, a observação da criatividade no tocante à expressão e interpretação dos movimentos faciais e gestuais, associando, combinando os movimentos e seus significados.. A dança circular sagrada auxilia no desenvolvimento psicomotor da criança, na conscientização do corpo, na comunhão entre corpo e alma, a confiança de si mesmo com a sua autoimagem e a dos outro e na estruturação de seu mundo psíquico (ALMEIDA, 2005). Além de valorizar as diversas culturas que existem ao redor do mundo, pois a cada encontro era trabalhada uma dança diferente e de variadas etnias, grega, indígena, judaica e brasileira. E assim quebrar com a aversão a outros credos e religiões, além de ampliar o repertório musical das crianças. Apesar do passos tímidos e rígidos o menino., dava-se para perceber o seu sorriso singelo. Esta dança tinha como objetivo deixar as crianças mais descontraídas e confiantes para realizar a atividade subsequente. Para iniciar o nosso Caderno de Artes, foi oferecida a seguinte atividade: Na primeira folha do caderno eles teriam que escrever o seu primeiro nome do jeito que mais gostavam e de uma forma diferente. Escreveram com lápis de grafite e posteriormente cada criança tinha que pegar uma cor de giz de cera que estava no centro da sala no chão.. Encontro: Revista de Psicologia š Vol. 14, Nº. 21, Ano 2011 š p. 91-103.

(10) 100. Autoimagem de crianças e a contribuição da arteterapia. Com uma tesoura sem ponta tinham que raspar o giz de cera até ficar em farelos e colar em cima da escrita do nome. Foi notado uma grande habilidade e gosto pelo processo criador do menino. Depois desta atividade o menino, passou a desenvolver a escrita completa de seu nome.. 6.3. Terceiro encontro – Corpo humano no papel kraft O título dado para esta atividade foi “Sou o que sou”. Arrumamos a sala de um jeito que o meio ficasse com espaço para desenvolver a atividade. A dança circular foi à indígena, em roda e com as mãos dadas, ao ritmo da canção, todos juntos batiam com o pé direito bem forte pra frente (como os índios fazem ao dançar), o som que os pés faziam parecia com batidas do coração. Fizemos uma roda de conversa sobre o título da atividade. Formação de duplas para desenvolver a atividade, cada dupla recebeu um pedaço de papel kraft do seu tamanho, Deitaram em cima do papel e o outro integrante da dupla desenhou o contorno do corpo e suas roupas, detalhes particulares como óculos, brincos etc. A dupla que se encontrava o menino conseguiu concluir a atividade satisfatoriamente sempre com detalhes que lembrava o futebol (boné e luva de goleiro), todos diziam que o desenho dos dois ficou bem semelhante com eles.. 6.4. Quarto Encontro – Moldura no espelho Para Bernado (2008, p.41) a construção da autoimagem é: A partir de como e vista pelas pessoas que cuidam dela e com as quais vai entrando em contato ao longo de sua vida, a criança vai construindo uma imagem de si mesma, que pode ser positiva ou negativa.. Desenvolver esta atividade tem como o objetivo fazer com que a criança tenha o prazer de se olhar, encontrar suas características individuais e descobrir o mais de belo em si. Para que houvesse uma sensibilização foi tocada uma canção gregoriana, cada criança sentou de frente ao outro, conforme as orientações que eram pedidas e ao toque da música, faziam toques suaves com as mãos do colega da frente.. Encontro: Revista de Psicologia š Vol. 14, Nº. 21, Ano 2011 š p. 91-103.

(11) Patrícia dos Prazeres Alves. 101. Com um espelho simbólico, feito de papel laminado prateado, cada criança tinha que fazer uma moldura em volta no espelho. Foram espalhados pela sala vários tipos de materiais como: sementes, algodão, miçangas, lantejoula, folhas secas, papel picado, pedras, pedaço de tecidos e fitas de cetim. Cada um pegou o material que quisesse, e desenvolveram a atividade. A.V.T. desenvolveu a atividade utilizando apenas sementes: feijão, milho, arroz e cravo. Era nítido que A.V.T, ainda tinha o pensamento exclusivamente em sua família, ao utilizar apenas utilizar alimentos que originam da terra.. 6.5. Quinto Encontro – Escultura em argila Era o momento mais esperado pelas crianças, pois as mesmas em todo o encontro, perguntavam quando iríamos mexer com argila. Ao mexer com o barro/argila (mineral que vem da terra), seria uma das possibilidades de A.V.T, ter mais flexibilidade em relação a sua origem e família. E dessa forma organizar a sua própria identidade. Seguindo a metodologia de Chiesa (2004) a oficina com o barro, cada criança recebeu um pedaço de argila, foi pedido para que beliscassem, amassassem e batessem o barro, para que se familiarizassem com o material. Logo depois fizeram uma bola com a argila e massagearam o rosto, pescoço, braço, pernas e pés. Com os olhos fechados, cada criança fez uma escultura do corpo humano, ao secar a argila depois de alguns dias, as crianças com guache pintaram a escultura e levaram para casa. A escultura de A.V.T, tinha harmonia de cores, ( vermelho, verde, azul e laranja), segundo a própria criança, utilizou estas cores, chamadas de complementares, pois a professora tinha ensinado em sala de aula.. 7.. O QUE GOSTO MAIS EM MIM Para Bernado (2008, p. 42): A capacidade de amor próprio está ligada a como nos vemos, e à medida que nos aprofundamos no autoconhecimento podemos deixar de ser refém de como os outros nos vêem, ou seja, da nossa expectativa de que tenham uma imagem positiva a nosso respeito, passando a expandir para o mundo, com mais liberdade e coragem, aspectos de nosso mundo interno. Só a partir daí é que podemos nos sentir realmente amados, quando a nossa autoexpressão nos revela ao outro... Encontro: Revista de Psicologia š Vol. 14, Nº. 21, Ano 2011 š p. 91-103.

(12) 102. Autoimagem de crianças e a contribuição da arteterapia. A proposta desta atividade era de cada um valorizar o que mais gosta em si, desenvolver o amor próprio e abrir-se para os outros. Primeiramente foi colocado um espelho na sala, onde cada um tinha que se olhar detalhadamente. No caderno de artes cada criança tinha que desenhar a parte de seu corpo que mais gostava. Os desenhos foram variados, desenharam a mão, outros o braço, pé, boca, cabelo, rosto, algumas se projetaram ao desenharem loira e branca (sendo sua real cor parda e cabelos escuros).O interessante da atividade foi o desenho de uma menina que desenhou sua mão com anéis, unhas grandes pintadas de vermelho. E ao observar o seu tipo físico percebe-se que é mais desenvolvida (fisicamente) que as outras, aparentando estar na puberdade. O menino desenhou sua mão com uma luva de goleiro, e pintou de preto metade da mão, segundo ele era para saber qual era a luva e os dedos da mão.. 8.. CONSIDERAÇÕES FINAIS Desenvolver sessões arteterapêuticas com crianças sob o tema “Beleza e Autoimagem, foi uma realização pessoal”. Principalmente nos tempos atuais, enquanto que cada vez mais cedo as pessoas tentam seguir padrões impostos pela sociedade, muitas vezes modificando seu próprio corpo com parafernálias que o mundo moderno oferece. O objetivo era atingir esta problemática a médio e longo prazo, porém os resultados foram imediatos. Ao término do processo arteterapêutico foi possível perceber a mudança nas atitudes e aprendizagem de cada criança. No final do ano letivo, o nível de aprendizagem dos alunos modificou bastante, todos foram alfabetizados. O menino conseguia escrever o seu nome completo com autonomia, estava iniciando a escrever pequenos textos, que antes não conseguia, já em matemática passou a realizar operações simples de matemática e dominava a sequência numérica de acordo com o planejamento do ano letivo. As crianças começaram a se arrumar mais e demonstraram mais confiança em relação a si e ao outro.. Encontro: Revista de Psicologia š Vol. 14, Nº. 21, Ano 2011 š p. 91-103.

(13) Patrícia dos Prazeres Alves. 103. A Arteterapia é um trabalho profundo que busca no mundo interno de cada individuo desvendar os enigmas psíquicos. Foi uma comunhão surpreendente trabalhar com o tema da Beleza e Autoimagem à luz da Psicologia Analítica e sessões arteterapêticas, uma vez que os resultados são mais significativos, principalmente para o paciente, que passa a entender a sua história de vida.. REFERÊNCIAS ALMEIDA, Lúcia Helena Hebling. Danças circulares sagradas: imagem corporal, qualidade de vida e religiosidade segundo uma abordagem Junguiana. 2005. 311f. Tese. (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas. ARCURI, Irene Gaeta (Org.). Arteterapia um novo campo do conhecimento. 1 ed. São Paulo: Vetor, 2006a. ______. Arteterapia e o corpo secreto: técnicas expressivas coligadas ao trabalho corporal. São Paulo: Vetor, 2006b. ______. Arteterapia de corpo e alma. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. BERNADO, Patrícia Pinna. A prática da arteterapia: Correlações entre temas e recursos. São Paulo: Ed. Do Autor, 2008. (v.1). CIORNAI, Selma (Org.). Percursos em arteterapia: Arteterapia e educação, arteterapia e saúde. São Paulo: Summus, 2005. CHIESA, Regina Fiorezzi. O diálogo com o barro: O encontro com o criativo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. COUTINHO, Vanessa. Arteterapia com idosos: Ensaios e Relatos. Rio de Janeiro: Wak, 2008. FADIMAN, James; FRAGER, Robert. Teorias da personalidade. Tradução Camila Pedral Sampaio, Sybil Safdié. São Paulo: Harbra, 1986. IVANOV, Andrey. A concepção da beleza para a filosofia e a estética. 2009. Disponível em: <http://www.jornaljovem.com.br/edicao15/convidado12.php>. Acesso em: 18 jan. 2010. MALDONATO, Simone Carneiro. Estética e sociologia. 1998. Disponível em: <http://cassandra_veras.tripod.com/sociologia/simmel/estetica.htm>. Acesso em: 18 jan. 2010. WHITMONT, Edward C. A busca do símbolo: Conceitos básicos da Psicologia Analítica. São Paulo: Cultrix, 1969. Patrícia dos Prazeres Alves Pedagoga na rede municipal de Embu das Artes. Especialista em Arteterapia e Psicopedagogia Institucional.. Encontro: Revista de Psicologia š Vol. 14, Nº. 21, Ano 2011 š p. 91-103.

(14)

Referências

Documentos relacionados

O presente artigo está dividido em três seções: na primeira, buscamos entender as ideias que circularam no período sobre a formação intelectual da mulher,

Manifestação da Unidade: “Realmente não temos a Normativa Interna que deve tratar da ocupação das residências do Campus, mas a mesma foi sugerida por nós para

A melhor dosagem do coletor óleo de soja para a flotação dos minérios pi- roxenito silicificado semi-compacto e pi- roxenito silicificado foi 250 g/t, porém a dosagem de depressor

A brincadeira, a dança, o teatro, a música, as artes visuais, o faz de conta são linguagens sem palavras, são ações que permitem que a integração – mente, corpo, emoção

Contudo não se sabe se os insetos encontrados pelos entrevistados realmente são os vetores da doença, por isso, os moradores foram instruídos que os levassem para os postos de saúde

Jayme Fogagnolo Cobra, expande ainda mais os serviços prestados pela clínica para importantes hospitais do país, cumprindo a missão de ampliar o acesso das pessoas ao ser- viço

A arteterapia enquanto processo criativo ainda está distante de incorporações desse porte, já que na maioria das vezes o arteterapeuta lida com materiais e técnicas

foi São Paulo no ano de 1989, quando o regimento de suas escolas públicas já incluía as quatro expressões artísticas (teatro, artes visuais, música e dança) (MARQUES, 2010).