• Nenhum resultado encontrado

Florais de Bach e Florais de Minas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Florais de Bach e Florais de Minas"

Copied!
91
0
0

Texto

(1)

FLORAIS DE BACH E FLORAIS DE MINAS FLORAIS DE BACH E FLORAIS DE MINAS 1. OS FLORAIS DE BACH

1. OS FLORAIS DE BACH

O Dr. Edward Bach, médico inglês, desenvolveu uma medicina natural, para tratar a O Dr. Edward Bach, médico inglês, desenvolveu uma medicina natural, para tratar a saúde emocional e espiritual, descobrindo as 38 Essências Florais de Bach que são saúde emocional e espiritual, descobrindo as 38 Essências Florais de Bach que são essências preparadas a partir dos florais, cada uma para um estado emocional essências preparadas a partir dos florais, cada uma para um estado emocional específico, e ainda uma combinação de 5 Florais de Bach, designados para situações específico, e ainda uma combinação de 5 Florais de Bach, designados para situações difíceis, que exigem demais da pessoa, à qual ele chamou de Rescue Remedy®.

difíceis, que exigem demais da pessoa, à qual ele chamou de Rescue Remedy®.

37 dos 38 Florais de Bach são flores de arbustos e árvores silvestres, exceto o Rock 37 dos 38 Florais de Bach são flores de arbustos e árvores silvestres, exceto o Rock Water que é

Water que é feito com água natural pura de ffeito com água natural pura de fonte com propriedades curativaonte com propriedades curativas.s.

Os Florais de Bach ajudam a ultrapassar os estados emocionais do dia a dia, mais em Os Florais de Bach ajudam a ultrapassar os estados emocionais do dia a dia, mais em sintonia com as tendências de cura natural dos tempos atuais.

sintonia com as tendências de cura natural dos tempos atuais. Os Florais de Bach, assim como outras formas de

Os Florais de Bach, assim como outras formas de medicina naturalmedicina natural, têm efeito através do, têm efeito através do tratamento do indivíduo e não da doença ou dos seus sintomas. Eles atuam tratamento do indivíduo e não da doença ou dos seus sintomas. Eles atuam especificamente na condição emocional da pessoa afetada, deste modo, duas pessoas especificamente na condição emocional da pessoa afetada, deste modo, duas pessoas com a mesma queixa podem beneficiar de Florais de Bach diferentes. Por exemplo, com a mesma queixa podem beneficiar de Florais de Bach diferentes. Por exemplo, embora possam ambas sofrer de artrite, uma talvez esteja resignada à doença, enquanto embora possam ambas sofrer de artrite, uma talvez esteja resignada à doença, enquanto a outra talvez esteja impaciente com a enfermidade, portanto diferentes Florais de Bach a outra talvez esteja impaciente com a enfermidade, portanto diferentes Florais de Bach serão apropriados para cada caso.

serão apropriados para cada caso.

O efeito, ao tomar as Essências Florais de Bach, não é de suprimir as atitudes negativas O efeito, ao tomar as Essências Florais de Bach, não é de suprimir as atitudes negativas e sim de transformá-las em positivas, estimulando o próprio potencial de auto-cura, e sim de transformá-las em positivas, estimulando o próprio potencial de auto-cura, libertando o sistema físico para se empenhar completamente na luta contra a doença e o libertando o sistema físico para se empenhar completamente na luta contra a doença e o stress.

stress.

 A pessoa não necessita de estar doente fisicamente para beneficiar dos

 A pessoa não necessita de estar doente fisicamente para beneficiar dos Florais de Bach.Florais de Bach. É normal as pessoas passarem por períodos de dificuldades e fadiga, podendo originar a É normal as pessoas passarem por períodos de dificuldades e fadiga, podendo originar a instalação de um estado de negativismo. Nestes momentos os Florais de Bach são instalação de um estado de negativismo. Nestes momentos os Florais de Bach são fundamenta

fundamentais, restaurando o equilíbrio antes que is, restaurando o equilíbrio antes que os sintomas físicos apareçam.os sintomas físicos apareçam.  As

 As Essências Essências Florais Florais de de Bach Bach são são únicas, únicas, simples simples de de usar usar por por qualquer qualquer pessoa, pessoa, semsem necessidade de acompanhamento médico específico, apropriadas para toda a família, necessidade de acompanhamento médico específico, apropriadas para toda a família, não criando situações de dependência seja qual for o período de utilização e estão não criando situações de dependência seja qual for o período de utilização e estão disponíveis em grande parte nas farmácias homeopáticas.

(2)
(3)

Os Florais de Bach começam por atuar no corpo mais subtil, vão atravessando as várias Os Florais de Bach começam por atuar no corpo mais subtil, vão atravessando as várias camadas até ao corpo físico (mais pesado), não curando diretamente a doença física, camadas até ao corpo físico (mais pesado), não curando diretamente a doença física, mas ajudando a combatê-la ou a conviver com ela de modo a que não represente um mas ajudando a combatê-la ou a conviver com ela de modo a que não represente um aspecto importante da vida da pessoa e esta possa viver melhor.

aspecto importante da vida da pessoa e esta possa viver melhor.

Os florais podem ser utilizados juntamente com outras medicações alopáticas ou Os florais podem ser utilizados juntamente com outras medicações alopáticas ou homeopáticas, ou outras formas de terapia tradicional ou natural, sem qualquer homeopáticas, ou outras formas de terapia tradicional ou natural, sem qualquer interferência negativa, sendo, inclusive, complementares, potenciando os efeitos das interferência negativa, sendo, inclusive, complementares, potenciando os efeitos das outras terapias e reduzindo os seus efeitos secundários.

outras terapias e reduzindo os seus efeitos secundários. 2. HISTÓRIA

2. HISTÓRIA

Dr. Edward Bach nasceu em 24 de setembro de 1886, em Moseley, um vilarejo perto de Dr. Edward Bach nasceu em 24 de setembro de 1886, em Moseley, um vilarejo perto de Birmingham, Inglaterra. Com 17 anos alistou-se no Corpo de Cavalaria de Birmingham, Inglaterra. Com 17 anos alistou-se no Corpo de Cavalaria de Worcestershire, onde pode liberar mais seu amor pelos animais e passar algum tempo Worcestershire, onde pode liberar mais seu amor pelos animais e passar algum tempo em contato com a natureza. Nesta época já não se conformava com os tratamentos em contato com a natureza. Nesta época já não se conformava com os tratamentos paliativos que seus colegas trabalhadores recebiam, e acreditava haver um meio de curar paliativos que seus colegas trabalhadores recebiam, e acreditava haver um meio de curar realmente, inclusive as doenças tidas como incuráveis. Com 20 anos entrou na realmente, inclusive as doenças tidas como incuráveis. Com 20 anos entrou na Universidade de Birmingham. Finalizou os estudos com o treinamento prático no Universidade de Birmingham. Finalizou os estudos com o treinamento prático no "University College Hospital" em Londres, em 1912. Além dos diplomas e títulos que "University College Hospital" em Londres, em 1912. Além dos diplomas e títulos que obteve ao se formar, recebeu também os títulos de Bacteriologista e Patologista, em obteve ao se formar, recebeu também os títulos de Bacteriologista e Patologista, em 1913, e o diploma de Saúde Pública, em 1914.

1913, e o diploma de Saúde Pública, em 1914. 2.1 Hemorragia em 1917

2.1 Hemorragia em 1917

Neste ano, foi rejeitado para servir na Guerra fora do país, provavelmente por sua saúde Neste ano, foi rejeitado para servir na Guerra fora do país, provavelmente por sua saúde frágil. Entretanto, ficou r

frágil. Entretanto, ficou r esponsávesponsável por el por 400 leitos no "University College Hospital", com o400 leitos no "University College Hospital", com o trabalho no Departamento de Bacteriologia e também como Assistente Clínico do Hospital trabalho no Departamento de Bacteriologia e também como Assistente Clínico do Hospital da Escola de Medicina (período de 1915 a 1919). Trabalhou incansavelmente mesmo não da Escola de Medicina (período de 1915 a 1919). Trabalhou incansavelmente mesmo não sentindo-se bem, e, após avisos constantes de pré-estafa não respeitados, teve uma sentindo-se bem, e, após avisos constantes de pré-estafa não respeitados, teve uma severa hemorragia em julho de 1917. Submetido a uma cirurgia de urgência, foi-lhe severa hemorragia em julho de 1917. Submetido a uma cirurgia de urgência, foi-lhe comunicado que talvez não tivesse mais que três meses de vida.

comunicado que talvez não tivesse mais que três meses de vida.

No entanto, sentindo uma melhora, reuniu suas forças e foi para o laboratório trabalhar. No entanto, sentindo uma melhora, reuniu suas forças e foi para o laboratório trabalhar. Passou a dedicar-se à pesquisa dia e noite. Além de não pensar na doença por ter a sua Passou a dedicar-se à pesquisa dia e noite. Além de não pensar na doença por ter a sua mente ocupada, voltar a trabalhar em função do objetivo da sua vida lhe trazia energia mente ocupada, voltar a trabalhar em função do objetivo da sua vida lhe trazia energia para prosseguir. Em pouco tempo estava totalmente recuperado.

para prosseguir. Em pouco tempo estava totalmente recuperado.

Passou a ser cada vez mais conhecido pelas suas descobertas no campo da Passou a ser cada vez mais conhecido pelas suas descobertas no campo da bacteriologia. Trabalhou em tempo exclusivo para o "University College Hospital", e bacteriologia. Trabalhou em tempo exclusivo para o "University College Hospital", e depois como bacteriologista do "London Homeopathic Hospital", permanecendo lá até depois como bacteriologista do "London Homeopathic Hospital", permanecendo lá até 1922.

1922.

Foi nesta situação que conheceu a Doutrina de Hahnemann e seu livro básico: o Foi nesta situação que conheceu a Doutrina de Hahnemann e seu livro básico: o "Organon da Arte de Curar", escrito mais de cem anos antes do seu tempo. Descobriu os "Organon da Arte de Curar", escrito mais de cem anos antes do seu tempo. Descobriu os princípios de Hahnemann, que curava mais guiado pelos sintomas mentais que pelos princípios de Hahnemann, que curava mais guiado pelos sintomas mentais que pelos físicos.

físicos.

2.2 Nosódios de Bach 2.2 Nosódios de Bach

Em 1926, publica com C.E. Wheeler o "Cronic Disease. A Working Hypothesis". Nesta Em 1926, publica com C.E. Wheeler o "Cronic Disease. A Working Hypothesis". Nesta época, os nosódios intestinais, já conhecidos como Nosódios de Bach, eram utilizados época, os nosódios intestinais, já conhecidos como Nosódios de Bach, eram utilizados em toda Grã-Bretanha e também em vários outros países.

(4)

Bach começou então tentar substituir os nosódios por medicamentos preparados com Bach começou então tentar substituir os nosódios por medicamentos preparados com plantas, e foi a esta altura que utilizou pelo sistema homeopático de diluição e plantas, e foi a esta altura que utilizou pelo sistema homeopático de diluição e potencialização, duas flores que trouxe de Gales, em 1928. Estas plantas eram Impatiens potencialização, duas flores que trouxe de Gales, em 1928. Estas plantas eram Impatiens e Mimulus. Pouco depois também utilizou Clematis. Os resultados foram encorajadores. e Mimulus. Pouco depois também utilizou Clematis. Os resultados foram encorajadores. Também nesta época começou a separar os indivíduos por grupos de semelhança de Também nesta época começou a separar os indivíduos por grupos de semelhança de comportamento, como se sofressem do mesmo problema. Ele mesmo conta que isto comportamento, como se sofressem do mesmo problema. Ele mesmo conta que isto aconteceu, depois que foi em uma festa, e ficou em um canto observando as pessoas aconteceu, depois que foi em uma festa, e ficou em um canto observando as pessoas quando aí teve um insight. Bach imaginou que deveria existir um medicamento que quando aí teve um insight. Bach imaginou que deveria existir um medicamento que aliviasse este sofrimento comum a cada grupo de indivíduos.

aliviasse este sofrimento comum a cada grupo de indivíduos.

Em 1930, resolveu largar toda sua rendosa atividade em Londres, o consultório da Harley Em 1930, resolveu largar toda sua rendosa atividade em Londres, o consultório da Harley Street e os laboratórios, para buscar na natureza este sistema de cura que idealizara Street e os laboratórios, para buscar na natureza este sistema de cura que idealizara desde pequeno, e que sentia estar próximo dele. Tinha, então, 44 anos. Partiu para desde pequeno, e que sentia estar próximo dele. Tinha, então, 44 anos. Partiu para Gales. Ao chegar, descobriu que levara por engano uma mala com calçados no lugar de Gales. Ao chegar, descobriu que levara por engano uma mala com calçados no lugar de uma com o material necessário para o preparo de medicamentos homeopáticos: uma com o material necessário para o preparo de medicamentos homeopáticos: almofariz, vidros, etc. Isto acabou impulsionando-o mais rapidamente na direção da almofariz, vidros, etc. Isto acabou impulsionando-o mais rapidamente na direção da descoberta de um novo sistema de extrair as virtudes medicamentosas das plantas. A descoberta de um novo sistema de extrair as virtudes medicamentosas das plantas. A homeopatia não estava longe, mas não era exatamente o que procurava. Deixou, homeopatia não estava longe, mas não era exatamente o que procurava. Deixou, portanto, a fama, o conforto e um lugar de destaque na sociedade médica londrina. Antes portanto, a fama, o conforto e um lugar de destaque na sociedade médica londrina. Antes de ir, queimou tudo o que já tinha escrito até então e deixou o resto do trabalho para ser de ir, queimou tudo o que já tinha escrito até então e deixou o resto do trabalho para ser concluído pelos colegas e auxiliares que trabalhavam com ele.

concluído pelos colegas e auxiliares que trabalhavam com ele. Foi, no entanto, encorajado pelo Dr. John Clark,

Foi, no entanto, encorajado pelo Dr. John Clark, diretor do Homeopathic World, um diretor do Homeopathic World, um jornaljornal médico homeopático, que colocou seu periódico à disposição para que Bach publicasse médico homeopático, que colocou seu periódico à disposição para que Bach publicasse suas descobertas. Esta oportunidade foi totalmente aproveitada por Bach.

suas descobertas. Esta oportunidade foi totalmente aproveitada por Bach.

No outono de 1935, descobriu Mustard, o último dos 38 florais. Morreu dormindo em 27 No outono de 1935, descobriu Mustard, o último dos 38 florais. Morreu dormindo em 27 de novembro de 1936 (de parada cardíaca com 50 anos de idade) em sua casa em de novembro de 1936 (de parada cardíaca com 50 anos de idade) em sua casa em Monte Vernon, Grã Bretanha, onde hoje funciona o Bach Centre e onde são colhidas as Monte Vernon, Grã Bretanha, onde hoje funciona o Bach Centre e onde são colhidas as flores e preparadas as

flores e preparadas as essências.essências.

2.3 Essências Florais no Mundo de Hoje 2.3 Essências Florais no Mundo de Hoje

O uso de flores e plantas no tratamento humano é muito antigo. Pesquisas indicam que O uso de flores e plantas no tratamento humano é muito antigo. Pesquisas indicam que as flores já eram utilizadas com este objetivo antes de Cristo. Os aborígines australianos as flores já eram utilizadas com este objetivo antes de Cristo. Os aborígines australianos comiam a flor

comiam a flor inteira para obter os seus efeitos, tanto os inteira para obter os seus efeitos, tanto os egípcios, como os africanos e osegípcios, como os africanos e os malaios já faziam uso delas tratar dos desequilíbrios emocionais. Há registros de que no malaios já faziam uso delas tratar dos desequilíbrios emocionais. Há registros de que no século XVI Paracelsus já utilizava as essências florais para tratar de desequilíbrios século XVI Paracelsus já utilizava as essências florais para tratar de desequilíbrios emocionais em seus pacientes. No entanto, a utilização de essências florais ultradiluídas emocionais em seus pacientes. No entanto, a utilização de essências florais ultradiluídas foi introduzida por Bach.

foi introduzida por Bach.

Nos anos 30, o Dr. Edward Bach queria as essências florais nas casas das pessoas, Nos anos 30, o Dr. Edward Bach queria as essências florais nas casas das pessoas, onde a mãe pudesse indicar o melhor floral para o seu filho. Hoje, passados 70 anos, a onde a mãe pudesse indicar o melhor floral para o seu filho. Hoje, passados 70 anos, a Terapia Floral está se disseminando, a cada dia, nos consultórios dos terapeutas, Terapia Floral está se disseminando, a cada dia, nos consultórios dos terapeutas, psicólogos, médicos, etc do mundo inteiro.

psicólogos, médicos, etc do mundo inteiro.

Em 1996, a The Dr. Edward Bach Foundation, da Inglaterra, promoveu o Primeiro Curso Em 1996, a The Dr. Edward Bach Foundation, da Inglaterra, promoveu o Primeiro Curso Internacional de Terapia Floral no Brasil com o objetivo de divulgar as essências Florais Internacional de Terapia Floral no Brasil com o objetivo de divulgar as essências Florais de Bach e de formar Practitioners (Terapeutas Florais reconhecidos e avalizados pela de Bach e de formar Practitioners (Terapeutas Florais reconhecidos e avalizados pela Fundação Bach).

(5)

 Ao longo das últimas décadas, dezenas de sistemas florais foram sendo desenvolvidos em várias partes do mundo, cada um com suas peculiaridades determinadas pelas flores de cada região. Um dos primeiros sistemas que surgiram na década de 80 foram os Florais da Califórnia, desenvolvido nos EUA. Posteriormente surgiram os Florais do Sistema Bush, na Austrália. Hoje, dentro de um mesmo país, há vários sistemas cada um utilizando um grupo de flores regionais, embora não seja incomum encontrar flores semelhantes entre os sistemas.

 As essências florais são consideradas remédios homeopáticos nos EUA, onde remédios homeopáticos são considerados complementos alimentares. Do mesmo modo, no Brasil as essências florais, que surgiram nos anos 80 e se intensificaram nos anos 90, e são consideradas complementos alimentares. Essa classificação exime esses preparados de apresentarem comprovações de eficácia em tratamentos.

2.4 Filosofia do Dr. Edward Bach

Para o Dr. Edward Bach o importante era tratar a personalidade da pessoa e não a doença. A doença seria o resultado do conflito da alma (Eu Superior - a parte mais perfeita do Ser) e da personalidade (Eu Inferior - o que nós somos, no nosso dia-a-dia). Ele dizia: "O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar".

2.5 Origem das doenças é proveniente de sete defeitos do homem Orgulho Crueldade Ódio Egoísmo Ignorância Instabilidade Mental Cobiça, Gula

2.6 São sete os caminhos do equilíbrio emocional Paz Esperança  Alegria Fé Certeza Sabedoria  Amor

Seu conceito de saúde era: harmonia, integração, individualidade e integridade. O importante seria que a alma e a personalidade estejam em perfeita sintonia através do equilíbrio emocional. As essências Florais de Bach tratariam a pessoa e não a doença: a causa e não o efeito.

2.7 Trata a pessoa e não a doença. A causa e não o efeito

Os Florais atuam como equilibradores, harmonizando a personalidade. Agem trazendo a harmonia e o equilíbrio da mente e do corpo, reagindo contra os estados de ânimo negativos, como impaciência, irritação, ansiedade, culpa, medo, raiva, depressão, complexo de inferioridade, insegurança, entre outros.

Eles dissolvem padrões negativos que temos dentro de nós e acentuam as qualidades positivas.

(6)

Os Florais são capazes de reorganizar as desordens mentais, como por exemplo, as doenças psicossomáticas.

Criados por um médico inglês nos anos 30, os Florais de Bach são 38 essências de plantas e florais que podem ajudá-lo administrar as pressões emocionais do dia-a-dia. Cada floral é indicado a uma emoção específica. Pode ser tomado individualmente ou misturado de acordo com o que estiver sentindo.

Pesquisas recentes sobre as emoções e o sistema imunológico reforçam o ponto de vista de que a saúde emocional e saúde física estão relacionadas. Cada vez mais, peritos médicos concordam quem tem uma mente saudável garante realmente um corpo saudável. Os Florais de Bach podem ajudá-lo a controlar os seus sentimentos e aproveitar melhor a vida.

2.6 Formas de utilizar os Florais de Bach

Reconhecer exatamente o que estamos sentindo é a chave para a escolha do Floral de Bach mais apropriado. Depois, veja qual é a essência que corresponde com o seu estado de espírito.

Quando conseguimos analisar e entender do que realmente precisamos, já é meio caminho andado para equilibrar nossas emoções.

Os Florais de Bach são completamente naturais e podem ser utilizados por toda a família, ou até em plantas e animais, pois sua ação é suave.

O Dr. Bach descobriu que existem sete grupos emocionais gerais, nos quais se baseou para classificar 38 essências individuais, cada uma das quais relacionadas com um estado emocional específico. A administração mais comum é a via oral.

3. GRUPO EMOCIONAL

3.1 Se estiver sentindo...Consulte ...

Medo: Rock Rose, Mimulus, Cherry Plum, Aspen, Red Chestnut

Incerteza: Insegurança Cerato, Scleranthus, Gentian, Gorse, Hornbeam, Wild Oat

Falta de interesse no mundo à sua volta: Clematis, Honeysuckle, Wilt Rose, Olive, White Chestnut, Mustard, Chestnut Bud

Solidão: Water Violet, Impatiens, Heather

Hipersensibilidade aos outros: Agrimony, Centaury, Waltnut, Holly

Desalento ou desespero: Larch, Pine, Elm, Sweet Chestnut, Star of Bethlehem, Willow, Oak, Crab Apple

(7)

3.2 "De Agrimony a Willow"

Agrimony: Esconde uma tortura interna atrás de uma fachada de alegria. Não assume seus sentimentos.

Aspen: Medo vago e indefinido, medo do desconhecido, sem explicação. Ansiedade, apreensão, maus pressentimentos.

Beech: É crítico e intolerante, arrogante, incompreensivo, tendência a julgar tudo e todos.

Centaury: Pessoas prestativas, delicadas, gentis, não sabem dizer "NÂO" , facilmente manipuladas.

Cerato: Falta de confiança nas próprias decisões, pede muitas opiniões até decidir-se, duvidam de si mesmas. Freqüentemente é enganado.

Cherry Plum: Colapso em relação controle mental. Medo de perder o controle e prejudicar alguém ou a si mesmo. Temperamento vicioso.

Chestnut Bud: Não aprende com a experiência, repete sempre os mesmos erros.

Chicory: Possessividade em extremo, super protetor, egoísta, exige respeito e obediência. Cobra tudo o que faz pelo outro.

Clematis: Sonhadores, vivem sonhando com o futuro e não concretizam seus ideais. Crab Apple: Sente-se sujo, na mente e no corpo, auto condenação, vergonha de si mesmo, desgosto.

Melhora a auto estima.

Elm: Dificuldade em suportar responsabilidades, deixando com a sensação de estarem inadaptadas ou esgotadas.

Gentian: Tem tendência de desanimar facilmente frente as dificuldades. Útil para crianças que não são perseverantes, ou estudantes que prestarão concursos.

Gorse: Pessoa sem perspectiva, sem esperança, certeza de fracasso, pessimista.

Heather: Centrado em si mesmo. Sofre com a solidão. Necessita ser ouvido por alguém. Holly: Desprovido de amor pelo seu semelhante, inveja, ciúme, raiva e receios.

Honeysuckle: Nostalgia, vive preso às lembranças do passado, dos bons tempos. Saudade.

Hornbeam: Sente preguiça, falta de energia para as situações do dia-a-dia e obrigações. Deixa tudo para depois.

(8)

Impatiens: Irritabilidade e impaciência com pessoas mais lentas. Ansiedade e tensão mental.

Larch: Sem confiança, antecipação e medo do fracasso, não se arrisca. Sentimento de inferioridade, embora tenha habilidade.

Mimulus: Medo e temores de coisas conhecidas como: doenças, dor, morte, escuro.  Acanhamento, timidez

Mustard: Sente tristeza profunda, melancolia súbita sem explicação, que pode levar à depressão.

Oak: Normalmente pessoas fortes, lutadoras, mesmo doentes nunca desistem. Só pensam em trabalhar e servir e esquecem do lazer.

Olive: Cansaço físico e mental por excesso de trabalho ou esforços. Não suporta a rotina.

Pine: Pessoas com sentimento de culpa, estão sempre se desculpando, remorso com ou sem motivo

Red Chestnut: Preocupação exagerada em relação aos outros, principalmente com pessoas da família, amigos próximos. Espera o pior em tudo que acontece.

Rescue Remedy: Composto de 5 essências florais: Cherry Plum, Clematis, Impatiens, Rock Rose, Star of

Bethlehem: É indicado para todas as situações que exige que tome providências. Indicado sempre que ocorrer um situação de necessidade urgente ou algumas situações traumáticas. Faz com que se restaure o equilíbrio emocional e alivie a angústia mental, produz conforto e ajuda na recuperação do equilíbrio.

Rock Rose: Medo ao extremo, susto, terror e pânico. Sensação de impotência. Emergências graves.

Rock Water: Pessoas rígidas consigo próprias e até com os outros. Buscam a perfeição. Scleranthus: Pessoa calada e indeciso, instabilidade de opiniões e estado de espírito. Para os incapazes de se decidir entre duas coisas, inclinando-se ora em direção a uma, ora a outra.

Star of Bethlehem: Para os efeitos de perda ou choque físico, mental ou emocional. Necessidade de ser consolado por grandes perdas e traumas.

Sweet Chestnut: Angústia extrema, desolação, sentimento de ter chegado no limite da resistência.

Vervain: Excesso de entusiasmo, eufórico. Preocupação com o bem estar e desenvolvimento dos outros, da sua comunidade. Realização de várias atividades ao

(9)

Vine: Dominadores, líderes, ambiciosos e determinados, insensíveis, inflexíveis e algumas vezes cruéis.

Walnut: Sofre por não se adaptar às mudanças e pelas influências externas do presente e do passado.

Water: Violet Pessoas serenas, reservadas, poucos amigos, escasso envolvimento emocional e isolados.

White Chestnut: Mente perturbada por pensamentos indesejados e persistentes. Diálogo interno torturante.

Wild Oat: Inseguro sobre o caminho certo na vida, insatisfeito com seu estilo de vida atual e não consegue decidir o caminho a seguir.

Wild Rose: Falta de entusiasmo, interesse e ambição. Aceita pacificamente tudo na vida, não aceita mudanças, não possuem força para lutar.

Willow: Ressentimento, rancor, amargura. Sente-se injustiçado pela vida. Muita tristeza e negativismo.

4. VAMOS FIXAR UM POUCO?

Complete a justificativa de cada floral correspondente: MEDO Mimulus Rock Rose Cherry Plum Aspen Red Chestnut INCERTEZA / INSEGURANÇA Cerato Scleranthus Gentian Gorse Hornbeam

(10)

Wild Oat

FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE Clematis Honeysuckle Wild Rose Olive White Chestnut Chestnut Bud Mustard SOLIDÃO Water Violet Impatiens Heather

HIPERSENSIBILIDADE ÀS INFLUÊNCIAS E IDEIAS EXTERNAS Agrimony Centaury Walnut Holly DESESPERO OU DESALENTO Larch Pine Elm Sweet Chestnut

(11)

Willow Oak

Crab Apple

CUIDADO EXCESSIVO COM OS OUTROS - "CONTROLADORES" Chicory

Vervain Vine Beech

Rock Water

5. UTILIZAÇÃO DOS REMÉDIOS FLORAIS DE BACH

 A escolha do Floral de Bach a aplicar será efetuada em função dos estados emocionais, que terão que ser previamente identificados, para os quais os Florais de Bach estão indicados. Poderão ser combinados, se necessário, até 6 ou 7 essências num frasco de tratamento, contando a essência Rescue Remedy® (que combina 5 essências) como uma essência.

Uma vez escolhido o floral ou combinação de Florais de Bach, procede-se do seguinte modo:

Em casos agudos, passageiros, deitar 2 gotas de cada essência, com exceção da essência Rescue Remedy® cuja quantidade será de 4 gotas, num copo de água mineral não gaseificada que deverá ser tomado pelo menos 4 vezes ao dia.

Em casos crônicos, adicionar as duas gotas de cada essência (ou 4 no caso do Rescue Remedy®) num frasco de vidro esterilizado de cor escura (por exemplo ambar) de 30 ml com água mineral não gaseificada e tomar desta mistura 4 gotas de cada vez, 4 vezes ao dia, até obtenção de alívio do estado emocional / sintomas, podendo levar várias semanas até se sentir uma melhoria observável, dependendo da gravidade do estado crônico.

5.1 Composição e Preparação

 As Essências Florais de Bach Originais são naturais e têm origem do Bach Centre, local onde Dr. Bach viveu seus últimos anos (1934-1936) em Mount Vernon, Sotwell, Wallingford, na Inglaterra. Todos os remédios são preparados a partir de flores, arbustos ou árvores silvestres.

 A sua manipulação obedece aos rígidos padrões determinados por este Centro. O floral é composto de água mineral, brandy de uvas (conhaque) e essências Florais de Bach Originais (de uma a seis essências no mesmo frasco - podendo chegar, raras vezes, a oito essências).

(12)

O brandy (envasado em tonéis de carvalho) serve de conservante para a solução: isto significa, aproximadamente, menos de meia gota de álcool para cada dose tomada. Somente aceite as essências Florais de Bach Originais. Veja abaixo, como são preparadas [carece de fontes?]. Outro conservante muito usado (quando a pessoa não pode e/ou não quer tomar essências florais com brandy de uvas é o vinagre de maçã natural.

5.2 Estágios de Preparação das Essências Florais Preparação da Tintura Mãe

Preparação do Frasco de Estoque (kit das essências florais) Preparação do Frasco Diluído

5.3 Preparação da Tintura Mãe

5.3.1 Colheit a das flor es

Utilizadas as mesmas plantas que o Dr. Bach descobriu na Inglaterra.  As flores são colhidas por volta das 8 horas da manhã.

São flores de várias árvores do mesmo tipo.

Usa-se uma folha para colher a flor (para não ter contato com as mãos).

 Após a colheita, usa-se o método solar ou de fervura para a extração da tintura mãe.

5.3.2 Méto do So lar (Sun Met ho d)

Vinte espécies flores que florescem na primavera e verão são preparadas por método solar: Agrimony, Centaury, Cerato, Chicory, Clematis, Gentian, Gorse, Heather, Impatiens, Mimulus, Oak, Olive, Rock Rose, Scleranthus, Wild Oat, Vervain, Vine, Water Violet, White Chestnut e Rock Water (água pura de nascente).

 As flores são colacadas numa cuba de cristal; coloca-se água da fonte até encobri-las; a cuba deve ficar próxima à planta e o sol deve incidir direto sobre as mesmas durante aproximadamente 3 horas. O dia tem que estar totalmente claro, sem nenhuma nuvem, pois o sol não pode ser coberto em nenhum momento.

5.3.3 Méto do de Ferv ur a (Bo ilin g M etho d)

São preparados através do método de fervura, os brotos de árvores, arbustos, plantas e flores de 18 espécies de flores que florecem no outono e inverno: Cherry Plum, Elm,  Aspen, Beech, Chestnut Bud, Hornbeam, Larch, Walnut, Star of Bethlehem, Holly, Crab  Apple, Willow, Pine, Mustard, Red Chestnut, Honeysuckle, Sweet Chestnut, Wild Rose.  As flores são colocadas numa panela de inox, vidro ou de ágata e, depois, são cobertas

com água da fonte e fervidas por 30 minutos. Apaga-se o fogo e deixa-se esfriar perto da planta.

(13)

5.3.4 Prepar ação d o Fr as co de Es to qu e

 A preparação consiste na adição de brandy de uvas (equivalente a duzentas e quarenta partes iguais à da tintura mãe), dando origem aos chamados frascos de estoque, com validade de cinco anos.

5.4.5 P re pa ra ção d o Fr as c o Di lu ído

O frasco diluído contém 70% de água mineral, 30% de brandy de uvas (conhaque envasado em tonéis de carvalho) e 2 gotas do frasco de estoque de cada essência floral (no caso do Rescue Remedy são necessárias 4 gotas). Quando o paciente não quer o brandy de uvas, pode-se utilizar o vinagre de maçã natural a 10% na solução com água mineral. O frasco é de 30 ml, de vidro esterilizado, de cor âmbar com bulbo de látex e cânula de vidro. No Brasil, maioria dos pacientes tomam este frasco diluído (4 gotas, 4 vezes ao dia); na Inglaterra, é comum o paciente comprar o frasco de estoque e diluir 2 gotas num copo com água e tomar durante o dia.

6. ONDE ENCONTRO AS ESSÊNCIAS FLORAIS?

Se você deseja tomar as essências florais, primeiramente, consulte um terapeuta floral ou profissional com especialização em essências florais. Posteriormente, avie a sua receita numa farmácia homeopática ou de manipulação.

7. A POSOLOGIA, A CONSERVAÇÃO, A VALIDADE E SUA CONTRA – INDICAÇÃO O efeito da essência não depende da quantidade de gotas tomadas a cada vez, mas da freqüência de vezes tomadas ao dia; assim, alguns profissionais recomendam tomar 4 gotas 4 vezes ao dia (ao acordar, antes do almoço, pelas 17 horas e antes de dormir), podendo-se aumentar ou diminuir a dosagem conforme a necessidade ou indicação do profissional responsável. No entanto, alguns profissionais afirmam que se pode tomar o remédio na hora que se lembrar (caso esqueça de tomá-lo no momento indicado), mas que não devem tomar-se doses acumulativas (por ex.: 8 gotas por vez).

O uso pode ser sub-lingual (debaixo da língua) para uma absorção mais rápida. De vez em quando, bater o frasco contra a palma da mão (mais ou menos 10 vezes) antes de usá-lo. Para se obter o efeito pleno, as gotas devem conservar-se na boca por um momento antes de engoli-las. É preciso tomar cuidado para não deixar o conta-gotas entrar em contato com a língua, pois as enzimas digestivas podem transferir-se da língua para a mistura no frasco. Isto afetaria o gosto, se bem que não afetaria a eficácia do remédio.

Manter o frasco bem fechado. Manter o remédio longe do calor, luz, umidade e aromas. Deixar longe de radiações e aparelhos elétricos (TV, equipamento de som, celular, computador, ar condicionado, etc).

Por ser um produto natural e devido às condições climáticas do Brasil, a validade do floral é, geralmente, de 30 dias (ver data de validade no rótulo).

 As essências florais podem ser administradas juntamente com os remédios homeopáticos, alopáticos e fitoterápicos, desde que não haja contra-indicação específica. Os preparados com conhaque, por exemplo, não devem ser utilizados, por alcoólatras ou por portadores de doenças do fígado. Nestes casos, as essências podem ser preparadas com vinagre de maçã natural.

(14)

8. OUTROS SISTEMAS FLORAIS Sistema Agnes Florais do Alaska  Amazonas  Andinas  Andreas Korte  Angels  Animals Essences  Araretama  Arco Iris Florais de Bach Bosque Profundo Florais de Bush Florais da Califórnia Casa Gaia Corpo e Alma Chapada Diamantina Deserto Desierto Florido Deva Erik's Essence Filhas de Gaia Findhorn Florais do Sul Flores del Alba

Florescência Hawai Himalaia Holanda Illuminati Larimar La Florina Living Essences Living Light Mantiqueira Marangatu Master's Nona Essencya Orquídeas do Amazonas Orquídeas Européias Pacífico Pegasus Perelandra Raff Saint Germain Santa Bárbara Sirio Terra Flora Sistema Vida

9. TESTE DE FLORAIS DE BACH

Você deve combinar no máximo 7 essências.

Se você responder Sim, para todas as questões de um único grupo, esta essência deve fazer parte da sua fórmula.

Agrimony

1) Você esconde problemas atrás de um sorriso falso?

2) Você está estressado devido a brigas, argumentos, porém, sempre cede para evitar conflitos?

3) Quando sente que a vida está pesada, você usa álcool, drogas ou pede ajuda para outras pessoas?

Aspen

1) Você tem sentimentos de apreensão, antecipação, desconforto sem causa aparente? 2) Você tem medo que algo ruim está para acontecer?

3) Você acorda com medo, ansiedade, do que o dia irá trazer a você? Beech

(15)

errado?

3) Você prefere trabalhar ou ficar só, porque as outras pessoas de irritam? Centaury

1) Você é incapaz de dizer não as pessoas que constantemente impõe sobre você?

2) Você tende a ser tímida e facilmente influensiável por pessoas que parecem de natureza mais forte que a sua?

3) Você sempre negligencia suas necessidades para agradar os outros? Cerato

1) Você sempre questiona suas decisões e julgamentos?

2) Você está sempre procurando conselhos e afirmações dos outros, duvidando de sua sabedoria?

3) Você sempre muda de decisão porque não confia em si mesma? Cherry Plum

1) Você tem medo de perder o controle?

2) Você tem medo de machucar os outros e a si mesmo?

3) Você tem uma tendência a agir incondicionalmente violentamente e com muita raiva? Chesnut Bud

1) Você comete sempre os mesmos erros?

2) Você não consegue aprender com suas experiências?

3) É mais demorado para você avançar na sua vida, pois, não aprende com erros do passado?

Chicory

1) Você é possessivo e manipulador com os outros? 2) Você tem que sentir útil?

3) Você não se sente amado pelas pessoas que você ama e tanto faz por elas?

Clematis

1) Você é avoado, vive no mundo da lua?

2) Você fica preocupado e tem dificuldade em se concentrar? 3) Você dorme mais que o necessário?

Crab Apple

1) Você é obsecado por limpeza? 2) Você se acha feio fisicamente?

3) Você se concentra em pequenas coisas na aparência como espinhas, e não se preocupa com coisas mais sérias?

(16)

1) Você se sente carregado de tanta responsabilidade?

2) Você se sente inadequado para agir com tarefas que estão à sua frente? 3) Quando se trata das tarefas do dia a dia, você se sente deprimido, exausto? Gentian

1) Você fica sem coragem e deprimido quando as coisas não saem do seu jeito? 2) Você se desmoraliza facilmente frente a situações difíceis?

3) A sua atitude pessimista o impede de alcançar algo almejado? Gorse

1) Você se sente totalmente sem esperança, fisica e mentalmente?

2) Você acha que nada vai dar certo na sua vida, portanto não faz nada para melhorar? 3) Você acredita que nada pode melhorar a sua dor e seu sofrimento?

Heather 

1) Você está totalmente concentrado em seus problemas?

2) Você fala muito e não está interessado no que os outros tem a dizer?

3) Você não gosta de ficar sozinho, está sempre procurando a companhia dos outros? Holly

1) Você sente muito ciúme e raiva? 2) Você não confia nos outros?

3) Você sente muito rancor das pessoas? Honeysuckle

1) Você vive no passado, na nostalgia?

2) Você é incapaz de mudar o presente, sempre volta as lembranças do passado? 3) Você está insatisfeita com as coisas que você conseguiu?

Hornbeam

1) Você se sente cansado para enfrentar o dia? 2) Você está desmotivado com a sua vida?

3) Você não tem entusiasmo e tende a adiar seus afazeres? Impatiens

1) Você está impaciente e irritado com os outros que fazem as coisas lentamente para você?

2) Você prefere trabalhar sozinho?

3) Você tende a fazer as coisas com pressa? Larch

1) Você não confia em si próprio?

2) Você se sente inferior e sem coragem?

(17)

Mimulus

1) Você tem muito medo de alguma coisa conhecida? 2) Você é tímido, hipersensível e com medo de tudo?

3) Quando se defronta com algum medo, você fica paralizada? Mustard

1) Você se sente triste, sem motivo, mas melhora de repente? 2) Você altera de humor constantemente?

3) Você está deprimido sem saber o porquê? Oak

1) Você está exausto mas, sente que tem que fazer de tudo?

2) Você tem a sensação de muita responsabilidade, dever, acima de tudo? 3) Para executar uma tarefa, você negligencia suas próprias necessidades? Olive

1) Você se sente exausto, físico e mentalmente? 2) Você se sente sem energia?

3) Para você tudo é um esforço na sua vida? Pine

1) Você se sente culpado?

2) Você se culpa por tudo que dá de errado, incluindo os erros dos outros? 3) Você é muito exigente consigo mesmo?

Red Chesnut

1) Você é extremamente preocupado com as pessoas que você ama?

2) Você tem constantemente a sensação de que algo ruim acontecerá para aqueles que você gosta?

3) Você fica perturbado com o problema dos outros? Rock Rose

1) Você sente terror e pânico?

2) Você fica sem ação frente ao seu medo? 3) Você tem pesadelos constantemente? Rock Water 

1) Você é inflexível para coisas da vida, sempre procurando a perfeição?

2) Você é muito rígido consigo mesmo e por isso negligencia os simples prazeres da vida?

3) Você é extremamente preocupado com dietas, exercícios, trabalho, e diciplinas espirituais?

(18)

1) Você fica indeciso frente a 2 opções? 2) Você não consegue se concentrar?

3) Seu humor muda de um extremo ao outro? Star of Bethlehem

1) Você já sofreu a perda de um ente querido, acidente, doenças, etc...? 2) Você está abatido com algum recente acidente ou trauma em sua vida? 3) Você sofreu a perda de alguém e nunca conseguiu se recuperar?

Sweet Chesnut

1) Você sente um extremo sofrimento mental?

2) Você sente que chegou no limite do que pode fazer? 3) Você sente que o futuro não pode trazer nada a você? Vervain

1) Você sente que está tenso?

2) Você tem opiniões fortes e as suas sempre estão certas? 3) O seu entusiasmo está a ponto do fanatismo?

Vine

1) Você tem que se sentir dominante?

2) Você sente que precisa estar sempre certo?

3) Você é inflexível e sente que sabe mais que os outros? Walnut

1) Você está passando por um processo de transição na sua vida, alguma mudança (ex: divórcio, menopausa)?

2) Você se deixa levar pelas influências externas?

3) Você precisa se libertar de pequenas coisas que te impedem de melhorar tua vida? Water Violet

1) Você demonstra para os outros como sendo extremamente orgulhoso e superior? 2) Frente as dificuldades, você tem a tendência de querer estar só?

3) Você lida com seu sofrimento em silêncio? White Chestnut

1) Você tem pensamentos persistentes que tiram sua concentração? 2) Você está sempre revivendo esses pensamentos tristes?

3) Você não consegue parar de pensar e isto tira o seu sono? Wild Oat

1) Você se encontra num estado de incerteza frente a decisões importantes da vida? 2) Você não está contente com seu estilo de vida, você não se sente realizado? 3) Você tem ambição mas, não sabe como realizá-las?

(19)

Wild Rose

1) Você é apático com o que quer que ocorra na sua vida? 2) Você pensa: Eu conviverei com isso?

3) Você não tem motivação para melhorar a qualidade da sua vida? Willow

1) Você se sente amargo e com ressentimentos? 2) Você não consegue perdoar e esquecer?

3) Você acha que a vida é injusta e não se interessa por coisas que você gostava? Rescue Remedy

Este é o Floral da emergência, situações de extrema angústia. Reconforta e ajuda a restabelecer o equilíbrio.

É composto de Star of Bethlehem, Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum e Clematis. Este questionário foi elaborado por Nelsons Bach USA Ltd.

10. CORRESPONDÊNCIAS DIDÁTICAS ENTRE OS FLORAIS DE MINAS E OS FLORAIS DE BACH

FUCHSIA - AGRIMONY SINAPSIS - MUSTARD

PASSIFLORA - ASPEN AGAVE - OAK

MIRABILIS – BEECH SEMPERVIVUM - OLIVE

RUTA – CENTAURY PINUS - PINE

EMÍLIA - CERATO TRIMERA - RED CHESTNUT

PSIDIUM – CHERRY PLUM BUQUE DE 5 FLORES - RESCUE

SALVIA - CHESTNUT BUD BIPINATUS - ROCK ROSE

CHICORIUM - CHICORY PHILLANTHUS - ROCK WATER

ROSMARINUM - CLEMATIS FICUS - SCLERANTHUS

MALUS - CRAB APPLE TAGETES - STAR OF BETHLEHEM

BASILICUM - ELM HELIOTROPIUM - SWEET CHESTNUT

SONCHUS - GENTIAN VERVANO - VERVAIN

 ALELUIA - GORSE THUMBERGIA - VINE

HELIANTHUS - HEATHER MILLEFOLIUM - WALNUT

CAMELLI - HOLLY TROPAEOLUM - WATER VIOLET

MADRESSILVA - HONEYSUCKLE MOMORDICA - WHITE CHESTNUT

FOENICULUM - HORNBEAM ORIGANUM - WILD OAT

IMPATIENS – IMPATIENS ROSA CANINA - WILD ROSE

LAVÂNDULA - LARCH ZINNIA - WILLOW

MIMOSA – MIMULUS

1- As corrêspondencias acima têm apenas um caráter puramente didático, não querendo sugerir substituições recíprocas em fórmulas de prescrição floral.

2- Como o sistema Florais de Minas é composto por 84 unidades, as outras essências não constantes na tabela acima, encontram corrêspondencia mais tênue ou menos direta com os Florais de Bach.

(20)

11. OS FLORAIS DE MINAS 11.1 Medo

MIMOSA (Mimosa Puddica)

Para aqueles que sentem medo de coisas concretas; para aqueles que temem exageradamente o mundo natural, os animais,as intempéries, as ventanias, as chuvas fortes, trovões, relâmpagos, as águas, os rios, os lagos, as piscinas, o mato, as alturas, os elevadores, injeçoes e hospitais; para aqueles obcecados por doenças e que temem o próprio sofrimento; para o medo obsessivo de acidentes, de ladrões, do fracasso pessoal, da morte, do parto, etc.

Mimosa é a essência básica para a timidez, o acanhamento, a gagueira e o nervosismo com as tarefas cotidianas; para as personalidades propensas a corar, suar muito ou mesmo ter enureses e transtornos intestinais, quando sob algum tipo de pressão externa. Os aspectos positivos da personalidade Mimosa são a calma, a coragem, a determinação e a persistência com que caminha na vida e realiza seus empreendimentos.

 A essência ajuda a aflorar os aspectos da alma relativos à coragem e à confiança, ou seja a virtude oposta ao medo, a fé que o indivíduo precisa cultivar.

Essa plantinha chamada Mimosa também é encontrada com o nome de Sensitiva , Dormideira, Dorme-Dorme, Malícia das mulheres, Juquiri rasteiro, Morre João Caá eó. PSIDIUM (PSIDIUM VIRESCENS)

(21)

Para indivíduos psiquicamente impulsivos e violentos e que têm medo de perder o controle sobre a razão e os sentimentos; para aqueles que só imaginam saídas violentas e se reconhecem como de "estopim curto" para os estados obsessivos, a histeria e as explosões incontroláveis de ira.

 A personalidade típica pode apresentar um desenvolvimento craniano com excessiva dilatação na região acima das orelhas e também uma exagerada separação entre os olhos, que tendem a ser esbugalhados ou arregalados, além de piscarem numa frequência bem abaixo do normal. Tais dilataçoes são reflexos no corpo físico da enorme pressão interna que a alma exerce sobre a personalidade, ansiando progredir.

 A essência desperta na alma formas criativas de abertura e suavidade, convidando assim o indivíduo a se contactar com suas poderosas reservas espirituais, fontes puríssimas de serenidade.

Essa plantinha dá uma frutinha apreciada nas roças de Minas, a Gabiroba, sendo conhecida também como Araçá-felpudo .

SAMBUCUS(SAMBUCUS AUSTRALIS)

Para aqueles que temem a falha e o descontrole do próprio corpo físico, principalmente nas situações em que a concentração, coordenação e controle são requeridos; para os medos relacionados ao possível descontrole de sistema neuro-sensorial; para o indivíduo acometido por movimentos involuntários de origem nervosa; para quando houver agressividade verbal e física; para o comportamento desordenado e fortemente obsessivo.

Útil nos casos de pesadelos, enurese e bruxismo.

O remédio floral serve como coadjuvante nas situaçoes de descontrole motor infantil, nas disritmias, nos tremores nervosos dos alcoólatras e dos idosos, nos distúrbios fisiológicos e na dificuldade de coordenação vocal, como na gagueira, no hábito de roer unhas e nas dificuldades urinárias.

 A grande lição é que , embora o corpo físico seja limitado e imperfeito, o que importa é a estabilidade e a coragem moral a ser conquistada definitivamente pela alma. Este é o sentido simbólico que o EU superior nos comunica através de tais dificuldades, nos convidando a instalar a coragem e a serenidade em todo nosso ser.

O Sabugueiro como é conhecido, nos mostra um cacho floral branquíssimo, grande e arredondado lembrando a lua cheia, e é justamente a lua que eleva e rebaixa as águas

(22)

da terra, que dita o padrão respiratório das marés, que ocultamente sincroniza a força e a fraqueza das imagens e sensações.

PASSIFLORA (PASSIFLORA EDULIS)

Para pessoas atormentadas por medos vagos de origem desconhecida;para aqueles que sentem pressentimentos,presságios de eventos negativos, sensação de perseguição, de punição e de morte; são acometidos repentinamente por ansiedades, mudanças de humor imotivadas e idéias obsessivas; para indivíduos supersticiosos, que às vezes sentem calafrios, tremores, suores e arrepios, e ainda têm medo da escuridão, de fantasmas, de velórios e cemitérios.

Podem ter pesadelos, sonambulismo, falas e chutes noturnos, enurese, bruxismo, além de insônia associada ao medo de morrer.Muitas vezes para dormir mantém a luz acesa, cobrem a cabeça, dormem virados para a parede para não terem de olhar de frente a escuridão.

 A personalidade padrão tende a ter um corpo físico magro e alto, uma pele clara fina, às vezes escamosa e hipersensível à luz solar, refletindo assim a desproteção e a facilidade de penetrar os planos sutis e imateriais.Quando em desarmonia, mesmo lidando com uma tarefa cotidiana, pode ser atraída sem que perceba, para as regiões densas do plano astral terrestre, captando e trazendo dálias idéias obsessivas e cismas, tendo como conseqüência a mudança de humor.

 A Passiflora é o conhecido Maracujá, do qual se preparam sucos e bebidas calmantes. O uso fitoterápico dessa planta é muito amplo, sendo recomendada no alcoolismo crônico, asma, coqueluche, convulsão infantil,diarréia,disenteria,partos difíceis,dores de cabeça, insônia e no nervosismo dos celibatários.

(23)

Para as situações emergenciais em que o indivíduo é acometido de pânico, terror ou medo agudo; quando o ambiente ou o estado da pessoa se apresenta em tal complexidade ou gravidade que as simples saídas precisam ser evocadas na alma; para as doenças graves, acidentes, riscos de vida, paralisias repentinas, enfermidades agudas e outros estados muito expandidos de consciência, em que a serenidade e coragem são indispensáveis á solução ou à cura; para toda alma que estranha e desconfia do ambiente encarnante,refletindo isso em tensões no plexo solar, doenças broncopulmonares, dificuldades digestivas,câimbras, hipertensão, taquicardias, distúrbios noturnos como pesadelos, paralisias, experiências fora do corpo e síndrome de pânico.  A personalidade típica em desarmonia apresenta uma face aterrorizada, pálida, com os

olhos esbugalhados, observando vagamente o ambiente que a rodeia. A visão, a audição e a fala mantêm-se abaixo do normal, o metabolismo é alterado, e a interação com o mundo é superficial, como se tivesse experimentado uma sucessão contínua de sustos ou desistências. Quando em harmonia, a pessoa dá mostras de grande coragem e empatia, arriscando a vida na salvação do próximo.

O Bipinatus é um remédio útil nos primeiros socorros, nas emergências psíquicas e físicas, nas salvações. Desperta na alma as energias de firmeza, coragem heróica e de simplicidade, tão necessárias em momentos aparentemente caóticos.

 A essência é obtida de uma planta da família das Compostas, conhecida como Cosmos, Estrela e Voadeira. A coloração amarelo alaranjada das flore,s e os seus nomes vulgares Estrela e Cosmos atestam o caráter tipicamente solar de toda a planta. Assim quando estivermos em situações emergenciais, submetidos às tarefas hercúleas que exigem força especial do deus fogo aqui na terra, Hélius, a chama mais vibrante do sol interno. TRIMERA ( BACCHARIS TRIMERA)

Para aqueles que sentem ansiedade e aflição pelo bem estar dos outros, sempre imaginando que as pessoas de seu âmbito afetivo estão sendo acometidas por catástrofes, doenças graves e toda a sorte de infortúnios; para a congestão mental devido à apreensão excessiva com terceiros e sempre que há uma relação simbiótica entre pessoas com laços afetivos doentios; para aquelas pessoas que exageram nas recomendações de cuidado e, quando alguém se atrasa, não relaxam e têm as mentes invadidas por negativismos.

 A personalidade típica em desarmonia esquece-se de si mesma e vive exclusivamente a vida de outrem, revelando nos diálogos a posse dos sentimentos e pensamentos alheios.

(24)

O excessivo e prolongado controle sobre os seus semelhantes, o bloqueio de energias criativas podem trazer distúrbios como insônia, esgotamento físico e psíquicos, parasitoses, dificuldades de coagulação sangüinea, hemorragias, anemias e descontrole no funcionamento do pâncreas, fígado, bexiga.

 A Trimera trabalha no individuo o ritmo e o sincronismo das funções do eu . Portanto relaciona-se com os mosaicos vibratórios da fisiologia sangüinea e sua contraparte metabólica. A essência floral resgata na alma os conceitos de solicitude e amor altruísta. essa planta é conhecida como a Carqueja da medicina caseira. Trata-se de uma erva da família das Compostas, com folhas fortemente amargas, e que cresce abundantemente nos pastos, nas encostas inclinadas e nos barrancos úmidos. O chá das folhas é empregado em fitoterapia nas anemias, cálculos biliares, diarréias, enfermidades da bexiga e dos rins, problemas digestivos, fraqueza interna, vermes intestinais e nas diabetes. Há também o uso da planta como diurético e depurativo os casos de gota, reumatismo, doenças venéreas, ferida e lepra. A planta foi utilizada no passado para curar todas as classes de males do baço, órgão este responsável pela autonomia rítmica e interna do ego.

Pode –se dizer que o indivíduo que necessita da essência floral Trimera tem um comportamento continuamente semelhante àquele de um animal parido, ou seja, desvia todas as suas atenções maternais e preocupações aos cuidados de um rebento virtual, que na maioria das vezes só existe na subconsciência. Na essência das flores encontramos as vibrações que nos ajudam a vencer essas nossas fraquezas, sem tolhermos a liberdade de quem nos ama.

PLANTAGO (Plantago major)

Par ao medo das fantasias, dos sonhos, do entusiasmo, das surpresas, do inesperado, dos riscos, de cantar aberta e livremente a vida, de ser alegre, de ter desejos, de amer e ser amado; para as pessoas perceptivas, que captam dos níveis sutis a insegurança e tensões ocultas nos mínimos atos da vida e que ficam quase sempre assuatadas, embora não demosnstrem na aparência enem nos diálogos suas verdadeiras situações.

 As pessoas que tem medo de viver plenamente a vida, que evitam correr riscos, evitam o novo, o inesperado e as fantasias. São pessoas sóbrias, inseguras, áridas e que vivem com a sensação "de estar no tempo e lugar errado". Elas não se soltam, têm medo de serem alegres, de se entregarem, amarem e sonharem.

(25)

 A essência Plantago ajuda-os a agir com coragem e entusiasmo, ao despertar os conceitos relativos a confiança e abundância presentes nos fatos cotidianos da vida.

Essa erva também é conhecida popularmente por Tanchagem, Trançagem e Língua de vaca.

AMBROSIA (CHENOPODIUM AMBROSIOIDES)

Para pessoas que temem a escassez de recursos vitais, principalmente de alimentos; para os indivíduos que tem medo do fracasso financeiro, do desemprego da falta de dinheiro e de não serem capazes de suprir as necessidades básicas da família; para o medo de mudanças drásticas na organização social e no equilíbrio ecológico que possam vir a ameaçar as condições atuais de subsistência.

 A essência ambrosia tem sido empregada com eficácia em ambientes, sob a forma de spray, em ambientes comerciais, no sentido de proporcionar um relacionamento mais elevado de compra e venda, isento de medos e interferências negativas.

Muitas dessas personalidades podem então abusar de alimento físico, não se contentando só com o necessário. Armazenam o alimento dentro de si, como uma forma inconsciente e ilusória de proteção e tendem a se tornar obesos pelo excesso de apetite. Essa planta também é conhecida por de-Santa-Maria, Formigueira e Erva-Vomiqueira.

11. 2 Preocupação excessiva com o bem-estar dos outros CHICORIUM (CHICORIUM INTYBUS)

(26)

Para indivíduos possessivos e egoístas, que gostam de atenção constante e se sentem magoados facilmente, que não apreciam estar só e choram com facilidade; para aqueles com forte carência afetiva e que sufocam os outros ao invés de amarem; cobram retorno de afeto e interferem nos que lhes são mais próximos, gostam de manter seus entes queridos sempre nas proximidades, ao próprio alcance, para assim melhor controlá-los e corrigi-los, principalmente no que se refere a sentimentos.

 As personalidades equilibradas têm enorme capacidade de amar a todos, indistintamente, sem o temor de que o afeto um dia lhes falte, pois sabem que o verdadeiro amor é uma fonte inesgotável que flui do centro da alma, do próprio coração.

Chicorium vai equilibrar a personalidade controladora que sufoca através do excessivo controle, tirando a liberdade individual usando a chantagem emocional, doenças, auto mutilação como forma de chamar atenção.

Essa essência traz da alma a energia de um amor altruísta e incondicional.

Chicorium ( Chicória) nos conecta com aspectos planetários e cósmicos, baseados na ausência de possessividade em nossos relacionamentos afetivos, no conceito divino de maternidade e no aprendizado do amor altruísta, incondicional, impessoal e universal.  A Chicória é uma hortaliça rústica do tipo Almeirão; é amarga e usada na medicina

popular.

FORTIFICATA (BAUHINIA FORTIFICATA)

Para aqueles cujo amor possessivo e a extrema carência afetiva provocam um bloqueio de energia de tal ordem que sobrevém um colapso psíquico-físico; para aqueles cuja vitalidade está se evaindo como consequência da avidez com que esgotam os outros. Como sintomas do bloqueio energético, pode haver comprometimento dos órgãos nas imediaçoes do plexo solar e do chacra cardíaco. Aqui já se instalou uma tendência a abusar do próprio corpo físico, na forma de bulimia ou anorexia nervosa.

 Aqui, o convite ao macrocósmico é feito ao se lembrar da mãe-Terra com seus mais íngremes picos, recobertos de branquíssimos e luminoso gelo, e as profundas entranhas marítimas, tão negras pela ausência quase absoluta de luz.

(27)

VERBENACEA (CORDIA VERBENACEA)

Para indivíduos tensos, superansiosos, exasperados por justiça e via de regra muito entusiasmados com as próprias idéias e opiniões; para aqueles propensos a fanatismos de toda espécie, que assumem muitas atividades ao mesmo tempo e, quando iniciam as tarefas, sentem necessidade de terminá-las custe o que custar.

O excesso de entusiamo ou a forte vontade dirigida em direçoes errôneas, o esforço exagerado numa causa ou atividade podem torná-los hiperansiosos e até mesmo esgotá-los psíquica e fisicamente. Quando equilibrados, são calmos, sábios, bons oradores, líderes natos, corajosos de entusiamo contagiante e têm elevado senso de justiça.

Verbenacea é o equilíbrio para não nos permitirmos ser vítimas de um cego entusiamo, do fanatismo, mesmo que sendo corriqueiro. A essência busca desobstruir os canais de comunicação com aquelas regiões interiores, da alma, onde estão guardados os registros de extrema sabedoria, da vontade sábia e os conceitos de justiça divina. Trata-se de um antiinflamatório floral.

Essa planta é também conhecida como Erva-baleeira, Maria-preta, Catinga-de-barão e Maria-milagrosa. Devido ao aspecto do cacho florido, e algumas localidades chamam-na também de Periquito.

TARAXACUM (TARAXACUM OFFICINALE)

Para pessoas idealistas, criativas e cheias de fervor, e que,entretanto, não conseguem exprimir o que se passa com elas, por falta de ímpeto ou vontade fraca.

(28)

cotidianas, e que têm dificuldades de “digerir” e “assimilar” a realidade, pois o fazem sem analisar detalhadamente os fatos.

Taraxacum “alarga” os conceitos mais amplos de vontade e de aprendizado espirituais, sugerindo um novo enfoque de nossa “lente” mental, no sentido de vermos mais minuciosamente nosso próprio ser interior e decorrentemente a dinâmica de seus símbolos externos, os quais formam a trama aparente da vida.

 A essência floral nos ampara ao “mergulharmos” na profundidade da vida, realçando os contrastes e as transições, mostrando a continuidade das seqüências e enfim, resgatando a dignidade do detalhe como participante indispensável do Todo. A essência é útil nos casos em que há resistência à terapia floral, principalmente na falta de efeitos aparentes, devido ao enrijecimento dos corpos internos ou à intromissão excessiva do corpo etérico no corpo físico.

Taraxacum refina a interação da alma com a realidade externa. A essência age também como um “depurativo” sendo um bom coadjuvante na eliminação de resíduos e impurezas do sangue.

Taraxacum também é conhecida popularmente por Dente de Leão, Relógio-dos-Estudantes, Salada-de-Toupeira.

THUMBERGIA (THUMBERGIA ALATA)

Para as pessoas de índole marcadamente autoritária e inflexível; dotada de enorme força de vontade, tende a menosprezar a opinião alheia, a exigir obediência incondicional e a adotar métodos cruéis para atingir seus objetivos pessoais; para aquele que domina os outros com mão de ferro.

Em situações mais extremas pode ocorrer desvirtuamentos na conduta, gerando formas de sadismos e masoquismos. A preocupação excessiva com o bem estar dos outros é  justificável pela segurança e convicção que tal personalidade tem de que está com a

razão e que o melhor para os outros é seguí-la, silenciosamente, sem questionamentos. Thumbergia relaciona-se com as energias positivas de verdadeira autoridade e de capacidade em assumir convicções.

 A qualidade positiva e suprema desta personalidade está retratada na vida e obra de Jesus: “ Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas”.

(29)

CAULIFLORA ( MYRCIARIA CAULIFLORA)

Para o indivíduo fortemente identificado com os aspectos materiais da vida, que ambiciona poder e possessões, tem tendência a ser avarento e pouco generoso, embora possa ser dedicado e gentil em seus relacionamentos; pode ocultar sentimentos de culpa em decorrência de sua atitude unilateral, alem de sentimentos de hostilidade por enxergar nos outros projeções de sua visão de vida repletas de concorrências e disputas.

O indivíduo sustenta em seus pensamentos a idéia equivocada de que o acúmulo e a posse de bens materiais são requisitos indispensáveis para o próprio bem estar pessoal e principalmente daquele à sua volta. Uma grande variedade de fisiopatologias são passíveis de serem geradas por tal bloqueio de energias.

 A ganância material é uma característica básica da personalidade Cauliflora e o remédio pode ajudá-la a encontrar as vias sublimes da generosidade e da solidariedade.

 A Cauliflora é exatamente a Jabuticabeira, árvore da família das Mirtáceas, cujas características são por demais conhecidas.

 A planta tem uso nos rituais da Umbanda e Candomblé, servindo nos banhos de limpeza e descarrego. Essa árvore é uma reprodução simbólica no reino vegetal de toda a natureza-terra, e a essência das perfumadas flores inunda nosso ser de vibrações superiores de generosidade e empatia. Existe uma tradição em Minas Gerais, hoje em dia um tanto enfraquecida, de se cortar ramos da Jaboticabeira, para fazer deles belíssimas árvores de Natal, que carregadas de bolinhas coloridas, enfeitam as casas por todo o mês de dezembro. Curiosamente, muitas das personalidades que necessitam da Cauliflora só se tornam solidárias no dia de Natal.

MIRABILIS (MIRABILIS JALAPA)

Para pessoas intolerantes e criticas para com os outros; para aqueles com forte identificação com o ambiente circundante e que estão sempre criticamente atentos aos

(30)

pormenores, julgam cada palavra, sentimento ou ato, podendo expressar ou não a condenação que fazem dos mesmos, irritam-se com detalhes e tendem a culpar sempre os outros por qualquer falha, que, aliás, tem sempre a imensa facilidade de apontar; são implacáveis ao julgar as dificuldades alheias e exigem que tudo aconteça de acordo com suas rígidas perspectivas mentais.

 A personalidade Mirabilis deveria sempre se lembrar de um antigo e sábio provérbio que diz: “Se o teu irmão é caolho, olhe-o de lado!” Diminuir o valor dos outros traz a ilusão d e aumento do próprio valor.

 A essência floral se aplica não somente à personalidade típica, mas também em épocas ou situações temporárias da vida, quando lidamos com um conflito e demonstramos intolerância e desamor com as pessoas envolvidas.

Bonina, Maravilha, Boas-Noites e Jalapa também é como essa planta é conhecida. PHYLLANTHUS (PHYLLANTHUS NIRUNI)

Para aquelas pessoas sistemáticas, metódicas, perfeccionistas, teimosas, exigentes, preconceituosas, excessivamente sóbrias e severas consigo mesmas, e cujo comportamento gostariam que servisse de exemplo para outros; para aqueles muito disciplinados em seus hábitos e exasperados por inúmeras e questionáveis necessidades; para a auto-repressão e negação de si mesmo.

O grande desafio destas almas é quebrar a grossa muralha que construíram e que as separam desta fonte interna de calor, afeto e solicitude. Muitos indivíduos se apegam rigidamente aos preceitos da vida ascética ou monástica, ou que se aderem obstinada e orgulhosamente aos princípios de seitas religiosas, podem ser beneficiados por Phyllanthus.

 A cristalização da alma e o egoísmo, que é duro, inflexível e quebradiço como o vidro, com freqüência atraem episódios inesperados, irreversíveis e dolorosos, de maneira a forçar a flexibilização e o amadurecimento pessoal.

Phyllanthus é a conhecida Quebra-Pedra, Erva-Pombinha ou Saxifraga. MATRICARIA (MATRICARIA CHAMOMILLA)

(31)

Para as personalidades entusiasmadas que se entregam totalmente ao serviço que lhe apraz; que, entretanto, sofrem muito internamente, quando não observam a mesma solidariedade à ; sua volta; para aqueles que se envolvem de coração e incondicionalmente com tudo o que fazem; quando solicitados, dão-nos atenção total e exclusiva, sacrificando o que estavam fazendo; não gostam de ser o centro das atenções e não exigem elogio para si, mas desejam tao somente que os outros tenham um mesmo comportamento; não são indivíduos subservientes, todavia se esforçam ao máximo para atenderem as necessidades alheias, quando se julgam procedentes; não conseguem compreender a razão pela qual os outros também não se envolvem de corpo e alma para ajudar os semelhantes.

 A essência se liga com um tipo de maternidade que alia super proteção e nervosismo interno, todavia não havendo as características de carência afetiva e de dominação.

Em geral, o bloqueio de energias pode trazer esgotamento mental, insônia, palpitações, opressão no peito, indigestões nervosas, espasmos intestinais, alergias, zumbidos no ouvido e irritabilidade.

11. 3 Falta de interesse pelas circunstâncias SINAPSIS (SINAPSIS ARVENSIS)

Para personalidades acometidas por tristeza, desesperança ou melancolia, estados estes sem causa definida. O estado depressivo pode aparecer repentinamente, em alguma época particular do ano, sem nenhuma razão aparente, sem qualquer conexão com pessoas ou fatos externos.O início se dá às vezes com a aproximação do Natal ou com a chegada de próximo aniversário, mas quase sempre não hé datas específicas.

(32)

 A depressão é endógena (vem dentro do próprio paciente) e pode persistir por dias, ate alguns meses, desaparecendo de forma inexplicável, sendo apenas temporária.

Como sintomas notam-se além das características falta de interesse pelas circunstancias, introversão, isolamento, redução nas percepções sensoriais e o olhar opaco, desprovido de brilho, que retrata a escuridão interna.

 A alma embora de natureza sensível, rica e aberta ao sofrimento, não consegue expressar o que lhe acontece e muito menos encobrir sua negra situação. Somente os compromissos cármicos podem explicar o momentâneo luto dessa personalidade.

 A alma precisará reorientar seu caminhar pela vida na direção do luminoso e confortante sol interno.

O nome da planta foi addo pelos antigos romanos como sendo mustim ardens e quer dizer "mosto" ou "suco que arde", daí Mostarda.

Os três elementos presentes na flor, a forma, a cor e o número, sugerem a figura de um homem carregando o seu pesado fardo, a sua cruz, seguindo em rumo ao Sol.

MOMORDICA (MOMORDICA CHARANTIA)

Para pessoas sujeitas a pensamentos ruminantes e indesejáveis; para a mente que se apega obsessivamente a certa idéia ou preocupação e os pensamentos tornam-se persistentemente repetitivos; para aqueles que se preocupam demais com problemas corriqueiros, passando de preocupação em preocupação com o fluir da vida; várias vezes ao longo do dia ou da noite se lembram daquela idéia torturante, e ao acordarem, o primeiro pensamento que lhes chegam é exatamente aquela preocupação; tortura mental retira-lhes a paz, a possibilidade de descanso e a capacidade de concentração.

 As personalidades típicas são perfeccionistas, persistentes, detalhistas e se apegam demasiadamente aos mínimos obstáculos, que são enfrentados com certo pessimismo, porém com muita obstinação mental.

De todas as qualidades da alma, o indivíduo precisa desenvolver especialmente o desapego, aquela disposição de indiferença a tudo o que não pertença ao Eu superior, recusando a se identificar com algo que não seja a realidade espiritual, que elimine a possibilidade do seu viver. Deve ele tornar-se espectador ativo do diálogo entre as consciências do eu profundo e da personalidade, permanecendo calmo e sereno,

Referências

Documentos relacionados

Os resultados obtidos nos experimentos de filtração com dosagem ótima e super-dosagem de sulfato de alumínio e pH de coagulação próximo de 5 promoveram as melhores remoções

Não pode ser copiado, escaneado, ou duplicado, no todo ou em parte, exceto para uso como permitido em uma licença distribuída com um certo produto ou serviço ou de outra forma em

Sendo assim, é imprescindível refletir sobre os arranjos institucionais mais adequados para conjugar Estado, mercado e sociedade em torno de um modelo de desenvolvimento

Para tal, serão expostas hipóteses explicativas relativamente aos potenciais fatores que possam influenciar as decisões de financiamento das empresas,

* Pode ser feita a substituição do fermentador e maturador pelo fermentador cônico. A diferença (R$) será incluída no valor

Cuide para não exceder esses pesos, afim.. de garantir a qualidade e a durabilidade

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

No Sítio do Pai Adão, não há a posição de mãe pequena, mas existe uma outra, a de madrinha do terreiro – a posição mais elevada depois da yalorixá.. Sua principal obrigação