• Nenhum resultado encontrado

Governador Renato Casagrande recebe Vice-Presidente Hamilton Mourão no Palácio Anchieta, em Vitória Pág. 03

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Governador Renato Casagrande recebe Vice-Presidente Hamilton Mourão no Palácio Anchieta, em Vitória Pág. 03"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Governador Renato Casagrande recebe Vice-Presidente

Hamilton Mourão no Palácio Anchieta, em Vitória

Pág. 03

Deputado Da Vitória propõe regulamentação

da profissão de condutor de veículo escolar

Covid-19: plano

nacional de

vacinação terá

quatro fases

Sefaz libera

consultas à NFC-e

na Agência Virtual

2º Live Solidária

em prol da APAE de

Vila Valério acontece

neste mês

MPES promove primeiro encontro estadual de

análise da rede de atenção à saúde bucal no Estado

Pág. 06

Pág. 06

Pág. 03

Pág. 02

(2)

Reflexao

~

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericóri-da, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos."

Refletindo: Pedro escreve que Deus regenerou

os homens para uma esperança viva, incorrup-tível, que não pode ser apagada ou esquecida. A vitória contra a morte e contra o mal, encheu o coração daqueles homens de uma esperança transbordante em amor e fé. E você, onde tem depositado sua esperança? A sua esperança, ainda que seja a última, ela morre? Lembre-se, então, de que a esperança daquele que já nasceu de Deus, salvo, pela fé em Jesus Cristo, é a única esperança que não morre, e nos conduz a vida eterna.

Oração: Pai querido, que essa mesma

esperan-ça do apóstolo Pedro, possa definitivamente preencher nossas almas e iluminar nossa experiência espiritual neste mundo. Assim também que essa mesma esperança seja por nós levada a tantos outros, que ainda não conhecem ao Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

de

Momento

1 Pedro 1:3

27 3117-1030

Dados para envio:

Ana Gomes da Silva - 80 Jardim Passamani -São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Deseja participar? Seja opinando, criticando, denunciando, elogiando, agradecendo, comentando ou enviando poemas e A publicação é gratuíta, sendo publicada ou não conforme a original recebida ou resumidamente, a critério da redação (as correspondências recebidas não serão reenviadas aos remetentes). Para sua carta ter validade, coloque nome completo e endereço juntamente com telefone de contato e nunca esqueça de assinar

crônicas, escreva para o HN!

a mesma de forma legível.

jornalhojenoticias@hotmail.com Hoje Notícias E-mail: Cartas/Correspondências Exemplar de arquivo: R$ 1,00 Sujeito a disponibilidade Filiado à:

Editora Hoje Eireli

Cnpj.: 08325314/0001-76 Insc. Municipal: 32594 Rua Ana Gomes da Silva - 80 - Jardim Passamani

São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Central de Atendimento: 27 3117-1030 E-mail: jornalhojenoticias@hotmail.com

Municípios do Estado do Espírito Santo

Circulação: Uma publicação: www.jornalhojenoticias.com/ www.jornalhojenoticias.com.br Contatos: Publicação: Diária Diretor: Editor Chefe:

Os artigos assinados, pronunciamentos e citações, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Julio Cesar S. Fernandes - DRT 2397/ES Harley Kalk da Silva - DRT 3672/ES

WWW.ES1.COM.BR

ENTRETENIMENTO + DIVERSÃO + MOBILIDADE + INFORMAÇÃO =ES1

PARA FICAR BEM INFORMADO

Sefaz libera consultas à

NFC-e na Agência Virtual

Os contadores e de-mais responsáveis por empresas no Espírito Santo já podem fazer consultas à Nota Fiscal do Consumidor Eletrô-nica (NFC-e), no ambi-ente da Agência Virtu-al. Podem ser consulta-dos documentos com até 90 dias anteriores ao corrente mês.

“Este é mais um pe-dido da sociedade que conseguimos atender. Os responsáveis pelas empresas poderão fazer o download das NFC-e no ambiente da Agên-cia Virtual e também a conferência do que está registrado pela Secreta-ria da Fazenda (Sefaz), com o que foi

informa-do pelos gestores das empresas”, explica o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pego-retti.

O recurso já está acessível. “O arquivo que está disponível para download na Agência Virtual apresenta os campos mais importan-tes do documento: cha-ve eletrônica, valor to-tal, data de emissão, valor da base de cálculo do ICMS, entre outros. Com esses dados, é pos-sível ter mais controle sobre a conformidade das declarações fisca-is”, destaca o gerente de Atendimento ao Con-tribuinte, Augusto Bar-bosa Gonçalves Dibai.

Dibai ressalta que deixar de escriturar

do-cumentos fiscais emiti-dos ou escriturá-los com inconsistência são situações sistematica-mente monitoradas pela Receita Estadual. Portanto, esse novo re-positório de informa-ções é um importante recurso para que conta-dores e empresas evi-tem autuações.

Caminho simplificado

Os contadores e res-ponsáveis por empresas que quiserem conferir as informações devem acessar a Agência Vir-tual e preencher o CPF já cadastrado na Sefaz. Feito isso, o usuário deverá escolher de qual empresa ele deseja

fa-zer o download das NFC-e, conforme ex-plicam os servidores da Gerência de Tecnologia da Informação e Comu-nicação (Getec) Eduar-do Eduar-do Nascimento e Antognoni de Albu-querque, que atuaram no projeto.

“É um caminho bem simples: clicando em ‘Consultas’ e, depo-is, ‘Nota Fiscal do Con-sumidor - NFC-e’ e sele-cionar o período dese-jado. O relatório é gera-do em formato TXT e, em seu cabeçalho, cons-tam as principais infor-mações das notas”, ex-plica Nascimento. Ele destaca que o usuário deve desbloquear o pop-up em seu navega-dor para obter o arqui-vo.

O gerente da Getec, Marcelo Azeredo Cor-nélio, ressalta o apoio da tecnologia para esses serviços. “Com o avan-ço da tecnologia, os desafios para disponibi-lização de serviços digi-tais crescem exponenci-almente. A Getec tem buscado realizar entre-gas de qualidade por meio da modernização dos serviços fazendári-os para melhoria e apo-io aos contribuintes e profissionais afins”, pontua. Sefaz Foto: divulgação UMA CAMPANHA: CORONAVÍRUS C O V I D - 1 9 MANTENHA O DISTANCIAMENTO

SOCIAL! Cuide de vocêe dos outros.

USE MÁSCARA!

#FiqueEmCasa Se puder!

Os contadores e responsáveis por empresas que quiserem conferir as informações devem acessar a Agência Virtual e preencher o CPF já cadastrado na Sefaz

(3)

Governador Renato Casagrande recebe Vice-Presidente

Hamilton Mourão no Palácio Anchieta, em Vitória

O Governador do Estado, Renato Casa-grande recebeu o vice-presidente da Repúbli-ca, General Hamilton Mourão no Palácio Anchieta, nesta quar-ta-feira (2). Ao lado da vice-governadora e dos secretários de Planeja-mento, Alvaro Duboc e de Governo, Tyago

Hoffmann, almoça-ram na sede do gover-no capixaba.

No cardápio, Mo-queca e Rosbife para quem não come o tra-dicional prato capixa-ba. Na conversa, Casa-grande destacou a im-portância e pediu aju-da para viabilizar o C o r r e d o r C e n t r o -Leste. Também citou as obras federais no

Estado e que possam ter continuidade, como o Contorno do Mestre Alvaro.

Após o encontro, a comitiva seguiu para o Hotel Senac, onde o vice-presidente foi o palestrante do dia n9 evento Vitória Sum-mit. Nesta quinta-feira (3), o palestrante será o gover nador Renato Casagrande.

Covid-19: plano nacional de vacinação terá quatro fases

O plano nacional de vacinação contra a co-vid-19 terá quatro fases. Em cada etapa serão atendidos determina-dos tipos de públicos, escolhidos a partir do risco da evolução para quadros graves diante da infecção, da exposi-ção ao vírus e de aspec-tos epidemiológicos da manifestação da pande-mia no país.

A proposta prelimi-nar foi discutida em reunião realizada na segunda-feira (1º) com a participação do Mi-nistério da Saúde e ou-tras instituições, como a Fundação Oswaldo Cruz, o Instituto Bu-tantan, o Instituto Tec-nológico do Paraná e conselhos nacionais de secretários estaduais (Conass) e municipais (Conasems) de saúde.

A primeira fase terá como prioridade traba-lhadores de saúde, pes-soas de 75 anos ou mais e idosos em instituições de longa permanência (como asilos), bem co-mo povos indígenas. Na segunda fase a imu-nização será focada nos idosos de 60 a 74 anos. Pacientes a partir de 60 anos são considerados grupo de risco pelo ris-co maior da ris- contami-nação evoluir para uma morte.

Na terceira fase esta-rão pessoas com co-morbidades, condições médicas que também favorecem um agrava-mento do quadro a par-tir da covid-19. Entre as doenças crônicas inclu-ídas neste grupo estão as cardiopatias e doen-ças renais crônicas.

A quarta fase vai focar em professores, forças de segurança,

trabalhadores do siste-ma prisional e pessoas privadas de liberdade. O conjunto destes seg-mentos soma 109,5 mi-lhões de pessoas, que deverão receber, cada um, duas doses. No co-municado do Ministé-rio sobre a reunião não há informações sobre o restante da população.

O Brasil já firmou acordo para compra de 100,4 milhões de doses c o m o c o n s ó r c i o Oxford/Astrazeneca e 42,5 milhões no âmbito do grupo Covax Faci-lity, que reúne governos e empresas de diversos países.

De acordo com o ministério, o planeja-mento apresentado po-de sofrer alterações no decorrer dos debates sobre o esforço de imu-nização contra a covid-19. Os representantes da pasta informaram

durante a reunião que estão negociando a aquisição de mais serin-gas e agulhas. O órgão está providenciando a aquisição de 300 mi-lhões de seringas no mercado nacional e 40 milhões no internacio-nal. O Ministério da Saú-de manteve reunião nas

últimas semanas com outros grupos desenvol-vendo vacinas, como Pfizer e Biontech (EUA e Alemanha), Instituto Gamaleya (Rússia), Baharat Biontech (co-vaxin).

Governo estaduais firmaram parcerias pró-prias, como o de São Paulo com Sinovac

pa-ra a Coronavac e os go-vernos do Paraná e da Bahia com o Instituto Gamaleya para a Sputi-nik V, mas não houve anúncio de planos espe-cíficos. Nenhuma des-tas vacinas obteve ain-da a autorização ain-da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). EBC Saúde Secom

Fotos: Helio Filho/Secom

(4)

Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo

elege os melhores cafés capixabas

Os melhores cafés espe-ciais capixabas foram elei-tos pelo Prêmio Cafés Especiais do Espírito San-to, na quarta-feira (02). A solenidade aconteceu no Centro Cultural e Turísti-co de Venda Nova do Imi-grante, com transmissão pelo canal do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), no YouTube. Com público restrito e cumprimento dos protocolos de preven-ção ao novo Coronavírus (Covid-19), a premiação teve a participação do go-vernador do Estado, Rena-to Casagrande.

A premiação de R$ 110 mil foi destinada aos 1º, 2º e 3º lugares das cate-gorias Conilon e Arábica. A premiação também con-templou o quesito susten-tabilidade na produção de cafés especiais com o total de R$ 20 mil divididos entre cafeicultores que conquistaram os 1º, 2º e 3º lugares em ambas catego-rias.

Na categoria Conilon, os vencedores foram res-pectivamente Luiz

Clau-dio de Souza, de Muqui, com nota 86.4; Aurio Bar-bosa Quadra, de Alegre, com nota 84.83; e Antônio Cesar Landi, de Jerônimo Monteiro, com nota 83.5. Os campeões da categoria Arábia foram respetiva-mente Wiliam Dalvi Sar-tori, de Castelo, com nota 87.96; José Antônio Debo-na Romão, de Castelo, com nota 87.86; Valdeir Mauro se Paula, de Breje-tuba, com nota 87.84.

Os cafeicultores que apresentaram práticas sustentáveis na produção de cafés especiais também foram premiados em 1º, 2º e 3º lugares na categoria Sustentabilidade. Vence-ram respectivamente na

categoria Conilon os cafe-icultores Luiz Claudio de Souza, de Muqui; Aurio Barbosa Quadra, de Ale-gre; e Leandro Barbosa Quadro, também de Ale-gre. Os vencedores em sustentabilidade de Arábi-ca foram Elzio Sartori, de Castelo; José Alexandre de Abreu Lacerda, de Do-res do Rio Preto; e Estevão Denizar de Abreu, de Ma-rechal Floriano.

O Prêmio Cafés Espe-ciais do Espírito Santo é o primeiro concurso promo-vido pelo Governo do Estado que contempla as categorias de cafés arábica e conilon, além do reco-nhecimento pelas práticas sustentáveis na produção.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer e pre-miar os melhores cafés especiais no Espírito San-to e incentivar a produção de cafés de qualidade.

Em sua fala, o gover-nador Renato Casagrande lembrou que os cafeiculto-res capixabas estão obten-do excelentes resultaobten-dos em concursos nacionais e até internacionais de qua-lidade. “Isso mostra o pro-fissionalismo dos produ-tores capixabas e que em toda a cadeia produtiva temos especialistas alta-mente capacitados. Desde a produção até a degusta-ção, temos os melhores extencionistas e pesquisa-dores do mundo em nosso

Estado. Temos um con-junto que é de referência”, disse.

Casagrande prosse-guiu: “Em qualquer cafe-teria do Brasil, os baristas conhecem os cafés capixa-bas. Nos últimos anos de-mos um salto de qualidade e isso incorpora renda, gera emprego, qualidade de vida para o produtor e oportunidades a quem trabalha nessa área. Até pouco tempo atrás, eu, que sou filho de agricultor e posso afirmar, o jovem saía do campo. Hoje em dia, as pessoas têm orgu-lho em trabalhar na agri-cultura. Os filhos que ti-nham desaparecido do campo estão voltando,

pois sabem que têm tecno-logia, têm mais reconheci-mento e quem trabalha com qualidade tem retor-no financeiro.”

A cafeicultura é a prin-cipal atividade do agrone-gócio capixaba com 130 mil famílias envolvidas, de acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicul-tura e Pesca, Paulo Folet-to.

“Sem dúvida, o prê-mio valoriza não só a qua-lidade dos cafés produzi-dos no Estado, mas tam-bém a importância que o produtor rural tem nesse processo. Recentemente, fomos campeões na Sema-na InterSema-nacioSema-nal do Café, conquistando o primeiro lugar como melhor café do Brasil na categoria Arábi-ca e o segundo no Coni-lon. Isso mostra o quanto o Espírito Santo é uma potência na produção de cafés especiais, principal-mente, em um ano contur-bado pela pandemia do novo Coronavírus. Não podemos deixar de agra-decer aos nossos parceiros que não mediram esforços para a realização desse evento”, pontuou Foletto.

Ministério vai buscar vacina de excelência, diz Pazuello no Congresso

O ministro da Saúde,

Eduardo Pazuello, disse na quarta-feira (2) que o ministério busca uma vaci-na segura, eficiente e de excelência contra o novo coronavírus. Ele também reafirmou que, no que depender do governo, a população não será obri-gada a se imunizar contra o vírus que causa a covid-19.

“Até o momento – e isso é a posição do minis-tério, falo pelo minisminis-tério, falo também em conso-nância com o presidente da República –, a nossa estratégia será a de não obrigatoriedade da vaci-na. Trabalhar com cam-panhas de conscientiza-ção, trabalhar com dispo-nibilidade em todas as pontas e trabalhar pelo padrão da vacina: uma vacina campeã, uma vaci-na com resultados, sem [efeitos] colaterais. Só

passará por nós a vacina com essa excelência. Que-ro deixar isso claQue-ro: a vaci-na terá que ter excelência, e [haverá] uma grande campanha de conscienti-zação. Com isso, nós va-mos ter uma procura mui-to grande, e não uma obri-gatoriedade”, disse o mi-nistro, durante audiência pública na comissão mis-ta do Congresso que acom-panha as ações do gover-no gover-no combate à covid-19. Ainda segundo Edu-ardo Pazuello, o Ministé-rio da Saúde aguarda a posição do Supremo Tri-bunal Federal sobre a ques-tão. “O STF vai fazer o julgamento da obrigatori-edade. Isso também faz parte do nosso país, dos nossos Poderes. Nós va-mos nos defender e apre-sentar nossas ideias, e os juízes vão definir”, disse.

A partir do dia 11, o STF vai julgar em plená-rio virtual duas ações que tratam da obrigatoriedade da vacinação contra a

co-vid-19. Sob a relatoria do ministro Ricardo Lewan-d o w s k i , e m u m a Lewan-d a s ações, ajuizada em outu-bro, o PDT quer garantir a competência de estados e municípios para definir a obrigatoriedade da vaci-nação. Em outra ação, o PTB, partido aliado do governo, quer que a Corte determine a não obrigato-riedade da imunização.

Vacina

Em 2021, Pazuello disse aos parlamentares que haverá um cenário “mais interessante”, com vacinas previstas no mun-do inteiro: “Estamos tra-balhando para que o Bra-sil conte com as melhores vacinas disponíveis e pos-sa imunizar, e bem, a nos-sa população.”

Sobre o registro desses imunizantes para a Covid-19, o ministro da Saúde disse que os técnicos da Agência Nacional de Vigi-lância Sanitária (Anvisa)

estão voltados e prontos para tratar o assunto de forma célere e direta, com mudanças de protocolos, recebimentos de docu-mentação com submissão contínua e imediata de cada processo. “Essas são discussões constantes da e q u i p e d o [ d i r e t o r -presidente da Anvisa] Almirante Barra. E nós precisamos compreender, de uma vez por todas, que nós só aplicaremos vaci-nas no Brasil registradas na Anvisa, com todos os protocolos cumpridos da maneira correta. Isso pre-cisa ficar claro”, ressal-tou.

Testes

E d u a r d o P a z u e l l o lembrou ainda que, desde o início da pandemia, já foram distribuídos quase 9 milhões de testes RT-PCR para todo o país. O ministro informou que estados e municípios já têm à disposição com eles

um quantitativo de cerca de 2 milhões de testes ho-je. Além disso, o Ministé-rio da Saúde ainda dispõe de um quantitativo de cer-ca de 6 milhões de testes.

Pela falta de locais nos estados para armazenar grandes quantidades de testes, o ministério justifi-cou a distribuição por de-manda. “Quando dá um novo repique, uma nova subida, a gente tem uma procura maior de testes também. Isso faz parte do sistema de demanda, ou seja: quem dá a primeira resposta é o médico, com o seu diagnóstico clínico, que pode ou não solicitar o teste. E essa demanda por testes começa na pon-ta da linha, vai passar pelo Estado e vai chegar para nós por demanda, e nós vamos atender. Nós te-mos capacidade de aten-der o que for necessário aos estados. Esta é a gran-de logística: é ter capaci-dade de atender o que lhe é demandado, e não

ape-nas empurrar quantitati-vos para a frente, no pro-cesso”, explicou o minis-tro.

Programa Nacional de Imunização

Ainda durante a au-diência pública, o minis-tro da Saúde explicou que o Brasil tem o maior pro-g rama imunização do mundo, que distribui anu-almente 300 milhões de doses de vacinas. O país também conta com mais de 37 mil salas de vacinas com refrigeradores a tem-peraturas que variam en-tre 20 graus negativos e 8º graus positivos.

A pasta está em fase de aquisição de 300 milhões de seringas e agulhas para essa vacinação específica. Segundo Pazuello, estão sendo repassados em tor-no de R$ 42 milhões para a modernização de parte dessa rede de refrigerado-res do Programa Nacio-nal de Imunizações.

EBC Saúde

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Incaper/Seag/Secom

O Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo é o primeiro concurso promovido pelo Governo do Estado que contempla as categorias de cafés arábica e conilon, além do reconhecimento pelas práticas sustentáveis na produção

(5)

2º Live Solidária em prol

da APAE de Vila Valério

acontece neste mês

Acontece no dia 12 de dezembro, a 2ª Live Solidária em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcio-nais (Apae), de Vila Valério.

A ação de cunho solidário será transmiti-da a partir transmiti-das 18 horas pelo canal do YouTube (Apae de Vila Valério) e Facebook (apaevilava-lerio). Toninho e Edu-ardo, Felipe Fantim e Kaique Azevedo são as atrações da noite e pro-metem agitar as redes.

“Nossa segunda live solidária tem por obje-tivo angariar fundos para a ampliação do nosso espaço físico e estamos muito confian-tes que conseguiremos uma boa quantia. O número de matrículas

está aumentando con-sideravelmente e preza-mos por um atendi-mento de qualidade

o n d e o s a l

u-nos/usuários tenham conforto e bem-estar. Desta vez teremos um novo formato, com To-ninho e Eduardo e Kai-que Azevedo, às 19:30

será o sorteio no valor de 20 mil reais e em se-guida show com Filipe Fantim e banda. Rena-ta Sathyny nos dará a grande honra de apre-sentar e teremos vários sorteios e interação com o público”, conta M a r i , D i r e t o r a d a APAE.

“Esperamos contar com os amigos parcei-ros e patrocinadores de sempre. Quem tiver interesse em adquirir as cartelas dos sorteios é só entrar em contato nos números de telefo-ne da Apae (27) 99816-1011 e 3728-1506”, completou Mari.

EscoLAR está

entre projetos

finalistas do

Prêmio

Inoves 2020

O EscoLAR - Pro-grama de Atividades Pedagógicas Não Pre-senciais (APNPs) ins-tituído pela Secretaria da Educação (Sedu), está entre os projetos finalistas do Prêmio Inoves 2020, com o tema Iniciativas que constroem novos cami-nhos. O EscoLAR foi implementado nas es-colas da Rede Estadu-al devido à suspensão das aulas presenciais para conter a dissemi-nação do novo Coro-navírus (Covid-19).

O Programa é regu-lamentado pela Porta-ria nº 048-R, de 02 de abril de 2020, e con-templa um conjunto de recursos capaz de apoiar as escolas e os professores na conti-nuidade ao processo de ensino e aprendiza-gem, por meio da com-p l e m e n t a ç ã o d a s aprendizagens já ad-quiridas e do desenvol-v i m e n t o d e n o desenvol-v a s aprendizagens por par-te dos estudanpar-tes, favo-recendo também o re-forço escolar.

As APNPs consis-tem em atividades es-colares vinculadas ao desenvolvimento de habilidades e conteú-dos previstos nos docu-mentos curriculares propostos pela Sedu, previamente planeja-das e elaboraplaneja-das pelo professor, acompa-nhadas e coordenadas pela equipe pedagógi-ca da escola, para se-rem ofertadas ao estu-dante fora do ambien-te escolar.

Inoves

O Prêmio Inoves é um programa do Go-verno do Estado do Espírito Santo que esti-mula o desenvolvimen-to de uma cultura de inovação e empreende-dorismo no serviço pú-blico capixaba.

Por meio de ações de fomento, sensibiliza-ção, capacitasensibiliza-ção, orien-tação técnica, apoio financeiro, avaliação, reconhecimento e dis-seminação de práticas inovadoras de gestão, o Inoves contribui para a m o d e r n i z a ç ã o d a Administração Pública e para valorização do servidor.

No contexto do pro-grama, o Prêmio Inoves destaca e premia traba-lhos inovadores, desen-volvidos por equipes de profissionais do serviço público, que moderni-zam a gestão, melho-ram a vida do usuário (cidadão e/ou servidor) e transformam a reali-dade da gestão pública.

O objetivo principal é reconhecer os resulta-dos potenciais e concre-tos, gerados por iniciati-vas capazes de produzir serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfa-ção para a sociedade e para o próprio servidor, de modo efetivo, criati-vo e com possibilidades de multiplicação. Saiba mais sobre o E s c o L A R : https://sedu.es.gov.br/ escolar

Confira todos os finalis-tas do Prêmio Inoves 2020 em: www.inoves-.es.gov.br

SEDU

Venda de veículos automotores aumenta

0,45% de outubro para novembro

O número total de veículos automotores (automóveis, comercia-is leves, caminhões, ôni-bus, motocicletas, e im-plementos rodoviários) comercializados no país no mês de novembro chegou a 334.356 unida-des, montante 3,18% inferior ao registrado no mesmo mês de 2019. Em relação a outubro, no entanto, as vendas tiveram elevação de 0,45%. Novembro foi o sétimo mês consecutivo de alta nas vendas em 2020.

Os dados, divulga-dos ontem (2), são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabra-ve), baseados em infor-mações do Registro Na-cional de Veículos Auto-motores (Renavam).

“Mesmo com no-vembro tendo um dia

útil a menos (20 dias), em relação a outubro (21 dias), a trajetória de alta do mercado se man-teve. Além disso, este crescimento fez com que o penúltimo mês do ano registrasse o melhor resultado de 2020, em volume de vendas, até o momento”, destacou o presidente da Fenabra-ve, Alarico Assumpção Júnior.

No acumulado de janeiro a novembro de

2020, 2.799.712 veícu-los automotores foram vendidos, o que repre-s e n t a r e t r a ç ã o d e 23,62% sobre o mesmo p e r í o d o d e 2 0 1 9 (3.665.298 veículos). Automóveis e comerciais leves Em novembro, as vendas do segmento de automóveis e comercia-is leves chegaram a 214.265 unidades, 7,2% inferior ao registrado no mesmo mês de 2019. Em relação a outubro, no entanto, houve uma alta de 4,4%. Já no acu-mulado de janeiro a no-vembro, o resultado a p o n t a r e t r a ç ã o d e 28,62%, totalizando 1.718.093 unidades, contra as 2.406.917 no m e s m o p e r í o d o d e 2019. Agência Brasil Editora Hoje

Foto: REUTERS/Roosevelt Cassio

(6)

Deputado Da Vitória propõe regulamentação

da profissão de condutor de veículo escolar

O deputado federal Da Vitória (Cidadania-ES) apresentou no último dia 27, na Câmara Federal, o Projeto de Lei 5293/2020, que regulamenta a profis-são de condutor de veículo escolar e adequa o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no que diz respeito ao exercício profissional. O objetivo é estabelecer nor-mas que garantam a segu-rança das crianças e adoles-centes e direitos e deveres

aos condutores que atuam no segmento.

O PL 5293/2020 esta-belece que é atividade pri-vativa dos profissionais condutores de veículos esco-lares a utilização de veículo automotor, com capacida-de mínima capacida-de 15 (lugares), próprio ou de terceiros, para o serviço privado de utilidade pública de trans-porte escolar coletivo remu-nerado de estudantes, devi-damente matriculados na rede pública ou privada de ensino.

De acordo com o texto, os profissionais devem estar habilitados em uma das categorias D ou E, passar por curso de formação, possuir veículo conforme estabelecido no CTB, den-tre outros. A categoria pas-sa a ter direito a piso remu-neratório e benefícios previ-denciários.

Além disso, a proposta traz alguns aspectos vincu-lados à prática da profissão e o seu impacto direto no trânsito, tais como a puni-ção pelo exercício

profissio-nal sem o devido registro e o direito de livre parada para embarque e desembar-que de estudantes. Segundo o PL, será considerado co-mo critério para a habilita-ção do profissional somen-te as infrações cometidas no exercício efetivo da ativida-de. O inciso IV do artigo 138 do CTB exige, hoje, que o profissional não cometa nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reinci-dente em infrações médias durante os doze últimos meses, sem especificar se é

ou não na atividade “O Projeto trata de uma atividade cujo exercício é direcionado especificamen-te para crianças e adoles-centes, sabidamente um público que deve ser alvo de preocupações constantes em face de sua vulnerabili-dade. Assim, nada mais natural do que se exigir critérios específicos para o exercício da profissão”, destaca o deputado federal Da Vitória.

E completa: “A propos-ta relaciona os requisitos a

serem cumpridos pelos profissionais para habilita-rem-se ao exercício da pro-fissão e enumera os deveres que devem ser observados na sua prática, elementos essenciais em uma regula-mentação de profissão, e corrige distorções existen-tes no CTB”.

O projeto de lei está com a Mesa Diretora para ser encaminhado para dis-cussão nas comissões e, posteriormente, no plená-rio da Câmara dos Deputa-dos.

MPES promove primeiro encontro estadual de

análise da rede de atenção à saúde bucal no Estado

Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Cen-tro de Apoio Operacional de Políticas da Saúde (Ca-ops) e do Centro de

Estu-dos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realiza, nesta sexta-feira (4), a par-tir das 13h30, o “I Encon-tro Estadual da Saúde Bu-cal - Análise da Rede de Atenção à Saúde Bucal no Estado do ES”. O evento

virtual tem como objetivo fomentar melhorias no âmbito da saúde bucal e debater o funcionamento e desafios para o acesso à assistência na rede de aten-dimento pública capixaba. O evento é destinado a

membros, servidores e estagiários do MPES, ges-tores de saúde municipal e estadual, Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo, bem como os conselhos estadual, municipais e

locais de saúde. Também fazem parte do público-alvo o Conselho Regional d e O d o n t o l o g i a (CRO/ES), a Associação Brasileira de Odontologia (ABO/ES), as Superinten-dências Regionais de

Saú-de, instituições de ensino, estudantes de odontolo-gia, profissionais da saúde, além da população em geral usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

MPES Assessoria

CLA$$IFICADOS

Editais, Comunicados, Atas, Relatórios, Balancetes jornalhojenoticias@hotmail.com 27 3117-1030

Comprando, vendendo ou trocando! Anuncie conosco

jornalhojenoticias@hotmail.com

27 3117-1030

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DA SEDE DE SÃO GABRIEL DA PALHA – ES

FFaço saber que pretendem casar-se:

1. IURY ROMANHA LUDTKE e LILIAN SOARES CAMPOS

IURY ROMANHA LUDTKE, nacionalidade brasileira, profissão servidor público estadual, com trinta e dois (32) anos de idade, estado civil solteiro, natural de São Gabriel da Palha-ES, residente na Rua III, 225, Santa Rita III em São Gabriel da Palha-ES e LILIAN SOARES CAMPOS, nacionalidade brasileira, profissão Administradora, com vinte e três (23) anos de idade, estado civil solteira, natural de Barra de São Francisco-ES, residente na Rua III, 225, Santa Rita III em São Gabriel da Palha-ES.

2. JOSÉ MACHADO DE SOUZA e LIBERTINA RODRIGUES

JOSÉ MACHADO DE SOUZA, nacionalidade brasileira, profissão Vigilante aposentado, com sessenta e oito (68) anos de idade, estado civil solteiro, natural de São Gabriel da Palha-ES, residente na Rua Isauro Mantovanelli, s/n, Gustavo Booni em São Gabriel da Palha-ES e LIBERTINA RODRIGUES, nacionalidade brasileira, profissão cuidadora, com cinquenta e dois (52) anos de idade, estado civil solteira, natural de São Gabriel da Palha-ES, residente na Rua Izauro Mantovanelli, S/n, Gustavo Booni em São Gabriel da Palha-ES.

02 de dezembro de 2020. ELOIR CARLOS AHNERT Oficial do Registro Civil

RESULTADO DA CHAMADA PÚBLICA Nº 002/2020

O Município de Vila Valério-ES, através do Fundo Municipal de Assistência Social, torna público para conhecimento dos interessados o resultado da CHAMADA PÚBLICA Nº 002/2020, do PROCESSO Nº 02087/2020, tendo por objeto: Aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos Modalidade Compra CDA (Compra Direta de Alimentos) para doação simultânea a entidades da rede socioassistencial no Município de Vila Valério/ES, que produzam e disponibilizem refeições a beneficiários consumidores.

AGRICULTORES FAMILIARES VENCEDORES: ANA FLAVIA LUCK no valor total de R$ 6.499,98, ANA MARA DUMER TONIATO no valor total de R$ 6.499,89, AUREA BUSS KIPERT no valor total de R$ 6.499,81, DAIANE LIRIO SCHAFFELN no valor total de R$ 6.499,99, ELDER QUIUQUI no valor total de R$ 3.601,87, KAILA KARINE SCHMIDT no valor total de R$ 6.500,00, LENIVALDO SARTORIO no valor total de R$ 6.499,94, LUANA KIPERT no valor total de R$ 6.499,81, MAIONES SILVA no valor total de R$ 6.500,00, MARCIELIA ADILIA STOCCO SIRILLO no valor total de R$ 6.500,00, MARIJANI LUCK NARDI no valor total de R$ 6.499,97, NAILZA VILELA ANDRE no valor total de R$ 1.560,00, RONERLEI LUCK no valor total de R$ 6.499,99, VALMIR SCHMIDT no valor total de R$ 6.500,00, VANDERLEIA CARNEIRO LAUER no valor total de R$ 6.499,99 e VOTAN BOONE PAGUNG no valor total de R$ 6.499,99.

1º CADASTRO DE RESERVA: NILDON PAGUNG.

2º CADASTRO DE RESERVA: MARIA JOSÉ GONÇALVES LUCK. MAIORES INFORMAÇÕES: TEL. (027) 3728-1000.

Vila Valério/ES, 02 de dezembro de 2020

GILFARLEI PETRI Pregoeiro Oficial/PMVIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VALÉRIO

RESULTADO DE HABILITAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Vila Valério/ES, torna público o resultado da análise dos documentos de habilitação das licitantes da TOMADA DE PREÇOS Nº 005/2020 -PROCESSO Nº 02173/2020. OBJETO: Contratação de empresa especializada para execução da obra de Construção do Centro de Vivência do Idoso, na Rua Alicia Trams Loose, Bairro Condeva, Sede do Município de Vila Valério/ES.

EMPRESAS HABILITADAS: A.G BRASIL OBRAS E SERVIÇOS EIRELI, CASA TRANSPORTES E CONSTRUTORA EIRELI EPP E CONSTRUTORA CROSCOPP LTDA. Vila Valério/ES, 02 de dezembro de 2020.

CLEBERSON DEPRÁ Presidente da CPL/PM ViVa PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VALÉRIO 27 3117-1030 jornalhojenoticias@hotmail.com

PUBLIQUE AQUI

SEU EDITAL

Compre, venda

e troque!

Compre, venda

e troque!

NO

(7)

Esportes

2020 poderá ser o segundo

ano mais quente da história

O ano de 2020 está a caminho de se tornar o segundo mais quente da história, só ficando atrás de 2016, disse a Organização Meteoro-l ó g i c a M u n d i a Meteoro-l (OMM) na quar ta-feira (2).

Atualmente, cinco conjuntos de dados colocam 2020, caracte-rizado por ondas de calor, secas, incêndios

florestais e furacões intensos, como o se-gundo mais quente des-de que os registros co-meçaram, em 1850.

"[O ano de] 2020 muito provavelmente será um dos três anos mais quentes registra-dos globalmente", afir-mou a agência da Orga-nização das Nações Unidas (ONU), sedia-da em Genebra, em seu relatório Estado do Clima Global 2020.

Estimulados pelo calor extremo, incêndi-os florestais arderam na Austrália, na Sibé-ria e nos Estados Uni-dos neste ano, espa-lhando colunas de fu-maça pelo planeta.

Menos visível foi uma disparada de calor marinho em níveis re-cordes - mais de 80% dos oceanos globais tiveram uma onda de calor, acrescentou a OMM.

"Infelizmente, 2020 foi mais um ano extra-ordinário para o nosso clima", disse o diretor-geral da OMM, Petteri Taalas, pedindo mais esforços para conter as emissões que estão pro-vocando a mudança climática.

As concentrações de gases de efeito estu-fa atingiram novo re-corde em 2019, e neste ano continuaram su-bindo, apesar de uma

queda de emissões es-perada devido aos lock-downs estabelecidos

por causa da covid-19, disse a OMM no mês passado.

Atletas do CT Viva são aprovados

em avaliação feita em Belo Horizonte

Atletas do CT Viva participaram recente-mente de uma semana de avaliações em Belo Horizonte, Minas Ge-rais. Cerca de 22 atle-tas foram avaliados por nomes renomados do futebol brasileiro como Amarildo, Coordena-dor da Base do Cruzei-ro Esporte Clube.

De acordo com o

treinador Leandro Cus-tódio, 2 atletas do CT conseguiram uma boa avaliação e serão apre-sentados ao clube em dezembro, para tem-porada 2020/2021. São eles: Miguel Ber-nadina Seidel Vignati de 14 anos e Pedro Hen-rique Souza Deprá de 14 anos.

Para o treinador, a participação em avali-ações do tipo

acrescen-ta muito para os atle-tas, pois eles têm a oportunidade de agre-gar experiências.

“Os atletas do CT VIVA mostraram que têm um alto nível de treinamento e estão no nível dos grandes clu-bes brasileiros ao empa-tar com os times na ca-sa deles, prova que pro-fissionalismo e inova-ção do CT VIVA vem dando resultados.

Atu-almente o CT tem 13 atletas em grandes clu-bes brasileiros dispu-tando campeonatos de ponta, com mais dois atletas aprovados che-gamos a 15 atletas envi-ados para realização de sonhos de ser um jogador profissional”, afirma o treinador. Dever cumprido “O sentimento é de dever cumprindo e de portas abertas no cená-rio nacional, aos pou-cos estamos ocupan-do nosso espaço no cenário estadual e na-cional, o reconheci-mento lá fora é muito grande, valeu a pena essa semana agitada em Belo Horizonte, grandes coisas estão por vir. Agradecemos aos pais dos atletas e as empresas privadas

ES1.com.br, Micro-lins Vila Valério, Mas-ter Line de Vila Valé-rio, Multivix de Vila Valério, Casa Elétrica e CCAA pelo apoio”, finalizou Leandro.

De acordo com o treinador, o CT VIVA já viajará em janeiro para uma competição nacional em Belo Ho-rizonte a convite do Cruzeiro Esporte Clu-be.

Editora Hoje

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Foto: divulgação

Para o treinador Leandro, a participação em avaliações do tipo acrescenta muito para os atletas, pois eles têm a oportunidade de agregar experiências.

(8)

Referências

Documentos relacionados

OSWALDO CASTRO LEÃO, de nacionalidade brasileira, profissão metalurgico aposentado, estado civil viúvo, de 90 anos de idade, nascido em Taubaté-SP, no dia 23 de janeiro de

as UC’s do 1º Ciclo de Estudos em Artes Plásticas e Multimédia da ESG apresentam uma avaliação positiva e elevada.. 1º CICLO DE ESTUDOS EM ARTES PLÁSTICAS

The Minimum Fisher algorithm proved capable of reconstructing the sharp emissivity profile of a small light source used as a physical phantom, and the reconstructions were improved

Segundo consta, teria sido aluno de Teixeira Brandão, tornando – se interno do Hospital Pedro II (principal hospital psiquiátrico do país à época) e, desde o 4° ano

TUANE APARECIDA DE QUEIROZ E SILVA, de nacionalidade brasileira, profissão auxiliar logistica, estado civil solteira, de 22 anos de idade, nascida em Pindamonhangaba-SP,

ELE: ELIAS RANGEL DOS SANTOS, nacionalidade brasilei- ra, profissão vendedor, estado civil solteiro, de 24 anos de idade, nascido em Taubaté - SP, no dia 7 de julho de

• Poner la placa de home sobre la unidad de las patas para un bateador diestro o siniestro, tal como se muestra.. • Ajustar la placa de home en

ELA - Natural de Linhares-ES, com 30 anos de idade, estado civil solteira, profissão lavradora, residente e domiciliada no Córrego Bley, Zona Rural, São Gabriel da Palha-ES, filha